Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

11
IÇAMENTO DE CARGAS NA INDÚSTRIA. ROTEIRO PARA AÇÕES DE AUDITORIA E PLANEJAMENTO OPERACIONAL. EUGENIO ROCHA www.safemov.wix.com/riskmov [email protected]

Transcript of Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

Page 1: Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

IÇAMENTO DE CARGASNA INDÚSTRIA.

ROTEIRO PARA AÇÕES DE AUDITORIA E PLANEJAMENTO OPERACIONAL.

EUGENIO ROCHAwww.safemov.wix.com/riskmov

[email protected]

Page 2: Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

Em razão da sua própria natureza, as operações de amarração e içamento de cargas realizadas no âmbito industrial, apresentam inumeros riscos potenciais de acidentes que devem ser rigorosamente identificados, analisados, eliminados ou minimizados conforme regras de priorização estabelecidas.

Portanto, recomenda-se a realização de uma auditoria ampla e minuciosa no sistema de içamento de cargas da empresa, de forma que o modelo de gestão e os aspectos técnicos e operacionais sejam contemplados em benefício da melhoria dos níveis de segurança e confiabilidade das operações.

O roteiro a seguir tem como objetivo nortear as ações do grupo multidisciplinar indicado para realizar a auditoria do sistema, e o desenvolvimento posterior do Plano de Içamento de Cargas da empresa.

Reflita.

Introdução

Page 3: Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

A seguir, estão relacionados os 10 elementos passíveis de uma rigorosa inspeção com o objetivo de identificar situações fora de conformidade, classificar e analisá-las, visando estabelecer as priorizações necessárias conforme o potencial de cada risco registrado.

Elemento 1 - Equipamentos de Içamento.Devem ser considerados como equipamentos de içamento no âmbito industrial, as pontes e os pórticos rolantes, os guindastes; sobre rodas e os fixos giratórios de coluna, as Talhas e os Guinchos.

Elemento 2 - Acessórios de Amarração de Cargas.Os acessórios de amarração que devem ser rigorosamente vistoriados são: Acessórios principais: Laços e lingas de cabos de aço, de correntes, cintas sintéticas e metálicas e magnetos.Acessórios complementares: olhais, manilhas, grampos, anéis, protetores angulares, pega-chapas, ventosas, dentre outros. Cada acessório deve possuir uma ficha individual, onde será registrado todo o histórico sobre o mesmo, desde a compra até o descarte.

Identifique os Riscos.

Roteiro para Auditoria

Page 4: Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

Elemento 3 - Operação dos Equipamentos.Todas as operações dos equipamentos de içamento devem ser observadas atentamente, no intuito de identificar possíveis falhas dos operadores que possam comprometer a segurança das operações e a continuidade dos processos.

Destacamos alguns itens fundamentais para observações: Empunhadura dos comandos, movimentações horizontais, verticais e diagonais, montagens e desmontagens, empilhamentos e desempilhamentos, carga e descarga de caminhões, tombamento, e giro de cargas, operações simultâneas com dois equipamentos, ou com dois ganchos, arraste de cargas com auxílio de polias no piso, dentre outras manobras passíveis de observações minuciosas.

Elemento 4 - Amarração das Cargas.Este é um elemento fundamental no processo de auditoria, pois é comprovado que a grande maioria dos acidentes ocorridos em operações de içamento de cargas no âmbito industrial, tem como causa preponderante as diversas falhas constatadas na amarração das cargas, que, geralmente, é realizada por profissionais desprovidos das informações básicas para a realização segura desta atividade.

Identifique os Riscos.

Roteiro para Auditoria

Page 5: Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

Elemento 4 - Amarração das Cargas. (Cont.)Destacamos o desconhecimento, por parte dos amarradores de cargas e operadores dos equipamentos, das técnicas básicas para amarração de cargas para içamento.Esta situação merece atenção especial do grupo de auditoria, pois, certamente, como já afirmamos, trata-se da causa principal da maioria dos acidentes ocorridos durante as movimentações de cargas suspensas.

Elemento 5 - Cargas.Todas as cargas que necessitam ser amarradas para içamento, devem possuir seus pontos de pega fixos no corpo da carga, ou, que disponham de pontos onde os acessórios olhais possam ser rosqueados, ou ainda, pessoal qualificado para a soldagrem de ganchos apropriados.

As cargas que não se enquadrarem nas situações acima, deverão, pelo menos, terem o seu centro de massa assinalado com marcador industrial, facilitando a disposição dos acessórios principais no momento da amarração, medida que pode assegurar um melhor equilíbrio da carga ao ser elevada.

Identifique os Riscos.

Roteiro para Auditoria

Page 6: Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

Elemento 6 - Equipes de Içamento.As equipes de içamento, compostas pelos operadores dos equipamentos, e os amarradores de cargas, que em muitas empresas também são conhecidos como sinaleiros, devem ter os seus conhecimentos técnicos testados e reciclados periodicamente.

Neste caso, o grupo de auditores deve conferir a existência de documentos e certificados de treinamento de formação obrigatórios, que comprovem a capacitação destes profissionais nestas funções.

Elemento 7 - Ambiente das Operações.Denominamos como ambiente das operações, o local, ou espaço físico utilizado para as movimentações de cargas, considerando, obviamente, as limitações de acesso e mobilidade dos equipamentos de içamento.

O grupo de auditores precisa conferir se este espaço realmente oferece as condições mínimas para a realização das operações com segurança, ou sejam, orgaização, limpeza, áreas demarcadas com faixas amarelas, bons níveis de acessibilidade e mobilidade, iluminação adequada para operações noturnas, e sinalização.

Identifique os Riscos.

Roteiro para Auditoria

Page 7: Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

Elemento 8 - Informação.É dever das empresas informar aos seus colaboradores sobre os riscos inerentes ao trabalho que realizam, além de disponibilizar toda a informação técnica necessária e fundamental para que as atividades sejam realizadas com a mais absoluta segurança.

Deve ser conferido pelos auditores a existência no ambiente das operações, de placas, cartazes ou quadros contendo informações técnicas e ilustrações essenciais e específicas sobre as operações de içamento de cargas, sobretudo a respeito das técnicas de amarração das cargas.

Elemento 9 - Manutenção.Os equipamentos de içamento devem ser rigorosamente vistoriados, sobretudo os seus mecanismos e componentes com interferência direta na segurança das operações, tais como: os freios em geral, os cabos de aço e suas fixações, as polias e tambor de enrolamento, os ganchos, os dispositivos limitadores de movimentos, os comandos, as rodas, os pneus e patolas (guindastes sobre rodas), os caminhos de rolamento, os para-choques e batentes, dentre outros.

Identifique os Riscos.

Roteiro para Auditoria

Page 8: Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

Elemento 10 - Fornecedores. (Produtos e Serviços)Os fornecedores de produtos e serviços destinados as operações de içamento de cargas devem ser profissionais e empresas comprovadamente competentes, éticos e idôneos, além de oferecerem a garantia de um excelente atendimento.

O cadastro dos fornecedores deve ser analisado visando certificar das suas qualificaçõesconforme requisitos previamente estabelecidos pelo SESMT e setor de Suprimentos da empresa.

Um destes requisitos é a emissão, por parte dos fornecedores, de certificados de garantia, qualidade e conformidade técnica dos produtos fornecidos, em se tratando de acessórios para amarração de cargas para içamento.

Identifique os Riscos.

Roteiro para Auditoria

Page 9: Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

A vistoria dos 10 elementos citados irá gerar certamente uma grande quantidade de situações irregulares muitas delas com elevado potencial para ocasionar interrupções, retrabalho, prejuízos e acidentes, muitas vezes fatais.

Portanto, após a identificação dos riscos, falhas e situações fora de conformidade, deve ser iniciado um rigoroso processo de análise, classificação das irregularidades e priorização das ações corretivas sob a coordenação do SESMT.

A melhoria substancial dos níveis de segurança e confiabilidade do sistema de içamento de cargas na empresa, estará sempre atrelado e será proporcional à minuciosidade e seriedade do processo de auditoria, e ao conjunto de ações corretivas e preventivas adotado.

É importante ressaltar que as operações de içamento de cargas, representa para os processos produtivos que dela dependem, um fator estratégico do ponto de vista da regularidade, estabilidade e eficiência da cadeia produtiva, e, por consequência, da competitividade da empresa em seu mercado de atuação.

Mãos à obra.

Observações Conclusivas

Page 10: Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

Faça contato.

Mensagem do Autor

FIM

Evidentemente que este material não esgota o assunto em questão, mas, certamente será de extrema utilidade para os profissionais que resolverem realizar uma auditoria simples, porém eficaz, no sistema de içamento de cargas de suas empresas.

O site RiskMov está à disposição dos interessados para o esclarecimento adicional de eventuais dúvidas daqueles que acessarem este material, basta utilizar a página “Booking Online”, clicar em consultoria gratuita e descrever a dúvida, ou ainda, acessar a página “Serviços / Suporte”. Em ambos os casos, recomendamos que o profissional leia antes o guia para a formulação de perguntas e dúvidas.

Em breve estaremos lançando o curso “Auditoria em Içamento de Cargas”, que será disponibilizado na modalidade EaD. Se você deseja participar deste curso, informe-nos do seu interesse para que possamos avisá-lo da data de início do curso.

Page 11: Içamento de Cargas - Roteiro para Auditoria e Planejamento

SlidesCarnival icons are editable shapes.

This means that you can:● Resize them without losing quality.● Change line color, width and style.

Isn’t that nice? :)

Examples: