HOMEM SACERDOTE AULA 5

4

Click here to load reader

description

Sacerdotes

Transcript of HOMEM SACERDOTE AULA 5

Page 1: HOMEM SACERDOTE AULA 5

CURSO ONLINE DE CASAIS APOSTILA AULA 51

Ministério sacerdotal dos hoMens.Pr. Estevam Fernandes

o Ministério sacerdotal do hoMeM pai.

1. Sacerdote – hebr. Kõhen aquele que ensina a Torah (5 primeiros livros da Biblia), fala dos oráculos de Deus e faz previsões sobre os juízos de Deus

Sacerdote - Grego – Hiereus, aquele que é santo, separado para o serviço de Deus

Sacerdote é aquele que é separado por Deus para comunicar a sua voz e o seu coração ao povo. Primeiro à sua família, depois aos demais. As esposas têm o seu lugar neste papel sacer-dotal, principalmente na educação dos filhos.

1 Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento;

2 porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino.

3 Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe,

4 então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive;

5 adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. (Pv 4.1-5)

Que os homens assumam a sua missão sacerdotal e permitam que em casa se façam oráculos de Deus. Todo homem crente, marido e pai que não assume esta verdade está em falta com Deus. O pai deve ser um pedagogo, que não pode se omitir. O ensino é absoluto, é a Palavra de Deus. Quando o filho passar por dificuldades se lembrará do que foi ensinado pelo pai e isto lhe será um bálsamo.

5 dimensões bíblicas da paternidade1. ensino

doutrina

exemplo

instrução

companhia

Hoje o pai se isola e não ensina. Somente paga contas. Não basta levar para a igreja, tem que ser igreja, não basta apontar o caminho, tem que ser exemplo. Muitos filhos abandonam o reino, porque foram abandonados pelos pais. Só se pode ser vencedor se seu filho disser que quer ser como pai, que deseja seguir seus pais. Pai não deve se isolar e deve ser amável, abraçar e beijar. Ser homem não é ser bruto e distante, mas sim trabalhar a dimensão afetiva da vida.

Page 2: HOMEM SACERDOTE AULA 5

CURSO ONLINE DE CASAIS APOSTILA AULA 52

o papel do hoMeM na perspectiva bíblica

O papel do homem na perspectiva bíblica é ser o líder da casa, deixar pai e mãe e assumir uma mulher para que se tornem uma só carne. Esta é tarefa do homem. Casar é romper com a casa paterna. Homem maduro precisa romper para fazer-se pleno no novo lar.

O homem deve ser o lider que:

lidera e pastoreia a esposa

provê a casa

prepara os filhos para a vida.

O que passa disto é doença relacional. Não é dominar, mas sim liderar. O homem é quem deve instruir o filho para a vida. Não é simplesmente dar dinheiro e esperar que a mulher eduque. O homem é o primeiro pedagogo, não a mulher. Infelizmente, a mulher está obrigada a fazer tudo, a educar os filhos e ainda arrastar o homem para o culto!

O homem comunica a dimensão do sagrado para família. Ele deve abrir a Bíblia em casa e dei-xar Deus falar dentro de casa.

Pai com a Bíblia na mão é Deus falando

O homem na família é aquele que encarna a graça, o amor e o cuidado de Deus sobre os seus.

Devemos ser a Graça ambulante dentro de casa. Não devemos ser intransigentes, brutos e escorar a fragilidade da liderança no “grito”. O homem deve ser a voz da graça de Deus dentro de casa, que abraça, que beija, que perdoa, que cuida e manifesta este amor.

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, (Ef 5.25)

Este é o meu Filho amado; a ele ouvi. (Mc 9.7b)

O pai deve ser a memória viva da história da redenção e do mundo para sua casa e para o mundo.

tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. (Dt 6.7)

a perversão da faMília ao longo dos séculos

Modernidade.

Séculos XVI - XVII – o racionalismo trouxe a crise da religião. Patrocinado por filosofias de Hume e Kante. O sagrado foi tercerisado e a religião se tornou “coisa pra mulher”.

Século XIX – A revolução industrial e urbana transformou o homem em operário e deixou as famílias com pais ausentes. Os filhos se tornaram órfãos de pais vivos. A mulher assumiu a educação dos filhos, incluindo a instrução religiosa.

Page 3: HOMEM SACERDOTE AULA 5

CURSO ONLINE DE CASAIS APOSTILA AULA 53

Posteriormente, a mulher também entrou no mercado de trabalho e tornou-se uma mãe apressada e divida. Os filhos ficaram sem os pais..

Pós modernidade

Século XX – aconteceu a emancipação da mulher e a revolução sexual. A pregação da autono-mia sobre o próprio corpo trouxe consigo as práticas do aborto, da busca pela anti concepção pois a mulher se vê dona do próprio corpo. A filha passou a dizer ao pai que “transaria” com quem qusesse e o filho informou ao pai que não se sentia homem e que seria homossexual. Drogar-se também passou a ser opção consequente desta busca por prazer e autonomia.

O viés cultural foi a rejeição da liderança masculina, mesmo porque muitos maridos exerciam incorretamente este papel. Com o advento das duas grandes guerras as mulheres ficaram sós e passam a ter que resolver sem os homens.

O casamento foi banalizado, o divórcio se alastrou e as uniões alternativas passaram a se alas-trar. Infelizmente a competição, independência e o individualismo passou a reinar no lar.

Século XXI – a família experimenta uma radical crise, pois o casamento é secularizado. Os ho-mens se perguntam: - Para que casar? Os jovens moram juntos sem ser casados e a homoafeti-vidade passou a invadir as casas patrocinado pela política de “nivelamento” do governo. Crian-ças e adolescentes são atingidas em cheio e já mostram sinais de mudanças comportamentais.

O homem deixou de ser referência e sacerdote.

todo hoMeM é uM sacerdote

Todo homem é um sacerdote, mesmo que ainda não seja pai. Na nova aliança o centro do culto é no lar. A primeira igreja é o lar. Se o pastor não for em casa, não pode ser na igreja.

As vestes, pois, que farão são estas: um peitoral, uma estola sacerdotal, uma sobrepeliz, uma túnica bordada, mitra e cinto. (Ex 28.4a)

As vestes sacerdotais servem como analogia do ofício paterno e de sacerdote. As vestes são símbolo da glória de Deus e representação de Jesus.

Estola - Ficava sobre os ombros – sacerdote intercede pelos seus filhos e os leva nos ombros.

Peitoral – tinha 12 pedras, relativas às 12 tribos e também pedras quadradas, do Urim e do Tumim para saber a vontade de Deus. Os pais devem, portanto, orientar os filhos para dizer o que Deus quer para a vida deles. Os filhos devem procurar o pai em primeiro lugar, não um tio ou um pastor. O pai precisa falar por Deus.

Túnica de linho e cinto de ouro – túnica representa a integridade e a pureza. O pai não precisa ser perfeito, mas íntegro. Integridade é completude moral, inteireza e honestidade.

Sobrepelis – composta de

Romans, que representam a vida frutífera – Espera-se fruto do Espírito, na vida dos pais.

Azul representa o caráter celestial do ministério representativo.

Page 4: HOMEM SACERDOTE AULA 5

CURSO ONLINE DE CASAIS APOSTILA AULA 54

Púrpura é o sinal de autoridade, que deve ser exercida em dependência de Deus.

Carmesim reprenta o sangue do sacrifício. Do amor sacrificial e do testemunho de Cristo.

Mitra, um turbante, que aponta para santidade ao Senhor.

Jó era sacerdote e intercedia pelos filhos. Devemos seguir-lhe os passos

… chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente. (Jó 1.5)

O pai não deve permitir pornografia, amizades pervertidas, televisão, acessos a internet estra-nhos, mas deve ser manifestação da verdade, da justiça, da integridade, do amor, da coragem, de trabalho, de humildade, zelando pela família, sendo exemplo de fé e temor, enquanto represen-tante do Reido de Deus na terra.

24 O SENHOR te abençoe e te guarde;

25 o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;

26 o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. (Nm 6.24-26)