IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de...

24
IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL

Transcript of IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de...

Page 1: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO

ORGANIZACIONAL

Page 2: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

• Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade.

• Âmbito das organizações tem muitas identidades potenciais em jogo - maior complexidade.

IDENTIDADE

IDENTIDADE + IMAGEM = REPUTAÇÃO

Page 3: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

• O que são identidade, imagem e reputação?

• Como as organizações conseguem distingui-las para os seus públicos relevantes?

• Como uma organização lida com a identidade?

IDENTIDADE

Page 4: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

É a manifestação visual de sua realidade, transmitida por meio do nome,

logomarca, lema, produtos, serviços, instalações, folheteria, uniformes e

todas as outras peças que possam ser exibidas, criadas pela organização e

comunicadas a uma grande variedade de públicos. (ARGENTI, 2006)

A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade da

organização. É a manifestação tangível, o autorretrato da organização ou a

soma total de seus atributos, sua comunicação e suas expressões. Kunsch

(2003)

IDENTIDADE: CONCEITO

Page 5: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

MOLDANDO A IDENTIDADE

Única fase da reputação que pode ser totalmente controlada pela gerência da empresa através de uma visão corporativa inspiradora e da criação do nome e logomarca.

A formação da visão inspiradora é formada por:

• Valores• Filosofia• Padrões• Objetivos

IDENTIDADE

Page 6: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

NOMES E LOGOMARCAS:

Uma marca é um produto ou serviço ao qual foram dados uma identidade, um nome e valor adicional de uma imagem de marca. A imagem é desenvolvida pela propaganda ou em todas as outras comunicações associadas ao produto, incluindo a sua embalagem. (Martins e Blecher, 1997)

David Ogilvy (1955) referiu que: “Uma Marca é a soma intangível dos atributos de um produto: o seu nome, embalagem e preço; a sua história, reputação e a maneira pela qual é comunicada. É ainda definida pelas impressões e experiências de quem as usa.”

IDENTIDADE

Page 7: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

É diferente da imagem, a identidade corporativa traz os atributos únicos da empresa, que definem em que ela é diferente das outras.

NOMES E LOGOMARCAS:IDENTIDADE

Martins e Blecher falam que os componentes que formam uma marca são: identidade, nome, design, proteção legal, comunicação, reputação e gerenciamento

Page 8: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

Ações conscientes realizadas pela empresas para moldar sua identidade e diferenciar-se no mercado:

1) Empresas que mudaram de nome para sinalizar mudanças de identidade ou para uma reflexão maior sobre sua realidade:

NOMES E LOGOMARCAS:IDENTIDADE

Page 9: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

2) Mudança de nome para consolidar a marca no mundo.

Tokyo Telecommunications Engineering Corporation - Sony

NOMES E LOGOMARCAS:IDENTIDADE

Page 10: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

2) Mudança de nome para apenas logomarca

NOMES E LOGOMARCAS:IDENTIDADE

Page 11: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

4) Mudança de nome para se adequar a preferência dos clientes

NOMES E LOGOMARCAS:IDENTIDADE

Page 12: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

1º) Como o público vê a organização?

2º) O que representam os seus diversos símbolos para os diferentes públicos?

3º) A sua identidade reflete adequadamente o que está acontecendo ou são reminiscências do passado?

GERENCIAMENTO DA IDENTIDADE EM AÇÃO

Com frequência, os símbolos existentes e as impressões resultantes divergem totalmente do modo como a empresa se observa na atualidade.

Page 13: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

GERENCIAMENTO DA IDENTIDADE EM AÇÃO

4º) A organização como um todo deve estar motivada a mudar e disposta a aceitar a verdade sobre si mesma.

5º) As empresas devem certificar se suas logomarcas continuam a refletir adequadamente sua realidade e caso necessário, realizar modificações.

A identidade é aplicada em todas as peças: camisetas, cartões de visita, impressos, para ver como funciona na prática.

Page 14: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

7º) Apresentação formal da nova identidade da empresa.

8º) Este estágio pode levar anos em grandes empresas e, no mínimo meses em empresas pequenas

GERENCIAMENTO DA IDENTIDADE EM AÇÃO

Page 15: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

Imagem é um conjunto de ideias que uma pessoa tem ou assimila a respeito de um objeto, e que forma em sua consciência um entendimento particular sobre tal objeto, seja ele um fato, uma pessoa ou uma instituição (VAZ, 1995).

É o reflexo da identidade de uma organização. A imagem de qualquer organização é uma função de como os diferentes públicos percebem esta organização com base em todas as mensagens que ela envia em nome de logomarcas e através de auto apresentações, incluindo expressões de sua visão corporativa (ARGENTI, 2006).

IMAGEM

Page 16: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

1. Imagem está relacionada com o imaginário e as percepções das pessoas, sendo uma visão abstrata, intangível e subjetiva de determinada realidade.

2. Todas as decisões devem levar em conta que reflexos trazem na imagem da marca, considerando a cultura, o passado e o posicionamento da marca na memória cognitiva do público.

IMAGEM

Page 17: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

• Compreender a identidade e imagem de uma empresa é conhecer profundamente o que a organização realmente é e para onde ela está voltada.

• Produtos, serviços, pessoas, instalações, nomes e símbolos são pontos de partida para criar uma identidade.

• Para ter ideia de sua imagem e determinar o grau de coerência da identidade das empresas deve-se realizar pesquisas com seus públicos: qualitativas e/ou quantitativas.

• Enquanto a imagem pode variar para diferentes públicos, a identidade precisa ser consistente.

• Identidade é construída por elementos internos (a própria empresa).

• A identidade e imagem de uma organização podem se tornar o único traço distinto entre uma empresa e outra.

IMAGEM

Page 18: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

IMAGEM IDENTIDADE

Aparência Essência

Ponto de vista dos receptores

Ponto de vista dos emissores

Passiva Ativa

Reflete qualidades superficiais

Reflete qualidades duradouras

Visão retrospectiva Visão voltada para o futuro

Tática Estratégia

Associações existentes Associações que se quer construir

IMAGEM

Page 19: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

Quando a identidade de uma organização e sua imagem estão alinhadas, é criada, então, uma reputação sólida. A reputação se diferencia de imagem por ser construída ao longo do tempo e por não ser simplesmente uma percepção em um determinado período.

Diferencia-se da identidade porque é um produto tanto de públicos internos quanto externos, enquanto a identidade é construída por elementos internos (a própria empresa)

(ARGENTI, 2006).

REPUTAÇÃO

Page 20: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

• Reputação é construída ao longo do tempo, não é uma percepção em um

determinado período. É um produto tanto de públicos internos quanto

externos e está baseada na percepção de todos os públicos.

REPUTAÇÃO

Page 21: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

A reputação – é uma percepção subjetiva da organização/empresa, marca ou produto por todos os públicos (clientes, comunidade, investidor, funcionários), construída ao longo dos anos.

“Empresas com reputações sólidas podem atrair e reter os maiores talentos assim como os consumidores mais fiéis e parceiros de negócios que contribuem positivamente para o crescimento e o sucesso comercial”

REPUTAÇÃO

Page 22: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

CONSEQUÊNCIAS DA BOA REPUTAÇÃO

• A boa reputação exige práticas que são necessárias para a sustentabilidade

da empresa.

• Em relação aos públicos, a boa reputação gera comportamentos de apoio:

eu compro, eu invisto, eu gostaria de trabalhar, eu falo bem dessa empresa.

• Uma empresa com maior reputação desfruta de credibilidade, confiança,

respeito e estima.

REPUTAÇÃO

Page 23: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

Apelo Emocional: o quanto a empresa é amada, admirada e respeitada.

Produtos e Serviços: percepções de qualidade, inovação, valor e credibilidade dos produtos e serviços que a empresa comercializa

Performance Financeira: Percepções sobre lucratividade, perspectivas e risco.

REPUTAÇÃO

Page 24: IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL. Âmbito pessoal: tipos de roupas, carros, cortes de cabelo = individualidade – impressão – identidade. Âmbito.

• Empresas de relações públicas desenvolveram métodos para auxiliar as organizações a avaliarem sua reputação considerando sete dimensões:

1. governança corporativa,

2. desempenho financeiro,

3. ambientes de trabalho,

4. cidadania e responsabilidade social,

5. liderança,

6. inovação

7. produtos e serviços

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA REPUTAÇÃO

REPUTAÇÃO