INCÊNDIO NO USS FORRESTAL · 2020. 6. 4. · protocolo de segurança, já estava conectado, e o...

8
VELHOGENERAL.COM.BR INCÊNDIO NO USS FORRESTAL 1 21/05/2019 | VELHOGENERAL.COM.BR | HISTÓRIA INCÊNDIO NO USS FORRESTAL Por Robinson Farinazzo* e Albert Caballé Marimón** O USS Forrestal arde em chamas logo após o acidente (Foto: US Navy). Durante a Guerra do Vietnã, armamento vencido e incorretamente armazenado, aliado à negligência em relação aos procedimentos vigentes, levaram ao incêndio que se tornou em uma das maiores tragédias da história da US Navy. “Se Você acha que segurança é caro, experimente um acidente.” Cinquenta e dois anos atrás o porta-aviões USS Forrestal (CVA-59) ocupava uma posição estratégica na Yankee Station, um ponto no Mar da China ao largo da costa norte-vietnamita numa manhã de sábado, 29 de julho de 1967. Na segunda série de surtidas do dia, por volta das 10h50, um foguete Zuni de 127 mm alojado no lançador de um jato McDonnell Douglas F-4B Phantom II disparou inadvertidamente. O projétil atingiu o tanque subalar de um Douglas A-4E Skyhawk, rompendo-o e espalhando combustível de aviação no motor quente, incendiando a seguir esta aeronave (que ainda estava armada com duas bombas de 1.000 libras que caíram da asa). Em segundos, o fogo se espalhou para os aviões vizinhos, formando-se também uma mortal piscina de combustível em chamas no convoo. As bombas logo começaram a queimar, explodindo daí a 96 segundos e tornando-se uma das maiores tragédias da história da Marinha dos Estados

Transcript of INCÊNDIO NO USS FORRESTAL · 2020. 6. 4. · protocolo de segurança, já estava conectado, e o...

Page 1: INCÊNDIO NO USS FORRESTAL · 2020. 6. 4. · protocolo de segurança, já estava conectado, e o foguete Zuni foi acionado. Conforme já foi descrito, o fogo tomou proporções incontroláveis.

VELHOGENERAL.COM.BR INCÊNDIONOUSSFORRESTAL 1

21/05/2019 | VELHOGENERAL.COM.BR | HISTÓRIA

INCÊNDIO NO USS FORRESTAL PorRobinsonFarinazzo*eAlbertCaballéMarimón**

OUSSForrestalardeemchamaslogoapósoacidente(Foto:USNavy).

DuranteaGuerradoVietnã,armamentovencidoeincorretamentearmazenado,aliadoànegligênciaemrelaçãoaosprocedimentosvigentes,levaramaoincêndioquesetornouem

umadasmaiorestragédiasdahistóriadaUSNavy.

“SeVocêachaquesegurançaécaro,experimenteumacidente.”

Cinquentaedoisanosatrásoporta-aviõesUSSForrestal(CVA-59)ocupavaumaposição estratégica naYankee Station, um ponto noMar da China ao largo dacostanorte-vietnamitanumamanhãdesábado,29dejulhode1967.Nasegundasérie de surtidas do dia, por volta das 10h50, um foguete Zuni de 127 mmalojado no lançador de um jatoMcDonnell Douglas F-4B Phantom II disparouinadvertidamente. O projétil atingiu o tanque subalar de um Douglas A-4ESkyhawk, rompendo-o e espalhando combustível de aviação nomotor quente,incendiandoaseguirestaaeronave(queaindaestavaarmadacomduasbombasde 1.000 libras que caíram da asa). Em segundos, o fogo se espalhou para osaviões vizinhos, formando-se também uma mortal piscina de combustível emchamasnoconvoo.

As bombas logo começaram a queimar, explodindo daí a 96 segundos etornando-se uma das maiores tragédias da história da Marinha dos Estados

Page 2: INCÊNDIO NO USS FORRESTAL · 2020. 6. 4. · protocolo de segurança, já estava conectado, e o foguete Zuni foi acionado. Conforme já foi descrito, o fogo tomou proporções incontroláveis.

2 INCÊNDIONOUSSFORRESTAL VELHOGENERAL.COM.BR

Unidos, em que 134 tripulantes perderam a vida, 161 ficaram feridos e 21aeronaves de última geração foram completamente destruídas. Um dossobreviventes ferido no incêndio foi o então capitão-de-corveta John McCain,que,senadorpeloestadodoArizonade1987a2018ecandidatoàpresidênciadarepúblicaem2008contraBarackObama, faleceunoanopassado,em25deagostode2018.

JohnMcCainpiloto,àesquerda,em1965(Foto:BibliotecadoCongressoamericano)ecandidatoàpresidênciadarepúblicadosEUAdisputandocomBarakObama,àdireita,em2008(Foto:BusinessInsider/USAImages).

OS ANTECEDENTES Nodia anterior, 28 de julho, o navio de transporte demuniçõesUSSDiamondHead havia reabastecido o Forrestal com 16 bombas de 1000 libras modeloAN/M65A1. Essas bombas foram originalmente fabricadas para a Guerra daCoréia14anosantes;passarampartedessetempoexpostasaocaloreumidadeemOkinawaouGuam,eapresentavamsinaisdeferrugememuitapoeira.Aindaestavam guardadas nas embalagens originais, que se encontravam bastantedeterioradas,eforamentreguessobprotestosaoencarregadodoDiamondHeadnodepósitodaMarinhaemSubicBay,nasFilipinas.

Dadoohistóricodearmazenamento,suaestabilidadeeraduvidosa.Inicialmente,o oficial responsável pelo depósito da Marinha em Subic Bay achou que oDiamond Head iria descarta-las no mar. Ao saber que seriam efetivamenteusadasnoserviçoativo,protestouveementementeesóaceitoutransferi-lasparao Diamond Head após receber mensagem por escrito do seu COMIMSUP(Comando Imediatamente Superior), o CINCPAC, United States Indo-PacificCommand,isentando-odaresponsabilidade.

Page 3: INCÊNDIO NO USS FORRESTAL · 2020. 6. 4. · protocolo de segurança, já estava conectado, e o foguete Zuni foi acionado. Conforme já foi descrito, o fogo tomou proporções incontroláveis.

VELHOGENERAL.COM.BR INCÊNDIONOUSSFORRESTAL 3

CapadarevistaLifede11deagostode1967.

O capitão-de-mar-e-guerra John Beling, comandante do Forrestal, ficoupreocupado com amunição que recebeu,mas não via outra saída: era isso ouinterromper asmissões de bombardeio de que o porta-aviões fora incumbido.Comoumaconcessãoàsponderaçõesdealgunsdosarmeirosmaisexperientesdebordo,Belingautorizouoarmazenamentodasmesmasnumpaiolàparte,semcontato como restantedasmuniçõesdonavio.Não fosse isso, talvez ohorrorqueseseguiutivesseassumidoproporçõesaindamaiores.

Page 4: INCÊNDIO NO USS FORRESTAL · 2020. 6. 4. · protocolo de segurança, já estava conectado, e o foguete Zuni foi acionado. Conforme já foi descrito, o fogo tomou proporções incontroláveis.

4 INCÊNDIONOUSSFORRESTAL VELHOGENERAL.COM.BR

Masoperarcombombascujaconfiabilidadeerapara ládediscutívelnãoeraoúnicodosproblemasàbordodoForrestal.OsfoguetesZunitinhaminterruptoresde segurança (safety pins) instalados em seus TER (Triple Ejector Rack,plataformasejetoras tríplices),paraevitarquequalquersinalelétricochegasseao fogueteantesdadecolagemdaaeronave.Alémdopinode segurança,haviatambém umpigtail (“rabicho”) conectando a fiação elétrica do foguete ao podqueodisparava.

Diagramamostrandoadisposiçãodasaeronavesnoiníciodoacidente,provavelmenteocasionadopeloF-4B110nocírculovermelhoàesquerda.McCainestavanumdosA-4marcadosnocírculoádireitadodiagrama.

Nafotoàdireita,instalaçãodefoguetesZuniemumjatoF-4BPhantomII(Imagens:USNavy).

Comoerasabidopelastripulações,nãoeraincomumqueospinosdesegurançafossem arrancados pelos fortes ventos que comumente varrem o convoo. Porisso,osprotocolosdesegurançavigentesàépocapreconizavamqueospigtailssópoderiamserconectadosquandoaaeronavejáestivessepresaàcatapultaeprontaparaolançamento(condiçãoemqueumaigniçãoprematuraindesejadadirecionariaofogueteparaomar).

OS AGRAVANTES Não foi isso o que aconteceu naquela manhã, conforme pode ser visto nodiagramaefotoacima.OsafetypindoTERfoiremovido,sejapelovento,comopareciacomumocorrer,sejamanualmente–algumasfontesafirmamqueelefoiretiradoporequipesdemanutenção,paraganhartempo–,eéfatocomprovadoque opigtail, tambémpara ganhar tempo, foi conectado antes do preconizadopelosprocedimentosdesegurança.

Page 5: INCÊNDIO NO USS FORRESTAL · 2020. 6. 4. · protocolo de segurança, já estava conectado, e o foguete Zuni foi acionado. Conforme já foi descrito, o fogo tomou proporções incontroláveis.

VELHOGENERAL.COM.BR INCÊNDIONOUSSFORRESTAL 5

RestosdeumA-4Skyhawkdestruídonoacidente(Foto:USNavy).

DanosnablindagemdoconvoodoForrestal(Foto:USNavy).

Page 6: INCÊNDIO NO USS FORRESTAL · 2020. 6. 4. · protocolo de segurança, já estava conectado, e o foguete Zuni foi acionado. Conforme já foi descrito, o fogo tomou proporções incontroláveis.

6 INCÊNDIONOUSSFORRESTAL VELHOGENERAL.COM.BR

Quando o piloto do Phantommudou a fonte elétrica de externa para interna,houveumasobrecargaqueemcondiçõesnormaisseriabarradapelosafetypindo TER, que não estava conectado. Mas o pigtail, enfatizamos, contrariando oprotocolo de segurança, já estava conectado, e o foguete Zuni foi acionado.Conformejáfoidescrito,ofogotomouproporçõesincontroláveis.

AtripulaçãonostrabalhosdecombateaoincêndioapósodesastrenoUSSForrestal(Foto:USNavy).

Fato é que a equipe de CAV (Controle de Avarias) do navio estava treinada epreparada para apagar incêndios de bombas de 1.000 lb do tipoMk 83,maismodernaseseguras,queporsuaveztemumtempodecookoff(períodoemquepodem ficar expostas às chamas sem detonar) de dez minutos. As velhas einstáveis M65A1 explodiram em pouco mais de um minuto, matandoimediatamentequasetodososexperientesmilitaresquecombatiamaschamas.

Estasbaixasfizerammuitadiferençanocombateaosinistro,porqueenquantoospoucos especialistas restantes aplicavam espuma para conter o incêndio, osdemaistripulantes,porimperíciatécnica,varriamoconvoocomáguasalgadaaqual,alémdedispersaraespuma,espalhavaocombustível,agravandooquadro.Vários tripulantes caíram ou pularam no mar e foram recolhidos porhelicópterosdenaviosnasvizinhanças.

DasnovebombasquedetonaramnoForrestalnaqueledia,oitoeramM65,queexplodiamcomumaforça50%maiordoqueonormal,umatendênciaqueseuagenteexplosivoapresentaquandovelhoouinadequadamenteestocado.Asériedeexplosõesabriuumrombonoconvooblindado,fazendocomquecombustívelvazasseparaosconvesesabaixo,aumentandoaamplitudedodesastreefazendomaisvítimas.

Page 7: INCÊNDIO NO USS FORRESTAL · 2020. 6. 4. · protocolo de segurança, já estava conectado, e o foguete Zuni foi acionado. Conforme já foi descrito, o fogo tomou proporções incontroláveis.

VELHOGENERAL.COM.BR INCÊNDIONOUSSFORRESTAL 7

Com o empenho de toda a tripulação e auxílio dos navios vizinhos, o fogo foicontidoàs13h42daqueledia,masostrabalhosderescaldocontinuaramatéàs04h00damanhãseguinte.

AS L IÇÕES DA TRAGÉDIA Umamarinhadeguerranãoéumcorpoestático,tratando-senaverdadedeumorganismo vivo em permanente evolução. Assim sendo, a US Navy procurouaprender com as amargas lições que o acidente do USS Forrestal lhe impôs.Poucosmesesdepois,foiinstaladoemcaráterexperimentalnoportaaviõesUSSFranklinRooseveltumsistemadeaspersãodeespumaquecobretodooconvoo.Umavezaprovado,elefoidisseminadoparatodaaForçaAeronaval.

OUSSRonaldReagan(CVN76)testandoseusistemadecombateaincêndiodeconvésdevoo,obrigatórioemtodososporta-aviõesemdecorrênciadoacidentenoForrestal(Foto:USNavy).

Também levantou-se a necessidade de dotar os porta aviões com potentesempilhadeiras blindadas, as quais serão empregadas para o alijamento deaeronaves e bombas no mar, de vez que no Forrestal essa faina foi realizadausandoaforçamanualdatripulação,comgravesriscosparaamesma.

Emadição, criou-seoWSESRB(WeaponSystemExplosivesSafetyReviewBoard,Comitê de Revisão de Segurança de Explosivos para Sistema de Armas), umimportanteórgãodestinadoasistematizaromanuseiodemuniçõesediminuirseusriscosoperacionais.

Porfim,dadoofatodequetodooacidentefoifilmadopelascâmerasdebordo,produziu-seumfilmeeducativoqueatéhojeédivulgadoemdiversasmarinhas

Page 8: INCÊNDIO NO USS FORRESTAL · 2020. 6. 4. · protocolo de segurança, já estava conectado, e o foguete Zuni foi acionado. Conforme já foi descrito, o fogo tomou proporções incontroláveis.

8 INCÊNDIONOUSSFORRESTAL VELHOGENERAL.COM.BR

alertando para os erros e acertos de uma operação de combate a incêndio àbordo,TrialbyFire:ACarrierFightsforLife.

CentroFarrier,aEscoladeTreinamentodeCombateaIncêndio,umlegadopositivodatragédiaquehomenageiaummarujoexcepcional(Foto:WaltStinner).

MastalvezumadasatitudesmaiscomoventesdaUSNavytenhasidobatizaroCentro de Combate a Incêndios daMarinha em Norfolk com o nome do ChiefPetty Officer Gerald W. Farrier. Naquele distante verão vietnamita, ele foi oprimeiroachegaràschamas,emorreutentandosalvarasvidasdospilotosqueestavampresosnasaeronaves.

*Robinson Farinazzo é capitão de fragata (FN) da reserva da Marinha do Brasil, expert emtecnologiaaeronáuticaeconsultordeDefesa.Commaisdetrintaecincoanosdecarreiramilitar,extensa experiência de campo e formação superior em Administração de Empresas, é editor doCanalArtedaGuerranoYouTubeearticulistadoBlogVelhoGeneral.Podesercontatadoatravésdoe-mail:[email protected].

**AlbertCaballéMarimónpossuiformaçãosuperioremmarketing.Depoisdeatuartrintaeseteanosemempresasnacionaisemultinacionais,hácincoanosdedica-seàatividadedepesquisadornasáreasdeHistóriaMilitar,DefesaeGeopolítica.É fotógrafoprofissionaleeditordoblogVelhoGeneral. Já atuou na cobertura de eventos como a Feira LAAD, o Exercício CRUZEX, a OperaçãoAcolhida e proferiu palestras na AFA, Academia da Força Aérea. É colaborador da revistaTecnologia & Defesa e do Canal Arte da Guerra. Pode ser contatado através do [email protected].