Igreja Presbiteriana de Casa Caiada LITURGIA PARA CULTO ... · INVOCAÇÃO - Deus nos convoca para...

7
1 Igreja Presbiteriana de Casa Caiada LITURGIA PARA CULTO DOMINICAL NOS LARES 26 DE ABRIL DE 2020

Transcript of Igreja Presbiteriana de Casa Caiada LITURGIA PARA CULTO ... · INVOCAÇÃO - Deus nos convoca para...

Page 1: Igreja Presbiteriana de Casa Caiada LITURGIA PARA CULTO ... · INVOCAÇÃO - Deus nos convoca para adorá-lo. Neste início de culto devemos ser lembrados de quem é Deus e do que

1

Igreja Presbiteriana de Casa Caiada

LITURGIA PARA CULTO DOMINICAL

NOS LARES

26 DE ABRIL DE 2020

Page 2: Igreja Presbiteriana de Casa Caiada LITURGIA PARA CULTO ... · INVOCAÇÃO - Deus nos convoca para adorá-lo. Neste início de culto devemos ser lembrados de quem é Deus e do que

LITURGIA

INVOCAÇÃO - Deus nos convoca para adorá-lo. Neste início de culto devemos ser lembrados de quem é Deus e do que fez por nós para que possamos cultua-lo. A invocação é o momento em que o povo de Deus invoca as bênçãos de Deus especiais para o culto.

Leitura Sl 23

O salmista encerra este salmo falando da alegria de habitar na casa do Senhor para todo o sempre. Quando estamos cultuando a Deus estamos o mais perto de provar um pouco do que significa esta habitação. Deus se faz presente no meio de nós e é adorado por nós. O nosso pastor está no meio do seu povo, vamos adora-lo!

Oração de adoração

A segurança que podemos ter em saber que Deus é o nosso pastor, que cuida de nós e nos dá o que precisamos, deve nos levar ao louvor e adoração. Ore ao Senhor em adoração a ele e gratidão por ele ser o verdadeiro pastor da nossa alma.

Cântico Jesus é o rei da glória

Este cântico reúne quatro textos bíblicos de exaltação a Cristo. O primeiro faz referência a Mateus 28.18, que fala sobre a autoridade que Jesus tem sobre todas as coisas e que garante a eficácia do nosso chamado para anunciar o Evangelho. O segundo texto é Filipenses 2.9, que fala da exaltação que o Pai concedeu ao filho para que nome dele toda língua confesse que ele é o Senhor, por isso, mais uma vez esta autoridade está associada ao poder da pregação do Evangelho. O terceiro texto é 1Timóteo 3.16, que trata sobre o mistério da piedade. Esta declaração de fé sobre Jesus Cristo mostra cinco estágios da obra de Cristo: encarnação, ressureição, ascensão, proclamação e exaltação. Mais uma vez esta exaltação de Cristo está associada a vitória da proclamação do Evangelho. Por fim, o último texto é salmo 24.7-10, que retrata a glória do Rei-Messias, que é aguardado pelo que são limpos de coração. Uma referência a vinda gloriosa de Jesus Cristo para buscar o seu povo.

2

Page 3: Igreja Presbiteriana de Casa Caiada LITURGIA PARA CULTO ... · INVOCAÇÃO - Deus nos convoca para adorá-lo. Neste início de culto devemos ser lembrados de quem é Deus e do que

CONFISSÃO - O momento de confissão é quando a igreja lembra da dependência da graça e da misericórdia de Deus. Somos chamados a confessar nossos pecados diante do único que pode perdoar e purificar nossos corações. É um momento de contrição, mas também de adoração, porque sabemos que em Cristos somos perdoados e redimidos.

Leitura Ap 5.11-14

O capítulo 5 de apocalipse retrata a visão de João da redenção através de Jesus, o cordeiro que foi morto. Ao fim de seu trabalho de abrir o livro, comprando para Deus os que procedem de toda a tribo, língua, povo e nação, o cordeiro é adorado por todos os seres espirituais e todos os que foram comprados pelo cordeiro. Este texto nos mostra o poder do sangue de Cristo em perdoar e redimir pecadores, bem como nosso chamado a adorar a este cordeiro que foi morto.

Oração de confissão

Esta oração de confissão deve ser real e sincera, confiante no perdão através do sacrifício redentor do nosso salvador.

Cântico Cordeiro que foi Morto

Este cântico usa as palavras de adoração da visão de João e nos permite responder com confiança a oração de confissão.

INTERCESSÃO - A Bíblia nos convoca a orar uns pelos outros, a intercessão é uma demonstração de amor ao próximo. Este é um momento de lembrar pelos que estão sofrendo em várias ordens.

Oração de Intercessão

Estamos vivendo um dos períodos mais conturbados da história do nosso país. A igreja precisa estar em intercessão confiando no Senhor.

Cântico Seu nome é

Esta canção extrai das Escrituras vários termos dados a Jesus Cristo. Ele é o Maravilhoso Conselheiro porque nele está toda sabedoria. Ele é o príncipe da paz porque somente nele há paz verdadeira. Ele é Deus forte porque nele reside todo o poder. Ele é o pai da eternidade porque ele não começo e nem fim. Ele é a estrela da manhã porque anuncia a luz da verdade. Ele é o messias esperado, o santo de Israel, todo poderoso e rei sem fim. Ele vem da linhagem de Davi e é o cordeiro imaculado. Todo louvor, honra e poder devem ser dadas a Ele.

3

Page 4: Igreja Presbiteriana de Casa Caiada LITURGIA PARA CULTO ... · INVOCAÇÃO - Deus nos convoca para adorá-lo. Neste início de culto devemos ser lembrados de quem é Deus e do que

EDIFICAÇÃO - Momento de exposição da Palavra. A família pode usar o sermão que está disponível no Youtube pregado pelo Rev. Ronaldo Vasconcelos. Devem ouvir com fé e ser lembrados que é o próprio Deus quem fala ao seu povo.

Mensagem Rev. Rodrigo Buarque (At 9.32-43)

Momento de exposição da Palavra. A família pode usar o sermão que está disponível no Youtube pregado pelo Rev. Rodrigo Buarque. Devem ouvir com fé e ser lembrados que é o próprio Deus quem fala ao seu povo.

Cântico Firmeza na fé - HNC 93

Nossa fé está firmada em Cristo. Após ouvirmos a Palavra pregada podemos confiar no poder e no cuidado do Senhor. O mesmo Deus que curou o paralítico e ressuscitou Dorcas está entre nós. Estejamos firmes na maravilhosa graça de Deus.

Oração final Oração final do culto agradecendo o tempo de adoração

Leitura da Benção 2 Coríntios 13.13

A benção apostólica é uma tradição cristã, em que os pastores rogam a Deus as bênçãos sobre a igreja. No culto familiar os líderes das famílias podem ler o texto e rogar a Deus que abençoe o seu lar.

4

Page 5: Igreja Presbiteriana de Casa Caiada LITURGIA PARA CULTO ... · INVOCAÇÃO - Deus nos convoca para adorá-lo. Neste início de culto devemos ser lembrados de quem é Deus e do que

LETRA DOS CÂNTICOS

1. JESUS É O REI DA GLÓRIA

Todo poder lhe foi dado No céu e na terra Todo poder lhe foi dado Deus o Pai o exaltou Sobre todas as coisas Deus o Pai o exaltou

Manifestado em carne Justificado em espírito Visto dos anjos Pregado aos gentios, crido no mundo e recebido na Glória

Levantai ó portas As vossas cabeças Levantai-vos ó entradas eternas E entrará o rei da glória Quem é este Rei da glória?

O Senhor forte e poderoso O Senhor poderoso na guerra

Levantai oh portas as vossas cabeças Levantai-vos, oh entradas eternas E entrará o Rei da glória Quem é este Rei da glória?

O Senhor dos exércitos Ele é o Rei da glória

Jesus, Jesus Ele é o rei, Ele é o Rei Ele é o Rei da Glória!

2. CORDEIRO QUE FOI MORTO

Abriste uma porta Pras riquezas de Deus Tua vida entregaste por nós, Cordeiro que foi morto

Os pecados levou, Com seu sangue homens salvou E nos fez livres filhos de Deus, cordeiro que foi morto

Tu és Digno, Sim Tu és Fiel Tu és Santo Cordeiro que foi morto

Como homem viveu e sofreu numa cruz, Rei dos céus se tornou o cordeiro que foi morto

Adoramos a ti Confessando os pecados Pois és Santo e puro Oh Senhor, Cordeiro que foi morto

5

Page 6: Igreja Presbiteriana de Casa Caiada LITURGIA PARA CULTO ... · INVOCAÇÃO - Deus nos convoca para adorá-lo. Neste início de culto devemos ser lembrados de quem é Deus e do que

3. SEU NOME É

Seu nome é: Maravilhoso, Conselheiro, Príncipe da paz.

Deus forte, Pai da eternidade, a estrela da manhã

Ele é o Santo de Israel, Todo Poderoso Deus. Seu reinado não tem fim, Santo é o seu nome!

O messias esperado, Raiz de Davi, o amado O Cordeiro imaculado, Santo é o seu nome

Todo louvor Honra e poder Glória e majestade Ao Soberano, Rei dos reis

4. FIRMEZA NA FÉ - HNC 93

Somente ponho a minha fé Na graça excelsa de Jesus, No sacrifício remidor, No sangue do bom Redentor.

A minha fé e o meu amor Estão firmados no Senhor, Estão firmados no Senhor.

Se não lhe posso a face ver, É pela fé que vou viver; Em cada prova a suportar Eu hei de nele confiar.

A minha fé e o meu amor Estão firmados no Senhor, Estão firmados no Senhor.

A sua graça é real, Abrigo traz no temporal; Ao vir cercar-me a tentação, Me fortalece a sua mão.

A minha fé e o meu amor Estão firmados no Senhor, Estão firmados no Senhor.

Quando a trombeta ressoar, Irei com ele me encontrar; E com os salvos cantarei Louvor eterno ao grande Rei!

A minha fé e o meu amor Estão firmados no Senhor, Estão firmados no Senhor.

6

Page 7: Igreja Presbiteriana de Casa Caiada LITURGIA PARA CULTO ... · INVOCAÇÃO - Deus nos convoca para adorá-lo. Neste início de culto devemos ser lembrados de quem é Deus e do que

7

Trad

uzid

o po

r Rev

. Dan

iel L

yra