I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi...

13
2017512 Cursilho http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 1/13 05/05/2017 Ultréya: Avante, com coragem e entusiasmo! “É uma palavra de origem latina que aparece pela primeira vez no "Códice Calixtino". Aimerico Picaud escreveu que a palavra "Ultreya", era pronunciada pelos peregrinos que chegavam a Catedral de Santiago como a mostrar o seu jubilo de ter chegado ao fim de sua peregrinação. Etimologicamente a palavra Ultreia (ou também eultreja), vem de Ultrajoia, que significa: "mas alla del jubilo" e não significa somente uma forma de verbalizar a alegria de ter chegado a Catedral de Santiago, mas algo como: "para frente" em busca da realização de um objetivo, de uma meta a qual tendo fé iremos alcançar, mesmo diante das dificuldades não deveremos desistir. Devemos respeitar os nossos limites, de modo que a nossa capacidade se torne ilimitada, existe um ditado que diz: "devagar se vai ao longe". Não obstante temos de ter a humildade suficiente para reconhecer que jamais iremos alcançar a perfeição, temos de seguir sempre para frente e sabermos que, por mais que aperfeiçoemos, sempre poderemos nos superar.” Fonte: Site Caminho de Santiago de Compostela O portal peregrino É com essa finalidade que o setor de Franca se reunirá domingo 07/05 para celebrar a caminhada até aqui percorrida e programar os próximos passos! Levem seus avanços e dificuldades na caminhada pós cursilho para serem partilhadas com outros irmãos, as experiências para serem trocadas, só assim seremos uma verdadeira comunidade, onde um cresce na experiência vivida pelo outro! Partilha... esse é o grande lance da Ultréya! Desejo a todos que participarão dessa que será a primeira, de muitas Ulréyas do setor Franca, que o Espírito Santo os conduza e que Maria, nossa mãezinha interceda pelo nosso setor, nos levando sempre adiante na nossa missão de evangelizar os ambientes! Avante irmãos!!! 09/04/2017 Início da Semana Santa O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou, nos sacerdotes da época e mestres da Lei, inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condenáLo à morte. A liturgia dos ramos não é uma repetição apenas da cena evangélica, mas um sacramento da nossa fé, na vitória do Cristo na história, marcada por tantos conflitos e desigualdades.

Transcript of I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi...

Page 1: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 1/13

05/05/2017

Ultréya: Avante, com coragem e entusiasmo!

“É uma palavra de origem latina que aparece pela primeira vez no "Códice Calixtino". Aimerico Picaud escreveu que a palavra "Ultreya", era pronunciada pelos peregrinos que chegavam a Catedralde Santiago como a mostrar o seu jubilo de ter chegado ao fim de sua peregrinação. Etimologicamente a palavra Ultreia (ou também eultreja), vem de Ultra­joia, que significa: "mas alla del jubilo" enão significa somente uma forma de verbalizar a alegria de ter chegado a Catedral de Santiago, mas algo como: "para frente" em busca da realização de um objetivo, de uma meta a qual tendo féiremos alcançar, mesmo diante das dificuldades não deveremos desistir.Devemos respeitar os nossos limites, de modo que a nossa capacidade se torne ilimitada, existe um ditado que diz: "devagar se vai ao longe".Não obstante temos de ter a humildade suficiente para reconhecer que jamais iremos alcançar a perfeição, temos de seguir sempre para frente e sabermos que, por mais que aperfeiçoemos, semprepoderemos nos superar.”

Fonte: Site Caminho de Santiago de Compostela ­ O portal peregrino

É com essa finalidade que o setor de Franca se reunirá domingo 07/05 para celebrar a caminhada até aqui percorrida e programar os próximos passos!Levem seus avanços e dificuldades na caminhada pós cursilho para serem partilhadas com outros irmãos, as experiências para serem trocadas, só assim seremos uma verdadeira comunidade, ondeum cresce na experiência vivida pelo outro! Partilha... esse é o grande lance da Ultréya!Desejo a todos que participarão dessa que será a primeira, de muitas Ulréyas do setor Franca, que o Espírito Santo os conduza e que Maria, nossa mãezinha interceda pelo nosso setor, nos levandosempre adiante na nossa missão de evangelizar os ambientes!Avante irmãos!!!

09/04/2017

Início da Semana Santa

O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e aRessurreição. Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento.Com isso, Ele despertou, nos sacerdotes da época e mestres da Lei, inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condená­Lo à morte. A liturgia dos ramos não é uma repetição apenas da cena evangélica, mas um sacramento da nossa fé, na vitória do Cristo na história, marcada por tantos conflitos edesigualdades.

Page 2: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 2/13

Site: Canção Nova

Franca, 01 de março de 2017.

“Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). QUARESMA 2017

Caros irmãos e irmãs,

Mais uma vez a Igreja, através de sua liturgia, nos oferece a oportunidade de seguir um itinerário de conversão, em preparação à Páscoa, quando celebraremos a ressurreição de Cristo, fonte de nossaesperança. Assim é a Quaresma, tempo de oração mais intensa, de uma firme ascese e caridade sincera. O Senhor nos quer no caminho da santidade, pois pelo Batismo nos tornamos criaturas novas, somos seus filhos e templos do Espírito Santo.

Ser santo é graça, mas Deus conta com a nossa colaboração. A Quaresma nos educa para o encontro pessoal com Ele, nosso verdadeiro repouso; para um cultivo maior da vida interior, através da oração,meditação e participação nos sacramentos, principalmente Eucaristia e Confissão; para uma escuta atenta, orante e obediente da Palavra; na devoção à Maria, a “cheia de graça” (Lc 1,28) e aos santos, nossosintercessores, escolas de virtudes; a viver bem e intensamente o momento presente, lugar mais seguro de santidade; a amar a Igreja e aos irmãos.

O período quaresmal nos ensina a cultivar e guardar a criação, educando­nos “para a preservação da natureza e o cuidado com a ecologia humana, através de atitudesque respeitem a biodiversidade e de açõesque zelem pelo meio ambiente.” (DGAE, 122).

Quaresma e Campanha da Fraternidade: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros – ‘Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal’, nossa riqueza, beleza e necessidade –dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho” (Objetivo Geral da CF 2017).

“Convertei­vos e crede no Evangelho”: ao ouvir e acolher este apelo de penitência e de mudança de vida, coma imposição das cinzas em nossas cabeças na Missa da quarta­feira, lembramos a nossa condição depecadores e a necessidade que temos de abrir generosamente e com alegria, o nosso coração para vivermos de modo pleno este tempo de revelação da imensidão do amor de Deus por nós, que nos perdoa e nosconcede uma nova vida.

Neste ano dedicado a Maria, aprendamos com ela a obediência e a fazer a vontade do Senhor.Acolhamos os apelos da Campanha e as sugestões de atividades.A Igreja nos convida a um gesto concreto de fraternidade e partilha que é a coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, dia 9 de abril.Que Deus, nosso Pai e Senhor nos ajude “ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum”. Que cresça em nós “o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação,

alimentando o sonho do novo céu e da nova terra” que Ele nos prometeu (Oração da CF 2017).Uma boa Quaresma para todos!

Dom Paulo Roberto Beloto,

Bispo de Franca – SP.

Notícia publicada ontem 25/01 no site oficial do Vaticano, após audiência pública do Papa Francisco.

"Confiar em Deus; Ele sabe o que é melhor para nós". (Papa Francisco) Cidade do Vaticano (RV) – Cerca de 7 mil pessoas participaram do encontro semanal com o Papa nesta quarta­feira (25/01) na Sala Paulo VI.

Após saudar os participantes, Francisco deu início à audiência com uma catequese sobre Judite, a grande heroína de Israel que encorajou os chefes e o povo de Betúlia a esperarem incondicionalmente

no Senhor e assim fazendo, libertou a cidade da morte.

A narração conta que o exército de Nabucodonosor, comandado pelo general Holofernes, assediou Betúlia cortando o fornecimento de água e enfraquecendo assim a resistência da população.

A situação ficou dramática ao ponto que os moradores pedem aos anciãos que se rendam aos inimigos. O fim é inevitável, a capacidade de confiar em Deus está exaurida, e para fugir da

morte, não resta nada mais que se entregar.

O Pontífice continuou o relato:

Page 3: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 3/13

Igreja se prepara para o Sínododos jovens

A Escola Vivencial é uma comunidade de cristãosque, desejando ser discípulos, procuram capacitar­se. Na dinâmica desse conhecimento incluem­se aconvivência fraterna, o estudo da Palavra de Deus esua conscientização, a planificação racional da açãoevangelizadora e os caminhos do MCC para atingirseus objetivos. A Escola é, pois, fundamentalmente,vivencial.

“Diante de tanto desespero, os chefes do povo propõem­lhe esperar ainda cinco dias, para ver se Deus os socorreria. É aqui que entra Judite: ‘Agora, colocais o Senhor todo­poderoso à prova! Mesmo que Ele não queiraenviar­nos auxílio durante estes cinco dias, tem poder para nos proteger dos nossos inimigos, em qualquer outro momento que seja do seu agrado. Esperemos pela sua libertação!” Francisco ressaltou a figura de Judite naquela situação e revelou aos presentes:“Esta mulher, viúva, arrisca até fazer um papelão diante dos outros... mas é corajosa, vai adiante. Esta é uma minha opinião pessoal, as mulheres são mais corajosas que os homens”.Com a força de um profeta, aquela mulher convida a sua gente a manter viva a esperança no Senhor. E aquela esperança foi premiada: Deus salvou Betúlia pela mão de Judite. A este ponto, o Papa refletiu e pediu aosfiéis: “Com ela, aprendamos a não impor condições a Deus. Confiar Nele significa entrar nos seus desígnios sem nada pretender, aceitando inclusivamente que a sua salvação e o seu auxílio nos cheguem de mododiferente de nossas expectativas. Nós pedimos ao Senhor vida, saúde, amizade, felicidade… E é justo que o façamos; mas na certeza que Deus sabe tirar vida até da morte, que se pode sentir paz mesmo na doença,serenidade mesmo na solidão e felicidade mesmo no pranto. Não podemos ensinar a Deus aquilo que Ele deve fazer, nem aquilo de que temos necessidade. Ele sabe isso melhor do que nós; devemos confiar,porque os seus caminhos e os seus pensamentos são diferentes dos nossos. E outra vez, antes de concluir, o Papa mencionou o papel das mulheres e avós:“Quantas vezes ouvimos palavras corajosas de mulheres humildes... que pensamos, sem desprezá­las, que são ignorantes... mas são as palavras da sabedoria de Deus, as palavras das avós que tantas vezes sabem dizera coisa certa... palavras de esperança. Elas têm experiência de vida, sofreram tanto. Confiaram em Deus, que lhes deu este dom”.“Esta é a oração da sabedoria, da confiança e da esperança”, terminou o Papa, concedendo em seguida a bênção apostólica.

Jornada Mundial da Juventude Saiba mais: https://www.facebook.com/notes/jornada­mundial­da­juventude/divulgada­data­da­jmj­panam%C3%A1­2019/10150762116864964

Jornada Mundial da Juventude

Encontro está marcado para outubro de 2018

A 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos foi convocada pelo papa Francisco para outubro de 2018. A reunião de bispos de todo o mundo terá como temática central a juventude: “Osjovens, a fé e o discernimento vocacional”. O documento preparatório para assembleia sinodal foi apresentado no Vaticano, no dia 13 de janeiro. Um dos objetivos do texto é encontrar as melhoresmaneiras para acompanhar os jovens a reconhecer e acolher o chamamento à vida plena e anunciar o Evangelho de maneira eficaz.O texto está organizado em três partes: “Os jovens no mundo de hoje”, “Fé, discernimento, vocação” e “Ação pastoral”. Eledirecionado ao Sínodo dos Bispos, ao Conselho das Igrejas OrientaisCatólicas, às Conferências Episcopais, à Cúria Romana e à União dos Superiores Gerais.Na carta de divulgação, o papa diz a juventude: "Não tenhais medo de escutar o Espírito que vos sugere escolhas ousadas". Francisco também recordou uma das palavras de Jesus aos discípulos,que lhe perguntavam: “Rabi, onde moras?”. Ele respondeu: “Vinde e vede!”. “Jesus dirige o seu olhar também a vós, convidando­vos a caminhar com Ele, destacou o pontífice”.Assim como aconteceu no Sínodo da Família, na fase de consulta ao povo de Deus, haverá questionário e consulta online aos jovens do mundo inteiro que poderão responder sobre suasexpectativas e vida. Também haverá perguntas específicas e divididas por continente.Em entrevista ao L’Osservatore Romano, o secretário­geral do Sínodo, cardeal Lorenzo Baldisseri, disse que o Sínodo da Juventude tem uma correlação com o da Família, realizado em 2014/2015,que culminou na exortação apostólica pós­sinodal Amoris Laetitia, do Papa Francisco, sobre o amor na família. “A centralidade da alegria e do amor, várias vezes destacada no texto, refere­seclaramente à Evangelii gaudium e à Amoris laetitia.De acordo com a Santa Sé, a finalidade do Sínodo 2018, é “acompanhar os jovens no seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, através de um processo de discernimento, possamdescobrir o seu projeto de vida e realizá­lo com alegria, abrindo­se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”.

Notícia retirada do site da CNBB/Com informações da Rádio Vaticano

Semana de 15/01/2017 ­ Retorno das Atividades

Escolas Vivenciais

Todas as Escolas de nossa Diocese voltarão com suas atividades na semana do dia 15/01/2017. Confira nossos locais e horários defuncionamento:

Fotos: Rádio vaticano e OSS_ROM

Page 4: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 4/13

Cada Setor organiza suas Escolas Vivenciais emdata, horário e local próprios.

16/01 ­ Escola S. Sebastião 17/01 ­ Escola Sta Mônica ­ Escola Cristais Paulista 18/01 ­ Escola N. Sra das Graças

19/01 ­ Escola S. Joaquim da Barra 21/01 ­ Escola da Capelinha ­ Escola para jovens S. Joaquim da Barra

Compareça.... sua presença é muito importante para nosso projeto de ser Sal e Luz do mundo, como nos pediu Jesus!

E Eu com Sua Graça!

Hoje é dia dele!!! Aniversário do nosso amigo Padre Fabiano, ou simplesmente TIO FAFÁ!

Nosso amigo querido... Minha homenagem hoje é em meu nome e em nome de todos seus amigos do Cursilho!Queremos agradecer sua presença amiga em nosso meio, nos ajudando a ver Jesus e a levá­Lo aos irmãos que ainda não O encontraram!Sua alegria e sua dedicação a evangelização, fazem de você um servo zeloso, daqueles que demonstram amor nos pequenos detalhes! Isso encanta a todos que se aproximam de você!Obrigada amigo! Que Deus o recompense com muita saúde e muita alegria!Parabéns! Felicidades! Conte conosco sempre!Beijos e abraços calorosos em nome de toda comunidade!

FELICIDADES!

4º Domingo do Advento, Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo Mateus (Mt 1, 18­24)

A poucos dias do Natal, a Igreja já se prepara para receber em seu seio a presença do Menino Jesus. A liturgia deste 4º Domingo do Advento narra esse grande acontecimento para a humanidade a partir do relato de SãoMateus. Ao contrário de São Lucas ­ que faz uma espécie de retrato da Virgem Maria ­, São Mateus conta­nos tudo, trazendo à nossa memória o grande patriarca da Igreja Universal, São José.

São José, segundo nos revela o evangelista, era uma pessoa "justa". Na leitura, o esposo de Maria aparece como o homem dos sonhos. A imagem nos permite traçar um belíssimo paralelo com a figura de outropersonagem: José do Egito. Ele, de igual modo, também é apresentado como aquele que sonhava. Deus o visitava durante o sono.

E é precisamente durante o sono que o anjo mensageiro vem trazer a grande notícia para José, o pai de Jesus. Ele, angustiado com a gravidez da esposa e, ao mesmo tempo, "não querendo denunciá­la", resolve"abandonar Maria, em segredo". O anjo Gabriel, porém, exercendo um tipo de sacerdócio muito particular, visita São José, em sonho, e lhe diz: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tuaesposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo".

As palavras do anjo Gabriel já nos revelam, de antemão, um dos mistérios da vida de Jesus. Sendo seu pai adotivo aqui na terra, José, o "filho de Davi", concede a Cristo a legitimidade sobre o trono de Israel, tal qual nosescreve São Lucas, em seu retrato sobre o nascimento: "Ele será grande e chamar­se­á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó" (Cf. Lc 1, 33). Aquiaparece, então, o múnus régio de Cristo. Jesus é o Rei do Céu e da Terra, o Sumo Pontífice que abre as portas da eternidade para os pecadores.

Além disso, o anjo Gabriel faz­nos enxergar outra realidade igualmente importante: não se pode temer receber Maria em nossa casa. Ora, quantos de nós, cristãos escrupulosos ­ assim como define São Luis deMontfort no seu Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem ­, tememos amar Maria e prestar­lhe verdadeira honra, achando que assim prejudicaremos o devido culto a Deus? De fato, muitas vezes nos

DOMINGO18/12 ­ QUARTO DOMINGO DO ADVENTO!

01

Page 5: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 5/13

comportamos como autênticas serpentes. Temos inveja da eleição de Maria. Sentimo­nos feridos e rejeitados por Deus, da mesma maneira que Caim e os irmãos de José do Egito se sentiram. E como consequência, oprimeiro mata Abel; já os demais, vendem o irmão, por terem inveja da sua estima perante o pai, Jacó.

Todavia, não há caminho melhor e mais seguro para se chegar a Deus do que o da Virgem Santíssima. Quem recebe Maria em sua casa recebe igualmente Jesus, uma vez que seria mais fácil separar o calor do Sol doque separar Maria de Jesus. E, nesse sentido, também São José nos dá o exemplo, amando Maria e Jesus de uma maneira extraordinária. Imaginemos a humildade desse homem que se fez chefe de família, tendo emsua casa duas pessoas muito maiores do que ele. É­nos uma verdadeira lição de serviço e simplicidade, mormente para os pastores de almas que, ao entregar­se à tarefa do direcionamento espiritual, acabam porencontrar pessoas às vezes muito mais santas e tementes a Deus do que eles mesmos.

FONTE: Site Pe Paulo Ricardo

A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. A cor litúrgica de hoje, o rosa, indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette, ondetransborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.

Oração:

Deus do amor e da vida, da liberdade e da festa: Fortalece as mãos cansadas e os nossos passos vacilantes, encoraja todos os corações que estão perturbados e cessem a dor e os gemidos.Vemsalvar­nos, Senhor! (Acender a vela)

Derrama sobre nós o teu Espírito para anunciarmos a boa nova aos pobres e prepararmos a tua vinda abrindo caminhos novos de paz e de alegria nos desertos do mundo.Vem salvar­nos, Senhor!

Continuamos nossa preparação para a Festa do Nascimento de Jesus! O Natal!

A liturgia desse domingo lembrou o último dos profetas João Batista, pregando no deserto que as pessoas se convertessem,

aplainassem suas veredas, para que Jesus pudesse passar!

O apelo continua sendo o mesmo, é preciso nos convertermos, mudarmos de atitudes e de pensamentos... para receber Jesus na nossa vida

exige de nós sermos "homens e mulheres novos!"... com vida nova!

A Igreja sugere que nos aproximemos de Jesus com o coração puro, para isso acontecem todos os dias os "multirões" de confissão! Mas é

preciso querer ser purificado, abrir o coração!

Ontem acendemos a segunda vela da Coroa do Advento... chegamos a metade da preparação!

Você já começou sua preparação?

Agora vamos acender a segunda vela...

Oração:

Deus da Esperança no tempo da espera. Deus da Coragem nas dificuldades. Deus da Serenidade no meio do medo. Deus da Paz no mundo em guerra. Deus da Luz no coração da noite: Vem eacende em nós a esperança, a coragem, a serenidade, a paz e a luz com a tua graça. Amém. (Acender a vela)

DOMINGO11/12 ­ TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO!

DOMINGO 04/12 ­ SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO!

DOMINGO 27/11 ­ SERÁ O PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO!

1º Domingo do Advento ­ Acende­se a PRIMEIRA VELA

A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva.A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

Oração:

Deus da Esperança no tempo da espera. Deus da Coragem nas dificuldades. Deus da Serenidade no meio do medo. Deus da Paz no mundo em guerra. Deus da Luz no coração da noite: Vem eacende em nós a esperança, a coragem, a serenidade, a paz e a luz com a tua graça. Amém. (Acender a vela)

A coroa do Advento é um sinal do tempo do Advento, nos ajuda a visualizar a passagem do tempo para a chegada do natal!Toda a liturgia das celebrações desse tempo nos levam a refletir essa preparação para o nascimento de Jesus!

Page 6: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 6/13

Nossa Senhora Aparecida, a Nossa Rainha, será presenteada com uma coroa Jubilar que está sendo confeccionada, com muito carinho, pela empresa H.Stern a pedido de DomRaymundo Damasceno Assis.

A coroa é confeccionada em ouro amarelo, diamantes, safiras e esmeraldas para sutilmente representar as cores da bandeira brasileira. A joia pesa cerca de 300 grama e todo ouro utilizado na peçavieram de doações dos devotos de todo o Brasil para o Santuário Nacional.

A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos.

Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para ograndioso tricentenário.

Quando caminhamos com a Igreja e nos entregamos aos seus ensinamentos, afinamos nossa sintonia com o Sagrado e evitamos nos contaminar com o excesso de estímulos consumistas queinfelizmente envolvem o natal!Natal, é festa santa, nascimento do Menino Jesus, não é um feriado para beber e comer exageradamente, comprar sem equilíbrio e esquecer­se do principal que é Jesus!Vigiemos... para não cairmos em tentação!São Paulo apóstolo, rogai por nós!

Nota de falecimento

“Totalmente Seu Servo oh! Maria, Em Ultimo Lugar” Lc10,17

A Diocese de Franca comunica com pesar a notícia do falecimento do PRIMEIRO Bispo da Diocese de Franca DOM DIÓGENES SILVA MATTHES, ocorrido neste Domingo, O dia do Senhor, às 5 horas, 20 de novembro, emFranca.

Dom Diógenes Silva Matthes nasceu no dia 12 de outubro de 1931 na cidade de Caconde – SP, Filho de Gustavo Orlando Matthes e Aparecida Silva Matthes; foi ordenado presbítero no dia 29 de junho de 1957, nomeado Bispono dia 11 de março de 1971 e ordenado no dia 11 de junho de junho de 1971. Seu lema episcopal “Amados no Senhor”.

A diocese de Franca Louva e agradece a Deus por sua longa vida que ficará indelevelmente marcada entre nós e na história da Diocese por suas grandes obras em favor do Evangelho e da Igreja Particular de Franca.

Manifestamos aos familiares nossos sentimentos de pesar e dor pelo passamento desse Servo do Senhor que, agora, é chamado a viver em plenitude a vida dos justos. Seja conforto e consolo a fé na Ressurreição e na VidaEterna dadas pelo Cristo aos que Nele crêem como Dom Diógenes sempre testemunhou e pregou.

O corpo será velado na Sé Catedral de Franca, a partir das 10 horas de hoje e haverá celebração da Santa Missa de corpo presente ás 10h30, 17h, 19h e o sepultamento será amanhã dia 21 de Novembro, após a missa das 10h.

Rezemos irmãos pela intercessão da Mãe Maria agora na hora da Morte de nosso querido Bispo Emérito Dom Diógenes Silva Matthes.

Cúria Francopolitana, 20 de novembro de 2016.

Pe. Célio Adriano CintraChanceler do Bispado

"Amados no Senhor"Com muito pesar cumpro minha função de retransmitir essa mensagem da cúria Diocesana, sobre o falecimento do nosso amado bispo emérito Dom Diógenes S. Mattes. Primeiro bispo de nossa diocese, muito inspirado pelo Espírito Santo, nos comandouaté quando sentiu que as forças físicas já não o permitiram, porém sua dedicação à diocese não deixou de acontecer, mesmo muito debilitado, pelo peso da idade e inúmeros problemas de saúde, continuou acompanhando, dentro de sua limitação, o caminhar

de nossa Igreja local. Não foram poucas vezes que o vimos celebrando eucaristia, caminhando com dificuldades, participando das procissões, adorações ao Santíssimo, visitas e aconselhamentos aos movimentos e pastorais.Para nós cursilhistas dessa diocese, sempre será lembrando como o grande mentor do Movimento de Cursilhos, amou e viveu a mensagem do movimento, nos ensinou a nos apaixonar por ele também! Dom Diógenes trouxe o Cursilho para a nova diocesede Franca, desde o início da sua fundação, foi o primeiro movimento que ele se dedicou, diretor espiritual do Cursilho, por longos anos, acompanhando pessoalmente o crescimento do nosso movimento, longas conversas podemos ter com ele e a participaçãodireta na coordenação ao lados de todos os ex­coordenadores, nos momentos festivos, nas dificuldades , nas escolas e nos três dias lá em Claraval. Sem nenhuma dúvida, nosso reconhecimento e agradecimento será eterno ao grande Dom Diógenes!

Hoje, será nossa despedida ao homem de Deus, que caminhou conosco, sempre nos incentivando a buscar a santidade... peço ao Pai misericordioso que o acolha em seus braços, aquele que tanto O amou e que dedicou a sua vida a esse amor! Vá em pazDom Diógenes, o cursilho continua contando com sua intercessão, agora bem mais próximo Daquele a quem o senhor nos ensinou a amar.

Suzi BarufiCoordenadora do MCC Diocese de Franca

Nossa Senhora Aparecida será presenteada com coroa Jubilar

O que é o Jubileu?

Page 7: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 7/13

Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem "fac símile" da Padroeira. Durante aperegrinação, serão colhidos porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.

Será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional – sinos fabricados na Holanda especialmente para esta obra projetada por Oscar Niemeyer. A grandiosa Cúpula da Basílicatambém será inaugurada no ano jubilar.

Para marcar os eventos relacionados ao Jubileu, foi criado um Selo Comemorativo.

Na composição do selo, estão elementos que fazem referência à religiosidade brasileira: a cruz, recordando o centro de nossa fé; o barco, recordando a pesca milagrosa; e a imagem daSenhora Aparecida.

O primeiro material a receber o selo foi o livro ‘Aparecida’, do fotógrafo Fábio Colombini. O livro retrata as expressões de fé e a arte sacra no Santuário Nacional e foi lançado,oficialmente, em 18 de agosto de 2013.

O dia 12 de outubro de 2016 marcou a abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos.

Fonte: A12.com/300anos

Encerramento das solenidades do Jubileu Extraordinário da Misericórdia:

Depoimento da Cursilhista Helenice Machado.

Já faz um ano que nosso Papa Francisco instuiu o ANO 2016 o ANO da MISERICÓRDIA. Nesse ano por duas vezes nossa Comunidade de Cursilho foi convidada a passar pela Porta Santa, e nesse domingo passado(06/11) vemos a graça de ter essa experiência.

A concentração foi na Praça do cemitério e depois seguimos em peregrinação rumo à nossa catedral.

Fiquei surpresa com o número de pessoas que estava na praça, vários ônibus de varias cidades da diocese.

Na frente da procissão uma camionete levava o som e a equipe de som seguia cantando, logo atrás a Cruz Sagrada, Velas, Coroinhas, Padres, Diáconos e o povo com fé cantava hinos e louvores a Deus.

Uma chuvinha fina caia do céu a nos mostrar e ninguém se sena incomodado com isso, pois, a sensação era que chuva de graça caiam sobre nós e escorriam pelo nosso rosto.

Chegando na Catedral, a emoção foi tomando conta da muldão de pessoas que estavam prestes a passas pela porta, e os cantos ficaram mais fortes e alegres.

Senmos realmente a alegria de senr o abraço do PAI a nos receber de volta em Sua casa e a perdoar nossos pecados.

A Catedral ficou pequena para tantos peregrinos, enchemos corredores, o altar, os degraus.

A homilia foi maravilhosa,e, receber Jesus eucarísco foi uma emoção sem fim!

Neste dia 11/11/2016 encerra‐se este ANO de INDULGENCIAS PLENÁRIAS.

Ainda dá tempo, aproveitem,, as Portas Santas de nossa Igreja abrem a cada 25 anos ou então de forma extraordinária como foi agora.

São Paulo Apóstolo... Rogai por nós!

Quando a morte nos visita!

Acompanhe no A12.com/300anos os preparativos para o Jubileu dos 300 anos com momentos de fé e devoção.

Page 8: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 8/13

por Suzi Barufi

“Jesus, vendo­a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou­se no espírito e comoveu­se” (João 11,33).

Em sua humanidade, Jesus foi comovido pela dor humana e chorou com Maria, irmã do falecido Lázaro. E realmente foi uma cena dolorosa. Lázaro fora uma pessoa muito querida, não só pelas irmãs como também pelaspessoas do lugar onde morava. Diante dessa cena comovente, Jesus também chorou. Isso mostra que Cristo tem um interesse todo especial na humanidade. Ele Se comove com nosso sofrimento. Chora com os quechoram, e Se alegra com os que se alegram. Jesus nos mostre que faz parte da vida, sofrer e chorar por solidariedade, sofrer com os que sofrem, faz parte da natureza humana de Jesus! Ele é nosso modelo, quando choramos a morte dos nossos amados, não ofazemos por desespero ou por revolta, mas por sentirmos saudades do convívio diário, pela incerteza de como será o nosso futuro sem aquele ser amado.Hoje ao escrever esse texto, eu o faço com meu coração ainda comovido pelas perdas físicas que nossa comunidade sofreu recentemente, a um mês Marcinha, nos deixou e ontem (24/09) foi a vez do nosso irmãoAdevaldo partir para a casa do Pai! A certeza que temos da ressurreição, nos conforta com relação a eles, mas a falta que sentiremos deles, a “dor” da perda que vimos nos olhos do Julio, da Ileusa, dos filhos e filhas, dosnetos da Marcinha, e de toda a comunidade cursilhista, nos levou e nos levará ainda algumas vez às lágrimas! De saudades!Eu confesso que meus ouvidos estão sentindo muita falta daquele som alegre e sorridente me abraçando e expressando tanta amizade ao me chamar pelo apelido carinhoso que ela mesma me colocou... “Tuuuuzi!!!” diziaela, toda vez que me via, e me abraçava calorosamente! E ele, sério, como era, mas não menos carinhoso, me abraçando, fazia questão de dizer... “ooo cumadi! Você está bem? Como está o cumpadi?... não fomoscompadres, no sentido literal da palavra, mas na responsabilidade de orar e testemunhar nossa fé as nossas famílias, fomos sim, cúmplices no fortalecimento da fé na família um do outro! Enfim, quando ontem ao final dovelório do nosso irmão cantamos, ou melhor, tentamos cantar, “Decolores”, foram tantas cenas de sala de mensagem, refeitório, corredores, risadas e lágrimas, saídas e chegadas de cursilhos, tantos terços e celebraçõesme vieram ao pensamento e ao coração, que minha voz ficou embargada, não consegui cantar, aquela canção que fervorosamente cantamos juntos tantas vezes!Hoje ainda comovidos por tão grandes perdas, resta a nós comunidade cursilhista, continuar levando avante, o empenho de nossos irmãos de caminhada, a ordem de Nosso Mestre, “Ide”! Até o dia em seremos tambémchamados para tomar posse da nossa morada eterna! E juntos seremos cidadãos do céu... seremos Igreja triunfante e poderemos contemplar a face de Deus, não por nossos méritos, mas por pura e infinita misericórdia doPai!Obrigada Marcinha, obrigada Adevaldo! Seus exemplos ficarão para sempre entre nós!Nós os amaremos para sempre, mais uma vez cumprindo aquilo que disse nosso Senhor... “Vejam como se amam!”

“O Cursilho no Hallel!”

Por Suzi BarufiAinda desfrutando da graça de uma participação ativa no Hallel 2016, ocorrido nesse final de semana, a sensação de ter feito a vontade de Deus, transborda em meu coração!A palavra e o sentimento que me movem a testemunhar essa experiência, é gratidão! Gratidão pelo convite, gratidão pelo apoio e até pelo desafio da comunidade cursilhista da Diocese de Franca! Confesso que muitas vezes pensei em desistire justificar que “esse não é o carisma do MCC”! Porém durante as minhas orações, que foram muitas, rsrsrs, sentia meu coração “em brasa”, queimando, pela oportunidade de levar Jesus!Um dia, eu em oração, após a eucaristia, “pensei” ter ouvido Jesus dizendo, “vai, você não estará só. Eu estarei contigo! Entrega, e faça sua parte, confia nas pessoas que se apresentarão para ajudar e acredita na minha misericórdia!” Crieicoragem e assim eu fui! Com medo, confesso, mas na certeza de que Jesus estaria, e esteve, comigo e com todos que abraçaram essa missão! Penso que sou meio doidinha, como fala o Pe Fabiano! Mas as coisas foram acontecendo, notempo de Deus, para Ele e com Ele!Hoje é tempo de lembrar e agradecer e louvar! Por tudo que aconteceu!

O MCC atuou em três frentes de evangelização; no Módulo da Família, em conjunto com mais oito movimentos que direta ou indiretamente fazem o trabalho de evangelizar famílias. No espírito mais direto do Hallel,evangelização pela música da banda “Teu Encontro”, formada por cursilhistas, talentosos, Saulinho, Rafael, Serginho, e Cia, que se colocou a serviço, e que participou animando e evangelizando através desse dom musical,vários momentos de palestras e pregações nos módulos. Participamos também de uma nova experiência, o projeto “Arrarai”; palavra hebraica usada por militares em campo de batalha, cujo significado é: eu vou, sigam­me; euconheço o caminho, podem vir; eu sou o exemplo. Verdadeiros soldados de Cristo, em duplas, os cursilhistas saíram a campo, entre as pessoas que estavam no Hallel e conversaram com elas, evangelizando e ouvindo como elas estavamparticipando do Hallel! Nosso obrigado a todos, Mateus Almeida, Antonelle, Katiussa, Letícia, Mariana, Laura, Marina, Leandra, Karla, Rose, Olga, Kéter, Danielle, Thaís, Priscila, Davi, Gheni, Marcelo, Sabrina, Wendel, Cris, Bárbara, L.Gustavo, Erika, Marília, Murilo Pucci, Ana, Mariana e Felipe!

Veja os depoimentos de alguns cursilhistas participantes desse lindo projeto:

Rosemary L. S. Prado

“Foi uma experiência diferente, mas muito produtiva. Quando me chamaram pra trabalhar, na hora eu disse sim e só depois que falaram o que eu ia fazer, trabalhar para a vinha do Senhor, estou sempre pronta para ajudar. E foi maravilhoso.Falar com as pessoas e levar a boa nova a todos . Obrigado a todos que em mim confiaram. O grupo também foi ótimo e o Mateus um fofo. Amei! Obrigada pela confiança em mim depositada!

Mariana Pegoraro Silva

“Trabalhar no evento ARRARAI, a princípio, foi um desafio para mim. Nós havíamos sido convidados em junho para participar do evento, porém, mesmo insegura e com medo, meu "sim" se deu um mês depois. Quando me disponibilizei, não tinha nem idéia do que estava por vir, e foi muito melhor do que eu podia imaginar. É incrível a providência divina! Estar lá a serviço de Deus, doando um pouquinho de mim, fez com que eu recebesse muito mais. Foram muitas conversas, testemunhos, orações... Muitas graças e muito aprendizado também. E quando opadre Fabiano disse, no domingo, que “quando a gente mais precisa ouvir é quando Deus nos coloca para anunciar”, me senti tocada, porque ver o quanto o nosso pouco pode mudar a vida de uma pessoa é realmente muito gratificante e podemudar a nossa vida também. Todo o cansaço valeu à pena, foi uma experiência abençoada! “ Marcelo Wenceslau

“Minha experiência no ARRARAI foi gratificante! Embora no início, o nervosismo tomou conta, logo fui me soltando e criando mais confiança na missão que me foi dada! A minha experiência, foi única. Poder anunciar o Kerigma para aspessoas realmente me fez sentir que posso cada vez mais fazer mais e mais obras de DEUS!”

Maristela e Felipe“Trabalhar no Hallel foi maravilhoso. Esse projeto é muito bacana, que continuem! Todas as pessoas que abordamos, tiveram uma reação muito boa. Foi gratificante trabalhar pra Deus. Agradecemos pela oportunidade. Que venham mais trabalhos assim.Que Deus os abençoe, obrigado!”Priscila Melo“Trabalhei no Arrarai no sábado à tarde. Achei a intenção boa. Minha dupla (eu e a Kéter) tentou "escolher" as pessoas que aparentemente precisavam ouvir uma palavra amiga, animadora, e principalmente de amor.As pessoas foram muito receptivas, apesar de várias saberem mais que a gente sobre o assunto.De modo geral, penso que foi válido não só para quem abordamos, mas para nós como pessoas também, ao ouvir cada história de vida.” Marina Pegoraro Silva ­ 83 Cursilho de Jovens Feminino Quando recebemos o convite da Tia Lolita pra trabalhar no Hallel anunciando o Querigma, não me manifestei, achava que era muito difícil e que não ia conseguir fazer o que era pedido. Fui uma das últimas a dar o sim. No começo foi um pouco difícil, porque estávamos sem jeito de fazer o primeiro contato. A primeira pessoa que abordamos não saiu como o esperado.Na terceira tentativa consegui expor tudo o que eu queria, e a partir daí com todas as outras pessoas que abordamos a conversa fluiu naturalmente.O que a princípio era um desafio, no final, foi muito melhor do que eu esperava. Fomos muito bem recebidas por todos, que demonstraram interesse no assunto. Me senti muito bem realizando esse serviço para Deus! Foi um final de semanaabençoado! Olga “Trabalhar no Arrarai pra mim foi gratificante, levar o nome de Jesus aos jovens é maravilhoso. Alguns estavam pela primeira vez, admirados com tanta beleza.Mesmo depois do nosso horário, sempre encontrávamos alguém pra conversar. E aprendi muito, trabalhei com pessoas especiais só tenho a agradecer e que venha 2017! Amém!”

Thaís Lara Rodrigues de Brito ‐ 83º Cursilho de jovens feminino. A experiência de trabalhar pelo Arraray no Hallel 2016 foi muito boa, por conta de tudo que pude viver no decorrer desse trabalho. Foram vários acontecimentos disntos durante as abordagens. Interagir com pessoasde outras cidades, conversar com pessoas bem recepvas, se deparar com alguém de outra religião mas que estava disposto a ouvir o que nhamos a dizer com muito respeito, pessoas que não parcipam denenhuma igreja mas que nham o interesse de conhecer algo novo e havia também aqueles que já esveram bem avos em sua determinada comunidade (dentro da igreja Católica Apostólica Romana), mas que seafastaram e não parcipam mais. O que mais chamou atenção, foi o fato de que muitas pessoas abordadas já fizeram o cursilho, mas se afastaram e não frequentam as escolas vivenciais, muitos outros alegaram saber do que se trata o movimentocursilhista, porém nunca parciparam do rero, tanto em uma situação como na outra a jusficava dada para não parcipar é a falta de tempo. Um ponto bastante citado pelos abordados na hora do quesonário do Hallel, é que achavam confuso o modo com que os módulos estavam distribuídos pelo parque Fernando Costa, às vezes perdia‐se algo por nãoencontrar onde era, mesmo com o panfleto de localização. Com relação ao Querigma, deu para ter uma conversa legal, as pessoas estavam dispostas a ouvir e a grande maioria se mostrava inma com o assunto, entendiam bem.

Page 9: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 9/13

O modo de trabalhar fluiu sasfatoriamente, por ser em duplas fica mais fácil a abordagem, um auxilia o outro, cada qual dando o seu melhor para que ambos fossem se completando e pudessem concluir o que foiproposto.

Encerro agradecendo à Deus, lembrando as palavras da doce Tia Lolita:

“Isso é Hallel, é sermos Igreja Católica todos juntos para “cantar louvores ao Senhor”. A unidade é uma das marcas e missão do Hallel, para que sejamos um”. São Paulo apóstolo, rogai por nós! Saudações Decolores!

VEJA NOSSA GALERIA

Hoje 18/08 começaram também as festividades da Paróquia Santa Mônica! A novena começou especialíssima com a presença do nosso Bispo emérito D. Diógenes, no alto dos seus quase 85 anos, dificuldades motoras e um entusiasmo que lhe é próprio, pregando o

evangelho e contagiando a todos os presentes com sua vontade de viver! O tema de hoje: "Família cristã reza, conserva a fé e vive a alegria"!

Parabéns à comunidade e ao Padre Osvaldo!

Acompanhe a programação das festividades para amanhã 19/08!

Agora começou de verdade! 22ª Festa da Integração!A barraca do Frango Assado está à todo vapor como sempre esteve! Que o Senhor os abençoe irmãos e São Sebastião interceda por cada um de vocês! Boa festa à todos!

Barraca prontinha esperando você! Cursilhistas em ação sob a coordenação do Paulinho e sua Madalena! São Paulo Apóstolo! Rogai por nós! A Festa da Integração já chegou...Nossos amados irmãos Paulinho e Madalena, responsáveis de looooonga da pela barraca do Frango Assado, aliás, delicioso sempre, nos convocam para ajudar e consumir na nossa barraca que estará firme na festada Integração! Cursilhistas compareçam e prestigiem a Família Frango Assado! Contamos com todos!

Parabéns Paulinho, Madalena e equipe... confiram o zelo e disponibilidade de todos durante o trabalho de limpeza e tempero dos 400 frangos que serão servidos nos dias da festa! Sucesso pessoal! As bençãos deDeus Nosso Pai, a intercessão de Nossa mãe Maria e de São Sebastião!

ATENÇÃO CURSILHISTAS...

Nosso retiro para casais cursilhistas está sendo preparado com muito carinho pelos amados Pablo, Lauanda, Carlim e Jacque... serão dias de intensa espiritualidade e partilha! Coloquem nas suasagendas (14 a 16/10) e divulguem aos casais! Venham fazer essa experiência conosco! Tenho a certeza que sua família vai ganhar muito com sua participação!EM BREVE MAIS DETALHES.... Aguardem, vai valer a pena!

Page 10: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 10/13

Final de semana especial para os jovens cursilhistas da Diocese de Franca.

Aconteceram nesse final de semana dois eventos que movimentaram nossos jovens cursilhistas! Um em Claraval ­ MG e outro em Timbuí ­ ES!O evento de Timbuí foi o Encontro da Macrorregião sudeste, nossos "heróis", depois de 19 horas de viagem chegaram ao destino; e segundo relato deles, valeu a pena o sacrifício! em breve mais informações quantoao conteúdo dos nossos queridos Matheus Anarelli, Lais Garcia Zuccolo, Mateus Almeida, José Vitor Maritan, Letícia Junqueira, Julia Sandoval e Fábio Siqueira Jr. Obrigada por nos representarem! #gersoesosucesso!O outro evento foi o Retiro Diocesano Para Jovens cursilhistas, que reuniu os dois setores da nossa Diocese; Franca e São Joaquim da Barra! Os 70 participantes puderam vier um final de semana muito rico emformação, oração e ação! Além é claro, de compartilhar da alegria e amizade que são próprias dos jovens!! Em breve, mais detalhes e fotos dos eventos!

5º Encontro Macrorregião SudesteTema ­ Juventude e MisericórdiaLema ­ “Quem pratica a misericórdia faça­o com alegria”(Rm 12.8) 22 a 24 de julho 2016 – Timbuí­ES Seis jovens de nosso GED irão participar do evento e estão muito confiantes de que nos trarão novidades que muito enriquecerão nosso movimento. Confiram os depoimentos dos nossos jovens!

Letícia Junqueira, Cursilhista participou do 71º Cursilho para Jovens Feminino de Franca, frequenta as Escolas Vivenciais da Nossa Senhora das Graças e Capelinha.

“A expectativa de saber como é reunir tanta gente por um único e maravilho motivo é tão grande que não cabe em palavras.Por ser o primeiro retiro "grande" que participo, não vejo a hora de saber como tudo funciona, todas as pessoas que la irei conhecer, as novas amizades, toda formação e crescimento que esse retiro vai meproporcionar, todo encanto que eu ja tenho por esse movimento que vai só aumentar e é tanta coisa que somente entregando todos os dias pra ter a certeza de que todas essas expectativas serão superadas. Só tenho a agradecer a Deus e ao movimento por essa oportunidade!”

José Victor Maritan, Cursilhista, participou do 80º Cursilho para Jovens Masculino de Franca, frequenta as Escolas Vivenciais da Nossa Senhora das Graças" e "Capelinha".

“Ser chamado para qualquer evento do MCC me deixa feliz demais. O convite para o Encontro Macrorregional me tocou de uma forma diferente pois será uma oportunidade única de reconhecer toda a proporção domovimento, além de conhecer as diferentes realidades e pessoas que o MCC abraça. Não vejo a hora de partirmos para o Espírito Santo em busca de "encher nossa conchinha" com o amor e a graça de Deus.”

Júlia Sandoval, é cursilhista, participou do 75º Cursilho para Jovens Feminino de Franca, frequentadora da Escola Vivencial Nossa Senhora das Graças. A alegria toma conta do meu interior em ter a oportunidade de participar do Encontro.Imaginar vários jovens reunidos por amor a Jesus e com ânsia de servi­lo é inexplicável.Dá um arrepio na alma e sinto o toque do Espírito Santo que vem inspirar nossas ações, para colorir nossos ambientes, ser fermento, sal e luz, colocando a mão na massa em prol do nosso Movimento de Cursilhos deCristandade que objetiva levar nosso amado Deus ao próximo.Aprender mais, formar na fé, muita oração, para agir e ter sustento no nosso tripé. Somos escolhidos de Deus para peregrinar em missão, única e exclusiva para honra e glória do nosso Senhor.O mundo está sedento e nós temos a dádiva de bebermos todos os dias da água que mata a sede. É nossa responsabilidade nadar contra a corrente, é nosso dever ser testemunho vivo desse amor que nos move enos lança cada vez mais para águas mais profundas e retirar da miséria tantos corações que ainda não O conhecem.Sinto que renovo meu sim a Deus, que o dei desde muito novinha, com apenas seis aninhos de idade, desde então nunca mais deixei de segui­Lo. Quero que todos que estão pertinho de mim sintam essa alegria de serde Deus e queiram seguir de mãos dadas nas estradas da vida.

Page 11: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 11/13

Que o Encontro permita que eu saia da minha miséria humana e me aproxime cada vez mais de Jesus e Maria, e que, a partir desse encontro com Eles, eu consiga ter um coração misericordioso, exercitando a minhafé, com todos que estão a minha volta, sempre com um sorriso no rosto refletindo a felicidade de ser uma boa cristã! Matheus do Couto Anarelli, é cursilhista, fez o 65 cur para jov e representante jovem do Grupo Executivo Diocesano.

Estou ansioso e bem esperançoso para este movimento, estamos indo em 6 integrantes da Diocese, sendo que a maioria é nova neste tipo de encontro. Espero que aproveitemos bastante para partilhar as formascomo cada diocese encontrou para seguir as diretrizes e encontrar soluções que respeitem e zelem pelo carisma do MCC.Encontros como este nos dão fôlego novo para que sejamos firmes na nossa missão evangelizadora nos nossos ambientes e não "mundanizados". Lais Garcia Zuccolo ­ é cursilhista. Participou do 83 Curilho Jov. de Franca. Frequenta a Escola das Graças. Este é o meu primeiro Encontro e as expectativas são as melhores possíveis. Ansiosa pela troca de experiências e vivências que com certeza serão enriquecedoras!

Mateus M. de Almeida, 19 anos é cursilhista. Participou do 72 cursilho para jovens masculino em 2014. Participa da Escola Vivencial da Capelinha aos sábados e Escola Vivencial da Nossa Senhora das Graças àsquartas feiras.

Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.Somos chamados a imitar Deus em nossas ações. Sendo um pouco mais abusado, posso dizer que somos chamados a ser como Deus nos fez: Servos do Amor, da Misericórdia, do Perdão, da Reparação.Resumindo, somos chamados a ser Santos, assim como nosso Pai celeste é Santo.Uma juventude que se une em prol da santidade é motivo de festa no céu, e deveria ser motivo de glórias na Terra. Todos falando uma só linguagem, a do Amor. Isso é o que eu espero que ocorra no 5° EMJC, de mãosdadas na mesma estrada porque somos irmãos.Analisando esse trecho do nosso ‘hino’ ouso ir além: as mãos dadas, assim como as mãos de Cristo crucificado, chagadas pelo Amor, simbolizam sofrimentos carregados juntos, um ajudando a carregar a cruz dooutro em comunidade, uma única comunidade; na mesma estrada, no mesmo caminho que é o próprio Jesus; e como membros dessa Comunidade Militante fazemos parte de um mesmo corpo, a Igreja, e nisso nosfazemos irmãos; cada qual com sua função como membro desse corpo, pronto para AMAR, nas alegrias e nas dores, na diversidade de dons e talentos, como flores de um jardim, o jardim de Deus.Força na oração! Na certeza da Graça, vamos juntos na fé, ligados pelo coração do Mestre ressuscitado!

"Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo" (Mt 5,13) “O MCC em estado permanente de Missão”

Nos dias 17 a 19/06/2016, o Grupo Executivo Regional SUL ­ I Ribeirão Preto reuniu­se na cidade de Jaboticabal, com o tema "Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo" e o lema “O MCC em estado permanente deMissão”.A Assembleia Regional foi um grande momento de partilha e confraternização entre os oito GED’s que compõem o nosso Regional, as trocas de experiências entre os GED’s muito nos fizeram crescer e acrescentarammuito conhecimento aos participantes.A participação do experiente “Chiquinho”, membro do Grupo Executivo Nacional, aumentou nossa formação e nos levou a maior compreensão dos temas abordados.Não posso me esquecer de registrar também as experiências de oração e forte espiritualidade vivenciadas na aconchegante capela.Colocaremos em anexo, o texto final redigido pela equipe de síntese da AR, vale a pena conferir.

Vaticano confirma canonização de Madre Teresa de CalcutáVaticano confirma canonização de Madre Teresa de Calcutá. Papa reconheceu cura de homem que sofria de tumores cerebrais.Segundo jornal católico, ele era brasileiro e milagre aconteceu em 2008.

O Vaticano confirmou nesta sexta­feira (18/06) que irá canonizar Madre Teresa de Calcutá. A cerimônia será realizada em setembro de 2016, segundo a Igreja Católica."O Santo Padre autorizou a Congregação das Causas dos Santos a proclamar o decreto sobre o milagre atribuído à intercessão da beata madre Teresa", afirma o Vaticano em um comunicado.Madre Teresa, que morreu em 1997 aos 97 anos e era conhecida como "santa das sarjetas", foi beatificada pelo papa João Paulo em 2003. A beatificação, que necessita de um milagre, é o último passo antes dacanonização.

De acordo com o Vaticano, o Papa Francisco abriu caminho para a canonização após aprovar um decreto reconhecendo um milagre atribuído à religiosa – a cura inexplicável de um homem que tinha múltiplos tumoresno cérebro.Parentes rezaram e pediram ajuda à Madre Tereza, e o homem se recuperou, deixando médicos sem explicações.Segundo o jornal dos bispos italianos "Avvenire", que já havia adiantado nesta quinta a canonização, o homem curado por Madre Teresa é um brasileiro que estava em fase terminal e se recuperou em 2008. O milagreaconteceu na diocese de Santos, no litoral de São Paulo.Ainda de acordo com o jornal, o homem cuja cura foi atribuída a Madre Teresa tem hoje 42 anos. Em 2008, ele se encontrava em estado terminal, “com múltiplos abscessos no cérebro e hidrocefalia obstrutiva”, e jáhavia passado por um transplante de rim e terapia imunossupressora.Era um caso extremamente crítico, com prognóstico desanimador e sem reação às terapias realizadas. De repente, sem cirurgia, o homem se curou. Um exame feito no ano seguinte determinou que a resolução dadoença não tinha explicação científica.De acordo com a vaticanista do jornal, Stefania Falasca, que conhece pessoalmente o Papa, Madre Teresa deverá ser canonizada no dia 4 de setembro de 2016, em Roma, durante o Jubileu da Misericórdia, iniciado nodia 8 de dezembro. A data deverá ser confirmada durante um consistório. Ainda não se sabe se a cerimônia será realizada em Roma ou na Índia.O "Avvenire" afirma que a cura milagrosa atribuída à intervenção de Madre Teresa foi reconhecida durante uma reunião de especialistas da Congregação para as Causas dos Santos.

HistóriaMadre Teresa de Calcutá (1910­1997), que nasceu em uma família albanesa na Macedônia, fundou sua própria congregação em 1950, as Missionárias da Caridade, e se dedicou durante mais de 40 anos aos pobres eaos doentes, especialmente na cidade indiana de Calcutá. Ela foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 1979.Seu enterro em Calcutá no dia 5 de setembro de 1997 foi um acontecimento nacional na Índia e milhões de pobres acompanharam seu corpo pelas ruas da cidade. O funeral contou com a presença de chefes de Estadoe governantes de todo o mundo.Esta religiosa, uma das mais famosas e populares do mundo cristão, foi beatificada por João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, em Roma, durante uma cerimônia que teve a presença de 300 mil fiéis.

Page 12: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 12/13

As Missionárias da Caridade tiveram origem em uma pequena congregação, que se transformou em uma rede que conta com cerca de 4.500 religiosas que trabalham em mais de 130 países, onde têm em torno de 700casas dedicadas a ajudar os mais desfavorecidos.A Ordem comemorou nesta sexta, em sua central na cidade de Calcutá, no leste da Índia, o anúncio da canonização."Estamos muito felizes e agradecidas. Soubemos da notícia nesta manhã", disse à Agência Efe a porta­voz da congregação em Calcutá, a irmã Christie, que reconheceu que as religiosas foram pegas de surpresa como anúncio e que ainda não sabem o que vão fazer para celebrar a boa nova.Em 2002, o Vaticano reconheceu um primeiro milagre atribuído à intervenção da madre Teresa, a cura de uma mulher de 30 ano de Bangladesh, Monika Besra, que sofria de um tumor abdominal.A mulher se curou depois que as irmãs da congregação a presentearam com uma "medalha milagrosa" da Virgem, que antes havia sido usada pela beata falecida em 1997, aos 87 anos.O Papa Francisco conheceu a religiosa, por ocasião de um sínodo de bispos em 1994 em Roma.

Caminho para se tornar santoSão três as etapas pelas quais deve passar o candidato a santo – confirmação das "virtudes heroicas", beatificação, e canonização ­, para as quais se necessita de um milagre comprovado.O primeiro passo para o processo de beatificação geralmente é dado pelo bispo da diocese à qual pertence o candidato e dificilmente antes dos cinco anos posteriores à sua morte.Durante a investigação, primeiro se demonstra que o candidato tinha "fama de santidade" e que merece ser proposto à canonização.Os teólogos consultores, os cardeais e até o papa têm o direito de opinar nesta etapa do processo, depois da qual se pode prever a beatificação, sempre e quanto se tenha demonstrado pelo menos a existência de ummilagre que possa ser atribuído ao candidato.Mas demonstrar a validade do milagre não é tarefa fácil. A Congregação para as Causas dos Santos se vale da assessoria de uma equipe de 70 médicos e vários especialistas, assim como dos estudos clínicos aosquais é submetido o indivíduo supostamente curado por um milagre.Uma primeira aproximação do fenômeno denominado "milagre" é que a cura tenha acontecido de forma instantânea, perfeita e duradoura e inexplicável cientificamente, como a de uma doença incurável ou muito difícil dese tratar.

Fonte: G1

Bula Papal Misericordiae Vultus22/06/2016

O Retiro anual do MCC deste Ano Jubilar (2016) teve como base a Bula Papal Misericordiae Vultus. Tudo foi muito especial para todos nós que tivemos a graça de participarmos. Saímos dele com a proposta do gestoconcreto sugerido pelo Papa, fazermos uma Peregrinação à Porta Santa e participarmos também das “24 Horas com o Senhor”! Assim aconteceu! Foram experiências ímpares em nossa caminhada de fé!

Um ano jubilar, levanta algumas dúvidas que tentaremos iluminar com esse texto.

O que é o Ano Santo?O Papa Francisco anunciou o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia por meio da Bula de Proclamação Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia). O Jubileu inicia em 08 de dezembro de 2015 e se concluirá no dia20 de novembro de 2016, com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.A celebração do Jubileu se origina no judaísmo. Consistia em uma comemoração de um ano sabático que tinha um significado especial. A festa se realizava a cada 50 anos. Durante o ano os escravos eram libertados,restituíam­se as propriedades às pessoas que as haviam perdido, perdoavam­se as dívidas, as terras deviam permanecer sem cultivar e se descansava. Era um ano de reconciliação geral. Na Bíblia, encontramosalgumas passagens dessa celebração judaica (cf. Lv 25,8).

O que significa Jubileu?A palavra Jubileu se inspira no termo hebreu de yobel, que se refere ao chifre do cordeiro que servia como instrumento musical. Jubileu, também tem uma raiz latina, iubilum que representa um grito de alegria. Natradição católica, o Jubileu consiste em que durante um ano se concedem indulgências aos fiéis que cumprem certas disposições estabelecidas pelo Papa. O Jubileu pode ser ordinário ou extraordinário. A celebraçãodo Ano Santo Ordinário acontece em um intervalo a cada 25 anos, com o objetivo de que cada geração experimente pelo menos uma em sua vida. Já o Ano Santo Extraordinário se proclama como celebração de umfato destacado. O Jubileu proclamado pelo Papa Francisco é um Ano Santo Extraordinário. É um convite para que, de maneira mais intensa, fixemos o olhar na Misericórdia do Pai.

Por que abrir uma porta no Ano Santo?A Porta Santa, na Basílica de São Pedro, em Roma, só se abre durante um Ano Santo e significa que se abre um caminho extraordinário para a salvação. Na cerimônia de abertura, o Papa toca a porta com um martelotrês vezes enquanto diz: “Abram­me as portas da justiça; entrando por elas confessarei ao Senhor”. Depois de aberta, entoa­se um canto de Ação de Graças e o Papa atravessa esta porta com seus colaboradores.

O que fazer nesse ano?Na Bula Misericordiae Vultus, o Papa Francisco sugere algumas iniciativas que podem ser vividas em diferentes etapas:

Realizar peregrinações; Praticar as obras de misericórdia; Intensificar a oração; Passar pela Porta Santa em Roma ou na Diocese; Perdoar a todos; Buscar o Sacramento da Reconciliação; Superar a corrupção; Receber a indulgência; Participar da Eucaristia; Fortalecer o ecumenismo; Converter­se.

O que é a indulgência?Indulgência é a remissão diante de Deus da pena devida aos pecados, cuja culpa já foi perdoada. Cada vez que alguém se arrepende e se confessa, é perdoada a culpa dos pecados cometidos, mas não a pena. Porexemplo, se alguém mata uma pessoa e se arrepende, depois pede perdão e procura o Sacramento da Penitência, receberá o perdão. Contudo, como repassar o mal cometido que tirou a vida de alguém? Por issopermanece uma pena após o perdão. Essa situação pode ter um indulto, uma indulgência, que a Igreja oferece em certas condições especiais e quando o fiel está bem disposto a buscar a santidade de vida,aproximando­se cada vez mais de Deus. A Igreja pode oferecer a indulgência pelos méritos de Cristo, de Maria e dos santos que sempre participam da obra da salvação. Sobre isso, escreveu o Papa Francisco: “Nosacramento da Reconciliação, Deus perdoa os pecados, que são verdadeiramente apagados; mas o cunho negativo que os pecados deixaram nos nossos comportamentos e pensamentos permanecem. A misericórdiade Deus, porém, é mais forte também do que isso. Ela torna­se indulgência do Pai que, através da Esposa de Cristo, alcança o pecador perdoado e liberta­o de qualquer resíduo das consequências do pecado,habilitando­o a agir com caridade, a crescer no amor em vez de recair no pecado” (Misericordiae Vultus, 22).

Como receber a indulgência?Para receber a indulgência todos são chamados a realizar uma breve peregrinação rumo à Porta Santa, aberta em cada Catedral ou nas igrejas estabelecidas pelo Bispo diocesano, como sinal do profundo desejo deverdadeira conversão. É importante que este momento esteja unido, em primeiro lugar, ao Sacramento da Reconciliação e à Celebração da Eucaristia com uma reflexão sobre a Misericórdia. Será necessárioacompanhar essas celebrações com a profissão de fé e com a oração pelo Papa, para o bem da Igreja e do mundo inteiro.

Há indulgências para os falecidos?A indulgência pode ser obtida também para os que faleceram. A eles estamos unidos pelo testemunho de fé e caridade que nos deixaram. Assim como os recordamos na Celebração Eucarística, também podemos, nogrande mistério da Comunhão dos Santos, rezar por eles, para que o rosto misericordioso do Pai os liberte de qualquer resíduo de culpa e possa abraça­los na felicidade sem fim.

E os doentes e idosos?Para eles será de grande ajuda viver a enfermidade e o sofrimento como experiência de proximidade ao Senhor que no mistério da sua paixão, morte e ressurreição indica o caminho para dar sentido à dor e à solidão.Viver com fé e esperança este momento de provocação, recebendo a comunhão ou participando na Celebração Eucarística e na oração comunitária, inclusive através dos vários meios de comunicação, será, paraeles, o modo de obter a indulgência jubilar.

Page 13: I n í c i o d a S e m a n a S a n t a - Cursilho · 2017 5 12 C ur si l ho w w.cur si l hodi ocesefr anca.com .br /noti ci as.php 1/13 0 5 / 0 5 / 2 0 1 7 U l t r é y a : A v a

2017­5­12 ­ Cursilho

http://www.cursilhodiocesefranca.com.br/noticias.php 13/13

As obras de misericórdiaA experiência da misericórdia torna­se visível pelo testemunho concreto. Todas as vezes que um fiel viver uma ou mais destas obras pessoalmente, obterá a indulgência jubilar.

Obras corporaisDar de comer aos famintos;Dar de beber aos que tem sede;Vestir os nus;Acolher o estrangeiro;Visitar os enfermos;Visitar os encarcerados;Sepultar os mortos.

Obras espirituaisAconselhar os duvidosos;Ensinar os ignorantes;Admoestar os pecadores;Consolar os aflitos;Perdoar as ofensas;Suportar com paciência as injustiças;Rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos.Com informações do Jubileu da Misericórdia da Arquidiocese de Porto AlegreTestemunho da Nossa peregrinação em Franca:

Peregrinação à Porta SantaEsta data ficará marcada no coração de todos nós Cursilhistas, que participamos da Peregrinação e Passagem pela Porta Santa na Catedral Nª Sra Imaculada Conceição. Vale lembrar a preparação feita para esseevento, no Retiro diocesano, nas escolas e a confissão de nossos pecados visando a Graça de recebermos as indulgências plenárias que esse ato pode nos oferecer. Uma verdadeira “Chuva de Graças”! Penso que vale registrar as palavras do Papa Francisco sobre a Porta Santa, lembrando que o tema será estudado e partilhado exaustivamente em nossas escolas durante todo o ano da misericórdia:“Diante de nós está a porta, mas não somente a Porta Santa, outra: a grande porta da Misericórdia de Deus – e essa é uma porta bela! –, que acolhe o nosso arrependimento oferecendo a graça do seu perdão. A portaé generosamente aberta, é preciso um pouco de coragem da nossa parte para cruzar o limiar. Cada um de nós tem dentro de si coisas que pesam. Todos somos pecadores! Aproveitemos esse momento que vem ecruzemos o limiar dessa misericórdia de Deus que nunca se cansa de perdoar, nunca se cansa de nos esperar! Ele nos olha, está sempre próximo a nós. Coragem! Entremos por essa porta!

Veja imagens.

24 Horas com o Senhor (04,05/02)Na Bula de convocação do Jubileu (Misericordiae Vultus), o Papa escreveu:“A iniciativa “24 horas para o Senhor”, a ser celebrada na sexta­feira e sábado que precedem o IV Domingo da Quaresma, deve ser incrementada nas dioceses. Muitas pessoas estão se reaproximando do sacramentoda Reconciliação e, entre estas, muitos jovens, que nesta experiência muitas vezes reencontram o caminho para voltar para o Senhor, para viver um momento de intensa oração e redescobrir o sentido da própriavida”.Clique aqui para editar o texto predefinido!

Balanço das Atividades do GED10/03/2016 “Um pouco de misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo”: era 17 de março de 2013 quando o Papa Francisco pronunciou essas palavras. Já em seu primeiro Angelus como Pontífice.Traçava assim uma das linhas­mestras do seu Magistério: a misericórdia. “Não digo: é bom para a Igreja este momento extraordinário... não, não! Digo: a Igreja precisa desse momento extraordinário”, disse o Papa referindo­se ao Ano da Misericórdia. Francisco enfatizou osentido desse Ano Santo: um tempo favorável para contemplar a misericórdia divina que ultrapassa qualquer limite humano. Mas esse período só será realmente favorável se as pessoas escolheremo que agrada a Deus: perdoar seus filhos, usar de misericórdia para com eles para que possam ser misericordiosos para com os outros.” Nessa linha da misericórdia, nós MCC inserido na Diocese de Franca, procuramos caminhar com a Igreja Mãe e Mestra, assim sendo o primeiro trimestre de 2016 está sendo para nós uma fonteabundante da misericórdia do Pai, temos mergulhado no tema e aproveitado de suas maravilhas. Nossas atividades, enquanto Movimento, se iniciaram com o retiro diocesano envolvendo os setores Franca e São Joaquim da Barra, o tema do retiro não poderia deixar de ser a Misericórdia: “Sedemisericordiosos como o Pai”; durante um final de semana refletimos e colocamos em prática o tripé Formação­ Oração – Ação; na tentativa esperançosa de nos abastecermos para o ano deatividades programadas para o Cursilho. Fazendo um balanço das atividades realizadas nos meses de Janeiro e Fevereiro, e as que estão, com a graça de Deus acontecendo neste mês de Março, vejo o quanto somos agraciados com amisericórdia de Deus, Ele tem nos fortalecido e impulsionado a caminharmos diariamente na meta de Evangelizarmos nossos Ambientes, acreditando na promessa de Jesus... “Eis que estareiconvosco todos os dias, até o final dos tempos (Mt 28, 20).” Deixo registradas aqui, em outra oportunidade falarei sobre cada uma, algumas das atividades do movimento nesses quase três meses de caminhada na misericórdia do Pai:Retorno das Escolas Vivenciais (07/01) Retiro Diocesano (19 a 21/02) Peregrinação à Porta Santa (25/02) 24 Horas com o Senhor (04,05/02)