História da casa vila penteado

45
Higienópolis, cidade de São Paulo Vila Penteado

Transcript of História da casa vila penteado

H i g i e n ó p o l i s , c i d a d e d e S ã o P a u l o

V i l a Pe n t e a d o

Segundo o livro Bens Culturais e Arquitetônicos no Município e na Região Metropolitana de São Paulo, publicado pela SNM – Secretaria de Negócios Metropolitanos e EMPLASA – Empresa de Planejamento da Grande São Paulo S/A, o tombamento da Vila Penteado consta com os seguinte dados:

“NÚMERO DE PAVIMENTOS Dois mais porão

TÉCNICA CONSTRUTIVAAlvenaria de tijolos

USO ATUALEscola

ESTADO DE CONSERVAÇÃO O edifício apresenta-se bem conservado. Internamento sofreu adaptações para funcionamentod a faculdade sem ter, no entanto, prejudicadas as suas características originais. Um dos anexos, construídos no terreno ao tempo da FAU, foi recentemente demolido, melhorando a ambientação do edifício preservado.

HISTÓRICO/DESCRIÇÃO / AMBIÊNCIAEm consequência da prosperidade da cultura cafeeira, a cidade de São Paulo tornou-se um centro ferroviário e, portanto, um entreposto para onde escoava a produção de café que daí seguia para o Porto de Santos para ser exportado.Em 1.900, com o crescimento da cidade, São Paulo já apresentava poucos exemplares da arquitetura colonial. Muiots sobrados de famílias abastadas, localizados no centro da cidade, foram demolidos cedendo espaço ao comércio, artesanato, aos serviços e até mesmo algumas fábricas. É nesse contexto que foi construída a Vila Penteado; localizada na Rua Maranhão e portanto afastada do centro da cidade, a casa data de 1902. A casa era dotada de 14 quartos de dormir, um amplo saguão, várias salas; externamente tinha quadra de tênis, lago artificial, estufa, horta, bosque, cocheira, cocheira.”