iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e...

12
LISTA DE AUTORES INDEX OF AUTHORS

Transcript of iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e...

Page 1: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,

lista dE autorEs

iNdex of autHors

Page 2: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,
Page 3: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,

Álvaro Borralho

Licenciado em Sociologia (ISCTE), pós-graduado em Ciências Sociais (ICS) é actualmente Assistente do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, onde lecciona desde 1997, tendo sido docente de Sociologia Geral, Teorias Sociológicas, Sociologia da Política, entre outras disciplinas. É membro do Centro de Estudos Sociais (Universidade dos Açores) e investiga no domínio da Sociologia Política, especialmente nas áreas do poder, cidadania, participação política, e relação Estado--Igreja. É co-autor da obra A situação das mulheres nos Açores, com Gilberta Rocha, Octávio Medeiros, Licínio Tomás e Artur Madeira, editado pela Assembleia Legislativa Regional dos Açores em 1999.

Ana Colaço

Doutor em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa, é Investigador Auxiliar no Centro do IMAR da Universidade dos Açores. Investiga na área da ecologia e biodiversidade marinha dos ecossis-temas hidrotermais de profundidade da Dorsal Médio Atlântica, com vários trabalhados publicados na área e uma vintena de artigos científicos incluídos no sistema Web of Knowledge. Participou em mais de vinte missões Oceanográficas com ou sem submersíveis habitados ou remotamente operados. Participou na criação e instalação do LabHorta-laboratório para estudo de organismos de profundidade. Participa na criação de um observatório no mar dos Açores, estando envolvida em várias redes internacionais com esse objectivo, nomeadamente o ESONET e o MoMARNET. Colabora na elaboração das propostas de gestão para a rede Natura 2000 para os campos hidrotermais do mar profundo Lucky Strike, Menez Gwen, Rainbow.

António José Telo

Professor Catedrático de História na Academia Militar. Autor de mais de centena e meia de artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, sobre temas de história, defesa e relações internacionais. Autor de 18 livros destacando-se Portugal na Segunda Guerra. 1939-1941 e Portugal na Segunda Guerra (1941-1945), Os Açores e o Controlo do Atlântico e, a mais recente das suas obras, História Contempo-rânea de Portugal. Desempenha actualmente as funções de Director do Instituto de Defesa Nacional.

Avelino de Freitas de Meneses

Professor Catedrático e Reitor da Universidade dos Açores. Doutorado em História Moderna e Contempo-rânea. Investigador do Centro de História de Além-Mar das Universidades dos Açores e Nova de Lisboa.Além de variada colaboração científica publicada em revistas especializadas e em edições de actas de con-gressos e colóquios, é autor de diversas obras, destacando-se: Os Açores e o Domínio Filipino (1580-1590) e Os Açores nas encruzilhadas de Setecentos (1740-1770), editadas, respectivamente, em 1987 e 1993. Colaborou com a elaboração de alguns capítulos na Nova História da Expansão Portuguesa dedicada à colonização Atlântica tendo coordenado o volume da Nova História de Portugal sob o título Da Paz da Restauração ao Ouro do Brasil, edição de 2001. Integrou a direcção científica da História dos Açores. Do descobrimento ao Século XX, edição de 2009 de que é igualmente autor de diversos capítulos.

Carla de la Cerda Gomes

Licenciada em Biologia Marinha pela Universidade do Algarve, dedica-se à divulgação científica e educação marinha. Iniciou a sua actividade profissional nestas áreas, no Centro de Ciência Viva do Algarve e continuou a exercê-las no Departamento de Oceanografia e Pescas e no Instituto do Mar da Universidade

Page 4: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,

532 Boletim do Núcleo Cultural da Horta

dos Açores, onde foi responsável pelo Núcleo Temático de Sensibilização Ambiental de vários projectos. Em 2006 abriu a sua própria empresa, Oceanoscópio – Agência de Inovação em Educação Marinha e, actualmente, conjuga as actividades de coordenação de programas ludo-pedagógicos e de consultoria da empresa, estudando e desenvolvendo novas metodologias em educação marinha.

Carlos Ernesto Faria

Licenciado em Geologia pela Universidade de Lisboa e Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores. Técnico Superior da Direcção Regional do Ambiente, onde desenvolve activi-dade profissional essencialmente na área de Avaliação de Impactes Ambientais. Colaborador do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores.

Fernando Manuel Faria Ribeiro

Licenciado em História pela Universidade de Coimbra. Professor efectivo aposentado da Escola Secun-dária da Horta. Director do jornal Correio da Horta (1974-87; 1996-97). Autor de vários artigos de história regional publicados na imprensa e autor do livro Em Dias Passados - figuras, instituições e acontecimentos da história faialense (2007).

Fernando José Correia Cardoso

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Pós-graduado em Direito Comuni-tário e em Direito Internacional do Mar. Foi Assistente na Universidade Livre de Lisboa e é docente na Universidade de La Coruña, no Mestrado em Estudos Europeus. Membro da Association Internationale du Droit de la Mer e do Fórum Permanente dos Assuntos do Mar. Chefe de Gabinete do Secretário Regional das Pescas da Região Autónoma dos Açores (1979-1985). Foi Coordenador da Comissão Permanente da actividade baleeira dos Açores, integrando a Delegação portuguesa à International Whaling Comission. Conferencista em várias edições da ‘Semana das Pescas dos Açores’. Tem integrado diversos grupos de trabalho, nomeadamente para aplicação da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção e para a revisão da Política Comum de Pescas. Membro do Grupo Interserviços “Regiões Ultraperiféricas” e Assessor Jurídico na Direcção-Geral das Pescas da Comissão Europeia. Além de conferencista sobre a Política Comum de Pescas, é autor de numerosos trabalhos sobre Direito Comunitário das Pescas e Direito Internacional do Mar e é colaborador da Revista de Marinha e da revista Economia e Sociologia.

Fernando Tempera

Licenciado em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Marinhos pela Faculdade de Ciências da Univer-sidade de Lisboa e doutorado em Geografia e Geociências pela Universidade de St. Andrews (Escócia). Ao longo da última década participou e coordenou várias missões de levantamento biológico em Áreas Marinhas Protegidas dos Açores, tendo estado envolvido activamente na preparação e apresentação pública de propostas técnico-científicas de gestão para as mesmas. Foi ainda autor principal ou co-autor de 14 artigos científicos, 1 capítulo de livro, 20 posters científicos e 22 artigos de divulgação sobre biodiversidade e áreas marinhas dos Açores. Actualmente, desempenha funções de Assistente de Investigação no Depar-tamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, investigando na área do mapeamento de povoamentos bentónicos em ambientes de plataforma insular e montes submarinos.

Page 5: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,

Lista de Autores 533

Filipe Mora Porteiro

Biólogo marinho licenciado pela Universidade de Lisboa (1987) e doutorado pela Universidade de Liverpool (2005). Trabalha no Departamento de Oceanografia e Pescas, Universidade dos Açores desde 1988. Foi bolseiro e contratado em projectos europeus (1990-1998). Interessa-se pelas seguintes áreas temáticas: biodiversidade e biogeografia de peixes dos Açores e de peixes meso- e batipelágicos (Atlântico Norte); ecologia de montes submarinos; peixes hidrotermais; ecotoxicologia; história das ciências marinhas nos Açores; comunidades de corais de profundidade na região dos Açores. Parceiro em projectos nacionais e internacionais. Trabalhou em museus de História Natural na América do Norte e Europa. Participou em campanhas científicas nacionais e internacionais dirigidas às comunidades pelágicas profundas e campos hidrotermais. Apresentou comunicações e posters em cerca de trinta colóquios e congressos. É autor e co-autor de 18 artigos com arbitragem, 2 livros, 2 capítulos de livros e mais de 40 documentos científicos de circulação restrita. Produziu exposições temáticas; é co-autor de material didáctico e do programa de televisão “Mar-à-Vista” (RTP-A). Orientou estágios de licenciatura e mestrado. É formador na área das pescas e do ambiente.

Francisco António Nunes Pimentel Gomes

Diplomado pela Escola do Magistério Primário da Horta. Técnico superior da Administração Regional Autónoma. Director do jornal Correio da Horta (1987-96) e autor, entre outros títulos, de A Ilha das Flores: da redescoberta à actualidade (subsídios para a sua história) (1997; 2003), Famílias da Ilha das Flores (1998) e Casais das Flores e Corvo (2006).

Gilberta Margarida de Medeiros Pavão Nunes Rocha

Professora Catedrática da Universidade dos Açores, é doutorada em Ciências Sociais, especialidade de Demografia pela Universidade dos Açores. É Directora do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais, Directora do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores e Coordenadora do Mestrado em Ciências Sociais da mesma Universidade. Tem participado como conferencista em vários colóquios nacionais e internacionais, no país e no estrangeiro. Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração, enve-lhecimento, família, crianças e estudos de género.

Gui Manuel M. Menezes

Doutorado em Ecologia Marinha, é Investigador Auxiliar da Universidade dos Açores, exercendo activi-dade no Departamento de Oceanografia e Pescas, com particular envolvimento na área da ecologia dos ecossistemas de profundidade, ecologia de montes submarinos, pescas e ictiologia em geral, com destaque para aspectos relacionados com a compreensão dos padrões e tendências da distribuição, abundância, e diversidade dos peixes demersais e de profundidade. Tem mais de 50 trabalhos publicados, 20 dos quais artigos científicos em publicações com arbitragem científica. Além da organização de reuniões científicas e workshops tem tido ampla participação em projectos de âmbito nacional e internacional e apresentou mais de 50 comunicações ou posters em congressos e simpósios, contando também com apresentações junto de responsáveis comunitários sobre a gestão dos recursos de pesca nos Açores e seu enquadramento comunitário. Membro do Comité Coordenador do projecto CenSeam (A Global Census of Marine Life on Seamounts) e de grupos de trabalho do ICES (WGDEC e WGDEEP). Com envolvimento em campanhas de mar, tem coordenado missões científicas no navio de investigação “Arquipélago”, dirigidas ao estudo das espécies demersais e de profundidade nos Açores, Madeira e Cabo Verde. Na vertente pedagógica tem orientado alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Page 6: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,

534 Boletim do Núcleo Cultural da Horta

João Paulo Oliveira e Costa

Professor Associado com Agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Director do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Univer-sidade dos Açores. Director das revistas Anais de História de Além-Mar e Bulletin of Portuguese-Japa-nese Studies, bem como da Enciclopédia Virtual da Expansão (2009). Entre a bibliografia destacam-se os livros D. Manuel I, um príncipe do Renascimento (2005) e A interculturalidade na Expansão Portuguesa (séc. XV-XVIII), (em colaboração com Teresa Lacerda, 2007).

Joël Bried,

De naturalidade francesa, é doutorado pela Universidade Claude-Bernard de Lyon (França). Actualmente integrado no Departamento de Oceanografia e Pescas-Centro do IMAR da Universidade dos Açores, dedica-se em particular à demografia, conservação, genética populacional e ecologia comportamental (com um foco nas estratégias de formação do casal no que concerne a última modalidade) dos Procellariiformes açorianos. Bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Jorge Alberto da Costa Pereira

Licenciado em História e Ciências Sociais pela Universidade dos Açores. Professor do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária Manuel de Arriaga. Membro da direcção do Núcleo Cultural da Horta, integrando a Comissão Editorial do boletim desta instituição. Autor de vários artigos científicos publicados em revistas e do livro Peter-Café Sport. Membro da Comissão Organizadora dos Colóquios “O Faial e a Periferia Açoriana nos Séculos XV a XX”.

José Guilherme Reis Leite

Doutor em História Moderna e Contemporânea pela Universidade dos Açores. Do Instituto Histórico da Ilha Terceira, da Academia Portuguesa da História e da Academia de Marinha. Autor de extensa biblio-grafia em que se destacam as seguintes obras: O Códice 529 – Açores do Arquivo Histórico Ultramarino. A Capitania-Geral dos Açores durante o Consulado Pombalino (1988), Política e Administração nos Açores de 1890 a 1910. O 1.º Movimento Autonomista (1995), Teotónio de Ornelas (2007). Integra a equipe de historiadores responsável pela direcção científica da edição da História dos Açores. Do Descobrimento ao Século XX (2008).

Laura C. Pereira

Possui o grau de bacharel em História pelo College of William and Mary e o Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade de Michigan. Exerce funções na New Bedford Whaling Museum Research Library de que é bibliotecária. É editora do The Bulletin from Johnny Cake Hill, publicação periódica do New Bedford Whaling Museum.

Luís Manuel Machado Menezes

Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Pós-Graduado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Director do Museu da Horta e Coordenador na Ilha do Faial da Direcção Regional da Cultura. Autor de vários artigos científicos publicados no âmbito da história e da museologia, e do livro As Eleições Legisla-tivas de 1921 e 1925 no Arquipélago dos Açores (1992).

Page 7: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,

Lista de Autores 535

Manuel Pinto de Abreu

Responsável pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, foi presidente do Conselho Consultivo da Comissão Interministerial para a Delimitação da Plataforma Continental e membro da Comissão Estratégica dos Oceanos. Licenciado em Ciências Militares Navais, com Especialização em Oceanologia, pela Escola Naval, é Master of Science e Doctor of Philosophy in Physical Oceanography, pela NPS, Monterey, California, USA. É Engenheiro Hidrógrafo, pelo Instituto Hidrográfico, Lisboa. Oficial de Marinha, na Reserva desde 2001, foi Comandante de um navio hidrográfico e Chefe da Divisão de Cartografia Náutica e de Hidrografia do Instituto Hidrográfico. Entre outros trabalhos, foi responsável pelo desenvolvimento e instalação do sistema de cartografia assistida por computador, do sistema de produção da carta electrónica de navegação e do sistema de informação geográfica para o ambiente marinho. Professor universitário, foi representante de Portugal em diversos fora nacionais e internacionais, nomeadamente no âmbito da Organização Hidrográfica Internacional, entre outros no Advisory Board on the Law of the Sea.

Manuel Tomás Gaspar da Costa

Licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico. Director do semanário Ilha Maior e presidente do Círculo de Amigos da Ilha do Pico. Autor de diversos artigos dispersos por várias publi-cações e de A Música das Sete Cidades.

Maria Alice Samara

Mestre em História dos Séculos XIX e XX pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutoranda em História Política, é investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Assistente na Escola Superior de Educação de Setúbal. Tem publicado diversos artigos em revistas da especialidade e entre as obras já editadas destacam-se: Verdes e Vermelhos. Portugal e a Guerra no ano de Sidónio Pais (2008) e, em co-autoria com Rui Tavares, O Regicídio (2008).

Maria C. Magalhães

Doutorada em Ecologia de Aves Marinhas pela Universidade de Leeds, Reino Unido. Bolseira de pós-dou-toramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Integrada no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores em 1998 como estagiária para realizar trabalho final de Licenciatura com o Doutor Luís Monteiro. Desde 2004 dedica-se ao estudo da ecologia pelágica da população açoriana da cagarra, com especial ênfase para a distribuição destas aves no mar e modelação de áreas de alimentação. Autora de diversos artigos científicos publicados em revistas de especialidade.

Maria Norberta de Simas Bettencourt Amorim

Professora Catedrática aposentada. Membro do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória). Especialista em Demografia Histórica, criou e dirigiu o NEPS (Núcleo de Estudos de População e Sociedade), da Universidade do Minho, onde coordenou o mestrado em História das Populações e dirigiu doutoramentos na sua especialidade. Foi responsável por diversos projectos de investigação no âmbito da FCT e Direcção Regional da Cultura dos Açores. O seu primeiro livro publicado, um trabalho pioneiro sobre Rebordãos e a sua população nos séculos XVII e XVIII, data de 1973. Além de algumas dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, destaca-se da sua autoria

Page 8: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,

536 Boletim do Núcleo Cultural da Horta

os livros sobre Guimarães de 1580 a 1819. Estudo Demográfico (1987), Evolução Demográfica de três Paróquias do Sul do Pico (1992) e a série em curso sobre As Famílias (das freguesias da ilha do Pico) nos finais do século XIX (iniciada em 2004).

Mário Ruivo

Professor Catedrático, iniciou o seu percurso académico licenciando-se em Biologia e especializando-se em Oceanografia Biológica e Gestão dos Recursos Vivos (Sorbonne/Laboratório Arago), tendo participado nos primeiros mergulhos em águas profundas portuguesas no Bathyscaphe FNRS III. Realizou investi-gação no Mediterrâneo, na costa portuguesa e no Atlântico Noroeste sobre recursos vivos numa perspec-tiva ecológica e de gestão racional de “stocks” pesqueiros e participou como perito/delegado português em organizações internacionais (v.g. ICES, ICNAF). Foi Director da Divisão de Recursos Aquáticos e do Ambiente/Departamento de Pescas da FAO (Roma) e Secretário Executivo e Vice-Presidente da COI/UNESCO (Paris), Conselheiro Científico da EXPO’98, Coordenador da Comissão Mundial Independente para os Oceanos, Membro da Comissão Estratégica dos Oceanos. É Presidente da Comissão Oceanográfica Intersectorial do MCTES, do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e, por eleição, Presidente do Fórum Permanente para os Assuntos do Mar. É autor de numerosas publicações científicas nas áreas da Oceanografia Biológica, Ecologia e Gestão dos Recursos Pesqueiros, bem como de estudos, ensaios e artigos sobre Política e Governação do Oceano, Cooperação Internacional em Assuntos do Oceano, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Ciência, Sociedade e Ética. Tem participado em actividades de divulgação e sensibilização do público para os Assuntos do Mar.

Mário Rui Pinho

Doutorado em Ciências do Mar e especializado em Dinâmica de Populações de recursos marinhos. Investi-gador do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. Tem trabalhado na área da dinâmica e avaliação de recursos pesqueiros integrado nos grupos de trabalho do Comité Internacional para a Conservação dos Atuns (ICCAT) e mais recentemente do Comité Internacional para a Exploração do Mar (ICES), nomeadamente os grupos de trabalho de elasmobrânquios (WGEF) e pescarias de profundidade (WGDEEP). Coordenador e/ou parceiro de vários projectos regionais, nacionais e internacionais cobrindo áreas da ecologia/ biologia pesqueira e modelação dos efeitos antropogénicos para gestão. Desenvolve particular actividade no campo da investigação e gestão de recursos pesqueiros, com participação em reuniões técnico-científicas a nível nacional e internacional. Autor e co-autor de trabalhos publicados em revistas científicas da especialidade.

Michael P. Dyer

Licenciado em História Americana pelo York College of Pennsylvania e pela Universidade da Pennsylvania. Completou uma especialização em História Marítima no Munson Institute do Mystic Seaport Museum. Curador do New Bedford Whaling Museum.

Mónica Almeida e Silva

Doutorada em Biologia pela Universidade de St. Andrews, Escócia, está actualmente a fazer um Pós-Douto- ramento na Universidade dos Açores e no Woods Hole Oceanographic Institution, nos Estados Unidos. Iniciou a sua actividade profissional no Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, em Lisboa, tendo estado envolvida no processo de implementação das Áreas Marinhas Protegidas em Portugal. Actual-mente, dedica-se ao estudo da relação dos cetáceos com o seu habitat e avaliação do papel dos mesmos na estrutura e dinâmica dos ecossistemas oceânicos.

Page 9: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,

Lista de Autores 537

Nelson Veríssimo

Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa. Professor auxiliar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira. Investigador integrado do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa. Dirigiu a Revista Islenha desde o n.º 1 até ao n.º 30, entre 1987 e 2002. Autor de dezenas de artigos sobre História do Atlântico, Património Cultural, História Cultural e História da Educação, além de diversos livros, dos quais se destaca Relações de Poder na Sociedade Madeirense do Século XVII, Funchal, 2000, e O Convento de S. Bernardino: elementos para a sua história, Câmara de Lobos – Madeira, 2002.

Paula Alexandra de Sousa Cotter Cabral

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Cultura e Literatura Portuguesas, com a dissertação intitulada João de Melo: peregrinações da memória, na Universidade dos Açores (2004). Professora do quadro de nomeação definitiva de Português na Escola Secundária Vitorino Nemésio, desde 1996. Actualmente, lecciona Português ao Ensino Secundário e é doutoranda do curso de Estudos Portugueses, na Universidade dos Açores.

Paulo Lopes Matos

Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa é doutorado em Demografia Histórica pela Universidade do Minho.É docente da Universidade Católica Portuguesa onde lecciona a cadeira de Demografia. Actualmente desenvolve um projecto de pós-doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no Centro de História de Além-Mar (Universidade Nova de Lisboa - Universidade dos Açores), do qual é investigador integrado. Para além de artigos publicados em revistas e actas de colóquios, é autor de O nascimento fora do matrimónio na freguesia da Ribeira Seca da Ilha de São Jorge (Açores): 1800-1910, editado em 2007.

Pedro Afonso

Doutorado em Zoologia pela University of Hawaii, EUA, tem desenvolvido trabalho no IMAR/DOP, Universidade dos Açores, desde 1994. Tem estado envolvido em diversos projectos de investigação sobre comportamento e funcionamento das comunidades de peixes costeiros e oceânicos e na sua articulação com os problemas de gestão e conservação, sobretudo no que diz respeito à gestão espacial e reservas marinhas. Tem cerca de 20 artigos científicos publicados em revistas internacionais.

Ricardo Manuel Madruga da Costa

Doutorado em História pela Universidade dos Açores. Bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Investigador Integrado do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa (CHAM) e do Centro de Estudos Gaspar Frutuoso da Universidade dos Açores. Autor de diversos artigos científicos publicados em revistas da especialidade e dos livros Açores. Western Islands. Um contri-buto para o estudo do Turismo nos Açores (1989), Os Açores em finais do Regime de Capitania-Geral. 1800-1820 (2005) e De New Bedford aos Mares do Sul. Uma viagem da barca «Sea Ranger» com escala pelo Fayal em 1869 (2008). Editor do Boletim do Núcleo Cultural da Horta.

Ricardo P. A. Serrão Santos

É Doutor em Biologia e Ecologia Animal, Investigador Principal na Universidade dos Açores, Director do Departamento de Oceanografia e Pescas, Pró-Reitor da Universidade dos Açores e Presidente do IMAR - Instituto do Mar. Tem-se dedicado ao estudo da ecologia comportamental e biodiversidade de

Page 10: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,

538 Boletim do Núcleo Cultural da Horta

animais marinhos e conservação de ecossistemas oceânicos. Tem mais de 300 trabalhos publicados, entre artigos, livros, relatórios e trabalhos multimédia. Coordenou a investigação e as propostas de gestão para a rede Natura 2000, para os campos hidrotermais do mar profundo e pelo menos um monte submarino da região dos Açores. Em 2002 foi-lhe atribuído pela WWF o galardão “Gift to the Earth”; em 2007 foi nomeado “Embaixador Marítimo” pela Comissão Europeia; em 2008 recebeu o Prémio Rotary 2007-2008 no domínio do Ensino e em 2009 foi-lhe atribuído, pelo “Ciência Hoje”, o prémio “Seeds of Science” na categoria de “Ciências da Terra, do Mar e da Atmosfera”.

Rute Isabel Rodrigues Dias Gregório

Professora Auxiliar do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores e investigadora do Centro de História de Além-Mar. Doutorou-se em História, especialidade em História medieval, com a tese Terra e fortuna: os primórdios da humanização da ilha Terceira (1450?-1550), publi-cada em 2007. É directora-adjunta da revista Arquipélago - História e investigadora responsável pelos projectos “A terra e o homem nos Açores, séculos XV e XVI” e “Escravos e libertos nos Açores, séculos XV-XIX”. Membro de várias outras equipas de investigação em História, está também ligada a projectos na área das ciências documentais e da informação, nomeadamente ao nível da instalação e da conservação de arquivos. Tem estudos publicados sobre sociedade e propriedade açorianas dos primeiros tempos.

Susana Goulart Costa

Doutorada em História pela Universidade dos Açores. Professora Auxiliar do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores. Investigadora integrada do Centro de História de Além-Mar (CHAM) da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Estudos Gaspar Frutuoso da Univer-sidade dos Açores. Autora de vários artigos científicos publicados em revistas nacionais na área da História da Igreja e da História Religiosa. Entre as obras editadas destacam-se Pico. Séculos XV-XVIII (1997), Viver e morrer religiosamente. Ilha de S. Miguel. Século XVIII (2007) e Açores. Nove Ilhas, Uma história/Azores. Nine Islands, One History (2008).

Telmo Morato

Doutorado em gestão de recursos naturais e modelação ecológica pela University of British Columbia, Canada, tem desenvolvido trabalho no DOP da Universidade dos Açores desde 1994. Esteve envolvido em diversos projectos de investigação sobre comunidades de peixes costeiros, gestão costeira e, mais recente-mente, sobre montes submarinos, pescarias de profundidade e modelação ecológica. Tem mais de 25 artigos científicos publicados em revistas internacionais e editou recentemente o livro Seamounts: Ecology, Fisheries and Conservation publicado em 2007 pela Blackwell Science.

Teresa Martins Marques

Investigadora integrada no Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, actuando nas Linhas de Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea e Relações Luso-Brasileiras. Membro da direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Integrou a equipa do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Academia das Ciências de Lisboa (1993-1995). Dirigiu e prefaciou a edição em 13 volumes das Obras Completas de José Rodrigues Miguéis (Círculo de Leitores, 1994/1996). Responsável pela orga-nização do espólio literário de David Mourão-Ferreira (1997-2004). Colaboradora da Biblos-Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa-, publicou ensaio e crítica em: Colóquio/Letras, O Escritor, Leituras- revista da Biblioteca Nacional, Boletim do Centro de Estudos Regianos, África, Atlântida, Pala-vras, Vértice, Diário de Lisboa, Jornal de Letras Artes e Ideias, Foro das Letras, Mealibra, Insulana, Suplemento Literário do Correio dos Açores, SAAL, Portuguese Times (EUA), Metamorfoses (Brasil).

Page 11: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,

Lista de Autores 539

Vamberto Freitas

Leitor de Língua Inglesa na Universidade dos Açores desde 1991, tendo publicado inúmeros estudos críticos e ensaios sobre as literaturas norte-americana e açoriana. Autor de vários livros, entre os quais Jornal de Emigração (4 volumes), O Imaginário dos Escritores Açorianos e A Ilha em Frente: Textos do Cerco e da Fuga. Tem publicado algumas traduções, principalmente da poesia de Frank X. Gaspar, e continua a colaborar em vários periódicos com textos de crítica literária e cultural. Como conferencista e como docente convidado, colaborou em 2008 nos programas do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University. Tem em preparação uma colectânea de ensaios sobre literatura luso-americana.

Verónica Rodrigues Costa Neves

Licenciada em Engenharia do Ambiente (1996). Doutorada em Ecologia Animal pela Universidade de Glasgow, com a tese Towards a Conservation Strategy of the Roseate Tern in the Azores (2005). Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e actualmente com uma bolsa de pós-doutoramento, desenvolve as suas actividades de investigação no Imar-Açores. Participa em vários projectos de investigação e conser-vação de aves marinhas tendo publicado alguns estudos em revistas da especialidade. Coordenou em 2003 uma expedição ornitológica da Universidade de Glasgow aos Açores. Especial interesse por ilhas e ilhéus. Em 2006 passou três meses no ilhéu de Rockabill a trabalhar com a maior colónia de garajau rosado da Europa.

Victor Rui Dores Licenciado em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, é actualmente professor na Escola Secundária Manuel de Arriaga e, na cidade da Horta, desenvolve intensa actividade cultural. Com vários livros publicados nos domínios da poesia, do romance, do conto e da crónica, dedica-se à recensão literária, à linguística e à etno-musicologia. Colabora regularmente nos jornais, na rádio e televisão dos Açores e está ligado à actividade teatral como actor e encenador. É, desde 1998, o represen-tante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Nacional de Educação.

Virgílio Vieira

Doutorado em Biologia, com especialidade em Ecologia Animal, pela Universidade dos Açores. Dedica-se à Investigação Científica no Departamento de Biologia e no CIRN da mesma Universidade, desde 1986. Tem colaborado com diversos cientistas nacionais e estrangeiros, resultando daí várias dezenas de publi-cações científicas em revistas da especialidade. Tais publicações privilegiam as áreas de bioecologia, con-trolo biológico e da biodiversidade das ilhas, especialmente dos insectos locais. É co-autor de Borboletas Nocturnas dos Açores (1999), co-editor de A list of the terrestrial fauna (Mollusca and Arthropoda) and flora (Bryophyta, Pteridophyta and Spermatophyta) from the Azores (2005) e autor de Borboletas dos Açores (Papilionoidea e Sphingoidea) (2006).

Yolanda Corsépius

Licenciada em Enfermagem com especialização em pediatria obtida nos EUA, teve a seu cargo a chefia do Programa de Protecção Materno, na Madeira. Com a especialização e mestrado em Saúde Pública, no Brasil, exerceu docência na área da sua especialidade, cargos directivos na Direcção Regional de Saúde dos Açores e de técnica na Direcção Geral da Saúde, dedicando-se sobretudo à Educação para a Saúde. Na área da investigação histórica tem-se dedicado ao estudo do porto da Horta e ao legado resultante da presença das companhias do Cabo Submarino na ilha do Faial. Entre diversos trabalhos publicados destacam-se: Aspectos Sócio-culturais no tempo dos Cabos Submarinos na Horta (1999) e Nas rotas de um bisavô (2005).

Page 12: iN dex of aut H ors - nch...Com publicações em revistas da especialidade, é ainda autora e co-autora de alguns livros e artigos sobre dinâmicas demográficas, emigração e imigração,