Indicadores Sociais - sieg.go.gov.br - Indicadores Sociais.pdf · Indicadores Sociais Na seção...

2
Na seção referente aos indicadores sociais, foram selecionados índices que representam um panorama estadual em diversos segmentos importantes como desenvolvimento, saúde, educação, segurança, entre outros. Destacam-se o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Índice de Desempenho dos Municípios (IDM) e o Índice de Vul- nerabilidade Juvenil (IVJ). Vale ressaltar que IDM e IVJ são índices produ- zidos pelo IMB. O IDHM, assim como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), leva em consideração indicadores de educação, longevidade e renda. Embora abordando os mesmos temas, os indicadores levados em conta no IDHM são mais adequados para retratar as condições em núcleos so- ciais menores. No IDHM o cálculo do indicador de educação, considera, adicionalmente ao IDH, a taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos de idade e a taxa bruta de frequência à escola. No que diz respeito à longevidade, este é semelhante ao IDH, ou seja, a esperança de vida ao nascer. Por fim, referente à renda, o indicador utilizado é a renda munici- pal per capita. O Índice de Desempenho dos Municípios - IDM é uma medida sin- tética de parte do contexto socioeconômico dos municípios em seis áreas de atuação: economia, educação, infraestrutura, saúde, segurança e tra- balho. Envolve diversas variáveis selecionadas para conferir o desempe- nho dos municípios goianos. O objetivo do índice é facilitar o diagnóstico e a comparação do desempenho dos municípios, bem como avaliar os resultados e subsidiar o planejamento das ações dos governos ao longo do tempo. O IDM tem periodicidade bianual. Apresenta-se também o Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ), que é uma medida sintética da condição de risco dos jovens nos municípios goianos. O IVJ analisa sete variáveis: não incidência de gravidez entre adolescentes de 12 a 18 anos, renda, nível de instrução, taxa de frequên- cia à escola, inserção no mercado de trabalho, atividade de estudo e/ou trabalho e violência sofrida. Os dados têm como fonte o Censo/IBGE de 2010 e a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Goiás. Desta for- ma, é um estudo que avalia e compara a situação de vida em que se en- contram os jovens nos diferentes municípios goianos. É disponibilizado nesta seção, ainda, um conjunto de mapas sobre PIA (População em Idade Ativa) que compreende a população na faixa etária de 15 a 64 anos de idade, que, teoricamente, está apta a exercer uma atividade econômica. Alguns mapeamentos relacionados a PIA le- vam em consideração a razão entre o número de dependentes e a popu- lação em idade ativa, chamada razão de dependência. No âmbito da saúde, são elencados mapeamentos da Taxa de Na- talidade, Taxa de Mortalidade Infantil, Número de Leitos e Número de

Transcript of Indicadores Sociais - sieg.go.gov.br - Indicadores Sociais.pdf · Indicadores Sociais Na seção...

Indicadores Sociais

Na seção referente aos indicadores sociais, foram selecionados índices que representam um panorama estadual em diversos segmentos importantes como desenvolvimento, saúde, educação, segurança, entre outros. Destacam-se o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Índice de Desempenho dos Municípios (IDM) e o Índice de Vul-nerabilidade Juvenil (IVJ). Vale ressaltar que IDM e IVJ são índices produ-zidos pelo IMB.

O IDHM, assim como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), leva em consideração indicadores de educação, longevidade e renda. Embora abordando os mesmos temas, os indicadores levados em conta no IDHM são mais adequados para retratar as condições em núcleos so-ciais menores. No IDHM o cálculo do indicador de educação, considera, adicionalmente ao IDH, a taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos de idade e a taxa bruta de frequência à escola. No que diz respeito à longevidade, este é semelhante ao IDH, ou seja, a esperança de vida ao nascer. Por fi m, referente à renda, o indicador utilizado é a renda munici-pal per capita.

O Índice de Desempenho dos Municípios - IDM é uma medida sin-tética de parte do contexto socioeconômico dos municípios em seis áreas de atuação: economia, educação, infraestrutura, saúde, segurança e tra-balho. Envolve diversas variáveis selecionadas para conferir o desempe-

nho dos municípios goianos. O objetivo do índice é facilitar o diagnóstico e a comparação do desempenho dos municípios, bem como avaliar os resultados e subsidiar o planejamento das ações dos governos ao longo do tempo. O IDM tem periodicidade bianual.

Apresenta-se também o Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ), que é uma medida sintética da condição de risco dos jovens nos municípios goianos. O IVJ analisa sete variáveis: não incidência de gravidez entre adolescentes de 12 a 18 anos, renda, nível de instrução, taxa de frequên-cia à escola, inserção no mercado de trabalho, atividade de estudo e/ou trabalho e violência sofrida. Os dados têm como fonte o Censo/IBGE de 2010 e a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Goiás. Desta for-ma, é um estudo que avalia e compara a situação de vida em que se en-contram os jovens nos diferentes municípios goianos.

É disponibilizado nesta seção, ainda, um conjunto de mapas sobre PIA (População em Idade Ativa) que compreende a população na faixa etária de 15 a 64 anos de idade, que, teoricamente, está apta a exercer uma atividade econômica. Alguns mapeamentos relacionados a PIA le-vam em consideração a razão entre o número de dependentes e a popu-lação em idade ativa, chamada razão de dependência.

No âmbito da saúde, são elencados mapeamentos da Taxa de Na-talidade, Taxa de Mortalidade Infantil, Número de Leitos e Número de

42 ATLAS DO ESTADO DE GOIÁS - 2014

Médicos - por habitantes. Vale ressaltar a importância de mensurar e es-pacializar os indicadores das condições de saúde, para gerar informações de considerável impacto no planejamento de políticas públicas.

Em relação à educação, este capítulo apresenta mapas temáticos para Taxa de Analfabetismo, Taxa de Aprovação, Taxa de Abandono, Taxa de Reprovação, Taxa de Distorção Idade-série, Proporção de Docentes/Alunos e Docentes com curso superior sendo, portanto, outro conjunto de dados vitais para o planejamento estadual goiano.

O consumo de energia elétrica per capita para o Estado de Goiás também é apresentado em mapa para apreciação. Ademais, apresenta-se a distribuição espacial do total de empregados, índice de Gini para a renda domiciliar per capita e o rendimento médio da população de Goiás.