ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS...

11
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A IDEOLOGIA ILUMINISTA INFLUENCIOU VÁRIOS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS: A INDEPENDÊNCIA DOS EUA, A INDEPENDÊNCIA DO HAITI, A REVOLUÇÃO FRANCESA, A INCONFIDÊNCIA MINEIRA, A CONJURAÇÃO BAIANA, A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA, ETC.

Transcript of ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS...

Page 1: ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS

SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES)

RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO

A IDEOLOGIA ILUMINISTA INFLUENCIOU VÁRIOS PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS: A INDEPENDÊNCIA DOS EUA, A INDEPENDÊNCIA DO HAITI, A REVOLUÇÃO FRANCESA, A INCONFIDÊNCIA MINEIRA, A CONJURAÇÃO BAIANA, A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA, ETC.

Page 2: ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

VOLTAIRE Defendia uma monarquia

esclarecida.Filósofo francês, era deista(acreditava que para chegar a Deus não era preciso a igreja, e sim a razão). Notabilizou-se pela sua oposição ao pensamento religioso e pela defesa da liberdade intelectual.

Page 3: ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

ROUSSEAU Ao defender que todos os

homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem, Rousseau inspirou todos os movimentos que visavam uma busca pela liberdade. Inclui-se aí as Revoluções Liberais, o Marxismo, o Anarquismo etc.

Page 4: ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

MONTESQUIEU Notabilizou-se pela sua

teoria da separação dos poderes do estado(Legislativo, Executivo e Judiciario), a qual exerceu importante influência sobre diversos textos constitucionais modernos e contemporâneos.

Page 5: ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

DENIS DIDEROT Elaborou juntamente com

D'Alembert a "Enciclopédia ou Dicionário racional das ciências, das artes e dos ofícios", composta de 33 volumes publicados, pretendia reunir todo o conhecimento humano disponível, que tornou-se o principal vínculo de divulgação de suas idéias naquela época. Também se dedicou à teoria da literatura e à ética trabalhista.

Page 6: ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

ADAM SMITH É o pai da economia moderna,

e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.

Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu"auto-interesse".

Page 7: ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

Despotismo Esclarecido : Despotismo Esclarecido :

As idéias iluministas foram rapidamente se espalhando por toda a As idéias iluministas foram rapidamente se espalhando por toda a Europa,principalmente no meio Burguês. Essa classe tinha grande Europa,principalmente no meio Burguês. Essa classe tinha grande interesse em tais idéias,uma vez que ao pregar a igualdade de interesse em tais idéias,uma vez que ao pregar a igualdade de classes e o fim do intervencionismo na Economia,por meio de críticas classes e o fim do intervencionismo na Economia,por meio de críticas ao Mercantilismo,poderiam garantir a tão almejada liberdade no ao Mercantilismo,poderiam garantir a tão almejada liberdade no comércio,bem como a ascensão social.comércio,bem como a ascensão social.

No entanto, os reis absolutos começaram a temer o avanço dessas No entanto, os reis absolutos começaram a temer o avanço dessas idéias,pois elas poderiam tirálos do poder.Assim,a melhor coisa que idéias,pois elas poderiam tirálos do poder.Assim,a melhor coisa que eles poderiam fazer era Usá-las a seu favor,demonstrando que eles poderiam fazer era Usá-las a seu favor,demonstrando que haviam assimilado tais princípios,para que pudesem permanecer haviam assimilado tais princípios,para que pudesem permanecer como Governantes. Tais Reis foram chamados de Déspotas como Governantes. Tais Reis foram chamados de Déspotas Esclarecidos e marcaram seus governos por se manterem como Esclarecidos e marcaram seus governos por se manterem como absolutistas, mas com o emprego de práticas Iluministas.absolutistas, mas com o emprego de práticas Iluministas.

Page 8: ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

Frederico II: foi o principal déspota esclarecido prussiano onde reformou o sistema penal, aboliu as torturas praticadas por seu pai, fundou escolas promovendo a educação, incentivou a produção cultural comercial e manufatureira, decretou a tolerância religiosa.

Page 9: ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

CATARINA II DA RÚSSIA

Catarina II: estrangeira da Prússia assumiu a Rússia e construiu escolas, hospitais, reformou e modernizou cidades, racionalizou a administração pública e limitou a ação da igreja.

Page 10: ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

José II: imperador da Germânia aboliu a servidão e a tortura, secularizou seus bens, fundou escolas, hospitais e asilos, concedeu liberdade de culto a toda crença religiosa, criou impostos para o clero e a nobreza, limitou feriados e peregrinações, tornou a língua alemã como obrigatória.

Page 11: ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.

Marquês de Pombal: conde português que iniciou reformas administrativas econômicas e sociais desenvolveu o comércio colonial, isentou impostos para exportações, fundou o banco real, expulsou os jesuítas de Portugal, modernizou o exército.