Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

20
DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUINTA-FEIRA 20 DE JUNHO DE 2013 ANO XII Nº 2875 PUB VENHAM MAIS CINCO (SÉCULOS) Ter para ler MOP$10 PUB • II DIvIsão De futebol Casa de Portugal depende do Sporting para se manter PágIna 16 • estraDa Do camPo, em coloane Projecto polémico junto à Casamata ainda em análise PágIna 3 KIm Jung-un acusaDo De Promover “meIn KamPf” De hItler PágIna 9 COREIA DO NORTE Pouco nublaDo mIn 27 max 33 hum 70-95% euro 10.4 baht 0.2 yuan 1.2 Aulas na Ilha da Montanha só começam em 2014 Ecos vindos de dentro Muito se tem falado acerca da Universidade de Macau na Ilha da Montanha e se estará pronta a tempo para o próximo ano lectivo. Uma circular interna da UMAC, a que o Hoje Macau teve acesso, vem uma vez mais pro- var que as aulas no novo campus só devem mesmo começar em Janeiro/Fevereiro do próximo ano, o que vem contrariar as últi- mas declarações públicas, tanto do Governo, como das autoridades de Guangdong. A abrir este ano, a UMAC arrisca-se a fazê-lo ao pé-coxinho. PágIna 6 UNIVERSIDADE DE MACAU AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB mercaDo ImobIlIárIo assocIação Do sector fala De boas PersPectIvas PágIna 7 funDação macau PresIDente Da must contInua no conselho De curaDores PágIna 2

description

Edição do jornal Hoje Macau N.º 2875 de 20 de Junho de 2013

Transcript of Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

Page 1: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

Director carlos morais josé • quinta-feira 20 de junho de 2013 • ANo Xii • Nº 2875

pub

Venham mais cinco (séculos)

Ter para lermop$10

pub

• II DIvIsão De futebol

Casa de Portugal depende do Sporting para se manter

PágIna 16

• estraDa Do camPo, em coloane

Projecto polémico junto à Casamata ainda em análise

PágIna 3

KIm Jung-un acusaDo De Promover “meIn KamPf” De hItler PágIna 9coreia do norte

Pouco nublaDo mIn 27 max 33 hum 70-95% • euro 10.4 baht 0.2 yuan 1.2

aulas na ilha da montanha só começam em 2014

ecos vindos de dentroMuito se tem falado acerca da Universidade de Macau na Ilha da Montanha e se estará pronta a tempo para o próximo ano lectivo. Uma circular interna da UMAC, a que o Hoje

Macau teve acesso, vem uma vez mais pro-var que as aulas no novo campus só devem mesmo começar em Janeiro/Fevereiro do próximo ano, o que vem contrariar as últi-

mas declarações públicas, tanto do Governo, como das autoridades de Guangdong. A abrir este ano, a UMAC arrisca-se a fazê-lo ao pé-coxinho. PágIna 6

uniVersidade de macau

AgêNciA comerciAl Pico • 28721006

pub

mercaDo ImobIlIárIo

assocIação Do sector fala De boas

PersPectIvas PágIna 7

funDação macau

PresIDente Da must contInua no conselho

De curaDores PágIna 2

Page 2: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

tiag

o al

cânt

ara

quinta-feira 20.6.2013política2 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

Foi ontem publicada em Boletim Oficial a decisão de Chui Sai on, Chefe do Exe-

cutivo, em renovar o man-dato dos dezoito membros do conselho de curadores da Fundação Macau (FM) por mais três anos. A lista compõe-se de muitas per-sonalidades ligadas ao meio político e empresarial do ter-ritório, mas o que mais salta à vista é o de Liu Chak Wan. o presidente da Universidade de Ciências e Tecnologia de Macau (MUST) continua a pertencer ao órgão de uma fundação cujo financiamento vai, em larga escala, para essa instituição académica.

Dados recentes publi-cados em Boletim Oficial revelam que a FM deu à MUST, entre 2011 e 2012, mais de 700 milhões de pa-tacas. Recebeu, no terceiro trimestre de 2012, 60% da totalidade dos subsídios da FM. De frisar que a Fun-dação da MUST também

O presidente da Universidade de Ciências e Tecnologia vai continuar a ser membro do conselho de curadores da Fundação Macau por mais três anos. A universidade a que preside é a grande beneficiária dos dinheiros da fundação. Deputados e empresários também continuam ligados à fundação

Fundação Macau Presidente da MUST nomeado para conselho de curadores

Liu Chak Wan de pedra e cal

recebeu mais de 27 milhões de patacas, o que represen-tou 22,2% de todo o bolo disponibilizado pela FM.

Para além da posição cimeira na direcção da uni-versidade, Liu Chak Wan é ainda empresário, membro do Conselho Executivo desde 1999, vice-presidente da Câmara de Comércio Chi-nesa em Macau e membro da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC).

“MeLhorAr CritérioS”A renovação dos mandatos no conselho de curadores

da FM entra em vigor a partir do dia 11 de Julho, mantendo-se a tradição nos nomes que compõem este órgão. Anabela Ritchie, antiga presidente da As-sembleia Legislativa (AL), falou ao Hoje Macau sobre a sua permanência na FM. “Estou ligada à FM há mui-to tempo e foi-me feito um convite, por isso já sabia desta nomeação”, apontou. Anabela Ritchie comentou ainda as polémicas ligadas aos financiamentos da FM.

“Podemos sempre fazer melhor do que estamos a fazer. Se houver comentá-

rios podemos analisá-los e temos abertura total para ir de encontro às sugestões”, acrescentou.

o arquitecto Carlos Mar-reiros foi outro dos nomes que viu o seu mandato reno-vado. “Tenho todo o gosto em servir Macau através da FM e estou contente que o Chefe do Executivo tenha renovado a minha contri-buição.”

Marreiros lembrou a “ac-ção importante em muitos aspectos da vida cultural e na concessão de bolsas de pós-graduação e investiga-ção” que a FM tem, apesar

de ainda ter “muitas arestas a limar”. “A fundação e todos nós queremos melhorar os critérios de atribuição de subsídios e o funcionamento interno, para que a fundação esteja próxima das pessoas. É sempre difícil ter critérios 100% científicos, o mecanis-mo tem de ser melhorado para que a população não tenha qualquer tipo de sus-peita.”

MuitoS deputAdoS,uMA fundAção Chui Sai on decidiu também que a FM irá continuar a ter nos seus principais órgãos

de gestão muitos deputados e empresários influentes de Macau. Chui Sai Cheong, deputado indirecto na As-sembleia Legislativa (AL) e irmão de Chui Sai on, continua como presidente do conselho fiscal, ao lado do deputado nomeado e advogado Vong Hin Fai. Ho Mei Va também fica no conselho fiscal.

Chan Meng Kam e An-gela Leong, deputados pela via directa, continuam no conselho de curadores, tal como o deputado nomeado José Chui Sai Peng, tam-bém primo do Chefe do Executivo.

Quanto ao conselho de administração continua a ser presidido por Wu Zhilliang, que será acom-panhado por Ho Kuai Leng e Zhong Yi.

Page 3: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

quinta-feira 20.6.2013 www.hojemacau.com.mo 3política

Joana [email protected]

O Governo está a ana-lisar o projecto de arquitectura do pré-dio que vai nascer na

Estrada do Campo, em Coloane, e que tem levantado polémica por se encontrar no terreno onde está também a Casamata portuguesa. Ontem, à margem de uma reunião na Assembleia Legislativa (AL), Jaime Carion disse aos jornalistas que ainda não há qualquer decisão sobre a construção.

Outra das questões que tem irritado a população é o facto de o prédio ter mais de 80 metros. É que há um regulamento que indica que “os terrenos com mais de 80 metros acima do nível do mar são de área verde protegida, qualquer mudança obriga a consultar o Instituto Cultural (IC)”, mas o Executivo já explicou que a Estrada do Campo não tem esta altitude e que, por isso, esse regulamento não se aplica. Ainda assim, o director das Obras Públicas e Transportes diz que pode ha-ver mudanças. “Já foi emitida a planta de alinhamento que diz que o prédio pode ter cem metros de altura, mas a Admi-nistração ainda está a analisar o assunto, porque há outros factos a considerar no que diz respeito à altura do edifício.”

Ambiente AnAlisAdoO responsável pela construção do prédio já entregou o projecto de arquitectura, que está “de acordo com a planta de alinha-mento oficial”, assegura Carion, mas ainda faltam documentos. “Foi-lhe exigida a entrega de

NãO há mais pedidos para concessão de ter-

renos na Estrada da Aldeia, em Coloane. A garantia foi deixada ontem pelo di-rector das Obras Públicas e Transportes (DSSOPT), Jaime Carion, à margem de uma reunião na Assembleia Legislativa (AL). “Não há outros terrenos a conceder mais, já está tudo pratica-mente concedido.”

A situação à volta dos terrenos na Estrada da Al-deia começou a espoletar mais atenção na sociedade após uma notícia que dava conta de que o deputado Mak Soi Kun teve direito a uma revisão da concessão

estrada da Aldeia Revisão de concessão a deputado seguiu normas, garante dssoPt

“Não há mais terrenos para dar”

Estrada do Campo Plano de arquitectura em análise.Empreiteiro entregou relatório de impacto ambiental

À espera de mais documentosdocumentos em falta, nomea-damente no que diz respeito à entrada e saída dos parques de estacionamento e do impacto ambiental da construção.”

Jaime Carion diz não haver prazo para a aprovação ou não do plano de arquitectura, mas admite que este tem que ser analisado em 90 dias. Só no caso de este plano ser aceite é que o empreiteiro pode, então, emitir os planos mais específicos sobre as instalações eléctricas e da água. Mas há, também, um problema para o próprio dono da obra. “Se o projecto de arquitectura for aprovado, então não podem haver alterações à estrutura do edifício.”

De acordo com o director das Obras Públicas, foi exigido ao empreiteiro um relatório do impacto ambiental. “De acordo com a Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental foi exigido um relatório, que está já a ser analisado.”

As Obras Públicas pediram pareceres a entidades como o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM), ao Instituto Cultural (IC), à Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental (DSPA) e à Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT). Todos os departamen-tos, segundo Jaime Carion, já entregaram os seus pareceres.

do seu terreno arrendado, para aumentar a vivenda onde mora com a esposa. A notícia, avançada pelo Jornal Tribuna de Macau, frisava que a renda anual a pagar por Mak Soi Kun seria de 11.710 patacas.

Ontem, Carion foi in-

terpelado sobre a questão de este montante ser bai-xo relativamente a outras concessões. O director da DSSOPT assegura, contu-do, que o valor do prémio foi calculado consoante as disposições que regulam as construções naquele local.

“Primeiro, a concessão não é nova, já é antiga e foi só uma revisão do contrato de concessão”, começou por explicar. “Depois, se for habitação própria o pré-mio pode ser mais baixo.” Contudo, diz, há condi-cionamentos nestes casos, nomeadamente na questão da transmissão do terreno.

o debAteJaime Carion admite ainda que foram apresentados di-versos pedidos de alteração aos contratos de concessão de terrenos na Estrada da Aldeia, mas que todos giram à volta de aumentos das vivendas. Uma coisa é

certa, diz o responsável, “se escavarem o subsolo podem ter direito a uma cave, mas acima da via pública todas as casas só têm dois pisos”.

Sobre as construções em Coloane, que têm sido bas-tante falados na sociedade, Jaime Carion descartou ain-da mais informações para o secretário Lau Si Io, que hoje vai à AL debater o assunto. Recorde-se que os deputa-dos vão poder fazer debater a questão da manutenção de Coloane como zona verde e sem prédios. Debate que foi pedido em Abril pelos democratas Paul Chan Wai Chi e Ng Kuok Cheong – e aprovado no mês passado.

Às 15h começa a discus-são que os dois deputados consideraram de interesse público. Ng Kuok Cheong disse ao Hoje Macau que foi requerida a presença de responsáveis do Governo e que estes já garantiram que vão estar presentes.

Paul Chan Wai Chi e Ng Kuok Cheong pediram que fosse debatido entre deputa-dos e Governo a possibilidade de se recorrer ao planeamento urbanístico para a manutenção de Coloane enquanto reserva verde e a suspensão da auto-rização de quaisquer projectos de construção de grande envergadura incompatíveis com esta realidade. – J.F.

Jaime Carion

Page 4: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

quinta-feira 20.6.2013www.hojemacau.com.mo4 política

A estratégia portuguesa na negociação da questão de Macau com a China esteve condicionada

por questões e interesses “pessoais, partidários e políticos” defende a académica Carmen Mendes, no seu livro “Portugal, China e as negociações de Macau”.

O livro, escrito em inglês, foi a base da tese de doutoramento defendida há uma década na School of Oriental and African Studies (escola de Estudos Orientais e Africanos) da Universidade de Londres e é lançado na sexta-feira sob a chancela da Hong Kong University Press.

A 27 de Junho é apresentado em Macau numa sessão na Fundação Rui Cunha e depois alvo de uma análise do embaixador português Carlos Frota, um dos elementos da equipa de diplomatas portugueses no processo de transição e primeiro cônsul-geral de Portugal em Macau.

Em declarações à agência Lusa, Carmen Mendes defendeu que Portugal partiu sem estratégia nacional para a negociação e que a grande preocupação era que a saída do último ponto do império fosse feita de “forma pacífica, cordial, com uma boa imagem para Portugal”. “Do ponto de vista de coordenação das pessoas envol-vidas nesta negociação - antes e depois da Declaração Conjunta Luso-Chinesa - e na definição desta estratégia muitas vezes notou-se a falta dessa coordenação preci-samente porque havia interesses diferentes subjacentes àquilo que cada uma das partes tinha para as negociações da questão de Macau”, assinalou.

Carmen Mendes garantiu ter concluído a investigação com uma certeza: “a mais-valia deste livro é mostrar como é num país, pequeno, com uma burocracia política completamente enredada há dificuldades em definir uma estratégia, em definir cenários

Estratégia portuguesa na transição de Macau condicionada por interesses pessoais e políticos, defende académica

Negociação bilateral foi “completamente assimétrica”

alternativos quando se está a negociar com um país grande e relativamente forte”.

“Muito assiMétrica desde o iNício”Por outro lado, acrescentou, a negociação bilateral foi “comple-

tamente assimétrica” ou “muito assimétrica desde o início” e o poder político português ainda conseguiu “dar-se ao luxo de se concentrar mais em objectivos pessoais, objectivos partidários e objectivos internos em vez de definir uma estratégia verda-

deiramente nacional de como deveria negociar com China a questão de Macau”.

Dos interesses pessoais, par-tidários ou políticos, Carmen Mendes destacou dois exemplos: a data da transferência e a Fundação Oriente.

Para a académica da Univer-sidade de Coimbra, no primeiro exemplo existiam duas opiniões ou correntes com Cavaco Silva, como primeiro-ministro respon-sável pelas negociações, a não colocar entraves à vontade chinesa da transição se efectuar antes do final de 1999 e Mário Soares, com a tutela de Macau, a querer prolon-gar a administração portuguesa. “Havia a preocupação em alargar a data porque havia interesses subjacentes a esse prolongamen-to da presença da administração portuguesa que estavam muito ligados à negociação do contrato do jogo porque quanto mais tempo se mantivesse a administração, mais tempo estaria garantida a recepção de lucros provenientes do jogo para determinada facção partidária em Portugal”, afirmou.

a questão da FuNdação orieNteDepois, já no período de tran-sição, Carmen Mendes lembrou a questão da Fundação Oriente - que recebia uma percentagem das receitas brutas do jogo - e destacou que apesar da parte chinesa ter levantado a questão em 1991, só em 1994, quando Portugal era governado por um Governo do partido socialista e tinha um Presidente socialista foi possível desbloquear a questão que prejudicava o andamento das negociações bilaterais. “Foi mais fácil resolver a questão quando o PS estava no Governo e o presidente era também ligado ao partido porque os interesses que estavam em causa estavam representados ou pertenciam à cor política das pessoas que tinham a cargo as negociações e tinham a tutela de Macau”, afirmou.

Sobre todo o processo negocial, Carmen Mendes destacou ainda a intransigência chinesa sobre maté-rias que considerava inegociáveis e que repetia periodicamente, a preparação dos diplomatas, a apro-ximação pessoal feita aos diplo-matas portugueses transformando uma relação negocial em relações pessoais e a manutenção de todo o processo em aberto. “Além de Portugal não ter uma estratégia de Estado definida, havia sempre a questão de estar tudo em aberto até ao último ponto da agenda, ou seja, um dossier negociado não estava fechado até que todo o processo estivesse concluído e isso complicava o processo negocial”, concluiu. - Lusa

Page 5: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

tiag

o al

cânt

ara

quinta-feira 20.6.2013 www.hojemacau.com.mo 5política

Joana [email protected]

O Governo vai ter a res-ponsabilidade de acom-panhar e fiscalizar as situações dos terrenos

que concedeu. A 1.ª Comissão Per-manente da Assembleia Legislativa (AL) foi quem sugeriu ao Executivo que acrescentasse na proposta de Lei de Terras esse artigo, com um objectivo claro. “Na revisão [da Lei de Terras], o essencial é melhorar a fiscalização do aproveitamento de recursos de solos, assim sendo, esse

Cecília [email protected]

A Associação de Promoção de Direitos dos Cidadãos (APDC)

entregou ontem o pedido de reco-nhecimento da sua comissão de candidatura à Assembleia Legisla-tiva (AL). Com 455 assinaturas, o mandatário e número um da lista é o advogado chinês Kovin Hong, que começou a sua carreira de advogado a 25 de Abril do ano passado. Hong disse ao Hoje Macau que a sua lista vai ter entre quatro a oito candidatos, sendo que “todos são profissionais”, incluindo pessoas do sector jurídico e médico.

Kovin Hong aparenta já ter as ideias traçadas no que diz respeito à actuação do Governo. “Numa socie-dade capitalista, o sistema jurídico deve adaptar-se ao desenvolvimento económico, mas aqui em Macau não é assim. As leis estão atrasadas e, por isso, causam muitos conflitos.” Kovin Hong dá como exemplo a função pública. “Os dirigentes podem ficar no cargo mais de dez anos, se não fizerem grandes erros nem o deixam. O sistema permite a reserva de assentos, o que impede o progresso e inovação.”

A corrida às eleições, diz, não

é apenas por “pedido de pessoas”, mas porque Hong quer melhorar a situação em que a sociedade se encontra.

Mais uMComo a AL já tem dois advogados – através da nomeação e da via indi-recta -, Kovin Hong explica por que considera ser necessário mais um advogado, desta vez pela via directa. “Na AL ainda há cargos que têm influência do Chefe do Executivo. Em Macau, tanto o sistema jurídico, como o legislativo ainda têm muito que ser melhorados. Para que haja avanço na legislação, um advogado directo é obviamente uma força impulsionadora do povo.”

a inoCênCia de FLorindaSobre a decisão do Tribunal de Última Instância, de ilibar Florinda Chan do que foi acusada no caso das campas, Kovin Hong considera que o caso mostra a questão “moral” da dirigente. “Como já toda a gente sabe, se a responsabilização dos cargos altos ainda não existe, então estamos a falar inutilmente sobre o caso. O Governo da RAEM é muito passivo, se não tiver pressão da so-ciedade, o caso das campas nunca vai ter investigação.”

Cecília [email protected]

O grupo da deputada Melinda Chan entregou ontem o seu

pedido de reconhecimento de candidatura às eleições junto dos Serviços de Administração e Função Pública (SAFP). O grupo da Aliança Pr’a Mudança mantém-se semelhante ao que foi apresentado em 2009, com Wu Kam Ion a surgir em número dois, tal como o Hoje Macau já tinha noticiado. Seguem-se Wu Keng Kuong, Lei On Teng, Chong da Silva Mio I e Cheong Ho Ian.

Melinda Chan disse que este

ano há mais jovens a participar no seu projecto, e que o seu objec-tivo é “pelo menos que os votos conseguidos me levem ao top 10”. A candidata espera também obter mais um assento na Assembleia Legislativa (AL).

A líder da Aliança Pr’a Mudan-ça comentou ainda os rumores que dão conta da realização de uma festa antes da entrega formal da sua candidatura. “Não fiz e nunca fiz nenhuma violação ao processo de eleições. Se calhar foi um mal entendido, nunca irei fazer isso. Entendo muito bem as leis no que diz respeito às campanhas reali-zadas antes do período oficial.”

Melinda Chan disse que o seu grupo já realizou uma consulta junto dos SAFP sobre quais as iniciativas que dizem respeito a uma campanha ilegal, mas os responsáveis não terão dado uma definição clara das regras.

Focando-se nas áreas sociais, Melinda Chan afirma querer “representar a voz dos grupos vulneráveis, e lutar pelos direi-tos que os jovens deveriam ter”. Quanto à defesa da violência doméstica como crime público, a candidata afirmou ter vontade que os restantes deputados conheçam a situação de perto para existirem mais votos a favor.

Lei de Terras Artigo vai exigir que Executivo acompanhe situação de terrenos após concessão

de olho nas terras

Lei Man Chao também é candidatoA Aliança para a Democracia da Sociedade também entregou ontem o pedido de reconhecimento da sua candidatura às eleições. Este é 0 20º ano é que Lei Man Chao participa como líder da lista. O grupo de operários admitiu que a maioria dos seus apoiantes são idosos, mas prometem captar mais a atenção dos jovens eleitores. Em 2009, o grupo obteve 256 votos e ficou em último lugar, mas Lei Man Chao garantiu estar “confiante” para a eleição de um deputado este ano.

eleições 2013 advogado Kovin Hong anunciou candidatura pela via directa

Queixas ao Governoeleições 2013 Melinda Chan entregou

pedido de reconhecimento de candidatura

Cumprir como de costume

O Governo cedeu às sugestões da AL e adicionou à revisão da Lei de Terras a obrigatoriedade de fiscalizar os terrenos após a sua concessão. A Comissão encarregue de analisar a proposta na especialidade diz ainda que tanto esta como a Lei de Planeamento Urbanístico deverão entrar em vigor em Março de 2014

princípio é importante para atingir este objectivo”, explicou Kwan Tsui Hang. “É para não ser como no pas-sado, em que há tantos terrenos não desenvolvidos. De acordo com a lei, agora, o Governo tem de fiscalizar e acompanhar os terrenos concedidos e aplicar as [eventuais] sanções.”

O acréscimo deste artigo servirá para dar ao Governo “um instrumento viável” para concre-tizar a fiscalização dos terrenos, mas não só. “Na nova versão da proposta de lei, o Governo aditou ainda artigos e conteúdo para sal-vaguardar direitos do domínio útil

dos pequenos proprietários, que tenham fracções nos terrenos.”

Março de 2014Kwan Tsui Hang, que dirige a Co-missão responsável pela análise na especialidade da revisão da Lei de Terras, mostrou-se satisfeita com o

facto de o Governo acatar “parte das opiniões dos deputados” e introduzi--las no articulado do diploma. A deputada considera que há sempre hipótese de melhorias ao nível técni-co, mas garante que “não há grandes discrepâncias” entre as opiniões do Governo e da AL.

Outra das novidades relativas à Lei de Terras é a de que se prevê a sua entrada em vigor a 1 de Março do próximo ano. Kwan explica que esta lei e a do Planeamento Urba-nístico têm de entrar em vigor ao mesmo tempo e admite, contudo, que a data pode vir a mudar. “Não sei se no final vai ser esta data, mas está fixada agora que entre em vigor em Março de 2014, isto pretende o Governo.”

A deputada assegura que a Lei irá ser aprovada na especialidade antes do final desta legislatura – que termi-na em Agosto. “O Governo diz que não pode entrar em vigor antes da Lei do Planeamento Urbanístico, a ideia é que entrem em vigor no mesmo dia. Nós vamos lutar para terminar os trabalhos nesta legislatura.”

É na Lei do Planeamento Ur-banístico que estão as regras para a avaliação do impacto ambiental, enquanto na Lei de Terras se encon-tram as regras sobre a utilidade dos terrenos. “Assim sendo, está claro

que o Governo pretende que ambas entrem em vigor no mesmo dia.”

indeMnização a disCutir Conforme já tinha sido avançado pelo Hoje Macau, na segunda-feira, ambas as leis em análise vão exi-gir uma reunião conjunta das duas Comissões Permanentes que as analisam na especialidade.

Kwan disse ontem não ter sido discutida esta questão na reunião com o Executivo, precisamente porque foi agendada uma discussão para amanhã.

O tópico tem sido algo polémico, já que há excepções para o paga-mento de compensações. Algo que alguns dos deputados não gostam, considerando que a indemnização é um direito fundamental.

Por exemplo, a Administração defende que os proprietários só terão direito a indemnização caso tenham licença de obra, enquanto os deputados dizem que este não pode ser o critério para decidir sobre isso, uma vez que às vezes a licença de obra é só emitida após vários anos depois de ser apresentado o projecto.

Outros dos problemas é quando começar a contar o prazo para pedir indemnização em caso de expro-priação de um terreno em função do planeamento urbanístico.

Melinda respeita decisão do TUI A candidata comentou ainda a recente decisão do Tribunal de Última Instância (TUI) em ilibar a secretária Florinda Chan de ir a julgamento no caso das campas. “Respeito a decisão do tribunal. Como não vi os documentos do processo, considero que o TUI sabe mais do que eu e por isso tomou a decisão e ilibar a secretária Florinda Chan”. Quanto à suspensão de Raymond Tam, Melinda Chan considera que “devem existir provas suficientes que digam que os dirigentes do IACM violaram a lei sem mais dúvidas, porque questionar a decisão do tribunal é questionar a lei”. Já o deputado Chan Meng Kam escreveu na sua página oficial do Facebook que a suspensão mostra que existe o sistema de responsabilização dos dirigentes do Governo.

Page 6: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

quinta-feira 20.6.2013sociedade6 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

“As recentes tempes-tades afectaram a construção do novo campus, o que atra-

sou o seu progresso. Nesse sentido a Universidade de Macau (UMAC) teve de ajustar os seus planos de localização e alojamento.” É assim que começa um email que tem sido enviado aos alunos desta institui-ção académica que está prestes a mudar-se de armas e bagagens para a Ilha da Montanha, onde são

Joana [email protected]

sheldoN Adelson, presidente da las Vegas sands, deverá voltar

ao tribunal depois de ter sido ouvido testemunha no caso que o opunha a Richard suen. desta vez, o magnata do jogo vai novamente servir de testemu-nha, mas no âmbito do processo que steve Jacobs, ex-director executivo da sands China tem contra si.

de acordo com o jornal las Vegas Review Journal, no mês de Julho, sheldon Adelson estará no tribunal como parte da audiência.

Recorde-se que Jacobs avançou para os tribunais norte-americanos contra a operadora de jogo, acusando-a de despedimento sem justa causa. o antigo executivo da sands China, subsidiária de Macau, alega ter sido afastado por se opor a práticas ilícitas ordenadas pelo

patrão do grupo, sheldon Adelson. A justiça do estado norte-americano do Nevada rejeitou os apelos da sands las Vegas para que negasse provimento às queixas de steve Jacobs.

Agora, depois de ter estado parado, o caso regressa aos tri-bunais. A 16 de Julho, elizabeth Gonzalez, a juíza, voltará a tocar no assunto.

de acordo com o jornal norte--americano, há um problema a ser resolvido: é que Jacobs quer man-ter o caso em las Vegas, devido à decisão do seu despedimento ter sido feito em solo americano, mas os advogados da sands tentam, “há mais de dois anos”, que a jurisdição é aqui em Macau, já que a empresa que Jacobs dirigia está registada no território. A juíza do Nevada diz que o problema tem de ser resolvido antes que o processo continue.

o número de crimes informáti-cos tem vindo a aumentar em

Macau, obrigando o Ministério Público (MP) a ver-se obrigado a instaurar 78 processos de inves-tigação a este tipo de crimes, no período de apenas cinco meses.

de Janeiro a Maio, e segundo dados do próprio organismo, este valor aumentou em 55% face ao período homólogo de 2012.

só num dos casos, estão envol-vidos 17 pessoas, já detidas, que utilizaram equipamentos informá-ticos para “enganar vários casinos”, revela um comunicado do MP.

os dados ontem anunciados apontam para diversas pessoas ligadas a crimes informáticos. só de Janeiro a Maio, 45 suspeitos foram detidos. de 36 envolvidos no mesmo caso, 16 eram residentes locais, cinco de hong hong e um da China continental. o MP não avança com a origem de 14 outras pessoas detidas. Noutro caso, nove suspeitos são acusados.

Recorde-se, por exemplo, que em Julho do ano passado quatro homens da Bulgária, com idades entre os 32 e os 45 anos, foram detidos por burla informático. Três

dos indivíduos estão no estabele-cimento Prisional de Coloane. As autoridades policiais receberam denúncias de três bancos locais, tendo apreendido 36 cartões de le-vantamento de dinheiro falso, com burlas na ordem das 40 mil patacas. os crimes terão sido praticados entre 17 e 21 de Maio de 2012, envolvendo também sete homens dos estados Unidos e europa.

o MP diz que o aumento dos crimes tem vindo a aumentar devido ao “desenvolvimento da tecnologia moderna”. o MP ad-mite mesmo que é necessário me-lhorar a legislação, especialmente no que diz respeito aos crimes de Internet. este tipo de crimes podem levar ao cumprimento de penas até 10 anos de prisão. - J.F.

Um e-mail a que o Hoje Macau teve acesso refere que a maioria dos cursos da Universidade de Macau só serão transferidos para a Ilha da Montanha em finais de Janeiro. Quanto ao alojamento, ainda não há datas definidas para os alunos das pós-graduações

UMAC Alunos de pós-graduações em stand-by no alojamento

Aulas na Ilha da Montanha só em 2014

Las Vegas Sands Despedimento de Jacobs volta aos tribunais, bem como Adelson

Aqui ou nos eUA?Crimes informáticos Aumentam

processos de investigação no MP de Macau

“Necessária melhoriana legislação”

informados do que devem fazer no que diz respeito ao alojamento.

Isto porque “no primeiro se-mestre do ano lectivo 2013/2014 a maioria dos cursos e actividades irão decorrer no actual campus. A mudança em larga escala irá ocorrer durante as férias de inverno (finais de Janeiro). Vamos lutar para começar todas as aulas do segundo semestre no novo campus”, refere o e-mail a que o hoje Macau teve acesso, assinado por Peter Yu, reitor do departamento de estudantes.

este atraso originou a falta de um calendário concreto quanto à mudança para as novas residências na Ilha da Montanha, existindo fortes possibilidades dos estudan-

tes de pós-graduações só se virem a mudar depois dos alunos das licenciaturas. Contudo, em meados de Julho a universidade promete divulgar novas informações. “Uma vez que as mudanças para a resi-dência dos pós-graduados (Post Graduate house) ainda está por confirmar, o rearranjo será feito de acordo com o progresso da construção e com as informações actualizadas, que serão anunciadas em tempo oportuno”, pode ler-se.

DuAS oPçõeSNo aviso diz ainda que os es-tudantes de pós-graduação que neste momento não se encontrem em Macau deverão regressar ao

território “após receberem as úl-timas informações de alojamento por parte da UMAC”, dado que “as candidaturas adiantadas não serão aceites neste momento”. “Claro que são livres de escolher o arrendamento fora do campus”, acrescenta o email.

o hoje Macau contactou o departa-mento responsável pelo alojamento dos estudantes, e foi garantido que “não há capacidade para mover todos os alunos” ao mesmo tempo, mas que “todos os estudantes que pediram vão ter um quarto”. “Vamos ter casas para todos os alunos que fizeram a sua candidatura ao alojamento em Março.”

“os estudantes de pós-gradu-ações que foram admitidos nos

últimos dois anos não estão a viver no campus da universidade e estão a arrendar as suas casas. estes podem escolher entre esperar por novas informações quanto ao nosso alojamento ou continuar na casa que alugaram”, segundo explicações do departamento.

esta escolha pode ser feita porque “vão existir alguns in-convenientes”, dado que durante alguns meses as actividades lec-tivas da UMAC estarão divididas entre Macau e a Ilha da Montanha. Mas o departamento garante que haverá autocarros para o transporte dos alunos.

em Abril o hoje Macau no-ticiou, com base em documentos internos aos quais teve acesso, que professores e funcionários tinham sido avisados que não seria possí-vel fazer a mudança completa no inicio do ano lectivo, em setembro. Isto depois dos diversos responsá-veis pelo projecto, inclusivamente o governador da província de Guangdong, terem afirmado que o campus estaria apto em setembro.

Ainda sem calendário académi-co, os documentos internos frisa-vam que “só alguns cursos, muito poucos, é que poderão mudar-se já este ano porque a grande maioria só poderá mudar-se no inicio do segundo semestre, no final de Janeiro”.

Page 7: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

tiag

o al

cânt

ara

pub

7sociedadequinta-feira 20.6.2013 www.hojemacau.com.mo

DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS DE FINANÇASEDITAL

IMPOSTO COMPLEMENTAR DE RENDIMENTOS

Faço saber, face ao disposto no n.º 1 do artigo 43.º do Regulamento do Imposto Complementar de Rendimentos, aprovado pela Lei n.º 21/78/M, de 9 de Setembro, que ao exame dos contribuintes referidos no n.º 3 do artigo 4.º, do mesmo Regulamento, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 6/83/M, de 2 de Julho, estarão patentes os respectivos rendimentos colectáveis atribuídos pela Comissão de Fixação.

Poderão os contribuintes, de 16 a 30 de Junho do corrente ano, reclamar para a Comissão de Revisão, caso não se conformem com o rendimento fixado, não terminando, porém, o prazo, sem que hajam decorridos vinte dias sobre a data do registo dos avisos postais enviados aos contribuintes.

Aos 6 de Junho de 2013.

A Directora dos ServiçosVitória da Conceição

Hoje [email protected]

O presidente da As-sociação do Sec-tor Imobiliário de Macau (ASIM),

Chong Sio Kin, manifestou ontem perspectivas positi-vas em relação ao mercado imobiliário na cerimónia de inauguração da décima quinta comissão de gestão, realizada na Doca dos Pescadores.

Durante o seu discur-so, Chong referiu que as

OS investimentos dos residentes de Macau no

exterior atingiram 261,8 mil milhões de patacas em 2012, o valor mais elevado desde o lançamento das estatísticas, em 2002, indicam dados oficiais ontem divulgados.

De acordo com números fornecidos pela Autorida-de Monetária de Macau (AMCM), os investimentos dos residentes (indivíduos, Governo e outras pessoas colectivas, excluindo o fundo de reserva cambial da região) em títulos emitidos por entidades não residentes independentes calculados a preços de mercado a 31 de Dezembro aumentaram 54,8% face aos valores rectificados de 169,1 mil milhões de patacas de 31 de Dezembro de 2011.

Os investimentos su-biram em todas as catego-rias em 2012, face ao ano anterior, destacando-se os efectuados em obrigações a longo prazo, que cresce-ram 116,5% para 117,5 mil milhões de patacas. Já as obrigações a curto prazo subiram 44,9% em termos anuais para 11,3 mil milhões de patacas.

Os investimentos em títulos representativos de capital foram avaliados em 133 mil milhões de patacas - dos quais 19,9 mil milhões de patacas aplicados em

A Comissão de Avaliação das Remunerações dos

Trabalhadores da Função Pública voltou ontem a reu-nir e, segundo José Pereira Coutinho, dirigente da As-sociação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM), serviu para deba-ter a situação dos trabalha-dores das camadas base da Função Pública. “A reunião foi totalmente dedicada para encontrar soluções e um mecanismo de actualização salarial para os trabalhadores das classes mais baixas. Já há algum tempo que têm surgido vozes por parte dos trabalhadores, principal-mente aqueles que auferem salários muito baixos, que

se têm confrontado com enormes dificuldades de subsistência face à carestia de vida, nomeadamente na questão das rendas e o con-sumo de bens essenciais, e outras despesas essenciais”, disse ao Hoje Macau.

No encontro, que du-rou cerca de duas horas, foram apresentadas “vá-rias soluções viáveis”. “Neste momento estamos a discutir qual das pro-postas apresentadas pelos membros demonstra ser a mais eficaz”, disse Couti-nho. O também deputado considera que esta reunião “foi das mais produtivas realizadas até hoje na co-missão”. - A.S.S.

Mercado imobiliário Presidente da associação do sector fala com optimismo

Boas perspectivas

ASIM exorta mecanismo de alerta na fase de transiçãoNo dia 1 de Julho, a Regulamentação da Lei da Actividade de Mediação Imobiliária entrará no vigor. Em relação a isso, Chong Sio Kin espera que o Governo possa estabelecer um mecanismo de alerta para ajudar as agências a passar a fase de transição. O presidente da ASIM relembra que, embora os agentes sejam experientes, encontrarão dificuldades enquanto se adaptam à nova política e, por isso, “precisam que o Governo lhes dê mais oportunidades”. É aí que pode entrar “um mecanismo de alerta”. Chong também recomenda punição mais leve no início para evitar um golpe duro na indústria. Sugere que, nos testes ligados ao sector de imobiliário, sejam retidas algumas regulações antigas para conseguir uma transição suave e que o Governo possa “rever as legislações relacionadas com a carta de autorização um ano depois”.

legislações e políticas imo-biliárias, introduzidas pelo Governo nos últimos anos, “têm estabelecido condições favoráveis para o desen-volvimento do mercado imobiliário e também para a economia”, sendo até que “já

recebeu avaliações positivas das instituições financeiras internacionais”.

O presidente da ASIM apontou ainda que o preço do imobiliário, embora afec-tado por diversos factores, é geralmente fruto do índice

Residentes investem no exterior valor mais elevado desde 2002

Interior da China no topoFunção Pública Discutida actualização dos salários mais baixos

da economia local. “Após a transferência de soberania, a economia de Macau desen-volveu-se rapidamente com o apoio do Governo Central e, por isso, o preço de imóveis também tem subido muito.”

Chong acredita que em 2017, a economia de RAEM alcançará um nível ainda mais alto. “Macau vai entrar pela segunda vez no período de desenvolvimento rápido em 2017.”

MeRcado pouco activoEm consequência da Lei do Imposto de Selo Especial sobre a Transmissão de Bens Imóveis, em vigor há dois

anos, o mercado imobiliário encontra-se pouco activo. Chong Sio Kin estima que “haverá falhas no forne-cimento nos próximos 12 meses”. O presidente refe-riu que “embora ocorram

fundos mútuos e em ‘trusts’ - reflectindo uma subida de 24,2%.

Por países ou territórios, o maior volume de investi-mento dos residentes de Ma-cau foi aplicado em 2012 no mercado de títulos emitidos por entidades no interior da China - 35,4% do total da carteira de investimentos -, com o restante investimento canalizado sobretudo para títulos emitidos por entida-des em Hong Kong, Ilhas Caimão, Estados Unidos, Luxemburgo, Reino Unido, Países Baixos e nas Bermu-das, indica a AMCM em comunicado.

O investimento em títu-los emitidos por entidades no interior da China - incluindo os títulos listados em bolsas sitas no exterior daquele país - atingiu 92,7 mil milhões de patacas, traduzindo um au-mento expressivo de 160,9% relativamente a 2011.

A quota da carteira de

investimentos emitidos por entidades em Hong Kong desceu de 37,8% para 32,5% no final do ano passado, ain-da que o valor de mercado dos mesmos tenha sofrido um aumento de 32,9%, atingindo 85,1 mil milhões de patacas.

Já a quota de investi-mento em títulos europeus reduziu-se 2,5 pontos per-centuais em termos anuais, perfazendo 14,3%, embora o valor de mercado tenha crescido 31,8%, cifrando--se nos 37,3 mil milhões de patacas.

O Luxemburgo con-quistou a maior quota de investimento entre os países europeus com o valor total de mercado de 8,5 mil mi-lhões de patacas no fim de 2012, mais 26,5% em termos anuais.

pouca fé no Reino unidoEm sentido inverso, o inves-timento dos residentes de Macau em títulos emitidos no Reino Unido diminuiu 7,1% para 8,3 mil milhões de patacas. Os valores de mercado da carteira de in-vestimentos em Portugal e na Espanha também caíram 17% e 22,4%, respectiva-mente, refere a AMCM.

A quota de investimento em títulos dos Estados Uni-dos detido pelos residentes de Macau caiu de 6,2% no

fim de 2011 para 3,5% no fim de 2012, com o valor de mer-cado dos mesmos a descer 13,4%, em termos anuais, para 9,1 mil milhões de pa-tacas enquanto a da Oceânia desceu de 3 para 1,9%.

O “Inquérito à Carteira de Investimentos”, elabora-do em conjunto pela AMCM e Direcção dos Serviços de Estatística e Censos, visa conhecer o valor de mercado dos investimentos detidos quer pelos residentes, quer pelas entidades, em títulos emitidos por entidades não residentes independentes e a distribuição geográfica do investimento. - Lusa

poucos negócios, o mercado está somente no período de adaptação e o preço de imó-veis já não tem espaço para descida”. Prevê-se, portanto, que o mercado vai recuperar no próximo ano.

Page 8: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

quinta-feira 20.6.2013nacional8 www.hojemacau.com.mo

O presidente chinês, Xi Jinping, vai proceder a uma “grande limpeza” no Partido Comunista,

no poder, noticiaram esta terça--feira os média oficiais, uma das últimas iniciativas do novo diri-gente na luta anti-corrupção.

Xi, que assumiu o cargo em

Março, comprometeu-se a lutar contra a corrupção, a todos os níveis do governo, um flagelo que - na sua opinião - ameaça o futuro do partido único no poder.

Esta “campanha de um ano” vai ter como alvo o que a agência noticiosa oficial Xinhua descre-veu como “formas de trabalho

indesejáveis como o formalismo, a burocracia, o laxismo e o des-perdício.

A Xinhua noticiou terça-feira que a comissão política do Comité Central do Partido, órgão dirigen-te, tinha decidido em Abril lançar uma campanha “para reforçar as relações entre os membros do par-

tido e o público”, que será posta em prática na segunda metade do ano.

Na conferência de lançamento desta campanha na capital chi-nesa, o presidente Xi declarou que esta se destinava “funda-mentalmente a formatar modos de trabalho”, de acordo com a Xinhua. “Os responsáveis e órgãos

partidários a nível distrital ou a níveis superiores, que se devem questionar sobre as suas práticas e corrigir as más condutas” vão ser os alvos da campanha.

Os seis membros da comissão política do comité central do PC também assistiram a esta confe-rência, indicou a Xinhua.

A empresa estatal China Min-metals disse ontem que po-

derá fazer uma oferta de compra das operações canadianas de minério de ferro da Rio Tinto, avaliadas em cerca de 32 mil milhões de patacas, num sinal de que a China não perdeu o apetite por este tipo de activos apesar da desaceleração económica.

A Minmetals, um dos veículos preferidos do governo chinês para negócios internacionais na área de minério, está interessada na Iron Ore Co. of Canada, da Rio Tinto, e está “atenta” aos acontecimentos, disse terça-feira o seu presidente-adjunto, Wang Jionghui, nos bastidores de uma conferência do sector. Uma pos-tura mais activa na direcção de uma proposta vai “depender de vários factores, como a questão dos parceiros”, disse.

“Já investimos nesta região antes e estamos familiarizados

Xi Jinping encontra-se com vice-presidente de CubaO presidente chinês, Xi Jinping, recebeu esta terça-feira em Pequim o vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Na ocasião, Xi Jinping disse que a China valoriza a amizade tradicional com Cuba. Xi mostrou-se disposto a desenvolver uma cooperação com o país em assuntos regionais e internacionais, promover conjuntamente a influência dos países em desenvolvimento, impulsionando a realização da justiça internacional. Por sua vez, Miguel Díaz-Canel disse que Cuba considera as relações com a China prioritárias e quer fortalecer o intercâmbio de alto nível com o país asiático, esperando dessa forma aprofundar as relações entre os dois países.

Partido Comunista Xi Jinping vai fazer “grande limpeza”, dizem média chineses

Combate às “más condutas” instaladas

Recursos naturais Estatal chinesa quer comprar minas da Rio Tinto no Canadá

Uma década de aquisiçõescom ela”, disse Wang, que foi cuidadoso ao caracterizar o interesse da Minmetals como provisório, acrescentando que os activos da companhia anglo--australiana são apenas alguns dos muitos que a Minmetals está a analisar. A Rio Tinto não quis comentar o assunto.

Se a proposta da Minmetals se materializar, será mais uma da série de aquisições de empre-sas canadianas pelos chineses, cuja maior foi a da produtora de petróleo e gás Nexen pela Cnooc em Fevereiro, por cerca de 117 mil milhões de patacas. Uma aquisição pela Minmetals também contribuiria para quase uma década de aquisições de activos de extracção de minério no Canadá pelos chineses. O país é o sétimo maior fornecedor de minério para a China, a maior produtora de aço do mundo.

Uma proposta da Minmetals

poderá desencadear uma batalha em várias frentes pela partici-pação da Rio Tinto na maior produtora de minério do Canadá. A companhia de commodities suíça Glencore Xstrata e as fir-mas de private equity americanas Blackstone e Apollo Global Ma-nagement estão interessadas nos activos, segundo fontes ligadas aos acontecimentos.

A Minmetals é a primeira empresa de minério chinesa a confirmar o interesse nos activos.

As siderúrgicas chinesas citadas por analistas como potenciais interessadas, indicaram ontem não estar preparadas para tentar comprar a participação. Um porta-voz da Baosteel, a terceira maior companhia siderúrgica chinesa em termos de produção, disse que “não adoptou nenhuma medida” no sentido de comprar qualquer activo da Rio Tinto.

O interesse da Minmetals na unidade da Rio Tinto ocorre mesmo com a aparente redução do apetite chinês por activos globais de minério e metalurgia. O ritmo das aquisições chinesas diminuiu desde 2011, face à queda da procura mundial de aço, segundo a Dealogic. Mas a do aço não deverá entrar em co-lapso. As importações de minério pela China continuaram altas nos últimos meses, após atingirem o recorde de 744 milhões de tone-ladas em 2012.

Page 9: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

quinta-feira 20.6.2013 www.hojemacau.com.mo 9região

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, ofere-ceu cópias de “Mein Kampf”, do ditador

nazi Adolf Hitler, a altos res-ponsáveis do regime comunista, segundo revelou um portal de informação dirigido por deser-tores norte-coreanos.

Kim Jong-un distribuiu as traduções do manifesto por ocasião do seu aniversário, em Janeiro, de acordo com o New Focus International, encorajando os altos quadros do seu regime a olhar para a obra como um manual sobre liderança.

O artigo, que tem como fonte um responsável norte-coreano não identificado que trabalha na China, é ontem citado pela maioria dos títulos da imprensa sul-coreana. “Mencionando que Hitler conseguiu reconstruir a Alemanha, num curto espaço de tempo após a derrota na I Guerra Mundial, Kim Jong-un emitiu uma ordem para se estudar a

UM grupo de peritos japoneses foi esta terça-

-feira criado para debater a regulamentação da inves-tigação sobre produção de órgãos humanos no corpo de um animal para transplante posterior.

Os investigadores japo-neses pretendem conseguir autorização para transplantar uma célula estaminal humana num embrião animal, para criar um “embrião-quimera” que seria implantado no útero de uma porca.

O objectivo era verificar a possibilidade de desenvol-vimento da célula estaminal num órgão humano funcional - um rim ou um fígado, por exemplo -, à medida que o animal fosse crescendo.

O órgão, de origem huma-na mas formado no animal, podia ser retirado e usado num transplante.

Os especialistas escolhi-

dos (cientistas, jornalistas, juristas), que se reuniram terça-feira pela primeira vez, “vão estudar todas as vertentes - relações e inter-ferências - resultantes destas investigações”, especialmen-te, em relação às questões da ética e da dignidade humana, explicou à agência noticiosa francesa AFP um funcionário governamental.

As recomendações deste grupo de trabalho vão ser transmitidas no próximo mês a uma comissão gover-namental encarregada de regulamentar as pesquisas com embriões no Japão.

O público japonês é bas-tante receptivo à investigação com embriões, com uma cobertura mediática no país muito positiva sobre os pro-gressos médicos conseguidos com este tipo de experiências, sem se alargar sobre as ques-tões éticas e ideológicas.

No Japão, os cientis-tas já podem desenvolver embriões-quimera durante duas semanas, em provetas, mas a actual regulamentação proíbe a implantação dos embriões no útero de um animal, precisou o mesmo responsável.

A equipa dirigida por Hiromitsu Nakauchi da Uni-versidade de Tóquio quer passar a esta nova fase, a da implantação no útero de uma porca de um “embrião--quimera”, concebido a partir de um óvulo de porca fecun-dado e uma ‘célula estaminal pluripotente induzida’ (iPS) de origem humana.

“Os órgãos dos porcos são semelhantes aos do homem, em tamanho e em forma”, justificou Nakauchi.

As iPS foram desenvol-vidas pelo professor japonês Shinya Yamanaka, prémio Nobel da Medicina em 2012.

PelO menos cem pes-soas morreram nos úl-

timos dias na Índia devido às inundações causadas pelas chuvas das monções, noticiaram ontem as agên-cias internacionais.

Na contagem da AFP, o número de mortos provo-cados pelas inundações foi estimado em 120 no norte da Índia.

Já de acordo com a agência efe, que cita a im-prensa local, a contagem

ONG timorense preocupada com tradução de Língua PortuguesaO Programa de Monitorização do Sistema Judicial de Timor-Leste (JSMP) exigiu ontem ao Tribunal Distrital de Díli a nomeação de tradutores de Língua Portuguesa que tenham conhecimentos jurídicos para não prejudicar os arguidos, testemunhas e o público. “O JSMP exige ao tribunal que tenha em atenção a questão dos intérpretes porque têm de transmitir uma clara informação dos factos para não prejudicar o interesse da justiça para as partes”, afirmou, em comunicado, Luís de Oliveira Sampaio, director-executivo daquela organização não-governamental timorense. O JSMP pediu também ao tribunal distrital de Díli para nomear pessoas que tenham bons conhecimentos de língua portuguesa e da terminologia jurídica para os “arguidos, vítimas, testemunhas e público” não serem prejudicados e terem confiança nos tribunais.

Coreia do Norte Kim Jong-un terá distribuído “Mein Kampf”, de Hitler, pelos altos quadros do regime. Pyongyang nega

Manual de liderança

Japão Peritos debatem produção de órgãos humanos em animais para transplante

Implantar embriões em porcos

Índia Pelo menos uma centena de mortos devido a inundações

Centenas de desaparecidos

fundo o III Reich exigindo que sejam retiradas aplicações prá-ticas” a partir da obra, indicou a fonte cita pelo portal.

Kim Jong-un também desta-cou que o desporto desempenhou um importante papel no cimentar da unidade e na difusão da ide-ologia nazi na Alemanha, incen-tivando políticas que encorajem as actividades desportivas entre os norte-coreanos, acrescentou a mesma fonte.

entretanto, a Coreia do Norte já negou todas as informações publicadas sobre o assunto atra-vés da agência de notícias norte--coreana KCNA.

O regime fala mesmo em “calúnias” e ameaça matar “todo o lixo humano” que está por detrás da feitura desse artigo. Ao mesmo tempo, a explicação do regime norte-coreano aproveitou para di-rigir mais ameaças à Coreia do Sul e aos estados Unidos, acusados de instigar a campanha de difamação cuja retaliação será “implacável”.

foi elevada a 142 vítimas mortais nas últimas horas, enquanto 500 pessoas per-manecem desaparecidas.

No estado nortenho de Uttarakhand, o mais afec-tado pelas precipitações, morreram 102 pessoas pelas chuvas torrenciais desde domingo, de acordo com o canal NDTV.

As vítimas morreram na sequência de desaba-mentos de casas – cerca de 160 –, deslizamentos de

terras e quedas de pontes registados na região.

Segundo as fontes ci-tadas pela imprensa local, as autoridades acreditam que as 500 pessoas per-manecem em paradeiro desconhecido, incluindo 45 polícias.

A televisão NDTV mostrou imagens de edi-fícios a ruir, rios que transbordaram, cidades inundadas e veículos de turistas bloqueados nas estradas.

As autoridades estão a retirar os milhares de pessoas isoladas, operação para a qual destacaram 5.000 soldados e 18 he-licópteros para as zonas mais afectadas.

A melhoria das con-dições meteorológicas permitiu ao exército res-gatar 4.000 pessoas nos últimos dias.

Page 10: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

quinta-feira 20.6.201310 internet www.hojemacau.com.mo

Hayden MacKen-zie ficou sem reacção. Atendeu o telefone e do outro lado da linha

alguém perguntava se queria entrar num projecto secreto. Ligavam da Google. Mas só quando um grupo de desconhecidos chegou à pequena comunidade de Geraldine, no leste da Nova Zelândia – para ali expe-rimentar o lançamento de grandes balões que permitem o acesso à Internet – é que este agricultor começou a assimilar a dimensão e o alcance da chamada que recebera.

Já não é segredo. MacKenzie pode contar, como o fez à revista Wired, o corrupio daquela comu-nidade com a equipa do Project Loon, que neste sábado anunciou o lançamento naquela região de 30 balões gigantes, equipados com um sistema de retransmissão do sinal de Internet.

A recepção está a ser testa-da, de forma experimental, em 50 locais de Canterbury onde o acesso à Internet é difícil. A ideia da Google é essa: experimentar a conectividade a zonas remotas, que durante 100 dias vão receber Internet a velocidades que a em-presa diz serem comparáveis ou mesmo superiores às de 3G.

Os balões, feitos de plástico, insuflam no ar, chegando a ter até 15 metros de diâmetro, e são transpor-tados pelo vento “até altitudes duas vezes superiores às dos voos co-merciais”, explica o Project Loon, criado há dois anos em incubação no Google X, o laboratório secreto do grupo norte-americano.

Com um sistema de controlo de altitude à distância é possível colocar os balões nas zonas onde, em determinado momento, me-lhor conseguem transmitir sinal para terra. Na parte inferior dos balões está acoplado o sistema de transmissão e todo o equipamen-to electrónico, assim como um painel solar gerador de energia.

Hayden MacKenzie e a mu-lher, Anna, foram os primeiros a experimentar a conectividade, na manhã de quinta-feira. Antes, à Wired, que acompanhou no terreno a equipa do Project Loon, Hayden não escondia a surpresa de estar a colaborar com uma equipa incrustada na Google.

Os balões usados pela Google, que mantêm o volume relativa-mente estável mesmo perante mudanças de temperatura, são inspirados num conceito com décadas, refere a BBC. A ideia que lhes serve de base foi já expe-rimentada pela NASA, tendo sido desenvolvido para a Força Aérea norte-americana nos anos 1950.

Para garantir a conexão de Internet, a Google associou-se a um operador de telecomuni-cações neozelandês. Depois da experiência neste país, a equipa espera testar o projecto na Aus-trália, África do Sul, Uruguai e Chile, refere a AFP.

Google usa balões gigantes para testar acesso à Internet

Ensaiar a conectividade em zonas remotas

Page 11: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

11quinta-feira 20.6.2013 internetwww.hojemacau.com.mo

Google usa balões gigantes para testar acesso a Internet

Ensaiar a conectividade em zonas remotas

Page 12: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

quinta-feira 20.6.2013publicidade12 www.hojemacau.com.mo

Pretende admitir, mediante contrato individual de trabalho, nos termos do “Novo Estatuto de Pessoal do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais”, homologado pelo Despacho n° 49/CE/2010, trabalhadores para os seguintes cargos:

1. Um Técnico Superior de 1.ª classe, 1.º escalão (Área de informática, Referência n°1002/DI/2013)Área funcional: Cabe-lhe exercer funções consultivas, de investigação, estudo, concepção e adaptação

de métodos e processos técnico-científicos, de âmbito geral ou especializado, executadas com autonomia e responsabilidade, tendo em vista informar para a tomada de uma decisão superior; requer uma especialização e formação básica de nível de licenciatura, já que executará trabalhos, na área de gestão e realização de projectos de tecnologias da informação; de análise e design de sistemas; de estudos de viabilidade de projectos de tecnologias da informação e emissão de pareceres profissionais na área da informática para a elaboração de programas de concursos e contratos.

2. Um Médico Veterinário de 2.ª classe, 1.º escalão (Referência n°1102/DICV-SIS/2013)Área funcional: Cabe-lhe exercer funções consultivas, de investigação, estudo, concepção e adaptação

de métodos e processos técnico-científicos, de âmbito geral ou especializado, executadas com autonomia e responsabilidade, tendo em vista informar para a tomada de uma decisão superior; requer uma especialização e formação básica de nível de licenciatura, já que executará trabalho na área clínica, cirurgia de animais, inspecção de animais vivos importados e exportados, e ainda, trabalhos de prevenção e controlo das doenças infecciosas em animais.

3. Um Técnico Superior de 2.ª classe, 1.º escalão (Área administrativa, Referência n°1202/DFAA-SAL/2013)Área funcional: Cabe-lhe exercer funções consultivas, de investigação, estudo, concepção e adaptação

de métodos e processos técnico-científicos, de âmbito geral ou especializado, executadas com autonomia e responsabilidade, tendo em vista informar para a tomada de uma decisão superior; requer uma especialização e formação básica de nível de licenciatura, já que executará trabalho, nomeadamente, na gestão e coordenação de acusação electrónica; conceber e optimizar as respectivas operações e circuitos; apoiar, fiscalizar e controlar assuntos relativos às áreas administrativa e financeira.

4. Um Técnico de 2.ª classe, 1.º escalão (Área de qualidade e controlo, Referência n°1302/GQC/2013)Área funcional: Cabe-lhe exercer funções de estudo e de aplicação de métodos e processos de natureza

técnica, com autonomia e responsabilidade, enquadradas em planificação estabelecida, requerendo uma especialização e conhecimentos profissionais adquiridos através de um curso superior, sobretudo, na área do estudo, planeamento e promoção da optimização do controlo da qualidade, de acompanhamento de trabalhos sobre a preparação e examinação do certificado internacional ISO e OHSAS, de gestão da segurança da informação, de serviços electrónicos, de aperfeiçoamento do fluxo do trabalho, de análise de dados e redacção de relatórios de investigação, como ainda da elaboração de diversos relatórios, orientações de trabalho e propostas.

5. Sete Adjuntos-técnicos de 2.ª classe, 1.º escalão (Área de higiene ambiental, Referência n°1402/DFAA-SAL/2013)Área funcional: Cabe-lhe exercer funções de natureza executiva de aplicação técnica com baseno conhecimento ou adaptação de métodos e processos enquadrados em directivas bem definidas,

exigindo conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, obtidos através de habilitação de ensino secundário complementar, nomeadamente, responsabilizar-se por trabalho executivo na área de higiene ambiental, auxiliar na fiscalização de limpeza e utilização de instalações e espaços públicos, de inspecção de espaços para actividades e instalações privadas que sejam da responsabilidade do IACM, emissão de autuações, face à existência de actos contra a Lei, elaboração de autos de notícia e tratamento de queixas, recolha e organização da informação, elaboração de mapas estatísticos, expediente diverso e relatórios.

Requisitos gerais:Aplicável para a inscrição de Técnico Superior de 1.ª classe, 1.º escalão, (Referência n°1002/DI/2013):

1) Residente permanente da R.A.E.M.; 2) Idade não superior a 50 anos nem inferior a 18 anos; 3) Capacidade profissional;4) Inexistência de impedimento legal;5) Aptidão física e mental para o desempenho de funções;6) Possuir Licenciatura (para mais pormenores relativos à exigência habilitacional, queira consultar

os respectivos avisos de recrutamento);7) Possuir três ou mais anos de experiência profissional relacionado com gestão de projectos de

tecnologias da informação.

Aplicável para a inscrição de Médico Veterinário de 2.ª classe, 1.º escalão, Técnico Superior de 2.ª classe, 1.º escalão, Técnico de 2.ª classe, 1.º escalão e Adjunto-técnico de 2.ª classe, 1.º escalão (Referência n°1102/DICV-SIS/2013, 1202/DFAA-SAL/2013, 1302/GQC/2013 e 1402/DFAA-SAL/2013):

1) Residente permanente da R.A.E.M.; 2) Idade não superior a 50 anos nem inferior a 18 anos; 3) Capacidade profissional;4) Inexistência de impedimento legal;5) Aptidão física e mental para o desempenho de funções;6) Possuir Licenciatura, Bacharelato ou Ensino Secundário Complementar de escolaridade (para

mais pormenores relativos à exigência habilitacional, queira consultar os respectivos avisos de recrutamento).

Forma e prazo de apresentação da candidatura:• O prazo de apresentação das candidaturas terminará no dia 09 de Julho de 2013.• Os interessados poderão obter os formulários de candidatura através da internet do IACM, efectuando o

download dos formulários no endereço (http://www.iacm.gov.mo/recruit/apply.pdf) ou, durante a hora de expediente, dirigir-se aos Centros de Prestação de Serviços ao Público e Postos de Atendimento e Informação e solicitá-los.

• Os formulários devidamente preenchidos e assinados, deverão ser entregues pessoalmente nos Centros de Prestação de Serviços ao Público e Postos de Atendimento e Informação, acompanhados da seguinte documentação:- Fotocópia do Bilhete de Identidade de Residente Permanente na RAEM (em papel de formato

A4, com os dois lados na mesma página)*;- Nota curricular (devem indicar o conteúdo e o período funcional);- Registo biográfico (Apenas aplicável aos candidatos vinculados a serviços públicos)**;- Para se candidatar a Técnico Superior de 1.ª classe, 1.º escalão (Referência n.º1002/DI/2013)

é necessária a entrega da fotocópia do respectivo diploma de licenciatura* e boletim de classificação; e entrega fotocópia do documento comprovativo do desempenho de funções, emitido pela entidade patronal, em que refira possuir três ou mais anos de experiência profissional com gestão de projectos de tecnologias da informação ou o concorrente pode substituir o documento comprovativo da experiência de trabalho por declaração escrita em nome individual, emitida sob compromisso de honra;

- Para se candidatar a Médico Veterinário de 2.ª classe, 1.º escalão ou Técnico Superior de 2.ª classe, 1.º escalão (Referência n°1102/DICV-SIS/2013 ou 1202/DFAA-SAL/2013) é necessária a entrega da fotocópia do respectivo diploma de licenciatura* e boletim de classificação;

- Para se candidatar a Técnico de 2.ª classe, 1.º escalão (Referência n°1302/GQC/2013) é necessária a entrega da fotocópia do respectivo diploma de bacharelato* e boletim de classificação;

- Para se candidatar a Adjunto-técnico de 2.ª classe, 1.º escalão (Referência n°1402/DFAA-SAL/2013) é necessária a entrega da fotocópia do respectivo diploma do ensino secundário complementar;*

* Os concorrentes devem apresentar, para efeitos de autenticação, o original dos respectivos documentos no acto de entrega das fotocópias. Se não apresentarem os originais, serão considerados em falta esses documentos.

**Entregar o registo biográfico emitido pelos Serviços a que pertence, do qual constem, designadamente, os cargos anteriormente exercidos, a carreira e categoria que detém, a natureza do vínculo, a antiguidade na categoria e na função pública e a avaliação do desempenho. Os candidatos vinculados ao IACM ficam dispensados da apresentação deste documento.

• Caso não sejam entregues todos os documentos exigidos dentro do prazo da inscrição do concurso, a candidatura não será considerada, salvo se o candidato apresentar, sob compromisso de honra, uma declaração sobre as razões que justifiquem a falta dos documentos referidos, e o Júri as aceitar.

Os interessados podem consultar os avisos, com informações pormenorizadas sobre estes concursos, na página da internet deste Instituto (http://www.iacm.gov.mo/main_p.htm) ou nos Centros de Prestação de Serviços ao Público e Postos de Atendimento e Informação abaixo indicados, durante a hora de expediente.

Locais e horário de expediente dos Centros de Prestação de Serviços ao Público e Postos de Atendimento e Informação: Centro de Prestação de Serviços ao Público da Zona Norte – Rua Nova da Areia Preta, n° 52, Centro

de Serviços da RAEM (Tel. 2847 1366) Centro de Prestação de Serviços ao Público das Ilhas – Rua da Ponte Negra, Bairro Social da Taipa, n°

75 K (Tel. 2882 5252) Centro de Prestação de Serviços ao Público da Zona Central – Rotunda de Carlos da Maia, Nos .5 e 7

, Complexo da Rotunda de Carlos da Maia, 3º andar (Tel. 8291 7233) Posto de Atendimento e Informação Central – Avenida da Praia Grande nos 762-804, China Plaza, 2°

andar (Tel. 2833 7676) Posto de Atendimento e Informação de T’ói San – Avenida de Artur Tamagnini Barbosa, n° 127, r/c,

Edf. D. Julieta Nobre de Carvalho, bloco “B” (Tel. 2823 2660) Posto de Atendimento e Informação de S. Lourenço – Rua de João Lecaros, Complexo Municipal do

Mercado de S. Lourenço, 4° andar (Tel. 2893 9006)

Horário: Centro de Prestação de Serviços ao Público: 2ª a 6ª feira, das 09:00 às 18:00 horas, sem interrupção ao almoço.Posto de Atendimento e Informação: 2ª a 6ª feira, das 09:00 às 19:00 horas, sem interrupção ao almoço.

A lista provisória dos candidatos será publicada na página da internet (http://www.iacm.gov.mo/main_p.htm) e afixada nos Serviços de Apoio Administrativo, sitos na Calçada do Tronco Velho, n.º14, Centro Oriental, M, e aquando da publicação da lista definitiva dos candidatos, dar-se-á a conhecer a data, a hora e o local de realização da prova.Os dados que o concorrente apresente, servem apenas para efeitos de recrutamento. Os dados pessoais apresentados serão tratados de acordo com as normas da Lei n° 8/2005, “Lei da Protecção de Dados Pessoais”, da RAEM. Caso advenham algumas dúvidas na verificação de documentos dos candidatos, os respectivos dados poderão ser entregues às entidades competentes para o devido apuramento ou para a obtenção de informações. Os candidatos, no uso do direito que lhes assiste nos termos legais, podem obter as informações que pretendam, consultar os seus dados e exercer o direito de oposição, necessitando, para o efeito, de apresentar o respectivo pedido, por escrito, ao IACM.

Macau, aos 17 de Junho de 2013.

Presidente do Conselho de AdministraçãoTam Vai Man

www. iacm.gov.mo

Aviso de recrutamento

Page 13: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

quinta-feira 20.6.2013 www.hojemacau.com.mo 13www.hojemacau.com.mo cultura

Tiago [email protected]

Para celebrar o seu vigésimo aniversário, a Schoeni art Gallery de Hong Kong endereçou

dez entrevistas, a dez dos seus artistas mais destacados. O fo-tógrafo Chinês Wang Guofeng, que sobretudo fala sobre a sua “linguagem criativa” e, natural-mente, na sua experiência Norte--Coreana, é um dos artistas em foco. No vídeo, Guofeng fala do seu interesse, passado e presente, enquanto artista, a propósito de estruturas de poder socialistas, bem como sobre a influência de ideologias associadas aos habitantes locais e à arquitectura.

Wang Guofeng estudou Be-las-artes na Mongólia, tendo mais tarde concluído a licenciatu-ra no Departamento de Pintura da academia Central de Belas-artes da China (CaFa), a instituição de ensino artístico mais reputada de Pequim. Numa curta introdução ao video, Wang Guofeng faz uma síntese de algumas das questões que para si foram determinantes no período de formação. Guofeng fala, por exemplo, de como o ensino em pintura, na CaFa, lhe permitiu avançar mais seria-mente nos territórios da fotogra-fia. Para Guofeng, a fotografia permite-lhe, hoje, uma expressão lógica de contemplação da arte, consubstanciando-se na criação de linguagens, de ‘frases’ únicas.

Quando Wang Guofeng fotografou as estruturas socia-listas do século XX, objecto de trabalho e investigação nas suas obras mais recentes, fê-lo, sobretudo, focado nos edifícios.

Música Joachim Garraud no Club CubicNo próximo Sábado, dia 22 de Junho, Joachim Garraud actua no Cubic. A actuação do DJ ocorrerá entre as 23h30 e as 6h. O nome de Joachim Garraud estará, para sempre, ligado aos primórdios da música techno em França. Garraud iniciou-se ao lado de Laurent Garnier, tendo mais tarde iniciado uma colaboração, nos domínios da produção de música de dança, com a Maxximum radio station, a primeira rádio francesa, totalmente dedicada à música de dança. Joachim Garraud é ainda considerado o pioneiro da música numérica e serial, tendo também produzido o trabalho de artistas como David Guetta, Jean-Michel Jarre, Paul Johnson, Deep Dish, David Bowie, OMD, Kylie Minogue, Mylene Farmer, Cassius, Ceronne, Moby, Robbie Rivera, entre outros. Em 2011, Joachim Garraud participou no festival – Inox Park, tendo actuado ao lado de nomes como Sven Vath, Axwell, Avicii, Steve Aoki, Joachim Garraud, Skrillex, Marco Carolla e Magda.

Arte Projecto QiuzhuangNos últimos meses, o artista Chinês Liu Mu (1974, Qiuzhuang), tem desenvolvido um projecto artístico na sua aldeia natal, Qiuzhuang, com a colecção do Van Abbemuseum. O Projecto Qiuzhuang define-se como um Museu Disperso e actua junto de uma pequena aldeia com cerca de 1000 habitantes, a aproximadamente 800 kilómetros ao sul de Pequim. Li Mu e o Van Abbemuseum iniciaram contactos no decurso da Exposição Universal de Xangai, em 2010, quando Li Mu integrou o projecto Double Infinity, organizado pelo Arthub Asia – uma plataforma curatorial que propicia e produz projectos desafiantes na Ásia e em todo o mundo. Li Mu visitou Eindhoven em 2011, tendo depois disso, proposto ao museu o envio de peças da colecção até Qiuzhuang. A ideia foi sendo desenvolvida e quando o artista, e os responsáveis pelo museu Holandês concluíram que seria difícil assegurar o transporte das peças, ambas as partes começaram a estudar a possibilidade de se realizarem cópias dos trabalhos a serem apresentados na aldeia Chinesa. Os primeiros passos concretizaram-se no passado mês de Fevereiro, com a apresentação de reproduções de obras de Sol LeWitt (Wall Structure, 1972) em Qiuzhang. O processo continua em marcha com Mu a criar cópias de obras de Dan Flavin, Richard Long, Andy Warhol, Daniel Buren e Carl Andre, entre outros. Nos próximos meses serão também apresentados vídeos de Ulay e Marina Abramovic em Qiuzhang.

Música Virginia Loue Sulong Wong apresentam um recital no CCMNo próximo dia 23 de Junho, Virginia Lou e Sulong Wong apresentam um recital no Centro Cultural. O programa, com o título Macao Youth Pianist Series 7, terá início pelas 20h, no pequeno auditório. Virginia Lou e Sulong Wong são duas jovens pianistas locais que concluem este ano a licenciatura no Departamento de Piano da Wright State University. O percurso académico das duas instrumentistas nos Estados Unidos, tem sido apoiado pela Fundação Macau e Instituto Cultural de Macau. Virginia Lou e Sulong Wong são alunas do conceituado Professor Jackson Leung, sendo que as duas jovens foram já distinguidas com diversos prémios. Este será o sétimo concerto de um conjunto de 8 recitais, organizados pela Associação de Piano de Macau, que tem vindo a apresentar ao público local, o trabalho desenvolvido por jovens bolseiros em instituições no estrangeiro.

Fotografia Schoeni art Gallery de Hong Kong faz 20 anos

A linguagem de Wang Guofeng

Guofeng refere que no decurso do processo de identificação das arquitecturas socialistas, foi sentindo necessidade de despir os edifícios de pessoas, carros, elementos que, para o artista Chinês, introduziam demasiado ruído. Por outro lado, Guofeng queria que a arquitectura assumisse todo o protagonismo, reclamando para si uma ideologia colectiva sustentada na ideia de poder.

A série de fotografias con-cebidas em torno do contexto socialista Norte-Coreano, foi realizada com recurso a uma lente de grande formato, fazen-do várias fotografias durante um período de tempo grande. O objectivo de Guofeng era partir das imagens resultantes para ampliações muito sig-nificativas. O artista Chinês refere que estava à procura de trabalhos extremamente gran-des, para poder lançar olhares sobre o detalhe e, nesse sentido, permitir aos espectadores sentir e ler o espírito e a política por detrás da arquitectura. Nas suas

séries “North Korea 2012”, Guofeng move-se para a frente da arquitectura; uma quantida-de massiva de pessoas torna-se o símbolo do poder socialista. Contudo, assim como na sua série de fotografias de arquitec-tura, em “North Korea 2012” Guofeng não desvaloriza os detalhes, convidando o espec-tador a vislumbrar indivíduos a baterem palmas ou a olharem directa e fixamente a câmera.

Em abril de 2012, milhares de Norte Coreanos acorreram à Praça Kim Il-sung, para aquilo que os governantes esperavam que fosse uma das maiores ce-lebrações da história da huma-nidade: o centésimo aniversário do pai fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung. Depois de ter visitado a Coreia do Norte em 2011, para fotografar a arquitectura local, Guofeng conseguiu permissão para parti-cipar nos festejos enquanto fo-tógrafo. através do seu trabalho fotográfico, Guofeng consegue oferecer um raríssimo olhar sobre a ideologia socialista

vigente numa das nações mais fechadas no mundo inteiro. Na entrevista, Wang Guofeng ex-plica como, três horas antes do evento ter início, ser chamado a apresentar-se às autoridades para ser revistado. Segundo o artista Chinês, as autoridades Norte Coreanas analisaram com todo o detalhe a câmara, chegando mesmo a desmontá--la. apesar de Guofeng ter pedido uma posição com um ângulo especial sobre o evento, as autoridades não acederam e disponibilizaram-lhe lugar na área destinada à imprensa estrangeira. Para o fotógrafo Chinês, a experiência Norte Coreana trouxe-lhe memórias de infância, de uma vida sob medidas restritivas muito seme-lhantes. Na entrevista realizada pela Schoeni art Gallery de Hong Kong, Guofeng mencio-na o seu interesse na história política socialista, enfatizando a importância de um projecto que procura registar quotidia-nos muito distantes e únicos.

Wang Guofeng nasceu em Liaoning, numa província do nordeste da China. Vive em Pequim desde 1998, onde, desde a conclusão da licenciatura em pintura na CaFa, trabalha como artista independente. Mais re-centemente, o fotógrafo Chinês participou, com o trabalho “Ima-ge anxiety”, na mostra colectiva PhotoEspaña, em Madrid. Em 2006, Wang Guofeng participou na 6.ª Bienal de Xangai, tendo exposto individualmente em galerias como a SPaCE HON-GJEE, na Coreia do Sul, e na academia Imperial das artes e das Ciências, em Moscovo.

Page 14: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

pub

Anúncio

IPOR comemora 125 anos de nascimento Fernando PessoaPara assinalar o 125.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa, ocorrido a 13 de Junho, o IPOR –Instituto Português do Oriente, promove, no âmbito dos seus Seminários, uma sessão multidisciplinar, para homenagear o poeta. As actividades terão lugar dia 25 de Junho, pelas 18:30, no Café do Oriente do IPOR e conjugam uma palestra, a declamação de textos de Pessoa, em português e chinês, uma mostra de trabalhos da pintora Cristina Mio alusivos ao poeta e ainda exposições bio-bibliográficas de Pessoa, informa o comunicado de imprensa da organização. Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, na freguesia dos Mártires, a 13 de Junho de 1888. Na nota biográfica que ele próprio redigiu em 1935, Pessoa apresenta-se como “tradutor”, mais exactamente como “correspondente estrangeiro em casas comerciais”, uma vez que “o ser poeta e escritor - diz - não constitui uma profissão, mas vocação”.

Museu de Cinemade Xangai abre ao públicoO Museu de Cinema de Xangai, um dos maiores centros de exposição de filmes da China, abriu esta segunda-feira na metrópole oriental, o berço do cinema chinês. Com uma área de mais de 10 mil metros quadrados, o centro apresenta múltiplas exposições que detalham o papel da cidade no desenvolvimento da indústria de cinema da China. “Não esperava tantas exposições no museu, que podem cobrir todas as classes de longas-metragens com sabor chinês, animações e vários filmes e o seu processo de produção”, disse Duan Xiaoxuan, director de fotografia de “Pequeno girino à procura da mãe”, uma famosa animação que obteve diversos prémios internacionais. O museu exibe mais de três mil peças, incluindo uma cópia do filme do hino nacional. Xangai teve o maior mercado de películas na China na segunda metade do século XX. A sua indústria de cinema abrangia uma completa cadeia industrial e diversos grupos cinematográficos modernos. Alguns dos grandes estúdios cinematográficos actuais, como a Disney e a Dreamworks, têm vindo a trabalhar com a indústria de cinema local nos últimos anos.

José C. [email protected]

O bairro de São Lázaro volta a receber a festa de São João nos próximos dias 22 e 23 deste mês, e à semelhança do ano passado o

adro da Igreja fica de fora dos festejos. “Vai ser um arraial feito nos mesmos moldes do ano passado, embora este ano vá haver uma maior participação e o número de tendas também vai ser maior,” disse Miguel de Senna Fernandes ao Hoje Macau. “A única novidade deste ano é a participação do grupo que vem promover as iguarias, os queijos...os sabores do Fundão. Vão ter uma tendinha para dar a conhecer os produtos da região,” acrescentou.

Muitos petiscos e animação é o que se pode garantir para o fim-de-semana, faça chuva ou faça sol. “O tempo é a dádiva de Deus, seja que tempo fizer há sempre festa. É esta a nossa atitude, a gente tei-ma, se todos teimarmos, melhor. Já estou preparado para a chuva, se não chover, melhor ainda, é peixe na rede”, afirma o advogado e presidente da Associação dos Macaenses.

A festa de rua é todos os anos organi-zada pela Casa de Portugal, Associação dos Macaenses(ADM), Instituto Inter-nacional de Macau, APOMAC e APIM, contando ainda com a colaboração da Escola Portuguesa de Macau, que este ano vai participar no evento com um grupo folclórico e com a sua banda.

A estrela de filmes de artes marciais Bruce Lee (1940-

1973) foi homenageado na Chinatown, de Los Angeles, nos Estados Unidos com a apresentação de uma estátua de dois metros de altura que o retrata em acção.

A estátua foi inaugurada perante um público de milhares de pessoas na região de Central Plaza, segundo informações do jornal “Los Angeles Times”.

A filha de Lee, Shannon, disse que a estátua, que foi criada por um artista de Guangzhou, na China, é a primeira de uma série de homenagens ao seu pai nos Estados Unidos.

A sua inauguração acon-teceu perto do aniversário de 40 anos da morte de Bruce Lee, ocorrida a 20 de Junho de 1973 e serve também para celebrar os 75 anos do bairro de Chinatown.

A escultura foi doada pela

Fundação Bruce Lee, grupo sem fins lucrativos criado para difundir o legado de Bruce Lee.

Mesmo assim, ainda não foi completamente instalada, e os responsáveis pela instituição pre-tendem recolher cerca de 1 milhão de patacas em donativos para que esta possa ser fixada numa base de concreto.

Nascido em São Francisco, na Califórnia, filho de pais de Hong Kong, Bruce Lee mudou-se para Los Angeles na década de 1960 e alcançou o estrelato ao obter o papel de Kato, na série de TV “The Green Hornet”.

Depois, teve uma curta e meteórica carreira no cinema, com filmes como “Operação Dragão”, sempre a explorar o seu talento nas artes marciais. A sua morte precoce, aos 32 anos, decorrente de um ede-ma cerebral, o tornou-o num símbolo dos filmes do género para sempre.

HM-1ª vez 20-6-13

Execuções (baseada em sent. cV1-12-0019-LAc-A 1º Juízo cívelou acto equiparado) n.º _____________________________

Exequente: VELASco MARiVic BoRinGGoT, de sexo feminino, titular do Passaporte das Filipinas, residente em Macau, 4i Blk 30 nova Taipa Gardens Rua de Bragança, Taipa.---------------------------------------------------------------Executado: o BAR Do MAcAco LiMiTADA, com sede em Macau, Avenida Dr. Mário Soares, n.º 25, Edf. Montepio, 2º andar Apartamento 25.----------------------------------------------------------------------------------------

***

-----Correm éditos de trinta (30) dias, contados da segunda e última publicação do anúncio, notificando o executado (o BAR Do MAcAco LiMiTADA, melhor identificado acima, do despacho proferido a 24/01/2013 que ordenou a penhora das contas bancárias abertas respectivamente no Banco de Desenvolvimento de Cantão, S.A., Sucursal de Macau e no Banco da China, Sucursal de Macau, ambas atribuídas a favor do executado, bem como a realização destas respectivamente no dia 14/02/2013 e 22/02/2013.--------------------Mais fica o executado notificado para, querendo, no prazo de dez (10) dias, decorrido que seja o dos éditos, pagar a quantia exequenda de Vinte e Nove Mil, Oitocentas e Oitenta e Seis Patacas e Setenta Avos (MOP$29,886.70) e acréscimos legais, ou deduzir embargos à execução ou oposição à penhora, e ainda requerer a substituição do bem penhorado por outro de valor suficiente, tudo conforme no art.º 820.º do C.P.C.M., sob pena de, não o fazendo no referido prazo, seguir o processo os ulteriores termos até final à sua revelia.-----------------------Os duplicados da petição inicial encontram-se aguardados nesta secretaria do 1.º Juízo Cível, podendo-os ser levantados nas horas normais de expediente.---

***na RAEM, 10/06/2013

Arraial de S. João São Lázaro voltaa receber festa que celebra o dia da cidade

Já cheira a sardinhas

Bruce Lee Estátua de dois metros inaugurada na Chinatown de Los Angeles

Aniversárioda morte da estrela

do Kung Fu

14 cultura quinta-feira 20.6.2013www.hojemacau.com.mo

Page 15: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

15culturaquinta-feira 20.6.2013 www.hojemacau.com.mo

pub

PRECISA-SEJornalista fluente em português,

inglês, cantonês e mandarim

Por favor, contactar o nosso jornal através do número de telefone 28752401

O diário da primeira via-gem comandada por Vasco da Gama na des-coberta do caminho

marítimo para a Índia (1497-99), atribuído a Álvaro Velho, foi esta terça-feira inscrito pela Unesco na lista do património Memória do Mundo.

Este documento relevante da História dos Descobrimentos, actu-almente propriedade da Biblioteca Pública Municipal do Porto, fazia parte do conjunto de 84 pedidos de inscrição enviados à reunião que o comité da Unesco está a realizar na cidade de Gwangju, no Camboja – e na qual está também em lista de espera a classificação da Universidade de Coimbra como Património Mundial.

O diário da descoberta do caminho marítimo para a Índia foi um dos 54 documentos e tes-temunhos históricos agora classi-ficados pela Unesco. Sobre ele, a organização diz tratar-se de “um testemunho verdadeiro da forma como Vasco da Gama, à frente da sua frota, descobriu a rota marí-tima para a Índia”. E acrescenta que esta foi uma aventura “sem precedentes” e “um momento determinante que mudou o curso da História”. “Além de constituir uma das maiores explorações marítimas realizadas, à época, pelos europeus, a viagem de Vas-co da Gama originou “uma série de acontecimentos que viriam a transformar o mundo”.

O arquitecto Paulo Hen-rique Durão foi esco-

lhido pela revista britânica Wallpaper Magazine, uma publicação que é uma re-ferência mundial no sector, como um dos 20 mais pro-missores arquitectos jovens em 2013, informou esta terça-feira a Universidade Lusíada, estabelecimento onde se licenciou.

O arquitecto viu o traba-lho desenvolvido pelo seu atelier, Phyd Arquitectura, reconhecido a par de outros 19 arquitectos provenien-tes de vários países, como Alemanha, Estados Unidos, Japão, Canadá e Brasil.

Do português Paulo Hen-rique Durão, que divide o tempo entre a arquitectura e o ensino, a revista destaca uma das suas últimas obras, a Casa em Moreira, na Maia. É para a Wallpaper “uma composição geométrica de baixos volumes

Relíquia Diário da viagem de Vasco da Gama à Índia inscrito na lista da Memória do Mundo

Descoberta que mudou o curso da História

Arquitectura Um português entre os 20 jovens mais promissores, segundo a Wallpaper

A reinventar partes do mundoortogonais, em betão, que alternam com espaços abertos que prolongam a estrutura para a natureza e outros ele-mentos circundantes”.

No site da Phyd Arqui-tectura, o arquitecto explica que “a casa constrói-se em torno de três temas de pro-jecto: o espaço contínuo e abarcante, que incorpora diferentes funções do habi-tar, o tempo, que incorpora o movimento e a permanên-cia, e a materialidade, que incorpora a antítese peso/leveza”. “O espaço articula, a compressão e horizontali-dade, com a descompressão e verticalidade. Num exer-cício preciso, de medida e proporção”, continua.

Paulo Henrique Durão, natural da Marinha Grande, licenciou-se na Universida-de Lusíada de Lisboa com a média final de 18 valores. O arquitecto tem ainda for-mação na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, onde actualmente é professor convidado, e lecciona na Lusíada, depois de já ter dado aulas na Lu-sófona.

Em 2009, em co-autoria com o espanhol Alberto Cam-po Baeza, Paulo Henrique Durão foi responsável pela Porta Milano, no aeroporto de Milão, Itália. No próximo ano, o arquitecto vai conceber uma nova sala de exposição para a fábrica Renova.

Citado pela Wallpaper, Paulo Henrique Durão expli-ca que a cada objecto novo gosta de fazer novas experi-ências. “Talvez envolvendo diferentes circunstâncias de cada vez, mas sempre da mesma forma, tentando reinventar uma pequena

parte do mundo, em cada projecto”, assim define a sua forma de trabalhar.

Todos os anos a Wall-paper faz uma selecção dos jovens arquitectos mais promissores, destacando algumas das suas obras. Este ano, ao lado do traba-

lho do português, há uma casa de Verão sueca, uma residência rural no interior de Michigan, um pavilhão escultural em Sidney ou até uma fábrica de engarrafar garrafas na Patagónia são algumas das obras destaca-das pela Wallpaper.

O texto original do diário esteve exposto, em 2008, na Biblioteca do Barreiro – terra natal do cronis-ta Álvaro Velho, que se crê ser o autor do documento. A Faculdade de Letras da Universidade do Porto disponibiliza-o actualmente on line na colecção Gâmica da Biblioteca Digital, acrescentado de uma lei-tura crítica do investigador José Marques.

Entre a lista dos 54 novos itens da Memória do Mundo, encontram-se os documentos que testemunham a viagem que o segundo imperador do Brasil, Pedro II (1825-1891), fez no seu país e a outros de quatro continentes diferentes durante o seu reinado. Também pedido pelo Brasil, foram classificados os arquivos de arquitectura de Oscar Niemeyer, o famoso ar-quitecto de Brasília falecido em Dezembro do ano passado, aos 104 anos.

Os registos audiovisuais com-pilados pelo documentarista e fo-to-jornalista Max Stahl relativos ao nascimento de Timor-Leste como país independente estão igualmente na lista da Memória do Mundo; o mesmo aconte-cendo com os manuscritos das obras históricas de Karl Marx, Manifesto do Partido Comunista e O Capital, e com a colecção de documentos relativos à vida de Ernesto Che Guevara, incluindo o seu diário de guerrilheiro na Bolívia.

Page 16: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

pub

Antó

nio

mil

-hom

ens

quinta-feira 20.6.2013desporto16 www.hojemacau.com.mo

Marco [email protected]

O Sporting Clube de Ma-cau já tem há muito o seu futuro definido nos relvados do território,

mas uma boa prestação dos leões no último desafio da temporada de 2013 deverá revelar-se provi-dencial para que a outra formação de matriz portuguesa que disputa o Campeonato de Futebol da II Divisão salvo uma época a todos os níveis calamitosa. Para per-manecer no segundo escalão, o Organismo Autónomo Desportivo da Casa de Portugal em Macau está dependente de uma vitória ou de pelo menos um empate dos leões no desafio frente ao Chuac Lun, formação que ocupa actualmente a antepenúltima posição da tabela.

Ontem, no frente-a-frente com a Selecção de Sub-18 da Associa-ção de Futebol de Macau, a for-mação orientada pelo são-tomense Pelé não conseguiu ir além de um empate a uma bola, num desafio

II Divisão Casa de Portugal dependente do resultado do Sporting

Amargura vai durar até ao fim

www. iacm.gov.mo

Notificação n° 013/DLA/SAL/2013

Considerando que não é possível notificar o interessado, NORTH BORDER MACAU LIMITADA por ofício, via telefone nem por outro meio de acordo com o estipulado nos artigos 10° e 58° do “Código do Procedimento Administrativo”, aprovado pelo Decreto-Lei n° 57/99/M de 11 de Outubro, notifico que, nos termos do n°2 do artigo 72° do mesmo Código, o estabelecimento denominado por BISTRO FRONTEIRA DO NORTE, sito em The Grand Canal Shoppes, The Venetian Macau Resort & Casino, Cotai, Unit nº. 2505, Piso 3 (L3), não reúne os requisitos determinados pelo Regulamento Administrativo n°16/2003 para a actividade pretendida, pelo que por despacho do signatário datado de 29/05/2013, foi cancelada a referida licença.

Nos termos do artigo 145º e 149º do “Código do Procedimento Administrativo”, aprovado pelo Decreto-Lei nº 57/99/M, de 11 de Outubro, o interessado poderá apresentar para o autor do acto, no prazo de 15 dias, reclamação contra o citado acto administrativo e/ou, nos termos do artigo 15º do Regulamento Administrativo nº 32/2001, apresentar recurso hierárquico facultativo para o Conselho de Administração do IACM, no prazo previsto do n° 2 do artigo 155° do “Código do Procedimento Administrativo”, não invalidando a aplicação do artigo 123º do citado Código.

Poderá ainda apresentar recurso contencioso para o Tribunal Administrativo da Região Administrativa Especial de Macau, no prazo previsto na Secção II do Capítulo II do “Código de Processo Administrativo Contencioso”, aprovado pelo Decreto-Lei nº. 110/99/M, de 13 de Dezembro.

A falta de apresentação de impugnação acima mencionada contra a decisão, constante da presente notificação, implica a sua execução imediata.

Macau, aos 10 de Junho de 2013.

O Vice-Presidente do Conselho de AdministraçãoLei Wai Nong

em que Eric Peres chamou a si ao mesmo tempo os estatutos de herói e de vilão. O defesa, de origem francesa, comprometeu inadverti-damente as aspirações da Casa de Portugal ao desviar de cabeça um

pontapé de canto do Chuac Lun para o fundo das redes à guarda de João Guedes. O golo apontado na própria baliza ainda na etapa inicial do encontro tornou Eric Peres no mais obstinado e no mais

persistente dos atletas do grupo de trabalho orientado por Pelé. O jogador gaulês, que já vestiu a ca-misola do Futebol Clube do Porto de Macau, emendou o infeliz erro da primeira metade com um novo

cabeceamento certeiro, desta feita na baliza do Chuac Lun. Inconfor-mado, Eric Peres voltou a estar em evidência por duas ocasiões, ao enviar por duas vezes a bola ao ferro da baliza adversária.

Com uma confiança renovada, a Casa de Portugal foi tomando conta da partida e esteve por várias ocasi-ões perto de consumar a reviravolta no marcador, mas a um quarto de hora do fim do tempo regulamentar a situação da formação de matriz portuguesa voltou a complicar-se com a expulsão de Carlos Vilar. O atleta, que tinha visto o cartão amarelo por uma entrada dura sobre um adversária, recebeu ordem de marcha por parte do trio de arbi-tragem depois de ter travado um lance com a mão. Em superioridade numérica, a Selecção de Sub-18 recuperou algum do protagonismo perdido e criou as melhores opor-tunidades da recta final da partida, sem conseguir ainda assim bater João Guedes na baliza da Casa de Portugal. A formação orientada por Pelé fica agora à espera do desenlace do último duelo da temporada, que opõe Chuac Lun e Sporting Clube de Macau. Já campeões há quatro jornadas, os leões do território rece-bem antes do arranque do desafio as faixas relativas ao triunfo alcançado na edição de 2013 do Campeonato de Futebol da II Divisão.

Page 17: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

17quinta-feira 20.6.2013 www.hojemacau.com.mo futilidades

Sudoku [ ] Cruzadas

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

Aqui há gato

[Tele]visão

Pu Yi

SoluçõeS do problema

HORIZONTAIS: 1-IRAR. ETIMO. 2-OASIS. EME. 3-I. MELRO. MO. 4-RUM. MIL. 5-SOS. NAMORO. 6-CIS. GAS. VIR. 7-ALIJAR. BEM. 8-UVA. SIM. 9-DO. ATOAR. PI. 10-ARA. RODAR. 11-TOURO. LAIA.VERTICAIS: 1-IOIO. CAUDA. 2-RAS. SILVO. 3-AS. SOSIA. 4-RIM. ARU. 5-SER. GASTAR. 6-LUNARIO. 7-TERMAS. MAR. 8-IMO. ROL. 9-ME. MOVER. 10-MIRIM. PAI. 11-BOLOR. VIRA.

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUçãO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

HORIZONTAIS: 1 – Enfurecer; vocábulo que é origem imediata de outro. 2 – Espaço coberto de vegetação no meio de um deserto; nome da letra M. 3 – Nona letra do alfabeto (pl.); pássaro dentirrostro da família dos túrdidas que tem plumagem negra e bico amarelo; pedra circular rotativa de moinho ou lagar. 4 – Bebida alcoólica, proveniente da destilação do melaço; um milhar. 5 – Sem companhia (pl.); acto de namorar. 6 – Pref. de origem latina que exprime a ideia de aquém de, do lado de cá de, deste lado de; fluido aeriforme; chegar. 7 – Desembaraçar-se de; virtude. 8 – Bago do cacho da videira; designativo de afirmação. 9 – Contr. da prep. de com o art. def. o; rebocar; nome da letra grega que corresponde ao P latino. 10 – Altar cristão; fazer andar à roda. 11 – Boi bravo; qualidade.

VERTICAIS: 1 – Brinquedo constituído de uma bobina ou carratel a que se enrola um cordel e se dá um movimento de rotação; prolongamento da espinha dorsal, nos quadrúpedes. 2 – Chefe etíope; som agudo que as serpentes soltam. 3 – Metade da pedra do jogo do dominó ou lado do dado, que tem marcado um só ponto ou pinta; pessoa que é muito parecida com outra; contr. da prep. a com o art. def. o. 4 – Órgão excretor que tem a seu cargo a função da formação da urina; espécie de sapo da região do Amazonas. 5 – Existir; consumir. 6 – Calendário em que o tempo é computado por luas. 7 – Estabelecimento termal; grande massa e extensão de água salgada que cobre cerca de três quartas partes da superfície do Globo. 8 – Que está no lugar mais fundo; conjunto de coisas descritas e enumeradas. 9 – A mim; imprimir movimento a; contr. da prep. de com o art. def. a. 10 – Nome de várias espécies de abelhas pequeninas da família dos meliponídeos; progenitor. 11 – Vegetação criptogâmica que se forma nas matérias orgânicas quando entram em decomposição; tira de couro do calçado que serve para prender a sola ao cabedal.

Rua de S. domingoS 16-18 • Tel: +853 28566442 | 28515915 • Fax: +853 28378014 • [email protected]

À VENdA NA LIVRARIA PORTuGuESA

TdM13:00 TDM News - Repetição13:30 Telejornal + 360° (diferido)14:40 RTPi DIRECTO18:40 Cougar Town - Sr.119:00 Montra do Lilau (Repetição)19:30 Vingança20:30 Telejornal21:00 TDM Talk Show21:30 Castle Sr.422:10 Escrito nas Estrelas23:00 TDM News23:30 Herman 201300:30 Telejornal (Repetição)01:40 RTPi DIRECTO

inFoRmação Tdm

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:35 Poplusa15:30 Destino: Portugal - II16:00 Bom Dia Portugal17:00 AntiCrise17:20 Portugal Aqui Tão Perto18:15 O Teu Olhar (Telenovela)19:05 SEGREDO DE JUSTIçA20:00 Jornal da Tarde 21:15 O Preço Certo22:10 A Hora de Baco22:30 ALTA PRESSãO23:00 Portugal no Coração

30 - FOX Sports13:00 Fina aquatics World 2013 13:30 Tour De Taiwan 2013 Highlights15:30 The Football Review 2012-201316:00 global Football 2012/1316:30 Asean Basketball League 201318:30 (Delay) Baseball Tonight International 201319:30 (live) Fox SpoRTS Central20:00 Total Rugby20:30 ABL Crossover 201321:00 global Football 2012/1321:30 The Football Review 2012-201322:00 Fox SpoRTS Central22:30 Thursday Fight night With uFC

31 - STAR Sports13:00 Mobil 1 The Grid 201313:30 Smash 201314:00 ATP - Aegon International17:00 Sports max 2012/13

18:00 (LIVE) ATP - Aegon International19:30 Fim mx3 World Championship 2013 - Highlights20:00 Grand Prix De Pau 201321:00 2 Wheels21:30 (LIVE) Score Tonight 201322:00 aureus Spirit Of Sport22:30 2 Wheels23:00 (LIVE) ATP - Aegon International

40 - FOX Movies11:40 What lies Beneath13:50 Safe15:25 The Sixth Sense17:15 In Time19:05 Con Air21:00 The Vow

22:45 White Chicks00:35 Chronicle

41 - HBO12:15 Enemy Of The State14:25 Ghost16:50 Journey 218:25 Flubber 20:00 Bad Boys22:00 S.W.a.T.00:00 Bunraku

42 - Cinemax12:45 Dark Tide14:35 Lost Boys16:00 The Vengeance Of She17:45 Justice League:19:00 Disturbing Behavior20:25 The Blob22:00 Your Highness23:35 Spartacus: Vengeance00:30 Days Of Thunder

Sala 1World War z [c]um filme de: marc ForsterCom: Brad pitt, marc Forster, mireille enos14.30, 19.30

noW you See me [b]Um filme de: Louis LeterrierCom: Mark Ruffalo, Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, mélanie laurent16.30, 19.30

Sala 2 noW you See me [b]Um filme de: Louis LeterrierCom: Mark Ruffalo, Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, mélanie laurent14.30, 19.30

World War z [3d] [c]um filme de: marc ForsterCom: Brad pitt, marc Forster, mireille enos16.30, 21.30

Sala 3miracle cell no.7 [b](Falado em coreano e legendado em chinês/ inglês)Um filme de: Lee Hwan-gyeongCom: Ryoo Seung-ryong, Park Sin-hye, Gal So-won14.30, 16.45, 19.15

long Weekend [c](Falado em tailandês e legendado em chinês/ inglês)Um filme de: Taweewat wanthaCom: Shin Chinawut, Namcha Sheranat, Sean Jindachote21.30

Em todo o lugar há brasileiros e em Macau não é excepção. Aqui a comunidade de brasileiros é pequena, quando comparada com a comunidade portuguesa, por exemplo, mas não deixa de se fazer notar através dos mais variados eventos culturais. Um deles é o “Brasucas de Macau vem pra rua”, uma actividade de rua que pretende ir de encontro aos protestos históricos que estão a acontecer no Brasil a favor de maior justiça social aos mais vários níveis. Este evento não passa de uma amostra do que tem vindo a acontecer em todo o mundo e só mostra que os brasileiros aqui estão atentos ao que se passa no seu país. Mas olhemos para os motivos que levaram as pessoas à rua no Brasil e tentemos fazer um exercício de comparação com a realidade em que estes brasileiros estão inseridos. Lá as pessoas vêm os seus bilhetes de autocarro serem aumentados e vão para as ruas porque, para além disso, estão fartos da injustiça e da corrupção gritante num país que se diz um Estado de Direito e uma democracia plena. Em Ma cau, as tarifas dos autocarros aumentam mas são suportadas pelo Governo, mas os activistas cá do burgo manifestam-se na mesma. As pessoas no Brasil estão a manifestar-se contra a corrupção e um Governo inactivo, que não promove a igualdade social. Em Macau, acontece tudo isso, mas só se espera pelo cheque pecuniário. Estes são pequenos e breves exercícios de comparação, e não podia deixar de fazer ao ver uma sociedade tão parada em termos cívicos como esta. Felizmente que há jovens que já começam a sair para a rua, mas continuamos a viver num regime de subsídio-dependência e ainda há queixas. Por outro lado, os que não acompanham o crescimento galopante queixam-se, mas a esses ninguém os ouve.

OS ÚLTIMOS PRESOS dO ESTAdO NOVO • Joana Pereira BastosDepois de uma curta “Primavera Marcelista”, o País assistiu a uma escalada da repressão contra os portugueses que enfrentavam a ditadura. Entre 1973 e 1974, mais de 500 pessoas, pertencentes a vários movimentos políticos e oriundos de diferentes classes sociais, do operariado à alta burguesia, foram presas e violentadas pela PIDE. No forte de Caxias, os presos eram sujeitos às mais sofisticadas formas de tortura, ensinadas à polícia política portuguesa pela CIA, enquanto lá fora se preparava a revolução de 25 de Abril. Depois de meses de sofrimento, os homens e mulheres encarcerados em Caxias enfrentaram momentos de angústia e incerteza quando souberam que houvera um golpe militar em Lisboa – seria um golpe da esquerda ou, tal como acontecera pouco antes no Chile, da direita radical? De trás das grades, privados de informação credível, os prisioneiros enfrentaram essa dúvida insuportável durante horas a fio. Alguns temeram pela própria vida, esperando que um pelotão de fuzilamento os viesse buscar às celas. Sofrendo até ao fim, os últimos presos políticos do Estado Novo só conheceram a liberdade na madrugada de 27 de Abril de 1974 – dois dias depois da revolução que acabou com 48 anos de ditadura.

OS PrOTESTOS BrASILEIrOSEM MACAU

Page 18: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

quinta-feira 20.6.2013opinião18 www.hojemacau.com.mo

Fernando Santosin Jornal de Notícias

Política o que é da Política, à Jus-tiça o que é da Justiça. O princípio teórico é perfeito. O País assiste, porém, a uma prática desviante, seja pela existência de agentes prontos a usarem o sistema de

Justiça como meio para abocanharem e proce-derem a assassinatos públicos de carácter de políticos, seja por estes se demitirem das suas responsabilidades.

O indesejável extravasar - ou mesmo concubinato - de poderes está farto de fazer mal irreversível ao sistema democrático.

Demasiadas vezes em conluio cirúrgico com partes da Comunicação Social, abun-dam os exemplos de violações sistemáticas do segredo de Justiça, cujo fito é apenas o de sentenciar em praça pública gente inocente e incapaz de recuperar a sua imagem dos males de que é vítima. Do escândalo Casa Pia ao Freeport, entre muitos outros, multiplicam-se os casos de vítimas de um sistema polvilhado por alguns sabujos e que os acaba por absolver nas barras dos tribunais. Tarde e a más horas.

Os malefícios do sistema, claro, dependem em muito da autonomia e da qualidade do poder legislativo. Infelizmente, no entanto, os políticos denotam cada vez menor capacidade (e coragem) para traçarem o rumo. Pelo con-trário: alijam responsabilidades, procurando endossá-las para outro patamar de Poder. É paradigmática dessa insuficiência a falta de coragem para aclarar a Lei Eleitoral Autár-quica e a eventual incompatibilidade de um

O actual ruído parlamentar sobre as PPP ou sobre as famosas swapp - como antes sobre o BPN, e, e...... - é típico de uma chicana política dispensável. Na esmagadora maioria dos casos, a retórica é oca, não chumba, num posicionamento transversal à partidarite, condutas claramente irresponsáveis e danosas, presentes ou passadas. É mera espuma dos dias, incapaz de travar próximas ondas de gestão ruinosa do interesse público. O espalhafato é muito; as consequências práticas e irrepreensíveis nenhumas

A gestão danosa e as tribos

presidente de Câmara poder candidatar-se a novo concelho após três mandatos...

Comportamento tão mau dos políticos só tem correspondência na incapacidade para também eles criarem e obedecerem a um código de ética. E esse deveria ser o patamar mínimo, a cumprir especialmente por todos quantos foram eleitos como deputados da Assembleia da República.

As comissões de inquérito parlamentar, por regra, são exemplificativas.

Sempre e quando ecoa a suspeita de um desvio de comportamentos, apressam--se os partidos políticos à criação de comissões de inquérito. Do acidente de Camarate à relação PT-TVI, do escândalo BPN às parcerias público-privadas, grupos de senhores deputados aplicam-se num ritual de audições e de relatórios dos quais raramente sai uma posição tresmalhada do tradicional posicionamento político partidário.

A imagem pública das comissões parla-mentares de inquérito gravita, ao fim e ao cabo, segundo um eixo único: a tentativa

de proceder a ajustes de contas com os governos, presentes ou passados, alinhan-do os deputados por tribos e não por uma conclusão, boa ou má para as suas hostes.

O actual ruído parlamentar sobre as PPP ou sobre as famosas swapp - como antes so-bre o BPN, e, e...... - é típico de uma chicana política dispensável. Na esmagadora maioria dos casos, a retórica é oca, não chumba, num posicionamento transversal à partidarite, condutas claramente irresponsáveis e dano-sas, presentes ou passadas. É mera espuma dos dias, incapaz de travar próximas ondas de gestão ruinosa do interesse público. O espalhafato é muito; as consequências prá-ticas e irrepreensíveis nenhumas.

À

Page 19: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

19opiniãoquinta-feira 20.6.2013 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editor Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos; Soraia Zhou[estagiária] Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; David Chan; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Isabel Castro; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Leocardo; Maria Alberta Meireles; Mica Costa-grande; Paul Chan Wai Chi; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

homem é por natureza um animal politico. Desde que alguém bem intencionado teve um dia a brilhan-te ideia de escolher representantes para tratar do funcionamento das instituições, a governação e a

segurança do povo, das tarefas mais aborreci-das, outro alguém decidiu subverter algumas destas responsabilidades e com isso chamar a si o poder. Entrar no jogo da política é o pináculo da afirmação, o supra-sumo da iden-tidade social. Faço política, logo existo, e faço questão que se saiba que existo. Aqui estou eu, pronto para servir a sociedade, disposto a sacrificar a minha privacidade e tempo livre e dar o meu melhor para contribuir para a sociedade. Quem pode resistir a tão generosa oferta? Que homem tão corajoso, disposto a “trabalhar para nós”, sujeito ao desgaste da sua imagem e às vertigens da popularidade. Para que se concretize esta espécie de “magia” basta colocar uma cruzinha ao lado do seu nome e lá vai ele, qual cavaleiro andante de armadura reluzente numa cruzada pelo bem. É pena que não seja bem esta a imagem que se tem dos políticos e da política. Temos que reconhecer que é muito mais encantadora. E menos deprimente, também.

Nas sociedades que têm a sorte de viver numa democracia pluralista que lhes permita eleger em liberdade os seus representantes, há um ciclo que se repete de quatro em quatro anos: o acto eleitoral. “Outra vez? Que grande chatice” – dirão alguns políti-cos quando é ano de eleições – “Mas quem são estes gajos para dizerem se fico mais quatro ou se vou embora? O que é que eles sabem?”. Nos círculos onde existe uma tradição democrática solidamente enraizada, não se permite sequer questionar a validade das eleições, sob pena de “morte política” (é como a morte normal, mas fica-se vivo). Fica bem aceitar a derrota com um desportivismo “democrático”, elogiando a participação do eleitorado e tecendo loas à democracia. Mesmo que a vontade seja de mandar todos à fava. Apesar do despesismo, do incómodo e da poluição ambiental e sonora que provoca

bairro do or ienteLeocardo

Em Macau também temos eleições, “or something like that”. É no dia 15 de Setembro que se vai eleger pela via directa e do voto popular catorze deputados para a Assembleia Legislativa recorrendo a um método inspirado no de Hondt, só que aldrabado

A vã glória de mandara campanha eleitoral, o sufrágio é a única forma eficaz de fiscalizar a acção da política, avaliar os políticos e lembrá-los que estão ali para trabalhar, e caso não sirvam cedem o lugar a outros. Infelizmente nem sempre se faz a escolha mais acertada, e mesmo que se mudem as moscas continua a mesma…bem, já sabem. Mas pelo menos o direito de poder escolher e de mudar de moscas é uma garantia preciosa. Pelo menos temos forma de correr com os gajos que nos andaram a enganar durante quatro anos. Vingança, doce vingança.

Não censuro os políticos, mesmo que tomem medidas que não me agradem ou que me prejudiquem. Consolo-me com o facto de que tenho alternativas, e mesmo que o tipo que me tramou seja reeleito não me resta senão respeitar a vontade da maioria – mesmo que seja uma maioria de cavalgaduras com tendências masoquistas. A democracia permite até que manifestemos a nossa insatisfação com o elenco governativo eleito sem que estes nos deportem para um “gulag” ou se recusem a tratar com e mesma deferência que o seu eleitorado. Quando o General António Ramalho Eanes, que muito estimo, disse aquando da sua eleição para Chefe de Estado: “serei o presidente de todos os portugueses”, resumiu este conceito em apenas uma frase. Foi uma tirada de génio.

Mesmo que apenas nos seja permitido exercer o nosso dever cívico aos 18 anos,

na plenitude da maioridade (se as crianças pudessem votar, votavam no MRPP), é ainda durante a infância e a adolescência que te-mos o primeiro contacto com essa meretriz traiçoeira que é a política. Elegemos os delegados de turma, negociamos com os professores as datas dos testes, votamos para a associação de estudantes. Somos uns democratas como deve ser. Lembro-me de ter feito parte da associação de estudantes que venceu as eleições no lice, uma eleição tão renhida e participada que deixaria as presidenciais americanas rubras de inveja. E o que fizemos depois de eleitos? Nada, como qualquer político que se preze. Fizemos meia dúzia de reuniões onde a maioria aparecia com um sorriso parvinho como quem diz “olha para mim aqui a mandar, mamã”. Ao fim de algum tempo ninguém estava para se chatear e ficar na escola durante as ho-ras livres, e desistimos. Em suma, fizemos política. Política-júnior, mais precisamente.

Em Macau também temos eleições, “or something like that”. É no dia 15 de Setembro que se vai eleger pela via directa e do voto popular catorze deputados para a Assembleia Legislativa recorrendo a um método inspirado no de Hondt, só que aldrabado. Os resultados das eleições não determinam a formação de um Governo, como outras por esse mundo fora, mas nem por isso têm menos valor. Os nossos políti-cos, que os temos, mesmo que em regime de part-time, vão fazer uso da sua imaculada imagem, aparecendo em cartazes sorrindo de orelha a orelha ostentando camisolas foleiras com as cores e a simbologia das suas listas, ao mesmo tempo que dizem que nos vão servir e aos nossos interesses…Esperem, não é preciso repetir. Basta uma remissão para o primeiro parágrafo. No fundo é um pouco como a própria política; no final volta tudo ao início. É baralhar e voltar a dar. Mas pelo menos nesse dia, um em cada olimpíada, temos algo valioso que deixa os políticos a salivar: o voto. E só por isso já vale a pena brincar à política, apesar de tudo.

O

Page 20: Hoje Macau 20 JUN 2013 #2875

quinta-feira 20.6.2013www.hojemacau.com.mo

car toon por Steff ProteStoS no braSilPoder de compra português inferior à média europeiaO poder de compra dos portugueses era 25 por cento inferior à média dos restantes estados da União Europeia, em 2012. O Eurostat revelou que o PIB expresso em paridades de pode de compra (PPC) estava, no ano passado, em Portugal, 25 por cento abaixo da média dos países da UE. No topo da lista divulgada pelo gabinete de estatísticas europeu está o Luxemburgo (nível de riqueza em 2012 era de 271 por cento), seguido da Áustria (131 por cento). Na outra ponta da tabela, havia sete países cujos cidadãos tinham poder de compra mais baixo que Portugal - Lituânia, Estónia, Polónia, Hungria, Letónia, Roménia e a Bulgária. Este último país contabilizou os cidadãos mais pobres (tinham 47 por cento do poder de compra da média da UE).

Vaticano reconhece novo milagrea João Paulo IINuma altura em que decorre o processo de canonização de João Paulo II o Vaticano reconhece ao antigo Papa um segundo milagre. A informação é avançada pela agência noticiosa Ansa, que cita fonte da comissão teológica da Congregação para a Causa dos Santos. Instado a comentar a informação, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, optou por não comentar, em declarações à AFP. Certo é que as fontes citadas pela Ansa asseguram que o mundo irá ser ficar surpreendido com o alegado milagre. Recorde-se que a oficialização de milagres passa, antes de ser aprovada pelo Papa Francisco, pela confirmação de uma comissão de cardeais.

ONU Edifício atacadoVários homens armados atacaram um complexo das Nações Unidas (ONU) na capital somali, Mogadíscio, esta quarta-feira, numa acção reclamada pelo grupo islâmico Al Shabaab, segundo a AFP. Explosivos - aparentemente por um bombista suicida num carro armadilhado - foram primeiro accionados no portão da base do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), abrindo caminho para os atiradores entrarem, atirando contra os guardas da segurança, avança a Reuters. O exército somali e forças da União Africana enfrentaram os homens, ouvindo-se tiros durante largos minutos. Não há ainda informações sobre feridos ou baixas. O edifício fica muito perto do aeroporto de Mogadíscio.

Comunidade brasileira de Macau sai à rua napróxima segunda-feiraNum evento criado ontem no Facebook por Natasha Fellini e Cacio Inhaia, a comunidade brasileira prepara-se para se juntar ao coro de protestos contra as políticas do Brasil na próxima segunda-feira no Leal Senado, numa marcha até às Ruínas de São Paulo. A iniciativa – ainda com hora provisória marcada para as 18h -, servirá para sair à rua contra os impostos, a impunidade, os salários baixos ou a baixa qualidade das escolas. “Devemos fazer alguma coisa para a nossa pátria também. Vamos às ruas. Vamos mostrar a Macau que nós brasileiros não fugimos da luta”, pode ler-se na página do evento. Até ao fecho desta edição eram já cerca de 50 as pessoas que aderiram ao evento.

Fome deverá agravar-se nos próximos 25 anosUm relatório do Banco Mundial revela que a fome vai agravar-se nos próximos 25 anos e que em alguns países africanos 90 por cento da população vai estar subnutrida. Segundo o Banco Alimentar, os países pobres vão ficar ainda mais pobres nas próximas décadas, forçando a migração, aumentando o risco de doenças e agravando a qualidade de vida das populações. O relatório alerta também para a questão de aumento da temperatura, que poderá condicionar as colheitas de arroz, trigo e milho, alerta o Banco Mundial. O aquecimento global terá particular impacto na África subsariana.

Talibã infiltrado matou cinco políciasUm talibã infiltrado nas forças de segurança da província de Helmand, no Sul do Afeganistão, matou cinco agentes da polícia. O homicida disparou mortalmente sobre os cinco polícias, num posto de segurança de Mirandab, no distrito de Grishk, e depois fugiu com várias armas. A autoria dos ataques já foi reivindicada pelos talibãs.

Director do Hoje Macau abandona corrida à al

Observatório Cívico sem Carlos Morais JoséGonçalo Lobo [email protected]

trêS dias após ter anunciado ser can-didato à assembleia legislativa (al) na

lista liderada por agnes lam, observatório Cívico, Carlos Morais José renunciou à in-tenção. “Como não existe a possibilidade real de abandonar a direcção do jornal e sabendo que tal assunto seria constante-mente utilizado na campanha para denegrir a lista, bem como desviar as atenções daquilo que realmente importa nesta campa-

nha eleitoral, resta-me retirar a minha candidatura.”

num comunicado enviado à imprensa, o director do Hoje Macau fala das “imediatas e ne-gativas repercussões na comuni-dade chinesa, através dos fóruns e redes sociais na internet” depois da posição assumida pela asso-ciação da imprensa em Português e inglês de Macau (aiPiM), cujo comunicado condenava o facto do director do Hoje Macau não suspender a sua actividade.

Carlos Morais José refere mesmo que, depois da posição pública da aiPiM, é “claro” que a sua presença na referida

lista “causaria mais dano que benefício”.

AGnes LAM triste COM A renúnCiAem declarações à rádio Macau, a líder do observatório Cívico, agnes lam, lamenta a saída de Carlos Morais José. “entendo e respeito completamente a sua decisão”, disse. “lamento que não possamos contar com ele desta vez, mas como tivemos conversas e discutimos as nossas ideias e as nossas preocupações, penso que podemos contar ainda com o seu contributo para a elaboração do nosso programa.”

a professora de jornalismo diz mesmo que a desistência do director do Hoje Macau “fere a campanha mas isto é só o princípio”. “Ainda não fiz qualquer anúncio na imprensa chinesa porque ainda não ti-vemos oportunidade. Para nós significa uma pequena crise e temos que a resolver o mais depressa possível.”

AiPiM PArCA eM PALAvrAsJoão Francisco Pinto, presidente da aiPiM, pouco disse sobre a desistência de Carlos Morais José. Para o também director de informação e programação dos canais portugueses da tDM, o comunicado “visava apenas a defesa do jornalismo e dos valores éticos e deontológicos da profissão”, afirmou à Rádio Macau.