Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva...

12

Transcript of Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva...

Page 1: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...
Page 2: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...

2 Julho/2016 Perspectiva

Jornal PERSPECTIVA é publicação da TITAN Comunicação Ltda. CNPJ 02.546.886/0001-07 PUBLICIDADE|REDAÇÃO|ADMINISTRAÇÃO Av. Epitácio Pessoa 62 Lj.50 Santos/SP CEP 11045.300 Tels. (13) 3284.2373 e 99147.6522 Matriculado nº 715

na Associação de Jornais do Interior do Estado de São Paulo IMPRESSÃO Gráfica Carnicelli (16) 3368.4949DIRETOR EDITOR Luiz Carlos Ferraz MTb. 2045 DIRETORA MKT Sandra L. Netto MTb. 42562 Circula em Santose cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista Jornal PERSPECTIVA nº 258 Ano 32 julho/2016www.jornalperspectiva.com.br | [email protected] Artigo assinado é responsabilidade do autor.

Divulgação

EDUARDO AUGUSTO MURRAY E

BRUNO LUIZ BARROS E SILVA

Acervo FAMS

Postos desalvamento: obrasduraram quatroanos e foramentregues em 25 demaio de 1932

Imunidade tributária das igrejas

Algumas sugestõesde Beto Siqueira:

aproveite melhor osmóveis, atenção na

iluminação, use acriatividade...

Capa: Fotos de Leandro Ayres, Bruno Scarpa eDivulgação.

A Engeplus Construtora e Incorporadoraentrega em agosto o Residencial Ilha de Capri,no Embaré, em Santos, com apartamentoscompactos, de 1 e 2 dormitórios, e dotado deárea de serviços pay per use.............Págs. 5 a 7.

Capa:Capa:Capa:Capa:Capa:

Cenógrafo e visual merchandiser Beto Siqueira listoudiversas opções para transformar de forma definitiva oseu espaço e aparentá-lo ainda maior....................Pág. 8.

Arq&DecorArq&DecorArq&DecorArq&DecorArq&Decor

Pouca gente sabe: os seis Postos de Salvamento que seestendem pela orla foram oferecidos à população peloRotary Club de Santos.............................................Pág. 12

Santos e suas históriasSantos e suas históriasSantos e suas históriasSantos e suas históriasSantos e suas histórias

Grupo santista criou a página TUmobgrafia noFacebook, voltado para o público da Baixada Santista,o que explica o “TU”...............................................Pág. 4

Imagens & PImagens & PImagens & PImagens & PImagens & Palavrasalavrasalavrasalavrasalavras

Algo que mora em nós

C omo evitar a rápida oxidação docérebro? Ao pensar em uma respostasimples, direta, objetiva, em meio ao

turbilhão em que vivemos hoje, logo nosvem outra à cabeça: um cérebro ativocolabora efetivamente para evitar oesgarçamento do tecido social? Se a estasperguntas existirem respostas afirmativas,seremos tentados a pensar que asustentabilidade mora em nós. Afinal, atecnologia é boa e todos gostam. Dias atrása Justiça brasileira deu mais uma caneladano serviço de mensagens instantâneasWhatsApp, suspendendo-o em todo oterritório nacional. Para uma considerávelparcela da população gerou-se uma situaçãode pânico. Você já avaliou o quanto édependente de tecnologia hoje? Até queponto os recursos tecnológicos, ou a faltadestes, interferem no seu trabalho, saúde,relações sociais ou vida afetiva?

A tecnologia se incrusta às nossas vidas,

sendo muitas vezes a extensão de nossosmovimentos físicos e intelectuais. O fato éque hoje em dia um (a) operador (a) decaixa não consegue fazer uma continhasimples, de adição e subtração, sem usar acalculadora para dar o troco. Na mesmatoada, pessoas nomofóbicas (viciadas eminternet e, neste caso, mais precisamente emcelular) ficam digitando enquanto dirigem.O fato é que estamos nos condicionando adigitar e não a pensar. Estamos mudando ojeito de o cérebro produzir as sinapses.Algumas pessoas já trocam os flavonoidespor chips e batatas chips. O risco éacelerarmos a oxidação do cérebro e adesprezar o contexto social. O mundotecnológico é mais prático, mas nãopodemos ter a visão reducionista de que avida pode ser resumida a um aparelho e doisaplicativos. Afinal, a sustentabilidade é algoque mora em nós e não devemos dar molepara a oxidação.

OpiniãoOpiniãoOpiniãoOpiniãoOpinião

Aimunidade constitui a maisimportante forma tributária

desonerativa, uma vez que elaimpõe vedação absoluta ao poder detributar.

O conjunto de imunidades estádisposto nos artigos 150, inciso VI,e 195, § 7º, da Constituição Federal,definindo, assim, um elenco devedações objetivas e subjetivas.

No caso das igrejas, estasgozam de imunidade tributária emdecorrência da previsãoconstitucional contida na alínea “b”do artigo 150 da Magna Carta.

Neste sentido, dispôs aConstituição Federal, sem quaisquerrestrições, que as Igrejas dequalquer culto são imunes detodos os impostos. Não o prédio,mas a instituição. O vocábulo“igreja” tanto serve para designara instituição como o “prédio”, omesmo se podendo dizer dovocábulo “templo”.

É importante enfatizar,contudo, que existe apenas arestrição do § 4º do artigo 150, se

as doações recebidas dos fiéisforem destinadas a atividadesmercantis.

Nesta hipótese (atividadesmercantis), perder-se-ia aimunidade para não gerarconcorrência desleal com outrasempresas de fins lucrativos, queatuem na mesma área de exploraçãomercantil escolhida pelas Igrejas.

Deste modo, a imunidade

constitucional das entidadesreligiosas foi instituída no contextode expansão da fé religiosa, de modoque os recursos obtidos através dedoações sejam necessariamentereaplicados na expansão da féreligiosa.

Eduardo Augusto Murray eBruno Luiz Barros e Silva sãoadvogados do escritório Murray -Advogados, de São Paulo.

Eduardo Augusto e Bruno Luiz: existe apenas a restrição do§ 4º do artigo 150, se as doações recebidas dos fiéis forem

destinadas a atividades mercantis

Fotos PR Murray

A linha da cozinha do Cali4nia, no Boqueirão, em Santos,é japonesa e tailandesa, mas também dispõe de outrostipos de culinária......................................................Pág. 12.

Mesa LitoralMesa LitoralMesa LitoralMesa LitoralMesa Litoral

O jornalista Luiz Carlos Ferraz lançou em Santos o livro“A Última Peregrinação”, que relata suas dúvidas ecertezas no Caminho de Santiago..................Págs. 9 a 11.

Caminho de SantiagoCaminho de SantiagoCaminho de SantiagoCaminho de SantiagoCaminho de Santiago

Page 3: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...

Perspectiva Julho/2016 3

NELSON TUCCI

Fotos Divulgação

Veículos & Negócios

Lançado em 1980, o VW Golpelejou sete anos paraconquistar a liderança no

mercado brasileiro, mas quandochegou lá fincou bandeira por 27anos. Assim como no futebol, oveículo Gol caiu em 2014. E a marcanem faz questão de lembrar o ano de2015... Perdeu 32,4% de vendas.Fosse possível comparar friamenteos números, foi uma espécie de 7x1multiplicado por 4,5 vezes. Mas aexemplo do esporte maior no país,este modelito popular quer resgatara sua história em 2016. E sai à luta.Ainda é cedo pra se avaliar otrabalho de Tite na seleção defutebol, mas no automóvel já épossível se apostar algumas fichas.Em junho último foi o quartomodelo melhor posicionado noranking e em julho (primeiraquinzena) faltaram apenas 170unidades para ele terminar no G4.Existe um esforço de recuperação ea briga com a concorrência é forte,mas as perspectivas já são bemmelhores do que nos 30 mesespretéritos.

Veículos & Negócios deu umbom rolé com o Gol 1.0Comfortline. O modelo vem com ar,direção, computador de bordo, bonsfaróis de neblina, rádio AM/FMcom bluetooth e travas/vidroselétricos. Com rodas de liga leve,aro 15, e os chamados “pneusverdes” 195/55, de baixa resistênciaao rolamento, o consumo melhorou,e não há perda de estabilidade. Aslinhas externas foram modernizadas,

Mais tecnologia no “Gol da Virada”

com uma frente bonita e aslanternas traseiras, quadradas,redesenhadas.

O câmbio manteve a boaperformance da marca. Mas oponto alto, cabe destacar, é o motor.Com perdão do trocadilho, o novo 3cilindros – feito sob medida para ocaçulinha – deu um “up” no Gol.Do modelo antigo, de 4 cilindros,para o atual, é a mesma diferençaentre um gol de bico e um debicicleta, no esporte...

Esta nova tecnologia, quecontempla um motor menor e maispotente, elevou o status do modelotambém, pois segundo aclassificação do Inmetro, o seu nívelde consumo saiu da classificação“B”, saltando para “A”. Com onovo motor, o carro ficou mais viril,melhorando a potência de antigos72/76 cv para atuais 75/82 cv.

Rodamos com gasolina. Comtrês pessoas, na cidade chegou a 14km/litro e na estrada a média foi de16,9 km/litro. Uma marca realmenterespeitável e animadora para aqueleque carrega a responsabilidade deser o gol da virada.

Existe um esforço derecuperação e a briga coma concorrência é forte:quase no G4!

Novo motor 3cilindros deuum “up” noGol

A pouco mais de um ano de osetor automotivo comprovar

as metas de eficiência energéticacompulsórias ou até de suplantá-las com mais benefícios, por meiodo Programa Inovar-Auto, emoutubro de 2017, o XXIVSimpósio Internacional deEngenharia Automotiva,promovido e organizado pelaAssociação Brasileira de

Eficiência energéticax efeito estufa

Engenharia Automotiva (AEA),em 5 e 6 de setembro, no Centrode Convenções Rebouças, em SãoPaulo, traz o tema “Eficiênciaenergética e gases do efeito estufa:impactos da evolução datecnologia automotiva”. Entre ospalestrantes, Ricardo Abreu(Mahle), Elmar Hockgeiger(BMW do Brasil) e Sandro Soares(FCA).

Gol Comfortline: modelo vem com ar, direção,computador de bordo, bons faróis de neblina,rádio AM/FM com bluetooth...

Page 4: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...

4 Julho/2016 Perspectiva

ACasa da Esperança de Santosiniciou em julho a programação

do Ano Jubilar de 2017, quando ainstituição estará completando 60anos de fundação. Com a presençade diretores, colaboradores eassociados, foi feito o lançamento dapedra fundamental da obra deampliação da sede, na RuaImperatriz Leopoldina, 15, na Pontada Praia, abrilhantada comapresentação da Orquestra e CoralMário Tirolli.

Até 24 de julho de 2017 aprogramação terá várias atividades e,entre os destaques, será lançadolivro que contará a história dainstituição, escrito pela jornalistaVera Leon, exposição de fotografiashistóricas e seminário.

Presidida pelo engenheiroRoberto Luiz Barroso, a Casa daEsperança de Santos foi criada pelomédico Samuel Augusto Leão deMoura com o apoio do Rotary Clubde Santos em 1957. Atualmente 280crianças/adolescentes com variadaspatologias, de zero a 18 anos de todaa Baixada Santista, Litoral Norte e

Casa da Esperança de Santos iniciaprogramação do Ano Jubilar

Sul do Estado, recebem tratamentogratuito. A maioria (58,24%) éportadora de paralisia cerebral. Osrecursos para esse trabalho sãoprovenientes dos setoresgovernamentais, operacionais epredominantemente comunitários,por intermédio de associados,padrinhos, promoções beneficentes,tele doações e Nota Fiscal Paulista.

Além do tratamento às criançase adolescentes, a Casa também atuano apoio às famílias e possibilita,por intermédio do Núcleo dePromoção de Mães D. Vanjú, aulasde artesanato, culinária, panificaçãoe informática oferecidas aoscuidadores durante o período das

terapias dospacientes. Asaulas contribuempara o

fortalecimento familiar epossibilitam geração de renda. Todaa produção artesanal écomercializada por intermédio daFeirinha da Esperança e bazares. Osprodutos de panificação econfeitaria através da CafeteriaSabor de Esperança, revertendoparte da renda para os cuidadoresparticipantes dos cursos.

A Casa da Esperança de Santospossui salas equipadas paraatendimento nas áreas deFisioterapia, Terapia Ocupacional,Psicologia, Pedagogia,Fonoaudiologia, Serviço Social,piscina terapêutica, além deconsultórios médico e odontológico.

Divulgação

LEANDRO AYRES

Reprodução

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, Avenida Epitácio Pessoa, 62,Lj. 50, Boqueirão, Santos/SP, CEP 11045-300, ou por e-mail:[email protected]

Imagens & PalavrasPOR

LUIZ

CARLOS

[email protected]

Para muitos profissionais defotografia da velha guarda, asimagens geradas através de

dispositivos móveis ou mobiles nãopodem ou devem ser levadas a sério.Será? O fotógrafo mexicanoFrancisco Mata Rosas, durante suaconferência de abertura no FestFotode Porto Alegre fez umaconsideração lúcida sobre o tema.Segundo ele, a essência da imagemdigital é ser editada, ressignificada.Assim, não caberia o mesmo tipo deleitura ou manter as mesmasjustificativas para qualificar o que éproduzido e publicado nas redes

TUmobgrafia:eu fotografo,e “tu”?Promover discussõestécnicas e provocar acapacidade criativa

sociais. Devido à facilidade queusuários de celulares e tablets têmpara captar e difundir imagens,conclui-se que a nova fotografia nãotem a intenção de produzir memória,mas de comunicar. Estamos na era da“mobgrafia”.

Surfando nesta onda, um gruposantista formado pelos fotógrafosLuiz Fernando Menezes, Tom Leal eAndré Luiz Saleeby, juntamente coma designer Mônica Sobral e ojornalista Maurício Businari, criou apágina TUmobgrafia no Facebook,voltado para o público da BaixadaSantista, que tem um dialetopróprio, o que explica o “TU”. Tupode, Tu faz, Tumobgrafa.

A página, lançada há pouco maisde dois meses, já conta com 1.045membros até o fechamento destaedição. “A quantidade de pessoasfotografando com celulares

aumentoumuito de unstempos paracá. E essas pessoas acabamcompartilhando suas imagens emgrupos dispersos, variados e atémesmo relacionados à cidade”,relatou Businari ao jornal A Tribuna.Desta forma a proposta da página éconcentrar estas publicações, alémde promover discussões técnicas eprovocar a capacidade criativa dosfotógrafos.

Em 6 de agosto, o grupo trará aSantos o fotógrafo Alexandre Urch,que abordará o processo fotográficopor meio de mobiles. Inscrições emwww.tumobgrafia.wixsite.com/tumobgrafia/eventos com entradamediante 1 kg de alimento nãoperecível. O encontro será noestúdio A1 Fotografia, na Rua Luizde Camões, 230, na Vila Mathias.

TUmobgrafia: Tupode, Tu faz,Tumobgrafa

� Até 31 de agosto usuários do programa de inclusão digital AcessaSPpoderão cadastrar gratuitamente, por seis meses, seus serviçosprofissionais na GetNinjas, plataforma online que conecta profissionaisautônomos e clientes. A parceria é resultado da iniciativa Pitch Gov SP,criada pelo Governo do Estado de São Paulo para inovar nos serviçospúblicos e, ao mesmo tempo, estimular novos empreendedores,fortalecendo as startups dedicadas ao setor.

� Em meio às comemorações pelo reconhecimento do conjuntoarquitetônico da Pampulha como Patrimônio da Humanidade pelaUnesco, o Instituto MRV oficializou parceria com o Projeto Conhecerpara Cuidar que desenvolve atividades para despertar na sociedade ointeresse pela memória e pelo cuidado com o patrimônio histórico ecultural do Brasil. De 8 de agosto a 10 de setembro, o Instituto sem finslucrativos fundado pela MRV Engenharia patrocinará oficinas paracrianças de montagem de maquetes de bens tombados do conjuntoarquitetônico da Pampulha.

� O governadorGeraldo Alckminvisitou de surpresao Poupatempo Sé,numa manhã dejulho, para fazer oatendimentonúmero 500milhões doProgramaPoupatempo. O total de cidadãosatendidos desde o início doPrograma, em 1997, inclui as 71unidades do Poupatempoespalhadas por todas as regiõesadministrativas do Estado. Ogovernador atendeu a copeira eartesã Ana Maria Nunes, de 55 anos,moradora da Cohab Educandário, noJardim Raposo Tavares. “Fiqueitremendo de surpresa, mas ele me

Alckmin e AnaMaria: número500 milhões

Divulgação GESP

explicou queveio comemoraro sucesso doPoupatempo”,disse a cidadã,

que é natural de Cristais (MG) emora em São Paulo há 36 anos. Elacompareceu ao Poupatempo pararenovar o RG que tirou no ano 2000.Acompanhada pelo neto de 15 anos,estudante da 2ª série do ensinomédio, Ana Maria agradeceu ogovernador pelo certificado querecebeu comprovando que ela é acidadã número 500 milhões doPoupatempo.

Tratamento decrianças eadolescentes eapoio àsfamílias

Page 5: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...

Perspectiva Julho/2016 5

Construção

Ilha de Capri

Edifício contempla apartamentos de 1 e 2 dormitórios no Embaré

Compacto comserviços pay per use

Leandro Ayres

SANDRA NETTO

AEngeplus Construtora eIncorporadora entrega emagosto o Residencial Ilha de

Capri, no Embaré, em Santos. Oprédio está implantado em terrenocom 1.323 metros quadrados e soma12.743 metros quadrados deconstrução. “Com o Ilha de Capriadotamos uma nova estratégia demercado”, afirma o engenheiroRoberto Luiz Barroso, que ao ladodo filho engenheiro, Roberto LuizBarroso Filho, e da neta, tambémengenheira, Juliana GodinhoBarroso, desenvolveram o projetodo residencial.

A novidade é que o projetocontempla unidades compactas de 1e 2 dormitórios e agrega área deserviços pay per use. “Trata-se deum sistema que está sendo muito

bem aceito, e que combina com aplanta do edifício. É mais umacomodidade para o condômino, quepagará apenas pelo que utilizar”. Osserviços compreendemhousekeeping, lavanderia, conciergee smartsnack.

O sucesso de vendas no Ilha deCapri inspirou a Engeplus a investirna construção do segundo residencialcom características semelhantes, oIbiza, na Rua São José, Embaré,totalmente com unidades de 1dormitório e dotado de serviços payper use. “Os resultados neste nichode mercado são muito bons. O Ibizavai bem e no Ilha de Capri mais de95% foi vendido, restando apenasapartamentos de 2 dormitórios”,frisou Barroso.

Entre outros diferenciais do Ilhade Capri, podem ser destacados aexcelente localização, a uma quadra

da praia do Embaré, e oelevado padrão dequalidade da Engeplus,conquistado ao longo de 28anos de atividades. Pioneirana escolha de opçõessustentáveis, como oaproveitamento de água dachuva, a Engeplus tem emseu portfólio 33 projetos, amaioria residenciais comrecursos próprios, masvários prédios paraterceiros.

O projeto arquitetônicodo Ilha de Capri é deautoria do escritórioPassarelli ZonisArquitetura e Engenharia. Arealização doempreendimento marca ahistória da empresa com aefetiva participação daterceira geração da famíliade engenheiros. Formada hádois anos no curso deEngenharia Civil daUnisanta, Juliana GodinhoBarroso acompanhou aobra desde o início, emagosto de 2013.

“Estava cursando afaculdade e tive aoportunidade deacompanhar desde a demolição dascasas, terraplenagem, fundação,todos os processos do prédio”,lembra Juliana: “Foi muitoimportante para mim comoaprendizado. Coloquei em prática oque estudei na teoria e aprendi muitacoisa que não seria possível apenasna sala de aula, principalmente comolidar com o ser humano”.

Para o coordenador de obras daEngeplus, engenheiro Carlos Indame,Juliana é dedicada, assim como oirmão engenheiro, Diogo GodinhoBarroso (que acompanhou a obra doFuschini Miranda Premium Office,recentemente entregue, e atua noIbiza). “Juliana é inteligente ebastante esperta”, comentouIndame: “Sua atuação na obrademonstrou uma busca pelaqualidade, que é a marca registradada empresa”.

Ilha de Capri:serviços

compreendemhousekeeping,

lavanderia,concierge esmartsnack

Page 6: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...

6 Julho/2016 Perspectiva

Construção

A torre única do Ilha de Capricompreende subsolo, térreo, doismezaninos, 15 andares-tipo,totalizando 120 apartamentos, ecobertura coletiva. “É o edifício commais unidades construído pelaempresa”, informa Juliana,detalhando que 60 apartamentospossuem 50 metros quadrados, e 60têm 72 metros quadrados. Osespaços de lazer estão na cobertura eincluem piscina com deck, salão defestas com churrasqueira, copa,sauna masculina e feminina, salão dejogos, academia e terraçopanorâmico. Também estão nacobertura os serviços pay per use.

A solução adotada nas fundaçõesprofundas foi o sistema de estacasescavadas, que atingiram cerca de 54metros de profundidade. “É afundação mais adequada para aregião, pois não impacta o solo e nãocausa vibração nos terrenos ao lado,não gerando problemas com avizinhança, como barulho ouvibração”, destacou Juliana.

Com relação à escolha dosparceiros, a maioria é mantida a cadaobra, o que se deve, especialmente,pelo atendimento, qualidade deprodutos e serviços e cumprimentode prazos. Entre os fornecedores doIlha de Capri, o projeto estrutural éde autoria do J.R. FerrariEngenheiros Associados. Conformedestacou o engenheiro José RicardoFernandes Ferrari, o projeto foielaborado visando a otimização daestrutura para implantação de lajesgrandes, facilitando a retirada dealvenarias sem interferência com asvigas.

O controle de qualidade doconcreto foi feito pela TesteEngenharia, do engenheiro FrancoPagani, que atua no mercado desde

1964, sendo proprietário do 1ºlaboratório de ensaios de materiaisde Santos.

A Concreto Cortesia atuou naprestação de serviços debombeamento e fornecimento deconcreto em todas as fases da obra,desde as estacas escavadas, lajes,vigas e pilares. Segundo detalhou ogerente da empresa na BaixadaSantista, arquiteto NelsonFernandez, a confiança mútua é amarca da antiga parceria entre aCortesia e a Engeplus, e resultou emmais uma obra de alta qualidade.

O residencial está equipado comdois elevadores Atlas Schindler dalinha NeoLift, desenvolvidos comconceitos de segurança eperformance, e dotados de sistemasque trazem agilidade e tranquilidade.O design tem formas ergonômicas elinhas curvas, integrando o elevadorao projeto arquitetônico. Oacabamento de portas, batentes ecabina é em aço inoxidável. Oelevador de serviço teve seu projetopensado em atender as necessidadesdo condomínio quando damovimentação de volumes eapresenta capacidade para 12passageiros, portas de pavimentocom altura livre de 2,10 m e cabinacom altura livre interna de 2,40 m.Outro diferencial é a velocidade doselevadores, de até 150 m/min.

Fornecendo todo tipo dematerial de construção, desde obásico ao acabamento em geral, maisuma vez a Comercial Casa D’Águaatuou como um dos principaisparceiros na obra. “Estamos muitofelizes por termos participado emmais este empreendimento daEngeplus, selando uma parceria demuitos anos, cumprindo prazos compontualidade e oferecendo marcas

renomadas no mercado”,comentaram os diretores da CasaD’Água, Ricardo S. Baptista eJoaquim dos Santos Neto.

A Magenta Alumínio Ltda.participou de mais esteempreendimento, fortalecendo aparceria com a Engeplus. Nesteempreendimento foram executadosos caixilhos em alumínio branco,com destaque para a fachada frontaltipo “pele de vidro”. Este tipo deesquadria colabora com a valorizaçãodo empreendimento, afirmou odiretor João Magenta.

Os serviços em gesso foramrealizados pela JG Gesso. O sistemaDrywall, de gesso acartonado, foiaplicado nos forros dos terraços ebanheiros dos apartamentos, alémdas áreas comuns e chafts, já asmolduras foram colocadas nacozinha. A JG Gessos comemora 25

Sandra Netto

Apartamento decorado teve projeto daarquiteta Lizangela Mirssa de Almeida

Marinho. Ela adotou o conceito modernocom influência indiana, utilizando móveis

planejados nos ambientes e projeto defechamento de sacada em 3D

Page 7: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...

Perspectiva Julho/2016 7

Construção

anos de tradição, e a parceria com aEngeplus é motivo de orgulho paraos diretores Bertolino Carvalho daSilva, o Galego, e Suzete OliveiraDamasceno.

A Harco Engenharia executou oprojeto e a implantação dainfraestrutura do sistema de arcondicionado do tipo split em todoo empreendimento, e conformedestacou o diretor da empresa,engenheiro Edgard LopesHernandes, a Harco é pioneira naregião a aplicar nos tubos de ar umacarga de nitrogênio (cerca de 300libras) sob pressão e vedá-los naspontas. O cuidado se explica, poisse o técnico escolhido pelo moradorpara instalar o split encontrar amesma pressão do gás no tubo ésinal de que não há vazamento. AHarco também foi responsável peloprojeto e instalação do sistema de

pressurização das escadarias deemergência, em conformidade com asnormas da Associação Brasileira deNormas Técnicas (ABNT) NBR9077 e Instrução Técnica do Corpode Bombeiros – IT 13/2011.

As pedras naturais foramfornecidas pela Marmoraria Santista.Conforme detalhou o diretor AndréGlerean, no piso do hall de entradafoi utilizado o granito branco Nepalpolido; nos portais dos elevadores,granito preto São Gabriel; naescadaria, granito branco Nepallevigado; nas pias da cozinha,granito cinza Andorinha; nospeitoris dos apartamentos, pretoSão Gabriel; nos lavatórios, brancoDallas; nas soleiras, granito pretoSão Gabriel; e nas baguetes do WC,o branco Dallas.

O revestimento das piscinasrecebeu pastilhas de porcelana daCerâmica Atlas, no formato 5 x 5cm,destacou Fernando Ferraz,representante da Cerâmica Atlas.

A Sanchez Light Store -Eletricidade e Iluminação forneceutodas as luminárias utilizadas no Ilhade Capri, começando pelo hall deentrada, fachada, áreas comuns,espaços de lazer na cobertura e atéas garagens – tudo em LED.Conforme explica o diretor econsultor de projetos da Sanchez

Light Store, Pablo Angel EliasSanchez, “entre as muitas vantagenso sistema LED oferece tecnologia eestética de alto padrão, fácilinstalação e baixo consumo deenergia”. A Sanchez tambémforneceu todas as tomadas einterruptores da Linha Nereya, daPial Legrand.

A Thema Soluções, que há 29anos atua nas áreas detelecomunicações, centrais deportaria, antenas coletivas,automatização de portões e desegurança eletrônica (câmeras ealarmes), forneceu e instalou oSistema de Interfonia, AntenaColetiva e Monitoramento deCâmeras. Segundo o diretorComercial João Henrique da Silva,os equipamentos são digitais eexigem equipe técnica treinada eespecializada para sua implantação.A Thema também oferececonsultoria à atualização dossistemas e ao aumento da segurançade seu patrimônio. Ampliando a suaparticipação no mercado, a Themainaugurará em breve uma loja noshopping Parque Balneário (2º piso,loja 65) em parceria com a Intelbras.No local os interessados terão umshowroom para verificar de perto oslançamentos e novidades na área decomunicação e segurança eletrônica.

Sandra Netto

Page 8: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...

8 Julho/2016 Perspectiva

Arq & Decor

Se falta espaço na sua casa evocê não tem ideia como, pelomenos, aparentá-la maior,

conheça as dicas do cenógrafo evisual merchandiser Beto Siqueira.Ele listou sugestões paratransformar de forma definitiva oseu espaço.

Cores claras – Cores escurasaproximam e aumentam objetos eparedes. Cores claras ampliam oespaço.

Evite algumas cores – Alémdas cores claras, cores com baixavibração eletromagnética, comocinzas e beges, diminuem a sensaçãode “proximidade” entre elementos.Evite tons muito vibrantes, comocores primárias e secundárias.

Pense na circulação – Crie umpercurso de movimentação por todo

Transformar pequenos espaços

o espaço e evite móveis e decoraçõesatrapalhando no caminho.

Boa iluminação – O lugar bemiluminado parece maior, mas issonão quer dizer que precisa serabsurdamente claro. Evite cantosescuros, utilize as luzes direcionais

ou backlight.Aproveitando melhor os

móveis – Tire proveitos de móveiscom a mesma altura. Criar linhashorizontais com os móveis demesma altura alonga as paredes.

Criatividade – Esqueça a

simetria e tradicionalismo nacomposição. Espaços pequenosprecisam de criatividade e ousadia.

Use espelhos – Espelhosgrandes duplicam nossa percepçãodo tamanho de um espaço. Tireproveito disso, porém sem usarvários espelhos pequenos. Um únicoespelho grande dá melhor resultado.

Evite os contrates – Evitecontrastes forte de cores, seja ocontraste de um móvel em umaparede, ou dos pés de uma mesa e opiso. Quanto mais leves oscontrastes, maior o espaço parecerá.

Olhe a altura – Não pendurequadros em alturas superiores a 1,70m. Quanto maior a distância entre osquadros e o pé direito, maior será asensação de amplitude.

Móveis funcionais – Abuse dosmóveis dobráveis e de váriasfunções; eles otimizam o espaço eaumentam a circulação quandonecessário.

Atente-se aos objetos – Evitegrande quantidade de objetospequenos. É preferível poucos ebons objetos maiores.

Prefira as portas de correr –Sempre opte por portas de correr.Abertura das portas de dobradiçapodem roubar centímetrospreciosos.

Em baixo e em cima – Tudodeve ser aproveitado, transformadoem gavetas, prateleiras, baús etc.Aproveite espaço embaixo de camas,aparadores, sob armários e guarda-roupas.

Paredes – Piso e parede comcores próximas. Caso não queirapintar ou trocar os pisos, grandestapetes em cores próximas às coresdas paredes podem fazer milagres.

Ambientes multifuncionais –Por que não trabalhar na sala, ouintegrar à varanda ao quarto oucozinha? Brinque com a ordem dosambientes.

Mais sobre Beto Siqueira emwww.vitessevm.com.br

Esqueça a simetria etradicionalismo nacomposição

Pioneira na produção de pisos erevestimentos cerâmicos

sustentáveis, a Lepri - FinasCerâmicas Rústicas participa naMostra Artefacto D&D Shopping,na Avenida das Nações Unidas,12.555, Itaim Bibi, na capitalpaulista. A exposição foi projetadapor arquitetos e decoradores eapresenta ambientes inspirados nosdestinos mais desejados do mundo,valorizando as referências dosprofissionais envolvidos. O quartoViena, por exemplo, desenvolvidopela designer de interiores NatáliaMeyer e a arquiteta Danielle Cortez,é composto por um home office euma sala de leitura que contempla asexperiências das profissionais pormeio de elementos refinados eenvolventes. Para traduzir aelegância da capital austríaca, orevestimento Brick Natura, na corMont Blanc, foi utilizado noambiente, no formato 6,5 x 21 cm e2 cm de espessura. O material, quereproduz a aparência de tijolos dedemolição com veios ressaltados, éideal para paredes de ambientesinternos e externos, conferindo umtoque rústico e aconchegante aolocal.

Quarto Viena: sofisticação esuavidade ao espaço

Lepri naArtefacto D&DShopping

Divulgação Lepri

Espaço Estúdio, na loja Oppa da Vila Madalena, em Sampa

David Mazzo/Divulgação

Roca Cerâmicaapresenta asérie Tule

Oestilo provençal foi ainspiração da Roca Cerâmica

para a série Tule. A riqueza dosdetalhes florais em nuances suaves

Com o visualda pedraItaúna, que emtupi significa“pedranegra”, a

Cerâmica Portinari criou oporcelanato que busca refletirtodo o encanto da pedra natural.Coleção em três diferentes cores,do claro ao escuro, paraambiente interno ou externo. Aspeças são no formato 60 x 60 cme 60 x 120 cm, nas cores OffWhite, Grey e Noce, comacabamentos antiderrapante eacetinado.

Porcelanatoinspirado napedra Itaúna

traz uma atmosfera romântica edelicada para os ambientes.Disponível na cor nude mate, namedida de 30 x 90,2 cm. Com grandedimensão, torna mais prática aaplicação do revestimento quereproduz, nos detalhes, o formato deazulejos antigos de 15 x 15 cm. Asérie Tule tem junta mínimaretificada de 1 mm.

Divulgação

Qualidade estética e efeito óptico de continuidade

Divulgação

Page 9: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...

Perspectiva Julho/2016 9

Caminho de Santiago

Na vida existem dúvidas ecertezas. Pessoas quevemos como mais evoluídas

espiritualmente costumam ter muitomais dúvidas. E por conta disto,saem à busca de desafios eentendimentos. Esta é a saga dojornalista Luiz Carlos Ferraz,declaradamente um peregrino dequatro costados. Apaixonado pelavida, por sua mulher, as três filhas, otrabalho e cultivador de amigos,Ferraz sentiu-se homenageado umavez mais no sábado, 23 de julho.Nesse dia, na Pinacoteca BenedictoCalixto, em Santos, ele recebeu

CRIE DÚVIDAS E SEJAMAIS FELIZ...

NELSON TUCCI

“A Última Peregrinação”retoma a mística doCaminho de Santiago

convidados, parceiros comerciais,admiradores, conhecidos e muitosamigos, no lançamento do livro “AÚltima Peregrinação”.

Para concretizar a sua obra, oestudioso do Caminho de Santiagorealizou seis peregrinações aCompostela, percorrendo a pé maisde 2.000 quilômetros. É autor datrilogia “Pedras do Caminho” e deoutros dois livros sobre o Caminhode Santiago.

Em junho de 2015 peregrinou oCaminho Primitivo, de Oviedo aCompostela, perfazendo 320 km,que inspirou “A ÚltimaPeregrinação”. Nesta obra, leve deleitura, mas profunda em raízes, oautor nos convida a importantesreflexões, a partir de um profundomergulho em si mesmo. E provoca:“Quantas vezes você se permitiu

questionar sobre as suas certezas?”;“Quantas vezes brigou com os seusdemônios?”; “Quantas vezes paroupara refletir sobre as coincidênciasque permeiam a sua vida?”;“Quantas vezes se perdoou?”.

Publicado pela TitanComunicação, o livro está à venda naRealejo Livros, Gonzaga, em Santos.Mas se eu fosse você, tentaria umpapo direto com o autor. Com doisdedos de (boa) prosa e um café paraacompanhar, esta iniciativa valerámuito a pena. Não só peloautógrafo, mas por poder celebrar acoincidência de ter vivido no mesmotempo-espaço do querido “Cebola”,apelido carinhoso do qual os amigosusam e abusam. [email protected] ou pelotelefone (13) 9.9147.6668.

Buen Camino!

Fotos Bruno Scarpa

Ferrazrecepcionouamigos naPinacotecaBenedicto Calixto,em Santos:estudioso doCaminho deSantiago realizouseis peregrinaçõesa Compostela,percorrendo a pémais de 2.000quilômetros

Page 10: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...

10 Julho/2016 Perspectiva

Caminho de Santiago

Érica Rodrigues e seu amor

Nelson Marques e Mônica

Glauco Guedes

Madô Martins

Cláudia FaccaMariva Pimentel

Sérgio LascaneVinícius Cerqueira

Kakaio ToadsEliete e Ronei Faleiro

Marcelo MathiasAlemão Sunless e Família

M uito obrigado a todos quecompareceram ao lançamento

de "A Última Peregrinação". Osque por algum motivo nãoaparecem nas fotos (e que não sãopoucos!!!), peço desculpas,compartilhadas com o fotógrafoBruno Scarpa, que registrou osmomentos do evento. Buen Camino!

Com a esposa, a jornalista Sandra Netto, com quem peregrinou em junho passado os 119quilômetros do Caminho Inglês, de Ferrol a Santiago de Compostela - numa viagem que,na verdade, iniciou em Londres, atravessou França e Espanha... - e que será relatado emlivro assinado por ambos.

Fotos Bruno Scarpa

Carlos Alberto, Bagé

Guerato, Adriana e Denise

Eron Brum e esposa

Fernando e Maria Angélica

Janaína e José Lutério Susie e Edson Gusmão

Elsa Rodrigues, Program Estilo

João Paulo, Marilene e Matheus

Raul Christiano

Fernando Braga e Lucinha

Braz Antunes Mattos

Gil Aguiar

Cida Lopes

Page 11: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...

Perspectiva Julho/2016 11

Gente & Fatos POR SANDRA NETTO

www.blogdasandranetto.zip.netsandranetto@jornalperspectiva.com.br

Fotos Bruno Scarpa

� Entre 10 e 14 de agosto, acidade de São Paulo recebe oDesign Weekend, que em sua 5ªedição reúne mais de 100 eventosespalhados pela capital, entremostras de decoração com aparticipação de estudantes ejovens designers, à exposições dearte reflexivas e inspiradoras,além de inaugurar um novodistrito, o bairro de Pinheiros.

� Com “É hora de sereinventar”, a ConvençãoSecovi, de 27 a 31 de agosto, nasede do Sindicato da Habitação,focaliza o momento de mudançasno país, tanto na política comona economia, os impactos nacadeia imobiliária e anecessidade de as empresas dosetor repensarem seus negóciospara sobreviverem.

� MGM Operadora e aconsultora Rita Faiçalorganizaram um roteiro turísticopara Lima, no Perú, tendo comoponto alto a feira Mistura 2016,que atrai chefs e apaixonados porgastronomia. Pacote de 1º a 10 desetembro inclui visitação aMachu Picchu, jantares no Cala eno Chicha de Gastón Acurio.

� Luisa Matsushita, AtsuoNakagawa, Felipe Suzuki e TitiFreak mostram a conexão entreBrasil e Japão por meio douniverso das artes, de 4 a 31 deagosto, na The Art Of Mixing, nagaleria Homegrown, Rua MariaQuitéria, 68, Ipanema, Rio.

� Pelo segundo ano consecutivo,o prêmio Latin America’s 50 BestRestaurants, que celebra o melhorda gastronomia latino-americana,acontecerá em 26 de setembro, noMéxico, destino gastronômicoconhecido por sua rica ecrescente cena gourmet.

� Releitura feita pela artistaMabe Bethônico a partir da obrado geólogo e engenheiro EdgarAubert De La Rüe (1901-1991),em sua expedição pela caatingabrasileira, é tema da mostra “BR122: notícias de viagens àcaatinga”, que a galeria MaríliaRazuk realiza de 3 de setembro a3 de novembro, Rua Jerônimo daVeiga, 131, Itaim Bibi, capital.

� São Paulo estará representadona 19ª edição do São Paulo BoatShow, de 6 a 11 de outubro, noSão Paulo Expo, Rodovia dosImigrantes, km 1,5, pelosestaleiros Intermarine e Flexboat,que apresentarão suas novidadesno maior salão náutico indoor daAmérica Latina.

Marinho e Cássia Cheganças

Paulo Mauá

Alceu Kislak

Rosângela Menezes e seu amor

Eduardo Ribeiro Filetti

Carlos Augusto e esposa

Gisele e Sérgio Prieto

Ronaldo Araújo

Mareli, Tânia e Lamartine

Bárbara Helena

Conde, Fábio e Maria Amoedo

Bruno Scarpa

Diego e Matheus Puline

José Roberto Costa

Roberto Luiz Barroso e Isa Barroso: casal presidente da Casa da Esperança de Santos

Page 12: Imunidade tributária das igrejas - Jornal Perspectiva ...jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/08/P_258_Julho.pdf · § 4º do artigo 150, ... a produção artesanal ...

12 Julho/2016 Perspectiva

BRUNO SCARPA

Mesa Litoral

Há cerca de dois anos e meio,os amigos Paulo, Thiago eAdrio resolveram trazer

para Santos um restaurante orientaldiferenciado, mais puxado para ojaponês. E conseguiram! Além de umnome distante dos padrões derestaurantes desse gênero, a linha da

Orientalcomestilopraiano

cozinha do Cali4nia é japonesa etailandesa, mas também dispõe deoutros tipos de culinária, comoporções variadas, hambúrgueres epratos executivos no almoço durantea semana.

Os pratos que mais se destacamna casa são o filé mignon comshimeji, o tradicional sushi e oshimeji maçaricado. Durante asemana existem várias promoções:

na terça-feira acontece o Rodízio dePorções, na quinta é o dia doHambúrguer Gourmet, com batata àvontade, e na sexta, o Festival deChope, com preço único econsumação à vontade. Nas quartas,a casa oferece música ao vivo.

O Cali4nia também possuibebidas e drinks, como a caipiroskade uva com limão siciliano, e atradicional Cosmopolitan, sem

contar o chope e acerveja. Já para quem éviciado em doce, nãopode deixar de pedir atorta de cookies comNutella.

Para os apaixonadospor esportes, o localtambém exibe jogos defutebol e lutastransmitidos em canaisexclusivos.

O público mais assíduo da casasão os jovens, variando de 25 a 35anos, constituindo assim umambiente leve e descontraído.

O Cali4nia está localizado naAvenida Siqueira Campos, 348,Canal 4, Boqueirão, em Santos, epode ser encontrado nas redessociais no Facebook.com/Cali4niabarandfood e no Instagram@cali4niabar

Bruno Scarpa

Às sextas, Festival deChope com preço único econsumação à vontade

Cali4nia, noBoqueirão, emSantos: às quartas,boa comida,descontração emúsica ao vivo

O Centro de TradiçõesNordestinas (CTN) realiza

de 13 de agosto a 4 de setembro,o I Festival GastronômicoNordestino, na capital paulista.Todos os sábados e domingos, opúblico vai experimentar o quehá de melhor na culinária doNordeste, nos pratos, bebidas esobremesas típicas. Com entradagratuita, o evento faz parte docalendário de festejos dascomemorações de 25 anos doCTN. Será possível degustaruma diversidade de guloseimas equitutes, em porções menores,por preços até R$ 10. O menu foidesenvolvido por uma equipe dechefs da cozinha nordestina.Além da experiênciagastronômica, o visitanteparticipará da votação paraeleger o melhor sabor nordestinoe concorrer a prêmios.

I FestivalGastronômicoNordestino