Hora do Sul de 13-03-2012

12
Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira, edição concluída às 21h40 R$ 1,50 Combate a obesidade De acordo com a coordenadora do Procon, Nadir Zappelini, valores com relação ao ano passado estão muito diferentes. PÁGINA 05 Coletas realizadas no decorrer de 2011, Criciúma tem 4,53% das crianças entre 0 e 10 anos obesas. PÁGINA 03 m Preço dos ovos de Páscoa chegam a variar até 336% m João Zanini m Novo estupro na avenida Universitária Mais um caso de estu- pro foi registrado ontem, na região da Santa Luzia, mais precisamente em uma parada de ônibus na Avenida Universitária, principal do bairro. PÁGINA 09 Bedeu m Casa da moeda no Criciúma Ouvindo mais uma en- trevista com o presidente do Criciúma, Antenor An- geloni (foto), fiquei não somente preocupado, mas, surpreso e muito ao ouvir dele a colocação de contratou pessoas para transformar o clube numa grande empresa. PÁGINA 11

description

 

Transcript of Hora do Sul de 13-03-2012

Page 1: Hora do Sul de 13-03-2012

Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira, edição concluída às 21h40 R$ 1,50

Combate a obesidade

De acordo com a coordenadora do Procon, Nadir Zappelini, valores com relação ao ano passado estão muito diferentes. PÁGINA 05

Coletas realizadas no decorrer de 2011, Criciúma tem 4,53% das crianças entre 0 e 10 anos obesas. PÁGINA 03m

Preço dos ovos de Páscoa chegam a variar até 336%m

João Zaninim

Novo estupro na avenida Universitária

Mais um caso de estu-pro foi registrado ontem, na região da Santa Luzia, mais precisamente em uma parada de ônibus na Avenida Universitária, principal do bairro.PÁGINA 09

Bedeu m

Casa damoeda no Criciúma

Ouvindo mais uma en-trevista com o presidente do Criciúma, Antenor An-geloni (foto), fiquei não somente preocupado, mas, surpreso e muito ao ouvir dele a colocação de contratou pessoas para transformar o clube numa grande empresa. PÁGINA 11

Page 2: Hora do Sul de 13-03-2012

02 Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira

MANHÃ TARDE NOITE

Terça-feira: sol com algumas nuvens durante a manhã e a tarde. Não há possibilidade de chuva.

FONTE: Climatempo34º Máxima 21º Mínima

ARTIGOCélio Pezza

Escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, e o seu mais recente A Palavra Perdida.

Saiba mais em www.celiopezza.com

A Comissão da Verdade foi criada em 2011 para investigar violações de direitos humanos ocorridos entre os anos de 1946 a 1988. Ela foi aprovada pela Câmara dos Depu-tados em 21 de outubro de 2011 e sancionada pela presidenta Dilma em 18 de novembro de 2011. Ela foi criada para atuar somente durante dois anos e deve ser composta de sete membros indicados pela própria presidenta Dilma. Sua missão é iden-tificar os responsáveis por torturas e mortes de pessoas durante este período. Esperamos que também se preocupe com os crimes dos terro-ristas da época e com os direitos de suas vítimas, independente de regimes políticos e das lutas da época.

Ela não tem nenhuma força legal para punir eventuais culpados, pois a Lei de Anistia impede quaisquer condenações de violadores dos direitos humanos durante o perío-do da ditadura. Apesar disto, seria de grande valia histórica para que o povo brasileiro conhecesse uma parte da verdade e que os nomes dos responsáveis fossem conhecidos. Hoje, quatro meses se passaram e nem os sete membros principais fo-ram escolhidos, coisa que deveria ter sido feita na mesma semana em que foi sancionada, ou seja, a Comissão ainda não existe.

Se considerarmos que existem

milhares de processos pendentes, a maioria deles de grande complexi-dade, forças atuantes de todos os lados e poderes inimagináveis em jogo, é de se supor que quando ela estiver criada e estruturada, com todos os seus participantes, tenha se esgotado o prazo de dois anos. O que se sabe é que um dia destes seus membros serão escolhidos e teremos uma semana de grandes discursos. A seguir, estes membros criarão sua estrutura de trabalho com novos

cargos, nomeações, indi-cações, apadrinhamentos e toda sorte de interesses. Após deste período talvez entrem em recesso para um descanso merecido e depois vão começar os tra-balhos de forma exemplar e transparente para que o povo brasileiro conheça a verdade.

No meio do caminho poderemos ter alguns membros destituídos por corrupção como é de praxe e os dois anos acabarão sem nada acontecer de concreto. Nesta hora será criada uma nova versão da Comissão da Verdade, quem sabe com outro nome, para o ciclo ser reiniciado. Um detalhe: apesar de ser competência da presidência da república nomear estes sete paladi-nos da verdade, o ex-presidente Lula foi consultado para discutir os nomes, que já passam de dezenas, indica-dos por todas as classes políticas do país. Dá para acreditar que é uma comissão de verdade?

EXPEDIENTE

Rua Celestina Zilli Rovaris, 125 - Centro - CEP 88802-210 | Criciúma - Santa Catarina

FALE CONOSCO: (48) 3430-1530

[email protected]

[email protected]

Representante Central de

Comunicação S/S, (48) 3216-0600

DIRETOR EXECUTIVO: Régis Cristiano S. da Silva

Esperamos que também se

preocupe com os crimes dos

terroristas da época

Comissão da Verdade?

Page 3: Hora do Sul de 13-03-2012

03Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira

Antonio Rozeng

O Bairro Brasília, localizado na região da Grande Prospera, se chamava lotea-mento Barrão do Rio Branco. Segundo o presidente do bairro, Jaime Mello, os mo-radores não gostavam do nome, e trocaram por Brasília. Homenageando a capital federal, construída pelo presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, inaugurada em 21 de abril de 1960.

O presidente afirma que antigamente o bairro fazia eventos para distribuição de leites para os mais carentes. Hoje em dia a Fundação do Meio Ambiente, Famcri, vem impedindo a realização de bailes. “Eles alegam que a vizinhança

reclama”, argumenta. “Até mechemos no salão, mas não adiantou. Isso são pes-soas que não querem que o bairro vai para frente”, comenta. A associação de moradores planeja algum tipo de con-fraternização para depois da páscoa.

Bailesm

BrasíliaConfiando na eficácia da

antiga máxima de que se deve cortar o mal pela raiz, a secretaria do sistema de Saúde, através do Sistema de Vigilância Alimentar Nu-tricional (Sisvan), encara in-cisivamente nesta semana um dos grandes inimigos do terceiro milênio: a obesida-de. Norteado pelo Programa Saúde na Escola, do Ministé-rio da Saúde, a equipe acom-panha feiras de ciências em escolas da rede municipal com o objetivo de despertar a consciência da importância da alimentação saudável na meninada.

De acordo com estatísticas preliminares de coletas rea-lizadas no decorrer de 2011, o Município tem 4,53% das crianças entre 0 e 10 anos obesas, 7,41% com sobrepe-so e 18,08 no grupo de risco de sobrepeso. A coordena-dora do Sisvan, Cristiane Rosa, conta que os números estão razoavelmente inferio-res à média nacional, porém, como se trata de uma doen-ça crônica, torna-se um dado preocupante. “A criança obesa tem muito mais pro-babilidade de ser um adulto

obeso. A longo prazo, isso pode acarretar em hiperten-são, diabetes e problemas cardiovasculares”, explica.

As equipes do Sisvan, em parceria com a secretaria do sistema de Educação, visitou as escolas na semana passa-da, peregrinando pelas salas dando dicas sobre comida saudável. “Agora chegou a hora de colocar os conhe-cimentos em prática. As turmas pesquisaram sobre alimentos que fazem bem à saúde, como frutas, ver-duras, legumes e água para essas feiras de ciências”, conta.

Entre as atividades alusi-vas à Semana Nacional da Saúde na Escola, a secreta-ria do sistema de Saúde faz avaliações antropométricas e visita às famílias. “Vão ser abordados temas como a promoção da alimentação e de modos de vida saudáveis, diversidade sexual, bullying, homofobia, discriminação e preconceito na escola”, con-ta a coordenadora de atenção básica da rede municipal, Francielle Freitas Gava.

O desenvolvimento de ações nas escolas contribui muito, de acordo com Cris-tiane, porém a educação

dentro de casa constitui uma arma ainda mais eficiente para o combate à obesidade infantil. “Primeiro de tudo, o exemplo é fundamental. Nesta fase da vida as crian-ças aprendem e agem por imitação. Fica complicado para os pais que não têm hábitos alimentares saudá-veis exigir alguma coisa dos filhos. Além disso a expe-rimentação compõe uma tática muito boa também”, acredita.

Estudo - Os dados relativos ao ano de 2011 ainda não fo-ram concluídos. Em uma con-sulta nos dados cadastrados até segunda-feira (5), foram aferidos os estados nutricio-nais de 2738 crianças de 0 a 9 anos, 11 meses e 29 dias. Ao todo, 57 (2,08%) apresen-taram magreza acentuada, 56 (2,05%) magreza e 1803 (65,85%) eutrofia, ou seja, bom estado nutricional.

O levantamento ainda aponta crianças 495 (18,08%) com risco de sobrepeso, 203 (7,41%) com sobrepeso e 124 (4,53%) obesas. Conforme Cristiane, a média nacional para esta faixa etária é de 6,6% de obesidade, 7,4 % com sobrepeso e 16,5% com risco de sobrepeso.

Criciúma trava guerra contra a obesidade

Equipe levou às escolas um novo cardápio para as crianças

DIVULGAÇÃO / HSul

CRICIÚMA

Como em todos os bairros, o bairro Brasília também tem ruas a serem pavimenta-das. “Faz 40 anos que estou na diretoria reivindicando. A prefeitura promete, diz que está no orçamento e nada. Já passou uns três prefeitos”, conta Mello. Segundo o presidente são cerca de quatro ruas de 300 a 400 metros.

Ruasm

A segurança também preocupa os morado-res do bairro. Um grupinho costuma se reunir próximo ao posto de saúde. “Já conversamos com eles e pedimos para não incomodar. Afi-

nal são moradores e não queremos ninguém preso”, explica o presidente Jaime Mello, di-zendo que o tráfico de drogas é um problema como em qualquer bairro de Criciúma.

Segurançam

No domingo à noite, durante a missa na Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Pinheirinho, um automóvel Voyage, 83, cinza, todo original, foi roubado do estacionamento. O proprietário do veiculo, Valdemir Patrício, 72 anos, até agora não viu nem cor do veiculo. O veiculo estava estacionado em frente à casa paroquial, e o guarda que coida da casa disse que não viu nada. Chegou a dizer que não cuida de carros. Quem tiver notícia do veículo, pode entrar em contato com o jornal. Nesta segunda-feira, seu Dimas teve de ir a pé na reunião de movimentos de irmãos.

Roubom

Ta virando piada nas redes sociais os apa-gões em Criciúma. Ontem foi o terceiro neste mês. O jornalista Filipe Casagrande comentou

o fato via Facebook “Se o fim do mundo tiver relacionado com a falta de energia, em Crici-úma já temos um trailer”.

Nas redes sociaism

Você também leitor pode contribuir com sugestões, fotos, reclamações e elo-gios. Contribua com a coluna, mande e-mail para [email protected], ou ligue para o Hora do Sul no fone 3430-1530.

Contribuiçãom

Page 4: Hora do Sul de 13-03-2012

APAE Assoc. dE PAis E Amigos dos ExcEPcionAis

dE sidEróPolisCNPJ: 83.706.242/0001-22

DEMONSTRATIVO DERECEITAS E DESPESAS

31.12.2010 31/12/2011RECEITAS 115.249,72 123.092,48 Carnês Associados Contribuintes 6.753,00 9.254,00 Conv. FMAS 9.583,88 9.370,20 Convenio PM Siderópolis 14.000,00 8.400,00 Convenio PM Treviso 21.600,00 22.800,00 Convenio PDDE 600,00 Doação Exterior 1.630,00 Espontâneas 11.539,00 6.473,00 Festa do Colono Spolis 1.170,00 - Projeto Apae Energia 4.658,54 5.826,66 Ev. Pedágio 3.781,20 4.360,50 Receita Promoção Apae Noel 527,00 650,00 Subvenção Social SDR 41.637,10 52.303,12 Rifa 1.425,00 CUSTOS E DESPESAS OP. 104.198,73 119.761,88 CUSTOS COM PESSOAL 42.057,26 53.747,97 F.G.T.S. 3.081,04 3.620,36 Ordenados e Salarios 38.582,57 49.627,09 Pis s/Folha de Pagamento 393,65 500,52 DESPESAS OPERACIONAIS 61.831,10 65.921,41 Depreciação do Exercício 4.487,87 5.204,00 Combustiveis e Lubrificantes 10.262,91 9.609,36 Material de Expediente 3.253,95 9.959,67 Telefone 3.078,44 3.250,53 Taxas e Licenciamentos 1.732,86 869,22 Serviços de Terceiros 16.450,00 17.914,00 Despesas com Copa e Cozinha (Mantimentos) 9.523,51 3.221,76 Demais Despesas Operacionais 13.041,56 15.892,87 DESPESAS/RECEITAS FINANCEIRAS 310,37 92,50 DESPESAS FINANCEIRAS 310,37 318,50 Bancárias 310,37 318,50 Rendas de aplicação - 226,00 RESULTADO LÍQUIDO 11.050,99 3.330,60

APAE - Assoc. Pais e Amigos dos Excepcionais

Presidente

04 Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira

comUnicAÇÃoComunicamos aos Srs. Acionistas que se acham à sua disposição,

na sede social da sociedade, localizada na Rua Alfredo Pessi, 2.000, Bairro Bortolotto, Nova Veneza, SC, o relatório da administração so-bre os negócios sociais e principais fatos administrativos do exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2011 e demais documentos referidos no art. 133 da lei das S/A.

Nova Veneza, SC, 09 de março de 2012. João Eraldo Dal ToéDiretor-Presidente

AgroVÊnETo s/A – indÚsTriA dE AlimEnToscnPJ 01.153.928/0001-79

APAE Assoc. dE PAis E Amigos dos ExcEPcionAis

CNPJ: 83.706.242/0001-22BALANÇO PATRIMONIAL

ENCERRADO EM 31/12/2010 E 31/12/2011

APAE - Assoc. Pais e Amigos dos ExcepcionaisPresidente

ENTIDADE: ASSOCIAÇãO DE PAIS E AMIGOS DOS ExCEPCIONAIS Cidade: Siderópolis santa catarina Telefone/Fax: (48) 34353324

DEMONSTRAÇãO DOS FLUxOS DE CAIxA DO ExERCICIO DE 2011

1. Fluxos de caixa das atividades opera-cionais VALORES (+)Lucro líquido antes do imposto de renda e contribuição social 3.330,60 Ajustes por: (+) Depreciação 5.204,00 (+) Perda cambial (-) Renda de investimentos 226,00 (+) Despesas de juros (-) Aumento nas contas a receber de clientes e outros (+) Diminuição nos estoques (-) Diminuição nas contas a pagar – fornecedores (+) Caixa proveniente das operações (-) Juros pagos (-) Imposto de renda e contribuição social pagos (-) Imposto de renda na fonte sobre dividendos recebidos (=) Caixa líquido proveniente das atividades operacionais 3.330,60

2. Fluxos de caixa das atividades de investimento (-) Aquisição da controlada x menos caixa líquido incluído na aquisição (-) Compra de ativo imobilizado (+) Recebimento pela venda de equipamento (+) Juros recebidos (+) Dividendos recebidos (=) Caixa líquido usado nas ativida-des de investimento

3. Fluxos de caixa das atividades de financiamento (+) Recebimento pela emissão de ações (+) Recebimento por empréstimos a longo prazo (-)Pagamento de obrigação por arrendamento (-) Dividendos pagos* (-) Caixa líquido usado nas atividades de financiamento 4. Aumento líquido de caixa e equiva-lente de caixa 8.539,04 Caixa e equivalente de caixa no início do período 17.008,46 Caixa e equivalente de caixa no fim do período 25.547,50

Siderópolis, 31 de Dezembro de 2011

HORA DO SUL(49) 3430-1530

APAE ASSOCIAÇãO PAIS E AMI-GOS ExCEPCIONAIS

SIDERÓPOLIS-SC. Notas Explicativas às Demonstra-

ções Contábeis em 31 de Dezembro de 2011.

Nota 01 – Contexto Operacional:A APAE ASSOCIAÇãO DE PAIS

E AMIGOS DE ExCEPCIONAISN de Siderópolis-SC é uma pessoa jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter Educacional e de Assistência Social. Detentora dos Títulos de Utilidade Pública Federal e Estadual; e Certificado de Filantropia do Conselho de Assistência Social. Rege-se pelo seu estatuto social e pela legislação aplicável.

Nota 02 – Apresentações das demonstrações:

As demonstrações Contábeis e Financeiras foram elaboradas de conformidade com a Lei nº 6.404/76 e Resolução do Conselho Federal de Contabilidade – CFC n.º 877/00, que aprovou s NBC T 10.19.

Nota 03 – Resumo das principais práticas contábeis:

3.1. Regime: a prática contábil ado-tada respeita os princípios fundamentais da contabilidade, em especial o da oportunidade e da competência.

3.2. Direitos e Obrigações: estão em conformidade com seus efetivos valores reais.

3.3. Da Demonstração das origens e aplicações de recursos: os recursos econômico-financeiros são provenientes de rendimentos ou rendas de seus bens e serviços, de receitas provenientes de convênios ou contratos de prestações de serviços, de locações, de doações de pessoas físicas e /ou jurídicas, subvenções de Entidades Públicas e Privadas, sendo aplicados na manuten-ção e nas finalidades da Instituição.

3.4. Imobilizado: O Imobilizado se apresenta pelo custo de aquisição.

Nota 04 – Aplicações Financeiras:As Aplicações Financeiras: estão

demonstradas pelo valor de aplicação, acrescidas dos rendimentos corres-pondentes, apropriados até a data do Balanço, com base no regime de competência.

Nota 05 – Critérios de apuração das receitas, das despesas e das aplicações de recursos:

5.1 Receitas: As receitas da APAE-Siderópolis são apuradas através dos comprovantes hábeis de recebimento, entre eles, avisos bancários, recibos, notasfiscais e outros.

5.2 Despesas: As despesas da APAE Siderópolis, são apuradas através de notas fiscais, cupons fiscais e recibos de conformidade com as exigências legais-fiscais.

Nota 06 – Doações Recebidas: As Doações Recebidas de pessoas

físicas e/ou pessoas jurídicas foram:a) Pessoa Física R$ 24.580,16b) Pessoas Jurídicas R$ 3.409,00c) Doações ExteriorR$ 1.630,00Total R$ 29.619,16

Nota 07 – Subvenções e/ou Convê-nio Recebidas do Poder Público:

A APAE Siderópolisrecebeu no exercício de 2011 do Poder Público, de acordo com o convênio

a) Convênio –PrefeituraTreviso: R$ 22.800,00b) Convênio –Prefeitura Siderópolis

R$ 8.400,00c) Convênio FMAS

R$ 9.370,20d) Convênio PDDE

R$ 600,00e) Subvenção SocialSDRR$ 52.303,12TOTAL R$ 93.473,32

Nota 08 – Aplicação em suas finali-dades Institucionais:

A APAE Siderópolis, aplica seus re-cursos e os rendimentos integralmente no Território Nacional, na manutenção e no desenvolvimento de seus objetivos institucionais, e aplica as subvenções e doações recebidas, nas finalidades a que estejam vinculadas, de acordo com o seu Estatuto Social.

Nota 09 – Gratuidades Oferecidas:

A APAE Siderópolis presta serviços gratuitos e mediante convênio com a Prefeitura. Serviços voluntários de apoio sócio-educativo junto com a comunida-de necessitada, prestando atendimento à 53 alunos.

O valor da gratuidade oferecida aos alunos atendidos no exercício de 2011 totalizou R$ 119.761,88

Nota 10 – Valor da Isenção Usufruída:10. VALOR DA ISENÇãO USUFRUÍDA :

a) Contribuição da Cota Patronal cor-responde a 20% , SAT 2% e Terceiros 4,5% do total da folha de pagamento; b) COFINS imune conforme inciso VI, “a”, do Art. 150 Constituição Federal e Art. 14, do Código Tributário Nacional; ec) Contribuição Sobre o Lucro Líquido imune conforme inciso VI, “a”, do Art. 150 Constituição Federal e Art. 14, do Código Tributário Nacional. Nota 11 – Contabilização dos Recursos de Origem Pública Os recursos públicos foram registrados nas seguintes contas contábeis:1007 – Convênio Fundo Municipal de Assistência Social116- Convênio Prefeitura de Siderópolis574 -Convênio Prefeitura de Treviso1636 – Subvenção social SDR.1642 – Convênio PDDE

Siderópolis, 31 de Dezembro de 2011

Contribuição Patronal: 9.164,50SAT: 916,45Terceiros: 2.062,01COFINS: xCSL: x Total: 12.142,96

Page 5: Hora do Sul de 13-03-2012

05Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira

Dilma RousseffPresidentaConversa com a

l No exterior, as pessoas têm uma visão melhor do Brasil do que nós mesmos. Embora nos últimos 12 anos tenha melhorado a percepção que os brasileiros têm do seu país, ainda assim o governo pensa em uma forma de elevar a autoestima de seu povo? Antônio Grazziano de Arruda, 47 anos, professor em Araguaína (TO)

PRESIDENTA DILMA - Antônio, a autoesti-ma dos brasileiros já está melhorando mui-to, porque as pessoas percebem a evolução do país. Antigamente, boa parte dos países progredia, enquanto o Brasil marcava passo. Agora estamos crescendo, apesar da crise vivida pelos países desenvolvidos. O que nos enche de orgulho também é o fato de o cres-cimento econômico ocorrer simultaneamente à redução da pobreza e da desigualdade e em uma democracia política cada vez mais conso-lidada. Nos últimos nove anos, 40 milhões de brasileiros chegaram à classe média. Enquan-to o desemprego cresce em vários países, em

2011 nós criamos quase 2 milhões de novos empregos com carteira assinada. Diversos pa-íses estão com os olhos voltados para o Brasil, para conhecer nossas soluções na agricultura, na produção de biocombustíveis, na eletrifi -cação rural. O programa Luz para Todos foi escolhido, pela ONU, como referência para a elaboração de um plano para levar energia às populações mais pobres de todos os países até 2030. O Bolsa Família inspira programas de transferência de renda em várias regiões do mundo. O Brasil está se tornando uma re-ferência. Tanto que a presença do nosso país tem sido cada vez mais exigida nos fóruns in-

l O governo federal cancelou a implantação de cister-nas de placa. Que outro tipo de cisterna vai ser ofe-recido è população do semiárido nordestino? Haverá trabalho para nós, pedreiros? Jorge Luís R. de Sousa, 55 anos, pedreiro em Pedro II (PI)

PRESIDENTA DILMA - Jorge, o governo não cancelou a implantação de cisternas de placa. Ao contrário, das 750 mil cisternas que serão implantadas até 2014, pelo programa Água para Todos, 450 mil serão de placa. E contamos com a utilização de mão de obra dos pedreiros locais, como você, que ajudam o programa a deslanchar. As outras 300 mil cisternas serão de polietileno e, como serão fabricadas no próprio Nordeste, também ajudarão a gerar empregos na região. Vamos utilizar estes dois modelos porque queremos acelerar a implantação de alternativas de acesso à água no semiárido

nordestino, o que é fundamental para o consu-mo humano, para o gado e para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. O Água para Todos faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, e é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional. Estamos fazendo vá-rios outros investimentos no Nordeste que vão gerar muitos empregos para os pedreiros. Para o seu município, por exemplo, pelo PAC 2, estão previstas obras de saneamento, moradia, abas-tecimento de água e duas creches, além de já estar aprovada a construção de uma unidade básica de saúde e duas quadras esportivas.

l Por que não podemos sacar FGTS de contas inati-vas? É um dinheiro que pertence ao trabalhador, mas as normas estipulam que ele só pode sacar depois de fi car três anos sem carteira assinada. A senhora não acha que essas regras deveriam ser alteradas? Egnaldo José de Carvalho, 44 anos, encarregado operacional em São Paulo (SP)

PRESIDENTA DILMA - Egnaldo, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo primordial de proteger o trabalhador nos casos de demissão “sem justa causa”. Por isto, Egnaldo, quando o tra-balhador deixa o emprego espontaneamen-te, ele não pode fazer a retirada imediata-mente, mas se permanecer fora do regime do FGTS por três anos, também poderá fazer o saque. Há várias outras situações, no entan-to, em que o FGTS também pode ser saca-do. Por exemplo, para a aquisição da casa própria; em caso de doenças como câncer e aids; em caso de necessidade pessoal urgen-

te e grave, causada por enchentes; quando a empresa empregadora é extinta etc. O que não for sacado, será liberado na época da aposentadoria. Estas regras foram criadas pelo Congresso Nacional porque, além de ser uma garantia individual para o traba-lhador, o Fundo tem também o objetivo de ajudar toda a sociedade, ao assegurar recur-sos para fi nanciar programas de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana. As normas e diretrizes do FGTS são estabelecidas pelo Conselho Curador, que é formado por representantes dos trabalhado-res, dos patrões e do governo.

Envie perguntas à presidenta através do e-mail [email protected]. Os leitores devem ser identifi cados com nome completo, idade, ocupação e cidade de residência.

Uma pesquisa de preços realizada durante toda a se-mana passada pelo Procon de Criciúma aponta a dife-rença de valores entre os ovos de chocolates expos-tos em alguns supermer-cados da cidade. A tabela com os dados foi divulgada ontem e registra um preço salgado para quem tem in-tenção de celebrar a Páscoa, com chocolate.

De acordo com a coor-denadora do Procon Nadir Zappelini, os valores com relação ao ano passado es-tão muito diferentes, por esse motivo é importante que a população pesquise.

“É uma diferença bem ex-pressiva, o ano passado a diferença era de 99% entre os valores apurados, houve um aumento muito grande de preços então o que vale é a pesquisa”, destaca Nadir.

Os técnicos pesquisaram as marcas Nestlé, Garoto e Lacta em seis supermerca-dos de Criciúma e a maior diferença percebida foi no ovo da Lacta no tama-nho 12. Este produto tem uma diferença de preço de 336,6%. O mercado mais barato cobra R$ 4,10 no ovo, já o preço da mesma mercadoria em outra loja se apresenta mais salgado e chega a custar R$ 17,90. O ovo Nestlé tamanho 23 é

o que tem menor diferença entre os mercados pesqui-sados. O número chega a 11,92%.

Para Nadir a pesquisa vai levar a população a procu-rar boas mercadorias por preços mais acessíveis. “Quem quiser comprar uma mercadoria melhor por um preço menor deve andar para poder encontrar, pois se os ovos são feitos com os mesmos critérios então o consumidor deve obser-var as diferenças de preço”, declara.

Para quem quiser sa-ber detalhes da pesquisa basta acessar o twitter do PROCON de Criciúma (@CriProcon).

As declarações de Impos-to de Renda para pessoas físicas, já estão abertas, desde o dia 1° de março. As pessoas interessadas em contribuir com o Fundo da Infância e Adolescência de Criciúma (FIA) podem reali-zar as suas doações até o dia 30 de abril. Isso se deve a uma mudança na legislação federal permite a doação de parte do valor apurado do Imposto de Renda, até o fi-nal deste mês.

O Governo do Município, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Criciúma (CMDCA), Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e o Sindicato dos Contabi-listas (SINDICONT), estão promovendo campanha de arrecadação de recursos para vários projetos sociais da cidade.

A secretária do Siste-ma Social Geovânia de Sá, acrescenta que há duas maneiras diferentes de re-alizar as doações de parte do imposto de renda. “Há a direcionada, que o doa-dor escolhe a entidade e o projeto que será beneficiado com a doação, desde que a mesma tenha o projeto aprovado pelo CMDCA; e a outra forma é efetuar o pagamento diretamente ao FIA que, posteriormente, irá direcionar para as entidades participantes”, explica Geô-vania.

Cerca de 3% do imposto declarado pode ser direcio-nado ao FIA para posterior-mente serem enviados às entidades. De acordo com Everton Perin, coordenador da campanha, a mudança adotada pela Receita Fe-deral proporciona mais se-gurança aos cidadãos que tem o propósito de ajudar o trabalho das entidades assistenciais através do Fia.

“Anteriormente a doação era realizada sobre uma estimativa e agora, com a alteração, o contribuinte terá seu Imposto de Renda apurado de forma efetiva e saberá exatamente o valor doado ao Fundo da Infância e Adolescência de Criciú-ma”, destaca Perin.

A participação de toda a sociedade é fundamental para o desenvolvimento dos projetos, salienta Perin. Para ele, o papel decisivo está também com os contabilis-tas. “A classe contábil po-derá estimular muito seus clientes a efetuarem a doa-ção. É um dinheiro que ao invés de ser remetido a Bra-sília, será integralmente in-vestido na melhoria da qua-lidade de vida das crianças da nossa cidade”, destaca.

As doações podem ser re-alizadas através do site da Prefeitura Municipal de Cri-ciúma, no endereço www.criciuma.sc.gov.br/fia ou pelo fone: (48) 3431:0060.

Chocolates estão mais caros para a Páscoa

Doações para o FIA vão até o dia 30 de abril

CRICIÚMA

CRICIÚMA

Page 6: Hora do Sul de 13-03-2012

06 Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira

MALHAÇÃO AMOR, ETERNO AMOR

AQUELE BEIJO FINA ESTAMPA

Laura repreende Débora pelo mau com-portamento diante de Fabiano e Isabela. Babi se impressiona com a determinação de Guido, que não desiste de seu negó-cio, apesar de estar trabalhando no posto. Débora se surpreende e muda de com-portamento ao descobrir que Fabiano é o diretor do seriado de kung fu. Kiko chega para gravar na hora em que Fabiano de-cide colocar Gabriel em seu lugar.

Rubinho se desculpa com Ana Girafa. Maruschka resolve se aproximar de Ana Girafa para não se indispor com Alber-to. Orlandinho conta para Belezinha que a viu beijando Renato. Joselito alerta Iara para acompanhar o que Ana Girafa está fazendo para salvar o Covil do Bagre. Camila esbarra em Joselito e ele tem uma vidência. Doutor Nebarian diz a Vicente que ele tem chance de voltar a andar.

Fernando convence Miriam a não contar para Verbena que Rodrigo pode ter sido encontrado. O peão impede Pedro de conti-nuar fotografando Carlos. Cris conversa com Gabi. Bruno e os amigos ignoram Jáqui du-rante uma conversa sobre a viagem. Marlene pede para Gilda tomar conta de Juninho e Laís. Pedro conversa com Miriam sobre Rodri-go. Miriam afi rma a Verbena que trará Ro-drigo de volta.

Pereirinha afi rma a Tereza Cristina que não foi o autor do roubo. Danielle tenta convencer os conselheiros e o juiz de que não cometeu erro médico. Patrícia avisa à mãe que ela e o irmão vão morar com Griselda. O delegado Paredes intercepta uma ligação entre Ferdinand e Tere-za Cristina. Danielle tem seu diploma cassado. Teodora avisa que vai embora e pede para fi car um dia com Quinzinho. A loura misteriosa tenta falar com Ferdinand.

Destilando veneno!Nelson Rubens

Você pode acompanhar o Nelson Rubens na Rede TV!, no programa TV Fama, de segunda a sexta, às 19h50’ e, aos sábados, às 20 horas

Destilando veneno!

l Nem no hospitalMatheus Nachtergaele está uma fera com o

assédio desde que sofreu uma queda em esca-da e fraturou alguns ossos: ele imaginava que, ao menos num hospital, teria paz. Que nada! Matheus nega veementemente que estivesse embriagado no momento do acidente.

Bono vai cantar de graça no Rio em junho

Bono, líder do U2, vai cantar de graça na praia de Copacabana no dia 24 de ju-nho, segundo informações do colunista Leo Dias, do jornal carioca “O Dia” de ontem.

O músico seria um dos prin-cipais convidados da “Rio + 20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvi-mento Sustentável”, que vai acontecer na cidade no meio do ano. O evento vai celebrar os 20 anos da ECO-92.

Engajado nas causas am-bientais, o artista também deve falar no encontro in-ternacional, que vai reunir os maiores especialistas do tema. Gilberto Gil é outro convidado que estará no palco montado na praia, se-gundo a publicação.

O repertório do show de Bono ainda não foi definido, mas sabe-se que a banda ir-landesa não virá com o astro. Aos 51 anos, Bono anunciou

em outubro de 2011, numa polêmica entrevista, que 2012 seria o ano que marca-ria o fim do U2, considerada a maior banda de pop-rock do mundo.

Bono já se apresentou com o U2 no Brasil por três vezes, e fez um showcase para a Globo: em 1998, eles

tocaram no Rio de Janeiro e em São Paulo; em 2000, o U2 fez uma apresentação especial para o “Fantástico”, além de gravar nas ruas do Rio o clipe da música “Walk On”. Em 2006 e 2011, a ban-da se apresentou na capital paulistana, no Estádio do Morumbi.

Quem será o vencedor?Sem conseguir dormir, de-

pois das compras da semana, Jonas e Fael decidem malhar.

Na academia, os brothers conversam sobre o jogo e o veterinário diz: “Vamos torcer para não ir para o Paredão jun-tos”. Em seguida, fala sobre o

que acredita que vai aconte-cer no decorrer do programa: “Sai um na terça, (outro) quin-ta e (outro) domingo”.

O modelo se surpreende com a contagem e afirma: “Caraca, na última semana é só emoção.”

Em seguida, Fael acredita: “Eu não sei se é assim. A gen-te está desconfiado que seja assim. Jonas afirma: “Nossa que coisa. Falta tão pouco”. O veterinário faz as contas: “Daqui a 15 dias um de nós é milionário”.

l SurpresaSandra Delgado, mulher do ator Wagner

Moura, aproveitou viagem para Berlim para contar uma novidade: está grávida do terceiro fi lho. Eles já são pais de Bem, 5 anos, e Salvador, 1. Em tempo: Wagner fi ca mais um tempo em Berlim, para as fi lmagens de “Praia do Futuro”.

l Pão e circoA fase da seleção é tão

ruim que a venda de cerve-ja nos estádios da Copa de 2014 seria prioridade: só assim o torcedor vai ver o Brasil do Mano (Menezes) jo-gar sorrindo. Vencer é outra história...

l ProdutoraMaitê Proença e sua vida

de produtora: emprestou a própria casa e até sua ca-chorra para as fi lmagens de “Primeiro dia de um ano qualquer”. Em cena, a cade-la da Maitê contracena com Ney Matogrosso.

l SonhoVitor Belfort viajando! Tem certeza

que o UFC vai superar a audiência do futebol no Brasil, em 5 anos. Mas nem se o Neymar sair no tapa com Ronaldi-nho Gaúcho no meio de um octógono!

l SossegoMarcelo Serrado já vislumbra paz com o fi m de

“Fina estampa”. É que, além de ser um dos atores mais acionados da novela, ainda tem que fazer participação especial em diversos programas da emissora. É que o Crô é um sucesso!

l CompromissadaLá vem a noiva! Adele está oficialmente noi-

va de Simon Konecki, com quem havia assumido namoro meses atrás. O curioso é o anel de noi-vado de 10 quilates que vem usando desde en-tão: é imenso e pesado! Isso é que é coleira...

l CompromissadaHollywood é logo ali! Embora esteja confir-

mada na produção norte-americana do filme “The BlindBastard Club”, Sophie Charlotte não vai sair do Brasil para as filmagens! As cenas devem ser feitas integralmente por aqui!

l SonhoValesca Popozuda não aguenta mais ser

chamada de “bumbum bizarro”. É que uma foto no carnaval virou febre na internet. E o pior é que está bizarro mesmo...

Page 7: Hora do Sul de 13-03-2012

07Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira

Plutão e Mercúrio em tenso aspecto pedem certo comedimento, especialmen-te em reuniões de negó-cios e acordos comerciais. A paciência e a tolerância devem estar presentes em sua rotina.

Aspecto tenso entre Plutão e Mercúrio pode trazer di-ficuldades na comunicação. Mantenha certa reserva e não exponha seus sentimen-tos a qualquer pessoa. Amor e paixões começam a pegar fogo.

Seu regente em aspecto tenso com Plutão promove transformações em alguns setores de sua vida. Tome cuidado com as palavras e mantenha distância de bri-gas. Mantenha-se conecta-do ao Universo.

Algumas dificuldades pro-fissionais podem surgir neste período, pois mercúrio recebe um tenso aspecto de Plutão trazendo falha na comunica-ção e ansiedades. Mantenha a calma e o discernimento em decisões definitivas.

Mantenha a calma diante de dificuldades e obstáculos que possam surgir em ques-tões relacionadas a projetos de médio prazo. O relaciona-mento com empresas e pes-soas de outro país também pode passar por problemas.

Nesta fase, você pode en-contrar dificuldades em seus relacionamentos, especial-mente os profissionais que envolvam sociedades e par-cerias. Ótimo momento para viagens e estudos. Amor em alta.

Discussões e brigas em seus relacionamentos podem ser surgir nos próximos dias. Mantenha a calma e não se deixe levar por provocações. Vida social intensa e carre-gada de responsabilidades pode prejudicar.

Mantenha a calma diante de dificuldades e problemas em seu trabalho. A comuni-cação pode prejudicar seus relacionamentos com colegas e superiores. Cuidado com as palavras em reuniões de ne-gócios.

Um pequeno problema de comunicação e mal en-tendido em seu romance pode causar grande estra-go. Plutão pressiona Mercú-rio e pede paciência para ouvir. Trabalho e negócios em ótima fase.

Cuidado com mal entendi-dos em seus relacionamentos familiares. Caso seja casado, tenha paciência e seja tole-rante diante de provocações. Amor e romance em ótima fase para os solteiros. Novos projetos estão em alta.

Nesta fase, existe a ten-dência de mal entendidos, especialmente em seu cír-culo de amizades. Cuidado com provocações, pois sua paciência está pequena. Vida doméstica em ótimo período.

Tenha cuidado redobra-do com seus gastos e inves-timentos, pois há risco de perda. Caso precise assinar algum contrato, observe cada cláusula com muita atenção. Amizades em óti-ma fase.

EMERGÊNCIAHosp. São José........................3431-1500Hosp. São J. Batista................3461-6111Hosp. Santa Catarina.............3445-8780 Samu...................................................192Bombeiros...........................................193

SERVIÇO AO CIDADÃOIML..........................................3478-5123Casan.......................................3461-7000Celesc.......................................3461-5000Conselho Tutelar.....................3445-8922

Defesa Civil.............................3244-0600Vigilância Sanitária................3445-8700Procon......................................3445-8522Rodoviária................................3433-3999Prefeitura.................................3431-0200

POLÍCIAS Rodoviária Federal..................3522-0411Rodoviária Estadual...............3462-0330Ambiental................................3431-7400Guarda Municipal...................3444-2090Polícia Militar......................................190

Resposta do dia anterior:

Page 8: Hora do Sul de 13-03-2012

08 Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira

Empregos / Cursos / ConcursosAcic / Sine / www.concursosnobrasil.com.br

VAGAS NO SINE. Interessados,

comparecerem de segunda à

sexta, das 13 às 18 horas, com

Carteira de Trabalho, RG e CPF:- Contador- Locutor anunciador - Desenhista industrial gráfi co (designer gráfi co) - Laboratorista (solos e materiais de construção) - Técnico eletrônico - Programador de computador - Técnico em patologia clínica - Auxiliar de escritório - Almoxarife - Conferente de carga e des-carga - Agente de passagens - Operador de telemarketing ativo e receptivo - Empregado doméstico nos ser-viços gerais - Auxiliar de cozinha - Cozinheiro geral - Auxiliar de servico de copa - Copeiro - Atendente de lanchonete - Balconista de lanchonete- Auxiliar de cozinha - Zelador- Coletor de lixo - Auxiliar de limpeza- Faxineiro - Ofi cial de serviços gerais - Educador social - Auxiliar de lavanderia- Motoboy - Panfl eteiro - Vendedor de comércio varejista- Vendedor em domicílio- Operador de rolo compactador - Operador de escavadeira - Servente de obras - Servente de pedreiro - Pintor de automóveis- Soldador- Ajudante de serralheiro - Serralheiro de ferro - Mecânico de refrigeração - Revisor têxtil - Auxiliar de corte - Cortador de roupas - Costureira em geral - Passadeira de pecas confec-cionadas- Motorista de automóveis - Motorista de ônibus rodoviário- Ajudante de carga e descarga de mercadoria - Padeiro - Mecânico de ar-condicionado e refrigeração- Mecânico de máquinas pesa-das (manutenção)- Mecânico de automóvel - Lubrifi cador de máquinas

- Contrata-se AJUDANTE DE

COZINHA para trabalhar em

restaurante no centro de Cri-

ciúma, no período da manhã,

de terça a domingo. Salário

compatível com a função,

vale transporte e alimentação

no local. Interessados, levar

currículo no restaurante ou

encaminhar para o email res-

taurante_lamafia@hotmail.

com. Rua João Pessoa, 385,

Centro, (Próximo a Locativa).

- ASSISTENTE DE SETOR PES-

SOAL. Curso Superior Comple-

to ou em andamento, experiên-

cia de atuação como preposto na

Justiça do Trabalho, conhecimento

de legislação trabalhista, experi-

ência em sistemas informatizados

a nível de usuário, conhecimento

de rotinas trabalhistas, tais como

folha de pagamento, rescisões

de contrato de trabalho, cálcu-

lo de horas extras, etc. Salário

inicial R$ 1.468,05. Benefícios:

Plano de Saúde + VT + Seguro

de Vida + Refeição na empresa

+ Uniodonto. Favor mencionar o

título da vaga.

- GRANDE REDE DE LOJAS

abre filial em Criciúma. Vagas

abertas: Caixa, estoquista, re-

positor, faxineira, vendedor

(salário inicial R$ 764,00).

Contato em cima da Loja Ade-

lino, 3658-6290, www.rhxcon-

sultoria.com.br.

- SUPORTE A SISTEMAS na HNCA

Computadores e Sistemas. Co-

nhecer Linux- Windows Server,

virtualização-programação, ban-

co de dados. Faixa salarial de

R$1.000 à 2.000. Telefone: (48)

3462-7401 (falar com Ulcinei /

Paulo)

E-mail: [email protected].

- A Hot Sul/ DB distribuidora está

selecionando currículos para a

vaga de ALMOXARIFE. Pré requi-

sitos: mulher maior de 18 anos.

Atribuições do Setor: estocagem,

separação, encaixotamento e

conferência dos produtos. Ho-

rário de trabalho: de segunda à

sexta, das 8:00h às 12:00h e das

13:20h às 18:10h. Salário: R$

770,00. Interessados, encami-

nhar currículo para o e-mail rh@

dbvirtual.com.br (escrito ALMO-

XARIFE no assunto do e-mail) ou

entregar diretamente na Hot Sul/

DB Distribuidora na Rua Henrique

Lage nº 247 sala 101 Ed. Dedal

de Ouro.

- Vaga para vendedora sexo

feminino idade minima 20 anos

e disponibilidade para horários.

Favor entregar currículo pesso-

almente na loja HERING STORE,

NO SHOPPING DELLA GIUSTINA.

Faixa salarial: De R$500,00 à

R$1.000,00.

- Contrata-se CAIXA/CREDIA-

RISTA para atuar em loja co-

mercial conceituada de Criciú-

ma. Necessário ter experiência

na função; gostar da area de

comércio; experiência em aten-

dimento ao cliente. Interessa-

dos devem enviar seu curriculo

para [email protected] colo-

cando no assunto: CAIXA/CRE-

DIARISTA.

EMPREGOS

CONTER - CONSELHO NA-

CIONAL DE TÉCNICOS EM

RADIOLOGIA - Inscrições de

23/01/2012 a 16/03/2012

- Data da Prova: A defi nir.

Cargos: analista de TI, Arqui-

vista, Supervisor Fiscal, Agente

Administrativo, Fiscal, Recep-

cionista, Serviços Gerais, Assis-

tente Contábil e outros. Vagas:

24. Salário de R$ 2.679,50 a

R$ 600,00. Para fazer inscri-

ção, acesse: www.quadrix.org.

br. Taxa de R$ 30 a R$ 60.

Concurso Caixa 2012 - nível

superior e médio. Salários va-

riam entre R$ 1.744,00 a R$

7.734,00. Inscrição no valor

de R$ 37,00 (Técnico Bancário

Novo) ou de R$ 73,00 (cargos

de nível superior). Mais infor-

mações pelo telefone 0800

701 2028, ou pelo e-mail con-

[email protected].

Concurso Conselho Regional

de Medicina Veterinária de

Santa Catarina (CRMV - SC)

2012 - interessados deve-

rão fazer suas inscrições até

o dia 9 de abril de 2012,

através da internet, no site

www.crmvsc.ieses.org. As ta-

xas variam de acordo com o

cargo escolhido: Superior - R$

75,00; Médio - R$ 60,00;

Fundamental - R$ 45,00.

Concurso Prefeitura de Side-

rópolis 2012 - Cargos: Advo-

gado, Engenheiro Ambiental,

Merendeira, Monitor de Ofi -

cina de Artesanato, Psicólogo,

Fisioterapeuta, Pedagogo, En-

fermeiro, Médico, Técnico em

Enfermagem, Assistente Social

e Professor. Salário varia en-

tre R$ 633,15 a R$ 2.938,44.

As inscrições serão efetuadas

exclusivamente pela internet,

até às 15 horas do dia 28

de março de 2012 através

do site: www.concursul.com.

br. Haverá cobrança de taxa:

Nível fundamental: R$ 30,00;

nível médio: R$ 60,00; nível

superior: R$ 100,00. A prova

objetiva está prevista para

08 de abril de 2012.

Vagas de estágio na Defen-

soria Pública da União em SC

- A remuneração compreende

R$ 520,00 para jornada de

trinta horas semanais, sen-

do seis horas diárias, ou R$

364,00 para carga de vinte

horas semanais, sendo qua-

tro horas diárias. A inscrição

é gratuita. Inscrições até o

CONCURSOS dia 13 de março de 2012, por

meio eletrônico, preenchendo-se

a respectiva fi cha, enviando esta

para o e-mail [email protected].

br. Mais informações (48) 3216-

140013216-1406.

Prefeitura de Garopaba - pro-

fi ssionais de nível fundamental e

médio, com remuneração de até

R$ 1.416,21. Cargos: Assistente

Social, Técnico em Enfermagem,

Motorista, Operador de Equi-

pamento, Auxiliar de Conserva-

ção/Manutenção e Mecânico. Os

interessados poderão se inscrever

até o dia 19 de março de 2012,

das 14h às 18h, no protocolo da

Prefeitura de Garopaba, situado

na Praça Governador Ivo Silveira,

296, Centro, em Garopaba.

CONCURSO TRANSPETRO 2012

- 322 vagas. A remuneração ofe-

recida para ambas as categorias

será a mesma: R$ 2.731,32, com

garantia de remuneração mínima

de R$ 7.964,11. As inscrições po-

derão ser realizadas até 16 de

maio de 2012 e não haverá taxa.

Os candidatos devem retirar a “Fi-

cha de Inscrição”, a “Ficha de Re-

gistro de Embarques” e o Manual

do (a) candidato (a) no site www.

transpetro.com.br/concurso/con-

curso.html ou diretamente em um

dos endereços listados no edital.

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE

SANTA CATARINA oferece 154

vagas para candidatos de níveis

fundamental, médio e superior.

Salários são de até R$ 3.293,33.

A inscrição será efetuada somen-

te no site www.prdhs.ufsc.br até

as 20h00min do dia 20 de março

de 2012. Taxa de inscrição:

-Cargos de Nível de Classifi cação

E - R$ 100,00;

-Cargos de Nível de Classifi cação

D - R$ 70,00;

-Cargos de Nível de Classifi cação

C - R$ 50,00.

UDESC lança edital de processo

seletivo oferecendo 15 vagas de

nível superior para o cargo de Pro-

fessor Substituto, com remuneração

de até R$ 339,85 h/ativ. Além do

salário base, o Professor recebe-

rá ainda auxílio-alimentação, no

valor de R$ 18,18 por dia traba-

lhado. As inscrições, no valor de R$

50,00, serão realizadas até o dia

14 de março de 2012 no Centro

de Educação da Região Sul – CE-

RES, situada à rua Coronel Fernan-

des Martins, 270, Bairro Progresso,

Fone/Fax: (48) 3647-4190, CEP:

88.790.000 – Laguna/SC, das

11h às 16h. Informações pelo te-

lefone acima. As provas serão no

mesmo lugar das inscrições.

Sesc de Criciúma seleciona artistas

Uma exposição coleti-va denominada Arte na Cidade está programada para acontecer em Crici-úma. Para tal, o Sesc da cidade seleciona artistas para participar do evento. A triagem será organiza-da pelo curador Fernando Bopré no dia 23 de março a partir das 19 horas no Teatro Sesc Criciúma, os artistas devem levar seus portfólios.A exposição será realizada na Gale-ria de Arte Octávia Búrigo

Gaidzinski nos meses de abril e maio.

Saiba mais - Fernando Bopré é historiador e pro-dutor cultural com atuação na área de museus, artes visuais e audiovisuais. Crí-tico e curador indepen-dente; roteirista e diretor cinematográfi co. Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em História Cultural pelo Programa de Pós-Gradua-ção em História (Ufsc).

Senai com cursosde qualifi cação

profi ssionalEstudantes do ensino mé-

dio, preferencialmente do 3º ano, da rede pública cata-rinense podem se inscrever para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que o SENAI de Santa Catarina oferece no âmbito do Pro-grama Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Empre-go (Pronatec), iniciativa do governo federal. As capaci-tações se iniciam a partir de dois de abril, mas há pro-gramação até o fi nal do ano,

sendo que para os primeiros cursos as inscrições encer-ram-se no dia 16 de março. São 7,5 mil vagas, em 264 turmas, de cursos direciona-dos ao setor industrial.

Os cursos têm carga horá-ria de 160 a 400 horas. Os estudantes recebem mate-rial escolar e ajuda de cus-to para lanche e transporte. As pré-inscrições podem ser feitas nas unidades do SENAI ou na escola onde o aluno in-teressado estuda.

A Fundação Cultural de Cri-ciúma está selecionando Artis-tas Visuais para apresentarem suas obras nos espaços alter-nativos de exposições: Corre-dor Cultural do SESI, Espaço Cultural ACIC, Espaço Cultural Delupo Apart Hotel, Espaço Cultural Angeloni e Espaço Cultural Shopping Pórtico.

Os espaços alternativos de exposição da Fundação Cul-tural de Criciúma são espaços cedidos e mantidos pela ini-ciativa privada em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma, que tem como ob-jetivo apresentar trajetórias artísticas de nossa região, incentivar a produção, va-lorizar e promover as Artes Visuais, tornando-a acessível ao público.

Os artistas e grupos de ar-tistas da Região Sul que tive-rem interesse, deverão enca-minhar até dia 16 deste mês:

- Imagem fotográfi ca dos trabalhos que serão expos-tos, incluindo identifi cação completa das obras (título, data, técnica, dimensões). Não serão aceitos trabalhos originais para avaliação;

- Currículo artístico e dados pessoais (endereço completo, telefone, e-mail para contato, nº CPF e RG).

As propostas poderem ser enviadas via e-mail, para [email protected] ou entregues na sede da FCC.

As exposições selecionadas farão parte do calendário 2012 de exposições da Fun-dação Cultural de Criciúma.

Para os artistas visuais

Page 9: Hora do Sul de 13-03-2012

09Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira

Mais um caso de estupro foi registrado na madrugada de ontem, na delegacia da Criança e do Adolescente e de Proteção a Mulher e ao Idoso. Novamente, na região da Santa Luzia, mais precisamente em uma parada de ônibus na Avenida Universitá-

ria, principal do bairro. A situação volta as atenções para a localidade e adjacências, uma vez que a calmaria havia se instalado naquela região. Há poucos dias, outro caso com as mesmas características ocorreu na mesma rua.

João ZaniniPolícia

A mulher, ainda bastante assustada, procurou o delegado Márcio Neves, que esta-va de plantão e cuida desse tipo de caso, ao lado do delegado Danilo. Segundo ela repassou à polícia, a mesma esperava um ônibus quando foi abordada por um carro que ela não soube precisar a marca e modelo. A cor não foi divulgada para não prejudicar investigações. O homem apontou um revólver para a adolescente, que tem apenas 16 anos, e obrigou-a a entrar no carro.

Novo estupro na Santa Luzia

O fatom

A Eposs, primeira empre-sa a ser incubada pela Itec.in (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios), si-tuada no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), da Unesc, está entre as 140 das 1.097 empresas cadas-tradas para concorrer a um prêmio de R$ 50 mil no pro-jeto Sinapse da Inovação.

“A primeira etapa tinha 1097 empresas e foram selecionadas 300, destas ficaram 140 e a última eta-pa será para selecionar 100 empresas e se ficarmos en-tre as 100 já conseguimos a premiação”, garante Luiz Rodeval Alexandre, gerente da empresa.

A Itec.in tem como obje-tivo principal o apoio à for-mação de empresas de base tecnológica dentro das com-petências do Iparque e nas áreas de atuação de grupos

de pesquisas da instituição. No momento possuem três empresas incubadas, mas a previsão é para que até maio deste ano, quando o novo prédio ficar pronto, disponibilize vagas para até 15 empresas.

“Estamos muito contentes por termos a incubadora do Iparque como parceira. Eles estão nos apoiando 100%”, afirma o gerente.

Para a Itec.in e para o Iparque, a classificação da Eposs no Sinapse da Ino-vação é muito importante e motivador. “Estamos felizes por ter uma incubada parti-cipando e sendo classifica-da para a final de um pro-jeto em nível estadual como o Sinapse, demonstrando a qualidade da inovação desenvolvida pela empresa dentro e com o apoio da nossa incubadora”, afirmou o gerente da Itec.in, profes-sor Ricardo Pieri.

Sinapse da Inovação - O projeto Sinapse da Inova-ção funciona desde 2008, é uma iniciativa do Governo do Estado e tem como um de seus objetivos desafiar o potencial de criatividade das universidades e centros de pesquisa, estimulando a geração de ideias de produ-tos e processos inovadores.

O resultado para os ven-cedores está previsto para início de abril.

Etapas - São três etapas, todas online. A cada fase ultrapassada a empresa in-cubada ganha como forma de “premiação” outros cur-sos online que permitem ampliar o conhecimento para a etapa seguinte.

Eposs - A Eposs é uma empresa que desenvolve fertilizante foliar a partir de turfa (tipo de terra). O ob-jetivo principal de sua atua-ção é o ramo da biotecnolo-gia voltada à agricultura.

Com o auditório da prefei-

tura de Lauro Müller lotado, o secretário de Desenvolvi-mento Regional da SDR de Criciúma, Luiz Fernando Car-doso e o prefeito Hélio Bunn, assinaram na tarde de ontem, cinco convênios que juntos somam mais de R$ 500 mil em recursos para o município. O dinheiro será aplicado em obras de infraestrutura e na saúde.

“Esses recursos vão pos-sibilitar que façamos obras importantes para a nossa população, mas dois desses convênios mereceram nossa atenção especial: é o caso da ambulância para o nosso hos-pital e a compra de móveis e equipamentos para o posto de saúde do bairro Cairu. Apesar de todas as pedras pelo caminho, nossa admi-nistração tem se empenhado para oferecer serviços de saú-de com qualidade para o nos-so povo”, destacou o prefeito Hélio Bunn.

Para a capela mortuária, que será construída no dis-trito de Barro Branco, serão investidos R$ 130 mil. Deste valor o governo municipal en-tra com a contrapartida de R$

Não houve propriamente o ato sexu-al. A penetração não aconteceu, pois a garota conseguiu se desvencilhar e pular do veículo em movimento, após um moto-queiro que passava por perto ter avista-

do tal situação, gerando constrangimento ao autor. Como o ato libidinoso foi feito, ou seja, ele abusou dela, mesmo sem a conjunção carnal, pela lei, já é estupro. E lugar de estuprador é na cadeia.

Estupro sem a conjunçãom

Ao receber o telefonema com as informações do delegado Márcio, o Doutor Danilo Valdetaro, de pronto, contatou o delegado André Borges Milanese, da Divisão de Investigação Criminal de Criciúma (DIC). “É um caso que exige rápida resposta, e a equipe do delegado André já está mobilizada para solucionar e prender o estupra-dor”, disse ontem o delegado Danilo. Esperamos, sinceramente, que esse homem seja preso logo.

A investigaçãom

Conversei ontem à tarde com a mãe do cidadão alvejado e morto na rua Sil-vino Rovaris, grande Boa Vista, no final de semana. Ontem à tarde pude ouvi-la e, segundo ela, seu filho era usuário de drogas há sete anos. Desde os 20. “Corri atrás do CAPS mas, de que adianta? Ele

ficaria lá durante o dia, mas é a noite que ele usava o Crack”, desabafou. E é verdade. O tratamento é feito com com-petência, sem dúvidas. Mas, convenha-mos: é voltar para casa, bater a fissura e voltar à droga. O vício por essa substân-cia é muito triste.

Mãe de vítima de homicídio desabafam

Para ela, só pode ter sido por alguma desavença relacionada ao tráfico de dro-gas. Não pode ter outro motivo: seu filho era calmo. Não costumava brigar, nem ter inimigos. Foi criado na baixada e, segunda a mãe, todos gostam dele lá. Todos, me-nos esse que o matou. Agora, a polícia inicia a investigação de um caso com poucos elementos para ser desvendado. O delegado Marcelo Vianna assumiu os trabalhos

Motivação do casom

Ali no morro do Caravaggio, dois carros bateram e uma vítima foi conduzida ao Hos-pital. O culpado fugiu em direção ao distrito,

e a polícia militar fez rondas, mas não loca-lizou o Uno de cor branca. A evasão aconte-ceu por volta das 15h de ontem.

Bateu e fugium

Para um grande amigo, soldado Rafael Silva. Gente boa, da mais alta qua-lidade. Um dos grandes policiais recentemente formados, e que vem se desta-cando em ocorrências que exigem mobilidade. Rápido como uma águia, ele e seus companheiros da Rádio Patrulha, dificilmente perdem para os marginais. É desse tipo de policial que a sociedade precisa. Valeu, Silva!

Abraço da colunam

Empresa incubada disputa prêmio final CRICIÚMA

Lauro Müller recebe R$ 500 mil em convênios para obras

32,5 mil.O convênio para a aquisição

da ambulância para o Hospi-tal Henrique Lage é no valor de R$ 117,5 mil, dos quais R$ 29,5 mil é a contrapartida do município.

Enquanto que para a com-pra de equipamentos e mate-riais permanentes para a uni-dade de saúde do bairro Cairu é de R$ 60 mil, com uma con-trapartida da prefeitura de R$ 15 mil.

Para o término da galeria pluvial do bairro Sumaré se-rão destinados R$ 92 mil, sen-do R$ 23 mil de contrapartida da prefeitura.

Já para a construção de uma pista de skate, o valor do

convênio será de 120 mil, com uma contrapartida do municí-pio de R$ 30 mil.

A liberação dos convênios teve a intermediação, além da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), dos deputados Dado Cherem (PSDB) e do secretá-rio de Estado da Saúde, Dal-mo Claro de Oliveira.

Participou do ato, a depu-tada estadual Dirce Heiders-cheidt (PMDB), delegado de polícia da Comarca de Lauro Müller, Ivaldo Gregó-rio Inácio, vigário da Paró-quia Imaculado Coração de Maria, padre Valmor Della Giustina, além de vereado-res, secretários municipais e convidados.

Prefeito e Hélio e o secretário Luiz Fernando assinam convênios

LAURO MÜLLER

SAMUEL MADEIRA / HSul

Page 10: Hora do Sul de 13-03-2012

10 Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira

QUINAConcurso nº 2844

03-21-29-39-75

LOTERIASLOTERIAS

www.caixa.gov.br

LOTOFÁCILConcurso nº 724

01-03-05-06-07 10-12-14-15-18

19-20-23-24-25

Conforme já havia sido an-tecipado neste Hora do Sul na semana passada e depois de 23 anos no poder, Ricardo Teixeira não é mais presiden-te da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL). Em entrevista coletiva ontem, na sede da entidade no Rio de Janeiro, José Maria Marin - vice-presidente do Sudeste e mandatário em exercício após a licença médica de Teixei-ra na última semana - fez o anúncio.

Marin, que foi presidente da Federação Paulista de Fu-tebol entre 1982 e 1986, leu uma carta de Teixeira em que o dirigente dizia: “Hoje, deixo definitivamente a presidência da CBF”. No texto, o ex-pre-sidente anuncia Marin, de 79

anos, como seu substituto na confederação - já que é o vice mais velho, como man-da o estatuto - e no COL. O paulista disse que ficará no comando da CBF até o final do mandato de Teixeira, em 2015, quando deverão ser fei-tas novas eleições.

No comunicado, Teixeira deixou um “muito obrigado” à torcida brasileira, lembrou os títulos conquistados pela Seleção desde sua chegada em janeiro de 1989 e conside-rou injustas as acusações que tem sofrido. “Fiz nesses anos o que estava ao meu alcance, sacrificando a saúde e o con-vívio familiar. Fui criticado nas derrotas e subvalorizado nas vitórias”, dizia o texto (confira a íntegra no vídeo ao lado). “Presidir paixões não é tarefa fácil. O futebol no nos-so país é associado a talento e desorganização. Quando

ganhamos, despertou o ta-lento. Quando perdemos, imperou a desorganização”, completou.

Na última sexta, o dirigente havia pedido licença médica. Na véspera da Assembleia Geral da CBF, que foi reali-zada dia 29 de fevereiro, ele passou mal durante uma reu-nião e teve que deixar a sede da entidade com dificuldades de se locomover. Em setem-bro do ano passado, Teixeira foi internado por dois dias no Rio de Janeiro devido a diver-ticulite (processo inflamató-rio e infeccioso do divertículo - bolsas circulares da parede do cólon que têm ligação com o intestino grosso).

Vice-presidente mais velho da CBF, Marin já foi jogador de futebol do São Paulo e até governador do estado de São Paulo, substituindo Pau-lo Maluf por alguns meses

no início dos anos 80. Mas o dirigente acabou famoso no mundo do futebol em janeiro deste ano por ter colocado no bolso uma das medalhas do título do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores. Ao assumir o cargo de Teixeira, Marin afirmou que não have-rá mudanças na CBF:

- Assumo a presidência de acordo com o estatuto da en-tidade e cumprirei o manda-to até o final para fazer uma gestão de continuidade ao que vinha sendo feito - disse o novo presidente.

Os 23 anos de Teixeira na CBF

Ex-genro de João Havelan-ge, Teixeira assumiu a CBF em 16 de janeiro de 1989. Com ele no comando, a Se-leção conquistou duas Copas do Mundo (1994 e 2002), três Copas das Confederações (1997, 2005 e 2009) e cinco

Copas Américas (1989, 1997, 1999, 2004 e 2007). O diri-gente também criou a Copa do Brasil (1989) e transformou o Campeonato Brasileiro em disputa de pontos corridos, com turno e returno, a partir de 2003. Sua maior vitória foi conquistada em 2007: liderou a candidatura do Brasil para ser sede da Copa do Mundo de 2014 e, logo em segui-da, tornou-se presidente do Comitê Organizador Local (COL).

Antes do carnaval, alguns jornais e sites brasileiros pas-saram a divulgar que Teixeira deixaria o poder em breve. A esposa e a filha mais nova do dirigente viajaram para Mia-mi, assim como o dirigente, o que aumentou a especulação.

O nome de Teixeira foi en-volvido em uma denúncia da TV inglesa BBC, que apon-tou o dirigente como um dos

que teriam recebido dinheiro de forma irregular da agên-cia de marketing ISL (extin-ta em 2001 por falência). Por causa dessas relações, a ISL teria obtido lucrativos contratos de patrocínio e de direitos de televisão com a Fifa. A reportagem da BBC diz que Ricardo Teixeira e os outros envolvidos che-garam a um acordo com a justiça suíça, pondo um fim à questão. Ex-aliado e atual-mente desafeto de Teixeira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, prometeu em ou-tubro do ano passado que tornaria público os arquivos do “caso ISL” até dezembro. Em janeiro, o dirigente suíço disse que não poderia ainda revelar os arquivos por conta de uma medida judicial. No Brasil, os processos decor-rentes dessa denúncia foram arquivados pela Justiça.

O técnico Dorival Júnior alterou o protocolo em vés-peras de partidas. Na tarde desta segunda-feira, dei-xou de lado o velho rachão, o trabalho preferido dos atletas. Sem D’Alessandro, no departamento médico, montou o time para enca-rar o The Strongest, às 22h desta terça, no Beira-Rio, pela terceira rodada da Li-bertadores.

Após o aquecimento, Dorival foi logo montando o time titular em um tra-balho de movimentação. Colocou Dátolo centrali-zado, na função de D’Ale. O argentino da camisa 23 terá liberdade para mu-niciar Leandro Damião e também atacar pelos flan-cos.

- Tenho a responsabili-dade de entrar em campo e fazer o melhor. E que equipe se sinta bem co-migo - disse Dátolo, logo após o treino.

Contra o Santa Cruz, no sábado, Dátolo foi justa-mente o destaque da par-tida. Marcou um belo gol de fora da área, na vitória por 2 a 1.

Dorival também testou situações de jogo. Treinou toque de bola contra uma equipe retrancada, traba-lhou contra-ataques e bolas paradas, como escanteios.

O atacante Adriano não é mais jogador do Corinthians. Em nota oficial em seu site oficial, o clube do Parque São Jorge divulgou, na noite de ontem, que o contrato do Imperador com o clube foi rescindido. Roberto de An-drade, diretor de futebol do Timão, confirmou que a de-cisão foi tomada em comum acordo com o atleta.

- O Corinthians fez tudo para ajudar o Adriano. Ele mesmo disse isso. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para deixá-lo em forma. Chegamos à conclu-são que era melhor encerrar o contrato e ele concordou - disse o dirigente.

- Ele não vai sair sem re-ceber nada. O departamento jurídico vai sentar com ele

Ricardo Teixeira renuncia após 23 anos

Adriano briga com balança e rescinde com Corinthians

Internacional encara o líder do grupo hoje no Beira-Rio

para um acordo, mas adianto que não há multa - comple-tou. O contrato do jogador com o Corinthians era válido até junho deste ano.

Na última sexta-feira, o jo-gador entrou em atrito com a comissão técnica ao se re-cusar a se pesar após treina-mento no CT Joaquim Grava. Tal comportamento incomo-dou o técnico Tite, que cor-tou o Imperador da partida contra o Guarani e da via-gem para o México, onde o Timão enfrenta o Cruz Azul, amanhã, pela Libertadores.

Em entrevista recente ao Globo Esporte, o jogador revelou que estava pesando 100 quilos e que precisava perder mais dois quilos para estar na forma física ideal. Adriano ainda pediu mais um mês de paciência ao tor-cedor para voltar a atuar em grande estilo.

Porém, no último domin-go, o jogador pediu dispen-sa do treinamento, fato que aumentou as especulações sobre seu futuro no Parque São Jorge. Como os jogado-res que não viajaram para o México ganharam folga nes-ta segunda, a reapresentação do Imperador estava marca-da para esta terça-feira, no CT Joaquim Grava.

Com a camisa do Corin-thians, Adriano participou de oito partidas e marcou apenas dois gols. Anunciado como reforço do Timão no fim de março de 2011, após

uma passagem apagada pelo Roma, da Itália, o jogador demorou praticamente cinco meses para estrear com a ca-misa alvinegra.

O Imperador chegou ao Parque São Jorge em fase final de recuperação de uma lesão no ombro, ainda da época em que atuava na equipe italiana. Porém, em abril, durante treinamen-to no CT Joaquim Grava, o atacante teve uma séria le-são no tendão do tornozelo esquerdo. Operado, só foi liberado para disputar sua primeira partida pelo clube em agosto.

Com uma sequência de lesões sérias, a forma físi-ca de Adriano passou a ser questionada nas suas duas últimas equipes: Roma e Co-rinthians. No Timão, o Impe-rador viveu o auge da crise sobre seu peso nesta tem-porada. Incomodada com o comportamento do atleta durante sua recuperação, e insatisfeita com as constan-tes presenças do jogador na noite paulistana, a comissão técnica optou por manter o camisa 10 em regime de concentração no CT Joaquim Grava, no começo de feve-reiro.

O período de treinamen-tos intensivos até apresentou certo resultado, tanto que o jogador conseguiu atuar contra o Botafogo, no dia 25 de fevereiro, durante os 90 minutos.

RIO DE JANEIRO

SÂO PAULO PORTO ALEGRE

Equipe fez bom treino antes de encarar o The Strongest

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO INTER / HSul

Page 11: Hora do Sul de 13-03-2012

11Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feiraCriciúma, 13 de março de 2012

Bedeu FernandesEsporte

Ouvindo mais uma entrevista com o pre-sidente do Criciúma, Antenor Angeloni, pessoa que dispensa comentários por ser um empresário extremamente vitorioso, fi-quei não somente preocupado, mas, sur-preso e muito ao ouvir dele a colocação de contratou pessoas para transformar o clube numa grande empresa.

A minha preocupação aumentou ainda mais quando o presidente afirmou estar na terceira temporada como mandante maior do clube e que até agora seus co-mandados não conseguiram armar uma boa equipe.

Uma das suas maiores apostas, o treina-

dor Guto Ferreira, conseguiu trazer para o clube um monte de jogadores ruins, cul-minando com a sua demissão prematura. Além dele, e, segundo sua narrativa, ou-tros profissionais contratados para orga-nizarem o futebol no clube fracassaram redondamente.

O mais estranho de tudo é aceitar que uma pessoa vitoriosa no seu ramo de ati-vidade permaneça sendo mal assessorado administrativamente. Os resultados nega-tivos do clube já deveriam ter provocado uma ação emergencial e reparatória. Será que as despesas mensais, e não são pou-cas, não mexem no bolso do presidente?

Casa da moeda

Não há a menor dúvida de que clubes de porte pequeno e médio deveriam ter um trabalho especial em suas divisões de base. Produzir jogadores seria uma saída inteligente e necessária para impedir contratações em grandes quantidades durante as temporadas.

Segundo Antenor Angeloni, dentro de quatro ou cinco temporadas, desde que haja investimento planejado em pessoas e equipamentos, o criciúma poderia dispor de jogadores sem grandes investimentos e que poderiam render também aos cofres do clube.

Isso é um trabalho que cheira a beira da utopia. A maioria dos clubes brasileiros investe em ex. jogadores para trabalharem como comandantes de equipes da base. Nada contra esses ex. profissionais, mas, sem a devida capacitação dos que coman-dam o departamento amador, os resultados tendem, sempre, a resultar em grandes fracassos.

Investimento na basem

O Criciúma é um dos clubes brasileiros de médio porte, e não são muitos, que tem a estrutura necessária para trabalhar o joga-dor desde a sua primeira divisão de base. O Atlético Paranaense já fez isso alguns anos atrás e ganhou muito dinheiro com os joga-dores feitos em casa.

Pra isso acontecer, entretanto, o presiden-te deveria partir para a formação de um departamento de futebol moderno, devida-mente aparelhado e com material humano que tenha pleno conhecimento e domínio de planejamento e ações pertinentes na área do futebol.

A tecnologia moderna deveria estar nortean-do as ações de todos os clubes de futebol. Um departamento de futebol deve ser adequado em todos os sentidos para permitir dados ofi ciais so-bre planejamento e rendimento de uma equipe dentro dos clubes.

Os custos desse trabalho são infi nitamente in-feriores aos dispendidos com contratações de comissões técnicas inteiras que acham que sabem de tudo, que treinam inclusive frases inteiras para tentarem justifi car o injustifi cável.

O resultado disso tudo está sendo visto em to-dos os estados brasileiros, com clubes que estão à beira da falência.

Preservando jogadores? mBoa estruturam

Independentemente dos serviços prestados ao futebol brasileiro, a mudança no comando de uma entidade é algo que deveria acontecer naturalmente, com a possibilidade de concor-rência à reeleição permitida apenas uma vez.

Novas ideias sempre são bem vindas à hora de se pensar sobre um esporte que comanda milhões e milhões por esse país afora. Santa Catarina também está incorrendo nesse mesmo problema e, claro, os clubes, são os principais responsáveis pela permanência do presidente Delfi n de Pádua Peixoto Filho no poder por tantos anos.

Ricardo Teixeiram

Tive o prazer de jogar com ele e depois ser seu treinador no Sídera, de Siderópolis e no Móveis Pérola/União Mineira/Meg. Dedé veio de Porto Alegre, jogava no Internacional. Clésio Búrigo, em 1983 resolveu convidá-lo a jogar futebol de salão no União, time da Car-bonífera do Realdo Guglielmi.

Engenheiro Químico e, determinado a seguir sua profi ssão, ele descartou vários convites do centro do país para continuar em Criciúma, jogando e trabalhando ao mesmo tempo. Dedé foi “o cara”, o maior jogador de futebol de salão de todos os tempos, pelo menos para mim. Que me perdoem alguns que pensam e falam em Jackson, Manoel Tobias ou Falcão.

Dedé era uma sumidade, jogava demais, abrilhantava os torcedores e os ginásios, lota-dos, com seu brilhante futebol. Em 1987, nos Jogos Abertos de Santa Catarina, no Ginásio Colombo Machado Salles, em Criciúma, ele foi o maior jogador do evento, aplaudido pelo treinador que ainda hoje desfi la como sendo o maioral do país, o Ferreti. Jogava muito.

Dedém

O time de futebol ame-ricano de Criciúma estreia no campeonato estadual dia 18 de março. A equi-pe recebe o Bárbaros do Vale, a partir das 14 horas, no campo da Satc.

Essa é a estreia do Cri-ciúma Slayers na Liga Catarinense de Futebol Americano. Em 2011, os rapazes criciumenses inte-gravam o time de Tubarão para adquirir experiência. “A disputa ano passado foi importante para enten-dermos o funcionamento

da Liga e pegarmos ritmo de jogo”, ressalta Marcos Antônio Jeremias Coelho, lançador do time. São oito equipes disputam do Esta-dual de 2012, e mais duas que estão inscritas na Liga, mas que este ano ficaram fora da competição.

Na partida de estreia, o Slayers recebe o time Bár-baros do Vale, que uniu as equipes de Blumenau e Brusque. “Blumenau tinha um bom ataque e Brusque uma boa defesa, por isso sabemos que montaram um bom time. Mas, sa-bemos também de nossas

qualidades e vamos brigar em igualdade”, define Co-elho.

A partida, disputada no campo da Satc, inicia às 14 horas. A entrada é gratuita. O jogo será nar-rado, facilitando a com-preensão dos torcedores que ainda não conhecem bem as regras do futebol americano. Hoje, a equipe criciumense conta com o apoio da Satc e da acade-mia Impatc. O time bus-ca patrocinadores para a compra de equipamentos e uniformes para treinos e jogos.

Criciúma Slayers estreia na Liga de Futebol Americano

Os melhores taqueadores de Santa Catarina desfila-ram neste fim de semana na abertura do Campeo-nato Estadual de Sinuca. Os competidores inscritos deram ínicio para a disputa ainda na sexta-feira à noite com os jogadores rankea-dos acima da 32ª colocação.Os melhores entraram na competição no sábado e não deram oportunidades para os que conseguiram

sobreviver a primeira fase. Jogando num nível bem

acima os quatro finalistas passaram alguns “apuros” em jogos até equilibrados, mas no final Bedeu Fer-nandes (Criciúma), Alexan-dre Mello (Florianópolis), Leandro Sena (Joinville) e Paulo Pottker (Florianópo-lis) lutaram pelo título da etapa.

O representante de Crici-úma, Bedeu Fernandes, foi eliminado por Melo por 3 a 0 na semifinal. No outro

jogo, Leandro ganhou de Pottker por 3 a 2. Na final, Alexandre Melo um pouco mais descansado passou por Leandro ao fazer 4 a 1.

Foi a primeira vez em que os competidores usaram o traje oficial que será usado a partir deste ano nas com-petições do estadual. Com-petiram com sapato social preto, calça social preta, camisa social manga longa (branca ou preta), colete com a frente preta e gravata borboleta (opcional).

ASASASASASAS asasasASAsASAS

ASUHAUSHUASUHASHAHShuASHUASHUASHUHAUSHUASHUAS

DIVULGAÇÃO / HSul

Page 12: Hora do Sul de 13-03-2012

12 Criciúma, 13 de março de 2012 l Terça-feira

As poucas horas da noi-te que o presidente Antenor Angeloni costuma ter dimi-nuiram com a informação de que a dívida do Criciúma aumentou após sua chegada. “Estou bastante arrepiado, mas provavelmente vamos as-sinar tudo, porque vamos ter que enfrentar. A situação hoje ela é boa, porém a dívida do Criciúma dobrou depois que eu assumi”, informa o presi-dente.

Faltando menos de uma semana para a assinatura de contrato do Criciúma com a GA (Gestão de Ativos), onde a empresa do presidente irá assumir o comando do clube pelos próximos cinco anos, a receita para equilibrar as fi-nanças é que o clube tenha um quadro de pelo menos 10 mil sócios. “É uma situação com-plicada e vai ficar ainda mais. Vamos esperar para colher os

frutos daqui uns quatro, cinco anos, essa é a minha esperan-ça. O que eu deveria ter feito era só aceitar a GA tocar o Criciúma se nós tivéssemos 10.000 sócios. Pois seria um grande apoio, afinal nós esta-mos perdendo a Neo Química e eu não sei onde buscar re-cursos”, relatou Antenor.

Apesar do tom de voz transmitir um certo desânimo com a situação, o presidente espera que melhores resulta-dos da equipe na sequência do estadual possa trazer mais sócios. Atualmente, a receita gerada pelos torcedores que pagam as mensalidades che-gam a R$ 300 mil. O valor não é suficiente para cobrir os gas-tos com a folha de pagamento que gira em torno de R$ 700 mil. A previsão é que na Série B o valor chegue a R$ 1 mi-lhão. “Mas eu insisto se não atingirmos 10.000 sócios nós temos que voltar a jogar so-mente com a gurizada, então

vamos apanhar de todo mun-do. Até formar um time irá le-var muitos anos”, avisou.

O Criciúma tem buscado o patrocínio da Eletrosul, mas que não existe nada de concre-to. “O patrocínio da Eletrosul nós estamos indo no mesmo barco do Joinville, o prefeito conseguiu R$ 250 mil por mês para eles. E como o Criciúma também estava na fila e joga a Série B, nós também estamos em busca deste patrocínio, mas por enquanto não temos nada certo”, admitiu.

Ações trabalhistas - O pre-sidente aproveitou a conversa para se queixar das inúmeras ações trabalhistas que surgi-ram após sua chegada ao He-riberto Hülse. “Do meu tempo não tem nada, nós pagamos todos os impostos, todos os encargos. E agora estamos recebendo cada ação que não é brincadeira, e por que só agora estão querendo cobrar”, frisou.

Dívida do Tigre dobra com AngeloniCRICIÚMA

Após derrotar o Brusque no útltimo domingo, a de-legação do Criciúma nem retornou à cidade. Ontem à tarde embarcou em Flo-rianópolis com destino ao Rio de Janeiro onde che-gou à noite. Amanhã, o Tigre estreia na Copa do Brasil diante do Madureira, às 16h, e com transmissão ao vivo do canal fechado Sportv. A partida de volta está marcada para o dia 22 se houver a necessidade.

O técnico Silvio Criciúma solicitou que se juntassem a delegação o zagueiro Nir-ley, o lateral direito Fabinho Capixaba, o lateral esquer-do João Paulo e o atacante Valdo que não enfrentaram o Brusque. O técnico Silvio Criciúma quer aproveitar o dia de hoje para traba-lhar com a equipe e fazer o reconhecimento do gra-mado. A tendência é que o Criciúma jogue contra o Madureira bem modifica-do em relação ao confronto anterior.

Com tradição nesta com-

Tigre está no Rio de JaneiroCRICIÚMA

O Tigre continua a enxugar o seu elenco. Depois do empréstimo de Diogo Kaxuba para o Americano (RJ) e das liberações de Paulista, que foi para o ABC de Natal, e Leonardo, devolvido ao Tomben-se, agora foi a vez de Henik (foto) deixar o Criciúma. O volante foi emprestado ao Nova Lima, de Minas Gerais.

Da Hora

m

petição, o Criciúma não quer ser surpreendido já nesta primeira fase. Os jogadores não falam em classificar já neste jogo de ida, mas que o resultado sirva de tran-quilidade para a volta. O vencedor deste grupo vai

enfrentar na próxima fase o classificado de Sampaio Corrêa e Atlético-PR.

No sábado, as atenções voltam-se para o Catari-nense, onde o Tigre recebe o Camboriú, às 19h, pela quarta rodada.