ilusão de ótica

3
ESCOLA BANDEIRANTES Educação Infantil e Ensino Fundamental Laboratório de Ciências Naturais Prof. Paulo Henrique Mueller Aluno: Nº: Aluno: Nº: Série: Turma: Data: __/__/2006 TESTAR, EXPERIMENTAR, COMPROVAR... A ciência (do latim scientia, que significa "conhecimento") é o exame e a verificação da experiência humana; é a maneira cuidadosa e organizada de estudar uma folha de goiabeira, um cão, um vírus ou mesmo o universo inteiro. O que a move é a curiosidade! Os cientistas procuram construir representações precisas (ou seja, consistentes e não arbitrárias) do mundo que nos cerca. Porém, as convicções pessoais — de natureza religiosa, cultural ou política — e o contexto histórico, social e econômico podem influenciar a percepção que eles têm dos fenômenos e o modo como os interpretam. Reconhecendo esse fato, a ciência adota critérios que visam minimizar essas influências. O conjunto de procedimentos padrão adotados com essa finalidade constitui o método científico. Entre outros procedimentos, o método científico exige e precisa da experimentação e comprovação para que um conhecimento seja considerado científico. Em parte isto é necessário porque nossos sentidos podem nos enganar e, portanto, um conhecimento obtido apenas pelos sentidos e raciocínio pode estar incorreto. Vamos confirmar a imprecisão de nossos sentidos com as seguintes atividades: 1 – Analise cada uma das imagens abaixo e responda o que se pede: a) As linhas verticais são paralelas? b) As intersecções das linhas são brancas ou pretas? c) Qual dos bonecos é maior? d) O que você vê nesta imagem?

Transcript of ilusão de ótica

Page 1: ilusão de ótica

ESCOLA BANDEIRANTESEducação Infantil e Ensino

Fundamental

Laboratório de Ciências NaturaisProf. Paulo Henrique MuellerAluno: Nº:

Aluno: Nº:

Série: Turma: Data: __/__/2006

TESTAR, EXPERIMENTAR, COMPROVAR...A ciência (do latim scientia, que significa "conhecimento") é o exame e a verificação da experiência humana; é

a maneira cuidadosa e organizada de estudar uma folha de goiabeira, um cão, um vírus ou mesmo o universo inteiro. O que a move é a curiosidade!

Os cientistas procuram construir representações precisas (ou seja, consistentes e não arbitrárias) do mundo que nos cerca. Porém, as convicções pessoais — de natureza religiosa, cultural ou política — e o contexto histórico, social e econômico podem influenciar a percepção que eles têm dos fenômenos e o modo como os interpretam. Reconhecendo esse fato, a ciência adota critérios que visam minimizar essas influências. O conjunto de procedimen-tos padrão adotados com essa finalidade constitui o método científico. Entre outros procedimentos, o método científico exige e precisa da experimentação e comprovação para que um conhecimento seja considerado científico. Em parte isto é necessário porque nossos sentidos podem nos enganar e, portanto, um conhecimento obtido apenas pelos sentidos e raciocínio pode estar incorreto.

Vamos confirmar a imprecisão de nossos sentidos com as seguintes atividades:

1 – Analise cada uma das imagens abaixo e responda o que se pede:a) As linhas verticais são paralelas? b) As intersecções das linhas são brancas ou pretas?

c) Qual dos bonecos é maior? d) O que você vê nesta imagem?

Page 2: ilusão de ótica

e) Quantas pernas tem este elefante? f) A pessoa da imagem abaixo é jovem ou idosa?

g) As mesas são do mesmo tamanho? h) Os círculos abaixo estão se movendo? (Fixe o olhar no ponto central e mexa a cabeça para frente e para trás.)

i) O que é esta imagem? j) A linha de cima é continuação de qual linha de baixo?

2 – Construa três fitas de Möebius conforme a indicação do professor e depois faça o que se pede:a) Na primeira faixa pinte o lado de dentro de vermelho e o lado de fora de azul.b) Se você fizer um corte ao longo do meio da faixa o que acontecerá? Teste isto na segunda faixa.c) E se você fizer dois cortes paralelos ao longo da faixa, o que acontecerá? Teste com a terceira faixa.