Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

20
TEMPO POUCO NUBLADO MIN 26 MAX 31 HUMIDADE 65-90% • CÂMBIOS EURO 9.7 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUINTA-FEIRA 7 DE JUNHO DE 2012 ANO XI Nº 2626 PUB Ter para ler CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Proposta de lei com alterações chega à Assembleia PÁGINA 2 TAÇA DE MACAU Ka I eliminado pelo Porto em jogo emocionante PÁGINA 16 Democracia sem escolha Todos os camaradas da associação dizem que Chao é a pessoa ideal para presidente. Até Scott Chiang, lógico sucessor, quer ser só “co-piloto” dele. E assim, o mais provável é que Chao se recandidate. Mesmo recusando assumir, como fez em conversa com o Hoje Macau. PÁGINA 3 Jason Chao termina mandato à frente da Associação Novo Macau Democrático. Ninguém se assume candidato DANÇA Profissionais dizem que Macau não tem nível internacional CENTRAIS CLUBE NÁUTICO Sócios pedem acção do Governo para verem as contas PÁGINA 4

description

Edição do Hoje Macau de 7 de Junho de 2012 • Ano X • N.º 2626

Transcript of Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

Page 1: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

TEMPO POUCO NUBLADO MIN 26 MAX 31 HUMIDADE 65-90% • CÂMBIOS EURO 9.7 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUINTA-FEIRA 7 DE JUNHO DE 2012 • ANO XI • Nº 2626

PUB

Ter para ler

CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

Proposta de leicom alterações chega à Assembleia

PÁGINA 2

TAÇA DE MACAU

Ka I eliminadopelo Porto em jogo emocionante

PÁGINA 16

Democraciasem escolha

Todos os camaradas da associação dizem que Chao é a pessoa ideal para presidente. Até Scott Chiang, lógico sucessor, quer ser só “co-piloto” dele. E assim, o mais provável é que Chao se recandidate. Mesmo recusando assumir, como fez em conversacom o Hoje Macau. PÁGINA 3

Jason Chao termina mandato à frenteda Associação Novo Macau Democrático.Ninguém se assume candidato

DANÇA

Profissionais dizem que Macau não tem nível internacional

CENTRAIS

CLUBE NÁUTICO

Sócios pedem acção do Governo para verem as contas

PÁGINA 4

Page 2: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

2 política quinta-feira 7.6.2012www.hojemacau.com.mo

Reforma políticaseguiu para PequimA proposta de revisão da metodologia para a escolha do Chefe do Executivo e a proposta de revisão da metodologia para a Constituição da Assembleia Legislativa, aprovados por uma maioria de dois terços dos deputados, foram submetidas oficialmente, ontem, por Chui Sai On ao Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional (CPAPN) para efeitos de ratificação e de registo. O Chefe do Executivo considera que as duas propostas correspondem às disposições da Lei Básica e por isso enviou, ontem, um representante a Pequim para entregar os documentos ao Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado, por forma a serem apresentados ao CPAPN, dando por concluída a quarta fase do processo de desenvolvimento do sistema político.

O Secretário de Estado das Comu-nidades, José Cesário, chega na

sexta-feira a Macau para presidir às comemorações locais do 10 de Junho, numa viagem que o levará também a Hong Kong e a Xangai.

O diplomata e comitiva por-tuguesa vão ser recebidos pelo Chefe do Executivo, num almoço no Palácio de Santa Sancha, sua re-sidência oficial, após reunião com o presidente da APOMAC, Fran-cisco Manhão, e com José Pereira

Coutinho, deputado e conselheiro das comunidades portuguesas. José Cesário também estará presente na missa celebrada pelo bispo de Macau, D. José Lai, na Sé Catedral de Macau, e à noite vai ter um jantar com os conselheiros locais das Comunidades Portuguesas.

No dia 10 de Junho, preside às celebrações da efeméride portugue-sa que têm início com o hastear da bandeira nacional no Consulado de Portugal, seguindo-se a abertura da

exposição “A Geração de 500” da pintora Isabel Nunes, patente no edifício da representação consular e a romagem ao Jardim Luís de Camões onde alunos da Escola Portuguesa e de uma Escola Luso-Chinesa vão entoar um soneto do poeta português.

Ao final da tarde, na residência de Portugal, José Cesário e o cônsul Manuel de Carvalho recebem a co-munidade portuguesa e de Macau e as principais figuras do território, como o chefe do executivo.

Joana [email protected]

CHEGOU à Assembleia Le-gislativa (AL) a proposta de lei que altera o Código de Processo Penal. Depois

de 20 dias de consulta pública, no ano passado, a Direcção dos Serviços para a Reforma Jurídica e do Direito Internacional (DSRJDI) elaborou o relatório final, que reúne as opiniões recolhidas, e a AL admitiu a entrada do projecto ao diploma.

As principais alterações ao Código de Processo Penal vigen-te já eram conhecidas e visam, sobretudo, tornar a justiça mais célere. Algumas das propostas de revisão não foram, contudo, bem aceites entre os trabalhadores do Direito, sendo que algumas caíram, mantendo-se a lei actual.

Se a competência para aplicar medidas de coação deveria passar do juiz para o Ministério Público era uma das questões levantadas pela DSRJDI. A resposta dita o que vai manter-se. “A grande maioria das opiniões foi de discordância quanto à transferência dessas com-petências”, pode ler-se no relatório que reúne as opiniões.

A sugestão de alargamento das competências do juiz do Tribunal Singular para que possa julgar cri-mes cuja pena seja superior a cinco anos também caiu. Actualmente, a lei prevê que apenas os crimes acima de três anos o sejam, e assim se manterá. “Consideram que ser o colectivo dos juízes garante mais os direitos do arguido do que o juiz do tribunal singular, mais jovem.”

No geral, a concordância apare-ce na alteração proposta ao processo

Lei que revê Código de Processo Penal já está na Assembleia Legislativa

Mudanças e arrependimentos

Secretário de Estado das Comunidades recebido por Chui Sai On

José Cesário vem a Macauno Dia de Portugal

sumário, apesar de haver também pessoas que apontem alguns aspec-tos menos positivos nesta revisão. Actualmente, o processo visa crimes não superiores a três anos. “Se abarcar crimes puníveis com pena de prisão de cinco anos vai contra o princípio de este proces-so ser originalmente destinado ao julgamento de casos de pequena e média criminalidade. E o limite de tempo para preparar a defesa que este processo oferece só vai fazer decrescer garantias do arguido.”

JUSTIÇA POPULAR?Há mais questões que provocaram discordância. A proposta prevê que

qualquer pessoa que apanhe em flagrante delito o arguido possa entregá-lo às autoridades. Há quem duvide desta opção. “A população não tem conhecimentos jurídicos suficientes que lhe permitam dis-tinguir entre crimes, podendo haver detenções ilegais.”

A DSRJDI discorda e diz que a alteração vai contribuir para que casos comuns como furtos em lojas possam ser julgados rapidamente.

Na alteração ao código - que entra agora na análise e apro-vação dos deputados -, está a criação de um novo tipo de pro-cesso especial, o “simplificado”, que prevê um julgamento mais

rápido em casos simples, que não podem ser julgados pelo processo sumário.

A ideia é que este novo tipo de processo seja utilizado para julgar crimes puníveis com prisão não superior a três anos, onde o autor do crime tenha sido detido em flagrante delito e desde que haja obrigatoriamente provas “simples e evidentes”, indicando claramente que o crime foi cometido e por quem foi cometido.

Segundo o relatório da DSR-JDI, a “grande maioria” concor-dou com a criação do processo, mas houve quem defendesse que este processo simplificado se

deve integrar no sumário. “São li-mitados os efeitos práticos deste novo processo. O termo ‘provas simples’ é muito abstracto e a presença de testemunhas devia ser substituída pelas declarações do arguido.”

Nesse caso é ainda proposto 30 dias para que seja deduzida uma acusação, o que é, para alguns, pou-co tempo, uma vez que pode haver factores externos que dificultem o cumprimento deste prazo. Um caso dado é aquando da necessidade de análises laboratoriais, por exemplo nos casos de consumo de droga, que demoram.

MAIS DE 2000 EXEMPLARESA revisão propõe que, além do Ministério Público e do juiz, também as autoridades da polícia criminal passem a poder aplicar termo de identidade e residência. Esta foi uma hipótese geralmente bem recebida, ainda que tenha tido reservas.

As opiniões discordantes pediam que só as autoridades judiciárias tivessem este poder e, se realmente fosse necessário que esta medida de coação fosse aplicada pela polícia, então que exigisse a ratificação do MP. A DSRJDI não considera que haja problemas nesta situação e justifi-ca. “Dado que esta é uma medida de coação peculiar que pratica-mente não afecta ou restringe direitos do arguido e que a polícia criminal tem competência para identificar alguém como arguido, então pode aplicar.”

Na revisão há uma nova en-trada, não prevista na lei actual: o julgamento conjunto de arguidos em caso de conexão de processos. Houve ainda quem sugerisse uma lei específica para o uso de escutas telefónicas em determinados casos.

No total foram distribuídos 2364 exemplares, 774 em portu-guês. Mais de mil foram descar-regados da internet.

Page 3: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

3políticaquinta-feira 7.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Novo Macau vai a votos, mas alternativas são poucas

Ou Chao ou nada

Andreia Sofia [email protected]

Cecília Lincecí[email protected]

DEPOIS de dois anos a agitar o panorama politi-co de Macau, os

pró-democratas vão a votos no próximo dia 10 de Junho para eleger o novo presi-dente da Associação Novo Macau (ANM). Ao fim de dois anos de mandato, Jason Chao não confirma se é novamente candida-to, pondo tudo nas mãos dos colegas. “No mundo oriental um politico não pode dizer sim ou não”, afirmou ao Hoje Macau. “Essa é uma escolha dos membros da associação, não posso ser eu a escolher. Se calhar Scott Chiang pode representar a associação ou talvez vir a ser deputado na Assembleia Legislativa (AL), quem sabe, não tenho de ser necessariamente eu.”

Um dos autores da in-vasão da AL com aviões de papel, Chao não faz sequer prognósticos sobre uma possível reeleição, mas garante que “a luta pela de-mocracia nunca vai parar”.

Dentro da própria ANM não há, contudo, nomes que possam servir de al-ternativa a Jason Chao. Scott Chiang, actual vice--presidente, garante que “não tem quaisquer pro-blemas” em continuar no mesmo lugar. “Fazemos um trabalho em conjunto há bastante tempo e prefiro continuar a servir mais na posição de co-piloto. A direcção pode mudar, mas tudo depende de quando os membros decidirem. As

pessoas aprovam o trabalho que ele tem vindo a fazer e não vejo ninguém mais adequado a assumir a po-sição. Não consigo pensar em qualquer outro nome.”

Quanto aos três depu-tados eleitos pela ANM, os adjectivos de elogio são muitos e as previsões de mudança são poucas. Paul Chan Wai Chi consi-dera Jason Chao “criativo, agressivo e com coragem de romper” com as coisas pré-estabelecidas. Enquan-to Ng Kuok Cheong fala do ainda presidente “res-ponsável e contagiante”, Au Kam San sublinha é “trabalhador, jovem e faz com que a associação fique com mais energia”.

“NÃO QUERO SER DEPUTADO”A ligação à ANM já dura desde 2005 e Jason Chao garante que mudou a sua vida (ver texto secundário). Chegado a uma nova fase da vida cívica, o ainda presidente garante que não quer ser deputado. “Nunca pensei em ser. Da última vez (nas eleições legisla-tivas de 2009) fui forçado para ser candidato, não foi uma escolha minha.”

As razões para não querer ter lugar no hemiciclo são simples. “Quero participar sempre nos trabalhos para a sociedade, mas não vou usar sempre a identidade da associação. Essa é uma das razões pelas quais não quero ser deputado. Se for, tenho de considerar cada pensamento das outras pessoas e vou sentir-me limitado quando falar.” Fora do hemiciclo, acredita que pode falar “de forma mais livre”.

O ainda presidente da Associação Novo Macau Democrático não confirma se é candidato a novo mandato, mas os seus colegas não encontram nomes para substituí-lo. Nem os que têm assento na Assembleia

NA escola fazia questão de irritar os professo-

res com perguntas incó-modas, enquanto gastava grande parte do seu tempo a olhar para a realidade noticiosa. Mas não a de Macau. “Enquanto os ou-tros brincavam lá fora ou jogavam futebol, preferia ficar a ver notícias da BBC ou da CNN”, recorda Jason Chao. “São mais objecti-vas, enquanto as notícias dos jornais de Macau são mais comentários do que factos.”

O ainda líder dos de-

Perfil do líder dos democratas

O rapaz que não era igual aos outros

GONÇALO LOBO PINHEIRO

mocratas fala do perío-do da escola secundária como sendo um dos mais importantes da sua vida, que serviu para definir aquilo que é hoje. “Foi mais importante do que a faculdade. Era diferente dos meus colegas. Gos-tava de fazer perguntas directas aos professores e apontava erros. Isso normalmente enraivecia os superiores. A cultura de Macau diz que os alunos têm de ter obediência ab-soluta, como no exército.” Contudo, o medo nunca

lhe passou sequer pela mente. “Sempre desafiei a autoridade e chateei muito os meus professo-res. Consideravam-me um criador de problemas.”

“NÃO HÁ AMBIÇÃO”A 4 de Junho de 2005, Chao estabelece ligações com a associação à qual hoje per-tence. “No início, quando participava nas activida-des, tive maus momentos, estava sempre nervoso e não sabia como expressar as minhas opiniões. Cresci muito com isso.”

Embora jovem, a idade já permite a Jason Chao olhar para os mais novos e tecer críticas a uma gera-ção. “A vida da juventude é como uma fila: nascimento, escola, universidade, traba-lho, reforma e morte. Não há ambição e as pessoas dão pouca atenção à política. Há falta de capacidade para se ser competitivo e as pessoas não aprendem muito.”

O lado rebelde de Jason Chao traz-lhe problemas a nível familiar, mas nem por isso lhe tira a felicidade. “Os meus pais são como os pais normais de Macau, querem que os filhos sejam obedientes, agradem nas escolas e sejam funcionários públicos. Ainda hoje não concordam muito com as minhas acções. Ainda moro com eles, mas como sou o filho mais velho não podem interferir mais.”

Page 4: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

4 sociedade quinta-feira 7.6.2012www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

O corpo de sócios do Clu-be Náutico de Macau (CNM) continua sem sa-ber como estão as contas

do organismo, depois da assinatura de um contrato entre a direcção e uma empresa de investimentos de nome Real Gain Development. Tal documento prevê a construção da sede do CNM no terreno cedido pelo Executivo, junto à doca de Lam Mau, mas também a revisão da concessão do terreno por parte do CNM, para a construção de um edifício residencial e comercial, numa segunda fase.

Contudo, tais projectos per-manecem parados e o CNM con-tinua com um contentor a servir de sede. Dada a ausência de uma Assembleia-Geral (AG), os sócios pedem intervenção do Governo, não pondo de parte o pedido de investigação junto do Comissariado contra a Corrupção (CCAC). “Não podemos afastar a hipótese de pôr uma queixa ao doutor Vasco Fong”, disse Jorge Fão, um dos sócios. “É uma ideia ainda não amadurecida, mas não vamos afastar a hipótese. A existência de um contrato entre a direcção do clube com uma empresa de investimentos é, por si só, objecto de investigação, porque o terreno foi concedido para o desporto náutico.”

PETIÇÃO PREPARADAEstá também a ser preparada uma pe-tição para convocar uma Assembleia--Geral (AG) extraordinária, além de um pedido escrito ao Instituto do

A empresa de transportes públicos não se livra dos problemas. Ontem, mais um autocarro viu-se envolvido em novo acidente de viação.

Sócios do Clube Náutico queixam-se de silêncio sobre contas

Lam Mau pode ir parar ao CCACPermanece o desconhecimento sobre as obras paradas no terreno junto à doca de Lam Mau, que deveriam albergar a sede do Clube Náutico. Os associados pedem intervenção do Governo e ponderam queixa ao Comissariado contra a Corrupção

REOLIAN ENVOLTA EM NOVO ACIDENTE

IACM previne contra a dengueO Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) vai promover um conjunto de actividades para chamar a atenção dos cidadãos para os perigos de contágio da febre de dengue, provocada pelo mosquito Aedes Albopictus. A partir do dia 12 de Maio e até ao dia 27 de Outubro, será realizado um concurso via telefone para relembrar o “Dia de Despejo da Água Estagnada”. Todos os residentes que despejarem a água estagnada das suas casas e realizarem, de forma acumulada, 15 ou mais registos através do telefone, num só dia, ganham a oportunidade de participar no sorteio. O IACM vai ainda promover diversas actividades para chamar a atenção dos cidadãos, a realizar a 9 de Junho e a 1 de Setembro.

Menos investimentos da ChinaContas do diário Business Daily revelam que o investimento estrangeiro directo oriundo do continente tem vindo a registar quebras na ordem de um terço, ano após ano. Segundo o diário, o investimento feito nos primeiros quatro meses deste ano desceu mais de 34,7%. O ritmo de investimentos em Macau tem vindo a mudar e, no final do ano, o total de capital investido deverá ser de 3,1 mil milhões de patacas, o valor mais baixo atingido desde 2001. Entre Janeiro e Abril as autoridades chinesas aprovaram 82 projectos de investimento por parte de empresas de Macau, valor que também desceu 8,9% face a 2011.

Desporto (ID). “Apoiamos a política governamental mas para a imple-mentar é necessário que o Governo intervenha no sentido de melhorar a marina existente, que está a ser muito mal gerida”, salienta Jorge Fão. “Existe um grande estaleiro de obras, cujo prazo de construção não tem data. Sabemos que a obra está parada, mas não sabemos o que se passa. O Governo deve intervir e pedir contas. Tem por obrigação de saber como vai ser desenvolvido o espaço físico, que é do Executivo.”

Com o fim do mandato da di-

recção, encabeçada por Vicente O, e sem AG, o CNM não tem órgãos dirigentes eleitos para 2012-2013, o que leva os sócios a “porem em causa a legitimidade dos corpos sociais” e das politicas tomadas.

Quanto a uma possível candi-datura à direcção, Jorge Fão diz que só vai acontecer “se houver necessidade”.

EMPRESA FANTASMAO terreno em questão foi cedido pelo Executivo à CNM antes de 1999, com o propósito de desenvolver o desporto náutico. Em 2007, a direcção assinou o contrato com a Real Gain Development, com o objectivo de obter investimentos para a construção da sede do CNM no referido terreno.

Contudo, tal previa, numa se-gunda fase, a revisão da concessão do terreno pelo próprio CNM, com vista à construção de um edifício re-sidencial e espaços comerciais. Na altura, o contrato foi contestado por sócios e o mistério permanece. “Não sabemos quem são os accionistas (da Real Gain), é uma empresa praticamente anónima. Descobri depois que esta empresa fez uma subconcessão a outra companhia estatal chinesa. Esta vem agora queixar-se de falta de pagamentos ao CNM. É preciso ter uma AG para saber o que se está a passar.”

O Hoje Macau tentou contac-tar Vicente O, mas não atendeu o telefone, por várias vezes.

Page 5: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

Freira pede auxílio ao Governo para ajudar estudantesOntem ao meio-dia, a madre superiora da Escola da Sagrada Família foi ao Governo, acompanhada por cerca de dez representantes de professores e pais de alunos, entregou uma carta sobre o problema de insegurança na entrada do seu estabelecimento de ensino, em frente da Rua da Ementa. De acordo com a freira, Cecília Lam, o problema já existe há muitos anos. “O Governo disse há seis anos que ia resolver o problema das barracas dos vendedores em frente à escola, mas cada vez há lá mais, impedindo o acesso à porta. Os meus alunos têm que ‘furar’ por baixo das barraca para chegarem à escola. Quando chove, a situação é ainda pior: os menores não conseguem abrir o guarda-chuva, por causa da rua cheia de barracas e carros. Assim, não podemos garantir a segurança do acesso para os meus alunos.” - C.L.

Treinador desportivo suspeito de agressão sexualO treinador desportivo de uma escola secundária em Macau, não identificada, é suspeito de agressão sexual a cinco alunas, tendo sido detido. O treinador, de 23 anos, era também coordenador de actividades extracurriculares, sendo bem considerado na escola. Desde Julho de 2010, quando começou a trabalhar lá, que terá levado a cabo os abusos. Utilizava sempre o mesmo método: falava com as alunas por telemóvel ou chat via internet e queixava-se da vida, dizendo não se sentir bem. Depois, dizia que precisava de conversar com elas. Algumas raparigas caíram no engodo e foram com ele até zonas isoladas do Cotai e de Coloane, onde consumava as agressões. Foi descoberto porque uma das vítimas desabafou com uma colega e esta expôs o caso ao director da escola, que por sua vez alertou a PJ. - C.L.

5sociedadequinta-feira 7.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

FRANCISCO Manhão juntou-se aos restan-tes aposentados da Função Pública que

não vão ter direito ao subsídio de residência e apresentou ele próprio um recurso no Tribunal de Segunda Instância (TSI), a título individual.

O seu processo já seguiu juntamente com os restantes 60 casos, como contou ao Hoje Macau. “O meu recurso foi logo o primeiro para dar o exemplo”, referiu o presidente da Associação dos Aposenta-dos, Reformados e Pensionis-tas de Macau (APOMAC). Tal entrega terá sido feito

PEQUIM está à procura de provas de subornos e lava-

gem de dinheiro nos casinos de Macau por empresários do continente. O jornal South Chi-na Morning Post avançou que a investigação, conduzida por uma equipa especial anti-cor-rupção do Partido Comunista, foi iniciada depois da detenção quase simultânea, em Maio, de um vice-presidente do Banco Agrícola Chinês, Yang Kun, apanhado a jogar em Macau, e do empresário Wang Yaohui, pre-sidente da Zhounghui Guohua Industry Group, empresa ligada à construção e ao imobiliário.

Pequim quer investigar a relação entre os dois homens, nomeadamente ambos jogarem

A Direcção dos Servi-ços para os Assuntos

Laborais (DSAL) está a acompanhar a situação exposta pelos trabalha-dores da Companhia de Corridas de Cavalos de Macau (CCCM), S.A.R.L. sobre o pa-gamento do salário do décimo terceiro mês, quando assinaram um documento a pedir a sua substituição por um bónus em função da si-tuação da empresa. Este requerimento, pedido pela CCCM em 2003, foi autorizado no mesmo ano pela DSAL.

Em Março deste ano, 530 efectivos e trabalhadores que já se desvincularam daquela empresa deslocaram-se à DSAL para reivindicar o pagamento do salário do 13º mês desde 2002.

Na altura a DSAL arquivou as queixas daqueles trabalhadores, já que a CCCM tinha alterado o “Guia do Trabalhador” em con-formidade com o regime vigente, tendo informa-

Rui Pãosinho, o jovem que sofreu um acidente de viação junto ao Terminal Marítimo do Porto Exterior no final do mês passado, está a recuperar. Internado e em coma induzido desde a altura do despiste, Rui acordou na terça-feira. O jovem estava sedado propositadamente devido a lesões internas, mas segundo informações da família, os médicos terão parado com os sedativos. Rui tem recebido a visita dos pais e dos amigos,

que reconhece e com quem tenta falar. O jovem não consegue comunicar a 100%, está ainda a receber oxigénio através de tubo, mas apresenta melhorias e vontade de reagir. Rui está internado no hospital Conde São Januário desde dia 26 de Maio, altura em que o carro onde seguia sofreu um violento acidente. A companheira do jovem e colaboradora do Hoje Macau, Vanessa Valente, não resistiu ao embate. - J.F.

Luta da APOMAC por subsídios de residência continua

Recurso de Manhão já está em tribunal

Dinheiro do Banco Agrícola Chinês perdido no jogo

Corrupção alimentava vícioTrabalhadores da CCCM reivindicam 13º mês

Queixa de falsificaçãoem Macau, algo sobre o qual já haverá pistas, inclusivamente sobre quanto gastaram nas me-sas de apostas. Mas o Governo Central quer “provas concretas”.

As fontes ouvidas pelo South China Morning Post confirmam que há pistas apontando para empréstimos concedidos pelo Banco Agrícola Chinês a uma empresa de Wang, com a ajuda do vice-presidente do banco, Yang. Supostamente, o dinheiro serviria para financiar projectos de construção na China, mas, na verdade, o objectivo era encobrir perdas nos casinos de Macau.

MILHÕES AO ARAs fontes falam em várias centenas de milhões de yuans

apostados, mas não há referên-cia a nomes de casinos. Uma das fontes avança contudo que o caso terá sido denunciado a Pequim por um informador do Ministério da Segurança do Estado, que alertou para um conflito entre um dos casinos e o empresário Wang, devido a avultadas perdas.

Este já não é um caso iné-dito a envolver empresários de Pequim. Em 2009, um antigo presidente da empre-sa Capital Airports Holding Company, Li Peiying, foi executado por perder dez milhões de yuans durante mais de uma dúzia de viagens a Macau com a finalidade de jogar nos casinos.

Jovem que sofreu acidente de viação a recuperar

do a parte laboral e a patronal do resultado do caso.

Ontem, mais de 100 trabalhadores da Companhia de Corridas de Cavalos de Macau, S.A.R.L. deslocaram--se à DSAL para expor a situação e entregaram uma petição escrita. A DSAL recebeu a petição escrita e reuniu-se com

os trabalhadores, tendo--lhes explicado o teor do arquivamento do caso. Sobre as dúvidas levan-tadas pelos trabalhadores sobre a falsidade das assinaturas que cons-tam nos documentos, a DSAL mostrou-lhes os documentos originais assinados pelos mes-mos e que constam no processo.

em meados de Abril, como o próprio já tinha garantido.

Face ao recursos conten-ciosos que dizem respeito às pensões de sobrevivência, deverão ser entregues ainda este mês. “Queremos juntar tudo e enviar todos os recursos ao mesmo tempo.”

ASPIRAÇÃO ANTIGAA luta da APOMAC pelos subsídios de residência por quem se reformou do seu em-prego na Função Pública co-meçou no início do ano. José Chu, director dos Serviços de Administração e Função Pú-blica (SAFP) garantiu que os 169 reformados que optaram por se mudar de forma tempo-rária para Portugal, na altura

da transferência de soberania, não iriam ter direito a receber o subsídio de residência, ao contrário dos restantes apo-sentados que também saíram de Macau e que se fixaram em outros países.

Como argumento, José Chu disse que, na época, que quem tinha optado pela via-gem e fixação de residência com despesas pagas, não teria direito ao apoio.

Manhão não concorda, afirmando que tais valo-res nada têm a ver com a RAEM, porque foram acor-dados durante o período da Administração Portuguesa. Além disso, o presidente da APOMAC garante que não há lei que refira isso. “Não há qualquer disposição a dizer que não têm esse direito, e isso para mim é o mais im-portante.”

ANTÓNIO FALCÃO

Page 6: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

6 publicidade quinta-feira 7.6.2012www.hojemacau.com.mo

EDITAL

Edital nº : 38/E/2012Processo nº : 844/OI/2011/FLocal : Travessa do Sal, Edf. Riviera Macau, Bloco 1, fracções B32, B30, B24, C37, C36, C32, C26, C25, C20, D44, D43, D35, D28, D26, E39, E29, E27, E15, E8, F26, F23, F21, F20, F19, F18, F13, F12, F11, G13, G9, H45, H29, H28, H27, H23, H20, H19, H16, H13 e H11, Macau.

Chan Pou Ha, subdirectora da Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes (DSSOPT), no uso das competências delegadas pela alínea 7) do nº 1 do Despacho nº 09/SOTDIR/2009, publicado no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), nº 16, II Série, de 22 de Abril de 2009, faz saber por este meio aos donos da obra e aos proprietários, o seguinte :1. Em27/09/2011,oagentedefiscalizaçãodestaDSSOPTdeslocou-seaolocalacimaindicadoeverificouarealizaçãode obra sem licença cuja descrição e situação é a seguinte:

Fracção Andar Obra Situação da obra

1.1 B 32 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.2 B 30 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.3 B 24 Instalação de gradeamento metálico sobrejacente às guardas da varanda da fracção do edifício. Concluída

1.4 C 37 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.5 C 36 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.6 C 32 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.7 C 26 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro. Concluída

1.8 C 25 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.9 C 20 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.10 D 44Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, e instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original, bem como modificaçãodevarandadafracçãoedegradeamentoexistentenolocalparainstalaçãodecompressoresde ar condicionado.

Concluída

1.11 D 43 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.12 D 35 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.13 D 28 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.14 D 26 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.15 E 39 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.16 E 29 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.17 E 27 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.18 E 15 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.19 E 8 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.20 F 26 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.21 F 23 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.22 F 21 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.23 F 20 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.24 F 19 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.25 F 18 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.26 F 13 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.27 F 12 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.28 F 11 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.29 G 13 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.30 G 9 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.31 H 45Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original, bemcomomodificaçãodegradeamentoexistentedavarandadafracção.

Concluída

1.32 H 29 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.33 H 28Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro e de caixilharia metálica para ampliação da área da varanda original.

Concluída

1.34 H 27 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.35 H 23 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.36 H 20Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, e instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original, bem como modificaçãodevarandadafracçãoedegradeamentoexistentenolocalparainstalaçãodecompressoresde ar condicionado.

Concluída

1.37 H 19 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.38 H 16 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.39 H 13 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

1.40 H 11 Demolição de uma parte da parede exterior do edifício e do gradeamento junto às janela e varanda da fracção, bem como instalação de portão de correr de vidro para ampliação da área da varanda original. Concluída

2. As obras acima indicadas foram executadas sem prévia apreciação do projecto e correspondente concessão de licença por esta DSSOPT, conforme exigido pelo nº1doartigo3ºdoDecreto-Leinº79/85/Mde21deAgosto,alteradopelaLei nº 6/99/M de 17 de Dezembro e pelo Regulamento Administrativo nº 24/2009 de 3 de Agosto, pelo que as obras são consideradas ilegais.3. Nestascircunstânciasenostermosdosartigos52ºe65ºdoDecreto-Leinº79/85/M,podeserordenadoqueosinfractores acima indicados procedam à demolição da obra ilegal referida no ponto 1, e à reposição da parte do edifício de acordo com oprojectoaprovadoporestaDirecçãodeServiços,peloque,ficasujeitoaumamultade$1000,00a$20000,00patacas.4. Nostermosdosartigos93ºe94ºdoCódigodoProcedimentoAdministrativo,aprovadopeloDecreto-Leinº57/99/M,de11

de Outubro, os interessados podem apresentar a sua defesa por escrito e as demais provas para se pronunciar sobre as questões que constituem objecto do procedimento, bem como requerer diligências complementares, no prazo de 10 (dez) dias contados o partir da data de publicação do presente edital.

5. OprocessopodeserconsultadoduranteashorasdeexpedientenasinstalaçõesdaDivisãodeFiscalizaçãodoDeparta- mento de Urbanização desta DSSOPT, situadas na Estrada de D. Maria II, nos 33, 15º andar, Macau (telefones nos 85977154 e 85977227).

RAEM, aos 25 de Maio de 2012 A Subdirectora dos Serviços

Enga Chan Pou Ha

ANÚNCIO [N.º175/2012]

Paraosdevidosefeitos,vimosporestemeionotificaros representantesdosagregadosfamiliaresseleccionados da lista de espera de habitação económica abaixos mencionados:

N.º do boletimde candidatura Nome N.º do boletim

de candidatura Nome

*86975 *CHOI FAN 79511 KUOK TENG FAI99895 LEI KEI SENG 114527 NG MAN KEI62974 SOU KA MAN 76525 FONG KOU ION80057 FUNG SI MAN 93361 WONG ION SANG51895 WONG SIO CHEONG 74300 CHU CHENG WA98686 WONG MAN 105258 CHEONG MEI KEI102023 HO KIN PENG *79738 *TANG SIO IN102193 LEONG KIT WA *103367 *CHAN LIN HENG98965 LAO PEK KEI 77048 CHEONG KAM TONG70554 LEONG MAN WAI 98742 WONG CHIU NGAI

*103965 *LO IN PENG 119596 TONG KA LUN*60043 *LAO CHAN U 104652 KOU MIO LENG89112 TANG PENG CHONG 102250 LEUNG WAI YI98082 CHONG SENG KEONG 93404 CHAN CHI WAI103850 HO OI I 103797 KUOK WAI PENG117193 CHOI SIO WA 104579 WONG CHI CHIU61005 CHAN KA I 52993 CHEONG IONG CHUN*71796 *WONG UN IAN 96906 FUNG WAI KUN106608 CHOI TAK CHI 74179 NG SIO FONG89081 KUAN SIO FONG 117517 LAI MAN UN70934 LAM SAO HAN *92585 *CHAN SAO VUN

*111770 *CHOI CHI MAN 53860 CHEONG UN MAN105443 ENG UN KAM 74902 LEONG KIT WENG105892 LOK MAN SAI *72682 *CHEONG PAK WAI90641 MOK WAI KIN *93198 *O LAI SAN84586 NG SIO FAI 108632 SI TOU MIO I72936 LAU HOU KA 80495 MAN KA CHONG

103177 CHAO CHON IN 96670 CHAN SI SAN116920 HO KUOK HOU *80188 *CHEANG SENG KUOK95321 CHAN WAI MAN 78087 SIN KUOK WAI

Em virtude de não existirem fracções disponíveis da tipologia no local a que se candidataram, mas há outras fracções da mesma tipologia disponível em Coloane, de acordo com os termos do n.º 8doartigo60.ºdaLein.º10/2011(Leidahabitaçãoeconómica)edoartigo12.ºdoDecreto-Lein.º26/95/M, de 26 de Junho, o Instituto de Habitação (IH) informa os representantes dos agregados familiares acima referidos, através de ofícios, para se dirigirem pessoalmente ao IH, sita na Travessa NortedoPatane,n.º102,IlhaVerde,Macau(pertodaEscolaPrimáriaLuso-ChinesadoBairroNorte),nodia27deJunhode2012,àshorasfixadasnosrespectivosofícios,paraescolhadasfracçõesdehabitação económica disponíveis de T2 na zona de Coloane.

Nessa altura, os agregados familiares da lista de espera acima referidos devem apresentar os documentoscomprovativos(originaisecópias)abaixomencionados,paraefectuaranovaverificaçãodos requisitos da candidatura da aquisição de habitação económica. Caso as respectivas informações afectem os actuais requisitos da aquisição de fracção ou existirem mudança da composição dos agregados familiares acima referidos, este Instituto irá suspender, imediatamente, o procedimento da escolha de habitação económica:

1. Documentosdeidentificaçãodetodososelementosdoagregadofamiliareosseuscônjuges (caso houver) registados no boletim de candidatura de habitação económica.2. Prova de casamento (aplicável aos indivíduos casados. Caso tenha entregue ao IH, nos últimos três meses, não é necessário a entregar de novo). 3. Boletim de candidatura dos dados dos agregados familiares de habitação económica devidamente preenchidos e assinados.

Deacordocomostermosdon.º2doartigo13.ºdodecreto-leiacimareferido,comasalteraçõesintroduzidas pelo Regulamento Administrativo n.º 25/2002, caso os agregados familiares da lista de esperaacimareferidosnãotenhamcomparecidonoIH,nodiaehorasfixados,eapresentadoosdocu-mentos acima referidos, para escolha de habitação ou não pretendam adquirir nenhuma das fracções de habitaçãoeconómicadisponíveisnomomentopodemoptarentre,pormotivonãojustificado,implicaa perda do direito de escolha e passagem automática para o último lugar da lista geral; ou após a apreciaçãodosdadosapresentados,verifiquequenãoreuniremcomosrequisitosdacandidatura,osagregados familiares seleccionados serão excluídos na lista geral.

* Em caso da 2.ª convocação, os agregados familiares seleccionados que não tenham comparecido noIH,nodiaehorasfixados,eapresentadoosdocumentosacimareferidos,paraescolhadehabitaçãoou não pretendam adquirir nenhuma das fracções de habitação económica disponíveis no momento podem optar entre, serão excluídos na lista geral, de acordo com os termos das alínea a) do artigo 14.ºdodecreto-leiacimareferido,comasalteraçõesintroduzidaspeloRegulamentoAdministrativon.º 25/2002 e alínea 2 do n.º 5 do artigo 60.º da Lei n.º 10/2011.

No intuito de proporcionar os agregados familiares seleccionados para terem mais conhecimentos sobre as informações das fracções de habitação económica disponíveis, o IH juntamente os ofícios enviará em anexo o catálogo com descrições das fracções para venda, tabela dos preços, rácio boni-ficado,pontosdeobservação,informaçõessobreafracçãodemodelo.CasoosagregadosfamiliaresseleccionadosnãotenhamrecebidososofíciosremetidospeloIH,atésetediasantesdadatafixada,poderãodirigir-seaoIHsitonaTravessaNortedoPatanen.º102,IlhaVerde,Macau)ouconsultaratravés do telefone n.º 2859 4875, durante o horário de expediente.

O Presidente,

Tam Kuong Man 6 de Junho de 2012

Page 7: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

7publicidadequinta-feira 7.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Page 8: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

8 nacional quinta-feira 7.6.2012www.hojemacau.com.mo

Portugueses de Xangai celebram10 de Junho no dia de Santo AntónioOs portugueses residentes em Xangai vão comemorar o Dia de Portugal no dia de Santo António (13 de Junho), com a presença do secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse ontem à agência Lusa fonte diplomática. A ocasião servirá também como “uma apresentação de produtos portugueses” disponíveis naquela grande metrópole chinesa, nomeadamente vinhos, cervejas, sumos, azeite e até chocolates, referiu o cônsul-geral de Portugal em Xangai, Joaquim Moreira de Lemos. José Cesário chegará a Xangai a 12 de Junho, vindo de Macau, onde representará o Governo português nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Considerada a “capital económica da China”, Xangai é igualmente a maior e mais cosmopolita cidade chinesa, com cerca de 23 milhões de habitantes. Cerca de 450 pessoas estão registados no Consulado-geral de Portugal em Xangai, no que constitui a maior comunidade portuguesa estabelecida no continente chinês.

A secretária de Estado norte--americana, Hillary Clinton,

apelou esta terça-feira para a contribuição da Rússia e da China, aliadas de Damasco, para “uma solução” destinada a terminar com o conflito na Síria. “Pensamos que existe um cami-nho a seguir e estamos prontos a segui-lo. Convidamos os russos e os chineses a contribuírem para a solução.”

Clinton falou durante uma deslocação a Batumi, oeste da Geórgia. “É muito claro que todos devemos intensificar os esforços para acelerar a transição política, que deve ser a principal preocupação da nossa diploma-cia e dos nossos trabalhos com a comunidade internacional e as Nações Unidas.”

Após o massacre de Houla, a 25 de Maio, onde foram mortas 108 pessoas e com as partes em conflito a acusarem-se mutua-mente, a chefe da diplomacia de Washington considerou ainda que “a paz e a dignidade humana não vão ser possíveis na Síria sem uma mudança política”.

A secretária de Estado expri-mia-se após o Presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo chinês, Hu Jintao, terem concor-dado num encontro em Pequim

AS autoridades chinesas fecha-ram o Tibete aos visitantes

estrangeiros, após dez dias da imo-lação pelo fogo de dois tibetanos, divulgou ontem a agência noticiosa francesa AFP.

Esta medida foi tomada pouco antes do início de um festival que recebe um fluxo maior de turistas na região dos Himalaias, que está sob forte vigilância devido à vio-lência provocada por movimentos anti-chineses em 2008.

Várias agências de viagem in-dicaram à AFP que as autoridades de turismo do Tibete sinalizaram, no fim de Maio, que os turistas estrangeiros não seriam autoriza-dos a visitar a região, no sudoeste da China.

“A secretaria de turismo chinesa pediu-nos para parar de organizar excursões com grupos de turistas

estrangeiros para o Tibete no fim de Maio”, disse à AFP um em-pregado do Serviço Internacional de Excursões China-Tibete. “Não sabemos quando esta decisão será levantada.”

Outra agência referiu que esta interdição poderá estar relacionada com o festival de Saga Dawa, que celebra o nascimento de Buda no calendário tibetano. “As pessoas dizem que a medida está relacio-nada com o festival”, declarou um funcionário do Serviço de Viagens Tibete-China.

Este festival aumenta o número de peregrinos budistas para a ce-lebração, que começou este ano a 4 de Junho, data da repressão do movimento pró-democracia em Tiananmen, em 1989.

Desde Março de 2011, 37 tibe-tanos imolaram-se pelo fogo, ou

tentaram, na região do Tibete, de acordo com organizações de defesa dos direitos humanos.

O primeiro caso aconteceu a 27 de Maio, quando dois tibetanos se imolaram pelo fogo em Lassa.

Após os motins de 2008, os tu-ristas estrangeiros foram proibidos de visitar o Tibete por um ano. Os estrangeiros que conseguem chegar ao Tibete têm uma autorização es-pecial do governo chinês e viajam em grupos.

O primeiro-ministro chi-nês, Wen Jiabao, subli-nhou ontem a “impor-tância decisiva” para a

paz mundial da parceria estratégica entre a China e a Rússia.

“A situação internacional per-manece muito difícil”, disse Wen à imprensa após um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin. “O reforço da parceria estratégica entre os nossos países convém não apenas aos interesses centrais de ambos, como é de importância decisiva para assegurar a paz e a estabilidade no mundo.”

Putin, que também se reuniu com o vice-presidente chinês, Xi Jinping, disse que os dois países acordaram também reforçar as relações militares.

“Há não muito tempo, no Mar Amarelo, realizámos com êxito o primeiro exercício naval con-junto russo-chinês. Na terça-feira na reunião com o presidente Hu, acordámos continuar a cooperar nessa área.”

Wen e Putin estiveram reunidos em Pequim, à margem da Cimeira

Hillary Clinton apela a Moscovoe Pequim “para uma solução”

EUA pressionam sobre Síria

China proíbe entrada de estrangeiros no Tibete

Decisão sem explicações

PM chinês diz que parceria sino-russa é decisiva para a paz

“Situação internacional permanece muito difícil”

da Organização de Cooperação de Xangai, (OCX) criada em 2001 para reforçar o papel da Rússia e da China na Ásia em relação à influência dos Estados Unidos.

A cimeira da OCX arrancou ontem em Pequim com a presen-ça de, pelo menos, sete chefes de Estado, entre os quais o presidente iraniano, Mahmud Ahmadineyad.

Na abertura da cimeira, o presidente chinês, Hu Jintao, exortou os países membros da OCX a consolidarem a sua união para enfrentarem os desafios de segurança e “salvaguardarem a paz e a estabilidade regional”, de

acordo com a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

QUESTÃO IRANIANAA cimeira conta com a participação de representantes dos países fundadores da OCX em 2001, designadamente China, Rússia, Cazaquistão, Quir-guistão, Tajiquistão e Uzbequistão, bem como com a presença do presidente iraniano, Mahmud Ah-madineyad, como observador, que se reunirá com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

Ahmadineyad vai ainda apro-veitar a deslocação a Pequim para também se reunir com Putin, a menos de duas semanas de Moscovo acolher a nova ronda de negociações sobre o programa nuclear de Teerão, nos dias 18 e 19, que contará com representantes de Irão, EUA, França, Rússia, Reino Unido, China e Alemanha.

A China, que tem o Irão como o seu terceiro principal fornecedor de petróleo, e a Rússia opuseram-se ao pacote de sanções dos EUA e Europa contra Teerão devido ao seu programa nuclear.

reforçar a sua aliança na ONU, onde as duas potências se opõem aos esforços dos restantes mem-bros permanentes do Conselho de Segurança para sancionar o regime de Damasco.

No domingo, Clinton tinha já exortado Moscovo a apoiar uma transição política na Síria e que deveria implicar a retirada do Presidente sírio Bashar al-Assad.

Page 9: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

9regiãoquinta-feira 7.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Tailândia Oitomortos em acidentePelo menos oito pessoas morreram na terça-feira e mais de 40 ficaram feridas num acidente de um autocarro que viajava a grande velocidade na província tailandesa de Chonburi, informou ontem a imprensa local. Cinco homens e uma mulher foram encontrados mortos no local do acidente e outras duas mulheres morreram a caminho do hospital. De acordo com as autoridades locais, o autocarro transportava trabalhadores que iam cumprir o turno da noite numa fábrica da empresa de automóveis Auto Alliance.

Timor-Leste Momento Cultural da CPLPjá começouO Momento Cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Timor-Leste começou ontem, em Díli, com uma conferência sobre língua portuguesa. Termina sábado com um concerto do grupo guineense Tabanka Djaz. “É sem dúvida um acontecimento importante e marcante para o nosso país, numa altura em que celebramos os 10 anos da restauração da nossa independência e ao mesmo tempo os 10 anos de adesão formal de Timor-Leste à CPLP”, afirmou o chefe da diplomacia timorense, Zacarias da Costa.

O ministro das Finanças do Japão, Jun Azumi, disse esta quarta-feira que a Europa precisa agir com

responsabilidade para resolver a crise da dívida que afecta a economia mun-dial. “O principal objectivo é superar a crise, a Europa em particular precisa de agir de forma apropriada e respon-sável”, disse o ministro aos jornalistas.

Azumi falou depois de uma tele-conferência de emergência com os seus colegas ministros das Finanças do G7, grupo das nações mais desenvol-vidas. Afirmou ter recebido garantias dos seus colegas europeus de que iriam trabalhar para resolver os problemas que atingem o continente. “Disseram que vão lidar com as diversas ques-tões, incluindo os problemas da dívida espanhola, de forma responsável.”

O ministro sublinhou ainda que os líderes políticos precisam de agir para dar garantias aos mercados, que se tor-naram muito voláteis, com os operadores desanimados com o que consideram medidas fracas. “Disse que espero que eles dêem passos detalhados e sucessivos para fazer com que não apenas nós, mas o mercado, se sinta seguro.”

EXPORTAÇÃO AFECTADAO Japão tem estado preocupado com os efeitos da crise da dívida na Euro-pa, que é um mercado-chave para as exportações do país.

As incertezas financeiras globais também fizeram com que investi-dores procurassem refúgio no iene, valorizando a moeda e prejudicando os exportadores japoneses.

A Missão de Observação Eleitoral da União Eu-

ropeia para as legislativas de 7 de Julho em Timor-Leste vai ser chefiada pela eurode-putada Fiona Hall. Inclui 70 observadores eleitorais, que vão estar espalhados pelos 13 distritos do país.

A missão vai ser ofi-cialmente apresentada na sexta-feira em Díli, refere um comunicado da missão distribuído à imprensa. Segundo o documento, durante a sua estada em Ti-mor-Leste, a eurodeputada britânica vai reunir-se com os partidos políticos que vão participar nas eleições e com a Comissão Nacional de Eleições e o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral.

A Missão de Observação

Eleitoral da União Europeia (MOE UE) para Timor-Leste vai ter 28 observadores de longo prazo e 12 observa-dores de curto prazo. Na semana que antecede o dia das eleições, uma delegação de eurodeputados vai juntar--se à missão para observar as eleições. “Uma equipa de observadores de curto prazo deverá, também, ser recru-tada junto das embaixadas de Estados-membros da UE em Díli e Jacarta, de modo a juntar-se à MOE UE e observar o dia das eleições.”

A União Europeia estabe-leceu a missão no seguimen-to de um convite realizado pelo governo timorense. Segundo o comunicado, a declaração preliminar sobre o escrutínio vai ser feita a 9 de Julho.

A líder da oposição bir-manesa Aung San Suu

Kyi, prémio Nobel da Paz, viajará para França de 26 a 29 de Junho, a convite do presidente François Hollan-de, indicou esta terça-feira o Eliseu em comunicado.

“Esta visita permitirá homenagear a sua luta pela democracia e pelos direi-

tos humanos e reiterar o compromisso da França em continuar a apoiar a transi-ção política em Mianmar”, explicou a presidência.

Esta visita será realizada como parte de uma viagem que a secretária-geral da Liga Nacional pela Demo-cracia fará pela Europa a partir de meados de Junho.

No dia 14 de Junho estará em Genebra, onde pronunciará um discurso por ocasião da 101ª sessão da Organização Internacio-nal do Trabalho (OIT).

No dia 16 de Junho irá a Oslo, onde dará uma palestra, 21 anos depois de ter recebido o prémio Nobel da Paz.

Suu Kyi, de 66 anos,

passou no total 15 anos em prisão domiciliar. Em Maio, foi autorizada pela primeira vez a viajar ao exterior e passou seis dias na Tailândia.

O novo governo birma-nês, que multiplica as refor-mas há um ano, autorizou-a a voltar à arena política e Suu Kyi foi eleita deputada.

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, exortou ontem Pyon-

gyang a seguir o exemplo da Birmânia e a abrir-se ao mundo, num discurso proferido no Dia Memorial dos Mártires da Guerra da Coreia (1950-53).

“Recentemente um vento de liber-dade, reforma e abertura espalhou-se por todo o mundo”, afirmou Lee no

cemitério nacional sul-coreano, di-zendo à Coreia do Norte para seguir o caminho da Birmânia, que em finais de Março do ano passado dissolveu o seu regime militar ao fim de 50 anos.

De acordo com o presidente sul--coreano, o “vento que sopra agora para a Ásia, através do norte de África, depois de se ter originado na Europa de Leste,

constitui uma tendência histórica”, subli-nhou, ao apelar a reformas democráticas na Coreia do Norte, garantindo que o seu país salvaguardará a paz na península.

Lee alertou, porém, que a Coreia do Sul aplicará um “castigo severo” a qual-quer provocação por parte de Pyongyang.

A Guerra da Coreia terminou com um armistício e não com um tratado de paz.

Japão pede à Europa para agir de forma responsável

Tempo de calafrios

Suu Kyi aceita convite de François Hollande para visitar França

Eliseu homenageia resistênciaLegislativas com 70 observadores

espalhados por Timor-Leste

Britânicachefia missão

Presidente sul-coreano diz ao Norte para seguir exemplo da Birmânia

“Vento que sopra para a Ásia”

Page 10: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

10 quinta-feira 7.6.2012www.hojemacau.com.modança

Rita Marques [email protected]

A carreira de bailarino pro-fissional está vedada em Macau. Segundo profissio-nais de dança no território,

não há estúdios ou escolas com ca-pacidade para qualificar, ao nível dos estabelecimentos de ensino europeus ou de cidades como Xangai, Taipé e Pequim. Por outro lado, também não há formadores suficientes na RAEM. E os que existem, não vêem interesse dos jovens locais em progredir nesta carreira, com a necessária formação no exterior.

“Só há entre um a dois estúdios profissionais de ballet, um deles na Escola de Dança do Conservatório de Macau, mas ainda assim não é um ensino muito qualificado”, explica Peggy Chiang, professora de ballet no jardim-de-infância português D. José da Costa Nunes. “Só ensinam duas vezes por semana. Não temos a mesma qualidade do que outras cidades da China.”

Bailarina desde os seis anos, hoje com 23, foi na Escola de Dança que se formou, mas sempre procurou novas aprendizagens em Pequim, onde o ensino da dança, segundo ela, é incomparavelmente mais profissional. “Aqui não temos um Conservatório de Dança onde os alunos possam aprender diariamente a par de outras disciplinas, como a matemática ou as ciências. Sem essa aprendizagem exigente é impossível ambicionar um nível internacional.”

Ao contrário dos jardins-de--infância chineses, no português a actividade extracurricular de ballet é paga à parte, ou seja, é dada a alunos com verdadeiro interesse em aprender esta forma de arte. Ou cujos pais incentivam. “O Governo dá apoio ao ensino de ballet nos infantários chineses, os alunos não têm de pagar mais para frequentar estas aulas, só que também não há quem ensine o ballet nas escolas.”

Profissionais que ensinam diferentes estilos de dança falam sobre as razões que separam praticantes do profissionalismo de alto nível. Instituto Cultural garante que não é por falta de apoio

Dança profissional está longe do horizonte de Macau

Falta qualidade, falta empenho

Page 11: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

11quinta-feira 7.6.2012 www.hojemacau.com.mo dança

Dança profissional está longe do horizonte de Macau

Falta qualidade, falta empenho

Peggy Chiang é uma das poucas professoras, dentro e fora do ensino regular, uma vez que escasseiam es-túdios para este tipo de dança. Hoje, com a abertura de centros de treino e de fitness com diferentes aulas de dança, já há mais lugares onde aprender ballet. Porém, de forma mais uma vez quase amadora. Por outro lado, o ballet não desperta as-sim tanto interesse de pais, crianças e jovens. Enquanto professora de estúdio, pôde perceber que os alunos parecem interessar-se mais por dança tradicional chinesa. “Os pais acham que o ballet não é bom para a forma do corpo, sobretudo para os pés.”

Ainda assim, vai investir num estúdio próprio para ensinar ballet a partir de Setembro, com apoios do Instituto Cultural. No último ano, esta instituição prestou apoio finan-ceiro a 24 actividades relacionadas com dança e, já em 2012, subsidiou 27 actividades na área, “continuando a analisar pedidos de financiamento

por associações artísticas locais”, segundo informou em comunicado ao Hoje Macau.

CASINOS RECUSAMLisa Souissa, bailarina radicada há 22 anos em Macau, ensina e coreo-grafa danças de ballet, jazz e hip-hop. Formada na Europa, nomeadamente em Paris e Genebra, começou por dar workshops gratuitos no terri-tório para ensinar a sua arte, mas também para aperfeiçoar técnicas. Nos palcos dos casinos lutou por um lugar ao sol em Macau. Começou no Casino Lisboa, quando as grandes operadoras norte-americanas ainda nem cá estavam, mas acabou depois por vender os seus espectáculos a operadoras como a Sands, através da LDS Events Productions, companhia fundada no território.

Hoje tenta montar um espectácu-lo local para outras salas, contando já com o palco do Teatro D. Pedro V cedido pelo Instituto Cultural. No

entanto, vê dificuldade em montá-lo, porque não tem bailarinos chineses suficientemente qualificados ou com possibilidade de deixar os seus traba-lhos a tempo inteiro para garantirem esta representação, que poderia pro-mover Macau no exterior. “Este ano, quando tentei organizar a primeira companhia de ballet internacional, assinava o contrato com o Instituto Cultural para misturar chineses e estrangeiros, mas não consegui encontrar um chinês interessante e motivado.”

A razão pode estar no facto de Macau não ter uma escola de dança “decente, tal como na Europa”. “Os pais o que fazem é enviar os jovens aos 16 anos para estudar na Ingla-terra e noutros locais, para terem a preparação de excelência que aqui não conseguem ter.”

Por consequência, os espec-táculos existentes em Macau não procuram os talentos locais para os seus espectáculos, apostando antes em diferentes nacionalidades, como ucranianos, russos, brasileiros, ingleses, irlandeses e australianos. As poucas excepções que abrem são para taiwaneses e bailarinos de Hong Kong, segundo conta a coreógrafa.

Em resposta a esta falha de qua-lificação dos bailarinos, o Instituto Cultural respondeu ao Hoje Macau dizendo que apoia o desenvolvimen-to da arte através do Conservatório de Dança, que faculta “um corpo de excelência [com profissionais formados em Pequim, Hong Kong e Shangai], instalações e equipa-mentos melhorados e adapta-se aos princípios internacionais de ensino de dança”, defendendo as compe-tências deste ensino de “qualidade e sistematizado”.

No entanto, reconhece que mesmo com os Cursos de Técnica de Dança, a tempo inteiro, os alunos têm neces-sidade de prosseguir os seus estudos na área em Pequim e Hong Kong, por exemplo. “Encorajamos bailarinos locais a prosseguirem uma especia-lização e estamos inclusivamente a lançar um programa de formação em Administração das Artes.”

DISCRIMINADOSOU SEM QUALIFICAÇÕES?Segurança de profissão, Rocklee come-çou a aprender hip-hop há 12 anos em Hong Kong, tendo apostado no ensino deste “estilo de vida” a estudantes lo-cais, através de workshops. O “b-boy”, como gosta de ser denominado, vê discriminação na selecção de candi-datos para espectáculos de casinos. “O casino contrata mais bailarinos de fora do que locais, raramente dão audições ou hipóteses aos de cá.”

No entanto, reconhece, há pou-cos interessados em enveredar pela dança em Macau ou progredir nesta carreira. “Não sei se há qualidade nos bailarinos de cá, depende de quão longe querem chegar. A maioria só ambiciona ser o melhor de Macau, mas eu comparo-me com o mundo. Por isso, continuo a trabalhar ar-duamente e estou continuamente a aprender.”

Peggy Chiang não acredita que os profissionais de dança chineses se-jam discriminados e admite ‘handi-caps’ na qualidade dos locais. “Têm mais dificuldades em acompanhar um nível elevado de exigência. Acre-dito que com o acompanhamento adequado de bailarinos profissionais

e com o ambiente certo, podem fazer bem melhor.”

Quanto aos espectáculos em salas do território, fora dos casinos, acredita que é um problema tipo “quem nasceu primeiro: a galinha ou o ovo?”. “Não temos bailarinos suficientes na comunidade, por isso também não temos companhias de dança suficientes. Sem estas, não há espectáculos suficientes para desenvolver e sustentar a ‘audiência certa’. Também falta de interesse do público, o que significa menos opor-tunidade de desenvolver o ‘talento certo’”. Desta forma, acredita, o de-safio em Macau é saber como chegar a uma audiência mais alargada.

O IC garante que há bons espectá-culos feitos por locais, e que, enquanto entidade que tutela o Conservatório, incentiva tanto os alunos da Escola de Dança de Macau como outros grupos de dança a participar nas festividades no território, assim como em activida-des de intercâmbio e competições no estrangeiro. “Convidamos os grupos de dança a participar no Festival de Artes de Macau, a realizar workshops, palestras e outras actividades. No fim de 2011 realizámos o ‘Desfile por Macau, Cidade Latina’, com grupos de dança locais, e já este ano a ‘Dança da Vida’, no FAM.”

Peggy Chiang atesta que o Go-verno não está distante da realidade da dança em Macau, dando visibili-dade à Escola de Dança e a estúdios mais conhecidos. Ainda assim, estes não estão tão interessados em fazer espectáculos mas antes em participar em competições de dança lá fora. E sempre na dança tradicional chinesa.

Lisa Souissa é coreógrafa e bailarina de grupos de dança nos casinos de Macau

Peggy Chiang ensina ballet a turmas no jardim-de-infância D. José da Costa Nunes

Page 12: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

12 publicidade quinta-feira 7.6.2012www.hojemacau.com.mo

Request for Proposal – CIP Service Subconcession at Macau International Airport

1. Company: Macau International Airport Co. Ltd. (CAM)2. Tendering method: Open tender3. Tender objective: To select a bidder to build and operate the Commercial Important People (CIP) Service Subconcession at Macau International Airport. 4. Location and size: 1,047m2 at the airside mezzanine level of Macau International Airport5. Validity of the Bidders’ tenders: The validity period of the Bidders’ tenders shall be 180 days counting from the deadline for submission of Bidders’ tenders.6. Minimumqualification: • Mustcurrentlyoperateatleasttwoairportloungesatinternationalairports; • Musthavemorethanthreeyears’experienceoperatingairportloungeorCIPservice business in Asia at international airports.7. Location and time to request tender documents: CAMOfficeBuilding,4th Floor, Av. Wai Long, Taipa, Macau MondaytoFriday(exceptpublicholidays)9:00a.m-1:00p.mand2:30p.mto5:30p.muntil the deadline for submission of Bidders’ tenders8. Location and deadline for submission of Bidders’ tenders: CAMOfficeBuilding,4th Floor, Av. Wai Long, Taipa, Macau 12:00noonof26July20129. Tender opening location, date and time: CAMOfficeBuilding,4thFloor,Av.WaiLong,Taipa,Macau,at3:00p.m.on27July201210. Tender evaluation criteria: Experienceandqualifications 150points Customerservice 230points Financial 270 points Marketing and operation plans 200 points Designandproposedcapitalinvestment 150points -------------------------------------------------------------------------------------------- Total 1000 points

Page 13: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

13vidaquinta-feira 7.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Macau Sã Assado

“DECIDA Con-servar e o Fu-turo Melho-rar” é o tema

da Semana da Conservação Energética de Macau 2012, que se irá realizar entre os dias 10 e 16 de Junho, de acordo com directivas nacio-nais. O objectivo não é des-conhecido: tentar despertar a consciência dos cidadãos para conservar energia, apelando a pequenos ges-tos diários para preservar um ambiente saudável e sustentável.

A cerimónia de abertura do evento terá lugar no dia 10 de Junho no Cotai Arena, do Venetian, pelas

OS danos causados pelas altera-ções climáticas podem custar

aos países da América Latina e das Caraíbas mais de 800 mil milhões de patacas por ano em 2050, se as temperaturas médias subirem dois graus Celsius em relação aos valores registados antes da Revolução Industrial.

Segundo um novo relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a re-gião é responsável por apenas 11% das emissões globais de gases com efeito de estufa, mas é considerada particularmente vulnerável aos impactos das alterações climáticas, devido à sua localização geográfica e de-pendência de recursos naturais. A instituição divulgou este relatório a duas semanas da realização da Conferência sobre Desenvolvi-mento Sustentável Rio+20, que vai decorrer no Brasil entre os dias 20 e 22 de Junho.

O colapso dos recifes de coral nas Caraíbas, o desaparecimento de alguns glaciares nos Andes e a transformação de parte da floresta amazónica em savana são algumas das consequências das alterações climáticas destacadas no relatório.

Por exemplo, as perdas nas exportações agrícolas na região da América Latina e nas Caraíbas devido às alterações climáticas

podem cifrar-se entre os 240 mil milhões de euros e os 410 mil milhões de patacas dentro de 40 anos. “Perdas desta grande-za podem limitar as opções de desenvolvimento e o acesso a recursos naturais e a serviços do ecossistema”, lê-se no relatório. Mas o banco de desenvolvimento salienta que o custo da ajuda para que os países se adaptem aos efeitos das alterações climáticas seria menor do que os custos dos potenciais danos.

É NECESSÁRIO UM MAIOR ESFORÇOOs países da América Latina têm sido bem sucedidos na redução da emissão de gases com efeito de estufa, principalmente através de políticas no uso das terras, como a redução de emissões relacionadas com a desflorestação. Segundo o relatório do BID, as emissões da região caíram 11% na primeira década deste século, para o equivalente a 4,7 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Mas, apesar dos progressos registados na preservação de terras vulneráveis ao corte de árvores para agricultura ou para outros fins, o banco frisa que os países da região têm de fazer mais esforços. É expectável que em 2050 os sectores dos transportes

e da energia tenham aumentado as suas emissões em 50%, o que representaria o equivalente a dois mil milhões de toneladas de dió-xido de carbono na região. Estes valores podem elevar o valor total de emissões na zona para o equivalente a sete mil milhões de toneladas em 2050, ou dez toneladas de dióxido de carbono por habitante. “A redução das emissões resultantes do uso das terras será mais do que compen-sada pelos aumentos de emissões de outros sectores”, alerta o BID.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento considera que os países da região devem apon-tar para um valor abaixo das duas toneladas de emissões por habitante. Para alcançar este ob-jectivo, a instituição estima que seria necessário investir 88 mil milhões de euros, ou o equivalente a 0,6% do produto interno bruto da América Latina em 2050. O relatório conclui que “uma política rigorosa sobre o uso das terras que tenha como objectivo eliminar as emissões até 2030, combinada com esforços para eliminar a pe-gada de carbono nos sectores da energia e dos transportes até 2050, juntamente com outras medidas, pode tornar real o objectivo das duas toneladas de emissão por habitante.”

O GRANDE “MEOTRE”Em Macau existem mestres, sumidades únicas desta ou daquela disciplina, mas também existem “meotres”. E porquê?Porque Macau sã assi mas também sã assado

Foto: Vanessa amaro

Semana da Conservação Energética de Macau arranca domingo

“Desligar as luzes durante uma hora” em prol do ambiente

Alterações climáticas podem custar milhões à América Latina

Muita pataca por ano Sabia que...

11h da manhã, que contará com a presença do embai-xador QQ.

No dia 11, pelas 20h30, realiza-se a actividade “Des-ligar as luzes durante uma hora”, que já tem vindo a ser organizada desde 2007 com a participação de ser-viços públicos, empresas e indivíduos. Este ano, foi já feito o registo de participa-ção de seis casinos, vários hotéis, bancos, estabeleci-mentos comerciais, alguns locais turísticos, grandes empreendimentos, das três pontes, e ainda, para a zona do “One Central Macau”, no NAPE. Todos os par-ticipantes vão desligar as luzes desnecessárias duran-te uma hora, como forma de apoio à conservação de energia. O Gabinete para o Desenvolvimento do Sector Energético (GDSE) apela também a todos os cida-dãos que fiquem em casa, a desligarem as luzes desne-cessárias nessa noite para tomarem consciência da sua própria responsabilidade em conservar a energia.

...cada tonelada de papel reciclado salva 17 árvores?

Page 14: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

14 publicidade quinta-feira 7.6.2012www.hojemacau.com.mo

VIVA O EURO-2012COM O• Todos os dias, em duas páginas a cores, a informação

que interessa sobre o acontecimento desportivo do ano. Os bastidores, as tácticas, os falhanços, os momentos de glória.

A PARTIR DE 8 DE JUNHO, SEXTA-FEIRA, COM OFERTADE CALENDÁRIO DOS JOGOS, MAPA DE RESULTADOSE SÍNTESE DE TODOS OS PLANTÉIS.

E, melhor aindaque um polvono aquário, temos cá Mestre Pu Yi, o gato adivinho que acerta sempre nos resultados. Ou quase.

Page 15: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

15culturaquinta-feira 7.6.2012 www.hojemacau.com.mo

José C. [email protected]

A Galeria de Exposições Especiais do Museu das Ofertas sobre a Transferência de So-

berania de Macau inaugurou on-tem a exposição “Magnificência: Obras de Chan Chi Vai”.

O artista, nascido em Macau em 1946, apresenta nesta mostra mais de 100 peças que vão desde a caligrafia e a pintura chinesa à gravura e à aguarela.

Chan Chi Vai está há muito activo no mundo da cultura e das artes, através da sua associação ou estudos com inovadores e mestres, pode ler-se no texto de apresentação da exposição, da autoria do director do Museu de Arte de Macau. Artista ver-sátil, Chan é exímio na pintura chinesa, incluindo os géneros

paisagem, figuras e flores e pássaros, acrescenta o texto.

Chan envolveu-se em activi-dades noutros campos artísticos, tendo iniciado a sua carreira nos anos 60, em desenho, escultura e aguarela, chegando a apre-sentar mais tarde trabalhos de instalação. Mais recentemente, a sua participação em variadas exposições é uma demonstração da sua paixão ecléctica pela arte.

Além do seu papel como artista, Chan, que teve um vi-sitante especial na inauguração – o Chefe do Executivo, Fernan-do Chui Sai On -, dedica-se a actividades e empreendimentos sociais e culturais, bem como ao ensino de matérias de sinologia e arte a numerosos discípulos.

CALIGRAFIA E PINTURAPresidente da Associação Yu Un dos Calígrafos e Pintores

Chineses de Macau, e membro eleito da Comissão Nacional da Federação de Círculos Li-terários e Artísticos da China (CFLAC), Chan tem devotado um carinho especial à caligrafia e pintura tradicionais. Como o próprio explica. “Actualmente a maioria dos pintores tenta combinar técnicas de pintura ocidental com pintura chine-sa, mas eu quero dar um bom exemplo (contra esta moda) insistindo na pintura chinesa tradicional.”

Servindo-se da pintura para ilustrar a caligrafia e da cali-grafia para mostrar a pintura, a obra de Chan Chi Vai representa uma perfeita integração entre as duas, diz Chan Hou Seng director do Museu de Arte de Macau.

“Segurando o pincel, ten-tando escrever, deixo que as

recordações cruzem a minha mente e revivo os momentos de convívio com os mestres”, diz o artista de Macau numa nota do programa da mostra. “Estas recordações perturbam-me. Para arrumar as minhas ideias, decido explorar e rearranjar a poesia que escrevi sobre viagens passadas e transformá-la em caligrafias e pinturas ao sabor dos meus sentimentos. Quanto à técnica, não presto grande atenção a esse aspecto, prefiro deixar a arte fluir. Finalmente, as pinturas estão prontas e são agora mostrados aqui aos espectadores. Espero as vossas impressões.”

Os trabalhos de Chan Chi Vai podem ser vistos até 12 de Agosto na Galeria de Exposi-ções Especiais do Museu das Ofertas sobre a Transferência de Soberania de Macau.

O violinista português Carlos Damas sobe no

sábado ao palco do teatro D. Pedro V, em Macau, para um concerto com a pianista Jill Lawson e com o quarteto de corda da Orquestra de Macau.

Integrado no programa “en-Cantos”, a quinzena cultural de Portugal em Ma-cau, Carlos Damas vai tocar durante o concerto, dividido em duas partes, obras do compositor português José António Fragoso e uma obra

do compositor francês Ernst Chausson. “Na primeira parte estarei eu e a pianista Jill Lawson em palco para tocarmos obras de José An-tónio Fragoso e na segunda parte teremos a colaboração do quarteto de cordas da Orquestra de Macau para a obra muito complexa de Ernst Chausson”, explicou Carlos Damas à agência Lusa.

No pequeno teatro, clas-sificado como Patrimó-nio da Humanidade pela

UNESCO, Carlos Damas promete “música e prazer em palco” e uma “experi-ência inédita” no género de música que será tocado com a partilha do palco de músicos ocidentais e orientais. “É um evento inédito neste âmbito porque nunca houve um projecto que juntasse músicos locais e portugueses”, disse, ao salientar ter “sempre exis-tido”, neste género musical, “uma barreira entre as duas culturas”.

AFA apresentaexposição de Allen Wong A AFA inaugura amanhã no seu espaço a exposição “Dragon Interception: Little Dragon Asking for Direction-New works by Allen Wong”. Allen Wong é professor de Arte em Macau e desde 2002 que tem participado em várias exposições colectivas, como a 1º exposição conjunta de escultura de Hong Kong, Guangzhou e Macau. Em 2005 e 2012 o artista exibiu a solo os seus trabalhos. Esta exposição é dedicada à legendária figura de Bruce Lee, baseada no processo de desconstrução de Damien Hirst. Segundo o curador da mostra, Allen Wong nunca tentou esconder a possibilidade de uma explanação teórica da sua arte. “Cada trabalho é a representação de um pensamento liberal; cada passo, desde a formação da ideia até ao produto final, representa a sua devoção à arte.” Os trabalhos de Allen Wong podem ser vistos no espaço AFA a partir de sábado até 12 de Agosto, entre as 12h00 e as 19h00. - J.C.M.

Internautas elegemQueen como melhor bandaO grupo Queen foi eleito pelos internautas britânicos como melhor artista dos últimos 60 anos. O questionário foi promovido pelo site GigWise, em comemoração do Jubileu de Diamante da rainha Isabel II. A banda liderada por Freddie Mercury ficou à frente de artistas como Nirvana e Elvis Presley, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Sheryl Crowcom tumor benignoSheryl Crow revelou que tem um tumor cerebral benigno, que lhe foi diagnosticado em Novembro do ano passado. Sheryl, que recuperou com sucesso de um cancro da mama em 2006, disse, em entrevista ao Las Vegas Review Journal, que decidiu consultar um médico depois de ter notado que estava a ter falhas de memória ao ponto de ter-se esquecido da letra de uma canção em concerto. “Estava tão preocupada que decidi fazer uma ressonância magnética. Foi, então, que descobri que tinha um tumor cerebral”, disse a cantora de 50 anos.

Brad Pitt vai produzir biografia de Marilyn MonroeMarilyn Monroe está em alta em Hollywood. No ano em que se completam cinco décadas de sua morte, a diva inspirará mais uma longa-metragem. Desta vez, uma biografia está a ser produzida por Brad Pitt, com direcção de Andrew Dominik. Naomi Watts estava cotada para viver a actriz de “O Pecado Mora ao Lado” na produção intitulada “Blonde”, projecto de Dominik que acabou por ser cancelado antes das gravações, marcadas para Janeiro de 2011, começarem. Pitt está disposto a ressuscitar a história, assinando contrato para produzir o filme através da sua companhia, a Plan B.

Obras de Chan Chi Vai apadrinhadas por Chui Sai On

O toque tradicional

Carlos Damas actua no sábado em Macau

Ao som do violino

Page 16: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

16 desporto quinta-feira 7.6.2012www.hojemacau.com.mo

Marco [email protected]

O onze da Casa do Fu-tebol Clube do Porto na RAEM carimbou ontem a passagem às

meias-finais da Taça da Associação de Futebol de Macau, ao levar a melhor sobre o Windsor Arch Ka I , num encontro em que houve expulsões, grandes penalidades desperdiçadas e emoção até ao derradeiro lance.

Num encontro em que o líder da Liga de Elite não pode contar com o brasileiro Cesinha na frente de ataque e com o paraguaio Jorge Galeano ao meio-campo, faltou inspiração ao sector mais adiantado do grupo de trabalho orientado por Joseclér. Fortes a defender, os dragões do território aguentaram a pressão inicial do adversário, neu-tralizaram as ofensivas do conjunto vermelho e branco e acabaram por chamar a si progressivamente as rédeas do desafio. O onze portista instalou-se com algum conforto no meio-campo adversário e partiu ao assalto da baliza à guarda de Tam Heng Wa, sem conseguir, ainda assim, criar constrangimentos de maior no último reduto dos cam-peões do território.

O desafio prometia equilíbrio

UMA das figuras centrais do Euro-2012 é, por inerência

do cargo, a ministra polaca do desporto, já que o seu país, junta-mente com a Ucrânia, organiza o acontecimento. No caso de Joanna Mucha, porém, é a beleza que está no centro das atenções, já que a competência não pára de ser posta em causa.

Os polacos dizem à boca cheia que não percebe nada de desporto, entretendo-se a espalhar anedotas sobre os seus (nulos) conhecimen-tos da matéria. O jornal alemão Die Welt, num artigo dedicado a este europeu de futebol, definiu--a como “a mais bela piada do Euro-2012”. E ainda escreveram que “uma semana sem anedotas sobre Mucha é considerada um desperdício pelos polacos”.

Os partidos da oposição do governo polaco têm sido impla-cáveis, afirmando que a nomeação dela foi um golpe de imagem, pois a equipa do primeiro-ministro Donald Tusk era constituída quase só por homens.

A ministra, que assumiu a pasta em Novembro de 2011, ad-mitiu que a aparência favoreceu-a quando foi escolhida. Palavras que também não ajudaram muito a mudar a fama de falta de pre-

Encontro Internacionalde Capoeira levanta poeiraa partir de amanhãMacau vai ser palco, pela primeira vez, a partir de quinta-feira, do Encontro Internacional de Capoeira, uma iniciativa que reunirá no território, até domingo, mestres de renome oriundos de vários países. “Vai ser a primeira vez que Macau vai conhecer o que é realmente a capoeira. Vamos juntar 100 ‘capoeiristas’, vai ser muito bom, todo o mundo está ansioso porque vêm mestres e professores de renome”, disse à agência Lusa o mestre Eddy Murphy, da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira de Macau. Do programa do encontro, com actividades diversas, Eddy Murphy realçou, além do “potencial” dos convidados, “sempre com agenda cheia o ano inteiro”, o lançamento do livro “As Asas do Mestre”, uma obra escrita em português, do mestre Ousado (Singapura), o primeiro mestre de capoeira na Ásia. Um dos pontos altos do evento será “uma aula aberta” de capoeira marcada para o próximo sábado na praia de Hac Sa, disse o mestre Eddy Murphy. Formada há cerca de seis meses, a Associação Desportiva e Cultural de Capoeira de Macau conta actualmente com perto de 120 alunos, entre adultos e crianças. A Capoeira foi desenvolvida no Brasil, principalmente por descendentes de escravos africanos e é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, numa mistura de jogo, luta e dança. - Lusa

Porto eliminou campeão nas grandes penalidades

Ka I fora da Taçae raça por parte de ambas as equi-pas, mas aos 21 minutos, o juiz da partida quase compromete o espectáculo, ao mostrar rigor em demasia ao responder aos protestos de Mané com a amostragem do cartão vermelho. Com um jogador a menos e mais de uma metade ainda para disputar, o FC Porto re-organizou-se dentro do terreno de jogo e conseguiu resistir ao assédio imediato dos atletas às ordens de Joseclér. Com Gustavo muito sozinho na frente de ataque, o Ka I não conseguiu fazer melhor do que visar de longe a baliza de Juninho, sem conseguir ainda assim incomodar o guarda-redes brasileiro na baliza dos azuis e brancos.

RODILSON TOPO DE GAMAA inferioridade numérica acabou por não influir no rendimento dos dragões, que mesmo com menos um conseguiram encerrar a primei-ra parte com chave positiva. Nos derradeiros segundos do tempo

regulamentar, Rodilson da Gama assina uma das melhores jogadas do desafio e serve Tita em posição frontal à baliza do Ka I, mas o médio do FC Porto complementa com um remate defeituoso.

O jovem angolano volta a estar em destaque aos 37 minutos, ao cabecear ligeiramente por cima da barra da baliza à guarda de Tam Heng Wa. O esforço valeu um aplauso da mais de meia centena de adeptos do Futebol Clube do Porto que acompanharam o desafio a partir das bancadas do campo da Universidade de Ciência e Tec-nologia, mas o maior aplauso da noite ocorreu ao minuto 45, quando Alison Brito foi derrubado em falta no coração da área adversária. O árbitro não se deixou intimidar pelos protestos do banco do Ka I e apontou para a marca de grande penalidade. O avançado cabo--verdeano tomou em mãos a tarefa de cobrar o lance, mas acabou por rematar sem convicção para a defesa fácil de Tam Heng Wa.

Num período de dois minutos, os campeões do território evita-ram o golo dos Porto e quase sal-taram para a frente do marcador, mas o remate do camisola 21 do Windsor Arch Ka I embateu com estrondo na barra da baliza azul e branca. A linha avançada dos líderes da Liga de Elite voltou a abeirar-se do golo nos últimos segundos do tempo regulamentar, mas Juninho respondeu com uma defesa atenta à última investida do grupo de trabalho às ordens de Joseclér.

O desafio acabou por se deci-dir, como mandam as regras, na lotaria das grandes penalidades e não foi necessária mais do que uma tentativa de parte a parte para definir o nome do vencedor. O maliano Simbo Diakité bateu a primeira grande penalidade para o Futebol Clube do Porto, colocando os dragões em vantagem. Na res-posta, o Ka I permitiu a defesa de Juninho, catapultando os dragões do território para as meias-finais da competição. No encontro que abre as portas da final da Taça da Associação de Futebol de Macau, o Porto vai esgrimir argumentos com o Lam Pak. A formação orientada por Chan Man Kin bateu ontem o “satélite” Lam Ieng por cinco bolas a três.

Ministra do desporto polaca prejudicada pela imagem

Beleza não marca golosparação para o cargo. Conclusão: as últimas sondagens sobre o seu governo mostram que é o elemento em quem os polacos menos confiam. Coisa rara numa pasta como o desporto.

ECONOMISTA PUNKEnquanto adolescente, foi punk, mas a anarquia despertou-a para

outras coisas: tornou-se vegeta-riana e começou a interessar-se pela política. Entrou para o parti-do de centro Unia Wolności, pelo qual se candidatou à presidência da câmara de Plónsk, sua cidade natal, com resultados positivos. Pelo meio, tirou o curso de Economia na Universidade de Varsóvia.

O trajecto político, sem gran-des rasgos, acabaria por levá-la a ser ministra, mas antes a beleza já lhe tinha dado outros voos. Como modelo fotográfico, Joanna fez várias fotos sensuais, que agora, na ribalta da política, regressam com esplendor renovado. Os po-lacos divertem-se em particular com as imagens dela enquanto Lara Croft e com uma sessão mais bucólica, onde o cruzamento de lingerie e dentes-de-leão, tal como aqui reproduzimos, faz furor.

DERRAPAGEM NO ESTÁDIOO desgaste da ministra teve também que ver com uma obri-gação falhada. A obra do Estádio Nacional de Varsóvia era talvez a sua principal responsabilidade, mas, lembrando o sucedido em Portugal, falhou o prazo de con-clusão com grande derrapagem orçamental.

Joanna tentou então melho-rar a performance assumindo a causa do combate à corrupção no futebol polaco. Como habi-tualmente, ninguém a levou a sério. Perguntaram a Grzegorz Lato, presidente da Federação de Futebol Polaca, se achava que ia ser afastado por ela. A lenda do futebol (foi o melhor marcador do Campeonato do Mundo de 1974, na Alema-nha, quando a Polónia ficou em terceiro), nem foi capaz de responder. Só rir.

Rodilson da Gama

Page 17: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

17futilidadesquinta-feira 7.6.2012 www.hojemacau.com.mo

[Tele]visão

Aqui há gato

Sudoku [ ] Cruzadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Não estendida. 2-Campo semeado de cereais. Iam abaixo. 3-Reabilitado. 4-Antes-de-Cristo (abrev.). Rio costeiro de França que desagua no mar do Norte. Bário (s.q.). Escândio (s.q.). 5-Três (Pref.). Senhora (Bras.). Dá queda. 6-Cantor ambulante entre os antigos gregos. Ribanceira. 7-Teatro para vários géneros de representações. 8-Povoação de categoria superior a aldeia. Refresco feito com bicarbonato de soda e ácido tartárico com água açucarada. 9-Adiciono. Textualmente. No tempo de. 10-Aqui. Fazem soar um instrumento musical. Sua (Arc.). 11-Realizamos o casamento.

VERTICAIS: 1-Grande bráctea que envolve e protege a espiga das plantas espadices (Bot.). Animal ruminante. 2-Grespa, encarapinhada. 3-Dessa terra. Imagem ou estátua de falsa divindade. 4-Orladura. Espanto, chamada (Interj.). Tua (Arc.). 5-Reentrâncias das costas marítimas e lacustres. Afastados da conviência social. 6-Arte clínica, medicina. 7-Termina, conclui. Caminho (abrev.) 8-Gratuita. Dignatário etíope. Multidão, queixal (Prov.). 9-Preceptor de crianças ilustres. Alto, topo (pl.). 10-Dia de descanso, entre os Judeus (pl.). 11-Emagrece extraordinarimente. Porver ade aba.

HORIZONTAIS: 1-E. DOBRADA. E. 2-SEARA. CAIAM. 3-P. ILIBADO. A. 4-AC. AA. BA. SC. 5-TRI. SIA. CAI. 6-AEDO. A. RIBA. 7-POLITEAMA. 8-VILA. R. SODA. 9-ADO. SIC. SOB. 10-CA. TOCAM. SA. 11-A. CASAMOS. R.VERTICAIS: 1-ESPATA. VACA. 2-E. CREPIDA. 3-DAI. IDOLO. C. 4-ORLA. OLA. TA. 5-BAIAS. I. SOS. 6-R. B. IATRICA. 7-ACABA. F. CAM. 8-DADA. RAS. MO. 9-AIO. CIMOS. S. 10-A. SABADOS. 11-EMACIA. ABAR

HISTÓRIAS À HORA DO ALMOÇOSe cada vez estou mais gordo é porque me alimentam muito bem aqui na redacção, mas às vezes não resisto a ir almoçar fora. Um dos meus locais preferidos é a cantina da APOMAC ou até da Associação dos Macaenses, sem esquecer a Vencedora. E porquê? Porque aí podemos aprender mais sobre o lado genuíno de Macau e, sobretudo, aprender com os mais velhos. Para além de experimentarmos as delícias da comida macaense, podemos sentir como era a Macau de antigamente.Enquanto esperamos pela nossa comida o tempo parece que pára por breves momentos. Há olhares que se cruzam, muitas vezes a roçar a cumplicidade, e nunca me sinto de parte. Os meus traços portugueses de Portugal atraem simpatia, alguma curiosidade, por vezes sorrisos. A mim, que ando a gatinhar por aqui há pouco tempo, fascina-me olhar para cada ruga dos rostos das pessoas que, ou nasceram cá, ou estão cá há tanto tempo que já fazem deste pedaço de terra a sua pátria. Muitas vezes páro a olhar para sentir as conversas, os gestos que denotam passos diários, as conversas que misturam português com sotaque de Macau, que nos faz sorrir, ou então o cantonense. Quanto entramos nestes lugares, a Macau que cresceu sem olhar para si própria fica fora de portas. Absorvemos os gestos e tentamos aprender qualquer coisa. Nem que seja o amor genuíno por uma terra que nos seduz rua após rua. Ir a estes restaurantes e estar próximo das pessoas, ouvir-lhes as conversas (mesmo que sejam em cantonense) ensina-nos mais do que estar nos chamados eventos sociais, onde está toda a gente da comunidade a segurar os seus fatos de camisa e gravata. Porque nesses lugares predomina a natureza, os problemas do dia-a-dia, o chapéu na cabeça e as coisas simples. Simples histórias à hora de almoço.

Pu Yi

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO16:45 Eu Sou Portugal17:30 Selecção Nacional Sub21: Portugal - Albânia (Repetição)19:00 Montra do Lilau (Repetição)19:30 Resistirei20:30 Telejornal21:00 TDM Talk Show21:30 Castle22:15 Aquarela do Brasil23:00 TDM News23:35 Herman 201200:20 Reportagem Sic01:15 Telejornal (Repetição)01:45 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 Sal na Língua: Cachoeira - Brasil 15:00 Poplusa16:00 Bom Dia Portugal17:00 Missa de Corpo de Deus18:00 Vingança18:30 Tempos Modernos RTPi19:20 Liberdade 21 20:00 Jornal Da Tarde 21:20 O Preço Certo22:00 Euro Selecção (RTPi)22:20 Com Ciência22:30 7 Maravilhas – Praias de Portugal: Porto Santo

ESPN 3012:30 NASCAR Sprint Cup Series 2012 - Highlights13:30 NASCAR Nationwide Series 2012 - Highlights14:30 MLB Regular Season 2012 Tampa Bay Rays vs. New York Yankees17:30 (Delay) Baseball Tonight International 201218:30 US Open Championship Official Film 2004 19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012 20:00 ABL 2012 Weekly H/L 20:30 Spirit Of London 21:00 The Contenders Greece vs. 21:30 The Contenders Italy vs. 22:00 Sportscenter Asia 2012 22:30 ABL 2012 Weekly H/L

23:00 Spirit Of London 23:30 The Football Review

STAR SPORTS 3112:30 Sports Max 2011/12 13:30 Smash 2012 14:00 FEI Equestrian World 201214:30 FIM Mx3 & Women Motocross World Championship 2012 - Highlights 15:00 Len European Diving Championships 17:00 FIA Formula 2 Championship 2012 - Highlights 18:00 Wimbledon Official Film 2003 19:00 2014 FIFA World Cup Brazil Asian Qualifiers Uzbekistan vs. Iran21:00 Total Rugby 21:30 (LIVE) Score Tonight 2012 22:00 Inside Grand Prix 2012 22:30 2 Wheels 23:00 2012 European Championship Qualifier England vs. Wales FOX MOVIES 4012:30 Once Upon A Time13:20 A Few Good Men15:40 Stand By Me17:15 Cars19:15 Homeland20:15 Once Upon A Time21:00 Rio22:40 Surf’S Up00:10 Once Upon A Time

HBO 4111:30 Inception14:10 Mystic River16:35 Clockstoppers18:10 The Dilemma20:00 Jaws22:00 Resident Evil23:35 Van Helsing

CINEMAX 4212:45 Man’S Best Friend14:15 The Naked Face16:00 The Time Machine17:45 Wonder Woman19:00 Ordinary Decent Criminal20:30 Red Faction: Origins22:00 Bunraku00:00 Spartacus: Gods Of The Arena

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

ATIREM-SE AO AR! • António TorradoComo é que o avião, tão mais pesado do que o ar, pode vencer o balão, tão menos pesado que o ar, e conquistar o espaço aéreo, dantes apenas frequentado pelos passarinhos? Estas e idênticas perguntas andaram à volta da cabeça do Dr. Hélio Dantas, incansável inimigo de dois heróis reais, Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Foram eles os primeiros a alcançar o Brasil por via aérea, vindos de Portugal. Por pouco e por culpa das tropelias do Dr. Hélio que não ficavam pelo caminho, mas os dois valentes tudo venceram para, depois, muito se rirem dos acidentes da viagem. Riram-se eles e rimo-nos nós, ao longo desta peça que é uma risota pegada.

BLANKETS • Craig ThompsonPublicada pela primeira vez em 2003, esta obra tornou-se um clássico e uma das referências das novelas gráficas. O que torna esta obra tão profundamente bela é a atenção aos pequenos detalhes dos grandes movimentos da vida. A descoberta do amor, a perda da fé, o amor familiar, as descobertas e as incertezas, o ridículo e o trágico, todos estes grandes temas são tratados com uma intimidade e sensibilidade que nos arrasta para a narrativa e nos deixa a relembrar o nosso próprio processo de crescimento. Só com emoções se tocam emoções. Prémios: Harvey Award para Melhor Cartoonist, Melhor álbum gráfica de trabalho original (2004); Eisner Award para Melhor Álbum Gráfico, Melhor Escritor/Desenhador (2004); Ignatz Award para Melhor Artista e Melhor Novela Gráfica ou Coleção (2004); Prix de la Critique – Association des Critiques et Journalistes de Bande Dessinée – France (2005); Lista da Time das 10 melhores Novelas Gráficas de Sempre (2005).

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1SNOW WHITEAND THE HUNTSMAN [C]Um filme de: Rupert SandersCom: Kristen Stewart, Charlize Theron, Chris Hemsworth14.30, 16.45, 19.15, 21.30

SALA 2PROMETHEUS [3D] [C]Um filme de: Ridley ScottCom: Naoomi Rapace, Michael Fassbender14.30, 16.45, 19.15, 21.30

SALA 3WHAT TO EXPECTWHEN YOU’RE EXPECTING [B]Um filme de: James WatkinsCom: Daniel Radcliffe, Ciarán Hinds, Janet McTeer14.30, 16.30, 19.30

MEN IN BLACK III [3D] [B]Um filme de: Barry SonnenfeldCom: Will Smith, Tommy Lee Jones, Josh Brolin21.30

SNOW WHITE AND THE HUNTSMAN

Page 18: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

18 opinião quinta-feira 7.6.2012www.hojemacau.com.mo

Joschka Fischer*in PÚBLICO

situação da Europa é séria – mui-to séria. Quem teria pensado que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, apelaria aos go-vernos da zona euro para reunir coragem para criar uma união

fiscal (com orçamento e política fiscal comuns e dívida pública solidariamente garantida)? E Cameron defende também que a integração política mais profunda é o único caminho para parar a desagregação do euro.

Um primeiro-ministro britânico conser-vador! A casa europeia está em chamas, e Downing Street está a pedir uma resposta racional e resoluta do corpo de bombeiros.

Infelizmente, o corpo de bombeiros é liderado pela Alemanha, e o seu chefe é a chanceler Angela Merkel. Como resultado, a Europa continua a tentar apagar o fogo com gasolina – a austeridade imposta pelos ale-mães – com a consequência de que, em três meros anos, a crise financeira da zona euro se tornou numa crise existencial europeia.

Não nos iludamos: se o euro se desagre-ga, assim acontecerá à União Europeia (a maior economia do mundo), espoletando uma crise económica global numa escala que a maior parte das pessoas hoje vivas nunca conheceu. A Europa está à beira de um abismo, e certamente cairá nele a não ser que a Alemanha – e a França – alterem o seu rumo.

As recentes eleições em França e na Grécia, juntamente com eleições locais em Itália e distúrbios continuados em Espanha e na Irlanda, mostraram que o público perdeu a fé na rígida austeridade que a Alemanha lhes impôs. O remédio radical de Merkel colidiu com a realidade – e com a democracia.

Estamos mais uma vez a aprender da maneira mais difícil que este tipo de aus-teridade, quando aplicado no decorrer de uma crise financeira importante, apenas leva à depressão. Esta perspectiva devia ser do conhecimento comum; foi, apesar de tudo, uma lição importante das políti-cas de austeridade do Presidente Herbert Hoover nos Estados Unidos e do chanceler Heinrich Brüning na Alemanha de Weimar no início da década de 1930. Infelizmente, a Alemanha, entre todos os países, parece tê-la esquecido.

Como consequência, o caos paira na Grécia, assim como a perspectiva de pró-ximas corridas aos depósitos bancários em Espanha, Itália, e França – provocando uma avalanche financeira que soterraria a Europa. E depois? Devemos desperdiçar o que mais que duas gerações de europeus criaram – um enorme investimento em construção de instituições que levou ao mais longo período de paz e de prosperidade na história do continente?

Uma coisa é certa: uma desagregação do euro e da União Europeia implicaria a saída da Europa da cena mundial. A política actual da Alemanha é ainda mais absurda à

A ameaça da amnésia alemã

Entenderemos nós, alemães, a nossa responsabilidade pan-europeia? Certamente não parece que assim seja. Na verdade, raramente esteve a Alemanha tão isolada como agora. Quase ninguém compreende a nossa política de austeridade dogmática, que vai contra toda e qualquer experiência, e consideram-nos bastante fora de rumo, senão mesmo dirigindo-nos para o tráfego que vem em sentido contrário

vista das amargas consequências políticas e económicas que enfrentaria.

Compete à Alemanha e à França, a Merkel e ao Presidente François Hollan-de, decidir o futuro do nosso continente.

A salvação da Europa depende agora de uma mudança fundamental na atitude da Alemanha relativamente à política econó-mica, e da posição da França relativamente à integração política e a reformas estruturais.

A França terá que dizer sim a uma união política: um governo comum com controlo parlamentar comum para a zona euro. Os governos nacionais da zona euro já estão a agir em uníssono como um governo de facto para lidar com a crise. O que se está a tornar cada vez mais verdade na prática deve ser levado a cabo e formalizado.

A Alemanha, por seu lado, terá que optar por uma união fiscal. Em última análise, isso significa garantir a sobrevivência da zona euro com o poder económico e os activos da Alemanha: aquisição ilimitada dos títulos de dívida pública dos países em crise pelo Banco Central Europeu, europeização de dívidas nacionais através de eurobonds, e programas de crescimento para evitar uma depressão da zona euro e para impulsionar a recuperação.

Pode imaginar-se facilmente a celeuma na Alemanha sobre um programa deste tipo: ainda mais dívida! Perder o controlo sobre os nossos activos! Inflação! Simplesmente não funciona!

Mas funciona: o crescimento induzido pelas exportações da Alemanha é base-ado em programas desse tipo, em países emergentes e nos EUA. Se a China e a América não tivessem distribuído capital parcialmente financiado por dívida nas suas economias desde 2009, a economia alemã teria sofrido um sério golpe. Os alemães devem agora questionar-se se eles, que foram quem mais lucrou com a integração europeia, estão dispostos a pagar por esta o preço devido ou se preferem deixar que esta falhe.Para além da unificação política e fiscal e de políticas de crescimento para o curto prazo, os europeus precisam urgen-temente de reformas estruturais dirigidas à restauração da competitividade da Europa. Cada um destes pilares é necessário para que a Europa ultrapasse a sua crise existencial.

Entenderemos nós, alemães, a nossa responsabilidade pan-europeia? Certamen-te não parece que assim seja. Na verdade, raramente esteve a Alemanha tão isolada como agora. Quase ninguém compreende a nossa política de austeridade dogmática, que vai contra toda e qualquer experiência, e consideram-nos bastante fora de rumo, senão mesmo dirigindo-nos para o tráfego que vem em sentido contrário. Ainda não é tarde demais para mudar de direcção, mas agora temos apenas dias e semanas, talvez meses, em vez de anos.

A Alemanha destruiu-se – e à ordem europeia – duas vezes no século vinte, e depois convenceu o Ocidente que tinha chegado às conclusões certas. Só desta maneira – reflectida vividamente no seu apoio ao projecto europeu – conseguiu a Alemanha consentimento para a sua reu-nificação. Seria simultaneamente trágico e irónico se uma Alemanha restaurada, por meios pacíficos e com a melhor das inten-ções, trouxesse a ruína da ordem europeia por uma terceira vez.

* Líder do Partido Verde, foi ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha e vice-chanceler

cartoon TRÂNSITO DE VÉNUSpor Steff

A

Page 19: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

19opiniãoquinta-feira 7.6.2012 www.hojemacau.com.mo

da estre laCarlos M. Cordeiro

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; David Chan; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

Para Marc Roche a “filosofia” Goldman Sachs está presente na política europeia através de um grupo de “iluminados” que são “simultaneamente um grupo de pressão, uma associação de colheita de informações, uma rede de ajuda mútua” eficaz, competente e treinada na instituição norte-americana, apesar de se saber muito pouco sobre o que andaram a fazer no Goldman Sachs os “tecnocratas” que actualmente são protagonistas na Europa

O melhor pano cai a nódoa. E muitas vezes nem na lavandaria se consegue limpar a sujidade. Em Portugal, de vez em quando, aparecem uns iluminados que tentam convencer o povo. De quê?

De qualquer coisa que sirva para o ir en-ganando a passar o tempo. Desta feita, o pára-quedas trouxe-nos um economista que, segundo algumas notícias, foi mandado em-bora do Fundo Monetário Internacional por incompetência. Duvida-se do pergaminho, mas há que analisar a criatura. António Bor-ges foi escolhido pelo actual governo de Pas-sos Coelho, nada mais do que para consultor especial (externo) para as privatizações, para o processo de recapitalização da banca com dinheiro público e para as renegociações das parcerias público-privadas. Ora, um homem para estas tarefas da mais alta responsabili-dade será um incompetente? Para já mostrou que anda enganado numa matéria de suma importância. António Borges permitiu-se dizer coisas que não são verdade, como “A dívida pública está a baixar em relação ao PIB”. Os factos apontam exactamente em sentido contrário: a dívida pública, na melhor das hipóteses, só vai baixar a partir de 2014 – caindo de 115,7% para 113,4%. Ou seja, neste e no próximo ano ainda vai aumentar, até porque o PIB continuará a encolher também neste e no ano seguinte. Se o economista não é rigoroso com os

Só faltava esta

Cada vez a tranquilidade é cada vez mais difícil. POR FERNANDO

Ciclone

números como pode ser um conselheiro do governo com um poder quase equivalente ao de um ministro?

Será mistério, como afirma o jornalista do Le Monde Marc Roche no seu livro “O Banco – Como o Goldman Sachs dirige o mundo” e que foi lançado em Portugal na semana passada? Para Marc Roche a “filosofia” Gol-dman Sachs está presente na política europeia através de um grupo de “iluminados” que são

“simultaneamente um grupo de pressão, uma associação de colheita de informações, uma rede de ajuda mútua” eficaz, competente e treinada na instituição norte-americana, apesar de se saber muito pouco sobre o que andaram a fazer no Goldman Sachs os “tecnocratas” que actualmente são protagonistas na Europa. “O que é que eu encontrei sobre esta gente? Muito pouco a não ser que o Goldman Sachs quer esta gente nos bastidores das influências políticas. O que é que eu descobri sobre o senhor Borges? Pouco. Sei que ele esteve no Goldman Sachs mas não sei o que é que ele fez ou em que secção trabalhou”, explicou o jornalista francês.

“De vez em quando perguntamos ‘o que diabo andou a fazer no Goldman Sachs?’ mas eles não respondem. Tal como os outros, o senhor Borges é um mistério para mim”, disse Roche, autor do livro sobre a influência do Goldman Sachs no mundo. E o mistério de Marc Roche torna-se mais misterioso e perturbador quando António Borges dei-xou os portugueses perplexos ao disparar uma proposta que choca o mais distraído. O senhor conselheiro das mil maravilhas atreveu-se a afirmar que é necessário baixar os salários dos portugueses. Realmente no meio da crise, do desemprego e da fome, só faltava esta. Acontece que já foi referido na imprensa que o senhor Borges tem mais de três salários mas ainda não anunciou o abaixamento de qualquer um deles...

N

Page 20: Hoje Macau 7 JUN 2012 #2626

quinta-feira 7.6.2012www.hojemacau.com.mo

PUB

DEPOIS do di-rector dos Ser-viços de Pro-tecção Ambien-

tal, Cheong Sio Kei, ter manifestado preocupação face à situação do mangal da Taipa, sugerindo uma consultadoria indepen-dente sobre o projecto do Centro de Informação de Segurança Rodoviária, que a DSAT pretende transferir para aquela zona, vem por fim o Chefe do Executivo repensar a sua localização.

Chui Sai On disse on-tem, numa ocasião pública, que o Governo tem recebi-do muitos pareceres sobre a zona que serve de habitat a garças e tenciona reavaliar a localização do Centro de

Informação de Segurança Rodoviária. As justifica-ções, disse, prendem-se com a protecção do am-biente de Macau. Por essa razão, já chegou mesmo a conversas com o secretá-rio para os Transportes e Obras Públicas, Lao Si Io, a quem já foram entregues as opiniões e sugestões dos cidadãos sobre a localiza-ção do organismo.

O mangal da zona do Carmo, na Taipa, é a úni-ca zona de nidificação de várias dezenas de su-bespécies de garças no território. Ainda no início do mês de Maio, cinco or-ganizações ambientalistas de Macau lançaram uma petição pública para que o

Governo reconsiderasse a localização do Centro de Informação de Segurança Rodoviária, que seria colo-cado num aterro construído ilegalmente no lago junto às casas-museu da Taipa.

As associações des-tacam que actualmente subsistem na região ape-nas sete zonas naturais de mangal, sendo a do lago da Taipa a única que as aves escolhem para fazer o ninho. O abaixo-assinado salientava que o território recebe anualmente mais de meio milhar de garças, de entre 30 a 40 subespécies diferentes. O seu objectivo, de ponderar uma localiza-ção alternativa, vê-se assim cumprido. - R.M.R.

Portugal desce do quinto para o 10.º lugar do “ranking”A Selecção Portuguesa desceu cinco lugares do “ranking” da FIFA. A queda acentuada de Portugal estará ligada aos recentes maus resultados, isto após ter empatado frente à Polónia, Macedónia e perdido frente à Turquia. A Selecção Portuguesa está atrás dos três adversários do Grupo B do Europeu, com a Alemanha na terceira posição, a Holanda na quarta e a Dinamarca na nona. A Espanha permanece na liderança do “ranking” FIFA. Ranking: 1.º Espanha (1456 pontos), 2.º Uruguai (1292), 3.º Alemanha (1288), 4.º Holanda (1234), 5.º Brasil (1155), 6.º Inglaterra (1145), 7.º Argentina (1137), 8.º Croácia (1053), 9.º Dinamarca (1019) e 10.º Portugal (996).

Chui Sai On reavalia a localização do Centro de Informação de Segurança Rodoviária

Mangal pode vir a ter paz

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O