informAÇÃO semestre 2010 -...

9
Informativo do Lar “Jesus entre as crianças” 1 o semestre 2010 BOA inform AÇÃO Ela pensou nos outros pág. 5 Meio Ambiente: Qual o problema do lixo? pág. 6 Evangelização Infantil pág. 7

Transcript of informAÇÃO semestre 2010 -...

Page 1: informAÇÃO semestre 2010 - larjesuscriancas.org.brlarjesuscriancas.org.br/wp-content/uploads/2013/01/1_sem_2010.pdf · ESE – CAP XX ExpEdiEntE AgEndA CArtAs ConvitE sErviços

Informativo do Lar “Jesus entre as crianças”

1o semestre2010

BOAinformAÇÃO

Ela pensou nos outros

pág. 5

Meio Ambiente:Qual o problema

do lixo?pág. 6

Evangelização Infantil

pág. 7

Page 2: informAÇÃO semestre 2010 - larjesuscriancas.org.brlarjesuscriancas.org.br/wp-content/uploads/2013/01/1_sem_2010.pdf · ESE – CAP XX ExpEdiEntE AgEndA CArtAs ConvitE sErviços

Boa informAção | 1o sem./10 Boa informAção | 1o sem./102 3

A tarefa que ora abraçamos é um grão de areia na enorme quantidade de ajustes que ainda estão por se fazer no planeta, não importa se somos os tra-balhadores da 1ª ou da 3ª hora, o que é importante agora é unirmos esforços em prol do bem comum, e uma das formas de se fazer isso é amparando e educando crianças.

No semestre que passou conseguimos sensibilizar vários amigos a respei-to da necessidade de trabalhar. Empresas, Voluntários e Anônimos se junta-ram no labor de manter a obra Lar “Jesus entre as Crianças”.

O empenho, amor e dedicação que foram direcionados a esta obra, talvez por compromissos assumidos no passado, estão muito aquém do ideal.

Muito mais do que conseguir recursos materiais através da realização de eventos e bazares, temos ciência de que nossa principal tarefa é ajudar e cooperar para que através do bom exemplo se criem bases sólidas para uma condição moral saudável.

Queremos que as crianças e famílias assistidas hoje tenham certeza de que é possível mudar, crescer e evoluir, por mais difícil que a situação possa se apresentar.

Deus nos ampara sempre. Atualmente 103 pontos de luz correm pelos corre-dores do LAR, 103 pontos de luz que precisam muito ser amparados e amados para que possam também aprender a amar e amparar.

Contamos com você.

Ao Lar “Jesus entre as crianças”,Saudações fraternais,

O Centro Espírita Irmãos de Batuíra, entidade que presta assistência gratuita a 198 crianças e 100 famílias, vem agradecer pelas doações re-cebidas nos últimos anos, alimentos, roupas, brinquedos... que muito nos têm ajudado a auxiliar as famílias que tanto necessitam.

A colaboração do Lar tem sido muito importante para nós, pois lu-tamos com dificuldades para manter esta obra, em que o principal é o tratamento e o amor dado aos nossos assistidos.

O que nos anima a manter este trabalho é poder contar com amigos como vocês, que se preocupam com o bem estar do próximo.

Pedimos a Deus que abençoe a casa Lar “Jesus entre as crianças“ para que possa continuar com este trabalho de amor e de ajuda a varias insti-tuições e famílias.

Nós, do CEIB, ficamos muito felizes por nos auxiliar a exaltar a máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!

CENTRO ESPÍRITA IRMÃOS DE BATUÍRARua Giovanni Gabriele, 632 - Jardim Icaraí CEP 04844-200 - São Paulo - SP

Olá amigos do Lar,

No final de 2009 quando elaboramos o calendário de eventos do Lar “Jesus entre as crianças” ficamos pensando quais seriam os nossos objetivos para 2010. Na nossa reflexão sobre o assunto chegamos às seguintes conclusões:

• Precisamos continuar gerando recursos para manter a “obra” funcionando;

• O trabalho em prol do próximo é o que nos move;• A confraternização entre voluntários, funcionários e comunidade

deve ser constante;

Todos os eventos realizados conseguiram atingir os objeti-vos propostos.

Agradecimento especial a todos os voluntários, empresas, funcio-nários e anônimos que colaboraram para que isso fosse possível.

O segundo semestre já está aí, novas tarefas e atividades se apre-sentam, vamos arregaçar as mangas e juntos trabalhar para a alegria das crianças assistidas.

Diretoria de Eventos

Agosto de 2010Dia 1 | 9hPalestra Doutrina: Ronaldo Meireles “Com quem tu andas?”

Dia 11 | 20h Palestra (Musical) Doutrina: Allan Vilches

Dia 22 | 12:30hAlmoço Italiano – Creche

Dia 28 | 9hReunião de Diretoria

Setembro de 2010Dia 3 | 20hPalestra Doutrina: José Carlos Beraldo

Dia 18 | 14hTarde das Massas e Doces

Dia 25 | 9hReunião de Diretoria

Outubro de 2010Dia 9 | 10h às 15hBazar Especial

Dia 22 | 22:30hCaravana Fraterna

Dia 25 | 20hPalestra Doutrina: Bruno Rodrigues “A visão de Deus”

Dia 30 | 9hReunião de Diretoria

Novembro de 2010Dia 7 | 12:30hAlmoço Vegetariano - Creche

Dia 27 | 9h Reunião de Diretoria

Dezembro de 2010 Dia 11 | 10h às 15hBazar Especial de Natal

Dia 12 | 9hPalestra Doutrina: Bruno Rodrigues

Dia 18 | 14h Festa de Natal com as Crianças

Dia 18 | 17hConfraternização entre funcionários e voluntários

Dia 19 | 9hPalestra Doutrina: Manolo Quesada

Dia 22 | 20hConfraternização Centro

“Trabalhemos juntos, e unamos nossos esforços, a fim de que o senhor na sua vinda, encontre a obra acabada”ESE – CAP XX

E x p E d i E n t E A g E n d A C A r tA s

C o n v i t E

s E r v i ç o s

E d i t o r i A l

PresidenteElizabete Silveira Sacillotto

Vice-PresidenteAntonio Soares da Silva

Diretora AdministrativaVera Ribeiro Nunes

Diretora TécnicaVera Rosa de Souza Jorqueira

Diretor de EventosAngelo Donizeti Stravato

Diretora de DoutrinaWalkyria dos Anjos Ribeiro

Primeira SecretáriaGeni de Jesus Rocha Filipe

Primeira TesoureiraManoelina Pauzner

RevisãoMércia Pupo

Projeto gráfico e diagramaçãobr4|marketing

CTP e ImpressãoFlor de Acácia Gráfica e Editora

O informativo Boa InformAção do “Lar Jesus entre as Crianças” é totalmente produzido com trabalho voluntário e material doado.

Lar “Jesus entre as Crianças”Associação Espírita, Assistencial e Filantrópica.Fundada em 03/09/1958.Decretada de utilidade pública municipal, estadual e federal. CNPJ: 73.068.231/0001-00

Endereço: Rua João Kaufmann, 437 – Rochdale Osasco – SP – CEP 06220-060 Telefone (11) 3687-8261 [email protected]

A Secretaria-Geral do Lar “Jesus entre as crianças” atende:de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18haos sábados, das 8h às 17h

O Bazar do Lar “Jesus entre as crianças” funciona:todas as quintas-feiras, e no 1º e 3º sábados de cada mês, das 9h às 14h

Na Sociedade Espírita Lar “Jesus entre as crianças” as atividades ocorrem:

segunda-feira, às 20h – Pronto Socorro Espiritual

quarta-feira, às 14h – Pronto Socorro Espiritual

quarta-feira, - às 20h – Psicografia – Atendimento Espiritual e Passes

sexta-feira, às 20h – Curso da Doutrina Espírita

sábado, às 16h – Mocidade Espírita

domingo, às 9h – Infância e Adolescência Espírita

domingo, às 9h – Palestra e Passes

Page 3: informAÇÃO semestre 2010 - larjesuscriancas.org.brlarjesuscriancas.org.br/wp-content/uploads/2013/01/1_sem_2010.pdf · ESE – CAP XX ExpEdiEntE AgEndA CArtAs ConvitE sErviços

Boa informAção | 1o sem./10 Boa informAção | 1o sem./104 5

Empresas que contribuem com o Lar

Ela pensou nos outros

A g r A d E C i m E n t o

Sim, a preocupação primeira foi com as outras pessoas, antes de si. Usou o próprio tempo, os pró-

prios talentos e habilidades, o empre-go das próprias forças, sua inteligência e os recursos disponíveis para dedicar-se às intenções generosas que alimen-tavam seu coração, em benefício de outras pessoas.

Uma intenção verdadeiramente pura, sem interesse pessoal, moveu suas ações. Desprovida de bens mate-riais, consolou-se diante da impossibi-lidade de fazer tudo quanto gostaria. Mas a satisfação que sentiu podendo auxiliar garantiu-lhe ímpar felicidade. Na verdade, limitou-se ao alcance de suas possibilidades, que não eram pou-cas. Sim, porque movida pelo desejo de ser útil, encontrou mil maneiras de ser ou estar presente, pois que as procurou e verdadeiramente encontrou. Afinal compreendeu com facilidade que não há ninguém que não possa ser útil de alguma forma, de prestar um serviço, de dar um conselho ou uma consola-ção, de oferecer um recurso, seja com seu tempo, seu trabalho, até mesmo o tempo de seu repouso ou usando suas forças e inteligência.

É interessante porque quantos de nós não nos lamentamos de nada po-

1ª. Comp. do 42ª. Batalhão de Policia Militar Metrop. 56 Subsecções de OsascoACEOAparas PiratiningaAPCD Associação Paulista de Cirurgiões DentistasArvin MeritorAssociação Residencial Alphaville ZeroBiovetBradescoBradesco Administradora de ConsórcioBradesco PrevidênciaBrandy W.H. B Do Brasil LtdaBr4 MarketingCaixa EconomicaCentro Espirita Irmá MariaClean PetColégio Albert SabinColégio AngloColégio CocCorreiosCVC TurismoCytecDana Indústrias LtdaDemutranDoceria AsturiaFaculdade AnhangueraTAM

SESIFITOFlor de Acacia Gráfica e EditoraForbo Siegling BrasilFraternidade Servos do SenhorFrutaria ContinentalGranja Aja AlimentosGrupo Pão De AçucarHsm do Brasil LtdaIndústrias AnhambiIntelcav Cartões LtdaJL BateriasJustiça EleitoralKicaldoKSB ValvulasLivraria Espirita Mensageiros De LuzLoja Maçonica AcaciaNaturelleI.E. Obreiros Do BemOFAGPrensadinho ContinentalSBTStardoor Publ. e Representações LtdaSupermercado JapãoTeleperformance – Responsabilidade SocialUrubupungaVida DentalWintech do Brasil

m At é r i A E s p E C i A l

Os dias passam, tornando-se anos e vemos como é possível levar-mos paz, serenidade e apoio para todos que procuram o Lar “Jesus entre as crianças”.

Agradeço muito a Deus e aos Amigos colaboradores que unidos a nós nos ajudam a levar adiante essa obra maravilhosa. Ainda te-mos muito que crescer, e exata-mente como uma criança em uma família precisamos do seu apoio, da sua presença e do seu amor.

Estamos aqui graças a você Ami-go, graças a você Amiga. Continue nos ajudando, pois juntos iremos fazer parte da transformação e opor-tunidades na vida de muitas crianças.

Agradecemos seu suporte, sua paciência, seu carinho e sua firme-za de propósito.

Muita Paz!

Elizabete Silveira Sacillotto

der fazer porque nos faltam recursos. Mas quando se fala em algo fazer, isso não envolve necessariamente recursos materiais. Como ela, podemos perce-ber que há os recursos do tempo, da inteligência, das habilidades, de provi-dências simples que muitas vezes não envolvem dinheiro.

Muitas vezes a simples disposição, a boa vontade, o bom ânimo e mesmo o bom humor são capazes de remover obstáculos imensos, antes considera-dos intransponíveis.

Ela faz a diferença, porque pensa antes nos outros. Afinal ela é pacien-te, é doce e benfazeja. Também não é invejosa, não temerária e nem precipi-tada. Não se enche de orgulho e tam-bém não é desdenhosa. E mais surpre-endente: não procura seus próprios interesses, não se melindra e não se irrita com nada, pois que simplesmen-te compreende. Também não suspeita mal, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade, tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.

Sim, o leitor já descobriu. Até Re-nato Russo foi inspirado por ela e compôs bonita música que lhe des-taca as virtudes.

Ela, sim, somente ela, a caridade. Ela, aquela que extrapola a esmola e

se estende principalmente nos rela-cionamentos, sempre pensa no bem estar alheio, tudo faz para que os ou-tros se sintam bem, ainda que com o próprio sacrifício. É que a verdadeira caridade pensa nos outros antes de pensar em si. Jesus bem a retratou no Óbolo da Viúva e Paulo de Tarso a es-tampou dizendo que se não tivermos caridade, nada seremos, ainda que tudo tenhamos.

Somente quando percebermos o bem que ela pode distribuir sere-mos mais felizes. Afinal, não é nossa posição social, nem tampouco nosso título, nome, idade, sexo, patrimônio, cargo ou religião que nos garante se-renidade e paz, mas sim a caridade que colocarmos nos pensamentos e nas ações de cada dia. É ela que ga-rante o bem estar individual e coleti-vo e igualmente traz a tranqüilidade e a paz para a vida em sociedade. Ela é capaz de remover as misérias so-ciais, aproximar pessoas, desenvolver o amor e finalmente aproximar-nos uns dos outros por meio da tolerân-cia e da fraternidade, valores tão es-quecidos nos dias atuais.

Usemo-la sem medo. Não há qual-quer contraindicação, nem efeitos colaterais ou custos financeiros.

Orson Peter Carrara

Page 4: informAÇÃO semestre 2010 - larjesuscriancas.org.brlarjesuscriancas.org.br/wp-content/uploads/2013/01/1_sem_2010.pdf · ESE – CAP XX ExpEdiEntE AgEndA CArtAs ConvitE sErviços

Boa informAção | 1o sem./10 Boa informAção | 1o sem./106 7

m E i o A m b i E n t E

Todos temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas ao ci-dadão comum parece que o proble-ma do lixo só existe quando há inter-rupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua porta. É de arrepiar, não é verdade? Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalan-do mau cheiro, atraindo insetos e ou-tros animais. Em resumo: poluindo e sujando a porta da sua casa.

O que é preciso entender é que, mes-mo quando o lixo é recolhido pelos lixei-ros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuida-do para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa em outro lugar. Afinal, a cidade tam-bém é nossa casa, assim como o país, o continente e ... o Planeta. Também é nos-sa casa, assim como o país, o continente e ... o Planeta.

Neste semestre nossas crianças de-senvolveram atividades de forma lúdi-ca, com leveza e alegria com base nos ensinamentos de Jesus.

O objetivo principal das atividades é regar os sentimentos de amor, ami-zade e respeito. Sentimentos que culti-vados diariamente darão bons frutos...

Auto Conhecimento“Eu achei uma experiência muito le-

gal! Pois eu adoro desenhar, mais eu só tenho o costume de desenhar outras pessoas, mas me desenhar foi muito mais legal” - Ana Flávia

E vA n g E l i z A ç ã o i n fA n t i l

Jesus nos ensinou sobre: Amor, Ami-zade, Caridade, Humildade, Fé, Esperan-ça, União, Compartilhar, Respeito. Que é preciso ver a vida com: “Alegria”.

O tema Família foi fascinante... possi-bilitando muitas abordagens e diálogo entre as crianças e as evangelizadoras.

Neste momento ímpar trabalha-mos um texto chamado “A estrelinha que caiu do céu”, salientando o valor da família e os sofrimentos causados pelas ilusões.

• Toda pessoa tem uma família.• Diferentes tipos de família.

Qual o problemado lixo?Texto extraído do site

www.institutogea.org.br

O QUE PODE SER RECICLADO?

Papel Os papéis podem ser classificados da seguinte maneira: • papéis de escrever - cadernos,

papéis de escritório em geral; • papéis de impressão - jornais,

revistas; • papéis de embalagem - papéis

de embrulho em geral, papel de seda, etc.;

• papéis para fins sanitários - papéis higiênicos, papel toalha, guardanapos, lenços de papel;

• cartões e cartolinas - caixas de papelão e cartolinas em geral;

• papéis especiais - papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho.

O QUE NÃO PODE SER RECICLADO?

• papel vegetal; • papel celofane, • papéis encerados ou

impregnados com substâncias impermeáveis;

• papel-carbono; • papéis sanitários usados; • papéis sujos, engordurados ou

contaminados com alguma substância nociva à saúde;

• papéis revestidos com algum tipo de parafina ou silicone;

• fotografias; • fitas adesivas e etiquetas

adesivas.

• A família de JESUS - “ELES viviam unidos no amor e na oração, fa-zendo a vontade de DEUS”

• A grande família Universal• “Com a família nos sentimos segu-

ros, protegidos e amados”

E para tornarmos nossos mo-mentos juntos mais agradável, fi-zemos bandeirinhas coloridas para Festa Junina do Lar.

... Juntos respeitando as diferen-ças e evoluindo ...

Vidas

desabrochando

em harmonia...

Page 5: informAÇÃO semestre 2010 - larjesuscriancas.org.brlarjesuscriancas.org.br/wp-content/uploads/2013/01/1_sem_2010.pdf · ESE – CAP XX ExpEdiEntE AgEndA CArtAs ConvitE sErviços

Boa informAção | 1o sem./10 Boa informAção | 1o sem./108 9

v o C ê s A b i A ?

Neste instante, aproximar-se-á de nós tanto quanto possível, a grande Teresa d’Avila e, assim como um grão de areia pode em certas situações re-fletir a luz de uma estrela, nosso con-junto receber-lhe-á a mensagem de carinho e encorajamento, através flui-dos teledinâmicos. A mente do Chico está preparada agora qual se fosse um receptor radiofônico. Repetirá auto-maticamente com certa zona cerebral mergulhada em absoluta amnésia, as palavras de luz da grande alma, cujo nome não ousarei repetir.

“Por muito se adiante a alma no tempo, há sempre tempo para que a alma reconsidere a estrada percorrida, abastendo-se de esperança no amor daqueles a quem ama, assim como o viajante no mar prevê a si mesmo de água doce, a fim de seguir à frente. Há tempo de semear e há tempo de co-lher, diz-nos a experiência da Escritura.

E se juntos partilhamos as promes-sas, não seria justo, olvidarmo-nos uns aos outros no dia da realização. Deixai crescer reunidos o trigo e o joio, até

que venha a ceifa, recomendou por sua vez o Senhor. Entretanto, a palavra de sua Sabedoria não nos inclina à in-diferença. Lembrando-a, não curamos de ser o trigo porque hoje nos vejamos fora do escuro sedimento da carne e, nem insinuamos sejais vós o joio por permanecerdes dentro dela.

Recordamos simplesmente que todos trazemos ainda no campo das próprias almas o joio da ilusão e o trigo da verdade, necessitados da mercê do Celeste Cultivador.

Irmãos, não é apenas por regalar-se o espírito na confiança que se lhe descortinarão as portas da vida glori-ficada, mas sim por se lhe acendrarem o conhecimento e a virtude, através do trabalho bem sofrido e da caridade bem exercitada.

Outrora, buscávamos a paz na quie-tude do claustro, na suposição de que a vitória pudesse brilhar a distância da guerra contra as nossas próprias faltas, e disputávamos a posse do santo se-pulcro do Exelso Rei, ao preço de san-gue e lágrimas dos semelhantes, como

se lhe não devêssemos o próprio cora-ção por escabelo aos pés divinos.

Hoje, porém, dispomos de sufi-ciente luz para o caminho e não seria lícito permutar o pão da sabedoria pelo fel da loucura.

Enquanto os séculos de sombra e impenitência se escoam no pó do mundo, preparai nesse mesmo pó, eri-gido em tabernáculo de carne, os sécu-los futuros, em que nos reuniremos de novo para a exaltação do triunfo eterno.

Enalteçamos o sacrifício, aprenden-do a renunciar para possuir, a perder para ganhar e a morrer para viver. Por algum tempo ainda padeceremos o cativeiro das nossas culpas e transgres-sões, mas, em breve, aceitando o trilho escabroso e bendito da cruz, exalça-remos, diante da Majestade Divina, a nossa libertação para sempre.

Que o Senhor seja louvado.”

Teresa D’Avila

* Mensagem extraída do livro Instruções Psicofô-

nicas, psicografada por Francisco Cândido Xavier

Palavras de Luz*

Que segundo o livro “PERDOO-TE “Memórias de um espírito”, recebido oralmente pelo Espírito ao médium Eudaldo Pagés e transmitido a Amália, a qual passou para o papel, sendo os relatos do Espírito apontando Maria

Madalena que teria feito parte de uma civilização na Atlântida. Em um dos últimos capítulos do livro, fala sobre a reencarnação de Madalena, como uma revolucionária religiosa- que se conclui ter sido a Madre Teresa D’Avila, grande mística e médium, nascida em Ávila Espanha, em1515 e desencarna-da em 1582 na cidade Alba de Tormes. Essa angelical entidade espiritual,tem morada nos Celestes Orbes Siderais e teve uma vida dedicada exclusivamen-te à caridade. Sua pura mediunidade, se estendia para além dos Mosteiros religiosos e em transe de transporte, se desprendia para curar, ajudar, salvar almas encarnadas e desencarnadas, enfrentando ainda, altos dignatários

da Igreja, por entrar em “êxtase”, falando com Nosso Senhor Jesus Cristo, atra-vés bondosos Espíritos de Alto Grau evolutivo, que ela denominava como:-“MINHAS FLORES” e atraindo inúmeras madres para a verdadeira caridade.

Não lhe faltaram inimigos e várias vezes foi presa, sofrendo muitas e mui-tas dores, tanto físicas como morais, mas sempre teve alta autoridade da re-aleza espanhola, que compreendiam e aplaudiam sua grande obra de caridade e amor, junto aos pequenos e humildes.

*Nota: Amália Domingo y Soler nasceu em Sevilha

Espanha aos 10-11-1835. Médium fabulosa e gran-

de conhecedora da doutrina Espírita, sofreu muita

pressão e perseguição religiosa em seu país.

Ler também é reviver. Então que tal relembrarmos o carinho e a dedi-cação dos nossos amigos expositores junto à Sociedade Espírita Lar”Jesus entre as Crianças”, neste primeiro se-mestre de 2010?

Em janeiro, tivemos a presença amiga de Bruno Rodrigues – “Con-versa com os Espíritas”. Nesta opor-tunidade ele como bom psicólogo que é, abordou os mitos, receios, que por vezes rondam a mente do espíri-ta a cerca do verdadeiro compromis-so com Jesus e com a doutrina espí-rita e qual a melhor forma de atender a esses compromissos.

Em fevereiro, Ronaldo Meirelles – falou com muita emoção sobre “Como tirar seu filho das drogas”. Ronaldo estuda e contribui ativamente para conscientizar os pais e todos os envol-vidos principalmente com jovens para a realidade de tristes consequencias que sofrem a família, a sociedade, e o viciado nesta existência material e a continuidade dos seus sofrimentos na erraticidade, depois da morte do seu corpo material.

Em março, Vansan e o seu violão. Quanta alegria numa palestra que

envolveu a todos os presentes que cantaram junto com ele e também se emocionaram sentindo as vibrações de carinho que só a música pode con-seguir tão facilmente.

Em abril, Jesiel Biaggio – Abordou com entusiasmo “Evolução pela edu-cação”. E não poderia ser de outra forma, já que ele faz parte da área de ensino do IEOB e sabe que qualquer progresso que estejamos almejando só será possível pela educação cons-tante dos nossos sentimentos, pensa-mentos e atitudes.

Também em abril, Orson P. Carra-ra, “velho” amigo do Lar, que além da oportuna palestra, doou aproxima-damente 30 livros para as pessoas da platéia, que deveríam le-los e depois que os ESQUECESSEM em algum lugar. Orson justificou a atitude mais ou me-nos assim: “recebi de um amigo mais de 1000 livros, que ele gostaría que eu ESQUECESSE, por onde eu passasse“. Vamos ajudar a campanha da boa lei-tura de forma tão espontanea assim?

23/05/2010 – Américo Sucena – 1º Seminário no Lar Jesus – tema: “Falan-do com os Espíritos”. Este seminário contou com a presença de aproxima-

damente 70 pessoas. O assunto de interesse de trabalhadores voluntários da casa e causa espírita, motivou a to-dos a procurarem melhorar-se após observação de suas atitudes, hábitos, maneira de expressar-se, de vestir-se, de dirigir-se aos Espíritos.

A colaboração dos trabalhadores voluntários do Lar Jesus foi fundamen-tal para a organização e sucesso da atividade que durou uma manhã de Domingo. Estiveram presentes espí-ritas que frequentam: Lar Jesus entre as Crianças, Instituto Espírita Obreiros do Bem; Casa do Caminho; Francisco de Assis e CEFA. Participaram também pessoas não estão filiadas a nenhuma casa espírita, mas que querem conhe-cer melhor esta doutrina que nos con-vida, “a amar mais o próximo como a nós mesmos”, como nos ensina Jesus.

Em junho, Manolo Quesada – “Causas das Aflições”, sempre com bom humor e muito otimismo tratou de assuntos delicados como pobreza e riqueza material, saúde e doença, amor e desamor, justiça e injustiça dos homens e de Deus. Sua espo-sa Marli, também esteve presente a este evento.

t E x t o s d E d o u t r i n A

Ler tambémé reviver

Page 6: informAÇÃO semestre 2010 - larjesuscriancas.org.brlarjesuscriancas.org.br/wp-content/uploads/2013/01/1_sem_2010.pdf · ESE – CAP XX ExpEdiEntE AgEndA CArtAs ConvitE sErviços

Boa informAção | 1o sem./10 Boa informAção | 1o sem./1010 11

Lei de Amor

Rua!...Rua, infeliz que me ensombraste o nome!...Clama o pai, a rugir para a filha que implora:-“Não me expulses, meu pai...Temo a noite lá fora!...”E ele mostra o punhal na fúria que o consome.

Voa tempo a rolar sem que a vida o retomeEle desencarnado, ansioso e triste agora,Traz a filha exilada o coração que chora,Espírito a sofrer, em sede, chaga e fome.

Ela sente-lhe a dor, através da lembrança,E dá-lhe um corpo novo, ante a luz que o descansaNos dias da oração, em celeste rastilho!

E, mais tarde, no lar que os apacenta e acalma,Ele diz: -“Minha mãe, doce mãe de minha alma...”E ela diz a cantar: - Deus te abençoe meu filho...

Narcisa Amalia de Campos

Psicografado, pelo médium Francisco Candido Xavier

extraído do livro Mãe Antologia Mediúnica

Dia das massas Local: Lar “Jesus entre as crianças”

Rua João Kaufmann, 437 Rochdale - Osasco - SP

Data: 20/02/2010 - Sábado

Jantar Árabe Local: Lar “Jesus entre as crianças”

Rua João Kaufmann, 437 Rochdale - Osasco - SP

Data: 30/05/2010 - Domingo

Palestra Américo Sucena Local: Lar “Jesus entre as crianças”

Rua João Kaufmann, 437 Rochdale - Osasco - SP

Data: 23/05/2010 - Domingo

Arraior 2010Local: Espaço Questt

Rua Grandes Lagos, 98 JD Reginalice - Barueri - SP

Data: 27/06/2010 - Domingo

Festa Junina Local: Lar “Jesus entre as crianças”

Rua João Kaufmann, 437 Rochdale - Osasco - SP

Data: 19/06/2010 - Sábado

A C o n t E C E uC A n t i n h o d A A r t E

Conversa Maternal Filho, alvorece...Apega-te à charruaE semeia teu mundo juvenilDe bondade e beleza, em graças mil.Enquanto a vida em ti se alarga e estua. Guarda a firmeza de quem não recuaAnte os percalços do terreno hostil,Quando o arado trabalha, ao céu de anil,O serviço do Mestre continua. Louva, cantando, a nova madrugadaEm que aparece a luta renovada,Compelindo - te à luz do mais além. Semeia com Jesus, na manhã clara, E encontrarás a gloria da Seara,No campo eterno do infinito bem. João de Deus

Psicografado pelo médium CHICO XAVIER .

Extraido do livro Mãe Antologia Mediunica.

Arte com Recicláveis

Page 7: informAÇÃO semestre 2010 - larjesuscriancas.org.brlarjesuscriancas.org.br/wp-content/uploads/2013/01/1_sem_2010.pdf · ESE – CAP XX ExpEdiEntE AgEndA CArtAs ConvitE sErviços

Boa informAção | 1o sem./10 Boa informAção | 1o sem./1012 13

A t i v i d A d E d A s C r i A n ç A sA t i v i d A d E d A s C r i A n ç A s

Atividades que proporcionam às crianças alegria,

diversão e novos conhecimentos.

JaneiroDe 18/01 à 05/02 Projeto Férias: “Sucata vira brinquedo”Durante este período, as crianças pu-deram manusear objetos variados e criar novos brinquedos, despertando a criatividade e sua autonomia.

Passeio ao SESC Santana28/01/10 - As turmas das monitoras Francisca e Val juntamente com a pro-fessora de música Olívia participaram do Projeto Quem quiser que conte outra - Irmãos Grimm. Neste espaço, as crianças puderam ouvir histórias, manusear livros e conhecer de forma diferente histórias e contos já ouvidos, aumentando assim seu conhecimento literário.

FevereiroProjeto carnaval: confecção de máscaras, músicas e baile de máscaras com fantasias.

Passeios:01/02/10 - Passeio ao Anhembi: 28º CIOSP com Dra. Eurika e 20 doutoras mirins. A Dra. Eurika, dentista voluntária, sempre proporciona as crianças oportunidades de participar do Congresso de Odontologia, mostrando que é possível tornar crian-ças em doutoras mirins através dos cuidados bucais e sua higiene.

05/02/10 - Passeio ao SESC Santana com a turma do sócio educativo com Val e Olívia. Projeto Quem quiser que conte outra - Irmãos Grimm.

22/02/10 – Reunião para planejamento das atividades de 2010 com as monito-ras, e equipe técnica.

27/02/10 – Primeira Reunião de pais e responsáveis com informes gerais e palestra com o tema: O Desenvolvimento Infantil ministrado pela equipe técnica.

MarçoDe 01/03 à 05/03 – Sessão pipoca promovida pela equipe do Bradesco Administradora de Consórcios (Elisa), onde cada dia foi para a sala de vídeo uma turma diferente para assistir DVDs (High Scool Music o Show, A Era do gelo 3 e os Sem Florestas) com direito a pipoca e refrigerante.

Fora as nossas atividades corriqueiras de sala de aula e da rotina diária foram trabalhadas as seguintes datas come-morativas: 08/03 dia internacional da mulher, 15/03 dia do circo e dia dos ani-mais, 22/03 dia Internacional da água.

AbrilNeste mês, pudemos concretizar um dos nossos objetivos que era proporcio-nar aula de Dança para a turma do sócio educativo, pois acreditamos que com essas aulas as crianças e adolescentes possam trabalhar lateralidade, expres-são corporal, além de ser uma atividade física prazerosa.

10/04 – Foi comemorada a páscoa com atividades diversas, brincadeiras, mú-sicas e entrega de ovos doados pela Cacau Show, Loja Maçônica e pela coor-denadora do SIED Barueri, Maria Cristina Lozano.

12/04 – O Carrefour iniciou um trabalho de recreação com as crianças uma vez por semana. Este projeto tem como objetivo proporcionar reflexão e conscienti-zação sobre o papel do indivíduo na sociedade através do consumo consciente, visando, com muita brincadeira, recreação e conversas, mudanças de hábitos, es-tas atividades serão desenvolvidas até o final do ano de 2010.

25/04 – Recreação na Faculdade UNIP Alphaville. Algumas alunas da Facul-dade Unip, do curso de Pedagogia, procuraram o Lar para proporcionar às crianças uma tarde diferente com recreação, atividades diversas e lanche na faculdade. Este trabalho feito pelas estagiárias com muita organização e cari-nho, resultou uma parceria ainda maior, pois teve início no ano passado com visita e recreação feita no Lar.

Page 8: informAÇÃO semestre 2010 - larjesuscriancas.org.brlarjesuscriancas.org.br/wp-content/uploads/2013/01/1_sem_2010.pdf · ESE – CAP XX ExpEdiEntE AgEndA CArtAs ConvitE sErviços

Boa informAção | 1o sem./1014

A t i v i d A d E d A s C r i A n ç A s

Maio09/05 – Esta data foi comemorada com muitos cartões, cartinhas, dese-nhos e presentes feitos para quem sig-nifica muito na vida de cada criança, além de músicas em homenagem ao dia das mães cantada na hora da saída.

22/05 – Reunião dos pais e respon-sáveis com informes gerais e palestra proferida por José Carlos Jorqueira com o tema Autoconhecimento. Nes-ta reunião houve a presença de 45 mães, além da equipe técnica.

JunhoEste mês foi de muita festa e, além da nossa tradicional Festa Junina, as crian-ças fizeram painéis da Copa do Mun-do, conhecendo e pesquisando sobre os países participantes.

07/06 – Foi realizado com a turma só-cio educativo o painel da copa.

19/06 – Festa Junina, com muitas atrações, apresentação das crianças, comidas típicas e muita diversão. Esta festa é muito importante para todos nós, pois é nela que conseguimos unir crianças, funcionários, pais, voluntá-rios, enfim todos aqueles que colabo-ram de diversas formas para que o Lar Jesus entre as Crianças seja um lugar de muita alegria e amor!

Mamma mia... Nostro lar preparou um delicioso almoço

italiano para você e sua famiglia. Venha manjare conosco!

cort

esia

br4

|mar

ketin

g

Almoço ItalianoData: 22/08/2010 a partir das 12h30 Local: Lar “Jesus entre as crianças”

Page 9: informAÇÃO semestre 2010 - larjesuscriancas.org.brlarjesuscriancas.org.br/wp-content/uploads/2013/01/1_sem_2010.pdf · ESE – CAP XX ExpEdiEntE AgEndA CArtAs ConvitE sErviços

Não devemos temer esta pergunta. Mesmo pessoas com as melhores intenções podem se questionar sobre isso. Porém ser solidário é dar um presente ao próximo que não necessita de prêmio em troca, porque já é um prêmio em si. A satisfação em ajudar alguém nos faz sentir grandes, nos enche de vida, e é infinitamente maior que qualquer recompensa material. Pense em uma pessoa que se dedicou de corpo e alma ao próximo. Você acha que ela aceitaria trocar tudo isso por qualquer dinheiro no mundo?

Contribua, não pela obrigação, e sim por sua consciência social. Sem contar que é uma das experiências mais revigorantes que existem. Experimente.

Tel.: 11 3687-8261 • www.larjesuscriancas.org.br

Contribuir com o Lar “Jesus Entre as Crianças” é fazer um bem a sociedade:

Há 51 anos assiste crianças e adolescentes em condições vulneráveis, permitindo uma formação cidadã sólida;

Ampara, alimenta com 4 refeições ao dia, educa e integra um grupo de 110 crianças;

Realiza palestras, coleta seletiva, eventos, bazares e conta com a ajuda de associados para tentar suprir cus-tos que chegam a R$32.000 por mês;

É transparente: o balanço financeiro é aberto para os associados conferirem onde é aplicada sua contribuição;

É Entidade de Utilidade Pública pelos governos federal, estadual e pelo município de Osasco, regularmente inscrita nos órgãos oficiais de assistência social.

cort

esia

br4

|mar

ketin

g