HPM Informa - policiamilitar.mg.gov.br · décadas. A cada hora, dois idosos sofrem algum tipo de...

14
HPM Informa Seção de Comunicação Organizacional – 2ª edição – Outubro/Novembro de 2015 Destaques Profissionais págs. 4 e 5 1º Simpósio de Prevenção à Violência Contra o Idoso págs. 2 e 3 Mês das crianças no HPM págs. 6 a 8 Grupo Multidisciplinar Atenção ao Pé Diabético pág. 12

Transcript of HPM Informa - policiamilitar.mg.gov.br · décadas. A cada hora, dois idosos sofrem algum tipo de...

HPM Informa

Seção de Comunicação Organizacional – 2ª edição – Outubro/Novembro de 2015

Destaques Profissionais págs. 4 e 5

1º Simpósio de Prevenção à Violência Contra o Idoso

págs. 2 e 3

Mês das crianças no HPM

págs. 6 a 8

Grupo Multidisciplinar Atenção ao Pé

Diabéticopág. 12

Acontece no HPM

No dia 17 de setembro de 2015, foi realizada no HPM a palestra “Revendo o Tratamento da Pneumonia Adquirida na Comunidade”, ministrada pelo médico pneumologista Dr. Ricardo Amorim Corrêa, professor-associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e membro do serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas/UFMG.

Pneumonias são doenças inflamatórias agudas de causa infecciosa que acometem os espaços aéreos e são causadas por vírus, bactérias ou fungos. A Pneumonia Adquirida na Comunidade – PAC, refere-se à doença adquirida fora do ambiente hospitalar ou de unidades especiais de atenção à saúde ou, ainda, que se manifesta em até 48 horas da admissão à unidade assistencial. A

Cap Sônia Francisca de Souza, Dr. Ricardo Amorim Corrêa e Ten-Cel

Alberto Henrique S. A. Coutinho

Palestra sobre PAC

PAC mantém-se como a doença infecciosa aguda de maior impacto médico-social quanto à mortalidade e a custos relacionados ao tratamento.

O Dr. Ricardo abordou em sua palestra, voltada para médicos clínicos, pneumologistas e infectologistas, tópicos a respeito do tratamento da PAC, como os esquemas terapêuticos utilizados de maior eficácia para esse fim.

1º Simpósio de Prevenção à Violência contra o Idoso

A violência contra o idoso é um tema que vem ganhando destaque nas últimas décadas. A cada hora, dois idosos sofrem algum tipo de violência no país. O Hospital da Polícia Militar discutiu o tema, no dia 22 de setembro, no 1º Simpósio de Prevenção à Violência contra o Idoso, realizado no hospital.

Foram ministradas as palestras “Violência Doméstica contra o Idoso”, pelo 1º Ten Breno Augusto Fernandino Tinoco, médico geriatra; “Violência contra a Pessoa Idosa: a Importância da Identificação Precoce e o Papel da Saúde”, pela 2º Ten Raquel Dantas, en-

2

HPM Informa

fermeira; e “Crimes contra os Idosos”, ministrada pela Dra. Danúbia Helena Soares Quadros, delegada-chefe da Delegacia do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Foram abordados as várias formas de violência contra os idosos, não só a física; os indicadores de violência doméstica e o papel dos profissionais da saúde – como reconhecer; e a violência em números. Após as palestras, foi realizado um debate entre os presentes mediado pela Ten-Cel Karla Cristina Mancini da Silva, diretora clínica do HPM.

Em Belo Horizonte, você pode acionar:

Delegacia do Idoso - através do telefone 181 (denúncia anônima) ou atendimento presencial

Disque Direitos Humanos – Disque 100

Promotoria do Idoso – 127 (Ouvidoria)

Conselho Municipal do Idoso – 31 3277-9865

Onde denunciar os maus-tratos contra idosos?

3

HPM Informa

1º Ten Breno Tinoco, Ten-Cel Karla Mancini e 2º Ten Raquel Dantas 1º Ten Breno Tinoco

4

HPM homenageia destaques profissionais

Com o compromisso de manter uma linha de valorização motivacional, demonstrando uma atitude de respeito para com o profissional, o HPM realizou, no dia 30 de setembro, a solenidade em homenagem aos funcionários militares e civis do hospital e do CFARM que se destacaram profissionalmente no 2º quadrimestre deste ano. O evento, que aconteceu na Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais – ASPRA, contou com a presença do Diretor de Saúde da PMMG, Cel Vinícius Rodrigues de Oliveira Santos, e de várias autoridades.

Além dos destaques profissionais, foram homenageados os integrantes da Comissão de Festas do HPM e o grupo “A Liga da Justiça”, projeto social formado por um grupo de voluntários - militares da PMMG, BMMG e civis - que realiza trabalhos de ações voluntárias, como visitas a hospitais e arrecadação de doações para serem encaminhadas a instituições carentes. Todos foram vestidos de super-heróis.

HPM Informa

5

HPM Informa

Foram homenageados ainda o Cel Vinícius Rodrigues de Oliveira Santos, a Diretora Clínica do HPM, Ten-Cel Karla Cristina Mancini da Silva, a Diretora Técnica do HPM, Maria Silvia Mascarenhas Martins de Lucena, o presidente da ASPRA, parceira do Hospital Militar, Sgt Marco Antônio Bahia Silva e o Deputado Estadual Cabo Júlio César Gomes dos Santos, representado na solenidade pelo Sgt Robson Eder Machado, que fez a entrega de um cheque simbólico com a importância de R$ 500 mil a ser revertida em aquisição de novos equipamentos e melhorias na segurança do HPM.

Os homenageados foram agraciados com placas comemorativas e certificados.

HPM Informa

6

Mês das crianças no HPM

E o mês das crianças não passou em branco no Hospital Militar. Elas se divertiram com pula-pula, pintura facial, esculturas em balão e algodão-doce. Além disso, foram realizadas palestras para aqueles que zelam pela saúde dos pequenos.

08.10

Em parceria com a indústria Farmacêutica Mantecorp Farmasa, o HPM antecipou o Dia das Crianças com muita diversão. Os pacientes foram, ainda, beneficiados com o início de seu tratamento, recebendo amostras de alguns dos produtos oferecidos pela indústria. “É a terceira vez que realizamos esse tipo de evento, focado nos pacientes, no hospital. Eles se sentem prestigiados”, afirma a Gerente Distrital da Mantecorp Farmasa, Jucélia Scarpone.

16.10

A Clínica Pediátrica do Hospital Militar inaugurou, na manhã do dia 16 de outubro, a Brinquedoteca do ambulatório de pediatria, um espaço onde as crianças poderão se divertir enquanto aguardam e após as consultas. A inauguração contou com a presença do Diretor Geral do HPM, Ten-Cel Márcio Flávio de Moura Linhares, do médico pediatra Ten-Cel Leonardo Lamarca Almeida e dos super-heróis da “Liga da Justiça”, projeto social formado por um grupo de voluntários - militares da PMMG, BMMG e civis - que realiza trabalhos de ações voluntárias, como visitas a hospitais e arrecadação de doações para serem encaminhadas a instituições carentes.

A lei n°11.104/05 (SANTIAGO, 2007) tornou obrigatória a instalação de Brinquedotecas nos hospitais brasileiros. O objetivo é humanizar a saúde e promover o lúdico. É um espaço que valoriza a saúde, o brincar e a cidadania.

HPM Informa

7

HPM Informa

8

23 e 24.10

Além da diversão para as crianças, foi realizado no Hospital Militar o 1º Simpósio de Pediatria do HPM, onde foram ministradas palestras por profissionais da saúde e debatidos temas relacionados ao bem-estar infantil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma criança saudável é aquela que goza de perfeitas condições de saúde física e mental. Por isso, a importância de se debater temas que envolvam nutrição, higiene do sono infantil, consultas pediátricas, saúde escolar, vacinação, dentre outros.

“O evento superou todas as expectativas. A excelência dos palestrantes e da organização foram inquestionáveis”, afirmou o Tenente-Coronel Leonardo Lamarca Almeida, conhecido entre os pacientes como Tio Léo e há 26 anos na pediatria. “Personificou (o evento) a fascinação de ser pediatra e de promover, tratar e curar a saúde desses seres iluminados que, na minha opinião, são miniaturas de Cristo”, completou.

A abertura do evento aconteceu na sexta-feira, dia 23, com a médica pediátrica Filomena do Vale, conhecida como Dra. Filó. Ela falou sobre a valorização do pediatra. As demais palestras foram realizadas no dia seguinte, dia 24, pelos médicos pediatras Marcos Carvalho de Vasconcelos, Priscila Menezes Ferri Liu, José Geraldo Leite Ribeiro, Ana Elisa Ribeiro Fernandes, Amarillis Marques Iscold, Tatiana Amaral e pela neurologista pediátrica, Cláudia Machado Siqueira. Os debates foram conduzidos pelas pediatras e hebiatras Cap Luciana Cunha e 2º Ten Maria Thereza Macedo Valadares.

Dra. Filomena do Vale

Cap Luciana Cunha, dr. José Geraldo, dra. Priscila Ferri e dr. Marcos Vasconcelos

2º Ten Maria Thereza, dra. Ana Elisa Ribeiro, dra. Cláudia Machado e dra.

Amarillis Iscold

Ten-Cel Leonardo e 1º Ten Isis

HPM Informa

9

HPM realiza palestra em apoio ao “Outubro Rosa”

O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença e estimula a participação da população, empresas e entidades em prol do tema.

Em atenção ao seu significado, bem como à necessidade de intensificar o processo de educação continuada, o Hospital da Polícia Militar realizou no dia 27 de outubro a palestra “Prevenção das neoplasias malignas mais incidentes”, que abordou, dentre outros tipos mais prevalentes de tumores, o câncer de mama, foco principal das ações da campanha.

“O câncer de mama é o tumor feminino de maior incidência no Brasil. São 57.120 casos novos por ano. Essa campanha é fundamental para o conhecimento e a conscientização para se reduzir a mortalidade”, afirmou o médico oncologista Capitão Alexandre Pieri Chiari, que ministrou a palestra. Ele ressaltou a importância de se descobrir a doença em estágio inicial. Para isso, é fundamental que a pessoa conheça o próprio corpo e em caso de qualquer anormalidade procure assistência médica. “Para se fazer o diagnóstico em estado inicial tem que fazer a mamografia, este é o exame padrão”, disse o médico. “É um tumor altamente curável nos estágios iniciais”, completou.

FIQUE DE OLHO!

Para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, entidades médicas em todo o mundo realizam no mês de novembro a campanha chamada “Novembro Azul”. O foco da campanha é chamar a atenção dos homens, em especial aqueles que já completaram 50 anos, para que façam o exame de próstata (exame de toque). O diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Cap Alexandre Pieri Chiari

HPM Informa

10

Realizado no dia 13 de novembro, no HPM, o Curso de Dermatoscopia teve como intuito nivelar o conhecimento do corpo clínico médico do hospital, reunindo, em seis aulas técnicas, profissionais da Dermatologia. Ministraram as palestras os dermatologistas, Cap Dalila Raquel de Almeida Marques, Renata Leal Bregunci Meyer e Fernanda Marques Trindade, o 2º Ten Rubem Mateus Campos Miranda, o Cap André Costa Cruz Piancastelli e a Major Médica da Força Aérea Brasileira – FAB, Juliana Rocio Neves.

A dermatoscopia é um exame que, de forma não-invasiva, pode avaliar pintas e prevenir alguns tipos de câncer de pele, diferenciando as pintas benignas das lesões de risco. Com isso, pode-se dizer se uma pinta tem chance de ser um tumor maligno, denominado de melanoma, ou seja, atuar na prevenção do câncer de pele. A partir desse exame, podemos ainda dizer para uma pessoa com muitas pintas quais devem ser removidas, além de evitar a retirada desnecessária de uma lesão, por termos a certeza da benignidade, por exemplo.

A Clínica de Fisioterapia da HPM esteve presente na “III Corrida da PMMG”, no dia 08 de novembro, desenvolvendo ações de promoção, prevenção e reabilitação dos participantes da corrida.

Foi montado um stand na pista de atletismo da APM com macas, colchonetes, compressas de gelo, piscina para crio-imersão e impressos com orientações pós corrida.

O stand disponibilizou alongamentos globais e orientações antes da corrida. Após a prova, foi oferecido atendimento fisioterapêutico específico, como crioterapia, massagem para liberação miofascial, alongamentos específicos para os grupos musculares mais solicitados e orientações gerais sobre hidratação, alimentação e repouso relativo e orientações específicas para lesões (entorses, contraturas e distensões). Nos postos de hidratação dispostos no percurso da corrida, os fisioterapeutas também estiveram presentes para atuar diante de lesões musculo-esqueléticas. O número de atendimentos pela equipe de Fisioterapia foi de aproximadamente 120 atletas.

Curso de Dermatoscopia

HPM presente na III Corrida da PMMG

HPM Informa

11

O Hospital da Polícia Militar, como Unidade apoiadora do Sistema de Saúde, recebeu, no dia 12 de novembro deste ano, um grupo de 16 bombeiros militares que se encontravam trabalhando na cidade de Mariana e nos municípios afetados pelo rompimento de duas barragens da SAMARCO, no último dia 5. O objetivo foi avaliar o estado físico e emocional dos militares que se encontram na linha de frente dos trabalhos, apoiando-os integralmente e prestando total assistência.

Os militares foram recebidos pelo Diretor Geral do HPM, Ten-Cel Márcio Flávio de Moura Linhares, pelo Cap Márcio Nunes da Silva, Chefe do Laboratório de Patologia e pelos profissionais do Pronto Atendimento, chefiados pelo 1º Ten Marcelo Carvalho Simon, e submetidos a avaliações médicas e exames laboratoriais de alto nível, sendo constatado que todos estão saudáveis e sem qualquer contaminação.

“É um profícuo trabalho de uma equipe do HPM que foi montada, especificamente, para atender eventos grandiosos e de massa, com profissionais de alto nível e exames de diversos níveis, sendo que todos, inclusive, receberam medicação preventiva a fim de se evitar doenças e proporcionar qualidade para o bombeiro militar”, ressaltou o Ten-Cel Linhares.

A equipe, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmácia e laboratório, passou a tarde com os militares prestando assistência àqueles profissionais que estão se desdobrando para auxiliar a população. Quatorze diferentes exames foram realizados nos laboratórios do HPM, sendo avaliados diversos aspectos dos profissionais.

HPM presta assistência aos Bombeiros que trabalham em Mariana

HPM Informa

12

Por dentro do HPM

Grupo Multidisciplinar de Atenção aoPé Diabético

No último dia 14 foi comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, são realizadas várias campanhas e ações de divulgação e sensibilização acerca do tema.

O diabetes é uma doença crônica, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável e o controle da glicemia, a fim de evitar possíveis complicações da doença. Uma delas é o pé diabético, cuja ocorrência se dá quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados.

Os sintomas iniciais de que algo está errado com a saúde dos pés são dor, queimação, dormência, calor, deformidades, lesões, feridas que demoram a cicatrizar, falta de sensibilidade, entre outros. Ao surgimento desses sintomas o paciente deve iniciar um tratamento adequado para evitar complicações que possam levar à amputação do membro afetado.

O Grupo Multidisciplinar Pé Diabético do HPM, criado no ano de 2002, atende anualmente cerca de 200 pacientes. Formado pela endocrinologista 1º Ten Patrícia Paz Cabral de Almeida Salgado, pelo angiologista Fábio Júnior de Oliveira Favaretto, pela fisioterapeuta 1º Ten Anna Florence, pela nutricionista Maria Cristina Gontijo Brandão de Oliveira e pelo enfermeiro 1º Ten Carlos Henrique Silva Tonázio, o grupo realiza, num primeiro momento, palestras acerca do diabetes – definição, tratamento, complicações –, e, posteriormente, divide os pacientes em grupos de seis para orientações mais específicas, com foco no pé diabético. Os pacientes são convidados a continuar o tratamento com a fisioterapeuta Anna Florence.

Segundo a endocrinologista 1º Ten Patrícia, os cuidados são simples. “É preciso lavar e enxugar bem os pés, hidratá-los e, o principal, controlar o diabetes', orienta.

1º Ten Patrícia Paz

HPM Informa

13

Você no HPMNeste bimestre reservamos este espaço para duas mensagens por nós

recebidas de usuários do Sistema de Saúde da PMMG/BMMG acerca do atendimento que lhes fora prestado por nossa equipe no Hospital Militar.

“Senhores e SenhorasComo é do conhecimento de todos e através do empenho individual de cada oficial aqui citado, por 21 dias ininterruptos compareci ao HPM duas vezes por dia ( 09h30 e 21h30) para receber medicação injetável em razão do acidente que sofri em 02 de agosto.Mando esta mensagem com dois objetivos:1- agradecer penhoradamente o empenho pessoal de cada um dos senhores e senhoras no sentido de que eu recebesse tal medicação que foi de importância vital para a cura da infecção que contrai quando da implantação de placas na minha perna esquerda;2- Gostaria também que fosse levado ao conhecimento de todos os funcionários que trabalham na sala de medicação pelo carinho, fidalguia, educação, respeito e competência que me trataram. Durante 21 dias comparecendo duas vezes por dia no HPM pude ter contato com todos que ali trabalham. Salta aos olhos a maneira como todos me receberam e me trataram. É bom deixar claro que um ou outro que me conhecia e pelo restante eu era sempre tratado como Sr. Flávio. Entendi que excelente tratamento que recebi não foi em função do meu posto e sim pelo profissionalismo com que todos os pacientes que ali comparecem são tratados.Desta forma agradeço a todos penhoradamente por terem me permitido receber o tratamento e peço a gentileza de levar ao conhecimento de todos os funcionários da Sala de Medicação o meu muito obrigado.”

Cel PM QOR Flávio Henrique Batista

“À equipe da Clínica de Fisioterapia e Clínica de Mãos do HPM:

Obrigada Pai por podermos compartilhar nossas vidas com profissionais, que ao despertar de cada dia, são invadidos por nossoentusiasmo (não importa o cansaço) para estar aqui conosco...Com a mesma força, com o mesmo sorriso, com toda benção de Deus...Agradeço pela acolhida e pelo aconchego;pelo silêncio e pela escuta;pelo carinho e pela gentileza.Obrigada por aliviar-nos a dor das feridas;as lágrimas de sofrimento;a angústia das insônias;a tristeza das desesperanças,devolvendo-nos nossa alegria e fé na vida.Vocês são demais!!! Abraços,

Marlene Vieira Diniz, usuária do Sistema de saúde”

HPM Informa

14

Agenda

26.11.15 – III Encontro da Clínica de Oncologia do HPM Local: Espaço Gourmet, de 14h às 17hInformações: 30715224 18.12.15 – Confraternização de Natal do HPMLocal: Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais – CSCSInformações: 30715224

Datas Comemorativas

25.11 – Dia Internacional do doador de sangue

01. 12 – Dia Mundial da Luta contra a AIDS

09.12 – Dia do Fonoaudiólogo

19.01 – Dia Mundial do terapeuta Ocupacional

20.01 – Dia do Farmacêutico

Você no HPM!

Tirou fotos curiosas e bonitas durante as férias?

Envie para o “HPM Informa”, durante os meses de dezembro e janeiro, e ela poderá ser publicada na próxima edição!Participe!

Ajude-nos a fazer nossojornal. Envie sugestões depautas para matérias eentrevistas; o que/quem vocêgostaria de ver no “HPMInforma”. Dê sua sugestão,participe!

PA: P5/HPM

EXPEDIENTE

Seção de Comunicação Organizacional – HPMTen-Cel Márcio Flávio de Moura Linhares, Diretor Geral do HPM1º Ten Isis de Carvalho Bispo – Chefe SCOTexto e diagramação: SC Alessandra IacominiFotos: 1º Ten Isis de Carvalho Bispo Daisy Carvalho (DS)

Contatos: telefone: 30715224Painel Administrativo: P5/HPM