Iluminuras

4

Click here to load reader

Transcript of Iluminuras

Page 1: Iluminuras

Escola Secundária Artística António Arroio

História e Cultura das Artes.

Cátia Filipe, Inês Pereira e Samara Lopes. 10ºB 2009/2010

Page 2: Iluminuras

Em Portugal, foram fundados durante a Reconquista muitos mosteiros beneditinos e cistercienses - Santo Tirso, Lorvão, Santa Cruz de Coimbra, Alcobaça - aos quais os reis portugueses concederam muitos privilégios.

A maior parte dos mosteiros tinha bibliotecas, onde se guardavam livros manuscritos.

Estes livros eram, em geral, cópias de obras de devoção religiosa de autores cristãos, ou de obras de filosofia e medicina de autores clássicos e, algumas vezes, mesmo de autores árabes.

Page 3: Iluminuras

Os mosteiros beneditinos tornam-se assim centros culturais que vão desempenhar um papel decisivo na história da civilização ocidental. Fechados no seu scriptorium (a oficina de escrita e iluminura) e nas suas bibliotecas, os monges copistas, contribuíram de forma decisiva para salvar do esquecimento as obras literárias da Antiguidade. No mosteiro de Lorvão, foi realizada a mais importante obra da iluminura portuguesa- o códice do Apocalipse do Lorvão (1189).

Graças às Iluminuras temos acesso a outro tipo de fontehistórica, as fontes não escritas;

Instrumentos de um copista. Tinteiro, penas,compassos, tesouras ...

Page 4: Iluminuras

Segundo a ordem a que pertenciam, os monges poderiam trabalhar quer individualmente na sua cela (célula), quer no scriptoria (sala de trabalho comunitário) com outras pessoas. Numerosos documentos e crónicas antigas, atestam que antes de 1200, monges e freiras e até superiores eclesiásticos copiam e ornamentam livros. Em algumas escolas monásticas, os alunos aprendiam, além da leitura e escrita, a desenhar, a dourar e a pintar. No entanto, o recurso a artistas laicos será constante quando a importância dos codices transcritos nos mosteiros assim o exigia.Os "monges iluminadores" eram habitualmente amadores, incapazes de reconhecer um sentido estético no livro. O trabalho intelectual realizado incidia sobre a cópia e transcrição dos textos , e não sobre a sua ornamentação.