I Seminário Big Data Brasil

2
O Centro de Referência em Inteligência Empresarial e o Instuto Big Data Brasil convidam para discur Big Data de modo estratégico. São mais de 2 bilhões de Gb de dados gerados diariamente pela ulização da internet e esse volume não dá sinais arrefecimento. Sensores, redes sociais digitais e comunicação móvel são as forças motoras desse fenômeno que convencionou-se chamar Big Data. A capacidade analíca e a computação em nuvem completam o contexto e nos permite afirmar que dados digitais serão a principal plataforma de inovação do século XXI. Analisando esses dados conheceremos melhor as pessoas, seus desejos e necessidades e como elas se organizam para alcançar seus objevos. Teremos insights significavos sobre como as escolhas que fazemos impactam o am- biente à nossa volta. Encontraremos correlações relevantes entre eventos aparentemente díspares, que dificil- mente seriam vislumbradas sem a ajuda da analíca digital. Embora pareça apenas uma questão de tecnologia, Big Data é uma nova visão de mundo que exigirá uma nova governança das TIC e uma gestão estratégica inovadora de todo ecossistema digital. O que esperar deste evento O Brasil apresenta uma boa prondão para Big Data. Vamos falar sobre as principais tendências, os obstáculos e as melhores alternavas para transformar esse potencial em valor real. Os seguintes temas aparecerão transversalmente nas apresentações: o contexto que torna Big Data um fenômeno irreversível, progressivo e vital; o alto potencial de inovação dos dados digitais em Big Data; as principais tendência sociais, organizacionais e de gestão desse novo ambiente; os impactos nos modelos de negócio; as soluções tecnológicas que servem à inovação digital; No encerramento do evento o CRIE apresentará suas iniciavas para contribuir nesse novo campo de atuação. A quem interessa Gestores e tomadores de decisão dos setores público e privado, empresários e profissionais autônomos. I Seminário Big Data Brasil É preciso mais que tecnologia para transformar dados digitais em decisões. Você está preparado? 18 e 19 de agosto de 2014 Parque Tecnológico—Cidade Universitária UFRJ – Auditório Principal Rio de Janeiro Telefone para informações: (21) 3942-7843 Em caso de desistência após a inscrição, favor comunicar pelo e-mail: [email protected] INSCRIÇÕES Este evento é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições serão feitas por sessão. Veja a programação e escolha uma ou mais sessões de sua preferência. Vá até o final da página e clique em connuar COMO CHEGAR Mapa a parr da entrada na Ilha do Fundão
  • date post

    19-Oct-2014
  • Category

    Business

  • view

    327
  • download

    0

description

I Seminário Big Data Brasil É preciso mais que tecnologia para transformar dados digitais em decisões.

Transcript of I Seminário Big Data Brasil

Page 1: I Seminário Big Data Brasil

O Centro de Referência em Inteligência Empresarial e o Instituto Big Data Brasil convidam para discutir Big Data de modo estratégico.

São mais de 2 bilhões de Gb de dados gerados diariamente pela utilização da internet e esse volume não dá sinais arrefecimento. Sensores, redes sociais digitais e comunicação móvel são as forças motoras desse fenômeno que convencionou-se chamar Big Data. A capacidade analítica e a computação em nuvem completam o contexto e nos permite afirmar que dados digitais serão a principal plataforma de inovação do século XXI.

Analisando esses dados conheceremos melhor as pessoas, seus desejos e necessidades e como elas se organizam para alcançar seus objetivos. Teremos insights significativos sobre como as escolhas que fazemos impactam o am-biente à nossa volta. Encontraremos correlações relevantes entre eventos aparentemente díspares, que dificil-mente seriam vislumbradas sem a ajuda da analítica digital.

Embora pareça apenas uma questão de tecnologia, Big Data é uma nova visão de mundo que exigirá uma nova governança das TIC e uma gestão estratégica inovadora de todo ecossistema digital.

O que esperar deste evento

O Brasil apresenta uma boa prontidão para Big Data. Vamos falar sobre as principais tendências, os obstáculos e as melhores alternativas para transformar esse potencial em valor real.

Os seguintes temas aparecerão transversalmente nas apresentações: o contexto que torna Big Data um fenômeno irreversível, progressivo e vital; o alto potencial de inovação dos dados digitais em Big Data; as principais tendência sociais, organizacionais e de gestão desse novo ambiente; os impactos nos modelos de negócio; as soluções tecnológicas que servem à inovação digital;

No encerramento do evento o CRIE apresentará suas iniciativas para contribuir nesse novo campo de atuação.

A quem interessa

Gestores e tomadores de decisão dos setores público e privado, empresários e profissionais autônomos.

I Seminário Big Data Brasil É preciso mais que tecnologia para transformar dados digitais em decisões.

Você está preparado?

18 e 19 de agosto de 2014 Parque Tecnológico—Cidade Universitária UFRJ – Auditório Principal

Rio de Janeiro

Telefone para informações: (21) 3942-7843

Em caso de desistência após a inscrição, favor comunicar pelo e-mail: [email protected]

INSCRIÇÕES

Este evento é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições serão feitas por sessão.

Veja a programação e escolha uma ou mais sessões de sua preferência.

Vá até o final da página e clique em continuar

COMO CHEGAR Mapa a partir da entrada na Ilha do Fundão

Page 2: I Seminário Big Data Brasil

Programação

SESSÃO 1 - DIA 18/08 - MANHÃ

08:00 - 09:00 Credenciamento - Networking 09:00 - 12:30 Mesa de debates: Tendências no Mundo Digital

Carlos Nepomuceno - Consultor Estratégia Digital Doutor em Ciência da Informação pela UFF/IBICT com a tese “Macro Crises da Informação”. Jornalista e consultor especializado em estra-tégia no mundo digital desde 1995, com foco no apoio à sociedade a lidar melhor com essa passagem cultural, reduzindo riscos e amplian-do oportunidades.

Marcos Cavalcanti - COPPE/UFRJ Coordenador do CRIE (Centro de Referência em Inteligência Empresa-rial -COPPE/UFRJ). Editor da Revista Inteligência Empresarial. Coorde-nador dos curso de Pós-Graduação MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence e Ambiente Digital).

Christian de Castro - Zooks Consultoria e Comunicação Sócio-Diretor da Zooks, consultoria especializada em economia criati-va, empreendedorismo e venture capital. Consultor da ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital) para a qual coordena o Venture Fórum, que já capacitou mais de 100 empresas em diversos setores da economia.

Luciana Sodré - Instituto Big Data Brasil Coordenadora do Instituto Big Data Brasil. Administradora de Empre-sas com especialização em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ. Pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empre-sarial (CRIE). Coordenadora de conteúdo do curso WIDA (Web Intelli-gence e Ambiente Digital).

13:30 - 15:00 Mesa de debates: Oportunidades de Valor no Uso do Big Data

16:00 - 17:30 Mesa de Debate: Agenda Digital

Marcio Weikersheimer - IBM Associate Partner da IBM. Líder para a área de "Tech&Data" no Brasil. Desenvolve soluções e consultoria de Big Data & Analytics, desde a estratégia até a implementação e evolução das soluções.

Karin Breitman - Centro de P&D da EMC Cientista-chefe e diretora-presidente do Centro de P&D da EMC. Formada em Engenharia Eletrônica pela UERJ, com mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE/UFRJ, e doutorado em Informáti-ca na PUC-Rio. Sua pesquisa se concentra na área de Engenharia de Software e suas aplicações. Fernando Nery - Modulo Security

Sócio Fundador da Módulo S.A. Coordena implementação de Gover-nança, Riscos e Compliance, em projetos de destaque como Eleições Eletrônicas Brasileiras, SPB-Sistema de Pagamentos Brasileiro, Nota Fiscal Eletrônica e Imposto de Renda via Internet.

15:00 - 16:00 Palestra: Luis Claudio Mangi - Instituto Gartner

Vice Presidente do Gartner Research. Possui 30 anos de experiência em TI. Sua pesquisa se concentra nos desafios que CIOs e equipes de negócios encon-tram em temas relacionados com a performance e valor de negócio das TI, e seu alinhamento com a estratégia da organização. Responsável pela adaptação das pesquisas do Gartner ao ambiente Latino-americano .

08:00 - 09:00 Credenciamento - Networking

10:30 - 12:30 Mesa de debates: Utilização de Dados Digitais

12:30 - 13:00 Apresentação dos Projetos CRIE—INSTITUTO BIG DATA BRASIL

Carlos Osorio Organizou os Jogos Pan-Americanos de 2007 e coordenou a candi-datura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Na Prefeitura do Rio, criou e assumiu a Secretaria de Conservação em 2010 e em 2012 assumiu a Secretaria de Transportes.

Alessandro Molon Deputado Federal. Foi o relator da Comissão Especial para criação do Marco Civil da Internet , projeto considerado referencia mundial principalmente por ter garantido os direitos à neutralidade de rede, liberdade de expressão e privacidade dos usuários.

Marcos Cavalcanti - COPPE/UFRJ Coordenador do CRIE (Centro de Referência em Inteligência Empre-sarial -COPPE/UFRJ). Editor da Revista Inteligência Empresarial. Coor-denador dos curso de Pós-Graduação MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence e Ambiente Digital).

Pablo Cerdeira - Grupo PENSA - Sala de Ideias Subsecretário de Defesa do Consumidor na Prefeitura do Rio. Coor-dena o Grupo PENSA criado para definir ações de impacto a partir do cruzamento de diversos bancos de dados disponíveis dentro e fora da prefeitura, com o objetivo de aprimorar a prestação de serviços ao cidadão.

09:00 - 10:00 Palestra: Cezar Taurion - Litteris Consulting

Sócio fundador e CEO da Litteris Consulting. Por 12 anos foi Diretor de Novas Tecnologias Aplicadas da IBM Brasil. Atua buscando compreender e avaliar os impactos das inovações tecnológicas nas organizações e em seus processos de negócio. Escreve em publicações especializadas como CIO Magazine, Computerworld e iMasters sobre Open Source, Grid Computing, Cloud Computing, Inovação e Big Data.

SESSÃO 2 - DIA 18/08 - TARDE

SESSÃO 3 - DIA 19/08 - MANHÃ

Sérgio Mafra - Operador Nac. Sistema Elétrico ONS Formado em Engenharia Elétrica (UERJ) e Análise de Sistemas (PUC/RJ. MBA em Gestão Executiva pela Fundação Dom Cabral. Experiência de 30 anos no setor de TI. Na ONS há 14 anos, é o Líder de Inovação em TI, responsável pelos temas de Cloud Computing e Big Data.

Paulo Coelho - PRODERJ Ph.D.em Informática pela Université de Paris, mestre em Engenha-ria de Sistemas pelo IME. Presidente do PRODERJ, onde coordenou projetos como a Infovia.RJ, a modernização tecnológica do Centro de Operações da Rede Governo, o Portal Intragov.RJ e o Novo Modelo de Governança.