Historia 2

4
CULTOS AGRÁRIOS ( importância e figuras) Prestavam cultos agrários porque dependiam da natureza (água,vento,terra…) e dos astros (sol e lua) para terem colheitas abundantes e para a reprodução dos animais, a sua sobrevivência dependia disso . Deusa-mãe – representa a fertilidade e a vida Relação mulher/terra – ambas simbolizam a fertilidade e a vida . Arte megalítica/megálitos – monumentos construídos com pedras de grandes dimensões com diferentes funções e formas : ● Dolmen ou Anta – monumento funerário onde se enterram os mortos (culto aos mortos) ● Menir – culto da fertilidade,natureza e astros # Alinhamento – menires dispostos em linha # Cromeleque – menires dispostos em circulo onde as tribos se reuniam para praticar rituais religiosos,por exemplo Stonehenge). PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES / AS CIVILIZAÇÕES DOS GRANDES RIOS CIVILIZAÇÃO povo ou grupo humano que apresenta um conjunto de instituições, técnicas,costumes e crenças que caraterizam uma determinada época . 1ªs civilizações (surgiram à cerca de 6000 anos) : Suméria (na Mesopotâmia,entre o rio Tigre e o Rio Eufrates) , Egipcia , a do vale do Indo e a do vale do Rio Amarelo . No mediterrâneo Oriental : Hebraica e a Fenícia Suméria : Surgiu a primeira escrita , ESCRITA CUNEIFORME (em forma de cunha). Começou a História ,porque a partir da primeira escrita deixa de ser pré- história e passa a ser história,baseada em fontes escritas – documentos escritos que testemunham a presença e a ação do ser humano num determinado local e tempo . Deusa-mãe Anta ou Dolmen Civilizações dos grandes rios porque se desenvolveram nas margens dos grandes rios: ●Tigre e Eufrates – Suméria ● Nilo – Egípcia ● Rio Indo – civ do rio Indo ● Rio Amarelo –civ do rio

Transcript of Historia 2

CULTOS AGRÁRIOS (importância e figuras)Prestavam cultos agrários porque dependiam da natureza (água,vento,terra…) e dos astros (sol e lua) para terem colheitas abundantes e para a reprodução dos animais, a sua sobrevivência dependia disso.

Deusa-mãe – representa a fertilidade e a vidaRelação mulher/terra – ambas simbolizam a fertilidade e a vida.Arte megalítica/megálitos – monumentos construídos com pedras de grandes dimensões com diferentes funções e formas :● Dolmen ou Anta – monumento funerário onde se enterram os mortos (culto aos mortos)● Menir – culto da fertilidade,natureza e astros # Alinhamento – menires dispostos em linha # Cromeleque – menires dispostos em circulo onde as tribos se reuniam para praticar rituais religiosos,por exemplo Stonehenge).

PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES / AS CIVILIZAÇÕES DOS GRANDES RIOSCIVILIZAÇÃO – povo ou grupo humano que apresenta um conjunto de instituições, técnicas,costumes e crenças que caraterizam uma determinada época.

1ªs civilizações (surgiram à cerca de 6000 anos) : Suméria (na Mesopotâmia,entre o rio Tigre e o Rio Eufrates) , Egipcia , a do vale do Indo e a do vale do Rio Amarelo . No mediterrâneo Oriental : Hebraica e a Fenícia

Suméria :Surgiu a primeira escrita , ESCRITA CUNEIFORME (em forma de cunha).Começou a História ,porque a partir da primeira escrita deixa de ser pré-história e passa a ser história,baseada em fontes escritas – documentos escritos que testemunham a presença e a ação do ser humano num determinado local e tempo.

FATORES / CAUSAS / MOTIVOS (QUE LEVARAM AO) PARA O NASCIMENTO DAS 1ªAS CIDADES :① - A acumulação de excedentes - como produziam mais do que precisavam para a sua subsistência começaram a fazer trocas – 1ºcomércio,assim surgiu a economia de mercado② - A descoberta da metalurgia ,da técnica de extração e transformação de metais

Deusa-mãe Anta ou Dolmen Menir Cromeleque

Civilizações dos grandes rios porque se desenvolveram nas margens dos grandes rios:●Tigre e Eufrates – Suméria● Nilo – Egípcia● Rio Indo – civ do rio Indo● Rio Amarelo –civ do rio amarelo

( cobre , ferro e bronze ) permitiu o fabrico de instrumentos mais resistentes e assim conseguiram melhorar a produção.③ - A crescente divisão do trabalho possibilitou uma organização da sociedade em estratos diferenciados pela função,poder e riqueza.④ - Crescimento da população originou a formação de AGLOMERADOS URBANOS( comunidades com uma organização política,económica,social e religiosa )

Com a REVOLUÇÃO URBANA ( o nascimento das cidades ) surgiram os mercados,as oficinas,os templos e os palácios.

CIVILIZAÇÃO EGIPCIA - A civilização egípcia desenvolveu-se(surgiu) a partir de 3500 a.c. e durou cerca de 3000 anos.

Localização – no Crescente Fértil no nordeste de África,rodeado pelos desertos da Arábia e da Líbia. O Egipto é atravessado pelo RIO NILO (sem o qual seria um deserto )

Importância do rio Nilo► Sem o rio Nilo , o Egipto seria um deserto► Devido às cheias anuais,grandes quantidades de detritos aluviais eram depositados nas margens do rio, tornando-as muito férteis para a agricultura► era a principal via de comunicação e transporte usada pelos egipcios

ATIVIDADES ECONÓMICAS☻Agricultura – a principal atividade económica .O Egipto desenvolveu uma civilização agrária (baseada na agricultura) devido à abundância de àgua e solos férteis.Culturas – cereais (trigo,cevada e centeio),vinha,árvores de fruto,produtos hortícolas, linho e papiro (planta usada no fabrico de folhas finas para a escrita)

☻Comércio – a acumulação de excedentes contribuío para o desenvolvimento do comércio.

Inicialmente o Egipto era constituído por 2 reinos independentes:→ ao norte : Baixo Egipto,que abrangia até à região do Delta → ao sul : Alto EgiptoA unificação de todo o território aconteceu em 3100 a.c. pelo faraó Menés e levou à formação de um império.

Para aproveitar as águas das cheias do rio Nilo, os egípcios desenvolveram Técnicas Agrícolas e construíram diques e canais para irrigar os campos durante o período de seca e assim aumentar a área cultivada.

De forma resumida:Os aldeamentos do neolítico foram crescendo em nº e em área dando origem aos aglomerados urbanos,esta concentração de pessoas deu origem às 1ªs cidades.

Nestas cidades a sociedade já estava dividida em grupos diferenciados conforme a sua função e poder-estratificada.Assim surgiram as 1ªs civilizações.

Produtos exportados (vendidos) – trigo , tecidos de linho e cerâmicasProdutos importados (comprados) – matérias-primas (madeira,metais e marfim)

☻ Pesca , Pecuária , Caça e o Artesanato (construção naval , metalurgia ,ourivesaria , cestaria ,olaria e vidro )

PODER DO FARAÓ O faraó era o chefe supremo do Egipto. O seu poder era SACRALIZADO (ele era considerado um Deus vivo,filho de Amón-Rá ( o deus sol) e governava em nome dos deuses ,o seu poder era sagrado ) e ABSOLUTO ( concentrava em si próprio todos os poderes) :

SOCIEDADE

A sociedade do Egipto estava:► ESTRATIFICADA - sociedade organizada/dividida por grupos com funções e poderes diferentes sendo uns considerados mais importantes que os outros.

►HIERARQUIZADA - organizada em função do poder,estando no topo da pirâmide o grupo mais importante (privilegiado) e no fundo da tabela o grupo menos importante (não privilegiado).

① - Faraó e sua família ( grupo privilegiado)② - Nobres,Altos Funcionários,Sacerdotes e Escribas (g. privilegiado)►Nobres – asseguravam funções militares►Altos funcionários – exerciam funções administrativas►Sacerdotes – dedicavam-se ao culto dos deuses e dos

mortos►Escribas – dominavam a escrita e o cálculo,por isso eram muito respeitados . Desempenhavam funções de contabilistas, magistrados , cobradores de impostos e controlavam os rendimentos das colheitas . Beneficiavam de terras e privilégios dados pelo faraó.③ - Soldados (g.privilegiado) – defendiam o território . Gozavam de direito de saque em tempo de guerra e por vezes recebiam terras do faraó.④ - Camponeses,comerciantes e artesãos – (grupo não privilegiado)É o grupo mais numeroso,tinham uma vida muito difícil.Pagavam pesados tributos ao faraó,aos sacerdotes e aos senhores.Podiam ser requisitados para a contrução de obras públicas.⑤ - Escravos – (grupo não privilegiado) – eram normalmente prisioneiros de guerra e faziam todo o tipo de trabalhos nas obras públicas,minas ou nos serviços domésticos.

► Administrador do Egipto (governava o egipto)► Sumo – sacerdote (chefe de religião)► Juiz supremo► Chefe do exército

O palácio onde vivia o faraó representava o centro administrativo e político do Egipto e todas as terras pertenciam ao faraó.O faraó detinha o poder de vida e de morte sobre o seu povo .Monarquia Teocrática – forma de governo exercida por um rei que herda o trono e ao qual é atribuída uma natureza divina.

Atributos/Símbolos poder

GRUPO PRIVILEGIADO

GRUPO PRIVILEGIADO

GRUPO NÃO PRIVILEGIADO

FARAÓE

FAMÍLIA

NOBRES E ALTOS

FUNCIONÁRIOS

SACERDOTES

ESCRIBAS

SOLDADOS

CAMPONESES , COMERCIANTES E ARTESÃOS

ESCRAVOS

IMPORTÂNCIA DO CORPO APÓS A MORTE