hOmenagem A Escola Técnica recebeu o nome de Jurandir ......2018/03/03  · te, a entrega da...

8
A VERDADE QUE SE LÊ Ano 19 - n.º 233 28 DE FEVEREIRO A 05 DE MARÇO DE 2018 página A3 HOMENAGEM A Escola Técnica recebeu o nome de Jurandir Bezerra Lins, ex-prefeito da cidade ITAPISSUMA PREFEITO ENTREGA ESCRITURAS página A3 POLITÍCA IGARASSU Vereador Gea prestigia carnaval de Itapissuma página B2 Itapissuma poderá ganhar sua primeira creche, em Mangabeira página A3 Namoyr inaugura Espaço Cultural, em Abreu e Lima página A2 Abraão Barbosa é exonerado O ex-secretário de Educação de Abreu e Lima foi exonerado do cargo pelo prefeito Mar- cos José, sobre supostas irregularidades na sua pasta, que serão investi- gadas pela Câmara. No seu lugar, ficou a asses- sora, professora Arlete. página B1 página A3 Audiências públicas sobre segurança e falta de água CADERNO B COBRANÇA: Izaque Leite cobra providências urgentes Subcomandante Souza prometeu intensificar ações A Câmara Municipal realizou duas au- diências públicas sobre os temas Falta de Água e Segurança Pública: a primeira ocorreu no dia 20, no Plenário da Câ- mara, que tratou da falta de água e a segunda, no dia 22, sobre a violência no município. Ambas au- diências foram solicita- das pelo vereador Izaque Leite, vice-presidente do PTB de Igarassu. I rene recebe Medalha Tiradentes, por ser considerada a terceira parlamentar mais atu- ante do município de Igarassu, no ano de 2017 Fotos: Janderson Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco Governador inaugura Escola Técnica Estadual, em Igarassu INAUGURAÇÃO O governador Paulo Câmara (primeiro da dir. para a esq.), o ministro da Educação Mendonça Filho e o secretário de Educação Fred Amâncio, estiveram na solenidade visitando uma turma do Ensino Médio, o governador prometeu construir mais quatro U ma grande conquis- ta para a Região Norte do Estado, um grande passo para o de- senvolvimento da edu- cação e intelectual dos jovens que sonham com um estudo de qualidade e uma profissão assegu- rada no mercado de tra- balho. Anunciada ainda no governo do então go- vernador (in memorian) Eduardo Campos, a Es- cola Técnica Estadual (ETE) foi inaugurada pelo governador Pau- lo Câmara, o ministro da Educação Mendonça Filho e o secretário de Educação Fred Amân- cio, no último dia 05 de fevereiro. Na ocasião, estiveram presentes várias autori- dades da região, como o presidente da ALEPE, Guilherme Uchôa, o pre- feito Mário Ricardo, en- tre outras autoridades. página B3

Transcript of hOmenagem A Escola Técnica recebeu o nome de Jurandir ......2018/03/03  · te, a entrega da...

  • A VERDADE QUE SE LÊAno 19 - n.º 233 28 de FeVeReIRO a 05 de maRçO de 2018

    página A3

    hOmenagem A Escola Técnica recebeu o nome de Jurandir Bezerra Lins, ex-prefeito da cidade

    ItapIssuma prefeito entregA escriturAs

    página A3

    pOlItícaIgaRassu

    Vereador Gea prestigia carnaval de Itapissuma

    página B2

    Itapissuma poderá ganhar sua primeira creche, em Mangabeira

    página A3

    Namoyr inaugura Espaço Cultural, em Abreu e Lima

    página A2

    Abraão Barbosa é exonerado

    O ex-secretário de Educação de Abreu e Lima foi exonerado do cargo pelo prefeito Mar-cos José, sobre supostas irregularidades na sua pasta, que serão investi-gadas pela Câmara. No seu lugar, ficou a asses-sora, professora Arlete.

    página B1

    página A3

    Audiências públicas sobre segurança e falta de água

    cadeRnO B

    cOBRança: Izaque Leite cobra providências urgentes Subcomandante Souza prometeu intensificar ações

    A Câmara Municipal realizou duas au-diências públicas sobre os temas Falta de Água e Segurança Pública: a primeira ocorreu no dia 20, no Plenário da Câ-mara, que tratou da falta de água e a segunda, no dia 22, sobre a violência no município. Ambas au-diências foram solicita-das pelo vereador Izaque Leite, vice-presidente do PTB de Igarassu.

    Irene recebe Medalha Tiradentes, por ser considerada a terceira parlamentar mais atu-ante do município de Igarassu, no ano de 2017

    Fotos: Janderson

    Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

    Governador inaugura Escola Técnica Estadual, em Igarassu

    InauguRaçãO O governador Paulo Câmara (primeiro da dir. para a esq.), o ministro da Educação Mendonça Filho e o secretário de Educação Fred Amâncio, estiveram na solenidade visitando uma turma do Ensino Médio, o governador prometeu construir mais quatro

    Uma grande conquis-ta para a Região Norte do Estado, um grande passo para o de-senvolvimento da edu-cação e intelectual dos jovens que sonham com um estudo de qualidade e uma profissão assegu-rada no mercado de tra-balho. Anunciada ainda no governo do então go-vernador (in memorian) Eduardo Campos, a Es-cola Técnica Estadual (ETE) foi inaugurada pelo governador Pau-lo Câmara, o ministro da Educação Mendonça Filho e o secretário de Educação Fred Amân-cio, no último dia 05 de fevereiro.

    Na ocasião, estiveram presentes várias autori-dades da região, como o presidente da ALEPE, Guilherme Uchôa, o pre-feito Mário Ricardo, en-tre outras autoridades.

    página B3

  • a2

    www.folhametropolitana.com.br

    Folha Metropolitana | 28 de Fevereiro a 05 de Março de 2018

    editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

    fale conosco: 81 9 8405.8530Opinião

    espaçO cultuRal Ao centro, Namoyr Lima e amigos na inauguração do Espaço do Alto da Bela Vista

    Foto: Divulgação

    InteRVençãO: a sOluçãO paRa O RIO? mas necessáRIO

    A verdade é que do jeito que caminha a violência e o aumento das organizações criminosas, que atu-am no Rio de Janeiro, não poderia ficar exposta como esta´atualmente: assassinatos de inocentes por balas perdidas, assassinatos de militares, latrocínios, conflitos de traficantes por pontos de drogas nas favelas, fora isso o despreparo e sucateamento das polícias milita e civil do estado. A segurança pública perdeu a guerra para a criminalidade organizada e equipada com arsenal de guerra. Alguma coisa teinha que ser feita,

    A intervenção militar pelo Exercíto Brasileiro, que foi autorizada e pelo presidente da República, Michel Te-mer, e aprovada pelo Congresso Nacional, foi uma res-posta incisiva ao clamor da população do Rio de Janeiro. É conceso pelos especialistas em segurnaça pública que a interveção militar não é a solução para frear a vio-lênia, mas eles acreditam que é uma ação eficaz, mo-mentaneamente, ao combate às organizações criminais. Alguns especialistas defendem a intervenção, uma vez que a Polícia Militar do Rio não estava tendo êxito no confronto com os marginais.

    O Governo Federal não poderia ficar de braços cruza-dois, assistindo de Camarote o crescimento da violên-cia descontrolada no estado carioca. Agora, a Força de Segurança tem um poder central de comando, que está nas mãos do General do Exercíto Braga Neto. Ele foi escolhido pelo presidente para comandar e chefiar a in-tervenção, no Rio de Janeiro.

    Pesquisas apontam que quase 70% da população ca-riosa aprovou a intervenção militar pelo Exercíto no es-tado e que também as pessoas acreditam na diminuição da violência. A presença efetivamente do Exército nas principais vias públicas e nas favelas já está gerando um sentimento de segurança na população.

    Esperamos que outras ações possam ser introduzidas para melhorar o aparato da segurança pública, como re-estruturar as polícias militar e civil, com a aquisição de novas viaturas, armamentos, investimento na qualifica-ção dos militares, investimento no serviço de inteligên-cia, pagamento dignos e em dia aos militares e, sobretu-do, punir e exonerar os policiais corruptos.

    reDAÇÃo

    NAMoyr LIMA AGrAdECE Ao GoVErNAdor pELo EspAço CuLTurAL dE ABrEu E LIMA

    peramos contar, mais uma vez, com a valiosa cooperação de nosso go-

    O pré-candidato a de-putado estadual por Abreu e Lima, Namoyr Lima, procurou à Folha Metropolitana, no final de fevereiro, para mani-festar de público o seu apoio político e o reco-nhecimento “do excelen-te trabalho desenvolvido à frente do Governo do Estado de Pernambuco.

    Para Namoyr, os per-nambucanos têm o me-lhor governado do Brasil, segundo as pesquisas de opinião pública. “Quero agradecer de público ao governador Paulo Câma-ra, que, indiretamente, através de seus repre-sentantes me ajudaram a realizar os investimen-tos necessários para a reestruturação do Espa-ço Cultural do Alto da Bela Vista, neste muni-cípio, no valor de 25 mil reais de investimentos”, explicou.

    Ele disse que o Espa-ço Cultural já está fun-cionando e aberto à po-pulação. Ainda segundo Namoyr, a meta agora será realizar a reforma do espaço do Alto São Miguel, que vai receber melhorias urgentes. “Es-

    vernador e também dos cidadãos da nossa ama-ga cidade de Abreu e

    Lima. Agora é com você e competente amigo”, afirmou.

    edItORIal sOcIal

    Política

    O secretário de Go-verno, Job Silva, irmão do prefeito Marcos José, também foi exonerado juntamente com o ex- secretário de Educação, Abraão Barbosa. Numa só canetada, o prefeito os exonerou das respectivas pastas. Com relação à sa-

  • a3Folha Metropolitana | 28 de Fevereiro a 05 de Março de 2018

    editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

    fale conosco: 81 9 8405.8530

    editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

    fale conosco: 81 9 8405.8530www.folhametropolitana.com

    alegRIa Moradora recebe escritura das mãos do prefeito Zé

    teRRenO Ao centro, prefeito Zé, GG e o secretário Zé Antônio

    RecOnhecImentO Irene exibe medalha de honra ao mérito

    Mais uma conquista social para a gestão do prefeito José de Irmã Têca (PSD). Na tarde da última sexta-feira (02), no Distrito de Botafogo, o chefe do Poder Executivo Municipal fez, oficialmen-te, a entrega da escritura-ção de imóveis para 150 famílias da localidade.

    Na ocasião, estiveram presentes à solenidade de entrega das escritu-ras, o ex-prefeito Cal Vo-lia (PSDB), secretários, vereadores e os proprie-tários dos imóveis. Foi uma reunião movimen-ta e concorrida, pois os moradores já esperavam há muito tempo pela es-

    prEfEITo ENTrEGA EsCrITurA dE IMóVEIs

    critura definitiva das suas casas. “Graças a

    Deus que o meu prefeito Zé resolveu a situação e

    Foto: Ragner Mousinho

    Foto: Ragner Mousinho

    Foto: Divulgação

    BOtaFOgO 150 famílias foram contempladas com a entrega de suas escrituras

    nos entregou a nossa es-critura. Agora, eu posso dizer que tenho a minha casa. Estou muito feliz e emocionada”, comentou moradora do bairro.

    Segundo informou o prefeito, a escrituração desses imóveis era uma luta de décadas. “Que termina, hoje, com a re-alização de um sonho. Nossos agradecimentos ao Governo do Estado, provedor desse momen-to”, comemorou Zé, in-formando que, em breve, mais 600 famílias rece-berão suas escrituras deixando de serem pos-seiros, para serem pro-prietários.

    Construção de futura creche no distrito de Mangabeira

    Irene recebe Medalha Tiradentes

    O prefeito José de Irmã Têca esteve no Distrito de Mangabeira, no dia 02 de março, para verificar o eventual terreno onde a

    No mês de dezembro de 2017, o Instituto Tiraden-tes realizou uma pesquisa de opinião pública no mu-nicípio de Igarassu, para avaliar e saber quem eram os parlamentares mais atuantes. A vereadora Ire-ne Rosa(PDT) foi escolhida como a terceira vereadora mais atuante da Câmara Municipal de Igarassu.

    Irene está no exercício do seu primeiro mandato, com uma dinâmica atua-ção no legislativo, apre-sentando as demandas da população, por meio de in-

    Prefeitura de Itapissuma deve construir a primeira creche do município. O pre-feito estava acompanhado do vereador GG e do secre-

    dicações e requerimentos. Fora este trabalho, a par-lamentar faz um impor-tante trabalho social junto às comunidades mais ca-rentes da cidade.

    A parlamentar foi ho-menageada, no mês de fe-vereiro, numa cerimônia no plenário da Casa de Duarte Coelho, com a Me-dalha de Honra do Institu-to Tiradentes. “Agradeço a Deus e ao povo da minha cidade pelo reconhecimen-to do nosso incansável trabalho”, afirmou a Irene Rosa.

    tário Distrital, Zé Antônio. O projeto está saindo da gaveta, foi um compromis-so de campanha com a po-pulação de Itapissuma.

    Com a construção da creche, que vai atender às mães carentes que traba-lham e não têm com quem deixar seus filhos, o bairro de Mangabeira será o pri-meiro a receber a implanta-ção da unidade. As crianças passam o dia, tendo ativida-des lúdicas e educacionais, assistência social e alimen-tação de qualidade, além da atenção e carinho dos pro-fissionais de educação.

    “É um grande projeto de cunho social para o muni-cípio. O prefeito Zé é um ser humano sensível com as causas dos mais pobres, que precisam de ter acesso

    a uma qualidade de vida melhor. E esta creche vai oferecer todos esses bene-fícios às famílias que têm crianças nesta situação. Na Câmara Municipal, va-mos aprovar esse projeto do Executivo”, assegurou o vereador GG.

    Para o prefeito José de Irmã Têca, a construção da creche terá um grande alcance social para as fa-mílias, em que os pais tra-balham e não têm condi-ções de pagar uma pessoa para cuidar de seus filhos. “Estamos trabalhando para universalizar a edu-cação para todos, sobretu-do para aqueles que são menos favorecidos. Esta é a nossa missão, cuidar das pessoas”, declarou o prefeito.

    Lima. Agora é com você e competente amigo”, afirmou.

    Política

    Foto: Arquivo/FM

    Foto: Arquivo/FM

    O secretário de Go-verno, Job Silva, irmão do prefeito Marcos José, também foi exonerado juntamente com o ex- secretário de Educação, Abraão Barbosa. Numa só canetada, o prefeito os exonerou das respectivas pastas. Com relação à sa-

    Mais uma bomba ex-plodiu na gestão tênue do prefeito Marcos José da Silva (PSB). Desta vez, foi com o seu braço direito e amigo Abraão Barbosa, que era o secretário de Educação Municipal até o último dia 23 de fevereiro. Ele foi exonerado por su-postas irregularidades na sua pasta. A informação é da oposição na Câmara. O prefeito foi rápido na deci-são e o exonerou da pasta mais cobiçada da Prefeitu-ra de Abreu e Lima. Até o momento, ainda não se sabe quais foram as su-postas irregularidades praticadas ou não. Mas é preciso que a gestão escla-reça o que aconteceu. Um

    Quem ficou com uma bomba relógio (que pode explodir a qual-quer momento) foi a professora Arlete, que mora em Igarassu, ami-ga pessoal do ex-secre-tário Abraão Barbosa. Ela é um profissional competente e sabe tudo e um pouco mais de educação. Mas ela não tem nenhuma experi-ência administrativa e política para gerir esta importante e conturba-

    prefeito marcos exonera secretário de educação

    uma bomba relógio a explodir

    preocupado com cenário político

    secretário de governo também exonerado

    integrante da oposição acredita que se os fatos não forem esclareicidos o mais rápido possível à sociedade, pode complicar não somente a gestão do prefeito, como também o ex-secretário. A fonte dis-se que a Câmara vai fisca-lizar as eventuais irregu-laridades na Educação.

    da pasta da educação. Na opinião de alguns políticos, não ficou bem para o prefeito empos-sar uma amiga pesso-al do ex-secretário. E o mais preocupante é que a nova secretrária não sabe como funciona o submundo da polítíca em Abreu e Lima. Esta bomba relógio pode ex-plodir nas mãos da nova secretária, lá na frente. Espero que não...Ela é uma excelente pessoa.

    O vice-prefeito de Abreu e Lima, Marcos Siqueria, tem sido bas-tante requerido pela atual gestão do municí-pio que vem mergulha-da numa crise fianceira e adminnistrativa, com a política de demissões e exonrações. Com toda sua experiência e habbi-lidade política, Siqueira tem aconselhado o pre-feito nas tomadas de de-cisções. Uma prova disso é que ele apoiou a indi-cação do secretário de Administração Djaiton para assumir a vaga dei-xada pelo ex-secretário de Governo, Job Silva. Marcos Siqueira, que é o

    ída de Job, não se sabe, até o momento, os moti-vos que o afastaram da pasta. No seu lgar, ficou o homem de confiança do vice-prefeito Marcos Si-queira, o atual secretário da administração, Djail-ton que responderá pelas duas pastas.

    eventual sucessor e mais forte do grupo, pois tem capital politico e credi-bilidade, está preocupa-do com o atual cenário político do município. Ele tem razão de pensar dessa forma porque este quadro de insatisfação respingará nas eleições de 2020.

    ItapIssuma

    IgaRassu

  • a4 Folha Metropolitana | 28 de Fevereiro a 05 de Março de 2018

    www.folhametropolitana.com.br

    Social editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.comfale conosco: 81 9 8405.8530

    Genteque é notícia

    Foto: Arquivo/FM

    Foto: Arquivo/FM

    Foto: Divulgação

    meIO séculOQuem está de idade nova é o diretor da Folha Metropolitana, Jailton Lima, que completou 50 anos de idade, no último dia 25 de fevereiro. Na ocasião, ele recebeu a homenagem de sua esposa Josiane, e dos seus filhos Débora e Abner. Jailton agradeceu a Deus por meio século de existência. E está preparado para mais meio século, se Deus assim permitir.

    FutuRO pOssíVelpResIdenteO vereador Aristóteles José (Tote), oito vezes eleito consecutivamente, pode ser o futuro presidente da cobiçada Mesa Diretora da Câmara Municipal de Igarassu. Ele faz parte do grupo de oito vereadores que dão sustentação política ao governo do prefeito Mário Ricardo.

    excelente tRaBalhO à FRente da aBBA presidente da Associação Beneficente Betânia, Duci Fontes vem realizando um importante trabalho social na instituição.Duci, na sua administração participativa, tem ouvido as sugestões e as críticas de todos os colaboradores e membros da Associação Betânia. Ela promete implantar novos projetos na instituição.

    em ROta de cOlIsãOO presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa, está em rota de colisão com o presidente estadual do PDT, o deputado Wolney Queiroz. Ele negou a filiação de Júnior Uchôa, que vai disputar uma vaga no Congresso Nacional. Caso não seja resolvido esta briga, Guilherme já avisou que não

    a4

    Foto: Arquivo/FM

    AudIêNCIAs púBLICAs soBrE sEGurANçA E fALTA dE áGuA No MuNICípIo

    A Câmara Municipal re-alizou duas audiências públicas sobre os temas Falta de Água e Segurança Pública: a primeira ocor-reu no dia 20, no Plenário da Câmara, que tratou da falta de água e a segunda, no dia 22, sobre a violên-cia no município. Ambas audiências foram solicita-das pelo vereador Izaque Leite, vice-presidente do PTB de Igarassu, e contou com o apoio dos demais ve-readores. O que levou ele a solicitar as audiências foi sua preocupação com a constante falta de água e o aumento da violência na cidade.

    O parlamentar parti-cipou nos dias 20 e 22 de fevereiro das audiências públicas para resolver o

    tem outra opção, a não ser abandonar o partido e se filiar a outro. O governador Paulo Câmara já foi acionado.

  • editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

    fale conosco: 81 9 8405.8530

    CadernoFolha metropolitana | 28 de fevereiro a 05 de Março de 2018

    editor geral: Jailton Lima - [email protected]@r7.com

    fale conosco: 81 9 8405.8530B

    Vereador Gea prestigia

    carnaval de Itapissuma

    Vereadora Irene investe

    em quadra esportiva

    página B2 página B2

    Bem cOmum As audiências públicas foram solicitadas pelo vereador Izaque Leite e teve o apoio popular

    AudIêNCIAs púBLICAs soBrE sEGurANçA E fALTA dE áGuA No MuNICípIo

    cOBRança Izaque Leite cobra providências para a situação subcomandante souza Ger. Compesa, Guimarães

    Fotos: Janderson

    a autoescola cepa Itapissuma dispõe de carros adaptados para pessoas com necessidades especiaisVenha e aproveite nossas promoções.

    A Câmara Municipal re-alizou duas audiências públicas sobre os temas Falta de Água e Segurança Pública: a primeira ocor-reu no dia 20, no Plenário da Câmara, que tratou da falta de água e a segunda, no dia 22, sobre a violên-cia no município. Ambas audiências foram solicita-das pelo vereador Izaque Leite, vice-presidente do PTB de Igarassu, e contou com o apoio dos demais ve-readores. O que levou ele a solicitar as audiências foi sua preocupação com a constante falta de água e o aumento da violência na cidade.

    O parlamentar parti-cipou nos dias 20 e 22 de fevereiro das audiências públicas para resolver o

    problema da segurança e da falta de água. Na audi-ência da falta de água, es-teve presente o gerente da área Norte da Compesa, Marcelo Guimarães, o res-ponsável pela distribuição, Arthur Santos e o repre-sentante do Procon, Nelson Galvão, além dos vereado-res e representantes da po-pulação.

    Izaque Leite visitou a ETA Botafogo, que é res-ponsável pela distribuição de água na cidade, e cons-tatou alguns motivos que seriam responsáveis pela escassez da água. “Fisca-lizamos a barragem que abastece Cruz e Igarassu, e apenas 10% da água trata-da é distribuída à popula-ção e que 90% vai para ou-tros municípios”, explicou.

    Na audiência, o verea-dor cobrou da empresa que diminua este percentual 90% e aumente a oferta de água para o município. Ele disse ainda que enquanto a distribuição não for nor-malizada, os consumidores só deveriam pagar pelo que utilizou. “Não se pode mais cometer esta injusti-ça, se o rodízio funciona 6 dias sem água e um com água. Em um mês, os con-sumidores têm 8 dias com água, ou seja, não se pode cobrar um valor mínimo e sim proporcional ao que foi utilizado”, explicou Iza-que, acrescentando que as pessoas que passam um mês sem água, não podem ser cobradas em hipótese alguma.

    Segundo o gerente da

    Compesa, as medidas es-tão sendo tomadas para que esses problemas se-jam amenizados. “Esta-mos com um projeto que será executado em breve, faremos poços artesianos nas localidades onde não há distribuição regular para solucionar esse pro-blema”, assegurou Gui-marães.

    Izaque afirmou que a audiência foi proveitosa e se a Compesa não atender às demandas da popula-ção, ele irá com a popu-lação cobrar providência do governador do estado. “Estamos de olho, sempre cobrando as nossas reivin-dicações e que o povo te-nha seu direito a ter sua água”, concluiu.

    AudIêNCIA púBLICA soBrE A VIoLêNCIA

    Já na audiência que dis-cutiu segurança, ocorrida no dia 22, estiveram presen-tes o subcomandante do 17º Batalhão, Souza Júnior, o Promotor de Justiça do Mi-nistério Público, Alexandre Saraiva, o representante da Procuradoria do Muni-cípio, Dr. André, o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehr-le, o representante da Dele-gacia de Igarassu, o agente Alexandre Madureira, o subcomandante da Guarda Municipal, Everton Santa-na, o secretário Executivo de Defesa Cidadã Munici-pal, Grimaldy Simões e os representantes do Conselho Tutelar de Cruz de Rebou-ças e Igarassu.

    Na ocasião, Izaque Leite vai solicitar ao Governo do Estado para que o 26º Bata-lhão da Polícia Militar seja instalado em Igarassu e não na cidade de Itapissuma. Ele justifica que Igarassu tem mais área de mobilida-de, como acesso aos demais municípios da região. “O prefeito já disponibilizou uma área para a construção do batalhão. Temos todas as condições para a cons-trução da unidade”, expli-cou. “Igarassu é uma cidade centralizada, com 110 mil habitantes, e oferece mais mobilidade na hora em que a polícia for acionada”, co-mentou. Com relação ao nú-

    mero de efetivo, ele pediu o aumento do efetivo e mais viaturas para a cidade.

    dELEGACIA 24H No fINAL sEMANA

    Uma outra solicitação do vereador é que as dele-gacias de Cruz de Rebou-ças e Igarassu funcionem 24 horas nos finais de se-mana, para que as vítimas não precisem ir até Pau-lista prestarem queixas. “Os dias são difíceis, não podemos cruzar os braços, precisamos vencer esta ba-talha. A população tem so-frido muito, sendo vítima de assaltos e latrocínio. Neste carnaval, tivemos oito assassinatos; não po-demos conviver mais com essa situação”, comentou.

    De acordo com o sub-comandante, as medidas estão sendo tomadas. “Em breve, Igarassu receberá mais policiais para patru-lharem de forma mais efe-tiva, além de mais viatu-ras, tendo em vista que a região receberá o 26º Bata-lhão da Polícia”, assegurou Souza Júnior.

    Ao final, o vereador agradeceu a presença de todos e que vai continuar a luta para que o bata-lhão venha para Igarassu. “Convoco toda a população para que possamos reivin-dicar nosso direito; pois juntos somos mais fortes”, finalizou Izaque.

  • Folha Metropolitana | 28 de Fevereiro a 05 de Março de 2018B2

    editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

    fale conosco: 81 9 8405.8530

    www.folhametropolitana.com.br

    Cidades

    IrENE INVEsTE EM quAdrA dE EsporTE, NA sArAMANdAIA

    Foto: Janderson

    Fotos: Divulgação

    IgaRassu

    ItapIssuma

    cOncluída Vereadora Irene entrega quadra revitalizada

    caRnaVal Vereador Gea participa das festividades junto da família e de amigos, em Itapissuma

    A vereadora Irene Rosa atendeu à uma anti-ga demanda dos morado-res da Vila Saramandaia, em Igarassu. Abandona e

    desprezada pelo poder pú-blico municipal, a praça de lazer e convivência estava repleta de mato, a quadra de esporte desativada, sem

    Vereador Gea prestigia e investe no carnaval de 2018

    O Presidente da Câmara Municipal de Itapissuma, Gea Santos (PSD), partici-pou ativamente da folia do município, em 2018, tanto prestigiando os blocos e fes-tejando ao lado da família, como também apresentan-do projetos significativos e que contribuíram muito para o sucesso da folia. O parlamentar foi autor do requerimento que solicitou do prefeito Zé de Irmã Têca (PSD), que as três escolas de samba do município (Gi-gante do Espinheiro, Tri-vial e Tricolor da Gamboa) fossem as homenageadas do carnaval de Itapissuma, para resgatar a autentici-dade e as tradições da folia do município, além de fa-zer uma justa homenagem a essas escolas, que fazem parte da história de 36 anos da cidade.

    Além disso, o parlamen-tar também apresentou requerimento solicitando a alteração do local do con-curso de fantasias e de rei e rainha do Carnaval de Ita-pissuma para área localiza-da atrás da Igreja de São Gonçalo, que é mais apro-priada e de posicionamen-to estratégico para receber

    ELVIS HENRIQUEO presidente da Câmara, Elvis Henrique, solicitou, no mês

    de janeiro, por meio do Requerimento de nº. 087/2018, uma audiência pública para tratar sobre o abastecimento de água no município de Igarassu. A audiência ocorreu no plenário da Câmara Municipal, no dia 20 de fevereiro.

    AFONSO GERALDO(GUI)O vereador Gui apresentou à Mesa Diretora da Casa a indi-

    cação de nº. 007/2016, que solicitou do prefeito Mário Ricardo, através da Secretaria de Saúde, que o mesmo autorize a doa-ção de produtos repelentes para as gestantes que não tenham condições financeiras para a aquisição dos mesmos.

    PAULO UCHÔAO vereador Paulo Uchôa apresentou uma proposta de emen-

    da (nº. 42/2017) ao Projeto de Lei Orçamentária de 2018, des-tinando recursos para a aquisição e distribuição de cestas bá-sicas, durante o recesso escolar para as famílias das crianças matriculadas nas creches municipais.

    LUIZ DOS PASSOSA Mesa Diretora da Câmara aprovou, por unanimidade, a

    indicação de nº. 1.024/2017, de autoria do vereador Luiz dos Passos que solicitou do prefeito da cidade, através da secreta-ria competente, a pavimentação e drenagem da 5ª Travessa da Rua do Comércio, em Cruz de Rebouças.

    IRENE ROSAA vereadora Irene Rosa requereu à Mesa Diretora, por meio

    do Ofício de nº. 530/2017, para que encaminhe ao chefe do Po-der Executivo Municipal, solicitando do mesmo o recapeamen-to da Avenida Agro Industrial em toda sua extensão, no bairro da Saramandaia.

    NAATE GOMESA Mesa Diretora da Câmara aprovou, por unanimidade, o

    requerimento de nº. 204/2017, de autoria do vereador Naate Gomes, solicitando do prefeito do município a limpeza da ga-leria, implantação de seis manilhas e uma caixa de esgoto, na Rua Alfredo Prispo de Carvalho Neto, em Beira Mar I.

    NEINHO DO POVOO vereador Neinho do Povo teve aprovada, pela Mesa Dire-

    tora da Câmara, sua indicação de n.º 1.002/2017, que solicita do governo municipal, por meio da secretaria competente, que processa a intensificação das rondas da Guarda Municipal e da Polícia Militar nos bairros, no horário noturno.

    ADEMAR DE BARROSA Mesa Diretora da Câmara aprovou, por unanimidade, a

    indicação de n.º 502/2018, de autoria do vereador Ademar de Barros, que solicita do prefeito Mário Ricardo que entre em contato com a Secretaria Estadual de Turismo e o Ministério do Turismo, no sentido de promover a revitalização de todos os movimentos históricos do município.

    MARIA DOS PRAZERESA vereadora Prazeres apresentou, em janeiro deste ano,

    uma indicação à Mesa Diretora, de n. 387/2018, que foi enca-minhada ao prefeito da cidade, solicitando do mesmo, através da secretaria competente, o calçamento e drenagem da Rua Serra Leoa, no Loteamento Agamenon Magalhães.

    ÉRICA UCHÕA A Mesa Diretora da Câmara Municipal aprovou, por unani-

    midade, o requerimento de n. º 187/2017, de autoria da vere-adora Érica Uchôa, que solicitou da Prefeito de Igarassu, por meio da secretaria competente, o recapeamento asfáltico da Rua Piedade, no Loteamento Agamenon Magalhães.

    ANTÔNIO JOSÉ (SABIÁ)O vereador Sabiá apresentou à Mesa Diretora da Câmara,

    em fevereiro, a indicação de n.º 122/2017, onde solicitou do prefeito do município, por meio da secretaria competente, a pavimentação e drenagem da Rua Santa Santana e o comple-mento da Rua Caxambu, no Alto do Céu.

    ARISTÓTELES JOSÉ (TOTE)A Mesa Diretora da Casa de Duarte Coelho aprovou, por

    unanimidade, a indicação de n.º 634/2017, de autoria do vere-ador Tote, em que solicitou do Governo do Estado, indicando ao mesmo tempo a necessidade de relocar o Posto de Atendimento do CIRETRAN de Igarassu para o antigo prédio da Justiça do Trabalho, às margens da BR-101.

    IZAQUE LEITEO vereador Izaque Leite teve a provada a indicação de n.º

    490/2018 pela Mesa Diretora da Câmara Municipal. Ele rei-vindicou do Poder Executivo, através da secretaria competen-te, a construção de uma ponte que interligue o Loteamento Santa Luzia, em Cruz de Rebouças, ao Loteamento Desterro.

    RENATO FRANCOA Mesa Diretora da Câmara aprovou, por unanimidade,

    a indicação de n.º 509/2018, de autoria do vereador Renato Franco, em que pediu ao prefeito do município a reposição do calçamento em frente ao Centro Comercial de Cruz de Rebou-ças.

    VALDEMIR NUNES DE SOUZA (MAGUILA)O vereador Maguila apresentou à Mesa Diretora da Câ-

    mara, em fevereiro, o Projeto de Lei Complementar de n.º 085/2018, em que modifica a redação do inciso II, que aposen-tado e pensionista que comprovarem ser proprietários de um único imóvel residencial e terem renda mensal de R$ 954,00, será isento da taxa do IPTU.

    Câmara Municipalde Igarassu

    açãO VOluntáRIa A vereadora investiu R$ 3.500,00 na reforma da quadra e praça

    pintura e sem iluminação.Procurada pelos mora-

    dores, a vereadora aceitou o desafio e com recursos próprios, na ordem de três mil e quinhentos reais, o valor que foi investido na limpeza, pintura, com-pra da nova iluminação da quadra de esporte, da aquisição das barras e da praça. Irene informou que foi feito também um mu-tirão para tirar todos en-tulhos. Três caçambas de lixo foram retiradas da co-munidade.

    “Era uma vergonha e um descaso com os mora-dores do bairro. Hoje, a praça e quadra esportiva estão totalmente revitali-zados. As famílias podem sair e passear à noite. Os jovens podem praticar es-

    portes dia e de noite. E nós vamos continuar a manter a praça e a quadra”, asse-gurou a vereadora.

    GrANdE CoNquIsTA pArA A CoMuNIdAdE

    Através do Ofício de n.º 530/2017, vereadora Ire-ne Rosa conseguiu uma grande conquista para o bairro da Saramandaia: O recapeamento da Avenida Agro Industrial em toda sua extensão. Ela agrade-ceu ao governador Paulo Câmara por haver libera-do recursos para a Prefei-tura de Igarassu executar a obra de recapeamento. “Era uma reivindicação dos moradores. Lutamos e conseguimos a realiza-ção da obra.”, comemorou Irene.

    a estrutura do evento e os seus participantes, o que contribuiu ainda mais para o êxito do evento, sem pre-judicar o trânsito e gerar tumultos na Praça Agame-non Magalhães, principal área de convivência de Ita-pissuma, localizada no cen-tro, antigo local do evento.

    O vereador Gea também foi um dos articuladores da unificação da bateria das três escolas de samba para a formação da Unidos da Pedra Negra, que fez apre-sentações entusiásticas em todos os polos do carnaval

    itapissumensse, que emo-cionaram a todos. Além dis-so, Gea participou de vários atos e blocos na folia, acom-panhado da família, pres-tigiando e incentivando a cultura e as tradições, como folião e cidadão da cidade.

    Para o parlamentar, a fo-lia foi exitosa e representou um momento importante para Itapissuma. “Presen-ciamos um resgate da nossa história e das nossas me-lhores tradições, numa folia de paz e de muita alegria, que uniu e fez a felicidade da nossa gente. Nosso pre-

    feito Zé teve a sensibilida-de de promover essa festa e ouviu nossas proposições de forma responsável, aco-lhendo-as e fazendo desse carnaval um momento ain-da mais especial e emocio-nante. Me sinto feliz como homem público em contri-buir com isso e em traba-lhar sempre pela valoriza-ção da nossa cidade e do nosso povo”, concluiu Gea.

    Convoco toda a popula-ção para que possamos rei-vindicar os nossos direitos; pois juntos somos mais for-tes”, finalizou o vereador.

    GoVErNAdor INAuGurA EsCoLA TéCNICA EsTAduAL

  • Folha Metropolitana | 28 de Fevereiro a 05 de Março de 2018 B3

    cÂmaRa munIcIpal de ItamaRacá

    geRmanO andRade de OlIVeIRaA Mesa Diretora da Câmara de Itamaracá apro-

    vou o requerimento de n.º 09/2018, de autoria do presidente da Casa, Germano Andrade, que solici-tou do prefeito Mosar Tato para que o mesmo en-tre em contato com TECBAN, visando à instalação de um caixa bancário de autoatendimento 24h, no Posto de Informações aos Turistas e Visitantes, que fica no canteiro central da rotatório do Forte Orange.

    santInO OlIVeIRa (galegO mÓVeIs)O vereador Santino de Oliveira vem realizando

    um importante trabalho de assistência social jun-to à população carente da Ilha de Itamaracá, que já o realiza desde que ingressou na vida pública e mesmo antes. Na Câmara, tem solicitado investi-mentos para essas comunidades.

    tIagO améRIcOO vereador Tiago Américo vem se destacando,

    no legislativo municipal, pelas ações e reivindica-ções que ele tem apresentado ao Poder Executivo Municipal, solicitando do mesmo recurso para as comunidades carentes, como a do Paraíso Azul, trazendo projetos que estão facilitando de óculos, por meio do Programa Visão para Todos.

    edValdO JOsé dOs santOsA Mesa Diretora da Câmara aprovou o reque-

    rimento de nº. 01/2018, de autoria do vereador Edvaldo José dos Santos, que solicitou do prefei-to do município, Mosar Tato, para que através da secretaria competente, realize serviço de limpeza, drenagem e manutenção em todos os canais exis-tentes neste Município.

    JOelsOn gOnçalVes de JesusO vereador Joelson Gonçalves dos Santos

    apresentou, em fevereiro, à Mesa Diretora o re-querimento de n.º 03/2018, após ouvir o Plená-rio, cumprindo as formalidades regimentais, que seja formulado pedido ao prefeito Mosar Barbosa Tato(Tato), para que através do setor competente, viabilize estudos visando alugar um espaço onde posso servir de sede para abrigar a Banda Musical Padre Mousinho.

    JOsé máRIO JÚnIORA Mesa Diretora da Câmara aprovou, por una-

    nimidade, o requerimento de n.º 04/2018, de auto-ria do vereador José Mário Júnior, que solicitou do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Turismo, visando homenagear a mais famosa cantora de Côco de Roda de Itamaracá, senhora Maria Marcelina Rego de Barros, popularmente conhecida como “Anjinha”.

    paulO FeRnandO galVãOO vereador Paulo Fernando Galvão apresentou

    à Mesa Diretora da Casa o requerimento de n.º 07/2108, em que reivindicou ao prefeito do municí-pio, Mosar Tato, para que ele envie para aprecia-ção deste Legislativo Municipal o projeto de lei que reparasse para os professores da rede municipal o reajuste concedido pelo Governo Federal, referente ao Piso Salarial de 2018.

    maRIcleIde lÚcIa A vereadora Maricleide Lúcia apresentou à

    Mesa Diretora da Câmara o requerimento de n.º 13/2018, em que reivindicou do chefe do Poder Executivo Municipal que entre em entendimento visando gerar convenio com a Universidade Fede-ral Rural de Pernambuco, com a finalidade de rea-tivar o Projeto Peixe Boi Marinho, usando o espaço já existente.

    edIelsOn BeseRRa lInsA Mesa Diretora da Câmara aprovou, por una-

    nimidade, o requerimento de n.º 01/2018, de au-toria do vereador Edielson Beserra Lins (Diel), que solicitou do prefeito do município, Mosar Tato, para que entre em entendimento com a direção do CONORTE (Consórcio que rege o transporte da Região Metropolitana Norte do Recife), visando implantar uma linha ou que os ônibus entrem no terminal de Jaguaribe.

    Cidades

    hOmenagem A Escola Técnica recebeu o nome de Jurandir Bezerra Lins

    GoVErNAdor INAuGurA EsCoLA TéCNICA EsTAduAL

    IgaRassu

    InauguRaçãO O governador Paulo Câmara (primeiro da dir. para a esq.), o ministro da Educação Mendonça Filho e o secretário de Educação Fred Amâncio, estiveram na solenidade visitando uma turma do Ensino Médio

    Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

    Uma grande conquis-ta para a Região Norte do Estado, um grande passo para o de-senvolvimento da edu-cação e intelectual dos jovens que sonham com um estudo de qualidade e uma profissão assegu-rada no mercado de tra-balho. Anunciada ainda no governo do então go-vernador (in memorian) Eduardo Campos, a Es-cola Técnica Estadual (ETE) foi inaugurada pelo governador Pau-lo Câmara, o ministro da Educação Mendonça Filho e o secretário de Educação Fred Amâncio, no último dia 05 de feve-reiro.

    Na ocasião, estiveram

    presentes várias autori-dades da região, como o presidente da ALEPE, Guilherme Uchôa, o pre-feito de Igarassu, Mário Ricardo, o prefeito de Itamaracá, Mosar Tato deputado federal Seve-rino Ninho, o prefeito de Itapissuma, José de Irmã Têca, Júnior Uchôa, en-tre outros convidados.

    Durante a solenidade, o ministro Mendonça Fi-lho afirmou que a Região Metropolitana do Recife (RMR) deve receber uma escola técnica federal, vinculada ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). “Esta escola abri-rá novos caminhos para os alunos dessa região”, afirmou o Ministro. Es-

    cola Técnica Estadual (ETE) recebeu o nome Jurandir Bezerra Lins, que foi uma justa home-nagem ao ex-prefeito do município e fundador da Faculdade de Igarassu.

    A Escola Técnica está localizada às margens da BR-101 Norte, ao lado da fábrica Gessy Lever, e foi construída através de uma parceria entre a União e o Governo de Pernambuco. O governa-dor, na sua fala, exaltou os investimentos que seu governo tem feito na me-lhoria da qualidade de ensino no estado. “Vamos construir mais quatro unidades da ETE no Es-tado até o final deste ano, atingindo a quantidade

    de 45 unidades educacio-nais”, assegurou Paulo Câmara, acrescentando que a unidade de Igaras-su tem capacidade para matricular 1.200 alunos, onde 250 já foram matri-culados e já estão estu-dando.

    Nesta escola, vão ser oferecidos cursos de De-senvolvimento de Siste-mas e Guia de Turismo. No próximo ano, mais es-tudantes serão matricu-lados na Escola Técnica Estadual Jurandir Be-zerra Lins. Para um alu-no se matricular numa ETE, é preciso participar do processo de seleção (que costuma ser aberto em meados de novem-bro). “Em uma década, nós saímos de seis para quase 45 escolas técni-cas. Então, há uma prio-rização do governo atual e dos anteriores, em re-lação ao curso técnico”, comentou Paulo Câmara.

    aBReu e lIma

    sem FRaldas geRIátRIcasA situação da saúde

    municipal da prefeitura de Abreu e Lima está precária, ao ponto de faltar o forneci-mento de fraldas geriátricas para pacientes, inclusive crianças.

    A informação foi con-firmada por uma mãe que utiliza esse serviço público para o seu filho. Segundo ela faz aproximadamente sete meses que a Secreta-ria de saúde Municipal não está mais fornecendo, por enquanto, as fraldas geriá-tricas.

    Espera-se que a Prefeitu-ra regularize o fornecimen-to o mais rápido possível.

  • Folha Metropolitana | 28 de Fevereiro a 05 de Março de 2018B4

    editor geral: Jailton Lima - [email protected]@gmail.com

    fale conosco: 81 9 8405.8530

    www.folhametropolitana.com.br

    Geral

    VErEAdor ELVIs HENrIquE proMoVE o MELHor CArNAVAL dE BLoCo dE ruA

    IgaRassu

    O Bloco Elvis não mor-reu, mais uma vez, foi considerado o melhor da cidade de Igarassu, arras-tando milhares de foliões, durante os três dias de car-naval. O Bloco, que é pa-trocinado pelo presidente da Câmara Municipal, El-vis Henrique, contou com toda uma infraestrutura de som e banda. O Bloco Elvis não morreu já se tor-nou tradição e foi bastante

    esperado pelos foliões. Elvis Henrique é um in-

    centivador da cultural po-pular, e vem patrocinado esse bloco todos os na os anos no período de carna-val. Entre os convidados ilustres, o vereador contou com a presença do deputa-do federal Daniel Coelho, que participou ativamente das festividades em Iga-rassu. “É um momento de alegria em que as pesso-

    as possam brincar na paz e respeitando o próximo. A festa está linda. Elvis está de parabéns por esta linda festa e também pela organização”, comentou o deputado.

    “Quero agradecer a todos que colaboram na realiza-ção dessa festa. Agradeço também ao meu deputado federal Daniel Coelho e ao prefeito Mário Ricardo”, co-mentou Elvis Henrique.

    Fotos: Divulgação

    alegRIa Vereador Elvis Henrique e deputado Daniel Coelho, com os foliões