Hub switch repetidores

18
Repetidores, Hubs, Switch. Feito por : Othmane El Arbaoui Tiago Garcia

Transcript of Hub switch repetidores

Page 1: Hub switch repetidores

Repetidores, Hubs, Switch.

Feito por : Othmane El Arbaoui

Tiago Garcia

Page 2: Hub switch repetidores

Um Repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas.

Eles amplificam e regeneram electricamente os sinais transmitidos no meio físico.

Os repetidores geram os sinais novamente e os retemporizam, o que permite estender mais os cabos para que eles alcancem distâncias maiores.

Lidam com pacotes apenas no nível dos bits, portanto, são dispositivos da camada 1.

Definição de Repetidor

Page 3: Hub switch repetidores

Repetidor

Page 4: Hub switch repetidores

O funcionamento deste aparelho, consiste em pegar no sinal enfraquecido, limpar, amplificar e reenviar.

Um processo semelhante acontece quando mais dispositivos são conectados ao cabo. Cada dispositivo degrada ligeiramente o sinal.

Repetidor

Page 5: Hub switch repetidores

Esquema de um repetidor

Page 6: Hub switch repetidores

A desvantagem em usar repetidores é que eles não podem filtrar o tráfego da rede. Os dados (bits) que chegam à porta de um repetidor são enviados por todas as outras portas. Os dados são passados adiante para todos os outros segmentos da LAN de uma rede, não importa se eles precisam ou não ir para lá.

Repetidor

Page 7: Hub switch repetidores

A finalidade de um hub é gerar os sinais da rede novamente e os retemporizar. Isso é feito no nível de bit para um grande número de hosts (por exemplo, 4, 8 ou mesmo 24), usando um processo conhecido como concentração. Essa definição é muito similar a dos repetidores, e por essa razão um hub também é conhecido como repetidor multiportas. A diferença é o número de cabos que se conectam ao dispositivo.

HUB

Page 8: Hub switch repetidores

Dois motivos para se usar os hubs: criar um ponto de conexão central para os meios de cabeamento e aumentar a confiabilidade da rede.

A confiabilidade da rede é aumentada permitindo-se que qualquer cabo falhe sem afectar toda a rede.

Os hubs são considerados dispositivos da camada 1 porque apenas regeneram o sinal e o transmitem por todas as suas portas (conexões da rede).

HUB

Page 9: Hub switch repetidores

HUB

Page 10: Hub switch repetidores

Os hubs são activos ou passivos. A maioria dos hubs modernos é activa. Eles obtêm energia de uma fonte de alimentação para gerar novamente os sinais da rede.

Alguns hubs são chamados dispositivos passivos porque simplesmente repartem o sinal entre vários.

Os hubs passivos não regeneram os bits, ou seja, não estendem o comprimento de um cabo, apenas permitem que dois ou mais hosts se conectem ao mesmo segmento de cabo. 

HUB

Page 11: Hub switch repetidores

Os Switches tomam as decisões com base nos endereços MAC e os hubs não tomam nenhuma decisão.

Devido às decisões que os switches tomam, tornam uma LAN muito mais eficiente.

Os Switches fazem isso "substituindo" os dados apenas pela porta à qual o host apropriado está conectado. Ao contrário, um hub enviará os dados por todas as portas para que todos os hosts tenham que ver e processar (aceitar ou rejeitar) todos os dados.

SWITCH

Page 12: Hub switch repetidores

A sua função é a concentração da conectividade (permitindo que muitos dispositivos sejam conectados a um ponto na rede).

Os switches têm muitas portas de conexão.

SWITCH

Page 13: Hub switch repetidores

SWITCH - esquema

Page 14: Hub switch repetidores

Finalidade de um switch é concentrar a conectividade, ao mesmo tempo tornando a transmissão de dados mais eficiente. Por hora, pense no switch como algo capaz de combinar a conectividade de um hub com a regulamentação do tráfego de uma bridge em cada porta. Ele comuta os quadros das portas de entrada para as portas de saída, enquanto fornece a cada porta a largura de banda completa. 

SWITCH

Page 15: Hub switch repetidores

SWITCH - esquema

Page 16: Hub switch repetidores

Permite que vários utilizadores se comuniquem paralelamente através do uso de circuitos virtuais e de segmentos de rede dedicados em um ambiente livre de colisões. Isso maximiza a largura de banda disponível em um meio compartilhado.

Outra vantagem é que mudar para um ambiente de LAN comutada é muito económico porque o cabeamento e o hardware existentes podem ser usados mais que uma vez.

Os administradores da rede têm grande flexibilidade em gerenciamento de rede através da eficácia do switch e do software para configurar a LAN. 

SWITCH

Page 17: Hub switch repetidores

Diferenças – resumido

Hub: só cria a ligação.

Switch: escolhe os melhores caminhos para a circulação da informação, não tem erros de colisão, é mais rápido e também cria ligação.

Repetidores: simplesmente recebem todos os pacotes de cada uma das redes que interligam e os repetem nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos.

Page 18: Hub switch repetidores

FIM☻.☻ \__/