História do rádio

24
Professor: Júlio Rocha Disciplina: Rádio & TV 1 2014

description

Rádio & TV 1 2014

Transcript of História do rádio

Page 2: História do rádio

Tudo começou em 1863 quando, emCambridge - Inglaterra, James ClerckMaxwell demonstrou teoricamente aprovável existência das ondaseletromagnéticas.Maxwell era professor de físicaexperimental e a partir destarevelação outros pesquisadores seinteressaram pelo assunto.O alemão Henrich Rudolph Hertz(1857-1894) foi um deles.

Page 3: História do rádio

O princípio da propagaçãoradiofônica veio mesmo em1887, através de Hertz.Ele fez saltar faíscas através doar que separavam duas bolasde cobre.Por causa disso os antigos"quilociclos" passaram a serchamados de "ondashertzianas" ou "quilohertz".

Page 4: História do rádio

A industrialização deequipamentos se deu com acriação da primeira companhia derádio, fundada em Londres -Inglaterra pelo cientista italianoGuglielmo Marconi.Em 1896, Marconi jáhavia demonstrado ofuncionamento de seus aparelhosde emissão e recepção de sinaisna própria Inglaterra, quandopercebeu a importância comercialda telegrafia.

Page 5: História do rádio

Até então o rádio era exclusivamente"telegrafia sem fio", algo já bastante útile inovador para a época, tanto queoutros cientistas e professores sededicaram a melhorar seufuncionamento como tal.Oliver Lodge (Inglaterra) e Ernest Branly(França), por exemplo, inventaram o"coesor", um dispositivo que melhoravaa detecção.Não se imaginava, até então, apossibilidade do rádio transmitirmensagens faladas, através do espaço.

Page 7: História do rádio

Também no Brasil o rádio crescia: umPadre-cientista gaúcho, chamado RobertoLandell de Moura, nascido em 21 de janeirode 1861, construiu diversos aparelhosimportantes para a história do rádio e queforam expostos ao público de São Paulo em1893.

Page 8: História do rádio

Já em 1890 Landell de Moura previa emsuas teses a "telegrafia sem fio", a"radiotelefonia", a "radiodifusão", os"satélites de comunicações" e os "raioslaser".Dez anos mais tarde, em 1900, obteve dogoverno brasileiro a carta patente nº3279, que lhe reconhece os méritos depioneirismo científico, universal, na áreadas telecomunicações.No ano seguinte ele embarcou para osEstados Unidos e em 1904, o "The PatentOffice at Washington" lhe concedeu trêscartas patentes: para o telégrafo sem fio,para o telefone sem fio e para otransmissor de ondas sonoras.

Padre Landell de Moura foi precursornas transmissões de vozes e ruídos.

Page 9: História do rádio

Nos Estados Unidos foram anos depesquisas, tentativas eaprimoramentos até Lee Forestinstalar a primeira "estação-estúdio"de radiodifusão, em Nova Iorque, noano de 1916.Aconteceu então o primeiro programade rádio, que se tem notícia.Ele tinha conferências, música decâmara e gravações.Surgiu também o primeiro registro deradiojornalismo, com a transmissãodas apurações eleitorais para apresidência dos Estados Unidos.

Page 10: História do rádio

A "Era do Rádio"A partir de 1919 começa a chamada"Era do rádio".O microfone surge através daampliação dos recursos do bocal dotelefone, conseguidos em 1920, nosEstados Unidos, por engenheiro daWestinghouse.

Page 11: História do rádio

Foi a própria Westinghouse que feznascer, meio por acaso, a radiofusão.Ela fabricava aparelhos de rádio para astropas da Primeira Guerra Mundial e como término do conflito ficou com umgrande estoque de aparelhos encalhados.A solução para evitar o prejuízo foiinstalar uma grande antena no pátio dafábrica e transmitir música para oshabitantes do bairro.Os aparelhos encalhados foram entãocomercializados.

Page 12: História do rádio

A primeira transmissão radiofônicaoficial no Brasil foi o discurso doPresidente Epitácio Pessoa, no Rio deJaneiro, em plena comemoração docentenário da Independência do Brasil,no dia 7 de setembro de 1922.O discurso aconteceu numa exposição,na Praia Vermelha - Rio de Janeiro e otransmissor foi instalado no alto doCorcovado, pela Westinghouse ElectricCo.

Page 13: História do rádio

O "pai do rádio brasileiro" foi EdgardRoquete Pinto.Ele e Henry Morize fundaram em 20de abril de 1923, a primeira estaçãode rádio brasileira: Rádio Sociedadedo Rio de Janeiro.Foi aí que surgiu o conceito de"rádio sociedade" ou "rádio clube",no qual os ouvintes eram associadose contribuíam com mensalidadespara a manutenção da emissora.

Page 14: História do rádio

Datas Importantes1887 - Henrich Rudolph Hertz descobre as ondas de

rádio.1893 - Padre Roberto Landell de Moura, faz a primeira

transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondaseletromagnéticas.

1896 - Gluglielmo Marconi realiza as primeirastransmissões sem fios.

Page 15: História do rádio

1922 - Primeira transmissãoradiofônica oficial brasileira.1923 - Roquette Pinto e HenriqueMorize fundam a primeira emissorabrasileira Rádio Sociedade do Rio deJaneiro.É feita a primeira transmissão derádio em cadeia no mundo,envolvendo a WEAF e a WNAC, deBoston.No dia 30 de novembro é criada aSociedade Rádio Educadora Paulista.

Page 16: História do rádio

1931 - É fundada a PRB 9 - Rádio Recordde São Paulo.No início dos anos 30 o Brasil já tinha 29emissoras de rádio, transmitindo óperas,músicas e textos instrutivos.1932 - O Governo de Getúlio Vargasautoriza a publicidade em rádio.Ademar Casé estreia seu programa naRádio Philips. Casé (avô da atriz ReginaCasé) criou o 1º jingle do rádio brasileiro:"Oh! Padeiro desta rua/Tenha sempre nalembrança/Não me traga outro pão/Quenão seja o pão Bragança..."

Page 17: História do rádio

1933 - O americano Edwing Armstrong demonstra o sistemaFM para os executivos da RCA.1934 - Criada a Rádio Difusora, apelidada de "Som deCristal", onde surge o termo "radialista", inventado porNicolau Tuma.

Page 18: História do rádio

1935 - Assis Chateaubriand inaugura em 25 de setembro a PRG-3, RádioTupi do RJ.Ao som de "Luar do Sertão", às 21 horas do dia 12 de setembro, ouvia-se: "Alô, alô Brasil! Aqui fala a Rádio Nacional do Rio de Janeiro!". Surge aPRE-8, adquirida por apenas 50 contos de réis da Rádio Philips.O ano de 1936 marca também a estréia no rádio de Ary Barroso. Umpolêmico narrador esportivo que tocava gaita quando narrava os gols.Tornou-se uma das mais importantes figuras do Rádio. Começou naRádio Cruzeiro do Sul, do Rio de Janeiro. Apresentador de váriosprogramas de sucesso e compositor da música "Aquarela do Brasil", entreoutras.

Page 19: História do rádio

Também em 1938 acontece a primeira transmissão esportivaem rede nacional no Brasil, na Copa de 38, por LeonardoGagliano Neto, da Rádio Clube do Brasil do RJ.Almirante ("a maior patente do rádio!") chamava-se HenriqueForéis Domingues. Fez sucesso nas décadas de 30 e 40.Criou o primeiro programa de auditório do rádio brasileiro,chamado "Caixa de Perguntas". Em 1939, na Rádio Nacional.

Page 20: História do rádio

1941 - Em 12 de julho, começa a transmissão da primeira rádio novelado País, que foi apresentada durante cerca de três anos, pela RádioNacional do RJ. "Em Busca da Felicidade".Na década de 40 entra no ar o primeiro jornal falado do rádiobrasileiro: o "Grande Jornal Falado Tupi", de São Paulo.Surge o noticiário mais importante do rádio brasileiro: o "RepórterEsso". A primeira transmissão aconteceu no dia 28 de agosto de 1941,na voz de Romeu Fernandez. O gaúcho Heron Domingues marcou ahistória do rádio apresentando durante anos o "Repórter Esso".O humorista Chico Anysio começou no rádio, na década de 40,produzindo e apresentando programas, entre eles o "Rua da Alegria", naRádio Tupi do Rio de Janeiro.

Page 21: História do rádio

1942 - Abelardo Barbosa (Chacrinha)surgiu no final dos anos 30, na RádioClube de Pernambuco. Em 1942 ele foipara a Rádio Difusora Fluminense. Apartir de então ficou conhecido comoChacrinha, pois a emissora ficava numachácara em Niterói.1946 - Surgem os gravadores de fitamagnética, dando maior agilidade aorádio.

Page 22: História do rádio

1948 - Na Rádio Nacional faz sucesso o programa "Balançamas não cai".

Page 23: História do rádio

1953 - A cantora Emilinha Borba, que começou na RádioCruzeiro do Sul, foi consagrada a "Rainha do Rádio", na RádioNacional, em 1953.

Page 24: História do rádio

Referências:TAVARES, Reynaldo. Histórias que o rádio não contou. São Paulo: Negócio Editora,1997.PRADO, Magaly. Produção de Rádio. São Paulo: Campus, 2006.