História da Psicologia Behaviorismo

4
1 Lílian Cilza S. Durães História da Psicologia – Behaviorismo, período pós-fundação 1 – O que a Priscila, o Porco Metódico tem a ver com a história da Psicologia? Quais técnicas foram utilizadas para treinar esse animal? 2 – Descreva os três estágios na evolução da escola de pensamento behaviorista. 3 – Quais psicólogos podem ser classificados como neo-behavioristas? Em que pontos importantes eles concordavam? 4 – O que era operacionismo, e como ele influenciou os neo-behavioristas das décadas de 1920 – 1930? 5 – O que são pseudoproblemas? Por que a noção de pseudoproblemas interessou tanto aos behavioristas? 6 – Dê um exemplo de uma variável interveniente e descreva como ela pode ser definida operacionalmente. 7 – O que Tolman quis dizer com Behaviorismo intencional? 8 – Descreva os tipos de pesquisa que comprovam a teoria de Tolman.

Transcript of História da Psicologia Behaviorismo

Page 1: História da Psicologia Behaviorismo

1

Lílian Cilza S. Durães

História da Psicologia – Behaviorismo, período pós-fundação

1 – O que a Priscila, o Porco Metódico tem a ver com a história da Psicologia? Quais técnicas foram utilizadas para treinar esse animal?

2 – Descreva os três estágios na evolução da escola de pensamento behaviorista.

3 – Quais psicólogos podem ser classificados como neo-behavioristas? Em que pontos importantes eles concordavam?

4 – O que era operacionismo, e como ele influenciou os neo-behavioristas das décadas de 1920 – 1930?

5 – O que são pseudoproblemas? Por que a noção de pseudoproblemas interessou tanto aos behavioristas?

6 – Dê um exemplo de uma variável interveniente e descreva como ela pode ser definida operacionalmente.

7 – O que Tolman quis dizer com Behaviorismo intencional?

8 – Descreva os tipos de pesquisa que comprovam a teoria de Tolman.

9 – Qual a diferença entre o behaviorismo de Hull e as visões de Watson e Tolman.

Page 2: História da Psicologia Behaviorismo

2

Lílian Cilza S. Durães

10 – Qual o papel do espírito mecanicista na abordagem behaviorista de Hull?

11 – Defina os seguintes conceitos de Hull: impulso primário e secundário, e reforço primário e secundário.

12 – Em que consiste o método hipotético-dedutivo? Mencione algumas criticas ao sistema de Hull.

13 – Descreva a visão de Skinner a respeito da teorização do espírito mecanicista, das variáveis intervenientes e do uso de estatísticas.

A abordagem psicológica skinneriana foi influenciada pelo espírito mecanicista e defendia um sistema empírico sem a estrutura teórica para a condução de suas pesquisas, dedicava-se ao estudo do comportamento observável preocupando-se apenas em descrevê-lo; sem tentar explicar, ou entender as variáveis intermitentes. Skinner acreditava que a tarefa da investigação científica era estabelecer as relações funcionais entre as condições de estímulos controlados pelo pesquisador e as respostas subseqüentes do organismo.

14 - Estabeleça a diferença entre o condicionamento operante e o respondente. Como o condicionamento operante é usado para modificar o comportamento?

O condicionamento respondente é uma resposta automática a um determinado estímulo perceptível sem que o organismo assegure o reforço, ao passo que o condicionamento operante é uma situação de aprendizagem sem a presença de qualquer estímulo perceptível onde o organismo age no meio ambiente para assegurar o reforço.

Segundo Skinner através do condicionamento operante poder-se-ia controlar ou modificar o comportamento individual ou coletivo por meio do reforço positivo.

15 – O que é a lei de aquisição de Skinner? Qual a diferença entre isso e as visões sobre aprendizagem de Thorndike e Hull?

Segundo a lei de aquisição de Skinner a força de um comportamento operante aumenta quando ele é seguido pela apresentação de um estímulo reforçador. Esta lei diferenciava-se das visões de Thorndike e Hull porque Skinner não se preocupava com as conseqüências do reforço como Thorndike ou tentava interpretar o reforço como Hull, os sistemas de Thorndike e Hull eram explicativos e o de Skinner era descritivo.

Page 3: História da Psicologia Behaviorismo

3

Lílian Cilza S. Durães

16 – qual a diferença entre os esquemas de reforço de intervalo fixo e de razão fixo. Cite alguns exemplos de cada.

O sistema de intervalo fixo tem como base o tempo, mesmo que o organismo apresente a comportamento 5 ou 50 vezes, o reforço só será dado após o tempo determinado, já o esquema de intervalo de razão, tem como base a quantidade de comportamento apresentada pelo organismo, ou seja se o organismo apresentar X vezes o comportamento, ele receberá o reforço.

17 – Como você aplicaria o método de aproximação sucessiva para treinar um cachorro a andar em círculo?

18 – em que se baseavam as críticas do sistema de Skinner?

Baseavam-se em seu empirismo que se opunha a teorização, além de seu positivismo e de que o comportamento operante sofria uma transferência instintiva o que levava por terra a abordagem skinneriana sobre a aprendizagem.

19 – Qual a diferença entre a visão de Bandura e Rotter a respeito dos fatores cognitivos e a de Skinner?

20 – Como os modelos são usados para mudar o comportamento? Dê um exemplo.

21 – Qual a diferença entre o indivíduo com elevado grau de autoeficácia e aquele com baixo?

22 – Estabeleça a distinção entre a autoeficácia e o locus de controle, com base nos seus efeitos sobre o comportamento.