II PRÊMIO CEBRASSE - Cebrasse – Central Brasileira do ... · Nesse segundo ano da segunda...

14
Edição especial do Evento 2012 03 de dezembro de 2012, no Iate Clube de Santos Avenida Higienópolis, 18, São Paulo - Capital Uma reverência a empreendimentos e personalidades que se destacam em 2012 na prestação nacional de serviços ou em iniciativas para o melhor desempenho da atividade na cadeia produtiva É a CEBRASSE na representatividade nacional do setor que abriga mais de 3.080 milhões de empresas, emprega mais da metade da mão de obra formal e responde por cerca de 45% do PIB II PRÊMIO CEBRASSE DO SETOR DE SERVIÇOS

Transcript of II PRÊMIO CEBRASSE - Cebrasse – Central Brasileira do ... · Nesse segundo ano da segunda...

Edição especial do Evento 2012

03 de dezembro de 2012, no Iate Clube de SantosAvenida Higienópolis, 18, São Paulo - Capital

Uma reverência a empreendimentos e personalidades que se destacam em 2012 na prestação nacional de serviços

ou em iniciativas para o melhor desempenho da atividade na cadeia produtiva

É a CEBRASSE na representatividade nacional do setor que abriga mais de 3.080 milhões de empresas, emprega mais

da metade da mão de obra formal e responde por cerca de 45% do PIB

II PRÊMIO CEBRASSEDO SETOR DE SERVIÇOS

Números da Cebrasse

Setor de Serviços no Brasil

II PRÊMIO CEBRASSE DO SETOR DE SERVIÇOS 2

II PRÊMIO CEBRASSE DO SETOR DE SERVIÇOS3

Coordenação Geral: Paulo LofretaPesquisa, Redação e Edição: Lúcia Tavares (MTB 12.936) Edição de Arte: Maurício Moraes

Nossas Boas Vindas

Reconhecer o trabalho de pessoas e instituições é um gesto de gratidão e admiração

ao que é imprescindível para avanços, conquistas e superação de limites nos campos

da atividade humana.

Um gesto de esperança na inesgotável capacidade humana de servir à sua espécie,

atendendo-a em incontáveis necessidades e desejos incorporados ao seu cotidiano

em casa, nos negócios, nas ruas da cidade, no País - que tanto se avizinha de outros,

mesmo que separados por milhares de quilômetros de terras e mares.

Nesse segundo ano da segunda década do século 21, o Brasil tem na prestação de

serviços um marco desse inteligente sistema de interação. Assim, associados, amigos

e parceiros da CEBRASSE reúnem-se hoje para destacar a excelência da atuação de

cada um dos 14 contemplados em seis categorias nessa cerimônia do II Prêmio

CEBRASSE do Setor de Serviços.

Minhas saudações a cada um de vocês, amigos de estrada

da nossa Central Empresarial nesses últimos oito anos em que

batalhamos pela prestação nacional de serviços. E a cada

homenageado, cujo desempenho engrandece o nosso

encontro.

Essa festa é de um time brasileiríssimo, que vai a campo todos

os dias, suando muito a camisa pelo êxito das empresas,

entidades, órgãos públicos e seus trabalhadores.

Que 2013 nos venha com trabalho em abundância,

saúde, realizações, esperança. E competência para

continuarmos servindo às pessoas, ao mercado e ao

país!

Muito obrigado a todos!

Paulo LofretaPresidente Nacional

DESTAQUE “AÇÕES PELO EMPREENDEDORISMO BRASILEIRO”

CATEGORIA “ATUAÇÃO PARLAMENTAR”

Nos dicionários da Língua Portuguesa, a palavra empreendedorismo apareceu apenas na edição do Houaiss em 2009, referindo-se a ações de Marketing para novos negócios ou mudanças nas empresas.

A raiz deve ser no verbo empreender - decidir realizar. Assim, conclui-se que o neologismo implica domínio acerca do perfil e atividades do campos de ação de quem inova com criatividade e gera riquezas.

O setor de serviços é um vigoroso terreno para o empreendedorismo no Brasil. Contudo, para a atividade empreender ainda mais, seus empresários necessitam da segurança jurídica vinda de marcos regulatórios, e de plena confiança em medidas oficiais que regulamentam as bases da economia e da sociedade organizada.

É imprescindível que leis e normas atendam às necessidades do mercado e considerem o necessário ao equilíbrio nas relações entre governo, empresas e trabalhadores - um passo rumo à modernidade.

De olho no desempenho do Legislativo Federal, a CEBRASSE homenageia os deputados federais Alex Canziani (do PTB/PR), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Izalci Lucas Ferreira (PSDB/DF), José de Filippi (PT/SP), Laércio Oliveira (PR/SE), Paulo Teixeira (PT/SP), Roberto Santiago (PSD/SP), Vicente Cândido (PT/SP) e Walter Ihoshi (PSD/SP). Em seus campos de ação parlamentar e agremiações partidárias, cada um deles tem demonstrado na Câmara Federal um efetivo desempenho em prol do empreendedorismo dos serviços.

O deputado Laércio Oliveira recebe homenagem especial pela criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços, que criou e preside desde 2011.

Empreendedor na prestação de serviços e atuante na representação sindical do setor - pela vice-presidência da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (FEBRAC) e da Confederação Nacional do Comércio (CNC) -, o parlamentar é contemplado com o “Destaque pelo Empreendedorismo do Setor de Serviços”.

II PRÊMIO CEBRASSE DO SETOR DE SERVIÇOS5

II PRÊMIO CEBRASSE DO SETOR DE SERVIÇOS 6

DEPUTADOS PREMIADOS

Deputado Alex Canziani (do PTB/PR) Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP)

Deputado Laércio Oliveira (PR/SE)

Deputado Alex Canziani (do PTB/PR) Deputado Roberto Santiago (PSD/SP) Deputado Vicente Cândido (PT/SP) Deputado Walter Ihoshi (PSD/SP)

II PRÊMIO

CEBRASSE

DO SETO

R DE SERVIÇO

S

Deputado Paulo Teixeira (PT/SP)

Deputado Izalci Lucas (PSDB/DF)

Deputado José de Filippi (PT/SP)

DESTAQUE “CAMPANHA BRASIL, O PAÍS DOS IMPOSTOS”

CATEGORIA “EMISSORA A SERVIÇO DA COMUNICAÇÃO”

A rede de emissoras opera hoje a Jovem Pan AM, Jovem Pan 2 FM e Jovem Pan SAT, com audiência de mais de 25 milhões de pessoas em todo o Brasil. Nasceu Rádio Panamericana em 1944, transmitindo novelas do Grupo de Emissoras Unidas, de Paulo Machado de Carvalho, pai de Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o famoso Tuta, hoje proprietário da rede.

Batizada Jovem Pan em 1965, logo após Tuta assumir a direção, a rádio abriu a programação jornalística em 1970. Dois anos depois, às 7 horas, o Jornal da Manhã chamava os ouvintes ao corre-corre da capital paulista. A música Amanhecendo, da Sinfonia Paulistana de Billy Blanco, abria vigorosamente o noticioso - e definitivamente imprimia a marca Jovem Pan no cotidiano dos moradores.

Por mais de trinta anos, a música tocou na frequência AM. Em 1976, nasceu a Jovem Pan FM. Em 94, a Jovem Pan SAT. A expansão da rede levou à edição da música que destacava São Paulo, que se inseria na programação nacional. As notícias estão no ar 24 horas do dia, com o Jornal da Manhã, o Jornal Jovem Pan e o jornal Hora da Verdade, além do Hora da Notícia, a cada 60 minutos.

Campanha “Brasil, o País dos Impostos” - Plenamente a serviço da comunicação, a Jovem Pan faz verdadeira cobrança por graves problemas que afligem os brasileiros, chamando aos microfones da emissora os responsáveis por cada área denunciada, para que prestem contas e encaminhem soluções.

Na campanha “Brasil, o País dos Impostos”, as emissoras abraçam cada cidadão, cada empresa e cada entidade unidos diante da trágica quantidade de impostos incidentes sobre produtos e serviços. Os dados são do Impostômetro que a Associação Comercial de São Paulo instalou na rua Boa Vista, de onde o repórter Daniel Lian vai ao ar na emissora de segundas às sextas-feiras para anunciar o total dos impostos pagos pelos brasileiros até aquele momento.

No fechamento dessa edição, em 23 de novembro, a arrecadação do governo era de R$ 1.342.094.775.813,40.

RÁDIO JOVEM PAN

II PRÊMIO CEBRASSE DO SETOR DE SERVIÇOS7

DESTAQUE “RÁDIO SULAMÉRICA TRÂNSITO””

CATEGORIA “EMPRESA DO ANO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS”

Presidida desde abril de 2010 por Thomaz Menezes, a SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos tem 116 anos de história, é a maior seguradora independente do Brasil nos segmentos Saúde e Odontológico; Automóveis e Ramos Elementares; Seguros de Pessoas (Vida e Acidentes Pessoais) e Previdência Privada e Gestão de Ativos. Com mais de 6,7 milhões de clientes, entre janeiro a setembro de 2012 o grupo registrou R$ 7,9 bilhões de receita em prêmios - crescimento de 14,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Rádio SulAmérica Trânsito - Ajudando você a enfrentar o trânsito de São Paulo - Fruto de parceria entre os grupos SulAmérica e Bandeirantes de Comunicação, a Rádio SulAmérica Trânsito, 92,1 FM está no ar desde fevereiro de 2007, com programação diferenciada e ativa participação de ouvinte.

Na programação, constantes orientações aos motoristas sobre o trânsito na capital paulista e cidades vizinhas, ajudando-os a traçar melhor o trajeto até seu destino na caótica imobilidade registrada na Região Metropolitana. Assim, a SulAmérica Trânsito tornou-se referência na prestação de serviço aos cidadãos que enfrentam os extensos congestionamentos já inseridos perfil dessas cidades.

Seus ouvintes formam uma grande comunidade que troca informações para melhorar o trânsito. A rádio recebe diariamente mais de 2 mil mensagens de texto para o número 72262, além de cerca de 4 mil ligações para o Portal de Voz (11 9554-5555) e 1.500 mensagens para o [email protected]. Seu perfil no Twitter (@RSTnoAr) tem mais de 23 mil seguidores.

Destaque para o talkshow '92 por hora', com dois convidados, sempre às 21 horas das segundas-feiras. Portanto, apesar do stress provocado pela lentidão no trânsito, o público tem momentos de descontração ao ouvir os convidados - atores, cantores, esportistas e escritores.

GRUPO SULAMÉRICA

II PRÊMIO CEBRASSE DO SETOR DE SERVIÇOS 8

DESTAQUE “CONDUÇÃO DO CONSELHO DE COMPETIVIDADE DO MDIC”

CATEGORIA “GESTOR PÚBLICO DO SETOR DE SERVIÇOS”

Na estruturação do Plano Brasil Maior, o governo federal une-se a empresas e trabalhadores, por meio de Conselhos de Competitividade responsáveis por agendas setoriais que contribuam para o alcance de objetivos e metas da cadeia produtiva nacional.

No Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, o Conselho de Competitividade de Serviços Logísticos (CCSL) é coordenado por Humberto Ribeiro, titular da Secretário de Comércio e Serviços (SCS). É a primeira vez que o setor de serviços inclui-se na política industrial do país, quando o governo discute ações para o desenvolvimento.

O vice-coordenador é Luiz Carlos Ribeiro, do Ministério do Transporte, e as diretrizes do grupo consolidam o planejamento estratégico nacional do setor de transportes, aprofundamento do diagnóstico da cadeia logística ligada ao setor, revisão da matriz de t ransportes de cargas e promoção da preservação ambiental .

De acordo com Humberto Ribeiro, o esforço do MDIC para a criação do Conselho, com apoio do Ministério do Trabalho, da ABDI e do SEBRAE, promoverá a interlocução com empresas de logística, transportadoras, operadores de armazém e operadores logísticos para a discussão de políticas de competitividade e inovação na sustentabilidade e geração de empregos no setor.

HUMBERTO RIBEIRO, SECRETÁRIO DE COMÉRCIOE SERVIÇOS DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENT0

O secretário acredita que a lógica de funcionamento do Conselho será a convergência de políticas públicas. A discussão de novas medidas de incentivo ao setor será feita a partir do respeito e manutenção a políticas já existentes ou em discussão, como o Plano de Logística de Transportes do Ministério dos Transportes e de documentos dos setores naval e aeronáutico.

Humberto Ribeiro

II PRÊMIO CEBRASSE DO SETOR DE SERVIÇOS9

DESTAQUE “AÇÕES DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DO ESTADO DE SP”

CATEGORIA ESPECIAL “GOVERNO COM OLHAR CIDADÃO”

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo é um órgão do Governo paulista, vinculado à Casa Civil, presidido pela Primeira Dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

É dirigido por um Conselho Deliberativo composto por sete membros, com mandato de dois anos e recondução permitida, atualmente sob a presidência da esposa do governador Geraldo Alckmin, senhora Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, conhecida como Lu Alckmin.

LU ALCKMIN, PRIMEIRA DAMA PAULISTA

A atual administração exercita a solidariedade educativa, criando programas e ações que visam ao resgate da dignidade humana, a capacitação profissional, a geração de renda e emprego. Para tanto, são articuladas ações e a ampliação de parcerias com a iniciativa privada, órgãos do governo e com a sociedade civil. São políticas governamentais apoiadas por empresas que tem a consciência da responsabilidade social na contribuição para a redução das desigualdades sociais.

Na capital paulista, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo atua em 2.500 entidades cadastradas e, no interior, por meio dos Fundos Municipais de Solidariedade.

Lu Alckmin

II PRÊMIO CEBRASSE DO SETOR DE SERVIÇOS 10

CATEGORIA “EFICIÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO 2014 E DAS OLIMPÍADAS 2016”

A política de esporte no Brasil alinha-se em três óticas: o esporte como atividade de lazer da população brasileira, como parte do processo educacional e o esporte de alto rendimento - importante vitrine do desenvolvimento político e econômico do país.

Cada vez mais, o Estado brasileiro vê essa modalidade esportiva como estratégica para o desenvolvimento social do país, e uma ferramenta de reconhecimento internacional. Sediar a Copa do Mundo de 2014, organizada pela Fédération Internationale de Football (FIFA), e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro é prova do pleno sucesso dessa ação governamental.

Os preparativos da Copa são coordenados e monitorados pelo Comitê Gestor da Copa do Mundo FIFA 2014, presidido pelo ministro do Esporte Aldo Rebelo, e composto por 20 órgãos governamentais que definem, aprovam e supervisionam o Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para o torneio.

Estudo encomendado pelo Ministério do Esporte apresentou os impactos econômicos da realização da Copa 2014 no Brasil. Entre 2010 e 2019, o impacto direto total na economia será de R$ 48 bilhões. Com a recirculação desses recursos, o impacto será de R$ 183 bilhões.

MINISTÉRIO DO ESPORTE

Cálculos para as Olimpíadas 2016 mostram que serão injetados R$ 102,2 milhões na economia brasileira entre 2009 e 2027. Para cada dólar investido no evento pelo poder público, a iniciativa privada investe US$ 3,26.

II PRÊMIO CEBRASSE DO SETOR DE SERVIÇOS11

E m 21 de novembro do ano passado, o lançamento do Prêmio Cebrasse reuniu mais de duas centenas de convidados que testemunharam a grandeza do momento, no Club Homs, à avenida Paulista. Presidida por Paulo Lofreta, a cerimônia contemplou cinco categorias de premiação:

I Prêmio CEBRASSE/2011Serviços em clima de festa

Guilherme Afif Domingos, vice-governador de São Paulo

“Estamos diante de um novo século, que exige novo posicionamento das lideranças empresariais e públicas. A força viva desta Nação, empresários e trabalhadores, ainda é vítima de uma burocracia estonteante. É hora de nos unirmos para buscar as reformas que o Brasil precisa.”

Personalidade Parceira do Setor de Serviços

Vidax Contact Center - presidente Marcelo Martins

“O setor de serviços precisa ser reconhecido e valorizado pelo que representa na geração de emprego e renda. É preciso vencer as barreiras e facilitar o dia a dia dos empresários.”

Empresa Destaque do Setor de Serviços

ACSP - presidente Rogério Amato

“A livre iniciativa é o pilar do crescimento econômico. Mais que união, precisamos nos organizar como uma força única para que as mudanças necessárias aconteçam.”

Entidade que defende os interesses do Brasil

SEBRAE/SP - Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo

“Esse reconhecimento aumenta nossa responsabilidade de apoiar os que escolheram o caminho do empreendedorismo como forma de realização pessoal e profissional. Somente com a união de esforços, conhecimento e vontade de todos é que vamos construir a Nação que queremos e podemos ser.”

Entidade Parceira do Empreendedor

J.Hawilla – presidente da Traffic Sports

“O setor de serviços é relevante para o desenvolvimento do País. Por isso, precisa aumentar sua representatividade, a exemplo da classe trabalhadora, que está fortemente organizada.”

Empreendedor do Setor de Serviços

II PRÊMIO CEBRASSE DO SETOR DE SERVIÇOS 12