HISTÓRIA - centrodemidias.am.gov.br · (476 – 1453) Da queda de Constantinopla à Revolução...

39
HISTÓRIA PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES EM EJA 1ª FASE

Transcript of HISTÓRIA - centrodemidias.am.gov.br · (476 – 1453) Da queda de Constantinopla à Revolução...

HISTÓRIAPROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMESEM EJA 1ª

FASE

Unidade IPrimeiras Grandes Civilizações e suas relaçõesAula 5Revisão e Avaliação.

2

REVISÃO DOS CONTEÚDOS

Estudando História • Memória da humanidade. • Significado: conhecimento

através da indagação. • Primeiro Historiador:

Heródoto – Mediterrâneo - 484 a.C. a 420 a.C.

Heródoto - O pai da História 3

REVISÃO 1

Fato históricoÉ um acontecimento que modifica e transforma a realidade, traz sempre consequências, algumas de ordem complexa e possui várias causas.

4

REVISÃO 1

Calendário no Brasil • Baseado no nascimento de

Jesus Cristo – Calendário Cristão.

• Antes de Jesus a.C. / depois de Jesus d.C.

5

REVISÃO 1

Divisão do tempo histórico • Pré-história • Idade Antiga • Idade Média • Idade Moderna • Idade Contemporânea

6

REVISÃO 1

Divisão da história

Do aparecimento da escrita até a queda

de Roma (+ou – 4.000 a.C. - 476)

Idade Antiga Idade Média Idade Moderna IdadeContemporânea

Da queda de Roma à queda de Constantinopla

(476 – 1453)

Da queda de Constantinopla

à Revolução Francesa (1453

– 1789)

Da Revolução Francesa aos

dias atuais (1789 - …)

7

REVISÃO 1

Povos • “Sociedades Hidráulicas.” • Principais Povos: sumérios,

assírios e babilônios. • Distribuem-se em cidades-

estado, com relativa autonomia entre si.

• Poder descentralizado.

8

REVISÃO 1

Império Babilônico • Desenvolveu-se entre 1800 -

1600 a.C. • Principal cidade foi Babilônia.

9

REVISÃO 1

Assírios • Auge entre 1300 e 600 a.C. • Capital: Nínive. • Destacavam-se pelos

tratamentos violentos aos povos vizinhos.

10

REVISÃO 1

A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano, às margens do rio Nilo, entre 3.200 a.C.

11

REVISÃO 1

Escrita no Egito Antigo A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de ideias, comunicação e controle de impostos.

12

REVISÃO 1

Mumificação Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento.

13

REVISÃO 1

O coração era pesado pelo deus da morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para outra vida boa aqueles de coração leve.

14

REVISÃO 1

Técnicas de mumificação

15

REVISÃO 1

Dinastias Chinesas • A primeira delas foi a Sui,

que no ano de 580 conseguiu unificar os reinos. No ano de 618, esta dinastia foi substituída pela Tang, que teve como ponto marcante a contribuição significativa com o desenvolvimento cultural do povo chinês.

Dinastia Sui

Dinastia Tang 16

REVISÃO 1

A Muralha da China, que foi levantada, antes do século III a.C, com o propósito de defender os principados contra as invasões de seus inimigos. Foi reconstruída entre os séculos XV e XVI cruzando o país de leste a oeste.

17

REVISÃO 1

Escrita e idiomasA escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos), sendo que eles representam ideias, objetos, sentimentos etc. O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, jin, xiang, kejia, gan, entre outros. Mandarim

18

REVISÃO 1

CulináriaOs chineses utilizam muitos ingredientes, molhos (shoyu é o mais conhecido) e temperos em sua culinária. Arroz, peixe, carnes vermelhas, broto de bambu e legumes são utilizados em diversos pratos.

Yakisoba

19

REVISÃO 1

Yin e YangSegundo a filosofia chinesa o yin e o yang é a representação do positivo e do negativo. Yin significa escuridão, sendo representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade.

Yin e Yang

20

REVISÃO 1

O povo HebreuA Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C., Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta, num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel.

21

REVISÃO 2

A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebeu as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficaram peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.

Mapa de Canaã e a divisão das 12 tribos de Israel 22

REVISÃO 2

Os Dez Mandamentos

23

REVISÃO 2

Em 721 começa a diáspora judaica com a invasão babilônica. O imperador da Babilônia, após invadir o reino de Israel, destrói o templo de Jerusalém e deporta grande parte da população judaica.

24

REVISÃO 2

Os FeníciosA civilização fenícia desenvolveu-se na Fenícia, território do atual Líbano. No aspecto econômico, este povo dedicou-se e obteve muito sucesso no comércio marítimo. Mantinha contatos comerciais com vários povos da região do Oriente. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.

Fenícios: os maiores navegadores da antiguidade

25

REVISÃO 2

O Alfabeto como legadoOs fenícios desenvolveram uma das mais fabulosas invenções da história humana: o alfabeto. O alfabeto fenício era composto por 22 sinais, sendo, mais tarde, aperfeiçoado pelos gregos, que lhe acrescentaram outras letras.

Alfabeto Fenício26

REVISÃO 2

Períodos da História da Grécia AntigaPré-Homérico - entre 2000 e 1.100 a.C.Homérico - entre 1.100 e 800 a.C.Arcaico - entre 800 e 500 a.C.Clássico - entre 500 e 338 a.C.Helenístico - entre 338 e 146 a.C.

27

REVISÃO 2

Arianos Jônios

Formação dos Aqueus: contribuição de vários povos.

28

REVISÃO 2

Eólios Dórios

29

REVISÃO 2

A Lenda do Minotauro

30

REVISÃO 2

O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., foi visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado.

Parthenon

31

REVISÃO 2

O Período Helenístico (ou Helenismo) foi uma época da história, compreendida entre os séculos III e II a.C., no qual os gregos estiveram sob o domínio do Império Macedônico.

Alexandre O Grande

32

REVISÃO 2

Alexandre, o Grande

33

REVISÃO 2

Teoria do povoamento da América pelo Estreito de BeringOs primeiros habitantes Americanos ficaram conhecidos como “Povos Pré-colombianos”, por se tratarem de povos que já habitavam o continente antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492.

34

REVISÃO 2

35

REVISÃO 2

Os primeiros habitantes da América

36

REVISÃO 2

Principais teorias de ocupação das Américas • Através do Estreito de Bering (norte); • Através da Polinésia (sul); • Autóctones – teria sempre existido na região.

37

REVISÃO 2

38

REVISÃO 2

A Conquista do Paraíso

39

REVISÃO 2