INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As...

20
INDICATA Market Watch COVID-19 Um ano de altos e baixos para o mercado de usados Edição 12 Janeiro de 2021

Transcript of INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As...

Page 1: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATAMarket WatchCOVID-19Um ano de altos e baixos para o mercado de usados Edição 12 Janeiro de 2021

Page 2: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 2

Sumário Executivo• As restrições e os bloqueios devidos ao

coronavírus causaram estragos no mercado de veículos usados durante todo o ano de 2020.

• O total de vendas de veículos usados em 2020 caiu ligeiramente, com uma descida de 0,4% face a 2019.

• Em 2020, o Reino Unido e França viram as suas vendas de veículos usados cair em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente.

• As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que as vendas sobem 4,2% em termos homólogos.

• As indicações são de que alguns OEMs apoiam vendas tácticas (0km/pré-registos) particularmente em torno de motorizações alternativas, em alguns mercados. Dezembro vê as vendas de BEVs usados aumentarem 172% e híbridos aumentarem 111% em termos homólogos.

• As vendas de veículos usados a gasolina e a diesel, em Dezembro, mantiveram-se relativamente estáveis em toda a Europa.

• Grande parte do crescimento das vendas de Dezembro são do típico stock de Concessionários de marca; veículos com 6 anos ou menos.

• O stock de movimento mais rápido permanece em veículos mais antigos.

• Os níveis de stock no final do ano estão em pé de igualdade com o início de 2020, apenas 0,5% mais baixos, uma vez que os constrangimentos da oferta estão a diminuir de uma forma geral.

• A rotação de stock para todas as motorizações continua a ser maior em Dezembro de 2020 face ao mesmo mês do ano anterior.

• O stock continua a rodar mais rápido para os veículos ICE (diesel 5.3x, gasolina 4.8x) do que para as motorizações alternativas (BEVs 4.1x, híbridos 3.9x).

• O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por isso, esperaríamos que os preços seguissem um declínio mês-após-mês devido ao ciclo de vida natural do produto. Muitos mercados viram os preços manterem-se firmes ou até mesmo crescerem pelo facto de os retalhistas continuarem a tardar fazer reflectir os mais baixos preços de comércio na sua actividade de retalho. Mas isso está a começar a mudar.

• Alguns retalhistas estão a começar a tomar medidas relativamente aos preços, uma vez que o coronavírus ainda está por cá. Os retalhistas estão a ter de repensar o seu modelo operacional, levando em consideração a relação entre a oferta e a procura (rotação de stock) para várias idades e motorizações, precificando em conformidade de forma a estancar o envelhecimento de stock.

Page 3: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 3

Mercados Europeus2020 foi o ano da montanha-russa.

O mercado automóvel atravessa tipicamente uma crise económica a cada 8-10 anos e, em geral, por razões fora do controlo da própria indústria, por exemplo, a crise económica de 2008. Podem ter passado 12 anos desde essa crise, mas 2020 foi certamente o ano da montanha-russa para a indústria automóvel.

Os primeiros bloqueios em Março viram as vendas de veículos novos e usados colapsarem. Depois de as restrições ao bloqueio aliviarem, a procura disparou e as vendas em termos homólogos registaram uma subida acentuada, subindo 15,9% em Julho, 9,6% em Agosto, com novos crescimentos de 16,7% e 11,0% em Setembro e Outubro, respectivamente. Tudo parecia ter chegado ao fim em Novembro, quando novas restrições surgiram em quase toda a Europa e isso parecia antecipar a queda habitual no final do ano, com as vendas a caírem 10,5% em relação a Novembro de 2019.

Parece que 2020 ainda teve uma última surpresa para os retalhistas de automóveis usados, com as vendas em Dezembro a cresceram 4,2% em termos homólogos. As vendas de automóveis usados em Dezembro registaram um aumento particularmente acentuado em Itália (+26,4%), Suécia (+24,2%) e Portugal (+21,2%), em termos homólogos. Ainda mais assinalável, apesar de as vendas de automóveis usados terem caído quase 53% em Abril, o total anual do mercado de usado foi quase inalterado em comparação com 2019, com as vendas totais a caírem apenas 0,4% nos países cobertos pelo INDICATA.

Country

PortugalUnited Kingdom ItalyGermanyAustria SwedenNetherlands Poland TurkeyDenmark Spain France

Dos cinco maiores mercados automóveis, o Reino Unido e França viram as vendas de automóveis usados caírem face a 2019, -12,3% e -4,9%, respectivamente, mas esta foi compensada por taxas de crescimento saudáveis na Alemanha (+3,6%), Itália (+4,5%) e um forte crescimento de +25,7% em Espanha.

Em linha com as nossas recentes edições do Observatório INDICATA, mantemo-nos focados tanto em volumes como na rotação de stock, durante a actual crise do coronavírus, uma vez que estes continuam a ser indicadores chave para a indústria.

Dezembro de 2020

Page 4: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 4

Alterações ano-a-ano (Este mês vs. Ano passado, mesmo mês):A queda de Novembro nas vendas de automóveis usados afectou todas as idades de produto, mas o rali de Dezembro foi claramente em torno dos veículos com seis anos de idade e mais recentes, ou seja, o stock típico de Concessionários de marca.

Embora a venda de automóveis usados mais recentes tenha ainda diminuído 2% em Dezembro, em termos homólogos, é muito mais baixa do que temos visto durante a maior parte do ano, podendo indicar que alguns fabricantes apoiaram algumas vendas tácticas no último mês de 2020.

As motorizações alternativas registaram o maior crescimento em termos homólogos, em Dezembro, com a venda de BEVs usados a aumentar 172% e os híbridos a aumentarem 111% face ao crescimento de 84% (BEVs) e 62% (híbridos) em Novembro. Com alguma acção visível nos veículos usados mais recentes, ou seja, com menos de 12 meses, seria fácil especular que este crescimento pode ter sido causado pela tomada de medidas por parte dos Fabricantes para reduzir as penalizações relacionadas com o “Corporate Average Fuel Economy” (CAFE).

Mas, com a rotação de stock a melhorar um pouco nos BEVs, 4,1x contra 3,8x no mês passado, enquanto os híbridos foram na direcção oposta, deslizando de 4,2x em Novembro para 3,9x em Dezembro, parece que qualquer aumento das vendas de motorizações alternativas não resultou num aumento acentuado do stock com a oferta e a procura a manterem-se relativamente estáveis.

Rali de fim de ano nas vendas de veículos usados

As vendas de veículos usados a diesel registaram uma pequena queda de 2% em Dezembro, em comparação com a queda de 22% verificada no mês passado, enquanto as vendas de veículos usados a gasolina foram de uma queda de 15% em Novembro para um pequeno aumento de 4% nas vendas de Dezembro, em termos homólogos. Com a rotação de

stock a aumentar 6% para o diesel e 11% para a gasolina em relação a Dezembro de 2019 e agora a 5,3x para o diesel e 4,8x para a gasolina, os constrangimentos que vimos durante grande parte do ano parecem ter sido levantados, com a oferta e a procura mais próximas da normalidade.

Page 5: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 5

Em Junho de 2020, os níveis de stock de automóveis usados aproximaram-se do início do ano, pelo que nesta edição decidimos contrastar a posição de final de ano com a situação do início do ano.

Durante Dezembro de 2019 a Janeiro de 2020 os retalhistas tinham abastecido os seus stocks com base nas expectativas de um ano normal de negócio, mas as coisas mudaram drasticamente entre Fevereiro e Março. As vendas de automóveis novos e usados entraram em colapso tanto no mercado retalhista como no grossista.

Na altura da flexibilização do primeiro bloqueio, a procura aumentou drasticamente e, embora houvesse stock suficiente para satisfazer essa procura antecipada até Junho, o que se seguiu foi uma corrida para abastecer os stocks para satisfazer a procura em Julho e Agosto. Em Setembro, os níveis dos stocks tinham caído 15% num trimestre.

À medida que o ano terminava, a maioria dos mercados parece ter-se adaptado a uma “nova normal” forma de fazer negócio entre restrições e bloqueios. As vendas anuais de automóveis usados estavam em linha com anos anteriores, embora bem fora das tendências sazonais normais de vendas. A rotação de stock, particularmente para os veículos com motores de combustão interna "ICE" estava perto da normalidade para a região e, como se pode ver no gráfico superior, com uma ou duas excepções notáveis, os níveis de stock estavam globalmente em linha com o início do ano permitindo níveis normais de flutuação.

No que diz respeito às excepções, a Turquia viu as vendas de automóveis novos abrandarem significativamente à medida que os preços dos automóveis usados aumentaram, fazendo com que os níveis dos stocks aumentassem, enquanto as restrições à oferta na Polónia fizeram com que as vendas consumissem os stocks dos retalhistas, fazendo com que estas caíssem. A Suécia também viu os níveis dos stocks descerem acentuadamente, uma vez que Dezembro registou um aumento significativo das vendas de automóveis usados, em termos homólogos.

Níveis de stock normalizam na entrada em 2021

Page 6: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 6

Áustria Terá sido táctico o forte fecho de final de ano?

O impacto do coronavírus e o subsequente agravamento das restrições viram as vendas de automóveis usados caírem -19,8% em Novembro e -2,1% em Outubro. Mas Dezembro viu uma onda de vendas de veículos usados. As vendas de automóveis usados aumentaram 16,5% em Dezembro, com a maior parte desse crescimento nos veículos com até 5 anos, normalmente vendidos por Concessionários de marca.

O Natal registou a queda habitual das vendas devido às férias de Natal, mas no geral Dezembro de 2020 superou Dezembro de 2019 na maioria das áreas.

A rotação de stock foi mais forte em Dezembro de 2020 do que um ano antes em todas as motorizações. A rotação de stock dos usados a diesel aumentou 28% para 4,5x, enquanto a rotação de stock dos usados a gasolina subiu para 3,9x, um aumento de 32% em termos homólogos. As motorizações alternativas tiveram um desempenho ainda melhor.

As vendas de veículos usados híbridos aumentaram 198% em Dezembro de 2020, ajudado por uma ampla oferta de stock, resultando numa subida de stock para 3,5x, mais 36% do que um ano antes. As vendas de automóveis usados BEVs aumentaram ainda mais 209%, com o stock a rodar agora em par com a gasolina a 4,0x.

2020 é um ano-chave para o programa europeu EU Clean Air (CAFE) no que diz respeito aos níveis de emissões e quaisquer coimas aplicáveis à frota actual, mas também como referência para metas futuras. Por isso, vale a pena considerar os aumentos significativos na venda de motorizações alternativas em Dezembro, em conjunto com um aumento de 27% na venda de automóveis usados mais recentes, ou seja, aqueles com menos de um ano, antes de tirarem quaisquer conclusões, mas Dezembro viu a primeira actividade significativa nas vendas tácticas notada desde o início do surto de coronavírus.

O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento constante de descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto, o que não foi o caso na Áustria desde meados do ano, mas estamos agora a começar a ver sinais de que os preços revertem para esse padrão mais normal.

Contact: Andreas Steinbach [email protected]

Page 7: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

7INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12

DinamarcaPara além da queda em Março e Abril, o mercado de automóveis usados na Dinamarca teve um desempenho relativamente bom em 2020. As vendas perdidas nestes dois meses face a 2019 foram rapidamente recuperadas com o total das vendas de automóveis usados em 2020 7,4% superiores a 2019.

Embora o bloqueio quase completo a 17 Dezembro tenha antecipado a habitual queda nas vendas de veículos usados no Natal, Dezembro registou ainda um aumento de 4,1% em relação a Dezembro de 2019. Parte disso pode dever-se ao facto de o Governo ter libertado o "dinheiro congelado das férias" para dar um estímulo financeiro ao erário público.

Como vimos em toda a Europa, a venda de veículos usados recentes (<1 ano) correu melhor do que durante grande parte do ano, indicando que terá havido alguma actividade de vendas tácticas. No entanto, foram os veículos com mais de nove anos que viram o aumento mais rápido das vendas em termos homólogos, com um aumento de 22%.

Fiel às credenciais verdes da Dinamarca, as vendas de BEV usados aumentaram 362% em Dezembro de 2020 face a Dezembro de 2019, que é a taxa de crescimento mais elevada nas vendas de veículos usados de motorização alternativa desde o início da pandemia.

Com a rotação de stock a aumentar 46% para os híbridos e 27% para os BEVs, as quatro motorizações estão agora entre 3,6x e 4,1x, indicando estabilidade entre a oferta e a procura do mercado.

O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento constante de descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto, o que não foi o caso na Dinamarca desde meados do ano, mas estamos agora a começar a ver sinais de que os preços revertem para esse padrão mais normal.

Contact: Thomas Groth Andersen [email protected]

Vendas de veículos usados superam 2019.

Page 8: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 8

O impacto do coronavírus e dos vários bloqueios e levantamento de restrições destruiu todos os comportamentos sazonais típicos nas vendas de automóveis usados em França. Comparando os valores homólogos, o aumento de 29,5% nas vendas de automóveis usados em Outubro de 2020 face a Outubro de 2019, foi seguido de uma queda de 26,6% em Novembro, seguido de um pequeno aumento de 3,5% em Dezembro face ao mesmo mês do ano anterior.

Apesar desta volatilidade, o total de vendas de automóveis usados para 2020 acabou por ser apenas 4,9% inferior ao de 2019. Mas haverá mais coisas a acontecer em França do que as que os números básicos indicam?

O aumento de 142% nas vendas de híbridos usados é relativamente consistente com os aumentos verificados durante vários meses este ano, no entanto, o aumento de 196% nas vendas de BEVs usados é significativamente maior do que temos visto, mesmo em alguns dos meses mais fortes de 2020.

Além disso, vale a pena considerar que, embora as vendas totais de veículos usados tenham aumentado apenas 3,5% em Dezembro, os automóveis usados recentes (<1 ano) viram as vendas aumentar 56% em relação ao mesmo período do ano passado, indicando algumas das primeiras actividades significativas dos Fabricantes desde o início da pandemia.

A rotação de stock aumentou significativamente em Dezembro e é cerca de 2x mais alta do que em Novembro, embora ainda 2x inferior ao 9x observado nos meses anteriores. A 5,3x os BEVs são a excepção que está próxima de estar em consonância com períodos anteriores e, como tal, parece haver menos restrições no fornecimento em comparação com outras motorizações.

O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento constante de descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto, o que não foi o caso da França desde o início da pandemia, mas estamos agora a começar a ver sinais de que os preços revertem para esse padrão mais normal.

França

Contact: Pierre-Emmanuel BEAU [email protected]

Procura pendente ou um fim de ano forçado?

Page 9: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 9

Excluindo o hiato causado pelo primeiro bloqueio coronavírus, a Alemanha tem acompanhado uma tendência sazonal bastante típica nas vendas de veículos usados.Os meses de Verão registaram uma forte venda de veículos usados, superando consistentemente o ano de 2019, passando de um aumento de 10,8% em Junho até um aumento de 17,8% em Outubro em termos homólogos. Mesmo com o abrandamento total das vendas de automóveis usados em Novembro e Dezembro, em linha com as tendências de vendas sazonais, 2020 continuou a ser um ano razoavelmente bom. As vendas de automóveis usados em Novembro foram 8,2% superiores ao mesmo mês de 2019 e Dezembro de 2020 foi 12,4% superior a Dezembro de 2019.Os BEVs tiveram um desempenho particularmente bom com uma subida das vendas de usados de 245% em Dezembro de 2020, face ao mesmo mês do ano anterior. A rotação de stock nos BEVs a 3,9x aproxima-se dos 4,1x para os veículos a gasolina usados tradicionais, o que pode ser um indicador de que existe uma procura natural e crescente de BEVs no mercado com oferta e procura em equilíbrio. Apesar das vendas de veículos usados terem caído 28,8% em Março e de 36,8% em Abril, o total de vendas de veículos usados para 2020 foi de 3,6% acima de 2019.A procura superou consistentemente a oferta no segundo semestre de 2020, com os níveis de stock a descerem 2,4% em Dezembro face ao início do ano. Embora a rotação de stock de 5,0x para o diesel e 4,1x para a gasolina esteja entre as mais baixas que temos visto desde as primeiras restrições do bloqueio, continuam a ser 24% mais altas do que um ano antes para o diesel e 27% mais elevadas para a gasolina durante o mesmo período. Os preços dos usados continuam de uma maneira geral a seguir um movimento constante de descida em linha com a nossa amostra consistente de veículos, mas a curva ainda é mais plana do que se podia esperar devido à forte procura.

Alemanha

Contact: Jonas Maik [email protected]

Vendas de veículos usados em 2020 foram superiores a 2019.

Page 10: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 10

Contact: Alberto Ongari [email protected]

Itália Vendas de veículos usados em 2020 superam 2019.

A introdução de restrições ao bloqueio mais severas em Dezembro viu as vendas de automóveis usados caírem no final do mês, no entanto, as vendas de 2020 ainda foram 26,4% superiores a Dezembro de 2019.

Os BEVs estiveram particularmente bem, com as vendas 203% mais altas em Dezembro de 2020 face a Dezembro de 2019, que é a taxa de crescimento mais elevada para uma motorização alternativa em Itália desde o início da pandemia. As vendas de automóveis híbridos usados também cresceram significativamente em termos homólogos, 156%. Embora os veículos usados a gasolina e a diesel continuem a superar as motorizações alternativas em termos de volume total, as taxas de crescimento em termos homólogos de 25% (gasolina) e 16% (diesel) mostram que a procura continua forte em Itália para os tipos de combustível tradicionais.

A procura de veículos usados para motores de combustão interna "ICE" também pode ser vista nos gráficos de rotação de stock onde os veículos usados a gasolina estão a 4,7x e veículos usados a diesel a 4,6x, o que é 6% acima para os veículos a gasolina e 12% maior para os veículos a diesel em termos homólogos. Enquanto a rotação dos BEVs é de 13% acima em Dezembro de 2020 face ao mesmo mês do ano anterior, continua a ser de apenas 2,5x.

Apesar do coronavírus ter causado várias restrições e bloqueios, 2020 acabou por ser um ano relativamente bom para os retalhistas de veículos usados italianos, com as vendas totais a crescerem 4,5% em relação a 2019. Embora pareça ter havido um pequeno aumento nas vendas de automóveis usados recentes (<1 ano) ainda é 24% menor do que no último mês de 2019.

O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento constante de descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto, o que não foi o caso da Itália desde o meio do ano devido à forte procura, mas estamos agora a começar a ver sinais de que os preços revertem para esse padrão mais normal.

Page 11: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 11

Holanda

Contact: Bobby Rietveld [email protected]

Vendas de veículos usados estáveis em 2020 mas caíram no 4.º trimestre.

As vendas de automóveis usados caíram 4,7% em Dezembro de 2020 face a Dezembro de 2019. Isto significa agora que o mercado registou três meses consecutivos de queda após uma queda de 3,5% em Novembro e uma queda de 1,4% em Outubro.

Os tradicionais veículos a motor de combustão interna voltaram a sofrer uma queda, com as vendas de veículos usados a diesel a caírem 8% e as vendas de veículos usados a gasolina a caírem 10%. Embora os volumes globais de motorizações alternativas sejam mais baixos em termos absolutos, estão a crescer rapidamente. As vendas de BEVs usados aumentaram 63% em Dezembro face ao mesmo mês do ano anterior, enquanto as vendas de automóveis usados híbridos aumentaram 42%.

Apesar de o quarto trimestre ter visto as vendas de veículos usados caírem todos os meses, as vendas de veículos usados para o resto do ano deram-se razoavelmente bem e conseguiram compensar a queda em termos homólogos de 16,3% em Março e a queda de 15,6% em Abril. No final de 2020, as vendas de automóveis usados aumentaram um pouco face a 2019, com as vendas totais a aumentarem 1,5%.

Enquanto as vendas totais de veículos ICE estão em baixa, a rotação de stock para veículos usados a diesel aumentou 12% para 4,4x, o que significa que continuam a vender a uma taxa mais rápida do que as outras motorizações. Vale também a pena notar que a taxa de rotação de stock para estas outras motorizações diminuiu face a Dezembro de 2019.

O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento constante de descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto, o que não foi o caso da Holanda desde meados do ano devido à escassez de stocks no Verão. Contudo, estamos agora a começar a ver sinais de que os preços revertem para esse padrão mais normal.

Page 12: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12

PolóniaApós uma queda de 14,0% em termos homólogos nas vendas de veículos usados em Outubro e uma queda de 19,4% nas vendas de Novembro, as vendas de veículos usados de Dezembro recuperaram ligeiramente. Apesar da época natalícia e do bloqueio do coronavírus, as vendas de veículos usados aumentaram 0,5% em relação a Dezembro de 2019.

Para o conjunto do ano, as vendas totais de automóveis usados caíram 11,8% em 2020 face a 2019, mas isso parece ser mais impulsionado pelas restrições de stock do que pela queda da procura. No final de 2020, os níveis de stocks eram 16,2% inferiores ao início de 2020.

Parte do desafio na obtenção de stock é a escassez de veículos usados provenientes das rent-a-car em todo o sul da Europa. Historicamente, estas têm sido uma boa fonte de veículos usados mais recentes para a Polónia. A queda das vendas de automóveis novos em toda a Europa e as subsequentes retomas significam também que há uma menor oferta de veículos usados no mercado automóvel usado na maioria dos mercados. A procura e as vendas de automóveis usados mantêm-se relativamente estáveis em toda a Europa ou mesmo a aumentar, o que significa que as existências de veículos mais antigos disponíveis para importar na Polónia também estão condicionadas.

As vendas de motorizações alternativas continuam a ter um forte crescimento, com as vendas dos BEV a aumentarem 136% em Dezembro, enquanto as vendas de automóveis híbridos usados aumentaram 159% em Dezembro de 2020, face ao mesmo mês do ano anterior.

A rotação de stock continua elevada devido às limitações da oferta, com as rotações a aumentarem entre 31% e 47% em Dezembro de 2020 face a Dezembro de 2019.

O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento constante de descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto, o que não foi o caso da Polónia desde Maio devido à escassez de stocks. Mas com os bloqueios e o abrandamento das vendas, estamos agora a começar a ver sinais de que os preços revertem para esse padrão mais normal.

Contact: Daniel Steć [email protected]

Constrangimentos de stock mantêm as vendas de veículos usados em baixa.

12

Page 13: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 13

PortugalAs vendas de automóveis usados subiram 21,2% em Dezembro de 2020, face a Dezembro de 2019, tendo completado sete meses consecutivos de crescimento das vendas face ao ano anterior. No entanto, o início da pandemia fez com que Portugal sofresse algumas das maiores quebras nas vendas de usados a nível europeu, uma vez que caíram 37,6% em Março de 2020 e 64,4% em Abril de 2020.

Em Maio de 2020, as vendas de automóveis usados também registaram uma queda de mais 9,7% em relação a Maio de 2019, deixando um défice demasiado grande para recuperar e levando a que as vendas de automóveis usados para todo o ano de 2020 desçam 2,8% face a 2019.

Mas o problema parece estar mais do lado da oferta do que na procura. A escassez de stocks tem sido tema recorrente para o mercado português durante grande parte do ano. No entanto, até ao final de 2020 os níveis de stock estavam a recuperar e, em geral, o stock foi 4,2% superior ao início do ano, ainda que pareça insuficiente para satisfazer a procura.

Com o mercado automóvel fortemente influenciado pelo seu regime fiscal, os veículos de alta cilindrada e elevadas emissões de CO2 continuam a ser indesejáveis. A rotação de stock nos veículos a gasolina aumentou 36% em Dezembro de 2020, face ao mesmo período do ano anterior e situa-se agora nos 5,2x, enquanto as vendas de automóveis usados a gasolina aumentaram 65%, indicando claramente as restrições ao stock, nomeadamente nos veículos a gasolina mais pequenos.

As vendas de automóveis usados aumentam nos BEVs (+101%) e híbridos (+91%) juntamente com os níveis de rotação de stock de 3,7x e 3,6x, respectivamente, quando comparados com os níveis do ano anterior, mostrando também pressões de abastecimento nestas motorizações.

O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento de paulatina descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto, o que não foi o caso de Portugal desde Maio, devido à escassez de stocks. Apesar dos bloqueios, o fornecimento limitado de veículos usados continua a manter estáveis os preços dos veículos usados.

Contact: Sandra Sequerra [email protected]

Procura de veículos usados continua a crescer, impactando as reservas de stock.

Page 14: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 14

EspanhaEspanha viu as vendas de veículos usados ultrapassarem os níveis de 2019 em 10 dos 12 meses de 2020. Apesar de novas restrições e do estado de emergência as vendas de veículos usados em Dezembro cresceram 13,7% em relação a Dezembro de 2019.

Embora o volume de veículos com motorizações alternativas usados em Espanha continue a ser relativamente baixo, a procura continua a aumentar, com as vendas dos BEVs usados a aumentarem 183% em Dezembro e os híbridos a aumentarem 117%, no mesmo período.

Para o conjunto de 2020, as vendas de automóveis usados terminaram 25,7% acima do volume total de 2019, mas os nossos dados subjacentes indicam que poderia ter sido ainda maior.

A rotação de stock para todas as motorizações registou níveis de crescimento de dois dígitos face ao ano anterior, com os BEVs a aumentarem 31%, enquanto as outras motorizações viram todas níveis de crescimento da rotação de stock em termos homólogos. Além disso, vale a pena levar em consideração o nível de rotação de stock, com os veículos usados a gasolina a 5,3x e os veículos usados a diesel a 5,2x, indicando que a oferta destes veículos ainda está um pouco limitada em comparação com a procura, apesar dos níveis totais de stock usados no final de 2020 serem 8,1% superiores ao início do ano.

O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento constante de descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto, o que não foi o caso de Espanha desde Maio devido à escassez de stocks. Estas restrições à oferta tiveram efectivamente um impacto inflacionista nos preços médios dos veículos usados na segunda metade de 2020, mas estamos a começar a ver sinais precoces de que os preços revertem para um padrão mais normal.

Contact: Leyre Delgado lde:autorola.es

Vendas de veículos usados em 2020 ficaram bem à frente de 2019.

Page 15: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 15

SuéciaEmbora evitando os rigorosos bloqueios de coronavírus e as restrições observadas noutros locais, não há dúvida de que as brandas directrizes do governo e o medo relativamente ao vírus têm impactado o comportamento público. Durante a primeira vaga, as vendas de automóveis usados na Suécia caíram 19,0% em Março, com uma nova queda de 8,4% em Abril, em termos homólogos. Mas grande parte deste volume de vendas de veículos usados perdido foi recuperado em Junho (+16%) e Julho (+20,4%).

Incluindo o aumento de 24,2% nas vendas de automóveis usados em Dezembro, a Suécia registou agora sete meses consecutivos de crescimento das vendas de automóveis usados em relação aos mesmos meses de 2019. Como resultado deste crescimento contínuo, as vendas de automóveis usados para todo o ano de 2020 cresceram 4,4% em relação a 2019.

Numa tendência que temos notado em alguns outros países, as vendas de BEVs em Dezembro cresceram pela taxa mais alta observada desde o início da pandemia, subindo 382%. Ao mesmo tempo, em Dezembro registou-se um aumento das vendas de veículos usados recentes (<1 ano) indicando alguma actividade dos Fabricantes nas vendas tácticas que não víamos há algum tempo.

As vendas das outras três motorizações também melhoraram, com os híbridos a aumentarem 102% em termos homólogos, a taxa mais alta desde antes de Março.

A Rotação de stock dos veículos usados a diesel e gasolina em Dezembro foi superior em 40% á de Dezembro de 2019, mas estão muito abaixo dos 9,5x (diesel) e 8,4x (gasolina) vistos em Agosto e com os stocks de automóveis usados 4,4% mais elevados no final do ano face a Janeiro, pelo que parece que o stock já não está tão limitado como no Verão e no Outono.

O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento constante de descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto, o que não acontece na Suécia desde Maio devido à escassez de stocks. Estas restrições à oferta tiveram efectivamente um impacto inflacionista nos preços médios dos automóveis usados na segunda metade de 2020, mas estamos a começar a ver sinais precoces de que os preços revertem para um padrão mais normal.

Contact: Yngvar Paulsen [email protected]

Aumento das vendas de usados em 2020 apesar dos constrangimentos na oferta.

Page 16: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 16

TurquiaAs vendas totais de automóveis usados na Turquia caíram 25,7% em Dezembro de 2020, face a Dezembro de 2019. As vendas de automóveis usados são geralmente mais baixas no final do ano e, embora a Turquia tenha um conjunto de medidas, restrições e toques de recolher para gerir a pandemia coronavírus, algumas destas medidas estão a dificultar a vida aos retalhistas de automóveis usados.

Apesar de as vendas de automóveis usados terem diminuído em Novembro e Dezembro face aos mesmos meses de 2019, as vendas totais de automóveis usados para todo o ano de 2020 aumentaram 17,5% em termos homólogos. Isto deveu-se aos constrangimentos de abastecimento de automóveis novos no início do ano, com instalações de produção fechadas em toda a Europa, o que levou os compradores de automóveis a focarem-se em veículos usados.

Num tema comum em toda a região, as motorizações alternativas estão a ver as maiores taxas de crescimento anual em termos percentuais e a Turquia não é excepção, com as vendas totais de veículos movidos a energia alternativa a aumentarem 78%. Em termos absolutos, os volumes são ainda muito mais baixos do que as vendas de veículos a gasolina e a diesel usados.

Com o rápido crescimento das vendas de automóveis usados observado durante grande parte do ano, a abrandar agora para um ritmo mais normal, os stocks parecem menos constrangidos do que têm estado durante grande parte do ano. No final de 2020, os níveis de stocks estavam em linha com a forma como o ano começou, com o stock total apenas 0,7% superior ao de Janeiro de 2020.

O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento constante de descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto, o que não tem acontecido na Turquia devido às graves restrições de abastecimento. Estes constrangimentos tiveram um impacto inflacionista nos preços médios dos automóveis usados desde o início da pandemia, mas estamos a começar a ver alguns sinais precoces de que os preços revertem para um padrão mais normal.

Contact: Aslı GÖKER [email protected]

Vendas de veículos usados começam a voltar à normalidade.

Page 17: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 17

Contact: Jon Mitchell [email protected]

Reino UnidoComeça a parecer que "Life is a Rollercoaster" de Ronan Keating foi uma previsão para a vida na indústria automóvel em 2020. Depois de um forte início do ano com as vendas de automóveis usados a aumentarem 10,4% em Janeiro de 2020, as vendas em termos homólogos caíram em Março (-25,9%), Abril (-84,0%) e Maio (59,8%). Julho viu alguma procura pendente empurrar as vendas em termos homólogos para um aumento de 14,5%, antes de um período relativamente plano durante o resto do Verão e no Outono. Novembro e um segundo bloqueio resultaram numa queda das vendas de -21,8% antes de um vislumbre de esperança em Dezembro, quando as vendas em termos homólogos aumentaram 4,9%.O crescimento das vendas provém principalmente de veículos com 3 anos ou mais, com actividade mínima em veículos mais recentes e sem sinais de qualquer actividade significativa dos Fabricantes nas vendas tácticas de veículos usados recentes (<1 ano)Com Dezembro tipicamente a ver as vendas de veículos usados 25% inferiores à média mensal típica, o crescimento em Dezembro não conseguiu evitar que as vendas totais de veículos usados para todo o ano de 2020 fossem 12,3% inferiores às de 2019.As motorizações alternativas tiveram um bom desempenho em Dezembro, com as vendas de BEV’s usados a aumentarem 111%, as vendas de híbridos a aumentarem 56%, enquanto os veículos com motorizações tradicionais ICE viram as vendas manterem-se praticamente planas em termos homólogos.A rotação de stock para a maioria das motorizações está em linha com os níveis típicos que indicam que os constrangimentos de oferta verificados no início do ano já diminuíram, embora a procura de veículos a diesel usados tenha mantido a sua rotação de stock em Dezembro de 2020 relativamente elevada em 6x, 10% acima de um ano antes. Os níveis globais da rotação de stock foram 2,6% mais elevados no final de 2020 em comparação com o início do ano, mas está a ter o mix certo, o que vai ser importante à medida que avançamos para 2021.O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento constante de descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto, o que não tem acontecido no Reino Unido desde o início da pandemia devido às restrições de abastecimento. Esses constrangimentos tiveram um impacto inflacionista nos preços médios dos automóveis usados à medida que o primeiro bloqueio diminuiu, mas a introdução do segundo bloqueio em Novembro e o terceiro bloqueio ainda mais rigoroso em Dezembro começaram a baixar os preços um pouco mais depressa do que o esperado.

A vida foi uma montanha russa em 2020.

Page 18: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 18

If you are interested in contacting INDICATA, please see below a list of country contacts or register through Indicata.com

INDICATA country contacts

Jon Mitchell – UKUK Sales DirectorMobile: +44 7714 398799Email: [email protected]

Pierre-Emmanuel BEAU – FranceCountry managerTéléphone: +33 (0)1 30 02 89 01Mobile: +33 (0)6 62 43 09 66Email: [email protected]

Leyre Delgado – SpainINDICATA Product ManagementPhone: +34 91 781 64 54Mobile: +34 630 246 158Email: lde:autorola.es

Sandra Sequerra – PortugalSolutions & INDICATA Business Unit ManagerPhone: +351 271 528 135Mobile: +351 925 299 243Email: [email protected]

Alberto Ongari – ItalyHead of INDICATA ItalyAutorola.itMobile: +39335208233Email: [email protected]

Andreas Steinbach – AustriaAutorola | Market Intelligence | INDICATAOffice: +43 1 2700 211-90Mobile: +43 664 411 5642Email: [email protected]

Jonas Maik – GermanySenior Key Account ManagerMobile: +49 151-402 660 18Email: [email protected]

Jurgen Claus – BelgiumInternational Business Development ManagerPhone: 0032 (0)3/887 19 00Mobile: 0032 (0)473 96 41 09Email: [email protected]

Bobby Rietveld – The NetherlandsSales Director Autorola & INDICATAindicata.nlMobile: +31 (0)6 113 091 58Email: [email protected]

Yngvar Paulsen – SwedenCountry ManagerAutorola.seMobile: +46 736871920Email: [email protected]

Thomas Groth Andersen – DenmarkCountry ManagerBilpriser.dkMobile: +4563147057Email: [email protected]

Daniel Steć – PolandDyrektor ZarządzającyTelefon: +48 22 300 81 88Telefon komórkowy: Mobile: +48 602 188 902Email: [email protected]

Aslı GÖKER - TurkeySales Director, INDICATAPhone: +90 212 290 35 30Mobile: +90 533 157 86 05Email: [email protected]

Page 19: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

INDICATA Market Watch Janeiro de 2021 - Edição 12 19

A 24 de Março o INDICATA publicou o estudo “COVID-19 Até que ponto o mercado de usados será afetado (e como sobreviver)?” Este documento explorou:

• Tendências iniciais do mercado - O impacto inicial do vírus e das medidas de distanciamento social implementadas.

• Cenários - Uma variedade de impactos com base no desenvolvimento da taxa de infecção e no histórico de dados de mercado.

• Mitigação - Avaliação de riscos por sector, associada a possíveis acções correctivas.

Comprometemo-nos a manter o mercado atualizado com dados em tempo real, volumes de vendas e preços, para que seja possível acompanhar o evoluir da situação.

Como tal, temos o prazer de anunciar o “Observatório INDICATA”.

Enquadramento

O Observatório INDICATA assume duas formas:

1. Documentação periódica - Análises regulares do mercado disponíveis para todos no website INDICATA (este documento).

2. Relatórios online interactivos exclusivos - Disponíveis para os gestores sénior nas principais Gestoras de Frotas, Rent-a-Car, Fabricantes e Grupos de Retalho.

Se é um gestor sénior na indústria automóvel e deseja ter acesso ao Observatório INDICATA online, por favor contacte-nos.

O que é o Observatório INDICATA?

O INDICATA analisa todos os dias 9 milhões de anúncios de veículos usados em toda a Europa. Para garantir a integridade dos dados o nosso sistema passa por extensos processos de limpeza de dados.

As vendas (anúncios retirados) deste relatório tem como base os anúncios de veículos usados de profissionais reconhecidos. Como tal, não inclui dados relacionados a anúncios de particulares (P2P).

Quando um anúncio é removido da Internet, e não retorna nos dias imediatamente a seguir, é classificado como "Venda".

Como produzimos os nossos dados?

Page 20: INDICATA Market Watch COVID-19 · em termos homólogos -12,3% e -4,9% respectivamente. • As vendas de veículos usados em Dezembro viram uma pequena recuperação, à medida que

www.indicata.com