Impaciencia e Tolerância

4
IMPACIENCIA E TOLERÂNCIA Pr essão do cotidiano induz um clima de neurose. Vivemos como autmatos sem considerar sentimentos! limita"#es do $r%&imo. Preocu$a"ão com metas. Como ser mansos e $acientes' IMPACIENCIA Individuo (eralmente nervoso! a$ressado e $reci$itado. Não aceita as $r%$rias não realiza"#es! nem )ue os outros não são se*am como (ostaria )ue +ossem. ,uando tem )ue a(uardar não -ca calmo ou e)uilirado. / ansioso e seu lema 0 1a$resse2se sem$re3. INTOLERÂNCIA 4u*eito intransi(ente. Não su$orta +al5as al5eias e vive reclamando ori(a"#es dos outros Nas +un"#es de mando 0 muito severo Muito r6(ido em suas determina"#es  T udo e todos deveriam ser como ele (ostaria )ue +ossem 4enso de analise e critica muito +ortes 4o+re $or)ue não $erdoa as +al5as 5umanas. Causas da Impaciência Inda(ar onde reside sua ori(em! o mal estar! o )ue a (erou. 7ese*os e ami"#es )ue necessitam ser atenuados Incon+orma"ão consi(o mesmo ou com al(uma situa"ão )ue não $ode ser mudada Irrita"ão com o*etivo não alcan"ado. 8r(9ncia com rela"ão a valores imediatos Causas da Intolerância Não $erdoa E&i(e )ue os outros se*am tal )ual (ostar6amos Não aceita"ão de in+ra"#es )ue $ossam ser cometidas $elos outros Austeridade: severidade acentuada. Como superar a intolerância

description

Texto que trata dos temas comportamentais de impaciência e tolerância do ponto de vista do espiritismo.

Transcript of Impaciencia e Tolerância

Page 1: Impaciencia e Tolerância

7/21/2019 Impaciencia e Tolerância

http://slidepdf.com/reader/full/impaciencia-e-tolerancia 1/4

IMPACIENCIA E TOLERÂNCIA

Pressão do cotidiano induz um clima de neurose.Vivemos como autmatos sem considerar sentimentos! limita"#es do$r%&imo.Preocu$a"ão com metas. Como ser mansos e $acientes'

IMPACIENCIAIndividuo (eralmente nervoso! a$ressado e $reci$itado.Não aceita as $r%$rias não realiza"#es! nem )ue os outros não sãose*am como (ostaria )ue +ossem.,uando tem )ue a(uardar não -ca calmo ou e)uilirado./ ansioso e seu lema 0 1a$resse2se sem$re3.

INTOLERÂNCIA4u*eito intransi(ente.Não su$orta +al5as al5eias e vive reclamando ori(a"#es dos outrosNas +un"#es de mando 0 muito severoMuito r6(ido em suas determina"#esTudo e todos deveriam ser como ele (ostaria )ue +ossem4enso de analise e critica muito +ortes

4o+re $or)ue não $erdoa as +al5as 5umanas.Causas da Impaciência

Inda(ar onde reside sua ori(em! o mal estar! o )ue a (erou.7ese*os e ami"#es )ue necessitam ser atenuadosIncon+orma"ão consi(o mesmo ou com al(uma situa"ão )ue não $odeser mudada

Irrita"ão com o*etivo não alcan"ado.8r(9ncia com rela"ão a valores imediatos

Causas da Intolerância 

Não $erdoaE&i(e )ue os outros se*am tal )ual (ostar6amosNão aceita"ão de in+ra"#es )ue $ossam sercometidas $elos outros

Austeridade: severidade acentuada.

Como superar a intolerância

Page 2: Impaciencia e Tolerância

7/21/2019 Impaciencia e Tolerância

http://slidepdf.com/reader/full/impaciencia-e-tolerancia 2/4

O verdadeiro caráter da caridade é a modéstia e a humidade, e

consiste em não se ver superfcialmente os deeitos alheios, mas em

se procurar salientar o que há de bom e virtuoso no próximo. ;E 4 E!Ca$. <VIII! item =>?

• Rom$er a ima(em )ue idealizamos das $essoas e do mundo

• Não e&i(ir de outrem o )ue não $ode nos o+erecer

• Aceitar e res$eitar as criaturas dentro de suas limita"#es@corrom$idos! viciados e criminosos.

A)uele )ue s% 0 *usto com os ons! misericordioso com os mansos!(eneroso com os $r%di(os! não 0 nem *usto! nem (eneroso! nemmisericordioso. Tam$ouco 0 tolerante a)uele )ue s% o 0 com $essoasoas. Ela vale mais com as $essoas di+6ceis. Virtude )ue discrimina!não o 0.

•  Tolerar consiste em não e&i(ir! com$reender e res$eitar ascondi"#es ou limita"#es das $essoas. Não 0 su$ortar! masencarar todos como dotados de ons sentimentos e de in-nitas$ossiilidades latentes.

• 4er tolerante 0 eliminar a intransi(9ncia em nossas anlisescriticas! a+astar sentimentos ne(ativos $or al(o contrario anossa vontade.

• 4er indul(entes

•  Tolerar não si(ni-ca des$rezar o ri(or e a disci$lina! masdesvincular a e&i(9ncia de ri(or do eu $essoal. Liertar2se dasamarras do eu.

Todos seriamos mais tolerantes e indul(entes! se considerssemos)uanta tolerBncia e indul(encia necessitamos. 4omos $ortadores deerros e +ra)uezas e necessitamos nos $erdoar reci$rocamente. amaisconse(uiremos tolerar! se não +ormos 5umildes. Dumildade emiseric%rdia andam *untos! e 0 esse con*unto )ue conduz tolerBncia.

Como superar a impaciência

Sede pacientes. A pacincia é também caridade e deveis praticar a lei

de caridade ensinada pelo !risto, enviado de "eus. ;E.4.E.! Ca$ I<!item F?

A $aci9ncia serena! a aceita"ão tran)Gila! a vi(ilBncia $onderada sãorea"#es )ue $odem mudar essa atmos+era turulenta de nossos dias.D diversas ocasi#es dirias onde $odemos a$licar a $aci9ncia e amansuetude.

Page 3: Impaciencia e Tolerância

7/21/2019 Impaciencia e Tolerância

http://slidepdf.com/reader/full/impaciencia-e-tolerancia 3/4

• Rea(indo s indu"#es constantes de desentendimentos!discuss#ese irrita"#es! silenciando os impulsos de inconformação! derevide ou de+esas.

• Evitando! no transito ou nas ruas as reclamações de nossosdireitos trans(redidos. 8ma atitude de renuncia des$erta muitomais.

• ,uando em climas tensos recorrendo prece  e leitura

tranqüilizante  $ara revi(orar2se interiormente com ener(iasrenovadoras.

• Aceitando com amor a)ueles colocados em nosso camin5o comoo$ortunidade de res(ate do $assado ou su$era"ão de n%smesmos.

• Não se revoltando diante das diculdades! saer aceit2lasde +orma serena e e)uilirada. Aen"oar a dor! $ois $ro$iciatrans+orma"#es. As almas )ue saem so+rer t9m $aci9ncia in-nita.

O $oder do 5omem est no seu e)uil6rio interior: em saer aceitar!es$erar sem a$e(os. 4e somos eternos! $or )ue ter sem$re $ressa'Im$orta educar nosso interior! su$erar d0itos.4e*amos $acientes e es$eremos nosso amadurecimento interior $ara$odermos col5er os +rutos na 5ora certa.Na verdade! tolerar e ser $aciente não constituem as virtudesmaiores! mas as menores. O ideal atin(iremos )uando não tivermos o)ue tolerar! o )ue su$ortar! mas aceitar a realidade sem a$e(os oues+or"os. A tolerBncia 0 um est(io anterior at0 )ue os 5omens$ossam com$reender2se.A sim$licidade e o e)uil6rio são as virtudes dos sios! a tolerBncia e

a $aci9ncia são as virtudes $e)uenas $ara a)ueles )ue! como n%s!ainda não são nem uma coisa nem outra.

Page 4: Impaciencia e Tolerância

7/21/2019 Impaciencia e Tolerância

http://slidepdf.com/reader/full/impaciencia-e-tolerancia 4/4

Aceitando com amor a)ueles colocados em nosso camin5o comoo$ortunidade de res(ate do $assado ou su$era"ão de n%smesmos.

• Não se revoltando diante das diculdades! saer aceit2lasde +orma serena e e)uilirada. Aen"oar a dor! $ois $ro$iciatrans+orma"#es. As almas )ue saem so+rer t9m $aci9ncia in-nita.

O $oder do 5omem est no seu e)uil6rio interior: em saer aceitar!es$erar sem a$e(os. 4e somos eternos! $or )ue ter sem$re $ressa'Im$orta educar nosso interior! su$erar d0itos.4e*amos $acientes e es$eremos nosso amadurecimento interior $ara$odermos col5er os +rutos na 5ora certa.Na verdade! tolerar e ser $aciente não constituem as virtudes

maiores! mas as menores. O ideal atin(iremos )uando não tivermos o)ue tolerar! o )ue su$ortar! mas aceitar a realidade sem a$e(os oues+or"os. A tolerBncia 0 um est(io anterior at0 )ue os 5omens$ossam com$reender2se.A sim$licidade e o e)uil6rio são as virtudes dos sios! a tolerBncia ea $aci9ncia são as virtudes $e)uenas $ara a)ueles )ue! como n%s!ainda não são nem uma coisa nem outra.