Incas - (Trabalho em Grupo)

11
Incas Escola Internacional de Aldeia Trabalho: Os Incas Ano: Turma: A Disciplina: Geografia Professora: Elidiane Alunas: Ana Carolina Anna Bheatriz Carla Enrique Luiza Lira Manuela Pessoa Melina Fryer Rosária Luy EIA/NAP - 8º ano A

Transcript of Incas - (Trabalho em Grupo)

Page 1: Incas - (Trabalho em Grupo)

Incas

Escola Internacional de Aldeia

Trabalho: Os Incas

Ano: 8º

Turma: A

Disciplina: Geografia

Professora: Elidiane

Alunas:

Ana Carolina

Anna Bheatriz

Carla Enrique

Luiza Lira

Manuela Pessoa

Melina Fryer

Rosária Luy

Camaragibe 2016

EIA/NAP - 8º ano A

Page 2: Incas - (Trabalho em Grupo)

Incas

INTRODUÇÃO

Os Incas foram um dos povos mais civilizados da América. De acordo com os espanhóis o Império dos Incas, tem denominação derivada da família reinante pertencente à tribo dos Quéchuas, a principal do império. Os incas tinham baixa estatura, cabelos pretos e lisos e pele morena.

Ocupavam os territórios atuais do Equador, Peru, norte do Chile, Oeste da Bolívia e noroeste da Argentina. Na sua organização social e política, de acordo com os espanhóis, eles eram perfeitos, possuidores de espírito comunitários.

Os Incas sepultavam os mortos, não somente em templos, mas também em torres túmulos e em covas. Eles adoravam o sol, que segundo eles, era reencarnado em cada imperador, que seria filho do Grande Sol, assim o imperador para eles era considerado um Deus. Eles tinham um grande desenvolvimento na irrigação, assim eram bons na agricultura. Os Incas tinham fartamente os metais, cobre bronze, ouro, prata, o que despertou a cobiça dos conquistadores.

Em 1553, o país foi conquistado por Francisco Pizarro e submetido à coroa espanhola. A cultura Inca foi totalmente destruída e, na atualidade restam apenas ruínas de seus grandiosos monumentos templos e palácios.

Machu Picchu, uma antiga cidade inca em meio aos Andes peruanos.

                                                  

INCAS

EIA/NAP - 8º ano A

Page 3: Incas - (Trabalho em Grupo)

Incas

Os incas vieram da América do sul região das cordilheiras dos Andes, fundaram no século XIII a cidade sagrada de Cuzco, que foi dominada pelos espanhóis em 1532. Os incas habitavam em planaltos andinos, da Colômbia a Argentina e Peru como centro político econômico e social.

Eles se tornaram conhecidos em todo o mundo pelos seus objetos de ouro, utilização de pedras para fazer estradas em montanhas, fortalezas para defesa e sua técnica agrícola que aproveitava terraços cravados nas encostas das montanhas com desenvolvidos canais de irrigação.

Na arquitetura a pedra era a base de construção, eles construíram templos, diques, canais de água, casas, palácios, etc.

Tinham problemas com muitos terremotos, então desenvolveram um meio de amarração de pedras, para que suas construções ficassem resistentes contra os terremotos.

EIA/NAP - 8º ano A

Page 4: Incas - (Trabalho em Grupo)

Incas

As obras civis de menor importância, as casas do povo e os depósitos de alimentos eram construídos com pedras irregulares; as fortalezas e torres, com pedras colossais; e os templos, palácios e edifícios do governo, com paredes de pedras geométricas regulares, polidas e encaixadas uma na outra.

O artesanato era um importante elemento da cultura inca. Os incas produziam artefatos destinados ao uso diário ornados com imagens e detalhes de deuses. Era comum na cultura inca o uso de formas geométricas abstratas e representação de animais altamente estilizados no feitio de cerâmicas, esculturas de madeira, tecidos e objetos de metal. Eles produziam belos objetos de ouro e as mulheres produziam tecidos finos com desenhos surpreendentes.

Os incas eram politeístas, acreditavam em vários Deuses, como o Deus do Trovão, da Chuva, do Sol, da Lua e do Vento. Mas o mais poderoso era Viracocha que acreditavam que era o seu criador. Da natureza adoravam mais o Deus Sol que era chamado de Inti, pois acreditavam que ele estimulava o crescimento de suas culturas, adoravam também a Deusa da Lua que a chamavam de Mama Quilla, acreditavam que ela era a base do calendário inca. Eles faziam sacrifícios de animais em homenagem a estes Deuses, normalmente os animais eram porquinhos da índia e lhamas.

Também acreditavam em espíritos e na vida após a morte, que cada espírito tinha um poder de acordo com a sua localização. Achavam a pessoa que era boa na terra viveria com o deus sol com comida e bebida a vontade, mas quem tivesse sido mau na terra viveria no frio sem comida.

Os incas criaram o quipo que era utilizado para fazer contagem, de impostos, pessoas entre outros. Eram cordões, de várias cores, cada cor significava algo diferente. Os cordões eram feitos de lã de lhama, alpaca ou algodão. A posição do nó, bem como a sua quantidade, indicavam valores numéricos segundo um sistema decimal. As cores do cordão, por sua vez, indicavam o item que estava sendo contado, sendo que para cada atividade existia um significado diferente.

EIA/NAP - 8º ano A

Page 5: Incas - (Trabalho em Grupo)

Incas

Domesticaram a lhama (animal andino da família do camelo) e utilizaram como meio de transporte, além de retirar a lã, carne e leite deste animal. Alem da lhama, alpacas e vicunhas também eram criadas.

A música também fazia parte das manifestações culturais da civilização inca. O principal instrumento musical dos incas era a flauta de bambu, trombetas feitas de conchas marinhas ou de cerâmica que servia para os momentos de diversão, mas também eram usadas em rituais de homenagem aos deuses ou homenagem á natureza.

As guerras ocorriam graças à crueldade do imperador Huayna Capac, que dividiu suas propriedades para os filhos Huascar e Atahualpa. Huascar tinha as terras do sul, e seu irmão Atahualpa tinha as terras do norte. Quando Huayna faleceu, o povo estava desgastado, os irmãos que deveriam atingir um acordo para governarem juntos, estavam preocupados em ampliar seus poderes individuais dando origem origem à Guerra dos Dois Irmãos. Huascar exigiu que Atahualpa se dirigisse à Cuzco, e lhe prestasse obediência.

Antes de partir para Cuzco, Atahualpa foi alertado de que poderia sofrer uma emboscada liderada por seu meio-irmão. Levou consigo alguns de seus homens e decidiu tomar o Império. Nesta batalha, cerca de cem mil pessoas morreram, pois muitas sociedades que pretendiam dizimar o domínio inca lutaram a favor de Atahualpa.

Com a conquista do Império, Atahualpa foi à cidade de Cajamarca, para checar um boato que dizia que estrangeiros estavam invadindo suas terras com a pretensão de tomá-las. Ele foi com seus soldados, e recebeu um convite do espanhol Francisco Pizarro para um jantar.

EIA/NAP - 8º ano A

Page 6: Incas - (Trabalho em Grupo)

Incas

Era uma armadilha, mas antes de começar o conflito o Frade Vicente de Valverde, tentou convencer Atahualpa á se converter ao cristianismo, ele não aceito e jogou a Bíblia no chão, espanhóis escondidos avançaram e derrotaram os inimigos.

Atahualpa foi preso e ofereceu aos espanhóis ouro suficiente para encher a sala em que ele foi preso, e duas vezes a mesma quantidade de prata. O inca satisfizera esse resgate, mas Pizarro alucinado, recusando-se depois a libertar o inca. Durante a prisão de Atahualpa, Huascar foi assassinado noutro local.

Os espanhóis mantiveram isso como se fosse ordens do próprio Atahualpa, o que foi utilizado como uma das acusações contra ele quando os espanhóis finalmente decidiram condená-lo à morte por enforcamento, em agosto de 1533.

EIA/NAP - 8º ano A

Page 7: Incas - (Trabalho em Grupo)

Incas

Conclusão

Nós concluímos que os incas foram um grupo bem desenvolvido, pois tinham ótimos sistemas de irrigação e técnicas de agricultura, também tinham uma cultura muito diversificada.

Eles tinham construções incríveis para a época, construíam templos, casas com pedras e também acreditavam em vários deuses, ou seja, eram politeístas e os principais deles eram a Deusa Lua e o Deus Sol que possuíam o maior templo de culto.

   

Curiosidades da Cultura Inca

O império Inca abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o Quícha. Outro idioma que se destacava era a língua aimará, de uma das principais etnias, os aimarás.

Outro recurso utilizado para registrar a história eram os mantos e tábuas que possuíam pinturas representando acontecimentos históricos.

Ao nascerem, os incas lavavam o bebê com água fria e o embrulhavam numa manta e o colocavam em uma cova feita no chão. Quando a criança alcançava um ano de idade, se esperava que andasse ou ao menos engatinhasse sem qualquer ajuda.

Os incas sabiam como desidratar batatas e vegetais. Com isso, podiam armazenar grandes quantidades de alimentos.

Os incas inventaram um serviço de correio: de dois em dois quilômetros havia um mensageiro. Cada mensagem passava para o próximo até chegar ao destino. É importante lembrar: já que não possuíam nenhuma forma de escrita, as informações eram faladas. Havia uma classe de servidores especializados nesse trabalho, os chasquis que eram os mensageiros, que moravam em cabanas ao longo do caminho do império, sempre a distâncias regulares. Quando recebiam uma mensagem, tinham que levá-la o mais rápido possível até a cabana do próximo chasqui, que levaria para o próximo, até chegar ao destino. Com esse sistema, cerca de 200 km eram percorridos em um dia. Esses "CARTEIROS'' eram treinados desde pequenos e sabiam que dar a mensagem correta era muito importante. Se errassem, a punição seria severa.

                   

EIA/NAP - 8º ano A

Page 8: Incas - (Trabalho em Grupo)

Incas

Referências bibliográficas

http://historiadomundo.uol.com.br/inca/civilizacao-inca.htm

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historia-america/fortalezas-incas.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Inca

http://www.infoescola.com/historia/incas/

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/incas.htm

EIA/NAP - 8º ano A