Imprensa livre marco_2011_impressao

12
Bloco bafo do gato agita o carnaval de Anchieta e promete surpresas para 2012 GOV. DO ESTADO ANCHIETA BRASÍLIA GUARAPARI VITÓRIA 09 08 11 04 07 Vereadores aprovam quatro matérias em sessão extraordinária na Câmara municipal de Guarapari 05 08 Governo elimina ICMS do leite Lancha Patrulha da Polícia Militar vai intensificar a fiscalização Centro de Eventos de Vitória vai ampliar o potencial turístico da cidade Vereadora Terezinha solicita melhoria no sistema elétrico de Anchieta Senadora Ana Rita incentivo ao esporte e lazer para o povo capi- xaba

Transcript of Imprensa livre marco_2011_impressao

Page 1: Imprensa livre marco_2011_impressao

Bloco bafo do gato agita o carnaval de Anchieta e promete surpresas para 2012

GOV. DO ESTADO

ANCHIETA

BRASÍLIA GUARAPARIVITÓRIA

09

08

1104 07

Vereadores aprovam quatro matérias em sessão extraordinária na Câmara municipal de Guarapari

05

08

Governo elimina ICMS do leiteLancha Patrulha da Polícia Militar vai intensifi car a fi scalização

Centro de Eventos de Vitória vai ampliar o potencial turístico da cidade

Vereadora Terezinha solicita melhoria no sistema elétrico de Anchieta

Senadora Ana Rita incentivo ao esporte e lazer para o povo capi-xaba

Page 2: Imprensa livre marco_2011_impressao

EDITORIAL

ExpedienteIMPRENSA

LIVRE

Uma publicação deJOSÉ CARLOS MOREIRA GOMES - ME

Empresa Jornalística, Agência de Notícias,Elaboração de Jornais

CNPJ:07.823.054/0001-04Insc.Municipal 1185-1

Rua Camilo Gianordoli,26,Sala 07/3ºandar- Ed. Tropical CenterMuquiçaba - Guarapari - ES

CEP: 29215-080 - Telefax: (27) 3262 [email protected]

Diretor Geral, Editor eJornalista Responsável:

José Carlos Moreira GomesDRT-ES 01189JP

Dept Jornalismo:Carlinhos DJFotos: Carlinhos DJ

Diagramação: Leonardo GomezDepartamento Comercial:

(27) 3262 7603

Comunicado: Conceitos idéias, afi rmações, e outros tipos de opiniões emitidas em ma-térias assinadas, mesmo que só pseudônimo, podem não representar o pensamento da direção e dos editores desta publicação, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores. Garantimos desde já em edição posterior espaço igual para resposta da-queles que se sentirem atingidos.Toda e qualquer matéria veiculada no Jornal Imprensa Livre é a título de colaboração, sem vínculo empregatício, inclusive cargos de direção.

Colaboradorescolunistas

desta edição:Deyse de Lima e Silva

Os desafi os de manter um jornal de interior

O jornal do interior traba-lha com muitas difi culdades, mas isto não difere muito dos jornais de grandes cen-tros, que tem como objetivo, informar o leitor.

A diferença está nas di-fi culdades de trabalho e no tipo de pressão exerci-da sobre o profi ssional. Se por exemplo, em grandes centros o repórter faz uma matéria sobre qualquer irre-gularidade, não corre o risco encontrar com o infrator na rua. No interior, os encon-tros são freqüentes.

A outra difi culdade são os patrocinadores, o que torna a sustentabilidade do jornal difícil, em muitos ca-sos até de manter uma linha editorial independente.

Quase todos os veículos dependem de verbas públi-

cas, e acabam vendo seus projetos sendo divido com outros poderes. Isso interfe-re bastante na qualidade do trabalho. Porém nem tudo é só difi culdade. Com a globa-lização e a internet, as dife-renças entre os veículos de comunicação que atuam no interior e nas capitais dimi-nuíram. Os jornais do inte-rior utilizam os mesmos me-canismos e técnicas que são utilizados nos grandes veí-culos de massa. A tecnologia e o interesse cada vez maior pelo conhecimento presentes em todo mundo que fazem a evolução do jornalismo no interior. E é claro a luta vem do amor pela profi ssão e da vontade em ver mudanças na qualidade de vida das pessoas,que é o papel da im-prensa.

(27) 3262-7603 / (27) 9316-6970

Evento que tem som de

qualidade tem sempre essa

marca!

Pontal do Ipiranga em Linhares recebe novo CEIM e Ginásio Poliesportivo

No dia 18 de março a Pre-feitura de Linhares en-tregou mais dois belos

presentes à comunidade linha-rense: um novo Centro de Edu-cação Infantil Municipal e um Ginásio Poliesportivo. Tudo isso para atender aos morado-res de Pontal do Ipiranga e re-gião.

A nova escola em muito se diferencia da atual realidade do Ceim Agostinho Rigoni, que funciona numa casa alugada, onde 115 crianças estudam em salas de aulas adaptadas nos quartos da residência. “Essa nova escola vai melhorar mui-to nossas condições de atendi-mento aos alunos e também aos

pais. Teremos berçários, salas administrativas, ou seja, de-pendências que o outro espaço não nos possibilitava”, afi rma a diretora do Ceim, Sueli Moulin.

Serão 2 berçários para crian-ças de 0 a 2 anos e 4 salas para atender aos alunos entre 3 e 5 anos. Todos os espaços rece-berão mobiliários e material didático para a faixa etária que utilizará a escola, como brinque-doteca e banheiros adaptados para crianças. A nova estrutura terá a capacidade ampliada: 200 alunos poderão ser atendidas.

A obra é sinal do compro-misso com a educação de qua-lidade oferecida pela Prefeitura de Linhares, que depende de es-paços adequados e bem equipa-dos para atender aos alunos. A

nova estrutura é moderna e am-pla, capaz de atender inclusive alunos com defi ciência, e segue o padrão de qualidade adotado nas 12 escolas já entregues pela gestão do Prefeito Guerino Za-non às comunidades.

Ginásio Poliesportivo

O esporte e o lazer também ganham espaço em Pontal do Ipiranga. Além da escola, os alunos ganham um moderno Ginásio Poliesportivo, cuja obra fi ca na Rua Angico, que para prestar uma homenagem rece-berá o nome de “Jorge Silva”. A construção vai possibilitar aos alunos do Ceim e às famílias da região mais um local de integra-ção social e saúde.

O ginásio é amplo, capaz de receber jogos de diversas mo-dalidades, como futsal, vôlei, handbol e basquete. O espaço conta com duas arquibancadas, palco, dois camarins, dois almo-xarifados, duas copas/cozinhas e banheiros.

São quase de 1.200 metros quadrados de área construída para atender as necessidades de lazer e de prática esportiva da comunidade. Com o inves-timento em esporte, a Prefei-tura contribui também com a prevenção de doenças e, conse-quentemente, com o bem-estar físico e social dos linharenses.

Fonte:Assessoria PML

Câmara Municipal homenageia farmacêuticos e carteiros de Linhares

A Câmara Municipal de Li-nhares realizou na sessão do dia 10 de março, uma

homenagem para os farmacêu-ticos e carteiros de Linhares. Para receber as honrarias dos vereadores do município foram convidados os farmacêuticos Evaldo Ramos Ferreira e José Liberato. E representando os carteiros de Linhares, Enerlan-des Marcos Ribeiro.

Evaldo Ramos Ferreira falou em nome dos homenageados da noite e destacou a satisfa-ção de receber a homenagem. “Quero parabenizar toda nossa classe e também aos carteiros. É com muito orgulho que estou recebendo esta homenagem em nome de todos farmacêuticos de Linhares, do Estado e por-que não, do país. É muito bom saber que somos lembrados e valorizados. Desejo que todos do nosso setor nunca parem de investir no conhecimento cientí-fi co”, ressaltou.

O vereador Tarcísio Silva falou em nome dos colegas da Casa de Leis. “É uma honra fa-lar em nome de todos os vere-adores. A Câmara está abrindo espaço para receber a comuni-dade e isso é muito importante. Dessa forma, aproximamos a Câmara da população. Para-

béns a todos os farmacêuticos e carteiros de Linhares. E nos-so muito obrigado pelo serviço que vocês prestam para nossa cidade”, destacou.

A sessão da Câmara Muni-cipal de Linhares acontece toda segunda às 18 horas.

Fonte: Assessoria CML

LINHARES

Foto: Assessoria CMLSucursal Vitória

Sucursal Vitória

Page 3: Imprensa livre marco_2011_impressao

Sucursal Vitória

Marinha elogia a segurança na procissão marítima de Marataízes

O trabalho preventivo em relação à segurança marí-tima durante a procissão

da 101ª Festa das Canoas, realiza-do pela Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria Municipal de Pesca, foi alvo de elogios por parte da Marinha do Brasil.

De acordo com o comandan-te do grupamento da Capitania dos Portos responsável pela fi scalização da parte fl uvial do evento, Subofi cial Ernani, este ano a Administração de Marata-ízes realizou um ótimo trabalho em relação aos cuidados neces-sários para a prevenção e pronta resposta para casos de incidentes marítimos.

Mesmo tendo uma das maio-res participações de embarcações dos últimos anos, pela primeira vez, todos os barcos inscritos pas-saram sem problemas pela visto-ria da Capitania dos Portos e na do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Secretário Municipal de Pesca, Bruno Ma-chado, isso foi possível graças ao trabalho de recenseamento reali-zado três meses antes do evento, que possibilitou identifi car e cor-rigir antecipadamente eventuais problemas relacionados à embar-cação, tripulação, equipamentos de segurança, registros públicos, etc.

Por outro lado, o Prefeito de-terminou ao Secretário de Pesca que abra negociações com a Ma-

rinha do Brasil para a implanta-ção de uma base fi xa da Capita-nia dos Portos em Marataízes, uma vez que o Prefeito entende que o sul do Estado necessita de uma presença mais efetiva deste serviço em razão da expressivi-dade do setor para a economia local e das novas perspectivas in-dustriais que aumentarão o fl uxo de embarcações na região.

Para viabilizar a presença da Força Naval em Marataízes, o Prefeito adiantou que pretende oferecer a estrutura necessária para a implantação da Marinha, tal como o fornecimento de em-barcação apropriada e local para instalação do grupamento.

Por fi m, satisfeito com os re-sultados alcançados com a 101ª Festa das Canoas, o Prefeito de Marataízes destacou a partici-pação dos pescadores e a orga-nização da Igreja Católica, que este ano, a convite da Prefeitura, assumiu a organização cultural da Festa. O Prefeito aproveitou a oportunidade da entrevista para prometer para o próximo ano uma ajuda ainda maior do Muni-cípio na festa.

Fonte: Assessoria da PMM

Foto: Assessoria da PMM

MARATAÍZES

Sucursal Vitória

Unidades de Saúde de Vila Velha vão cadastrar usuários do município

Com o objetivo de organi-zar e planejar as ações de saúde e oferecer um aten-

dimento efi ciente e resolutivo aos usuários, a Secretaria Muni-cipal de Saúde de Vila Velha está realizando o cadastramento da população. O intuito das ações, que fazem parte do Plano Dire-tor da Atenção Primária à Saú-de, é obter um levantamento da saúde e das condições socioeco-nômicas das famílias residentes no município.

No dia 19 de março, quatro unidades foram atendidas- San-

ta Rita, Paul, Dom João Batista e Vila Garrido – realizaram , um Dia D para o cadastramen-to. Para ampliar o número de cadastros das famílias, houve ações em pontos estratégicos nos bairros que compõem os territórios das unidades. Quem tiver interesse em ser um mul-tiplicador do cadastramento ou necessitar de mais informações pode entrar em contato com a Atenção Primária à Saúde por meio do telefone 3139-9612.

MudançasDe acordo com a coordena-

dora municipal da Atenção Pri-

mária, Iohana Kroehling, o Plano Diretor é uma estratégia adotada pela Secretaria de Saúde, que vai ao encontro das reivindicações expressas pela população e das mudanças necessárias na orga-nização da Atenção Primária.

“Desde abril do ano passado, estão sendo realizadas ofi cinas junto às equipes das unidades de saúde, que capacitaram 200 profi ssionais entre médicos, en-fermeiros, técnicos de enferma-gem e agentes comunitários de saúde, gerando um grande mo-vimento para a melhoria da qua-lidade dos serviços prestados à população”, ressaltou.

As equipes responsáveis pelo cadastro das famílias têm o papel de diagnosticar, iden-tifi car e priorizar os problemas de saúde, além de monitorar às devidas ações. O cadastramento é feito através das Unidades de Saúde localizadas próximas ao local de residência de cada famí-lia, bem como por meio de líde-res de bairros, líderes religiosos, escolas e voluntários que têm acesso às famílias de seus bair-ros.’’

Fonte: Assessoria de comuni-cação da PMVV

Foto: Assessoria de comunicação da PMVV

VILA VELHA

Sucursal Vitória

PSB apresentará 40 propostas de governo para Marataízes

A Executiva Municipal de Marataízes do Partido Socialista Brasileiro – PSB está preparando um Seminário onde deverá apre-sentar e discutir com a sociedade um conjunto de 40 propostas de governo para o balneário.

O seminário que está previs-to para acontecer no próximo dia 16 de abril tem sido um dos focos principais nas reuniões do partido, que tem se intensifi cado nos últimos dias.

De acordo com o presidente do partido em Marataízes, pro-fessor Cleber, já confi rmaram presença no seminário desde importantes lideranças estadu-ais do partido, membros do PSB de cidades vizinhas, de partidos aliados e diversas autoridades locais, destacando assim, a for-ma como o seminário está sendo recebido pela sociedade política.

Já para o tesoureiro do par-tido, Renato Alves, esta vai ser uma oportunidade excelente para se discutir a nova realidade de Marataízes e fomentar um grupo de propostas prioritárias que a Executiva Municipal pas-sará a defender, dentre outros, com o governo Estadual.

Municipalmente, apesar de dois integrantes da executiva do partido já estarem integrados a base do governo local, a entrada ofi cial do partido na aliança do governo municipal deverá ser apresentada e discutida com os correligionários no seminário, onde deverá também estar pre-sente o prefeito Municipal, Jan-der Nunes Vidal.

O partido já recebeu ofi cial-mente convite para integrar a base de governo, onde deverá comandar a secretaria de Plane-jamento ou a de Trabalho e De-senvolvimento Humano.

IMPRENSALIVRE

Anuncie aqui!!!!(27) 3262-7603 / (27) 9316-6970

Page 4: Imprensa livre marco_2011_impressao

Incentivo ao esporte e ao lazer para o povo capixaba

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, recebeu a senadora Ana Rita

(PT-ES) no dia 16 de março em seu gabinete em Brasília para conversar sobre proje-tos e recursos para o Estado do Espírito Santo. O encontro durou cerca de 30 minutos, sufi cientes para ambos troca-rem informações a respeito de convênios de incentivo ao esporte e ao lazer e recursos a serem liberados para municí-pios do Espírito Santo, entre eles: Barra de São Francisco, Boa Esperança e Mimoso do Sul.

Os recursos para os mu-nicípios do Espírito Santo já foram empenhados, mas dependem de assinaturas de

convênios. O Ministério dos Esportes se disponibilizou a fazer apresentações e inser-ções em prefeituras sobre os programas do órgão. Orlan-do Silva sinalizou, também, a possibilidade de colaborar para criar alternativas para jovens capixabas, tirando-os do ambiente das drogas e es-timulando o esporte.

Ana Rita salientou que tem a intenção de incentivar junto com o IPEA cursos de capacitação para prefeitos e técnicos municipais, no intui-to de orientar na elaboração de projetos e liberação de re-cursos empenhados. Orlando Silva parabenizou a iniciativa da senadora e se disponibili-zou.

Fonte:Assessoria da sena-dora Ana Rita

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Senador Ricardo Ferraço apresenta em 90 dias relatório sobre reforma administrativa do Senado

O senador Ricardo Fer-raço (PMDB/ES) foi indicado no dia 16 de

março relator da Subcomissão de Reforma Administrativa do Senado. Ao lado do pre-sidente da subcomissão, se-nador Eduardo Suplicy (PT/SP), ele garantiu que vai cum-prir o prazo regimental de 90 dias para que o parecer seja apresentado à Comissão de Constituição e Justiça do Se-nado. Ferraço disse que gosta-ria de evitar a “reinvenção da roda” e propôs que o trabalho tivesse como ponto de parti-da o material produzido pela subcomissão anterior, cujo relator foi o ex-senador Tasso

Jereissati (PSDB/CE). A subcomissão começou

a trabalhar no dia 22/03 e, por sugestão do senador ca-pixaba, convidou os partici-pantes da subcomissão que examinou, no ano passado, o projeto de resolução 96/09. O projeto altera o regulamento administrativo do Senado, de acordo com estudo elabo-rado pela Fundação Getúlio Vargas, contratada pela Co-missão Diretora da Casa logo após a denúncia da edição dos chamados atos secretos do Se-nado. Além de Jereissati, Fer-raço acha importante ouvir os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE), que presidiu a subcomissão, e Pedro Simon (PMDB/RS), autor de várias

sugestões in-corporadas ao projeto 96/09.

“Estamos aprofundan-do as infor-mações, deta-lhando tudo aquilo que for necessá-rio para que p o s s a m o s trabalhar na direção de aprox imar-mos cada vez mais o Senado da R e p ú b l i c a da sociedade

brasileira”, declarou Ricardo Ferraço. Ele destacou a im-portância do tema para a con-vivência democrática e para o bom andamento do trabalho de senadores e trabalhadores do Senado Federal.

A Subcomissão da Refor-ma Administrativa, subordi-nada à Comissão de Consti-tuição, Justiça e Cidadania, é composta por apenas cinco senadores. Além do presiden-te e do relator, integram o co-legiado os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB), Benedito de Lira (PP-AL) e Cícero Lu-cena (PSDB-PB), que também ocupa o cargo de 1º secretário do Senado.

Fonte:Assessoria do Sena-dor Ricardo Ferraço

Campanha anual contra gripe incluirá o H1N1 para crianças, gestantes e pessoal da saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Infl uenza no Brasil vai

cobrir uma parcela maior da população a partir deste ano. O ministro da Saúde, Alexan-dre Padilha, anunciou amplia-ção, em entrevista coletiva em Brasília no dia 17 de março. Em 2011, além de idosos e po-pulações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profi s-sionais da saúde. A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que cir-culam no hemisfério sul, entre eles o da infl uenza A (H1N1).

A 13ª Campanha Nacio-nal de Vacinação acontecerá no período de 25 de abril a 13

de maio em 65 mil postos em todo o País. A meta é imuni-zar 23,8 milhões de brasileiros. No sábado seguinte ao iní-cio da campanha, 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização.

“Estamos incluindo três grupos importantes na campa-nha e esse é o momento de sen-sibilizar e informar a popula-ção, principalmente esse novo público, para que procurem os postos de saúde durante a campanha e tomem a vacina”, afi rmou o ministro Padilha.

Segundo o ministério da Saúde, as complicações da in-fl uenza (pneumonias bacteria-nas ou agravamento de doen-ças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são

mais comuns nesses grupos — idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que tam-bém são muito vulneráveis.

Neste caso, a principal for-ma de prevenção é a vacinação. A meta do ministério, estados e municípios é vacinar 80% da população alvo, o que repre-senta cerca de 23,8 milhões de pessoas.

“A vacina é segura para to-dos. Não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilida-de no local da injeção. Somen-te quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, garantiu o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Vacinação de CriançasOs pais devem levar as

crianças duas vezes aos pos-

tos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Infl uenza vem contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbi-tos e gastos com medicamen-tos para tratamento de infec-ções secundárias.

Na população com mais de 60, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hos-pitalizações por pneumonias.

Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a re-dução na mortalidade chega a 60%.

Para a realização da cam-panha o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 33 milhões de doses da vacina contra a infl uenza, ao custo de R$ 229 milhões. A esse investimen-to somam-se os recursos das transferências fundo a fundo realizadas para as secretarias de saúde estaduais e munici-pais, que podem aplicá-los na aquisição de seringas, agulhas e outras despesas. A campa-nha conta ainda com recursos das próprias secretarias, pos-sibilitando o funcionamento de aproximadamente 65 mil postos de vacinação.

Fonte: Portal Brasil Minis-tério da Saúde

BRASÍLIA

Page 5: Imprensa livre marco_2011_impressao

Vereador Cleber Pombo pede academias públicas em Anchieta

Os moradores do municí-pio de Anchieta podem ganhar academias pú-

blicas. É que o vereador Cleber Pombo protocolou requerimen-to nesse sentido e encaminhou ao prefeito da cidade, Edival Petri, que vai analisar a possibi-lidade de implantar esse benefí-cio.

Na opinião do parlamentar, o sistema de academias nas pra-ças públicas de Anchieta propi-ciará aos moradores a oportu-nidade de desenvolver práticas desportivas, importantes para a saúde. Cleber destacou que o uso do espaço deve ser com dias e horários determinados, com acompanhamento, inclusi-ve, de profi ssionais da área de educação física.

Fonte:Assessoria da CMA

ANCHIETA

Vereadora Terezinha solicita melhoria no sistema elétrico de Anchieta

A instalação de um novo transformador na Rua das Camélias foi soli-

citada pela vereadora Tereza Mezadri por meio do Req. nº 99/2011, lido durante a sessão ordinária de terça-feira dia 1º março da Câmara Municipal de Anchieta. Ela esclareceu que a extensão da rede foi feita para três casas, mas hoje são mais de

quinze na região que usam o mesmo sistema.

“A baixa carga do transfor-mador causa vários prejuízos aos moradores, como a queima de aparelhos eletroeletrônicos”, lembrou a parlamentar. Tereza anexou ao seu pedido, endereça-do ao secretário de Infraestrutu-ra, Renato Lorencini, um abaixo assinado com a assinatura de to-dos os moradores da região.

Fonte: Assessoria da CMA

Vereador Marcus Assad protocola requerimentos ao Secretário de Infraestrutura

O vereador Marcus Assad protocolou na Câmara Municipal de Anchieta

dois requerimentos endereça-dos ao secretário de Infraestru-tura, Renato Lorencini, onde so-licita a troca da areia do parque da escola Chapeuzinho Verme-lho, em Mãe-bá, e o reparo das rachaduras no teto e piso da es-cola de Recanto do Sol.

Sobre a troca da areia, con-tida no Req. nº 106/2011, Mar-quinhos explicou que a medida eliminará os riscos de doenças infecto-contagiosas nas crianças

que usam a área frequentemen-te. Já a reforma em Recanto do Sol contida na outra proposta, de nº 105/2011, justifi ca-se pela precariedade em várias estrutu-ras da escola.

“Que seja vistoriado e re-parado problemas como racha-duras no teto e piso, colocado portão na quadra poliesportiva e que seja feita a troca da areia que fi ca em volta da escola, pois ela está contaminada por água da fossa que constantemente vaza pela demora nos serviços de esgotamento”, reclamou o vereador.

Fonte:Assessoria da CMA

Executivos de Rotterdam visitam a Samarco em Ubu

A Samarco recebeu no mês de março um grupo de executivos do Porto de

Rotterdam International, na Holanda, que estiveram no Espírito Santo conhecendo os portos capixabas e buscando parcerias visando novas solu-ções portuárias. O diretor geral do Porto de Rotterdam, Roger Clasquin, e o diretor de projetos Marc Evertse, além do secretá-rio de Desenvolvimento Econô-mico do Estado, Márcio Félix, foram recebidos em Ubu, onde participaram de uma apresen-tação institucional da Samarco e

fi zeram uma visita ao Porto. Considerado um dos maio-

res terminais marítimos do país, o Porto de Ubu também chama a atenção de pesquisadores ja-poneses. Também no último mês, a Samarco recebeu a visi-ta de Kensuke Hayashi, técnico pesquisador da área de Econo-mia do Consulado do Japão no Rio de Janeiro. O pesquisador veio em busca de informações sobre as características físicas e operacionais do Porto. Ele tam-bém visitou a unidade indus-trial e tirou dúvidas sobre o pro-cesso de produção da Samarco.

Fonte: Assessoria da Samar-co

Foto: Assessoria da Samarco

Empregados da Samarco doam sangue ao Hemoes

A terceira edição da cam-panha de doação de sangue realizada pela

Samarco, em parceria com o Hemoes (Centro de Hemato-logia e Hemoterapia do ES), coletou 26 bolsas de sangue, que poderão atender mais de 70 pacientes com necessida-de de transplante de órgãos ou grandes cirurgias, vítimas de acidentes e portadores de doenças sanguíneas, entre ou-tros.

A doação de sangue é parte das atividades da Campanha de Carnaval, realizada anual-mente pela empresa. Uma uni-dade móvel do Hemoes esteve na planta industrial de Ubu, em Anchieta, para realizar as coletas. Durante as três edições da campanha foram coletadas, no total, 169 bolsas de sangue. Comprometida com a promo-ção da solidariedade, a ação incentivou também a doação de medula óssea e 31 cadastra-mentos foram realizados.

A programação da Cam-panha de Carnaval contou

com palestras de prevenção às doenças sexualmente trans-missíveis (DSTs) e aproxi-madamente 800 empregados participaram das ações. Foram distribuídos preservativos e folders educativos.

Doador voluntárioPara ser um doador volun-

tário de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto.

- Antes de doar, os volun-tários preenchem um cadas-tro com informações básicas e respondem a um questionário. Em seguida, os possíveis do-adores passam por uma tria-gem, que serve para examinar os sinais vitais, como pressão, pulso e temperatura.

- Para doar, o interessado pode se encaminhar ao ende-reço do Hemoes (Av. Mare-chal Campos, 1468, Vitória) ou participar de campanhas reali-zadas em unidades móveis.

Fonte:Assessoria da Sa-marco

Redação Guarapari

Redação GuarapariRedação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Page 6: Imprensa livre marco_2011_impressao

ANCHIETA

Câmara de Anchieta realiza solenidade para homenagear o Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Anchieta realizou no dia 15 de março terça-

-feira uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Dezenas receberam homenagens dos parlamenta-res, que ressaltaram a impor-tância delas para a união das famílias e desenvolvimento das cidades e do País, já que grande parte trabalha e ajuda no sustento de suas casas.

Ana Santinha Oliveira Mat-tos, da comunidade de Goem-bê, fez uma prece em gratidão a Deus pela passagem do Dia Internacional da Mulher. “So-mos mães, amigas, namoradas e companheiras e devemos nos unir para prevenir a violência. Pequenas atitudes promovem a paz e nós temos que entrar com a nossa ternura no com-bate à homofobia”, citou ela durante a sua fala, lembrando que mulheres e homens tem direitos iguais.

A Câmara abriu espaço para a fala da servidora Ana Cláudia Serafi m, que destacou o brilhantismo das mulheres, e contemplou os presentes com um vídeo, onde Dona Mar-garida, cidadã anchietense, conta as suas difi culdades e vitórias. Também foi realizada uma palestra sobre autoestima e todos os presentes acompa-nharam a fala de Fernanda Marinho, que destacou o va-lor da mulher. “Ser feliz não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender com o fracasso”, dizia um dos slides apresenta-dos durante a palestra.

Femininas, sim!O Legislativo anchieten-

se é conduzido hoje por duas grandes mulheres: Dalva da Matta Igreja (PDT), presiden-te da Casa, e Tereza Mezadri (PV), vice-presidente da Câ-mara Municipal. Em sua fala, Tereza salientou a grandeza e honestidade das mulheres presentes, lembrando que to-das as homenagens ainda são poucas, já que as mulheres são guerreiras.

Dalva destacou o carinho da Câmara com todas as mu-lheres anchietenses. “Esse é um gesto de carinho e humil-dade, pequeno, mas que fi cará marcado em cada uma de nós. É importante que lutemos pela valorização das mulheres. Nós nunca podemos desistir dos

nossos sonhos”, frisou a pre-sidente.

Os homens também se pronunciaram. Marcus Assad (PTB) enalteceu o trabalho de todas as mulheres. “Esse é um momento importante e mar-cante para o município, sou autor de resolução que home-nageia as mulheres anchieten-ses e elas, a cada momento, ba-talham incansavelmente pelos seus direitos. Apesar do dia da mulher ser todos os dias, para-benizo todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher”, disse.

Carlos Waldir (PSDB) lembrou que duas mulheres presentes à sessão foram mui-to importantes na vida dele. “Dona Ana, de Baixo Pongal, e Dona Luzia. Em nome delas eu parabenizo todas, porque todo dia é o dia da mulher”, lembrou ele. Já Válber Salarini (PSDB) também falou na ses-são, lembrando a coragem de cada uma das mulheres pre-sentes.

“A história de Dona Mar-garida muitos conheciam e agora a sua fé e entrega fi ca-rão ainda mais conhecidas na cidade. Estou feliz por dividir esse momento, já que tenho ao meu lado três mulheres: mi-nha amada Ângela e minhas duas fi lhas, Vanessa e Melissa, que são o esteio, a razão da mi-nha vida”, emocionou-se.

Receberamhomenagens

Aline CunhaAna Cláudia S.dos AnjosAndréia Silveira da SilvaDaniella BarrosEloiza MarcheziErica Paula FonsecaFabiola SimõesHerminia Barboza dos AnjosLauriete Rodrigues de Almei-daLuzia de Fátima VieiraMargarida Maria CecconErmelinda e Silva de Jesus (Loquinha)Maria das Graças Fernandes do Nascimento KotasekOlimpia de Oliveira B.PedrozaMonica SiqueiraRosana Bissi ZuquiFernanda TaylorRosana Ramos Hermes da RosaZenaid Celestino da SilvaAna Santinha Oliveira MattosNormélia RovettaMarlene RigoniRosemere da Silva RangelFonte:Assessoria CMA

Conselho Municipal de Segurança Pública toma posse em Anchieta

O Conselho Municipal de Segurança Pública de Anchieta (Comsepa)

tem nova diretoria. O prefeito Edival Petri, empossou os no-vos membros no dia 16 de mar-ço no Auditório da Prefeitura, para o biênio 2011/2012.

O evento contou com a presença do Sub-Secretário Es-tadual de Segurança Pública e Defesa Social, Guilherme Pací-fi co da Silva; do Comandante do Comando de Policiamento Operacional Sul, Coronel Mar-cos Campos; da Delegada de Polícia Civil de Anchieta, Maria da Glória Pessot; do Gerente Municipal de Segurança Públi-ca e Social, Leonardo Abrantes; de representantes do Ministério da Justiça, além de representan-tes de entidades, associações, secretários e gerentes.

O Comsepa tem como pre-sidente José Olympio Alochio – representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – ES) no município – e mais 16 ti-tulares. O município conta com os serviços do Conselho desde o ano de 2006, quando foi criado por meio da Lei Municipal nº 362/2006.

Para o presidente do Com-sepa, “o Conselho é de grande valia para o município que, em parceria com os órgãos compe-tentes, busca a sanar os proble-mas sociais existentes ou que venham a existir no município”.

Segundo o Sub-Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Guilherme Pací-fi co da Silva, o Governo Estadu-al busca sempre se aliar a esse tipo de trabalho implantado, para que juntos possam alcan-çar a meta estabelecida, neste caso, o Conselho. “O Governo

do Estado, juntamente com o Governo Federal e Municipal, tem trabalhado em cima das políticas públicas de segurança, para que os órgãos vinculados exerçam da melhor maneira possível sua função”, disse.

“Espero que os novos mem-bros do Conselho trabalhem para que o município seja mo-delo e referência para todo o Es-tado. Temos de trabalhar para sanar os problemas já existentes e pensando nos que estão por vir. Sabemos que o município está em pleno desenvolvimen-to e que junto vem os proble-mas sociais, mas trabalhamos para que este crescimento seja ordenado. Acreditamos em uma integração do Comsepa e os órgãos parceiros, debaten-do sobre ações que possam ser implantados o município, para melhoria da segurança de toda a região de Anchieta”, disse o prefeito Edival Petri.

Novos membros do Conse-lho:

- representando Associações de bairro: Mauro Alves Moreira (titular) e Marcelo Ribeiro (su-plente);

- representando o Sindica-to dos Trabalhadores Rurais de Anchieta: Leonardo Rauta Martins (titular) e Marta Regina Vasconcelos Lorencini (suplen-te);

- representando a Câmara de Dirigentes Lojistas: João Or-lando da Silva Simões (titular) e Marcos André Roffes (suplen-te);

- representando a Associa-ção Municipal dos Idosos de Anchieta: Affonso Junqueira de Alvarenga (titular) e Antônio Epaminondas de Araújo (su-plente);

- representando o Mepes: Julieta Maria de Fátima Duarte

(titular) e Marlene Rigoni (su-plente);

- representando o Sindicato Rural de Anchieta: Gilda Do-mingues (titular) e Gilberto Do-mingues Filho (suplente);

- representando a classe es-tudantil: Jadir Purcino;

- representando entidades religiosas: José da Luz Gren-da (titular – Igreja Católica), Robinson Jorge Antunes (su-plente – Igreja Católica), Verô-nica Abranches Simões (titular – Grupo Espírita) e Marilena Bortolucci de Oliveira (suplente – Grupo Espírita);

- representando a Polícia Militar: Wildson Nascimento de Farias (titular) e Giglielmo Pinheiro (suplente);

- representando a Polícia Ci-vil: Antônio Carlos Muniz do Nascimento (titular) e Antônio Carlos de Assis (suplente);

- representando o Conselho Tutelar de Anchieta: Daniela Frontino dos Santos (titular) e Marinalva Pereira dos Santos (suplente);

- representando a Guarda Municipal de Anchieta: Leonar-do Antônio Abrantes (titular) e Rodrigo Prett Bizoni (suplente);

- representando o Poder Ju-diciário: João Alfredo Martins (titular) e Cláudia Dupas Garcia Homem (suplente);

- representando o Poder Executivo: José Marcos Guai-tolini (titular) e Eunice C. Rosa Paiva (suplente);

- representando o Poder Legislativo: Brunela Marques Couto Costa

- representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – ES): José Olympio Alochio (ti-tular) e Clausse Gomes Barcelos (suplente).

Fonte: Assessoria de comu-nicação da PMA

Foto: Assessoria de comunicação da PMA

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Page 7: Imprensa livre marco_2011_impressao

Bloco bafo do gato agita o carnaval de Anchieta e promete surpresas para 2012

Page 8: Imprensa livre marco_2011_impressao

Sucursal Vitória

GOVERNO DO ESTADO

Lancha Patrulha da Polícia Militar vai intensifi car a fi scalização na costa capixaba

A fi scalização para conter a pesca predatória na costa capi-xaba conta agora com mais um recurso operacional importante para navegação. No dia 16 de março, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar, recebeu uma Lancha Patrulha do Ministério da Pesca e Aquicultura. O novo recurso vai contribuir com a intensifi ca-ção da fi scalização em alto mar.

A embarcação, com capaci-dade para uma equipe de nove pessoas, conta com tecnologia de ponta, equipada com sis-tema de radar, GPS e Sonar, o que garante a identifi cação da embarcação que esteja num ra-

dio de 16 milhas da lancha pa-trulha.

Para o comandante do Ba-talhão Ambiental, Leonardo Marchezi, o recurso vai facilitar a identifi cação de embarcações, como as traineiras, que pescam grande volume de peixe de for-ma indiscriminada no mar ca-

pixaba sem se preocupar com a questão ambiental.

“Esses equipamentos per-mitem o registro dos pontos mais utilizados para pesca e isso facilita a identifi cação dessas embarcações que, muitas vezes, chegam de outros estados para pescar mais de 100 toneladas de peixes na costa do Espírito Santo. Poderemos identifi car essas embarcações num raio de 16 milhas da Lancha Patrulha, o que antes não era possível”, diz.

Pela autonomia de combus-tível, a lancha permite até 17 horas de navegação e oferece toda estrutura necessária para a equipe de trabalho, capaz de abrigá-la por mais tempo, até para pernoitar, sem precisar

retornar a terra. O sistema So-nar também oferece segurança para a navegação, permitindo a emissão de sinais de alerta ao perceber qualquer obstáculo que possa causar risco à embar-cação.

Otimização para navegar

As Lanchas Patrulhas se-guem requisitos militares e fo-ram montadas com aplicação de tecnologia de ponta, como o processo de infusão a vácuo, que eleva a resistência e dura-bilidade da embarcação. Sua operação é feita com total se-gurança e excelente desempe-nho em condições extremas de navegação. A lancha tem longa vida útil e baixo custo de manu-tenção.

A Lancha Patrulha vai se unir aos demais recursos opera-cionais do Batalhão Ambiental. A unidade já desenvolve ações de fi scalização em alto mar para combater a pesca irregular que prejudica o meio ambiente. Com esta mais nova aquisição,

o Batalhão preten-de ampliar a fi scali-zação ambiental em controle ao estoque pesqueiro no Esta-do.

“A pesca indis-criminada é crime ambiental e acar-reta em detenção e multa. Agora, com a nova embarcação, poderemos intensi-fi car a fi scalização na costa”, diz Mar-chezi.

A Lancha Pa-trulha foi entregue ao Batalhão Am-

biental pela ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, e contou com a presença do go-vernador do Estado, Renato Casagrande, do comandante geral da Polícia Militar, Ansel-mo Lima e demais autoridades.

Fonte: Assessoria de Comu-nicação da PMES

Fotos: PM

Fotos: PM

VITÓRIA

Centro de Eventos de Vitória vai ampliar o potencial turístico da cidade

O Centro de Eventos de Vitória será o maior es-paço para a realização

de feiras, shows, congressos e seminários do município e deve ampliar o potencial turístico da cidade. Com um conceito ino-vador e arquitetura contempo-rânea, o equipamento público está sendo projetado com espa-ços multifuncionais e versáteis, que permitirão a realização de atividades simultâneas para até 15 mil pessoas. O projeto foi divulgado para a imprensa em coletiva no dia 17 de março, no Hotel Senac, na Ilha do Boi.

O prefeito João Coser desta-cou a importância do Centro de Eventos. “A falta de espaço para a realização de eventos é um de-safi o antigo e, identifi cada a de-manda, colocamos a construção do centro no nosso plano de go-verno. Conseguimos o primeiro grande passo, mobilizados com o então governador Paulo Har-tung, que foi a cessão da área pelo governo Federal. Agora, outra importante iniciativa será feita, que é a licitação do projeto executivo. É ele que vai permi-tir a defi nição precisa do que será feito na obra e de seu custo. Agradeço ao governador Casa-grande, pois o Centro de Even-tos exige esforços coletivos.”

“A construção do centro de eventos é uma das prioridades do trade turístico. O espaço é importante não somente para Vitória, mas para o Estado do Espírito Santo, que se benefi cia-rá com atração de mais eventos. Estamos contribuindo para se-guirmos mais um passo adian-te, que é a realização do projeto executivo”, ressaltou o governa-dor Renato Casagrande.

CapacidadeCom uma localização privi-

legiada, entre a praia de Cam-buri e o novo terminal de passa-geiros do Aeroporto de Vitória, esse importante espaço para convenções terá uma área total de 40 mil metros quadrados e será construído em um terreno de 100 mil metros quadrados cedido pela Infraero ao municí-pio e ao Estado.

O Centro terá uma arena com capacidade máxima de 7,5 mil pessoas. A área destinada

às feiras comporta 8 mil pessoas. Já o auditório e salas de eventos são para 2,4 mil e o restau-rante foi projetado para atender com qualidade a mil pessoas, sem con-tar os espaços em áreas abertas, que podem ser utilizadas simultanea-mente.

Além do layout clean, o novo Centro de Eventos de Vi-tória também inova com uma fachada contemporânea e li-nhas marcantes que revelam a modernidade da edifi cação. Desenhado por arquitetos com expertise na área, o centro foi pensado como solução para as necessidades da cidade com base em empreendimentos si-milares implantados em Forta-leza e Belo Horizonte. Conforto térmico, acústico e acessibilida-de em todas as dependências foram elementos fundamentais defi nidos nesse projeto.

MobilidadeOutro destaque é a minimi-

zação de impactos com a mobili-dade, uma vez que o turista que desembarcar no novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória não precisará se deslocar de carro até o Centro de Even-tos. Eles poderão seguir a pé para participar de congressos e feiras. O fato de estar próximo aos principais corredores viá-rios da cidade – avenidas Dante Michelini, Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader – tam-bém facilitará os deslocamentos dentro da Grande Vitória.

Com 1,3 mil vagas de esta-cionamento, espaço reservado para embarque e desembarque de ônibus de turismo e pátios de serviço para 40 caminhões, o novo Centro de Eventos tem tudo para oferecer toda infra-estrutura necessária para a rea-lização de grandes convenções. “Essa obra é prioritária para a economia da cidade. Nossa ex-pectativa é começá-la no próxi-mo ano”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera.

Confi ra as dimensões do Centro de Eventos:

Circulação coberta: 11.500 m2Docas: 780 m2Setor de serviços: 2.000 m2Restaurante: 800 m2Espaço para feiras: 10.000 m2Auditório e salas de eventos: 5.000 m2Arena: 9100 m2Estacionamento: 1.350 veículos e 40 caminhõesÁrea total: 40.000 m2Fonte: Assessoria de comunica-ção da PMV

Sucursal Vitória

Page 9: Imprensa livre marco_2011_impressao

Governo elimina ICMS do leite para empresas e cooperativas capixabas

Em uma ação inédita, o Governo do Espírito Santo reduziu para zero

a contribuição ao ICMS do lei-te líquido, benefi ciando toda a cadeia produtiva do setor, desde o pequeno produtor até as grandes empresas e coope-rativas, de Norte a Sul do Esta-do, na busca pelo aumento da competitividade, pela valori-zação do homem do campo e da redução das desigualdades sociais.

O decreto que regulamenta a nova tributação para o se-tor foi assinado no dia 17 de março, em evento realizado no gabinete do governador Renato Casagrande, no Palá-cio Anchieta. Estiveram pre-sentes os secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, de Desenvolvimento, Márcio Felix, e da Fazenda, Maurício Duque, além do subsecretário da Receita Estadual, Gustavo Guerra, o presidente da Or-ganização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES), Estério Colnago, e representantes das cooperativas de leite Selita, Veneza, Colamisul e da em-presa Damare.

“Participamos dos deba-tes sobre a tributação do leite e seus derivados e, atentos às necessidades do setor, decidi-mos reduzir o ICMS para for-talecer os nossos produtores, empresas e cooperativas. O nosso foco no desenvolvimen-to regional e na redução das desigualdades está contem-plado com a medida, porque entendemos que o fomento à pecuária e atividades ligadas ao campo são importantes instrumentos para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destacou o gover-nador.

Renato Casagrande afi r-mou também que a medida

faz parte de um conjunto de políticas de incentivo às ativi-dades rurais do Governo do Estado, no sentido de valori-zar os empreendedores locais. “Essa é uma nova ação que vem colaborar com outras já em execução, como a distri-buição de resfriadores de lei-te para a melhor estruturação das cooperativas e que, grada-tivamente, vão nos auxiliar no trabalho de fortalecimento das microrregiões e de suas poten-cialidades”, explica.

Com a nova tributação, o Governo pretende estimular a competitividade dos produ-tores, fazendo frente à con-corrência de mercadorias de outros Estados. “Vamos con-seguir fazer crescer as nossas indústrias com a redução do ICMS”, destacou José Onofre Lopes, presidente da Selita.

ICMSO decreto acaba com dife-

renças na tributação do leite líquido na venda ao consumi-dor fi nal, que variava de 0% a 7%, dependendo de caracterís-ticas como tipo de embalagem e teor de gordura. Agora, todo leite líquido produzido no Es-tado terá carga zero de ICMS na venda ao consumidor fi nal.

Já os produtos derivados do leite fabricados no Estado terão carga tributária reduzida de 17% para 7%, no mercado interno. Nas vendas interesta-duais, o leite líquido resfriado terá a tarifa reduzida gradu-almente (crédito presumido) para 5% até 2012, 4%, de 2013 a 2014, e para 3%, entre 2015 e 2016.

O secretário de Estado da Fazenda, Maurício Duque, destaca que o decreto faz parte da política de incentivo às co-operativas de leite e indústria de derivados do Estado, com benefícios diretos a milhares de produtores. “A iniciativa estimula a indústria local e

as cooperativas, fazendo com que nossos produtos fi quem mais competitivos e avance-mos na produção de itens de maior valor agregado”, disse o secretário.

A decisão irá benefi ciar o agronegócio capixaba, segun-do o secretário de Agricultura, Enio Bergoli. “Temos que co-memorar este momento his-tórico, no qual adotamos uma medida de consenso que vai benefi ciar cerca de 17 mil pro-priedades rurais onde o leite é produzido”, disse.

“Esta é mais uma constru-ção integrada e convergente do Governo do Estado para aumentar a competitividade entre as cooperativas e, assim, benefi ciar toda a sociedade”, disse o secretário de Desenvol-vimento, Márcio Félix.

O presidente da OCB, Esté-rio Colnago, disse que as coo-perativas reconhecem e agra-decem o trabalho do Governo para melhorar a competitivi-dade do setor. “O produtor será o grande benefi ciado com a medida, que contribui com a melhoria da qualidade de vida no campo”, avalia.

ProduçãoHá no Estado, atualmen-

te, um rebanho 250 mil vacas ordenhadas, o que gera uma média de 1,23 milhão de litros de leite por dia. Por meio do Programa Especial de Melho-ramento Genético da Pecuá-ria de Leite do Espírito San-to, a Secretaria de Estado da Agricultura desenvolve ações como melhoramento genético, implantação do laboratório de qualidade, distribuição de 258 resfriadores de leite, combate e erradicação da brucelose e treinamento de trabalhadores, entre outras. Apenas em 2010, foram investidos mais de R$ 7 milhões em pecuária de leite.

Fonte: Secom

Fotos Thiago Guimarães/Secom

Sucursal Vitória

GOVERNO DO ESTADO

Vida Urgente ES oferece grupo de apoio a pais de vítimas do trânsito

Presente no Estado des-de 2008, o programa “Vida Urgente ES”,

do Departamento Estadual de trânsito (Detran|ES) e da Fundação Thiago de Mora-es Gonzaga, realiza diversas ações de conscientização de trânsito em festas, shows, ba-res e praias por meio do tra-balho de jovens voluntários. Além de todo este trabalho educativo, poucos sabem da existência do grupo de apoio aos familiares de vítimas de trânsito, que é mantido pelo programa.

Formado principalmente por pais que perderam seus fi lhos em acidentes de trânsi-to, o grupo é aberto e gratui-to, e se reúne semanalmente no “Espaço Vida Urgente”, em Vitória, para trocar expe-riências, aprender a conviver com a falta de pessoas queri-das e estabelecer uma rede de apoio no enfrentamento do processo de luto.

Acompanhamentopsicológico

Para auxiliar os partici-pantes neste processo, uma psicóloga participa e conduz as reuniões, ajudando os pre-sentes a aceitar a realidade imposta pela fatalidade, de forma a incentivar uma vida produtiva e de qualidade, bem como o reforço e o de-senvolvimento de vínculos afetivos.

De acordo com a psicóloga responsável pelo grupo, Elai-ne Bello Bonorino, a intenção é abrir espaço para que mais pessoas se benefi ciem desta troca de experiências.

“Estamos em uma etapa de crescimento e consolida-ção do grupo, onde um se

conforta com o outro e todos aprendem juntos. Trabalha-mos com o acolhimento des-tas pessoas e nas formas de aprender a viver com este va-zio”, disse a psicóloga.

Com o objetivo de auxi-liar os pais a superar a dor da perda e contar sua experiên-cia pessoal, a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga, fez uma visita ao grupo de apoio no dia 17 de março.

Segundo ela, embora o grupo trabalhe um tema deli-cado, ele não deve ser encara-do como um lugar de tristeza.

“Este não é o grupo do choro. Aqui se chora também, se essa for a vontade, mas aqui é, antes de tudo, um lu-gar para aprendermos a con-viver com a falta dos nossos fi lhos de maneira saudável e alegre, pois era assim que eles gostavam de nos ver”, disse.

Diza Gonzaga - que se considera uma “gauchaba”, apelido carinhoso que vem da mistura de gaúcha com capixaba - nasceu em Porto Alegre (RS) e criou junto com seu marido, Régis Gonzaga, a fundação que leva o nome de seu fi lho, Thiago de Moraes Gonzaga, morto em um aci-dente de trânsito em maio de 1995, em Porto Alegre, quan-do o carro em que estava de carona chocou-se contra um contêiner colocado irregular-mente na rua.

Os encontros ocorrem to-das as terças-feiras, às 19h30.

Local: “Espaço Vida Ur-gente” – Rua Doutor João Carlos de Souza, 245, Barro Vermelho, Vitória –ES (Rua lateral ao Carrefour).

Telefone do “Vida Urgen-te ES”: (27) 3315-8942

Fonte:Assessoria de Co-municação do Detran|ES

Sucursal Vitória

Page 10: Imprensa livre marco_2011_impressao

GUARAPARI

INFORMAJUNIORInformática

MANUTENÇÃO EM COMPUTADORES | RECARGA EM CARTUCHOS | COMPRA DE COMPUTADORES USADOS | VENDAS DE ACESSÓRIOS SEMI-NOVOS

(27) 3262-1288Muquiçaba (ao lado da São Geraldo)

Deputado Rodrigo Chamoun destina emenda parlamentar para aquisição de equipamentos Hospitalares para UPA de Guarapari

Prefeitura de Vila Pavão amplia investimentos na Saúde Natural Preventiva

A prefeitura de Vila Pa-vão, através da Se-cretaria Municipal de

Saúde, numa parceria com a Associação Central de Saúde Alternativa do Espírito Santo (ACESA-ES), resolveu fazer novos investimentos para ampliar a produção de plan-tas medicinais e seus deriva-dos, visando atender a gran-de demanda dos usuários de plantas medicinais e fi toterá-picos, que está em expansão no município e região. Esta-tísticas apontam o crescimen-to do consumo de plantas me-dicinais ou medicamentos à base de plantas no Brasil e no mundo. Esse mercado cresce em torno de 15% ao ano.

Em regime de comodato, o governo municipal arrendou uma área medindo 22.871 m2, onde construiu uma grande horta que cultiva cerca de 80 espécies de plantas medici-nais, comprovada cientifi -camente e autorizada pelo Ministério da Saúde, além de verduras e legumes. De

acordo com a fi toterapeuta e coordenadora da ACESA, Ge-nilza Fátima Matiello, o novo sistema instalado será gerido como meio educativo, numa parceria com as escolas, gru-pos da Terceira Idade e Pesta-lozzi. “Os médicos que atuam na Secretaria Municipal de Saúde poderão receitar remé-dios naturais, principalmente na linha de calmantes e para ansiedade, o que exige uma produção em maior escala do nosso projeto, que engloba o ensinamento das técnicas de produção de plantas medici-nais e seus derivados, o cul-tivo de verduras e legumes, a distribuição de mudas, o fornecimento gratuito para creches, escolas e entidades sociais, além da comerciali-zação, por preços simbólicos, para ajudar no custeio dos gastos com a horta. É preciso que as pessoas busquem mais conhecimento dos cuidados e preparo dos chás, por isso vamos promover cursos para a comunidade pavoense.”, in-forma Genilza.

A horta, localizada no Cór-

rego São Roque do Estevão, a 3 km da sede - próxima ao Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão (CEIER), já oferece mudas e chás de alecrim, losma, horte-lã, camomila, melissa, boldo, poejo, carqueja, bálsamo ale-mão, arnica, cânfora, alumã, tanchagem, manjericão, ele-vante, vich, capim cidreira, entre outros. Os interessados devem procurar no local das 8 às 17 horas e, nos próximos dias, também na Casa do Pro-dutor.

Além da horta que funcio-na próxima ao Ceier, Vila Pa-vão mantém unidades de pro-dução de plantas medicinais na Igrejona e na comunidade de Praça Rica.

Seminário – Já está agen-dado para os dias 15 e 16 de julho de 2011 o Seminário Es-tadual de Saúde Natural Pre-ventiva em Vila Pavão. Este ano, o evento acontecerá no CEIER e a programação será divulgada nos próximos dias.

Fonte: Núcleo de Comu-nicação da Prefeitura de Vila Pavão

Sucursal Vitória

VILA PAVÃO

Page 11: Imprensa livre marco_2011_impressao

Vereador Domingos Maciel requer gratifi cação para os servidores da UPA

Gratifi car os servido-res das Unidades de Pronto Atendimento

- UPA que atuam na cidade de Guarapari. Esse é um dos objetivos do Requerimento nº 011/2011,protocolado pelo ve-reador Domingos Maciel dos Santos (PP) e lido na sessão or-dinária de terça-feira dia 15 de março da Câmara Municipal de Guarapari. O vereador tam-

bém solicitou que a carga horá-ria dos profi ssionais de equipe de enfermagem das Unidades de Pronto Atendimento - UPA seja igualada com a carga horá-ria dos médicos totalizando 12 (doze) plantões por mês.

O parlamentar ainda desta-cou que esses profi ssionais são de grande importância para a administração e também para diversos serviços prestados à população.

Fonte: Assessoria da CMG

GUARAPARI

Vereador Serjão quer praça de esporte e lazer para o Bairro Jabaraí e asfalto em Perocão

Os moradores do muni-cípio de Guarapari po-dem ganhar praça de

esporte e lazer. É que o vere-ador Sérgio Ramos Machado (PMDB) protocolou requeri-mento nesse sentido encami-nhou ao prefeito da cidade, Edson Figueireido Magalhães, que vai analisar a possibilida-de de implantar esse benefício.

Na opinião do parlamen-tar, a construção de praça pública de esporte e lazer na antiga escola municipal Rosa Simões de Almeida, localizada na Av. Principal do Bairro Ja-baraí, em Guarapari propicia-rá aos moradores a oportuni-dade de desenvolver práticas desportivas, importantes para a saúde.

Já no outro requerimento o vereador pediu à Prefeitura Municipal de Guarapari a pa-vimentação asfáltica da Rua Theodoro Souza Lima, locali-zada no Bairro Aldeia de Pe-rocão.

Justifi cou o pedido lem-brando que, com as fortes chuvas que atingirama cidade, as vias fi caram danifi cadas, prejudicando o trânsito e os pedestres que trafegam pelo local.

Fonte:Assessoria CMG

Vereadores aprovam quatro matérias em sessão extraordinária na Câmara municipal de Guarapari

Em sessão extraordinária às 17h30 do dia 15 de março, os vereadores

da Câmara Municipal de Gua-rapari colocaram em votação quatro propostas, de autoria

do Poder Executivo e dos pró-prios parlamentares.

Entre as propostas está o Projeto de Lei nº 028/2011, que dispõe sobre convênio de contribuição social com entidade sem fi ns lucrativos com o Centro de Atendimen-

to Educacional Especia-lizado “Jandira Maria Ferreira Alves” – APAE de Guarapari no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

Outra matéria apro-vada, de nº 003/2011, que dispõe sobre decla-ração de utilidade públi-ca a Associação Cassimi-ro de Atletismo Amador - ASCAA.

Os parlamentares também mantiveram o veto no Projeto de Lei Complementar nº 001/2011, que altera dis-positivos da Lei Com-plementar nº 007/2077.

A última proposta analisada na sessão extra

de hoje e aprovada pelos vere-adores, PL nº 009/2011, dispõe sobre denominação de via pú-blica – Avenida Valdir Vieira Conceição, a atual Avenida Vitória, localizada no bairro Perocão, neste Município.

Fonte:Assessoria CMG

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Prefeito de Colatina Leonardo Deptulski ouve comunidade

Aconteceu no dia 17de mar-ço, na comuni-

dade do Santa Hele-na mais uma reunião entre a Prefeitura e os moradores do bairro. Foram apresentadas as principais ações desenvolvidas pela admi-nistração na região, como o calçamento em ruas e o em-penho junto do Governo Esta-dual em construir o trevo na BR 259.

Além disso, também foram apresentadas as obras que es-tão mudando a vida dos cola-tinenses como o programa de habitação no Ayrton Senna e Parque das Águas, a reforma da ponte Florentino Avidos e a contratação de dez médicos que já refl ete em melhoria nos

atendimentos nas Unidades de Saúde.

O prefeito Leonardo Dep-tulski agradeceu a presença dos moradores e a receptivi-dade com que sempre é re-cebido no Santa Helena. Ele acrescentou ainda que tem mobilizado toda sua equipe de secretários para pleitear al-gumas obras no bairro, como a fi nalização do calçamento e um projeto para uma área de laser.

Fonte:Assessoria PMC

COLATINA

Sucursal Vitória

Page 12: Imprensa livre marco_2011_impressao