Implantes carregados com antibióticos- Confirmação das cinéticas de libertação ·...

3
Communiqué de presse Limoges17 de Outubro 2016 Implantes carregados com antibióticos: Confirmação das cinéticas de libertação A I.CERAM, empresa especializada em implantes ortopédicos inovadores e em implantes em cerâmica, prossegue a optimização dos seus implantes cerâmicos e anuncia a finalização da primeira fase de medida da cinética de libertação da sua cerâmica carregada com antibióticos. A tecnologia cerâmica CERAMIL desenvolvida pela I.CERAM, permite, graças à porosidade dos seus implantes, o seu carregamento com moléculas activas. Entre as moléculas com interesse clinico, os antibióticos foram os primeiros a ser estudados. Efectivamente, o risco de infecção bacteriana associado à implantação de material protético está avaliado entre 1 e 4%, de acordo com os estudos internacionais. As bactérias, possuem a capacidade de colonizar o material desde os primeiros minutos de contacto, e de, nas 24 horas seguintes, produzir um biofilme, tornando-as erradicáveis. O desafio foi conceber uma libertação do antibiótico desde os primeiros minutos de implantação, com uma cinética comparável à do desenvolvimento bacteriano. Além disso, a libertação devia prolongar-se no tempo com o objectivo de acompanhar o início da cicatrização da ferida operatória. O interesse da libertação através da cerâmica está na obtenção de uma alta concentração de antibiótico localizado, superando a concentração inibitória mínima (CIM) do germe.

Transcript of Implantes carregados com antibióticos- Confirmação das cinéticas de libertação ·...

Communiquédepresse Limoges17deOutubro2016

Implantescarregadoscomantibióticos:Confirmaçãodascinéticasdelibertação

A I.CERAM,empresaespecializadaem implantesortopédicos inovadoreseem implantesem cerâmica, prossegue a optimização dos seus implantes cerâmicos e anuncia afinalização da primeira fase de medida da cinética de libertação da sua cerâmicacarregadacomantibióticos.A tecnologia cerâmica CERAMIL desenvolvida pela I.CERAM, permite, graças à porosidadedos seus implantes, o seu carregamento commoléculas activas. Entre as moléculas cominteresseclinico,osantibióticosforamosprimeirosaserestudados.Efectivamente,oriscodeinfecçãobacterianaassociadoàimplantaçãodematerialprotéticoestáavaliadoentre1e4%, de acordo com os estudos internacionais. As bactérias, possuem a capacidade decolonizaromaterialdesdeosprimeirosminutosdecontacto,ede,nas24horasseguintes,produzirumbiofilme,tornando-aserradicáveis.O desafio foi conceber uma libertação do antibiótico desde os primeiros minutos deimplantação,comumacinéticacomparávelàdodesenvolvimentobacteriano.Alémdisso,alibertação devia prolongar-se no tempo com o objectivo de acompanhar o início dacicatrização da ferida operatória. O interesse da libertação através da cerâmica está naobtenção de uma alta concentração de antibiótico localizado, superando a concentraçãoinibitóriamínima(CIM)dogerme.

Foramtestadosdoisantibióticos:agentamicinaduranteoverãode2016,eavancomicinaduranteoúltimomês.SãoantibióticosutilizadoscomfrequêncianaáreadaOrtopedia,esãoactivoscontraasbactériaspresentesnasinfecçõespós-operatórias.Vários volumes (de 1 a 34 cm3) e formas de peças em cerâmica foram testados. Asmediçõesda cinéticade libertação in vitrodemostramque,desdeosprimeirosminutosumafortedosedeantibióticoé libertadaapartirdacerâmica, favorecendoadestruiçãodasbactériaspresentesnaáreaoperada.Alémdisso,alibertaçãoprolonga-seduranteasprimeiras 24 horas. Os resultados apresentados nas curvas abaixo, correspondemperfeitamente aos objectivos definidos pelo Comité Científico e pela equipa P&D daI.CERAM, e permitem perspectivar uma maior segurança para os cirurgiões e para ospacientes,aquandodautilizaçãodosimplantesCERAMILnumaintervenção.

Emconformidadecomasuaestratégia,aI.CERAMvaiprosseguirosseusprojectosdeP&Dtendoporobjectivo,atéaofinaldoanode2016,optimizaratécnicadecarregamentocommoléculasactivas(antibióticos)dosseusimplantes,paravolumesaté60cm3.Todasasinformaçõesnowww.iceram.frI.CERAMéelegívelaosdispositivosPEAePEA-

PMEAcerca da ICERAM: Fundada em 2005 em Limoges, a empresa ICERAM concebe, fabrica e comercializaimplantes ortopédicos inovadores (10 patentes internacionais) e implantes em cerâmica permitindo umabiocompatibilidade única. Apoiando-se no conhecimento e experiência, com mais de 30 anos, dos seusdirigentes, a empresa decidiu acelerar fortemente o desenvolvimento das biocerâmicas. A ICERAM foicertificada como “empresa inovadora”, certificado ISSO 9001, ISSO 13485 e beneficia damarca CE. Com 36empregados e uma tecnologia de ponta, a ICERAM apresenta um forte potencial de desenvolvimento. AempresafoiintroduzidanaAlternextEuronextGrowthParisem19deDezembro2014.ISIN:FR0011511971–ALICR

Contacts:

Relationsinvestisseurs ChristopheDurivault

Tél:+33(0)[email protected]

CommunicationfinancièreSolèneKennis

Tel:+33(0)[email protected]