íNdia

20
ÍNDIA

Transcript of íNdia

Page 1: íNdia

ÍNDIA

Page 2: íNdia

Cultura Da Índia

• A cultura da Índia é muito diversificada pois há vários estilos e modos de expressar. Como a dança, as musicas, a filosofia, religião, etc.

• Dança: A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia

Page 3: íNdia

Cultura da Índia• Músicas: A música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos

diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).

• Filosofia: A filosofia indiana está muito ligada a religião. As principais correntes filosóficas são: budismo, yoga, jainismo, tantra, bramanismo e sankhya.

• Religião: A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.

Page 4: íNdia

Cultura da Índia• Arquitetura: Na arquitetura histórica destacam-se os tempos (locais das

cerimônias religiosas). Estes chamam a atenção pela beleza dos detalhes e riqueza na decoração. O Taj Mahal, situado na cidade de Agra, é uma das obras de arquitetura mais conhecidas deste país. Com influência islâmica, este mausoléu é considerado pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

• Festas Indianas: Grande parte das festividades indianas está relacionada com aspectos religiosos. As principais festividades são: Holi, Festival das Cores (de fevereiro à março); Khumba Mela (festival religioso que ocorre quatro vezes a cada doze anos); Ganesha Festival (agosto e setembro) e Festival das Luzes (Diwali).

Page 5: íNdia

Pontos Turísticos• Taj Mahal Gurudwara Bangia Sahib• Qutb Minar Forte de Mehrangarh• Túmulo de Humaium Hawa Mahal• Forte de Amber Templo de Lótus• Forte Vermelho Siddhivinayak Temple• Templo de Akshardham Forte de Agra• Rio Ganges Portal da Índia• Harmandir Sahib Lodi Gardens

Page 6: íNdia

Pontos Turísticos• City Palace, Jaipur Vaishno Devi• City Palace, Udaipur Jama Masjid• Wonderla Jaigarh Fort • Golconda• Porta da Índia • Templo de Bhihadisvara• Forte Jaisalmer• Palácio de Mysore

Page 7: íNdia

Taj Mahal • A sua predileção por Aryumand era tanta, que passou a chamá-la pelo nome de

Mumtaz Mahal, ou seja, “a eleita do palácio”. Entretanto, a relação afetuosa entre Mumtaz e Shah chegou ao fim quando a esposa preferida não sobreviveu ao parto de seu décimo quarto filho. Desolado com a perda de sua amada, o poderoso rei ordenou a construção de um enorme mausoléu que deveria abrigar o corpo de sua amada e, ao mesmo tempo, simbolizar o amor do rei à sua falecida esposa.

• Nos vinte e dois anos seguintes à morte de Mumtaz Mahal, o rei não poupou esforços para que sua homenagem póstuma fosse devidamente concluída. Durante vinte e dois anos, mais de 20 mil trabalhadores foram empregados na construção do Taj Mahal, nome dado à construção, que significa “a coroa do lugar”. Entre os materiais empregados na construção podemos destacar o uso de pesados blocos de mármore da Índia, ametistas persas, safiras do Ceilão, cristal e jade chineses, pedra turquesa tibetana e o Lápis - Lazuli do Afeganistão.

Page 8: íNdia

Religião• A principal religião da India é o Hinduismo. Hinduísmo é uma tradição religiosa que se

originou no subcontinente indiano. É frequentemente chamado de Sanātana Dharma pelos seus praticantes, frase em sânscrito que significa "a eterna (perpétua) dharma (lei)". Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, isto é, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista. De acordo com o livro História das Grandes Religiões, "o hinduísmo é um estado de espírito, uma atitude mental dentro de seu quadro peculiar, socialmente dividido, teologicamente sem crença, desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação: e ainda substitui o nacionalismo". Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga", a "mais antiga tradição viva" ou a "mais antiga das principais tradições existentes".

Page 9: íNdia

Casamento• Na ín dia é comum ter casamentos arranjados. Está prática, ainda é a mais comum. A

opinião das famílias tem um peso enorme no casamento e, geralmente, são eles que escolhem uma pretendente para o rapaz quando acham que ele já está em uma idade adequada para casar. No geral (pelo menos na minha família), eles escolhem uma moça e levam a proposta até a família. Nesta proposta, há diversas coisas a serem discutidas. Primeiramente, não se discute a casta ou religião, porque as famílias só procuram casar seus filhos com pessoas da mesma casta e religião. Então, o que discutem? O currículo da moça, os bens da família, o quanto a família vai pagar de dote pela menina. Sim, você leu certo: DOTE. Esta prática, muio criticada, ainda é amplamente praticada aqui na Índia. Ah, sim! E não podemos esquecer de algo muito importante: o mapa astrológico dos noivos. Os indianos são muito superticiosos e acreditam que os signos de ambos devem combinar e que a data do casamento deve ser marcada também, baseada na posição das estrelas, etc. Se tudo bater, pronto! O casório está marcado!

Page 10: íNdia

Biodiversidade • O território indiano se encontra dentro da biorregião himalaia, que

apresenta grande biodiversidade. Acolhendo 7,6% de todos os mamíferos, 12,6% de todas as aves, 6,2% de todas os répteis, 4,4% de todos os anfíbios, 11,7% de todos os peixes e 6% de todas as espermatófitas do mundo, a Índia é um dos dezoito países megadiversos. Em muitas regiões indianas existem altos níveis de endemismo; em geral, 33% das espécies indianas são endêmicas (próprias daquele lugar).

Page 11: íNdia

Economia• A Índia, com um produto interno bruto nominal estimado em 1,843 trilhões

de dólares, ocupa o 10ª lugar na lista de maiores economias do mundo por PIB nominal, enquanto sua paridade de poder de compra calculada em 2011 em 4,4 trilhões de dólares, é a terceira maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Contudo, ainda é um país muito pobre, com uma renda per capita nominal de apenas 1 530 dólares e renda per capita PPC de 3 705 dólares em 2011. Durante as últimas décadas a economia indiana tem tido uma taxa de crescimento anual do produto interno bruto ao redor de 5,8%, convertendo-se em uma das economias de mais rápido crescimento no mundo. A Índia conta com a maior força de trabalho do mundo, com mais de 513,6 milhões de pessoas. Em termos de produção, o setor agrícola representa 28% do PIB; o setor de serviços, 54% e a indústria, 18%. Os principais produtos agrícolas e de gado incluem arroz, trigo, sementes oleaginosas, algodão, juta, chá, a cana-de-açúcar, ovinos, caprinos, aves de curral e pescados.

Page 12: íNdia

Educação• O sistema educacional indiano está sob o controle do Governo da União e,

com alguma autonomia, dos estados. Vários artigos da constituição indiana classificam a educação como um direito fundamental. A maioria das universidades no país é controlada pela União ou pelos governos dos estados. O país tem feito progressos em aumentar a taxa de frequência no ensino primário e na expansão da alfabetização para cerca de três quartos da população. A melhora no sistema de ensino indiano é frequentemente citada como um dos principais contribuintes para o crescimento econômico do país nos últimos anos. Grande parte do progresso, especialmente na educação superior e na pesquisa científica, foi atribuído a várias instituições públicas. O mercado educacional privado indiano movimentou 40 bilhões de dólares em 2008 e aumentou esse valor para 70 bilhões em 2012.

Page 13: íNdia

Saúde• A desnutrição impede o desenvolvimento social e cognitivo das

crianças, além de reduzir seus níveis de escolaridade e renda quando adultas. Estes danos irreversíveis resultam em uma menor produtividade para o país. Como mais de 122 milhões de famílias sem banheiros e 33% sem acesso à latrinas, mais de 50% da população do país (638 milhões de pessoas) defecam ao ar livre todos os dias. Esta taxa é consideravelmente maior do que as de Bangladesh e Brasil (7%) e da China (4%). Apesar de 211 milhões de pessoas terem ganho acesso a sistemas de saneamento básico entre 1990 e 2008, apenas 31% utilizam os recursos oferecidos.

Page 14: íNdia

Culinária• A culinária indiana apresenta uma forte dependência de ervas

e especiarias, com pratos muitas vezes apelando para o uso sutil de uma dúzia ou mais de condimentos diferentes, a gastronomia do país também é conhecida por suas preparações tandoori. No tandoor, um forno de argila usado na Índia há quase 5 000 anos, as carnes ficam com uma "suculência incomum" e é possível produzir o pão sírio inchado conhecido como naan. Os alimentos básicos são o trigo, arroz e lentilhas. Entre os costumes alimentares mais tradicionais e comuns estão refeições feitas perto ou no próprio chão, refeições segregadas por casta e gênero e uso da mão direita ou de um pedaço de roti (tipo de pão) no lugar dos talheres.

Page 15: íNdia

Holi ou Festival das Cores• Holi ou Festival das Cores é um festival realizado na Índia todos os anos

entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música. Essa brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados e coloridos.

• Holi, também chamado de Festival das Cores, é um popular festival Primavera observado na Índia, Suriname, Guiana, Trindade, Reino Unido, Ilhas Fiji e no Nepal. Eles se cumprimentam dizendo “Holi Hai”.

• Holi é comemorado no dia de lua cheia do mês de Phalugna ou Falguna que geralmente cai na parte posterior de fevereiro ou março.

Page 16: íNdia

Características do País• Índia, oficialmente denominada República da Índia, é um país da Ásia

Meridional. É o segundo país mais populoso com aproximadamente 1,50 milhões de habitantes, o sétimo maior em área geográfica com 3.287.782 km². O seu IDH(índice de desenvolvimento humano) é de 0,609 , tendo seu PIB de US$ 2,15 trilhões.

• A taxa de natalidade por mulher é de aproximadamente 2,50• A taxa de mortalidade é aproximadamente 7,35 mortes/1.000 habitantes • FORMA DE GOVERNO: República Parlamentarista• PRESIDENTE: Pranab Mukherjee• PRIMEIRO-MINISTRO: Manmohan Singh

Page 17: íNdia

Moeda Da Índia• A rupia indiana é a moeda corrente oficial da Índia.• Uma rupia divide-se em cem paisas. Existem moedas de cinco, dez,

vinte, 25 e cinquenta paisas e de uma, duas e cinco rupias. Existem notas de uma, duas, cinco, dez, vinte, cinquenta e cem rupias.

Page 18: íNdia

Índia e sua Pobreza• Mais 100 milhões de indianos foram considerados pobres, segundo

um relatório de especialistas. Quase 30% dos 1,2 bilhão de habitantes do país, ou seja, 363 milhões de pessoas, viviam abaixo da linha da pobreza em 2011-12. Cerca de 400 milhões de indianos vivem com menos de US$1 por dia.

Page 19: íNdia
Page 20: íNdia

Conclusão• Aprendemos fazendo este trabalho que a Índia tem muitos costumes

diferentes dos nossos e muitos alimentos e festas variados e que são importantes para eles. Eles são muito religiosos e isso nos fez ficar encantados, porém eles tem a divisão social, que também está junto com a religião de que há pessoas que nascem puras e outras não e isso interfere em sua vida de uma maneira, de que eles não podem nem mesmo se tocar. Porém gostamos do Pais pois é alegre e simples.

Fim!