Informaçâo prova et 6º 2014

2
INFORMAÇÂO-PROVA Data: JUNHO de 2014 Prova de Equivalência à Frequência de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA Prova Prática 2º Ciclo do Ensino Básico INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do 2º ciclo do ensino básico da disciplina de Educação Tecnológica, a realizar em 2014 pelos alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve ainda ser tido em conta o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de Dezembro. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova: ∙ Objeto de avaliação; ∙ Características e estrutura; ∙ Critérios de classificação; ∙ Material; ∙ Duração. Importa salientar que, nas provas desta disciplina, o grau de exigência decorrente do enunciado dos itens e o grau de aprofundamento evidenciado nos critérios de classificação estão balizados pelo Programa, em adequação ao nível de ensino a que a prova diz respeito. 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o Programa de Educação Tecnológica em vigor, homologado em Agosto de 2012, e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova prática de duração limitada. Os temas/tópicos que constituem o objeto de avaliação são os que a seguir se discriminam: Processos de utilização, fabrico e construção e Estruturas. 2. Caracterização A Prova é prática e apresenta 3 grupos. Esta inclui itens de atividades de representação e construção. Dependente do tipo da situação enunciada, o examinando deve ser capaz de: - Elaborar o registo/projeto da situação dada; - Utilizar com correção instrumentos de medidas rigorosos; - Utilizar materiais riscadores com correção. Os itens a incluir neste grupo são de resolução gráfico-plástica, completada com indicações escritas e montagem de um objeto em forma tridimensional. Os itens estão organizados segundo dois domínios de referência: Representação e Projeto. A valorização relativa dos temas apresenta-se no Quadro I EXTERNATO SECUNDÁRIO DO SOITO Cooperativa de Ensino, CRL

Transcript of Informaçâo prova et 6º 2014

Page 1: Informaçâo prova et 6º  2014

INFORMAÇÂO-PROVA

Data: JUNHO de 2014

Prova de Equivalência à Frequência de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Prova Prática

2º Ciclo do Ensino Básico

INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do 2º ciclo do ensino básico da disciplina de Educação Tecnológica, a realizar em 2014 pelos alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve ainda ser tido em conta o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de Dezembro. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova: ∙ Objeto de avaliação; ∙ Características e estrutura; ∙ Critérios de classificação; ∙ Material; ∙ Duração. Importa salientar que, nas provas desta disciplina, o grau de exigência decorrente do enunciado dos itens e o grau de aprofundamento evidenciado nos critérios de classificação estão balizados pelo Programa, em adequação ao nível de ensino a que a prova diz respeito.

1. Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Educação Tecnológica em vigor, homologado em Agosto de 2012, e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova prática de duração limitada. Os temas/tópicos que constituem o objeto de avaliação são os que a seguir se discriminam: Processos de utilização, fabrico e construção e Estruturas.

2. Caracterização

A Prova é prática e apresenta 3 grupos. Esta inclui itens de atividades de representação e construção. Dependente do tipo da situação enunciada, o examinando deve ser capaz de: - Elaborar o registo/projeto da situação dada; - Utilizar com correção instrumentos de medidas rigorosos; - Utilizar materiais riscadores com correção. Os itens a incluir neste grupo são de resolução gráfico-plástica, completada com indicações escritas e montagem de um objeto em forma tridimensional. Os itens estão organizados segundo dois domínios de referência: Representação e Projeto. A valorização relativa dos temas apresenta-se no Quadro I

EXTERNATO SECUNDÁRIO DO SOITO

Cooperativa de Ensino, CRL

Page 2: Informaçâo prova et 6º  2014

DOMÍNIOS OBJETIVOS GERAIS COTAÇÃO

(em pontos)

D6 DISCURSO

D5 6. Dominar a representação como instrumento de exposição rigorosa. D5 7. Aplicar princípios da comunicação tecnológica. D5 7.2. Interpretar instruções e esquemas gráficos/técnicos D6 8. Distinguir a linguagem dos processos de utilização, de fabrico e de construção. D6 8.1. Identificar as fases necessárias para a organização e planificação de tarefas (espaço de trabalho, preparação de materiais).

80

P6 PROJETO P6 13. Dominar atividades coordenadas e integradas, para a realização de um objetivo.

20

Quadro I – Valorização relativa dos temas

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro II.

Tipologia dos itens Número de itens Cotação

(em pontos) Instruções para realizar ações que o aluno deverá executar, distribuídas por três grupos. Atividades de representação e construção.

Grupo I 1 50

Grupo II 4 5+5+5+5= 20

Grupo III 2 15+15=30

Quadro II – Tipologia, número de itens e cotação

4. Critérios de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item e é expressa por um número inteiro. Será valorizado: - Cumprimento das diversas fases de projecto, assim como a clareza do traço e o rigor; - Utilização correta dos diferentes materiais/utensílios; - Utilização correta de técnicas e meios adequados nas várias fases, mantendo o espaço limpo e organizado; - Criatividade; - Rigor técnico e boa apresentação do trabalho. As questões/atividades sem resposta são classificadas com zero pontos.

5. Material

Caneta de tinta azul ou preta Lápis nº2 Borracha Régua de 50cm Esquadro Lápis de cor Marcadores Cola (liquida) Tesoura

6. Duração

A prova tem a duração de 45 minutos.