INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com...

34
INCLUSÃO PARA TODOS Origens & Fundamentos da Educação Inclusiva/Especial

Transcript of INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com...

Page 1: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

INCLUSÃO PARA TODOS

Origens & Fundamentos da Educação Inclusiva/Especial

Page 2: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

EMENTA DA DISCIPLINA

- Conceitos de inclusão e exclusão escolar;

- Função social das escolas especiais e inclusivas na atualidade;

- A Declaração de Salamanca;

- Educação Especial e Inclusiva no Brasil: desenvolvimento histórico e

epistemológico da Política Nacional de Educação Inclusiva;

- Identificação das necessidades educacionais especiais, trâmites e ações

iniciais;

- As Perspectivas da Inclusão;

- O conhecimento e seu significado na Educação Inclusiva.

Page 3: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Avaliação

Participação + Seminário + Prova

Page 4: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

DESDOBRAMENTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA;

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA;

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL

PRÁTICAS E AÇÕES PEDAGÓGICAS (ESPECIAIS & INCLUSIVAS)

Page 5: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

O que se entende por Inclusão Escolar

A educação inclusiva se apoia na premissa de que é preciso olhar para o alunode forma individualizada e colaborativa, contemplando suas habilidades edificuldades no aprendizado em grupo.

"A escola deve ser um lugar de encontro, de igualdade, de desenvolvimento.Para isso precisamos construir um espaço-tempo de gestão que acolha asdiferenças existentes no mundo", defende a pedagoga Carla Mauch.

Page 6: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Preparar-se para a diversidade

A sociedade já deveria estar preparada para a diversidade. Asnecessidades das pessoas com deficiência são as mesmas dequalquer um: aprender, conviver, circular livremente", diz aeducadora Ana Maria Barbosa.

A especialista lembra que não é necessário pensar em"adaptação" para a deficiência, e sim projetar ambientes eatividades que possam incluir qualquer pessoa.

Page 7: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Segundo a legislação brasileira, são consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de

longo prazo que possam afetar sua participação na sociedade em igualdade de condições.

O atendimento escolar é obrigatório a todos os estudantes de 4 a 17 anos, inclusive aos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Não existe um tipo de deficiência que exclua a criança de ser atendida pela escola

em classe regular, sob pena de denúncia aos órgãos da educação e ao ministério público.

AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Page 8: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

INC

LUSÃ

O C

RES

CEN

TE –

20

07

-2

01

2

Page 9: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Inclusão Escolar _ práticas brasileiras

Page 10: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

O que as escolas precisam mudar?

Page 11: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

O que as escolas precisam mudar? _ Vídeo

Page 12: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Leis atuais de inclusão social no Brasil

A Lei nº 8.213, de 1991, também conhecida como Lei de Cotas, estabelece a reserva de vagas de emprego para pessoas com deficiência (habilitadas) ou para pessoas que sofreram acidentes de trabalho, beneficiárias da Previdência Social (reabilitados). A obrigação vale para empresas com cem ou mais funcionários e as cotas variam entre 2% e 5% dos postos de trabalho.O percentual a ser aplicado é sempre de acordo com o número total de empregados das empresas, dessa forma:I – de cem a 200 empregados: 2%.II – de 201 a 500: 3%.III – de 501 a 1.000: 4%.IV – de 1.001 em diante: 5%Art.93 – prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.Lei Federal 7.853/1989A Lei 7.899 de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiência, sua integração social (educação, saúde, recursos humanos, acessibilidade) e sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Corde.Lei Federal 8.899/1994A Lei 8.899, de 29 de junho de 1994, concede passe livre às pessoas com de deficiência, comprovadamente carentes, no sistema de transporte coletivo interestadual.Lei Federal 10.048/2000A Lei Federal 10.048, de 8 de novembro de 2000, dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo.Lei Federal 10.098/2000A Lei Federal 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade para as pessoas com ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação, e dá outras providências.

Page 13: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Definição de acessibilidade

I - acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dosespaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios decomunicação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.Eliminação de barreiras na comunicaçãoArt. 17. O Poder Público promoverá a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecerá mecanismose alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas comdeficiência sensorial e com dificuldade de comunicação, para garantir-lhes o direito de acesso àinformação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer.Lei Federal 11.126/2005A Lei Federal 11.126, de 27 de junho de 2005, assegura a pessoa com deficiência visual que tenha um cãoguia, o ingresso e permanência do animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de usocoletivo. A exceção são os estabelecimentos de saúde, mas apenas nos setores de isolamento,quimioterapia, transplante, centro cirúrgico, UTI.Lei 11.133/2005A Lei 11.133, de 14 de julho de 2005, institui o dia 21 de setembro como o Dia Nacional da Luta da Pessoacom Deficiência.

Page 14: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Inclusão Escolar e a proximidade da Família

“A real aceitação das pessoas com necessidades especiais... essa aceitação deve começar pela própria família”

"Sabe-se, entretanto, que a família tem se encontrado,historicamente, numa posição de dependência de profissionaisem diferentes áreas do conhecimento, no sentido dereceberem orientações de como proceder em relação àsnecessidades especiais de seus filhos".

A família deve buscar toda orientação que conseguir, no entanto, não podem transferir toda a responsabilidade de criação do filho a esses profissionais

Page 15: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Fun

ção

So

cial

das

Es

cola

s

A escola foi escolhida pela humanidade parasocializar o saber sistematizado.

O homem por meio da educação deveria colaborar para

o desenvolvimento do país e usufruir dos resultados.

Entretanto, ainda se percebe que a transmissão das

ideias vem de uma classe dominante, onde perpetuam-

se condições sociais já existentes.

Page 16: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Fun

ção

So

cia

l da

s Es

cola

s

Não há uma forma única de educação

Considera-se ensino eeducação todoprocedimento que tem porintento intervir na conduta

humana.

Brandão

Page 17: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

O que poderíamos entendersobre a diferença entre asclasses sociais?

A atenção se volta para interesses particulares?

Os direitos são iguais?

Page 18: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Educação para transformar a sociedade

“Se teus projetos têm prazo de um ano, semeia trigo; se teusprojetos têm prazo de dez anos, planta árvores frutíferas; se teusprojetos têm prazo de cem anos, então educa o povo.” (Provérbiochinês).

O sistema educacional brasileiro fundamenta-se numa filosofia de racionalização e democratização do ensino, mas na realidade

atesta a existência de mecanismos rígidos de seleção e burocratização, que o configura como elitista.

Page 19: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

3 Funções Sociais da EscolaSocialização

Preparar o indivíduo para sociedade, para vida adulta.

Cultural

Transmissão de símbolos, linguagem, crenças, valores...

Seletiva

Seleção dos alunos

=

Bom ou sem rendimento escolar

Essenciais

Page 20: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Função seletiva pode ir contra os ideias de inclusão

Atenção!

Rótulos;

Ausência de

incentivos;

Examinar X Avaliar;

Page 21: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

A Escola enquanto ReprodutivistaNuma sociedade capitalista encontramos uma sociedade desigual e injusta.

A escola reproduz situações (desiguais e injustas) dentro da escola.

Cultura e ideologia da classe dominante.

Conceitos, ideias, ideologias, valores da classe dominante

Page 22: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Contradição do Desafio da EscolaTransformar, emancipar, libertar! (Teoria Educacional)

Transformar pelas experiências de conhecimento e aprendizagem,que tenha autonomia para vida em sociedade, que seja livre paradecidir, sem ser convencido pela classe dominante, poder expressarsua cultura, ter seus direitos preservados.

A escola influenciada pelo capitalismo, reproduz funções paraproduzir a mão de obra (operários), trabalhadores submissos.(Seguindo o capitalismo)

Page 23: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Espaço

Transmissão de conhecimento e aprendizagem

=

Transmissão de conteúdo

Espaço disciplinador, tradicional

Ambiente

Transformação do indivíduo

Não só disciplina, mas promove experiências, vivências, crie rupturas.

Meio de educação libertadora

Participação democrática

Manifestação das diversidades e inclusão comunitária

Abordagem Paulo Freire

Page 24: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Função Compensatória da Escola

A escola sozinha não é capaz de eliminar a injustiça e adesigualdade social, mas pode compensar as diferençassociais:Oferecer educação de qualidade

O que seria?

Superar diferenças de classe social, de ritmo, de cultura, deinteresse, seguindo a lógica da diversidade.

Page 25: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Projeto 1 _ Desenvolver Competências para Liderar & Formar

Page 26: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Projeto 2 _ Desenvolver Competências Individuais

Page 27: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

A Declaração de SalamancaA Declaração de Salamanca (Salamanca - 1994) é uma resolução das NaçõesUnidas que trata dos princípios, política e prática em educação especial.

Adotada em Assembleia Geral, apresenta os Procedimentos-Padrões das NaçõesUnidas para a Equalização de Oportunidades para Pessoas com Deficiência. Éconsiderada mundialmente um dos mais importantes documentos que visam ainclusão social, juntamente com a Convenção sobre os direitos da Criança (1988)e da Declaração Mundial sobre Educação para todos (1990). Faz parte datendência mundial que vem consolidando a educação inclusiva.

A sua origem é atribuída aos movimentos em favor dos direitos humanos econtra instituições segregacionistas, movimentos iniciados a partir das décadasde 1960 e 1970.

Page 28: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Educação Especial e

Inclusiva no Brasil

Page 29: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Desenvolvimento Histórico

Page 30: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Política Nacional de Educação Inclusiva

Page 31: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

4ª AULA _ SEMINÁRIO

Page 32: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Identificação das necessidades

Educacionais Especiais

Page 33: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

As perspectivas da Inclusão

Page 34: INCLUSÃO PARA TODOS · Art.93 –prevê a proibição de qualquer ato discriminatório com relação a salário ou critério de admissão do emprego em virtude de portar deficiência.

Significado da Educação Inclusiva