Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

35

description

Informação sobre o curso de Introdução ao Coaching promovido pela TecMinho

Transcript of Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Page 1: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)
Page 2: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

ÍNDICE

1. PARA QUÊ 16h DE CONTACTO COM O COACHING?............32. O QUÊ? DE QUE CURSO SE TRATA?...............................73. A QUEM SE DESTINA ESTE CURSO?...............................74. OBJETIVOS GERAIS DO CURSO.....................................85. METODOLOGIA E BACKGROUND TEÓRICO.......................86. PROGRAMA............................................................147. FORMADORA........................................................168. AVALIAÇÃO............................................................209. QUANTO É O INVESTIMENTO?........................................2010. ONDE, QUANDO E DURAÇÃO TOTAL?...............................2111. CERTIFICADO INTERNACIONAL.......................................2212. COMO REALIZAR A INSCRIÇÃO?.....................................2213. REFERÊNCIAS......................................................2314. CONTACTOS...................................................................27

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 2|27

Page 3: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

1. PARA QUÊ 16h DE CONTACTO COM O COACHING?

Seja Bem Vindo(a) ao CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING, que resulta de uma parceria entre a TecMinho e a MINDCOACH – empresa que é International Partner da ICC – International Coaching Community , em Portugal.

O CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING está homologado pela ICC como sendo o nível introdutório em 16 horas de contacto, e está orientado a todos os profissionais que desejem saber o que é o Coaching, como se aplica em termos práticos na sua vida, que vantagens tem, que tipo de critérios e princípios orientadores sustentam a prática do coaching, que fundamentos teóricos atestam a sua eficácia, que exemplos tangíveis podem ser vivenciados, para rapidamente ficarem detentores de um maior conhecimento sobre o que é o Coaching e como podem, desde logo, passar à utilização de algumas habilidades e ferramentas no seu local de trabalho e na sua vivência num contexto mais pessoal e/ou social.

O processo de desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades segue um caminho de aprendizagem reconhecido mundialmente em 74 países, e tem o seguinte esquema, no qual se insere o CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING , no nível introdutório (Introductory):

Se desejarem avançar para um nível de certificação internacional em Coaching - Nível 1 ou Nível 2, todos os profissionais que completem o nível introdutório, podem fazê-lo, seguindo o programa "Fundamentals" e "Specialization", nessa sequência.CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 3|27

Page 4: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

O Coaching é um processo de desenvolvimento humano, no qual se estabelece uma relação de parceria, baseada na confiança e se facilita a reflexão do Cliente/Coachee, conducente à ação, sendo da responsabilidade do Cliente, os action steps gerados, a partir do seu estado atual, como forma de colocar em movimento a sua própria mudança ou tangibilização de recursos, acedendo ao seu potencial, com foco nos objetivos que deseja alcançar - o seu estado desejado.

APLICABILIDADE DO COACHING PARA DIFERENTES PROFISSIONAIS:

O Coaching é usado em diversas áreas profissionais:Como líder de equipa ou gestor de um negócio, pode aplicar o Coaching para desenvolver os profissionais da sua organização, fortalecer as equipas ou tornar mais efetiva a força de vendas.Como gestor de pessoas, encontra no Coaching um caminho metodológico, técnicas e ferramentas que suportam uma melhor articulação entre a gestão das expetativas e a definição clara de objetivos, valores, crenças, recursos, motivações, transições, e evolução na carreira.Como psicólogo, psiquiatra, médico, terapeuta, pode usar o Coaching como um complemento aos conhecimentos e à prática aplicada que operacionaliza com os seus Clientes.Como consultor ou especialista, pode usar o Coaching como uma nova abordagem na qual integra as ferramentas que já aplica, mas num formato fundamentalmente baseado na pergunta não opinativa.Como educador, professor, formador ou mentor, pode recorrer ao Coaching para facilitar aos seus educandos, estudantes, formandos ou mentees processos nos quais atingem um maior desempenho, diminuindo as interferências e ativando ainda mais o seu potencial.O Coaching pode ajudá-lo a oferecer mais serviços aos seus Clientes atuais e a abrir-lhe novas oportunidades noutros potenciais Clientes e mercados.

Se os participantes neste curso desenvolvem o seu trabalho com pessoas, apoiando-as de alguma forma, no seu desenvolvimento, então o Coaching é importante para eles.CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 4|27

Page 5: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Refletindo sobre os benefícios do Coaching como processo de desenvolvimento humano, indicam-se algumas sugestões para onde apontam esses impactos reconhecidos como proveitosos a nível internacional por diversos estudiosos e autores, profissionais e peritos em intervenções de facilitação do Coaching, e também com base no feedback do Cliente de Coaching, para a melhoria holística do indivíduo e dos sistemas onde se move, nomeadamente, a família, a sociedade, as organizações no mercado doméstico e no cenário internacional:

Benefícios do Coaching:O Coaching permite aprofundar o seu autoconhecimento sobre: o que o move, o que o impede, o que deseja alcançar em vários eixos da sua vida, como pode reduzir interferências e potenciar o estado de recursos. O Coaching dá-lhe esse espaço, criando passos metodológicos próprios para que faça esse percurso de desenvolvimento, passando a focar soluções e não somente obstáculos, consciencializando a melhor versão de si mesmo, nutrido pela experiência, aprendizagens e sabedoria do seu passado, e uma visão clara sobre o presente apontado ao futuro, e sobre o caminho entre o estado atual e o estado desejado, do qual é coautor.Nesse sentido, permite melhorar a clareza na definição e alinhamento das suas metas e valores.Permite o aumento da prosperidade intrínseca, com diminuição da intensidade do hábito de ajuizar os outros a priori, com impacto extrínseco e melhores perspetivas de médio e longo prazo.Facilita a autoaprendizagem e a focalização para o que é realmente valioso, com incremento do sentido de oportunidade nos momentos em que deve ser mais diretivo ou menos diretivo, e da proatividade.Apoia a estruturação do sentido de pertença (belonging) e restaura laços, criando novos insights sobre o contributo na comunidade, seja ela a família, a sociedade, a empresa, o país ou o grupo de interesses comuns.Estímula os lados intelectual e intuitivo no desenvolvimento pessoal esférico.Proporciona um maior grau de equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira, dotando a Pessoa de um maior sentido de integração das partes para

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 5|27

Page 6: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

harmonização dos vários aspetos da vida, muitas vezes artificialmente "separados".Pelo facto de estimular a reflexão do que é verdadeiramente importante, pode catalisar a descoberta do propósito de vida.Permite reduzir os níveis de stresse, por instalação de um maior nível de tranquilidade e flexibilização mental, emocional e espiritual (valores e meaning making).Facilita a melhoria da qualidade de vida pela diminuição ou mesmo eliminação dos bloqueios psicológicos, internos e pessoais.Como processo de melhoria do "jogo interno", permite o aumento do poder pessoal, por incrementos na autoestima e do sentido de utilidade, de disponibilidade para o outro, tão importante em funções de suporte a terceiros, como os cargos de liderança, nos quais se procura reconhecer comportamentos observáveis modelares a seguir, de quem nos guia. Como tem impacto sistémico no indivíduo como um todo, estende o seu efeito à melhoria e aprofundamento dos relacionamentos.Faz sentido para o incremento da criatividade e do espírito empreendedor.Impacta positivamente o aumento e melhoria consistente do desempenho global, quer pessoal, familiar e social, quer profissional.

O certificado de Participação e Conclusão do curso com sucesso, é emitido pela TecMinho, em parceria com a MINDCOACH e tem o logótipo da ICC , pois é um curso credenciado pela ICC – International Coaching Community .

2. O QUÊ? DE QUE CURSO SE TRATA?

O CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING fornece uma metodologia e ferramentas básicas sobre a arte de fazer perguntas - maiêutica socrática - não dando respostas, mas facilitando um processo de descoberta no outro, pela utilização profissional das perguntas poderosas e ferramentas de Coaching, como a Roda da Vida, a procura de Áreas Alavancagem, reflexão sobre action steps, compromisso de feedback, insights que são favorecidos pelo processo de

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 6|27

Page 7: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Reflexão-Ação num contexto de rapport, ética, confiança e empenho em facilitar processos de descoberta que promovem uma melhoria contínua para o aumento da eficácia da pessoa, da sua atitude (jogo interno) e do seu comportamento, de uma forma consciente e em “estado de recursos”, tomando “decisões ecológicas”.

3. A QUEM SE DESTINA ESTE CURSO?

O CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING, sendo o Nível Introdutório da ICC , é apropriado para gestores, especialistas em Recursos Humanos, docentes, consultores e psicólogos que queiram ter uma noção acerca do que é o coaching, sem precisarem de se comprometer com uma formação completa de certificação, podendo, caso tenham interesse, seguir para uma certificação profissionalizante via portfólio da ICC.

Os participantes neste curso não precisam de ter noções específicas de Coaching para ingressar neste programa Introdutório, pois o objetivo é conhecerem de perto o que é o Coaching e como se utilizam as ferramentas e promovem as habilidades fundamentais subjacentes, numa perspetiva de experimentação apoiada com modelagem e suportada em casos reais dos participantes.

4. OBJETIVOS GERAIS DO CURSO

Conferir conhecimentos sobre Coaching, assim como experimentar a aplicação vivencial de ferramentas, princípios de feedback e de orientação à facilitação de uma conversação de Coaching promotora reflexão e de passos de ação. Habilitar os participantes a uma prática inicial de ferramentas, com base em casos vivenciais.

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 7|27

Page 8: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Conhecer algumas técnicas de domínio do diálogo interno para o desenvolvimento pessoal e a autoconsciência, numa vertente de aplicação prática com impacto tangível na esfera pessoal e profissional.

5. METODOLOGIA E BACKGROUND TEÓRICO

A metodologia desenvolvida pela ICC é fundada numa framework sistematizada no programa da Lambent, que integra os seguintes principais modelos de Coaching: Coaching Ontológico (Fernando Flores, James Flaherty e Julio Ollala) | Estudos Integrais (Ken Wilber) | Inner Game e Coaching Coativo (Laura Whitworth, Timothy Gallwey e Sir John Whitmore) | Psicologia Positiva (Martin Seligman) | Evidence Based Coaching (Anthony Grant) | Programação Neuro Linguística (John Grinder e Richard Bandler) | Behavioural Coaching (Perry Zeus e Suzanne Skiffington).

A metodologia e desenho do programa do CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING é seguido pela Lambent e certificado pela ICC, com base nos princípios da aprendizagem de adultos (Andragogia):

▪ Os adultos são autónomos e autodirigidos. Querem ser livres para dirigir a sua própria aprendizagem. Os formadores devem ser facilitadores e guiar os participantes para o seu próprio conhecimento e não fornecer-lhes factos.▪ Os adultos necessitam de conectar a aprendizagem ao seu conhecimento e experiência de vida. Os adultos aprendem melhor quando a sua experiência e conhecimentos relevantes sobre o tópico são trazidos à evidência e utilizados e quando as teorias e os conceitos podem ser relacionados com essa experiência.▪ Os adultos são orientados a objetivos. Nestes termos, os formadores devem mostrar aos participantes como é que a formação poderá ajudá-los a atingir os seus objetivos.▪ Os adultos necessitam de ver na aprendizagem proporcionada por via de formação, uma aplicação transferível e de valor acrescentado para o seu trabalho ou outras áreas de responsabilidade.▪ Os adultos são práticos e focados nos aspetos mais úteis para si no seu trabalho, que advenham diretamente de ações de formação.CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 8|27

Page 9: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

▪ Os adultos devem ser respeitados.▪ A aprendizagem de adultos segue o ciclo de aprendizagem de Kolb (Experiência, Reflexão, Conceptualização e Teste).

A formadora da ICC (Alexandra Lemos, International ICC Coach Trainer) é uma profissional experiente e foi formada, supervisionada monitorizada e acompanhada especificamente para conduzir e aplicar a metodologia e abordagem da Lambent, de forma a garantir os standards de qualidade e os padrões internacionais na facilitação deste curso.

Os conteúdos usados por todos os formadores da ICC a nível mundial são iguais, independentemente do país onde ocorre a formação. O programa tem, pois, um conteúdo standard em todo o mundo, ou seja, nos países onde a ICC tem atividade, garantindo-se assim, uma linguagem comum em Coaching.

Em termos de background teórico, a metodologia da Lambent segue as três vertentes que são pilares fundadores das tradições do conhecimento do Coaching:

Psicologia Humanista e os trabalhos de Abraham Maslow1 e Carl Rogers2. Os princípios da Psicologia Humanista são:▪ As Pessoas têm uma experiencia válida dos seus próprios valores e objetivos.▪ As Pessoas querem ser o melhor que podem ser.▪ Cada pessoa é única e valiosa.▪ Todos queremos ter uma escolha e queremos exercitar essa escolha.

Construtivismo – Esta perspetiva deriva da Cibernética e dos trabalhos de Heinz von Foerster3. O Construtivismo desenvolveu a ideia de que o ser humano cria o

1 Maslow A., (1988) Towards a Psychology of Being, J. Wiley.2 Rogers C., (1980) A Way of Being, Houghton Mifflin.3 Von Foerster H., (1994) Ethics and Second Order Cybernetics, SEHR.4 Flaherty J., (1999) Coaching – Evoking Excellence in Others, Butterworth.5 Flores F. and Solomon R., (2001) Building Trust, OUP.6 Echeverria R., (2003) Ontologia del Lenguaje.

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 9|27

Page 10: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

mundo em que vive. A nossa perceção da realidade é tanto uma construção mental como o que está no mundo fora de nós.

Portanto, o Coach precisa de descobrir o mundo que o Cliente está a construir e não tentar dar-lhe uma resposta certa. Nestes termos, o Coaching foca-se na descoberta do mundo construído pelo Cliente e não em tentativas de dar respostas corretas.

Linguística – As pessoas descrevem o mundo e a si próprias através da linguagem e a estrutura da linguagem molda o seu pensamento e limita-o. Em Coaching tem-se em consideração a linguagem usada pelo Cliente, dando potenciais pistas sobre a forma como o mesmo pensa acerca de determinado assunto.A metodologia da Lambent é um modelo integrado fundamentado em reconhecido background teórico e assente em várias correntes de pensamento:

Coaching Ontológico – Foca-se na forma de ser do Cliente, na interação dinâmica entre a sua linguagem, emoções e psicologia. Há uma ênfase acentuada na escuta ativa, nos padrões de linguagem e nas emoções expressas no contexto da psicologia. A metodologia da Lambent toma em consideração estas dimensões e considera o Cliente como um ser humano inteiro, integrando mente, coração e espírito. Os princípios do Coaching Ontológico são baseados nos trabalhos de James Flaherty4, Fernando Flores5 e Rafael Echeverria6.

Estudos Integrais – Campo da psicologia transpessoal em dinâmico desenvolvimento, teve como base o trabalho pioneiro do pensamento do filósofo americano Ken Wilber7 . O modelo integral considera diferentes perspetivas para alargar o mais possível, o espetro de compreensão das situações. Atenta a linhas de desenvolvimento, estados mentais, tipos de psicologia e estágios de desenvolvimento. Integra perspetivas internas e externas, individuais e coletivas.

As Perspetivas são um foco importante da metodologia da Lambent e os estudos integrais fornecem visões de grande valor e utilidade para o contexto de Coaching.

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 10|27

Page 11: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Inner Game e Coaching Coativo – Desenvolvida por Timothy Gallwey8, a metodologia do "jogo interno" foi muito importante no desenvolvimento do Coaching, considerando a superação do oponente interno (inner opponent) para o indivíduo dar o seu melhor (best self). Esta metodologia foi trazida para a Europa por Sir John Whitmore9. O Coaching Coativo é um modelo originalmente também desenvolvido nos Estados Unidos por Laura Whitworth10 .O Coaching Coativo também dá ênfase à intuição do Coach como uma ferramenta importante de trabalho.

Psicologia Positiva – Segue as ideias de Abraham Maslow de self actualisation. Esta abordagem foi desenvolvida nos Estados Unidos por Martin Seligman11. A psicologia positiva concentra-se no bem estar mental do indivíduo e procura investigar sobre as emoções positivas e o que poderão as pessoas fazer para as adotar mais na sua vida. A Esperança e o Otimismo como traços de carácter são vistos como muito importantes. Esta abordagem conduziu a uma corrente de Coaching conhecida como Authentic Happiness Coaching.

__________________________________________________________________________7 Wilber K., (1995) Sex Ecology and Spirituality, Shambhala.8 Gallwey T., (1974) The Inner Game of Tennis, Bantam. 9 Whitmore J., ( 1992) Coaching for Performance, Nicholas Brealey. 10 Whitworth L., Kimsey-House H. and Sandahl P., (1998) Coactive Coaching, Davies-Black.11 Seligman M., (2003) Authentic Happiness, Nicholas Brealey.

Programação Neuro Linguística (PNL) – Um sistema dentro da psicologia iniciada por Richard Bandler (matemático/programador) e John Grinder12 (linguista) na Califórnia em 1975.

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 11|27

Page 12: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Subsequentemente desenvolvida por Robert Dilts13, a PNL é o estudo da estrutura da experiência subjetiva, tendo investigado comunicadores de excelência para se aferir como conseguiam os seus resultados extraordinários.

O foco da PNL está refletido na designação "Neuro", acerca da mente, "Linguística", sobre a linguagem e "Programação" que se refere à sequência de ações seguidas para se atingir um objetivo. A PNL adota uma abordagem pragmática baseada em modelos de excelência e ensina várias habilidades importantes e ferramentas usadas em Coaching.

Behavioural Coaching – Este modelo foca-se mais no comportamento observável do que propriamente nos jogos internos (inner games), procurando evidências de mudanças comportamentais medíveis e sustentáveis. É aplicado maioritariamente no contexto de trabalho. A metodologia da Lambent reconhece a importância da obtenção de resultados mensuráveis para os indivíduos, equipas e organizações, para que o impacto do Coaching possa ser considerado e avaliado, considerando-se diferentes aspetos. O Coaching facilita a mudança de pensamento e de emoções e este facto tem um impacto visível na mudança comportamental. O Coaching Comportamental (Behavioural Coaching) foi inicialmente desenvolvido por Perry Zeus e Suzanna Skiffington14 na Austrália.

__________________________________________________________________________12 Bandler R. and Grinder J., (1975) The Structure of Magic, Vol. 1, Science and Behaviour books. Ver também o Vol. 2 de 1976. 13 Dilts R., (2003) From Coach to Awakener, Meta Publications. 14 Zeus P. and Skiffington S., (2000) The complete Guide to Coaching at Work, McGraw-Hill

Evidence Based Coaching – A metodologia da Lambent também segue os princípios do Evidence Based Coaching, definido como: "Utilização inteligente e consciente do melhor conhecimento atual, integrado com experiência profissional na

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 12|27

Page 13: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

tomada de decisões sobre como fornecer Coaching a Clientes de Coaching individual e no desenho e desenvolvimento e formação de programas de Coaching".

Os criadores da metodologia da Lambent nos programas de formação de Coaching, Andrea Lages e Joseph O'Connor, escreveram 2 livros de Coaching (tendo Joseph O'Connor escrito duas dezenas de livros sobre Coaching e PNL). O livro "How Coaching Works" foi nomeado pelo Financial Times em 2007, como o Best Business Book do ano.

Em termos de operacionalização metodológica, este curso desenvolve-se usando o método expositivo, demonstrativo, interrogativo, ativo e práticas vivenciais, com realização de reflexões/trabalhos individuais e grupais, com uma forte componente prática com supervisão, que é precedida pelo respetivo enquadramento teórico das ferramentas e princípios orientadores do Coaching e com demonstração prévia do Coaching na prática (modelagem - a formadora mostra como se faz a operacionalização de ferramentas de Coaching), para que os participantes possam modelar por observação direta, o comportamento do Coach em contexto de interação com o Coachee ou interlocutores no contexto de trabalho ou num contexto mais privado.

Alexandra Lemos, International Coach Trainer da ICC para Portugal, utiliza uma abordagem «customer centric», com o papel de:

▪ Motivar os participantes para os desafios, dinâmicas, atividades, exercícios e temas desenvolvidos no âmbito do Coaching.▪ Facilitar os conceitos e a prática partilhada de acordo com o programa estabelecido, utilizando a modelagem - demonstração de "como se faz", pela formadora no papel de Coach, antes da prática aos pares ou em co-Coaching.▪ Criar um espaço de intercâmbio de experiências referenciáveis, nos eixos pessoal e profissional dos participantes, facilitando a visão integrativa desses eixos.

▪ Integrar as expectativas dos participantes numa abordagem «win-win», criando sinergias de conjunto adequadas ao alcance dos objetivos do programa.▪ Promover o envolvimento pró ativo dos participantes nas dinâmicas utilizadas.

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 13|27

Page 14: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

▪ Orientar os participantes no sentido de manifestarem os seus potenciais como agentes de exemplo e de mudança, no seu papel de futuros Coaches ou Líderes de referência para a própria Equipa.▪ Monitorizar a progressão da aprendizagem individual e grupal durante as sessões, realizando supervisão, intervisão, debate com debriefing de feedback.▪ Promover a capacitação humana a partir de um espírito positivo, construtivo e por vezes, diretivo, para instigar a mudança, o insight, ou uma nova perspetiva do "jogo interno" dos participantes.

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 14|27

Page 15: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

6. PROGRAMA

O programa do CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING foi desenhado por Joseph O’Connor e Andrea Lages, nomes de referência em Coaching e PNL a nível internacional, com uma série de livros publicados em Coaching e PNL, em várias línguas.

PROGRAMA DO CURSO - CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING

Programa e Metodologia Entidade que reconhece A International Partner da ICC em Portugal

1. O QUE É O COACHING História do Coaching, primórdios, desde a influência socrática até aos

nossos dias. Como passar das Expectativas aos Objetivos. Como operacionalizar o Coaching na prática das empresas e da vida. Benefícios do Coaching. Diferença entre Coaching e outras abordagens, como Mentoring,

Aconselhamento, Terapia, Formação, Consultoria, Ensino. Os diferentes tipos de Coaching.

2. RAPPORT E PRINCÍPIOS ORIENTADORES Construir e manter a Confiança. Linguagem verbal e não verbal, sincronização. Backtracking e Articulação. Atentar a padrões de linguagem, palavras pressionadoras, generalizações,

juízos de valor, suposições.

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 15|27

Page 16: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

O poder da Escuta Ativa. Feedback de Balanço e de reforço. Princípios Orientadores do Coaching.

3. A RODA DA VIDA A Roda da Vida - princípios e operacionalização. Nomeação de áreas chave. Do conceito ao comportamento observável. Grau de satisfação no estado atual e no estado desejado. Estado de recursos - the owner strategy. Área de alavancagem para investimento de action steps. Walk the Talk e as características dos action steps. Outro tipo de Rodas - Estabelecer objetivos, stepping, assunção da

responsabilidade pela ação.

4. AS PERGUNTAS EM COACHING E A IMPORTÂNCIA DOS VALORES Tipo de perguntas e pressupostos. Estrutura e utilização de perguntas. O impacto das perguntas nos momentos de insight. O que são os Valores. Valores por detrás dos Objetivos. Tangibilizar a vivência dos Valores enquanto se atingem objetivos.

7 . FORMADORA

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 16|27

Page 17: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Alexandra Lemos

Nasceu a 10 de Junho de 1970.É mãe de uma menina que nasceu em 2000 (é a sua "miniCoach"!), sendo a sua filha a pessoa que lhe traz a maior satisfação pessoal e o sentido de continuidade, num mundo em mudança, onde as novas gerações terão outros paradigmas de vida, provavelmente também desafiantes. Alexandra é escritora e gosta de comunicar, de ler e é fã de sapateado e também da magia do Cirque du Soleil.

É voluntária na comunidade, aplicando a sua voz na leitura de livros que se transformam em audio books e artigos, no Projeto Gaia Inclusiva, um serviço de leitura e promoção cultural para apoio a pessoas com necessidades especiais

Alexandra é a Coach e Formadora internacional da ICC que assegura a facilitação do curso, como ICC International Coach Trainer para Portugal, tendo sido formada por Joseph O'Connor e Andrea Lages para esta função.

Pode também consultar o perfil de Alexandra Dias Lemos, diretamente no site da ICC em http://www.internationalCoachingcommunity.com/en/alexandra-lemos

Alexandra é uma empreendedora apaixonada pelo trabalho que realiza com pessoas. É licenciada em Engenharia Química (IST), pós graduada em Ciências Empresariais (FEP), detém uma especialização em Empreendedorismo (EGP-UPBS) e uma certificação internacional em Systemic Management pelo Departamento de Formação Permanente do ISPA.  Exercendo funções na área técnico comercial, de consultoria e formação de equipas em empresas do sector industrial e serviços, ao longo de 17 anos de trabalho direto com pessoas e seus respetivos desafios diários, verificou que uma melhoria na tomada de consciência sobre o potencial humano, acrescida dos efeitos positivos da existência de pessoas motivadas no local de trabalho, promovia um reforço tangível na liderança consciente e equipas conscientes, quando os profissionais associavam o conhecimento técnico e experiência, à capacidade para vivenciar os seus valores durante o caminho percorrido até às metas desejadas.CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 17|27

Page 18: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Alexandra acredita que desta forma, as pessoas podem tornar-se mais autênticas e capazes de promover uma cultura de Coaching para estabelecer um ambiente organizacional consciente, nutrido pela visão sistémica. Esta visão integra e enaltece o valor acrescentado que representam as Pessoas nos países, nas sociedades, em grupos de interesse, e no ambiente particular das empresas, onde os seres humanos, se podem realizar como tal, no local de trabalho, numa realidade onde "há alma dentro do esqueleto" e o ativo de pessoas nas empresas corresponde ao ativo efetivo de motivação e entrega a uma missão de vida que se conquista também pelo trabalho, até um ponto onde o trabalho é fonte de satisfação e realização de um propósito valioso. Só nestes termos faz sentido trabalhar, atuando toda uma vida, sem esquecer de se viver os valores fundamentais pelo caminho.

Alexandra abraçou a fascinante profissão do Coaching e é certificada pela ICC – International Coaching Community como International Certified Coach e como International Coach Trainer da ICC para Portugal, tendo sido certificada como Trainer da ICC por Joseph O’Connor e Andrea Lages.

É certificada como Coach Sistémico com a Metodologia das Constelações Organizacionais pela Talent Manager, tendo frequentado o Bert Hellinger Instituut Nederland na área de Systems Dynamics in Organisations. Frequentou parte do programa do IDM - InterDevelopmental Institute para aprender as dimensões da Constructive Developmental Framework (CDF) como uma poderosa ferramenta no suporte e desenvolvimento das pessoas nas empresas. É reconhecida como Certified DiSC Trainer da Inscape Publishing, pela Hiper – High Performance e utiliza a ferramenta psicométrica comportamental DiSC® para apoiar o seu trabalho como Coach, na consciência comportamental atual e na potencial mudança ou adaptação desejada pelos Clientes.

É Certified Consultant em CTT - Cultural Transformational Tools®, treinada por John Campbell, utiliza a ferramenta psicométrica LDR - Leadership Developmental Report®, IVA - Individual Values Assessment® entre outras, e trabalha os 7 níveis da

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 18|27

Page 19: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Consciência da Liderança com base nos Valores, via modelo desenvolvido por Richard Barrett.

É docente convidada no Ensino Superior na disciplina de Coaching integrada no Mestrado Executivo de Gestão de Recursos Humanos em Universidades portuguesas como a UAL, o ISCTE e na especialização em Lean Six Sigma Black Belt do IST e em Universidades Internacionais como a Universidade da Corunha.

Alexandra Lemos é sócia da MINDCOACH – empresa de Coaching que opera nas áreas de Life, Executive, Business, Systemic e Team Coaching com empresas nacionais e internacionais, com a missão de facilitar insights dos líderes e equipas sobre soluções encontradas pelos próprios Clientes. Quando a consciencialização sobre os recursos internos e externos permite uma perspectiva de possibilidade rumo ao alcance de resultados, do propósito, e do significado que existe por detrás das metas, emerge um maior nível de eficácia e satisfação - eis o que guia o trabalho da Alexandra. O trabalho da Alexandra revela a capacidade para colocar hipóteses sobre os 5 canais de comunicação verbal e não verbal dos seus coachees, para consciencialização da gestão das emoções e aferição da veracidade e credibilidade dos seus discursos, com base nas revelações dos estudos científicos de mais de 40 anos de investigações interculturais reconhecidas internacionalmente, do Dr. Paul Ekman (consultor da série da Fox, "Lie to Me").

É cofundadora da Approaching em Espanha – Asociación de Profesores y Profesionales del Coaching y Mentoring.

A Alexandra é comunicadora motivacional em Congressos e Conferências internacionais na area do Coaching e Public Speaking. É reconhecida pela TI - Toastmasters International como Competent Communicator e Competent Leader e é Past President e cofundadora do MBTC – Mind Business Toastmasters Club, um clube sem fins lucrativos que pertence à organização mundial TI para facilitar e treinar o desenvolvimento de competências de comunicação e liderança de profissionais.

Contacte Alexandra Lemos por estes acessos:CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 19|27

Page 20: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Telefone rede fixa: +351 211 582 204

Telefone rede móvel: +351 934 489 281

Email: [email protected]

Site: www.mindcoach.pt

Nome de Skype: coachingprofissional

LinkedIn: http://pt.linkedin.com/in/alexandralemos

Facebook: http://www.facebook.com/#!/alexandra.lemos.3954/info

Twitter:

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 20|27

Page 21: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

https://twitter.com/AlexDiasLemos

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 21|27

Page 22: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

8 . AVALIAÇÃO

Avaliação contínua, com os seguintes items para aferir o aproveitamento:

30% - Capacidade de aprendizagem via teste escrito no final 70% - Empenhamento continuo nas 16h presenciais, em termos dos comportamentos observáveis de participac ão, via critérios como a pontualidade e assiduidade, o nível de participação, empenho/predisposic ão para aprender, motivação, criatividade, iniciativa, desempenho técnico e humano na parte prática na aplicação das ferramentas, e na utilização do Feedback de Balanço e Construtivo para geração de insights que contribuem para o desenvolvimento individual e grupal

9 . QUANTO É O INVESTIMENTO?

Investimento por formando: 490€ isento do IVA.

A fatura será emitida no valor total de 490€, sendo processados os respetivos recibos, conforme forem pagas as quantias acordadas.Para garantir a inscrição no curso e reservar, desta forma, a vaga na turma, o formando deverá liquidar o valor de 190€ como taxa de inscrição.

Os restantes 300€ deverão ser liquidados até ao 1º dia do curso.

Inscrições realizadas com uma antecipação de apenas uma semana antes do início do curso, sofrem um agravamento de 50€ no investimento total do curso.

No investimento do curso, está incluído:▪ Caderno, caneta, lápis e folhas brancas e outro material de apoio necessário.▪ Teste escrito.▪ Acesso ao diploma de aproveitamento em formato digital com o logo da ICC, caso tenha aproveitamento na avaliação contínua e teste final. ▪ Refeições e coffee-breaks durante os 2 dias de realização do curso.

A realização com sucesso deste curso, garante um abatimento de 250€ na inscrição do curso de Certificação Internacional em Coaching pela ICC, para quem desejar prosseguir a sua aprendizagem via caminho profissionalizante da certificação pela ICC.

INDICAÇÕES PARA PAGAMENTO:CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 22|27

Page 23: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Quando efetuar a sua inscrição no site da TecMinho (www.tecminho.uminho.pt), irá receber no seu e-mail uma referência para efetuar o pagamento. Poderá optar por pagar apenas o valor de 190 euros obrigatórios no âmbito do ato de inscrição ou proceder ao pagamento de 490 euros (totalidade do curso). Se optar pela primeira opção, deverá utilizar a mesma referência para o pagamento dos restantes 300 euros.

10 . ONDE, QUANDO E DURAÇÃO TOTAL?

LOCAL DO CURSO:

O curso terá lugar em Braga, no Golden Tulip Hotel (Hotel da Falperra), na estrada da Falperra.

Mapa de Localização do hotel:

http://www.goldentulipbraga.com/

Coordenadas GPS: [41.520387, -8.389211]

HORÁRIO DO CURSO:

9h-18h com intervalo para almoço das 13h30 às 14h30 e coffee break às 11h.

DURACÃO DO CURSO:

16 horas totais, repartidas por 2 dias completos.

DATAS DO CURSO:

6 de março 2014 (terça) + 7 de março 2014 (quarta).

11 . CERTIFICADO INTERNACIONAL

O certificado atribuído aos participantes que realizarem com sucesso o curso em todos os seus momentos de avaliação, é fornecido por email ao formando, em formato digital, e é emitido pela TecMinho contendo o logótipo ICC como entidade certificadora do curso e também o logótipo da MINDCOACH como Internacional Partner da ICC. CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 23|27

Page 24: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

12 . COMO REALIZAR A INSCRIÇÃO?

A inscrição requer o preenchimento de uma ficha de inscrição que recolhe os dados do formando para efeitos de faturação e inscrição dos dados no diploma e na base de dados da TecMinho e MINDCOACH para efeitos de integração dos documentos mandatórios a constarem no Dossier Técnico-Pedagógico do curso, de acordo com as regras da certificação.

A inscrição é efetuada no site da TecMinho em www.tecminho.uminho.pt.

13 . REFERÊNCIAS

Informamos sobre sites de referência e contactos onde pode procurar mais detalhes sobre a entidade envolvida na certificação internacional em Coaching, a ICC – International Coaching Community :

www.internationalCoachingcommunity.com

A ICC é uma das maiores e mais respeitadas organizações de Coaching mundial, com presença em 60 países e cerca de 8.000 Coaches membros certificados. A ICC promove elevados padrões de ética e standards de atuação profissional na atividade do Coaching e distingue-se ainda pela qualidade e credibilidade dos programas desenvolvidos, assim como dos seus Trainers certificados que apoiam a formação em 74 países sendo reconhecidos internacionalmente, com experiência em diversos países.

Cofundadores da Lambent :

Joseph O’Connor Andrea Lages

A Andrea Lages é coach executiva, autora, consultora e formadora respeitada internacionalmente. Treinou coaches em mais de 30 países, participou como

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 24|27

Page 25: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

formadora e cocriadora de um curso de Pós-Graduação em Coaching Executivo para a Universidade de Derby, e na Inglaterra para presidentes e CEO de empresas.É cofundadora da International Coaching Community - ICC (2001) e ICC Master Trainer, cofundadora e CEO da Lambent do Brasil.

A Andrea projeta e executa gestão de desenvolvimento, formação, coaching, formação de atendimento ao cliente, formação de equipas, aplicando o Coaching e o Pensamento Sistémico de forma prática, dentro das organizações.Andrea é coautora de “Coaching with NLP” e “How Coaching Works", publicado no Reino Unido pela AC Negro. Este livro foi recomendado para o Prémio de "Melhor Livro de Negócios 2007" do Financial Times.

Joseph O'Connor é um dos coaches e formadores mais conhecidos e respeitados do mundo. Lecionou na América do Norte e Sul, Hong Kong e Singapura, (onde foi premiado com a medalha de honra do National Community Leadership Institute), na Nova Zelândia e na maioria dos países europeus.

O Joseph tem trabalhado com muitas empresas como coach e consultor, incluindo o Citibank, BA, HP Invent, e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), em Viena; a Petrobras, a BT, a Interbrew, a Autoridade do Canal do Panamá e Bax Global. É cofundador da International Coaching Community. Joseph O’Connor é o autor de dezassete livros traduzidos em trinta idiomas, vendendo mais de meio milhão de livros em todo o mundo. É o coautor com Andrea Lages, de “Coaching with NLP” e "How Coaching Works”.

A MINDCOACH é uma empresa pioneira especializada no desenvolvimento de soluções globais de Coaching, dirigidas a organizações, a instituições universitárias e a particulares.www.mindcoach.pt

A MINDCOACH rege-se por cinco valores que são os pilares da sua Arquitetura

Organizacional, estruturante do seu posicionamento: Competência, Ética, Personalização, Complementaridade, Resultados.CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 25|27

Page 26: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

A MINDCOACH aposta numa atuação profissionalizada e focada nas reais necessidades do Cliente, reunindo uma equipa estruturada de Coaches certificados, adstritos aos códigos de ética da atividade e aos standards internacionais, sendo especialistas nas diferentes áreas de atuação do Coaching, com visão sistémica e carreira internacional, procurando ideias inovadoras, ferramentas acessíveis e customizáveis para Portugal.

Porque a mente humana proporciona a ação para o desempenho pessoal e profissional, pretendemos, através do Coaching, despertar e motivar essa ação.

Assim, para além de um aliciante projeto profissional, a MINDCOACH constitui um gratificante projeto pessoal para toda a equipa envolvida: contribuir para um efeito multiplicador da prática profissional do Coaching e para os inestimáveis resultados associados. Partners da MINDCOACH :

Alexandra Lemos José Polón ia

Desenvolvemos o nosso trabalho de Coaching em quatro grandes áreas de atuação: Intervenções de Coaching in company e on-the-job – Business Coaching, Executive Coaching, Team Coaching, Coaching Sistémico, em projetos de Coaching desenhados à medida das necessidades das empresas e dos profissionais. Certificações Internacionais de Profissionais em Coaching, pela ICC ( inter-company aberto aos profissionais em geral e intra-company no caso dos participantes serem todos da mesma empresa). Projetos de Formação especializada em Coaching como pós -graduações, especializações e Executive MBA , em Universidades conceituadas. Life Coaching – Coaching dirigido a particulares para temas de vida.

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 26|27

Page 27: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Coaching Moments:

A MINDCOACH detém também outra área de atuação, por representação em Portugal das formações do Dr. Paul Ekman. A MINDCOACH é o LDC -

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 27|27

Page 28: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

Licensed Delivery Centre do Paul Ekman Group em Portugal, via LLDC - Lead Licensed Delivery Centre (Lambent UK).

A MINDCOACH é certificada pela DGERT nos vários domínios de formação - conceção, organização e promoção, desenvolvimento e execução.

1 4 . CONTACTOS

TecMinho

TecMinho – BragaEd. dos Congregados da Universidade do Minho, Av. Central nº 1004710-229 BragaTelef: +351 253 604 010 Fax: +351 253 604 019

TecMinho – GuimarãesUniversidade do Minho Campus de Azurém 4800-058 GuimarãesTelef: +351 253 510 590 Fax: +351 253 510 591

[email protected]

http:// www.tecminho.uminho.pt

hppt://www.facebook.com/tecminho

 http://www.twiter.com/tecminho

http://www.linkedin/com/company/tecminho

http://www.youtube.com/user/tecminho    

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 28|27

Page 29: Info curso introdução coaching icc 2014 2014(2)

MINDCOACH

MINDCOACH, Lda. - Lisboa Av. da República, 6, 7º E 1050-191 Lisboa TEL: +351 21 158 22 04

MINDCOACH, Lda. - PortoAv. da Boavista, 1167, 5º, Office 5.44100-130 Porto TEL: +351 22 242 57 98

[email protected]+351 934 489 281 / 932 036 084 / 966 453 577 / 918 048 005 – redes móveis

CURSO DE INTRODUÇÃO AO COACHING Pág. 29|27