INFORMAÇÃO COMPLETA 111 julho 2015

8
P SAÚDE, VIDA, CULTURA e LAZER Parte integrante do Informativo CulturarTEEN. ORGÃO INFORMATIVO DE MARICÁ – ANO 10 – NÚMERO 111 – JULHO 2015 – [email protected] - www.culturarteen.com (5) JOSÉ FORTUNATO É O NOVO VENERÁVEL DA LOJA ARCHITEKTON 124 no da Loja Architekton 124 - Heloísa Fortunato - a esposa do vene- rável José Fortunato, pelo mesmo período. Leda agradeceu o ca- rinho, afirmando que tudo o que pode fazer foi feito, sempre com muita dedicação (reconhecendo que poderia ter feito mais, mas pela vida atribulada de profissional, esposa e mãe, nem sempre conseguiu conquistar àquilo que desejava). Um momento de grande emoção foi proporcionado pelo jovem DeMolay (veja quem são os DeMolays no texto abaixo) Felipe Okelly que fez uma belíssima homenagem às mães e mulheres presentes na Cerimônia das Flores, levando muitos a grande emo- ção. O orador Luis Antônio falou da magnitude do momento, dese- jando sorte ao novo Venerável, agradecendo e reconhecendo os trabalhos realizados pelos Past Venerável Flávio convidando todos os presentes para um buffet que foi servido no novo salão de festas da loja maçônica Architekton 124. Na página C2 fique sabendo o que é a Ordem Demolay. A Aconteceu na sexta feira 26 de junho a Sessão Magna de Posse da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Architekton 124 localizada em Maricá, no bairro do Flamengo. A belíssima cerimônia é dividida em duas partes, onde aconte- cem a posse com rituais secretos e exclusivo aos irmãos maçons e posteriormente a cerimônia aberta aos convidados e familiares (co- nhecida como cerimônia branca). O novo Mestre Venerável que presidirá os trabalhos desta loja maçônica por um ano no período 2015/2016, é o irmão JOSÉ FORTUNATO que sucederá o venerável FLÁVIO ALEX OLIVEI- RA, que pela passagem recebeu o título de Past Venerável. Flávio deu posse a José Fortunato em belíssima cerimônia, marcada pela emoção, palavras elogiosas e de reconhecimento pelos trabalhos sólidos e harmônicos que o irmão Flávio e sua esposa Leda realizaram pela loja maçônica. Na mesma cerimônia, Leda Regina Amaral (esposa do Vene- rável Flávio) deu posse à nova Presidente do Departamento Femini-

Transcript of INFORMAÇÃO COMPLETA 111 julho 2015

Page 1: INFORMAÇÃO COMPLETA 111 julho 2015

P

SAÚDE, VIDA, CULTURA e LAZER

Parte integrante doInformativoCulturarTEEN.

ORGÃO INFORMATIVO DE MARICÁ – ANO 10 – NÚMERO 111 – JULHO 2015 – [email protected] - www.culturarteen.com(5)

JOSÉ FORTUNATO É O NOVO VENERÁVEL DA LOJA ARCHITEKTON 124

no da Loja Architekton 124 - Heloísa Fortunato - a esposa do vene-rável José Fortunato, pelo mesmo período. Leda agradeceu o ca-rinho, afirmando que tudo o que pode fazer foi feito, sempre commuita dedicação (reconhecendo que poderia ter feito mais, maspela vida atribulada de profissional, esposa e mãe, nem sempreconseguiu conquistar àquilo que desejava).

Um momento de grande emoção foi proporcionado pelo jovemDeMolay (veja quem são os DeMolays no texto abaixo) FelipeOkelly que fez uma belíssima homenagem às mães e mulherespresentes na Cerimônia das Flores, levando muitos a grande emo-ção.

O orador Luis Antônio falou da magnitude do momento, dese-jando sorte ao novo Venerável, agradecendo e reconhecendo ostrabalhos realizados pelos Past Venerável Flávio convidando todosos presentes para um buffet que foi servido no novo salão de festasda loja maçônica Architekton 124.

Na página C2 fique sabendo o que é a Ordem Demolay.

AAconteceu na sexta feira 26 de junho a Sessão Magna de

Posse da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Architekton 124localizada em Maricá, no bairro do Flamengo.

A belíssima cerimônia é dividida em duas partes, onde aconte-cem a posse com rituais secretos e exclusivo aos irmãos maçons eposteriormente a cerimônia aberta aos convidados e familiares (co-nhecida como cerimônia branca).

O novo Mestre Venerável que presidirá os trabalhos desta lojamaçônica por um ano no período 2015/2016, é o irmão JOSÉFORTUNATO que sucederá o venerável FLÁVIO ALEX OLIVEI-RA, que pela passagem recebeu o título de Past Venerável.

Flávio deu posse a José Fortunato em belíssima cerimônia,marcada pela emoção, palavras elogiosas e de reconhecimentopelos trabalhos sólidos e harmônicos que o irmão Flávio e suaesposa Leda realizaram pela loja maçônica.

Na mesma cerimônia, Leda Regina Amaral (esposa do Vene-rável Flávio) deu posse à nova Presidente do Departamento Femini-

Page 2: INFORMAÇÃO COMPLETA 111 julho 2015

V

ANO 11 - Julho 2015 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ(6) www.culturarteen.comC 02 SAÚDE E BEM ESTAR culturarteen.com

C

Atividade física, que traz diversos benefícios à saúde,deve ser feita com orientação

Correr pode ser uma forma simples, barata e prazerosa de se fazeratividade física. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório e queima oexcesso de gorduras no corpo, auxiliando no emagrecimento e no com-bate a diversas doenças. Mas ara aderir ao esporte, cada vez mais popu-lar, não basta calçar o tênis e sair correndo. Nem todo mundo pode estarapto a começar sozinho.

- Simplesmente falar para a pessoa pisar mais macio não significa queela está fazendo a melhor passada. Tem gente que já sabe correr e temgente que se correr, pode se machucar. O mínimo de orientação é sempreimportante – afirma o preparador físico Márcio Atalla.

Morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o distribuidor defermento Ico Pires tinha 187 kg quando, por conta própria, começou acorrer. Hoje, aos 47 anos, tem 71 kg a menos e quase diariamente 10 kma mais.

-Estava muito pesado e fui ao cardiologista. Ele disse que eu tinha quecaminhar. Foi quando comecei. Fiquei seis meses caminhando, depoisdava um trotezinho e uma caminhada, até fazer uma hora, uma hora emeia. Tenho cala aqui de número 68. Quem olha nem acredita – conta ele,orgulhoso com os percursos que já fez e com as competições que partici-pou pelo Brasil.

Para Atalla, correr todos os dias pode trazer complicações. O idealseria alternar os dias com outro exercício. Membro da Sociedade Brasilei-ra de Ortopedia (Sbot), o ortopedista Rubene Campos afirma que pessoascom sobrepeso ficam mais expostas a lesões.

- Qualquer pessoa que pratique corrida precisa de tênis de boa qua-lidade e na forma do seu pé. Isso vai ajudar no apoio, na sustentabilidadedo corpo e na absorção do impacto, evitando que ela tenha lesões –recomenda.

Há quase 40 anos lidando com fisiologia e medicina do esporte, ocardiologista Cláudio Gil afirma que o risco de uma complicação cardíacadurante um exercício físico é muito baixa.

- Sair da inércia não é fácil. Mas depois que acaba a sensação deprazer fica por horas. A corrida é uma das iniciativas que mais podembeneficiar uma pessoa.

OS DEZ MANDAMENTOS

1 - Comece a correr gradativamente. Alternar corrida com caminhadapode ser uma opção. Aumentar excessivamente a distância ou a velocida-de traz risco de lesões.

2 - Pessoas com obesidade, diabetes, colesterol alto, pressão arterialalta, tabagista e histórico familiar de problemas no coração devem obriga-toriamente procurar um médico antes de iniciar um programa de corrida.

3 - Fortaleça sua musculatura, principalmente nas pernas: o maioramortecedor do corredor é a massa muscular. Há exercícios de agacha-mento, saltos e tiros na areia que promovem ganho de massa muscular.

4 - Evite pisar muito forte para não aumentar o impacto nas articula-ções: preste atenção no barulho que faz na esteira ou no asfalto.

5 -Tenha um bom tênis, especifico para corrida e adequado para oseu tipo de pisada. O amortecimento do tênis também tem um prazo devalidade.

6 -Caso tenha mais de 35 anos e pretenda participar de competições,qualquer que seja a modalidade ou forma deve procurar orientação médi-ca.

7 -Evite correr todos os dias. Faça uma programação de treinos,intercalando os dias de corrida.

8 -Antes de fazer mudanças muito importantes e radicais em quantida-de e tipo de treinamento físico, procure um médico.

9 -Sintomas incomuns durante o exercício físico devem ser pronta-mente relatados ao seu médico.

10 -Não se exercite quando não estiver se sentindo bem e, principal-mente quando estiver gripado ou com febre ou após quadro de diarreia.

CORRER ESTÁ NA MODA,MAS REQUER CUIDADOS

Ordem DeMolay

AA Ordem DeMolay é

uma sociedade discreta deprincípios filosóficos, frater-nais, iniciáticos e filantró-picos, para jovens dosexo masculino comidade compreendidaentre os 12 e os 21

anos. É umaorganizaçãoneo-templáriafundada nosEstados Uni-dos, em 18 deMarço de1919, pelo

maçon Frank Sherman Land patrocinada emantida pela Maçonaria[carece de fontes], oficial-mente desde 1921, que na maioria dos casos cedeespaço para as reuniões dos Capítulos DeMolayse Priorados da Ordem da Cavalaria - denomina-ções das células da organização.

A Ordem é inspirada na vida e morte do no-bre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 demarço de 1314 junto ao Preceptor da Normandia,Geoffroi de Charney por contestar as falsas acu-sações de prática de diversas heresias como infi-delidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolosetc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusa-ções fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e oPapa Clemente V, pelas posses da Ordem dosTemplários, pois em caso de prisão, os bens doacusado passariam a pertencer ao Estado fran-cês.

A Ordem Demolay possui cerca de 8 milhõesde membros em todo o mundo e mais de 200 milno Brasil. O DeMolay que completa 21 anos deidade, é denominado Sênior DeMolay, perde seudireito a voto e o de ocupar cargos efetivo e passaa poder acompanhar os trabalhos do Capítulo atra-vés da “Associação DeMolay Alumni”. No Brasil,a Ordem é distribuída em mais de setecentos enoventa capítulos, sendo que os milhares deDeMolays regulares de todos os Estados da fe-deração se reúnem freqüentemente.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser en-contrada em vários países como Argentina, Aruba(Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Bra-sil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas,França, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão,México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

No dia 8 de abril de 2008, o Estado de SãoPaulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através daLei Estadual nº12.905, a ser come-morado anualmenteno dia 18 de março.Em 19 de janeiro de2010, foi promulga-da a Lei Federal nº12.208 que insituiu odia 18 de marçocomo o Dia Nacionaldo DeMolay, seguin-do o exemplopaulista, sendo quea escolha da datamarca o falecimentode Jacques deMolay, herói e mártirque inspirou o nomeda Ordem.

O Demolay FelipeOKelly

Vamos supor que uma pessoa treine 3x por semana, com duração de 1ha 1:30h cada treino, quando essa pessoa faz uma pausa brusca em suasatividades, o corpo mostra um comportamento diferente de acordo com otempo. O ortopedista Dr. Artur da Fonseca separou algumas reações:- 10 dias de pausa: A musculatura começa a ser afetada, mas o principalimpacto nos 10 primeiros dias sem atividade física são sentidos principalmentepelos tendões, que vão exigir mais atenção aos alongamentos antes do retor-no a academia.- 3 meses: Há a diminuição de perda calórica que pode levar ao aumento depeso, consequentemente aumentado a resistência a insulina e aumentando ataxa de glicemia do sangue. Além da diminuição da massa muscular. O retornoas atividades físicas depois desse período precisa ser mais lento, com ativida-des aeróbicas e pesos mais leves.- 6 meses: Quase meio ano depois e toda a capacidade circulatória, pulmonare cardíaca, podendo levar ao aumento da pressão arterial. Dr. Artur daFonseca avisa que depois de tanto tempo sem exercícios regulares é possívelum provável ganho de peso e flacidez muscular.-Em menos de um ano sem treinos é possível ver que o corpo é capaz dereagir e mudar totalmente, trazendo reflexos estéticos e para a saúde, já quetoda a parte respiratória, vascular e muscular está comprometida.

OS PROBLEMAS CAUSADOS AO CORPO

DEPOIS DO ABANDONO DA ATIVIDADE FÍSICA

Page 3: INFORMAÇÃO COMPLETA 111 julho 2015

(3) C 03 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ ANO 11 - Julho 2015 www.culturarteen.com (7) MUNDO PLUS SIZE culturarteen.com

MISS BAIXADA FLUMINENSE PLUS SIZE,DIA 23 DE JULHO EM NILÓPOLIS

Dia 23 de julho entrará para a história dos concursos de beleza plus size no Brasil. Pela primeira vez acontecerá o Miss BaixadaFluminense Plus Size, organizado pela PR Produções no Clube Nilo Show (antigo Nilopolitano) com total apoio da Prefeitura de Nilópolisque não está medindo esforços em ajudar a co-produzir um magnífico evento.

Com apoio das demais prefeituras e Câmaras de Vereadores dos demais municípios da Baixada Fluminense, o concurso reunirá asrepresentantes dos 13 municípios da Baixada Fluminense, escolhidas através de processos de seleção que começaram em novembrode 2014.

A grande final acontecerá dia 23 de julho a partir das 19 horas no NILO SHOW com ingressos a apenas R$ 10,00 e a torcida paraas candidatas é muito importante. Grandes empresas da baixada Fluminense estarão envolvidas na colaboração, apoio e patrocínio aoevento, assim como grandes mídias locais além dos jornais EXTRA, A TRIBUNA e O DIA.

O Nilo Show fica na estrada dos Expedicionários, 91, no centro de Nilópolis, próximo ao terminal rodoviário e a estação de trem.

MAYARA BARRETO É A MISS PAÇOQUINHA 2015Concurso elegeu a primeira Miss Caipira Plus Size do Brasil durante o Arraial do Santo Cristo no centro do Rio de Janeiro

FERNANDA MAIA É A MISSNITERÓI PLUS SIZE 2015

SSorte? Predestinação? Os astros à seu seu favor?Juntemos tudo isso a simpatia de Fernanda Maia e ai temos

como resultado sua conquista no Miss Niteroi Plus Size 2015.No início da noite do domingo 21 de junho na Four Casa de

Festas, no belíssimo evento Fashion Model Beagle Filmes que nacategoria plus size confirmou três misses da PR Produções como astrês primeiras colocadas (Bruna Brederode - Miss Madureira PlusSize 2014), Danielle Antunes (Miss Maricá e Miss Lagos Plus Size2014) e Cleide Marques (Miss Realengo Plus Size 2014), onzelindas candidatas participaram também do Miss Cidade do Rio deJaneiro e Miss Niteroi Plus Size, que havia começado cinco diasantes com votação pela internet.

As notas dos jurados serviram para a definição dos outros doisconcursos, confirmando então FERNANDA MAIA, a MISS NITERÓIPLUS SIZE 2015.

Na etapa de votação pela internet Fernanda ficou em terceirolugar.

Como única candidata ao Miss Niterói ficou fácil a conquista dotítulo. As demais participaram do Miss Cidade do Rio de Janeiro,onde Bruna Brederode foi a grande campeã e Cleide Marques foia vencedora do Miss Cidade do Rio de Janeiro Plus Size Sênior2015.

O produtor Pery Salgado fez a entrega da faixa de Fernanda etambém de DEBORA TAÍS, a Miss Cidade doRio de Janeiro Plus SizeWeb 2015.

Já, a coroação foi feitana quinta feira 02 de julhoàs 20:00 horas na sededo jornal A TRIBUNAno centro de Niterói,onde DeborahChagas - MissNiteroi Plus Size2013/2014 fez apassagem do seutítulo, na presen-ça de LuisJourdan (propri-etário do grupo ATRIBUNA) e suaesposa.

Pela primeira vez, foi escolhida uma Miss Caipira Plus Size emtodo o Brasil. Organizado pela PR Produções, o concurso aconte-ceu durante a quinta edição do ARRAIAL DE SANTO CRISTOorganizado pela AMASC (Associação de Moradores e Amigos deSanto Cristo), bairro da zona portuária do Rio de Janeiro, quepassa por grandes transformações revitalizando toda a região. Valter(presidente da AMASC e Rogério organizador do Arraial, estive-ram à frente do evento, que teve apoio da Prefeitura do Rio e doConsórcio Porto Novo, que deram toda a estrutura ao evento.

Barracas de comidas típicas, brincadeiras, diversos shows e

muitas quadrilhas animaram o arraial que aconteceu nos dias 03,04 e 05 de julho e que continuará nos dias 10, 11 e 12.

No dia 04 (sábado), aconteceu a final do Miss Paçoquinha2015 (o primeiro concurso de Miss Caipira Plus Size do Brasil).Nove lindas candidatas se inscreveram e participaram da primeirafase que aconteceu da quinta feira dia 02 de julho, até às 13 horasdo dia 04, com votação pela internet.

Nesta primeira fase, LUANA SANTOS foi a vencedora,conquistando o título de Miss Paçoquinha Plus Size Web 2015 com1350 votos dos 3341 recebidos durante a votação. Em segundoficou Pâmela Peixoto com 1121 votos. Em terceiro com 296 votosficou Mayara Barreto e em quarto com 197 votos ficou PalomaSouza. Shilrlene Andrade ficou em quinto com 181 votos com JulianaMorais em sexto com 84 votos. Juliana Melo ficou em sétimo com 70votos, Kisla Andrade ficou em oitavo com 22 votos e JaquelineFigueiredo ficou em nono lugar com 20 votos.

Na grande final, com o concurso presencial onde tivemos apresença de quatro candidatas, MAYARA BARRETO (da cidadeDuque de Caxias) conquistou o título de MISS PAÇOQUINHA 2015com 261,2 pontos.

Em segundo ficou Pâmela Peixoto (de Maricá) com 260,2 pontose em terceiro ficou Luana Santos (do Rio de Janeiro) com 244,1pontos. Em quarto lugar ficou JULIANA MELO (de Cabo Frio) com238 pontos e na pontuação geral, em quinto lugar ficou Kisla Andradecom 29 pontos. Em sexto lugar empatadas com 27 pontos ficaramPaloma Souza e Shirlene Andrade. Em oitavo ficou Juliana Moraiscom 25 pontos e em nono ficou Jaqueline Figueiredo com 23 pontos.

Os jurados foram: Rosy Rodrigues (jurada técnica - PRProduções), Luana Felinto - Madrinha do Miss Baixada FluminensePlus Size 2015 (presidente do júri), Jaque Souza - Miss NovaIguaçu Plus Size 2015, Hana Zurah - Miss Paracambi Plus Size2015, Joice Aguilera - Musa Plus Size do Carnaval Brasil 2015 e D.Marlene (ilustre figura do bairro do Santo Cristo) que recebeu nanoite antes do concurso, o título de Madrinha do Miss PaçoquinhaPlus Size 2015.

Mayara, a primeira Miss Caipira Plus Size do Brasil, querecebeu a faixa e a coroa oficiais do concurso, ganhará também umbook digital com ensaio produzido pela equipe EM FOCO (no valorde R$ 700,00) e participará da final do Miss Fluminense Plus Size2015 em outubro recebendo como prêmio a isenção do concursono valor de R$ 450,00.

Mayara Barreto,Miss Paçoquinha

2015 e LuanaFelinto, Madrinhado Miss BaixadaFluminense Plus

Size 2015

Page 4: INFORMAÇÃO COMPLETA 111 julho 2015

O

ANO 11 - Julho 2015 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ(8) www.culturarteen.comC 04 SOCIEDADE culturarteen.com

“Quando olho um idoso, não vejo uma pessoa com vários anos, mas sim, vários anosSÃO DUAS UNIDADES DO LAR FELIZIDADE

EExcelente recurso para se trabalhar com o

público da melhor idade, realizada nesta semanapela Psicóloga Renata Lucas.

Jogo de quebra - cabeça colorido. Com oobjetivo de trabalhar raciocínio lógico, percepçãoe atenção visual. Começamos com o nível maisfácil, depois passamos para o intermediário efinalizamos com os mais difíceis.

Vale ressaltar que eles são de 9 peças porser um número razoável quando falamos depacientes com quadros cognitivos significativos.

Olha a obra de arte da nossa querida artesãD. LU !!! É ou não é uma grande artista ?!!!Simplesmente ela transformou com sua arte, umadas figuras do livro Jardim Secreto. Uma ótimaalternativa para se trabalhar com os nossos ido-sos sem recorrer apenas a pintura, como é a pro-posta do próprio livro. Principalmente como nocaso de pacientes com comprometimento depoisde um AVC.

AA juventude é a época de se estudar a Sabe-

doria; a velhice é a época de praticá-la. ( Jean-Jacques Rousseau)

É preciso ensinar aos jovens a respeitar eamar a pessoa idosa .A Interação entre eles pro-picia uma troca de saberes e sentimentos!!!!

AA preparação do aquecimento antes da fisiotera-

pia, foi uma gostosa dança com fundo musical de FestaJunina, para depois, implementar exercícios compen-satórios que fortalecem e minimizam as chances dedesenvolver lesões.

Mais uma obra de arte do mais novo pintor,Senhor Caetano

Page 5: INFORMAÇÃO COMPLETA 111 julho 2015

N

C 05 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ ANO 11 - Julho 2015 www.culturarteen.com (9)SOCIEDADE culturarteen.com

s, histórias, conhecimentos e conselhos, em uma única pessoa”, Paulo Henrique LimaPARA ATENDER MELHOR NOSSOS IDOSOS

No dia de beleza são ofertados serviços comomanicure , pedicura , cortes de cabelo, tinturas,fazer sobrancelhas. Nosso objetivo é proporcio-nar um dia diferente, desfrutando de momentos dediversão e recuperação da autoestima!!!l Lindos!!!

DDia de festinha... Comemorando o aniversa-

rio dos Senhores Octacilo e Antonio.... Que Deusmultiplique a idade de cada um)

DDessa vez os nossos queridos idosos, foram ori-

entados pela Nutricionista Juliana da Mata , a confecci-onarem pão, na Oficina do Sabor. Foi um sucesso!

Page 6: INFORMAÇÃO COMPLETA 111 julho 2015

ANO 11 - Julho 2015 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ(10) www.culturarteen.comC 06 LIÇÕES DE VIDA LIÇÕES DE VIDA LIÇÕES DE VIDA LIÇÕES DE VIDA LIÇÕES DE VIDA culturarteen.com

Professora,Administradora eOrientadoraPedagógica, comcurso deespecializaçãoem Design deUnha

NS

COMPROMETIMENTO

Se, quando a nota musical fos-se convocada pelo artista para umacomposição, ela dissesse: “não éuma nota que faz a música...” Nãonasceriam sinfonias e o homem ja-mais poderia se extasiar com a

música que lhe enche os ouvidos e a alma.Se, quando a palavra fosse convidada a ser escrita, dissesse:

“não é uma palavra que faz uma página...” Não existiram livros,que beneficiam tantas vidas.

Se, quando o construtor buscasse a pedra, ela dissesse: “nãohá pedra que possa montar uma parede...” Não haveria casas,edifícios, construções tão espetaculares, que parecem desafiar ohomem.

Se, quando a gota caísse sobre a terra, dissesse: “uma gotad’água não faz um rio...” Não haveria rios, lagos, mares e oceanos.

Se, nas mãos do semeador, o grão dissesse: “não é um grãoque semeia um campo...” Não haveria colheitas abundantes e me-sas fartas.

Se, o homem simplesmente considerar que não é um gesto deamor que pode salvar a humanidade, jamais haverá justiça, paz,dignidade e felicidade na terra.

Assim como as sinfonias precisam de cada nota, assim como olivro precisa de cada palavra, não sendo nenhuma dispensável;assim como as construções precisam de cada pedra no seu exatolugar; assim como os rios, lagos, mares e oceanos precisam decada gota d’água; assim como a colheita precisa de cada grão, ahumanidade precisa de você.

Exatamente!De você! Onde estiver. Você é único, e, portanto, insubstituível.E Deus conta com sua participação ativa nesta sinfonia espeta-

cular que é a vida para tocar com sua harmonia, a musicalidade dasua voz, os corações aflitos e lhes acalmar as dores.

Deus conta com sua palavra de bom ânimo e encorajamentopara erguer os caídos nas estradas do desespero.

Deus conta com as pedras da sua construção ativa nas boasobras para que muitos dos seus filhos não morram de fome, nempadeçam frio, nas estreitas vielas da amargura e do abandono.

Deus conta com a gota d’água da sua boa vontade para modi-ficar os painéis de sofrimento nas estradas por onde seguem osseus pés.

Deus conta com o grão especial da sua paciência para semeara serenidade no campo das lutas diárias dos homens que aindanão descobriram que suas vidas devem ser muito mais do quesimplesmente dominar o mercado financeiro, vencer os adversári-os em um jogo ou ganhar na cotação da bolsa de valores.

Deus conta com o seu gesto de amor, onde esteja, para falar eagir com justiça, para semear a paz, para viver com dignidade emostrar que é possível ser feliz na terra, ainda hoje.

A maior felicidade consiste em saber descobrir a felicidade nosolhos da gratidão alheia, na prece que brota da alma da criança aquem ensinamos a buscar a Deus, nas mãos envelhecidas notrabalho, que buscam as nossas para um aperto silencioso, signifi-cativo, sincero.

***O mundo precisa do nosso comprometimento para ser o mundo

que todos queremos, desejamos e aguardamos.Não esperemos pelos outros.Doemos hoje, agora, a nossa nota de esperança, a nossa

palavra de fé, a nossa gota de amor, a nossa semente de solidari-edade.

O mundo espera. As criaturas precisam, e Deus conta conosco.

Não havia no povoado pior emprego do que‘porteiro da zona’.

Mas que outra coisa poderia fazer aquelehomem?

O fato é que nunca tinha aprendido a lernem escrever, não tinha nenhuma outra ativida-de ou ofício.

Um dia, entrou como gerente do puteiro umjovem cheio de ideias, criativo e empreendedor,que decidiu modernizar o estabelecimento.

Fez mudanças e chamou os funcionáriospara as novas instruções.

Ao porteiro disse:- A partir de hoje, o senhor, além de ficar naportaria, vai preparar um relatório semanal onde

registrará a quantidade de pessoas que entram e seus comentários ereclamações sobre os serviços.- Eu adoraria fazer isso, senhor, balbuciou – Mas eu não sei ler nemescrever.- Ah! Quanto eu sinto! Mas se é assim, já não poderá seguir trabalhan-do aqui.- Mas senhor, não pode me despedir, eu trabalhei nisto a minha vidainteira, não sei fazer outra coisa.- Olhe, eu compreendo, mas não posso fazer nada pelo senhor.Vamos dar-lhe uma boa indenização e espero que encontre algo quefazer. Eu sinto muito e que tenha sorte.

Dito isso, deu meia volta e foi embora. O porteiro sentiu como se omundo desmoronasse. Que fazer?

Lembrou que no prostíbulo, quando quebrava alguma cadeira oumesa, ele a arrumava, com cuidado e carinho. Pensou que estapoderia ser uma boa ocupação até conseguir um emprego.

Mas só contava com alguns pregos enferrujados e um alicate malconservado. Usaria o dinheiro da indenização para comprar umacaixa de ferramentas completa.

Como o povoado não tinha casa de ferragens deveria viajar doisdias em uma mula para ir ao povoado mais próximo para realizar acompra. E assim fez.

No seu regresso, um vizinho bateu à sua porta:- Venho perguntar se você tem um martelo para me emprestar.- Sim, acabo de comprá-lo, mas eu preciso dele para trabalhar, jáque…- Bom, mas eu o devolverei amanhã bem cedo.- Se é assim, está bem.

Na manhã seguinte, como havia prometido, o vizinho bateu àporta e disse:- Olha, eu ainda preciso do martelo. Porque você não o vende paramim?- Não, eu preciso dele para trabalhar e além do mais, a casa deferragens mais próxima está a dois dias de viagem, de mula.- Façamos um trato – disse o vizinho. Eu pagarei os dias de ida evolta, mais o preço do martelo, já que você está sem trabalho nomomento. Que lhe parece?

Realmente, isto lhe daria trabalho por mais dois dias. Aceitou.Voltou a montar na sua mula e viajou.No seu regresso, outro vizinho o esperava na porta de sua casa.

- Olá, vizinho. Você vendeu um martelo a nosso amigo.Eu necessito de algumas ferramentas, estou disposto a pagar-lheseus dias de viagem, mais um pequeno lucro para que você ascompre para mim, pois não disponho de tempo para viajar para fazercompras. Que lhe parece?

O ex-porteiro abriu sua caixa de ferramentas e seu vizinho esco-lheu um alicate, uma chave de fenda, um martelo e uma talhadeira.Pagou e foi embora. E nosso amigo guardou as palavras que escuta-ra: ‘não disponho de tempo para viajar para fazer compras’.

Se isto fosse certo, muita gente poderia necessitar que ele viajas-se para trazer as ferramentas.

Na viagem seguinte, arriscou um pouco mais de dinheiro, trazen-do mais ferramentas do que as que já havia vendido. De fato, poderiaeconomizar algum tempo em viagens. A notícia começou a se espalharpelo povoado e muitos, querendo economizar a viagem, faziam enco-mendas. Agora, como vendedor de ferramentas, uma vez por sema-na viajava e trazia o que precisavam seus clientes.

Com o tempo, alugou um galpão para estocar as ferramentas ealguns meses depois, comprou uma vitrine e um balcão e transformouo galpão na primeira loja de ferragens do povoado. Todos estavamcontentes e compravam dele.

Já não viajava os fa-bricantes lhe enviavam ospedidos. Ele era um bomcliente. Com o tempo, aspessoas dos povoados vi-zinhos preferiam comprarna sua loja de ferragens,a ter de gastar dias em vi-agens.

Um dia ele lembrou deum amigo seu que eratorneiro e ferreiro e pen-sou que este poderia fa-bricar as cabeças dosmartelos.

E logo, por que não,as chaves de fendas, osalicates, as talhadeiras,etc.…

E após foram os pregos e os parafusos…Em poucos anos, ele se transformou, com seu trabalho, em

um rico e próspero fabricante de ferramentas.Um dia decidiu doar uma escola ao povoado.Nela, além de ler e escrever, as crianças aprenderiam algum

ofício.No dia da inauguração da escola, o prefeito lhe entregou as

chaves da cidade, o abraçou e disse:- É com grande orgulho e gratidão que lhe pedimos que nosconceda a honra de colocar a sua assinatura na primeira páginado livro de atas desta nova escola.- A honra seria minha, disse o homem. Seria a coisa que mais medaria prazer, assinar o livro, mas eu não sei ler nem escrever,sou analfabeto.- O Senhor? Disse incrédulo o prefeito. O senhor construiu umimpério industrial sem saber ler nem escrever? Estou abismado.Eu pergunto:- O que teria sido do senhor se soubesse ler e escrever?- Isso eu posso responder, disse o homem com toda a calma: –Se eu soubesse ler e escrever… ainda seria o PORTEIRO DOPUTEIRO.Então diga seu nome para que possamos escrever ao menos naata. Meu nome é Valentin Tramontina, respondeu ele.

Essa história é verídica, e refere-se ao grande industrialValentin Tramontina, fundador das Indústrias Tramontina, quehoje tem 10 fábricas, 5.500 empregados, produz 24 milhões deunidades variadas por mês e exporta com marca própria paramais de 120 países – é a única empresa genuinamente brasileiranessa condição. A cidadezinha citada é Carlos Barbosa, e fica nointerior do Rio Grande do Sul.

Geralmente as mudanças são vistas como adversidades.As adversidades podem ser bênçãos.As crises estão cheias de oportunidades.Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o

confronto, procure as janelas.Lembre-se da sabedoria da água: ‘A água nunca discute

com seus obstáculos, mas os contorna’.Que a sua vida seja cheia de vitórias, não importa se são

grandes ou pequenas, o importante é comemorar cada umadelas.(Nota: O nome verdadeiro deste texto é “PORTEIRO DOPUTEIRO”, mas devido ao “falso moralismo” que impera nanossa sociedade hipócrita, alteramos para não “chocar” deter-minar pessoas que fazem coisas muito piores em sua vida pes-soal)

PORTEIRO DO PROSTÍBULOUma história verídica, que traz uma linda lição para todos!

Page 7: INFORMAÇÃO COMPLETA 111 julho 2015

A

O

(3) C 07 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ ANO 11 - Junho 2015 www.culturarteen.com (11) SAÚDE E BEM ESTAR SAÚDE E BEM ESTAR SAÚDE E BEM ESTAR SAÚDE E BEM ESTAR SAÚDE E BEM ESTAR culturarteen.com

C

DEPUTADA MARTHA ROCHA NA CPI DA VIOLÊNCIA DA MULHERblemas que afligem às mulheres e como podere-mos solucioná-los.

A Miss Paracambi Plus Size – Hana Zurah,esteve presente na audiência em Mesquista re-presentando todas as misses plus size da PR Pro-duções e da Baixada Fluminense (foto ao lado).

O CulturarTEEN esteve presente nas duasaudiências.

Na mesma noite, a Deputada voltou à Maricápara a abertura do Fórum Permanente de Políti-cas Públicas do município, promovido pelo PSDMaricá.

Aconteceu na sexta feira 19 de junho emMaricá a primeira das quatro audiências públicasda CPI contra a violência às mulheres, presididapela Deputada Estadual Delegada Martha Ro-cha. A Deputada abriu a audiência pública falandodo projeto e logo depois se retirou da plenária daCâmara dos Vereadores de Maricá que acabouse tornando um grande palco político do governomunicipal petista, com direito a claque e pronunci-amentos que mais pareciam ensaiados.

Com a presença do Deputado Federal Fabi-ano Horta e da Deputada Estadual Rosangela

Zeidan, que faz parte da Comissão de Defesa daMulher, a audiência acabou se perdendo aqui emMaricá.

A Miss Maricá Plus Size Senior, Jiovana Munizesteve presente à audiência pública e foi saudadapela deputada estadual Rosângela Zeidan quepresidiu a audiência pública em Maricá.

Já em Mesquita, acobteceu na segunda feira22 de junho a segunda audiência, onde de modomenos político. a Deputada Estadual DelegadaMartha Rocha expôs ao grande público presenteà Câmara dos Vereadores de Mesquita os pro-

O Grupo de Dança Cigana Cristal completouno último dia 08 de junho o seu primeiro aniversá-rio e na noite do sábado 27 de junho, aconteceu abelíssima festa cigana na sede do grupo emItaipuaçu, com direito a muita dança, confraterni-zação, um fantástico buffet para os convidados ereverências à Santa Sara Kali, padroeira dos ci-ganos.

“O Grupo de Dança Cigana Cristal, tem comoobjetivo não só difundir a cultura cigana, mas tam-bém divulgar i nome de Itaipuaçu e de Maricá poronde quer que o grupo se apresente e se façapresente”, disse o anfitrião Sérgio (esposo de Beth,uma das componentes do grupo) durante a apre-sentação do belíssimo evento.

O Grupo, tem como componentes a professo-ra Andreia Cristal (e seu esposo Jorge, empresá-rio e “multi-uso”), Elizabeth Vianna, Mara Vaneide,Simone Figalo e Márcia Cristina (fotos abaixo).

O Grupo já se apresentou em diversos even-tos em Maricá e fora do nosso município, como noFestival de Dança Cigana no Mackenzie (Rio),em uma festa cigana em Araruama, no Irajá, emOlaria e no Barreto em Niterói.

Muitas exibições de dança do grupo e dascomponentes do grupo (dançando solo ou emdupla) alegraram a noite que teve vários momen-tos onde todos os convidados também puderamdançar e se divertir ao som de músicas ciganas.Um belíssimo vídeo foi exibido aos convidadoscontando a história vitoriosa deste primeiro demuitos anos de vida.

Durante a festa, o grupo recebeu o título deDESTAQUE DO ANO 2015 no segmento grupode dança Cigana, concedido pela PR Produções.

GRUPO DE DANÇA CIGANA CRISTALCOMEMORA PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

Page 8: INFORMAÇÃO COMPLETA 111 julho 2015

ANO 11 - Julho 2015 O INFORMATIVO OFICIAL DA FAMÍLIA DE MARICÁ(12) www.culturarteen.comC 08 EVENTOS culturarteen.com

MAIBY ANTUNES É A MISS MARICÁ UNIVERSO 2015

Viviane Soares (quinta colocada), Thayná Moraes (vice-campeã), Maiby Antunes(Miss Maricá Universo 2015), July Sampaio (terceira colocada) e Thamyres Ferreira (quarta colocada)

Com coreografiade Dharck Tavares(27), coreografo há 8anos do Miss Univer-so Estado do Rio, coma participação de KellyManrelli (a chaperona,ou seja, a cuidadoradas misses) e com par-ticipação de HelmutHossmann - fotografooficial do Miss Universo Estado do Rio e organização em Maricá de Pery Salgado e RosyRodrigues, o evento foi um sucesso, apesar do tempo recorde para sua criação, inscrições,preparação e execução.

Oito lindas candidatas disputaram o título máximo da beleza maricaense. Angel LuaGesser, Erica Silva, Flavia Andrade, July Sampaio, Maiby Antunes, Thamyres Ferreira,Thayna Moraes e Viviane Soares levaram o público ao delírio. O resultado final foi oseguinte: Maiby Antunes - Miss Maricá, Thayná Moraes (vice-campeã), July Sampaio(terceira colocada), Thamyres Ferreira (quarta colocada) e Viviane Soares (quinta coloca-da).

A PR Produções agradece aos apoiadores deste evento:

D

Dhark Tavares (coreografo), Maiby Antunes (Miss Maricá2015), Susana Cardoso (coordenadora estadual do MissUniverso), Rhaina Rodovalho (Miss Niteroi 2015) e Pery

Salgado (PR Produções)

Depois de três anos sem o concurso de beleza mais famoso domundo, o Miss Universo retorna à Maricá pelas mãos da PR Pro-duções.

Na noite da segunda feira 29 de junho, no Espaço CulturalVovó Bellina em São José do Imbassaí (a casa das misses emMaricá), Maybe Antunes conquistou o título de Miss Maricá Univer-so 2015 e representará o município dia 15 de agosto na final doMiss Estado do Rio com transmissão pela BAND.

O concurso não era realizado em Maricá desde 2012 por al-guns problemas técnicos e total falta de apoio, mas Susana Cardo-so, firmou a parceria com a PR Produções e em tempo recorderealizaram o belíssimo evento.

MERCADO JOLUMAR

ESPAÇO CULTURAL E POUSADAVOVÓ BELLINARESTAURANTE BARRACUDA

LINDA FLORESSUPERMERCADO PRINCESA(Rua Abreu Sodré) Supervisor Valério e Gerentes Júlio e Fernando

Deolinda Silva

Av. Roberto Silveira - Flamengo

Maurício Chaves

André Ferreira e equipe

V

ESTAMOS ENLOUQUECENDONOSSAS CRIANÇAS!

Estímulos demais... Concentração de menos

Vivemos tempos frenéticos. A cada década que passa o modode vida de 10 anos atrás parece ficar mais distante: 10 anos vira-ram 30, e logo teremos a sensação de ter se passado 50 anos acada 5. E o mundo infantil foi atingido em cheio por essas mudan-ças: já não se educa (ou brinca, alimenta, veste, entretêm, cuida,consola, protege, ampara e satisfaz) crianças como antigamente!

O iPad, por exemplo, já é companheiro imprescindível nasrefeições de milhares de crianças.Em muitas casas a(s) TV(s) fica(m)ligada(s) o tempo todo na programação infantil – naqueles canaiscujo volume aumenta consideravelmente durante os comerciais –mesmo quando elas estão comendo com o iPad à mesa.

Muitas e muitas crianças têm atividades extra curriculares pelomenos três vezes por semana, algumas somam mais de 50 horassemanais de atividades, entre escola, cursos, esportes e reforçosescolares.

Existe em quase todas as casas uma profusão de brinquedos,aparelhos, recursos e pessoas disponíveis o tempo todo para ga-rantir que a criança “aprenda coisas” e não “morra de tédio”. Aspré-escolas têm o mesmo método de ensino dos cursos pré-vestibula-res.

Tudo está sendo feito para que, no final, possamos ocupar,aproveitar, espremer, sugar, potencializar, otimizar e, finalmente,capitalizar todo o tempo disponível para impor às nossas criançasuma preparação praticamente militar, visando seu “sucesso”. O arnas casas onde essa preocupação é latente chega a ser densotamanha a pressão que as crianças sofrem por desenvolver umaboa competitividade.

Porém, o excesso de estímulos sonoros, visuais, físicos e infor-mativos impedem que a criança organize seus pensamentos e atitu-des, de verdade: fica tudo muito confuso e nebuloso, e as própriasinformações se misturam fazendo com que a criança mal saibadescrever o que acabou de ouvir, ver ou fazer.

Além disso, aptidões que devem ser estimuladas estão sendodeixadas de lado:Crianças não sabem conversarNão olham nos olhos de seus interlocutoresNão conseguem focar em uma brincadeira ou atividade decada vez (na verdade a maioria sequer sabe brincar sem aorientação de um adulto!).Não conseguem ler um livro, por menor que seja.Não aceitam regrasNão sabem o que é autoridade.Pior e principalmente: não sabem esperar.

Todas essas qualidades são fundamentais na construção deum ser humano íntegro, independente e pleno, e devem ser apren-didas em casa, em suas rotinas.

Precisamos pausar. Parar e olhar em volta. Colocar a mão naconsciência tirá-la um pouco da carteira, do telefone e do volante:estamos enlouquecendo nossas crianças, e as estamos impedindode entender e saber lidar com seus tempos, seus desejos, suasqualidades e talentos.

Estamos roubando o tempo precioso que nossos filhos tantoprecisam para processar a quantidade enorme de informações eestímulos que nós e o mundo estamos lhes dando.

Calma, gente. Muita calma. Não corramos para cima da criançacom um iPad na mão a cada vez que ela reclama ou achamos queela está sofrendo de “tédio”. Não obriguemos a babá a ter umrepertório mágico, que nem mesmo palhaços profissionais têm, paramanter a criança entretida o tempo todo.

O “tédio” nada mais é que a oportunidade de estarmos emcontato conosco, de estimular o pensamento, a fantasia e a concen-tração. Sugiro que leiamos todos, pais ou não, “O Ócio Criativo” deDomenico di Masi, para que entendamos a importância do usoconsciente do nosso tempo.

E já que resvalamos o assunto para a leitura: nossas criançasnão lêem mais. Muitos livros infantis estão disponíveis para tablets eiPads, cuja resposta é imediata ao menor estímulo e descaracterizaa principal função do livro: parar para ler, para fazer a mente respi-rar, aprender a juntar uma palavra com outra, paulatinamente for-mando frases e sentenças, e, finalmente, concluir um raciocínio ouuma estória.

Cerquem suas crianças de livros e leiam com elas, por amor.Deixem que se esparramem em almofadas e façam sua imaginaçãovoar!