INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros...

46

Transcript of INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros...

Page 1: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório
Page 2: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório
Page 3: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

INFORMAÇÕES E

SOBRE AS ELEIÇÕES 2014

DADOSESTATÍSTICOS

brasília – 2014

Page 4: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

© 2014 Tribunal Superior EleitoralÉ proibida a reprodução total ou parcial desta obra sem a autorização expressa dos autores.

Secretaria de Gestão da InformaçãoSAFS, Quadra 7, Lotes 1/2, 1° andar70070-600 – Brasília/DFTelefone: (61) 3030-9225

Secretário-Geral da Presidência: Carlos Vieira von Adamek

Diretora-Geral da Secretaria:Leda Marlene Bandeira

Secretário de Gestão da Informação:Geraldo Campetti Sobrinho

ElaboraçãoAssessoria de Gestão Estratégica

Editoração: Seção de Editoração e Programação Visual (Seprov/Cedip/SGI)

Capa e projeto gráfi co: Clinton Anderson

Revisão e padronização: Seção de Preparação e Revisão de Originais (Seprev/Cedip/SGI)

Revisores: Ferrúcio BurcoIrioneide FreireSérgio Félix

Impressão e acabamento: Seção de Impressão e Distribuição (Seidi/Cedip/SGI)

Dados Internacionais de CataIogação na Publicação (CIP)(Tribunal Superior Eleitoral – Biblioteca Alysson Darowish Mitraud)

Brasil. Tribunal Superior Eleitoral.

Dados estatísticos: eleições 2014. – Brasília : Tribunal Superior Eleitoral, 2014.

44 p.; 21cm.

1. Eleições – Brasil – 2014. 2. Eleitor – Brasil. 3. Voto – Brasil. 4. Dados estatísticos eleições 2014 – Brasil. I. Título.

CDD 324.981

Page 5: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Tribunal Superior Eleitoral

PresidenteMinistro Dias Toffoli

Vice-PresidenteMinistro Gilmar Mendes

MinistrosMinistro Luiz Fux

Ministro João Otávio de NoronhaMinistra Maria Thereza de Assis Moura

Ministro Henrique NevesMinistra Luciana Lóssio

Procurador-Geral EleitoralRodrigo Janot Monteiro de Barros

Page 6: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório
Page 7: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Sumário

1. Acessibilidade nas eleições _________________________________ 7

1.1 Locais de votação ______________________________________ 7

1.2 Urnas eletrônicas ______________________________________ 7

1.3 Treinamento de mesários ________________________________ 8

1.4 Portais _______________________________________________ 8

1.5 Legislação e programas _________________________________ 8

1.6 Eleições 2014 _________________________________________ 9

2. Identifi cação biométrica do eleitor __________________________ 9

3. Rede de comunicação de dados ____________________________ 10

4. Repositório de dados eleitorais ____________________________ 11

Page 8: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório
Page 9: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

9

1. Acessibilidade nas eleiçõesEm 19 de junho de 2012, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou a Resolu-

ção nº 23.381, que institui o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral.

A norma prevê uma série de ações destinadas a facilitar o voto do eleitor com defi ciência ou com mobilidade reduzida, a fi m de promover o acesso, amplo e irrestrito, com segurança e autonomia, de todas as pessoas ao pro-cesso eleitoral. Por depender de disponibilidade orçamentária, a implemen-tação das medidas é gradual.

1.1 Locais de votação

Os prédios que abrigam as seções de votação não pertencem à Justiça Eleitoral. São requisitados dos governos federal, estaduais e municipais e de instituições particulares. Cabe aos tribunais regionais eleitorais orientar os juízes eleitorais para que façam a escolha dos locais de votação de mais fácil acesso ao eleitor.

A resolução determina o monitoramento periódico das condições de aces-sibilidade dos locais de votação, providenciando a mudança, sempre que possível, para locais mais acessíveis; a eliminação de obstáculos dentro das seções eleitorais; a celebração de acordos de cooperação com entidades pú-blicas e privadas, objetivando o planejamento e a realização das modifi cações nas estruturas com vistas à garantia da acessibilidade; entre outras ações.

1.2 Urnas eletrônicas

O código braile nas urnas eletrônicas foi implementado desde a sua pri-meira versão em 1996, nas eleições municipais, ocasião em que 1/3 das seções eleitorais foram automatizadas. Em 2000, além do código braile nas teclas, o equipamento passou a contar com sistema de áudio utilizado por meio de fones auriculares, que continua disponível nas urnas eletrônicas.

Ademais, as urnas eletrônicas têm a tecla número 5 (central) destacada por meio de uma pequena barra, localizada logo abaixo do número, que serve como ponto de referência para orientar o eleitor defi ciente visual que não lê braile.

Page 10: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

10

1.3 Treinamento de mesários

O treinamento dos mesários que atuarão nas Eleições 2014 contempla o módulo de ética, cidadania e acessibilidade. Assim, além de ensinar como proceder no dia da votação, o treinamento cuida do aspecto comportamen-tal do colaborador na seção de votação, com orientações para o atendimen-to adequado a eleitores idosos, analfabetos e com defi ciência.

Com a nova abordagem pretende-se sensibilizar o mesário quanto à sua importância nas eleições, ao cumprir seu papel de cidadão, colaborando com o exercício da democracia no país.

1.4 Portais

Desde 2007, o TSE tem realizado um trabalho de mapeamento do seu site na rede mundial de computadores com o objetivo de torná-lo acessível às pessoas com defi ciência visual.

O portal do TSE, em funcionamento desde agosto de 2012, possui vários recursos de acessibilidade, como navegação via teclado, compatibilidade com leitores de tela, formulários acessíveis, entre outros.

Assim, atende a vários critérios de acessibilidade Web recomendados pelo Governo Eletrônico. O Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrôni-co (e-MAG) consiste em um conjunto de recomendações a ser considerado para que o processo de acessibilidade dos sítios e portais do governo brasi-leiro seja conduzido de forma padronizada e facilitada.

Os tribunais regionais eleitorais deverão promover as adaptações neces-sárias em seus sítios eletrônicos para garantir o pleno acesso às informações disponíveis.

1.5 Legislação e programas

Atento ao dever de estimular a inclusão social e a autonomia das pessoas com defi ciência, o Tribunal Superior Eleitoral, em parceria com a Câmara dos Deputados, lançou em 2010 três audiolivros das principais leis eleitorais:

• Código Eleitoral;

• Lei de Inelegibilidade;

• Lei das Eleições.

Page 11: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

11

O material encontra-se disponível no formato MP3 no site www.tse.jus.br: menu> legislação > legislação eleitoral em áudio.

Além disso, o TSE fi rmou acordo de cooperação com o Supremo Tribunal Federal destinado à inserção de recursos de acessibilidade nos programas fornecidos pelo TSE e veiculados pela TV Justiça.

1.6 Eleições 2014

A acessibilidade também é tema de instruções para as Eleições 2014.

A Resolução-TSE nº 23.381/2012 assegura, por exemplo, o direito de o elei-tor com defi ciência ser auxiliado por pessoa de sua confi ança no momento do voto, mesmo que não tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral.

2. Identifi cação biométrica do eleitorComo os dois pilares da Justiça Eleitoral brasileira são a transparência e

a segurança, o Tribunal Superior Eleitoral tem investido cada vez mais em tecnologias que visem garantir um sistema de votação ainda mais democrá-tico e seguro. As urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor ser identifi cado por sua impressão digital, são a mais nova dessas tecnologias.

Esse equipamento foi utilizado com sucesso em 3 municípios nas eleições de 2008, 60 nas eleições de 2010 e 301 nas eleições de 2012. Participaram desse processo eleitores previamente recadastrados. No cadastramento são coletadas impressões digitais, fotografi as e assinaturas digitalizadas.

Para as Eleições 2014, há 764 municípios, com total de mais de 21 mi-lhões de eleitores aptos a votar com identifi cação biométrica.

Em 762 desses municípios houve revisão eleitoral biométrica.

Em Bento Gonçalves/RS e Florianópolis/SC não houve revisão biométrica, mas parte dos eleitores já compareceram aos cartórios para o cadastramento biométrico ordinário. Diante disso, nessas localidades a identifi cação do eleitor será mista.

Com o sistema de identifi cação biométrica, a expectativa do TSE é de que o país tenha não só a votação mais informatizada de sua história como também a mais segura, já que não haverá dúvidas quanto à identidade de cada eleitor. Além disso, o Brasil poderá criar o maior banco de dados de imagem de impressão digital do mundo.

Page 12: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

12

Com a biometria, é o eleitor quem libera a urna para votar. Embora raro, pode acontecer de o sistema biométrico não reconhecer o eleitor, uma vez que as impressões digitais de uma pessoa podem sofrer lesões pelo uso de produtos químicos ou descamações severas na palma da mão. Mas há outros recursos para fazer valer o voto do eleitor brasileiro: a confi rmação pela foto, pelos dados do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei.

3. Rede de comunicação de dadosA rede de comunicação de dados da Justiça Eleitoral constitui-se em ele-

mento fundamental para a celeridade da totalização das eleições brasileiras.

Considerando-se que a urna eletrônica é um equipamento que não possui conectividade com rede de computadores, a totalização de resultados é re-alizada mediante procedimento onde um dispositivo denominado memória de resultados, contendo as mesmas informações impressas no boletim de urna, é conduzido a pontos de transmissão de dados.

A rede de transmissão de dados de totalização de resultados é formada por 2.340 enlaces de comunicação dedicada com tecnologia MPLS conec-tando cada cartório eleitoral ao seu respectivo TRE.

Nas localidades onde não é possível a utilização de linhas terrestres de comunicação, são instaladas antenas fi xas de comunicação via satélite, tota-lizando 160 antenas espalhadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para tornar célere a transmissão de dados em locais de votação que são distantes de cartórios eleitorais e não possuem nenhuma infraestrutura elétri-ca ou de telecomunicações, tais como aldeias indígenas, são disponibiliza-dos os Sistemas de Comunicação Móvel Via Satélite (SMSAT), que consistem de kits com notebook, onde são instalados os sistemas de transmissão dos boletins de urna e uma antena de comunicação via satélite dotada de ba-teria. O conjunto SMSAT não pesa mais de quatro quilos, sendo facilmente transportado para as regiões mais ermas do Brasil. Nas eleições gerais de 2014 serão utilizados 1.350 SMSAT.

As redes de transmissão utilizadas pela Justiça Eleitoral são as seguintes:

• VSAT – Quantidade: 160

• SMSAT – Quantidade: 1.350

• Backbone principal – Banda total: 586 Mbps

Page 13: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

13

• Backbone secundário – Banda total: 964 Mbps

• Backbone secundário – Número de linhas: 2.340

• Backbone secundário – Velocidade média: 412 Kbps

4. Repositório de dados eleitoraisUma importante ferramenta de acesso a informações disponibilizada

pelo TSE é o Repositório de Dados Eleitorais. Nele, há uma compilação de dados brutos das eleições desde 1945 voltada para pesquisadores, imprensa e cidadãos em geral que tenham interesse em analisar os dados de eleitora-do, candidaturas, resultados e prestação de contas das eleições.

Sobre as estatísticas de eleitorado são disponibilizados arqui-vos com informações do perfi l do eleitorado de cada eleição até o nível de seção eleitoral. Na guia Atual, constam informações atu-alizadas mensalmente acerca do perfi l do eleitorado brasileiro.A listagem de eleitores fi liados aos partidos políticos deve ser consultada pelo endereço: http://www.tse.jus.br/partidos/fi liacao-partidaria/relacao-de-fi liados

Na seção Candidatos constam arquivos com informações acerca do perfi l dos candidatos nas eleições, declarações de bens e dados sobre partidos, coligações e vagas por cargo e unidade da Federação.

Os arquivos sobre resultados de eleições estão divididos em duas catego-rias: resultados totalizados e resultados e boletim de urna.

Os resultados totalizados são os obtidos após o processamento pelo sis-tema de totalização. Nessa parte há os arquivos de votação nominal e para partido/legenda por município e zona eleitoral.

Os boletins de urna são os arquivos de boletim de urna das seções elei-torais. Nesses arquivos constam as informações assim como saíram da urna eletrônica, sem o processamento do sistema de totalização.

Quanto à prestação de contas, os arquivos são sobre receitas e despesas de campanha dos candidatos, partidos e comitês. As prestações de contas estão disponíveis em meio digital somente a partir de 2002.

O Repositório de Dados Eleitorais é constantemente atualizado.

Page 14: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório
Page 15: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

15

Resumo

População 201.032.714

Perfi l do

Eleitorado

Eleitorado apto 142.822.046

Homens 68.247.598

Mulheres 74.459.424

Jovens (16 e 17 anos) 1.638.751

Idosos (60 anos ou mais) 24.297.096

Biometria

Municípios com votação biométrica 764

Eleitorado apto com biometria em municípios com votação

biométrica21.677.955

Capitais com votação biométrica 16

Voto em

Trânsito

Municípios 92

Eleitores que votarão em trânsito no 1º turno 84.349

Eleitores que votarão em trânsito no 2º turno 79.452

Capilaridade

Municípios 5.570

Zonas 3.033

Locais de votação 96.146

Seções 451.501

Justifi cativa Mesas receptoras de justifi cativa 9.352

Urnas de mesas receptoras de justifi cativa 5.544

DisputaCandidatos 22.388

Vagas 1.709

TI

Sistemas eleitorais 60

VSAT 160

SMSAT 1.350

Banda total do backbone primário 586 Mbps

Banda Total do backbone secundário 964 Mbps

Parque de urnas 532.705

Mesários

Mesários 2.432.988

Mesários voluntários 1.362.045

Mesários convocados 1.070.943

Força Federal e Apoio

Logístico

Força federal UFs 4

Força federal localidades 172

Apoio logístico UFs 5

Apoio logístico localidades 63

Custo Custo estimado do voto para as Eleições 2014 (por eleitor) R$ 4,80

Page 16: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

16

Eleições 2014 – Quadro Geral de Quantitativos

UF População1 Municípios

Municípios com

Possibilidade de Voto

em Trânsito

Zonas EleitoraisLocais de

Votação

Seções

Eleito-

rais

AC 776.463 22 1 10 692 1.804

AL 3.300.935 102 1 55 973 6.362

AM 3.807.921 62 1 70 1.485 6.963

AP 734.996 16 1 13 310 1.509

BA 15.044.137 417 3 205 10.106 33.878

CE 8.778.576 184 2 123 7.256 22.378

DF 2.789.761 1 1 21 598 6.663

ES 3.839.366 78 4 58 1.689 8.276

GO 6.434.048 246 3 130 2.499 14.165

MA 6.794.301 217 1 111 5.609 17.333

MG 20.593.356 853 8 351 10.317 47.966

MS 2.587.269 79 1 54 998 5.739

MT 3.182.113 141 1 60 1.499 7.553

PA 7.969.654 144 3 104 5.130 17.078

PB 3.914.421 223 2 77 1.797 9.979

PE 9.208.550 185 4 151 3.284 20.083

PI 3.184.166 224 1 98 3.622 8.848

PR 10.997.465 399 5 206 5.394 25.875

RJ 16.369.179 92 10 249 5.049 34.270

RN 3.373.959 167 1 69 1.621 7.443

RO 1.728.214 52 1 35 650 4.106

RR 488.072 15 1 8 332 1.157

RS 11.164.043 497 5 173 8.787 27.037

SC 6.634.254 295 3 105 3.894 15.130

SE 2.195.662 75 1 36 1.111 5.006

SP 43.663.669 645 26 425 10.261 90.026

TO 1.478.164 139 1 35 910 3.843

Total

Brasil201.032.714 5.570 92 3.032 95.873 450.470

Total

Exterior -

168 cidades em

118 países1 273 1.031

Total

Geral3.033 96.146 451.501

1 Estimativa do IBGE para 1º.7.2013, enviadas ao TCU em 31.10.2013.

Page 17: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

17

Dados Gerais sobre as Eleições

Ano

2010 2012 2014

População 190.755.799 1 193.946.886 2 201.032.714 3

Eleitorado 135.804.433 140.646.446 142.822.046

Eleitorado Capital 30.566.956 32.711.542 33.384.729

Eleitorado Interior 105.037.085 107.682.561 109.083.133

Eleitorado Exterior 200.392 252.343 354.184

Eleitorado Votante 135.804.433 138.544.348 4 142.822.046

Municípios Brasileiros 5.567 5.570 5.570

Países com Eleitores Aptos 109 113 118

Município com Maior

EleitoradoSão Paulo/SP – 8.483.115 São Paulo/SP – 8.619.170 São Paulo/SP – 8.782.406

Município com Menor

EleitoradoAnhanguera/GO – 929 Araguainha/MT – 924 Araguainha/MT – 898

Zonas Eleitorais 3.025 3.033 3.033

Locais de Votação 95.180 96.116 96.146

Seções Eleitorais 419.369 437.443 451.501

Municípios com Biometria 60 299 764

Capitais com Revisão

Biométrica0 5 15

UFs com Biometria em todos

os Municípios 0 2 4

UFs com Biometria 23 24 27

Municípios com Voto em

Trânsito27 - 929

1 Censo 2010.2 Estimativa do IBGE para 1º.7.2012, enviada ao TCU em 31.10.2012.3 Estimativa do IBGE para 1º.7.2013, enviada ao TCU em 31.10.2013.4 Excluído o eleitorado do exterior, do DF e de Fernando de Noronha.

Page 18: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

18

UF

Popu

laçã

oEl

eito

rado

Apt

o

% E

leit

ores

em R

elaç

ão

à Po

pula

ção

Elei

tora

do

Capi

tal

Elei

tora

do

Inte

rior

Hom

ens

% H

omen

sM

ulh

eres

% M

ulhe

res

Jove

ns (1

6 e

17 a

nos)

% J

oven

s

Idos

os

(60

anos

ou m

ais)

% Id

osos

AC77

6.46

350

6.72

465

,26%

232.

073

274.

651

248.

485

49,0

4%25

8.23

350

,96%

13.8

142,

73%

60.3

3211

,91%

AL3.

300.

935

1.99

5.72

760

,46%

551.

549

1.44

4.17

892

6.60

146

,43%

1.06

9.12

653

,57%

33.7

151,

69%

246.

527

12,3

5%

AM3.

807.

921

2.22

6.89

158

,48%

1.24

3.84

498

3.04

71.

095.

197

49,1

8%1.

131.

421

50,8

1%38

.278

1,72

%26

5.79

511

,94%

AP73

4.99

645

5.51

461

,98%

268.

285

187.

229

222.

408

48,8

3%23

3.10

651

,17%

14.4

683,

18%

35.9

447,

89%

BA15

.044

.137

10.1

85.4

1767

,70%

1.92

3.89

98.

261.

518

4.87

4.04

647

,85%

5.30

4.57

052

,08%

120.

561

1,18

%1.

672.

930

16,4

2%

CE8.

778.

576

6.27

1.55

471

,44%

1.65

7.77

64.

613.

778

2.97

6.85

747

,47%

3.28

7.94

152

,43%

130.

153

2,08

%1.

044.

658

16,6

6%

DF2.

789.

761

1.89

7.67

768

,02%

1.89

7.67

70

866.

789

45,6

8%1.

030.

888

54,3

2%21

.975

1,16

%22

5.13

511

,86%

ES3.

839.

366

2.65

3.53

669

,11%

260.

226

2.39

3.31

01.

277.

091

48,1

3%1.

374.

381

51,7

9%21

.072

0,79

%43

1.89

516

,28%

GO6.

434.

048

4.33

1.73

367

,33%

932.

085

3.39

9.64

82.

083.

478

48,1

0%2.

247.

865

51,8

9%47

.995

1,11

%64

2.97

614

,84%

MA

6.79

4.30

14.

497.

336

66,1

9%61

9.68

23.

877.

654

2.18

5.20

148

,59%

2.30

9.95

551

,36%

95.5

472,

12%

707.

206

15,7

2%

MG

20.5

93.3

5615

.248

.681

74,0

5%1.

911.

142

13.3

37.5

397.

374.

048

48,3

6%7.

860.

103

51,5

5%13

9.64

30,

92%

2.81

3.65

818

,45%

MS

2.58

7.26

91.

818.

937

70,3

0%58

2.14

61.

236.

791

880.

044

48,3

8%93

8.89

251

,62%

23.4

561,

29%

288.

148

15,8

4%

MT

3.18

2.11

32.

189.

703

68,8

1%41

0.01

01.

779.

693

1.09

5.66

550

,04%

1.09

3.44

149

,94%

25.8

831,

18%

298.

264

13,6

2%

PA7.

969.

654

5.18

8.45

065

,10%

1.02

3.16

94.

165.

281

2.58

0.92

249

,74%

2.60

5.28

350

,21%

92.0

051,

77%

719.

990

13,8

8%

PB3.

914.

421

2.83

5.88

272

,45%

464.

139

2.37

1.74

31.

340.

022

47,2

5%1.

495.

756

52,7

4%55

.113

1,94

%47

0.11

016

,58%

PE9.

208.

550

6.35

6.30

769

,03%

1.06

6.18

75.

290.

120

2.95

8.10

646

,54%

3.39

4.40

753

,40%

101.

502

1,60

%99

3.23

115

,63%

Ele

içõe

s 20

14 –

Ele

itor

ado

Page 19: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

19

UF

Popu

laçã

oEl

eito

rado

Apt

o

% E

leit

ores

em R

elaç

ão

à Po

pula

ção

Elei

tora

do

Capi

tal

Elei

tora

do

Inte

rior

Hom

ens

% H

omen

sM

ulh

eres

% M

ulhe

res

Jove

ns (1

6 e

17 a

nos)

% J

oven

s

Idos

os

(60

anos

ou m

ais)

% Id

osos

PI3.

184.

166

2.34

5.69

473

,67%

506.

514

1.83

9.18

01.

138.

312

48,5

3%1.

206.

641

51,4

4%56

.966

2,43

%37

7.08

716

,08%

PR10

.997

.465

7.86

5.95

071

,53%

1.24

0.94

66.

625.

004

3.77

9.81

848

,05%

4.08

0.80

051

,88%

78.6

821,

00%

1.33

8.17

917

,01%

RJ16

.369

.179

12.1

41.1

4574

,17%

4.83

6.26

47.

304.

881

5.63

2.53

546

,39%

6.49

1.02

253

,46%

75.4

870,

62%

2.51

7.26

120

,73%

RN3.

373.

959

2.32

7.45

168

,98%

506.

053

1.82

1.39

81.

103.

310

47,4

0%1.

223.

559

52,5

7%37

.477

1,61

%36

7.76

615

,80%

RO1.

728.

214

1.12

7.15

465

,22%

302.

398

824.

756

559.

299

49,6

2%56

7.85

550

,38%

18.1

041,

61%

141.

736

12,5

7%

RR48

8.07

229

9.55

861

,38%

190.

698

108.

860

147.

780

49,3

3%15

1.77

150

,66%

9.61

83,

21%

30.0

0810

,02%

RS11

.164

.043

8.39

2.03

375

,17%

1.09

6.55

97.

295.

474

4.01

5.92

447

,85%

4.37

6.10

952

,15%

67.1

300,

80%

1.73

1.37

020

,63%

SC6.

634.

254

4.85

9.32

473

,25%

332.

832

4.52

6.49

22.

366.

443

48,7

0%2.

492.

877

51,3

0%45

.715

0,94

%81

7.20

016

,82%

SE2.

195.

662

1.45

4.16

566

,23%

389.

268

1.06

4.89

768

5.93

447

,17%

768.

231

52,8

3%20

.557

1,41

%18

5.43

512

,75%

SP43

.663

.669

31.9

98.4

3273

,28%

8.78

2.40

623

.216

.026

15.1

89.1

3747

,47%

16.7

58.2

6752

,37%

231.

076

0,72

%5.

703.

870

17,8

3%

TO1.

478.

164

996.

887

67,4

4%15

6.90

283

9.98

550

0.71

950

,23%

496.

167

49,7

7%22

.477

2,25

%14

1.70

914

,22%

Tota

l

Bra

sil

201.

032.

714

142.

467.

862

70,8

7%33

.384

.729

109.

083.

133

68.1

04.1

7147

,80%

74.2

48.6

6752

,12%

1.63

8.46

91,

15%

24.2

68.4

2017

,03%

Tota

l

Exte

rior

-35

4.18

414

3.42

740

,50%

210.

757

59,5

0%28

20,

08%

28.6

768,

10%

Tota

l

Ger

al

142.

822.

046

68.2

47.5

9847

,79%

74.4

59.4

2452

,13%

1.63

8.75

11,

15%

24.2

97.0

9617

,01%

Ele

içõe

s 20

14 –

Ele

itor

ado

(con

tinu

ação

)

Page 20: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

20

47,79%

52,13%

0,08%

% Masc.

% Fem.

% Não Informado

Eleitorado – Distribuição por Gênero

Eleição Masculino % Masc. Feminino % Fem.Não

Informado

% Não

InformadoTotal

2002 56.431.895 48,96% 58.604.626 50,85% 217.592 0,19% 115.254.113

2004 59.033.938 48,63% 62.164.232 51,21% 193.461 0,16% 121.391.631

2006 60.853.563 48,33% 64.882.283 51,53% 177.633 0,14% 125.913.479

2008 62.879.548 48,15% 67.563.739 51,73% 161.143 0,12% 130.604.430

2010 65.282.009 48,07% 70.373.971 51,82% 148.453 0,11% 135.804.433

2012 67.481.940 47,98% 73.030.460 51,92% 134.046 0,10% 140.646.446

2014 68.247.598 47,79% 74.459.424 52,13% 115.024 0,08% 142.822.046

Eleitorado por Gênero

Page 21: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

21

Eleitorado – Distribuição por Faixa Etária

Faixa

Etária

Ano

2002 2004 2006 2008 2010 2012 2014

Inválida 7.888 7.652 7.434 138 122 80 4.831

16 anos 635.610 1.496.288 870.169 1.119.644 900.807 1.157.569 480.044

17 anos 1.582.338 2.162.977 1.686.222 1.803.947 1.490.545 1.756.220 1.158.707

18 a 20

anos 9.004.840 9.327.696 9.444.370 9.109.751 8.845.488 8.869.407 8.801.550

21 a 24

anos 13.222.332 13.835.226 13.715.125 13.306.846 13.491.874 13.050.412 12.604.310

25 a 34

anos 27.915.947 28.940.299 30.405.555 31.655.861 32.790.487 33.320.168 33.268.757

35 a 44

anos 24.183.196 24.845.279 25.580.471 26.069.933 26.762.225 27.496.388 28.415.902

45 a 59

anos 23.470.252 24.983.569 26.891.989 28.716.377 30.753.427 32.415.699 33.790.849

60 a 69

anos 8.571.898 9.113.100 9.650.207 10.471.521 11.374.442 12.421.405 13.472.286

70 a 79

anos 5.027.178 5.181.403 5.560.725 5.739.947 6.240.484 6.593.333 7.020.649

Superior

a 79

anos

1.632.634 1.498.142 2.101.212 2.610.465 3.154.532 3.565.765 3.804.161

Total 115.254.113 121.391.631 125.913.479 130.604.430 135.804.433 140.646.446 142.822.046

7.434

870.169

1.686.222

9.444.370

13.715.125

30.405.555

25.580.471

26.891.989

9.650.207

5.560.725

2.101.212

122

900.807

1.490.545

8.845.488

13.491.874

32.790.487

26.762.225

30.753.427

11.374.442

6.240.484

3.154.532

4.831

480.044

1.158.707

8.801.550

12.604.310

33.268.757

28.415.902

33.790.849

13.472.286

7.020.649

3.804.161

0,00 10.000.000,00 20.000.000,00 30.000.000,00 40.000.000,00

Inválida

16 anos

17 anos

18 a 20 anos

21 a 24 anos

25 a 34 anos

35 a 44 anos

45 a 59 anos

60 a 69 anos

70 a 79 anos

Superior a 79 anos

2014

2010

2006

Ele

itor

ado

por

Fai

xa E

tári

a

Page 22: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

22

Faixa Etária Masculino % Masc.* Feminino % Fem.*Não

I nformado

% N.

Inf.*Total

Inválida 2.319 48,00% 2.511 51,98% 1 0,02% 4.831

16 anos 229.340 47,77% 250.704 52,23% - 0,00% 480.044

17 anos 556.919 48,06% 601.788 51,94% - 0,00% 1.158.707

18 a 20 anos 4.359.741 49,53% 4.441.809 50,47% - 0,00% 8.801.550

21 a 24 anos 6.230.821 49,43% 6.373.489 50,57% - 0,00% 12.604.310

25 a 34 anos 16.169.581 48,60% 17.099.176 51,40% - 0,00% 33.268.757

35 a 44 anos 13.641.386 48,01% 14.772.520 51,99% 1.996 0,01% 28.415.902

45 a 59 anos 15.992.595 47,33% 17.746.087 52,52% 52.167 0,15% 33.790.849

60 a 69 anos 6.238.196 46,30% 7.206.211 53,49% 27.879 0,21% 13.472.286

70 a 79 anos 3.133.046 44,63% 3.869.567 55,12% 18.036 0,26% 7.020.649

Superior a 79

anos

1.693.654 44,52% 2.095.562 55,09% 14.945 0,39% 3.804.161

Total 68.247.598 47,79% 74.459.424 52,13% 115.024 0,08% 142.822.046

* Percentual na linha.

Eleitorado – Distribuição por Gênero e Faixa Etária

20.000.000 15.000.000 10.000.000 5.000.000 0 5.000.000 10.000.000 15.000.000 20.000.000

Inválida

16 anos

17 anos

18 a 20 anos

21 a 24 anos

25 a 34 anos

35 a 44 anos

45 a 59 anos

60 a 69 anos

70 a 79 anos

Superior a 79 anos

Masculino

Feminino

Pirâmide Etária do Eleitorado

Page 23: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

23

UF

2002

2004

%

Cres

c.

2006

%

Cres

c.

2008

%

Cres

c.

2010

%

Cres

c.20

12%

Cres

c.20

14%

Cres

c.

AC 3

69.7

86

387.

657

4,83

%41

2.84

06,

50%

443.

148

7,34

%47

0.97

549

8.01

75,

74%

506.

724

1,75

%

AL 1

.600

.092

1.

769.

250

10,5

7%1.

859.

487

5,10

%1.

976.

836

6,31

%2.

034.

326

2,91

%1.

863.

029

-8,4

2%1.

995.

727

7,12

%

AM 1

.524

.727

1.

660.

217

8,89

%1.

781.

316

7,29

%1.

907.

842

7,10

%2.

030.

549

6,43

%2.

164.

620

6,60

%2.

226.

891

2,88

%

AP 2

90.1

01

328.

577

13,2

6%36

0.61

49,

75%

384.

825

6,71

%42

0.79

99,

35%

448.

018

6,47

%45

5.51

41,

67%

BA 8

.568

.602

8.

954.

998

4,51

%9.

109.

353

1,72

%9.

153.

629

0,49

%9.

550.

898

4,34

%10

.110

.122

5,86

%10

.185

.417

0,74

%

CE 4

.805

.259

5.

137.

253

6,91

%5.

361.

581

4,37

%5.

631.

555

5,04

%5.

881.

584

4,44

%6.

192.

371

5,28

%6.

271.

554

1,28

%

DF 1

.518

.437

1.

510.

709

-0,5

1%1.

655.

050

9,55

%1.

663.

718

0,52

%1.

836.

280

10,3

7%1.

847.

896

0,63

%1.

897.

677

2,69

%

ES 2

.146

.425

2.

236.

176

4,18

%2.

336.

133

4,47

%2.

441.

069

4,49

%2.

523.

185

3,36

%2.

623.

944

3,99

%2.

653.

536

1,13

%

GO 3

.356

.848

3.

610.

635

7,56

%3.

734.

185

3,42

%3.

873.

536

3,73

%4.

061.

371

4,85

%4.

219.

655

3,90

%4.

331.

733

2,66

%

MA

3.3

91.8

14

3.74

5.49

310

,43%

3.92

0.60

84,

68%

4.15

9.51

96,

09%

4.32

4.69

63,

97%

4.55

8.85

55,

41%

4.49

7.33

6-1

,35%

MG

12.

680.

584

13.2

81.0

884,

74%

13.6

79.7

383,

00%

14.0

72.2

852,

87%

14.5

22.0

903,

20%

15.0

19.1

363,

42%

15.2

48.6

811,

53%

MS

1.4

11.7

73

1.49

2.70

25,

73%

1.56

1.18

14,

59%

1.61

8.38

33,

66%

1.70

2.51

15,

20%

1.77

5.06

14,

26%

1.81

8.93

72,

47%

MT

1.7

30.0

22

1.83

6.14

06,

13%

1.94

0.27

05,

67%

1.99

3.13

02,

72%

2.09

5.82

55,

15%

2.17

0.99

33,

59%

2.18

9.70

30,

86%

PA 3

.569

.333

3.

979.

643

11,5

0%4.

157.

735

4,48

%4.

515.

590

8,61

%4.

768.

457

5,60

%5.

100.

797

6,97

%5.

188.

450

1,72

%

PB 2

.322

.068

2.

468.

429

6,30

%2.

573.

766

4,27

%2.

655.

369

3,17

%2.

740.

079

3,19

%2.

865.

819

4,59

%2.

835.

882

-1,0

4%

PE 5

.396

.667

5.

651.

120

4,72

%5.

834.

512

3,25

%6.

067.

589

3,99

%6.

259.

850

3,17

%6.

498.

122

3,81

%6.

356.

307

-2,1

8%

PI 1

.848

.292

1.

987.

040

7,51

%2.

073.

504

4,35

%2.

186.

383

5,44

%2.

263.

834

3,54

%2.

365.

074

4,47

%2.

345.

694

-0,8

2%

PR 6

.663

.381

6.

907.

327

3,66

%7.

121.

257

3,10

%7.

299.

999

2,51

%7.

601.

553

4,13

%7.

727.

727

1,66

%7.

865.

950

1,79

%

Ele

itor

ado

– D

istr

ibui

ção

por

UF

Page 24: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

24

UF

2002

2004

%

Cres

c.

2006

%

Cres

c.

2008

%

Cres

c.

2010

%

Cres

c.20

12%

Cres

c.20

14%

Cres

c.

RJ 1

0.21

3.51

8 10

.515

.216

2,95

%10

.891

.293

3,58

%11

.259

.334

3,38

%11

.589

.763

2,93

%11

.893

.309

2,62

%12

.141

.145

2,08

%

RN 1

.917

.382

2.

024.

288

5,58

%2.

101.

144

3,80

%2.

172.

629

3,40

%2.

246.

691

3,41

%2.

355.

539

4,84

%2.

327.

451

-1,1

9%

RO 8

82.5

45

951.

813

7,85

%98

8.63

13,

87%

1.02

8.62

44,

05%

1.07

9.32

74,

93%

1.10

5.35

32,

41%

1.12

7.15

41,

97%

RR 2

08.5

24

214.

659

2,94

%23

3.59

68,

82%

247.

790

6,08

%27

1.89

09,

73%

292.

394

7,54

%29

9.55

82,

45%

RS 7

.352

.139

7.

543.

188

2,60

%7.

750.

583

2,75

%7.

925.

459

2,26

%8.

112.

236

2,36

%8.

328.

413

2,66

%8.

392.

033

0,76

%

SC 3

.817

.974

3.

996.

828

4,68

%4.

168.

495

4,30

%4.

354.

195

4,45

%4.

538.

981

4,24

%4.

739.

345

4,41

%4.

859.

324

2,53

%

SE 1

.147

.933

1.

243.

591

8,33

%1.

299.

785

4,52

%1.

369.

639

5,37

%1.

425.

973

4,11

%1.

386.

366

-2,7

8%1.

454.

165

4,89

%

SP 2

5.65

5.55

3 27

.055

.013

5,45

%28

.037

.734

3,63

%29

.143

.285

3,94

%30

.301

.398

3,97

%31

.253

.317

3,14

%31

.998

.432

2,38

%

TO 7

85.3

97

843.

229

7,36

%88

2.72

84,

68%

926.

716

4,98

%94

8.92

02,

40%

990.

811

4,41

%99

6.88

70,

61%

Tota

l

Bra

sil

115.

175.

176

121.

332.

279

5,35

%12

5.82

7.11

9 3,

70%

130.

472.

076

3,69

%13

5.60

4.04

1 3,

93%

140

.394

.103

3,

53%

142.

467.

862

1,48

%

Tota

l

Exte

rior

69.

937

59.3

52-1

5,14

%86

.360

45,5

0%13

2.35

453

,26%

200.

392

51,4

1%25

2.34

325

,92%

354.

184

40,3

6%

Tota

l11

5.24

5.11

3 12

1.39

1.63

1 5,

33%

125.

913.

479

3,73

%13

0.60

4.43

0 3,

73%

135.

804.

433

3,98

% 1

40.6

46.4

46

3,57

%14

2.82

2.04

6 1,

55%

Ele

itor

ado

– D

istr

ibui

ção

por

UF

(con

tinu

ação

)

Page 25: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

25

Eleições 2014 – Biometria

UF Eleitorado

Apto

Eleitorado

Apto com

Biometria em

Municípios que

Terão Votação

Biométrica

% de Eleitorado

Apto com Biometria

em Municípios

que Terão Votação

Biométrica

(em Relação ao

Eleitorado Apto

da UF)

Municípios Municípios

com

Votação

Biométrica

% de

Municípios

com Votação

Biométrica

(em Relação

ao Total de

Municípios)

Capital com

Biometria

AC 506.724 243.556 48,06% 22 3 13,64% Sim

AL 1.995.727 1.986.030 99,51% 102 102 100,00% Sim

AM 2.226.891 177.384 7,97% 62 7 11,29%

AP 455.514 454.479 99,77% 16 16 100,00% Sim

BA 10.185.417 412.800 4,05% 417 30 7,19%

CE 6.271.554 426.033 6,79% 184 8 4,35%

DF 1.897.677 1.895.252 99,87% 1 1 100,00% Sim

ES 2.653.536 262.093 9,88% 78 18 23,08%

GO 4.331.733 1.770.129 40,86% 246 26 10,57% Sim

MA 4.497.336 908.148 20,19% 217 15 6,91% Sim

MG 15.248.681 462.947 3,04% 853 26 3,05%

MS 1.818.937 85.497 4,70% 79 8 10,13%

MT 2.189.703 326.761 14,92% 141 21 14,89%

PA 5.188.450 630.810 12,16% 144 9 6,25%

PB 2.835.882 927.536 32,71% 223 23 10,31% Sim

PE 6.356.307 2.380.936 37,46% 185 47 25,41% Sim

PI 2.345.694 850.709 36,27% 224 13 5,80% Sim

PR 7.865.950 1.946.961 24,75% 399 10 2,51% Sim

RJ 12.141.145 375.253 3,09% 92 2 2,17%

RN 2.327.451 1.112.119 47,78% 167 49 29,34% Sim

RO 1.127.154 539.357 47,85% 52 19 36,54% Sim

RR 299.558 190.329 63,54% 15 1 6,67% Sim

RS 8.392.033 752.056 8,96% 497 187 37,63%

SC 4.859.324 107.941 2,22% 295 13 4,41% Mista

SE 1.454.165 1.450.691 99,76% 75 75 100,00% Sim

SP 31.998.432 614.030 1,92% 645 15 2,33%

TO 996.887 388.118 38,93% 139 20 14,39% Sim

Total

Brasil

142.467.862 21.677.955 15,22% 5.570 764 13,72%

Total

Exterior

354.184 0 0,00% 168 cidades em

118 países

Total

Geral

142.822.046 21.677.955 15,18%

Page 26: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

26

Voto em Trânsito

UF Eleitores que

Requereram Voto em

Trânsito (Origem)

Eleitores que Votarão em seu

Domicílio Eleitoral

Seções de Voto em Trânsito

(Destino)

Seções Eleitores Aptos

1º Turno 2º Turno 1º Turno 2º Turno 1º Turno 2º Turno

AC 204 202 506.520 506.522 1 285 267

AL 574 546 1.995.153 1.995.181 2 709 595

AM 1.261 1.200 2.225.630 2.225.691 6 1.407 1.310

AP 146 146 455.368 455.368 1 312 287

BA 6.027 5.774 10.179.390 10.179.643 8 2.419 2.233

CE 2.645 2.517 6.268.909 6.269.037 15 2.274 2.099

DF 1.980 1.683 1.895.697 1.895.994 15 5.802 5.549

ES 1.915 1.812 2.651.621 2.651.724 10 2.404 2.337

GO 1.899 1.801 4.329.834 4.329.932 5 1.880 1.746

MA 1.472 1.433 4.495.864 4.495.903 2 720 662

MG 12.103 11.582 15.236.578 15.237.099 17 6.933 6.493

MS 1.426 1.390 1.817.511 1.817.547 4 925 854

MT 1.420 1.357 2.188.283 2.188.346 3 993 989

PA 2.500 2.419 5.185.950 5.186.031 9 1.251 1.112

PB 1.100 1.002 2.834.782 2.834.880 4 1.157 1.055

PE 2.448 2.220 6.353.859 6.354.087 10 2.234 2.019

PI 1.218 1.189 2.344.476 2.344.505 3 564 538

PR 4.779 4.438 7.861.171 7.861.512 21 6.291 5.944

RJ 6.702 6.184 12.134.443 12.134.961 17 7.490 7.071

RN 868 792 2.326.583 2.326.659 2 998 811

RO 652 612 1.126.502 1.126.542 2 650 629

RR 147 139 299.411 299.419 2 489 467

RS 6.804 6.377 8.385.229 8.385.656 11 4.991 4.752

SC 3.592 3.373 4.855.732 4.855.951 12 5.043 4.881

SE 564 528 1.453.601 1.453.637 2 846 791

SP 18.715 17.591 31.979.717 31.980.841 59 24.679 23.393

TO 508 497 996.379 996.390 3 603 568

ZZ 680 648 353.504 353.536 - - -

Total 84.349 79.452 142.737.697 142.742.594 246 84.349 79.452

Page 27: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

27

Quantitativo de Municípios por UF

UF 2002 2004 2006 2008 2010 2012 2014

AC 22 22 22 22 22 22 22

AL 102 102 102 102 102 102 102

AM 62 62 62 62 62 62 62

AP 16 16 16 16 16 16 16

BA 417 417 417 417 417 417 417

CE 184 184 184 184 184 184 184

DF 1 1 1 1 1 1 1

ES 78 78 78 78 78 78 78

GO 246 246 246 246 246 246 246

MA 217 217 217 217 217 217 217

MG 853 853 853 853 853 853 853

MS 77 78 78 78 79 79 79

MT 142 142 141 141 141 141 141

PA 143 143 143 143 144 144 144

PB 223 223 223 223 223 223 223

PE 185 185 185 185 185 185 185

PI 223 223 224 224 224 224 224

PR 399 399 399 399 399 399 399

RJ 92 92 92 92 92 92 92

RN 167 167 167 167 167 167 167

RO 52 52 52 52 52 52 52

RR 15 15 15 15 15 15 15

RS 497 496 496 496 496 497 497

SC 293 293 293 293 293 295 295

SE 75 75 75 75 75 75 75

SP 645 645 645 645 645 645 645

TO 139 139 139 139 139 139 139

Total

Municípios

5.565 5.565 5.565 5.565 5.567 5.570 5.570

Total Exterior

(Países)

92 92 93 94 109 113 118

Page 28: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

28

Quantitativo de Zonas Eleitorais por UF

UF 2002 2004 2006 2008 2010 2012 2014

AC 10 10 10 10 10 10 10

AL 53 54 54 55 55 55 55

AM 67 69 69 70 70 70 70

AP 11 11 11 11 13 13 13

BA 201 201 204 204 205 205 205

CE 111 115 122 122 123 123 123

DF 17 17 17 21 21 21 21

ES 55 55 55 55 55 58 58

GO 128 129 129 130 130 130 130

MA 92 92 105 111 111 111 111

MG 322 330 346 349 351 351 351

MS 52 54 54 54 54 54 54

MT 60 60 60 60 60 60 60

PA 87 89 97 102 104 104 104

PB 76 76 77 77 77 77 77

PE 146 151 151 152 151 151 151

PI 97 97 97 98 98 98 98

PR 206 206 206 206 206 206 206

RJ 242 247 248 248 249 249 249

RN 68 68 69 69 69 69 69

RO 32 35 35 35 35 35 35

RR 4 5 5 6 6 8 8

RS 173 173 173 173 173 173 173

SC 102 102 102 103 104 105 105

SE 35 35 36 36 36 36 36

SP 392 401 413 419 423 425 425

TO 35 35 35 35 35 35 35

Total Brasil 2.874 2.917 2.980 3.011 3.024 3.032 3.032

Total Exterior 1 1 1 1 1 1 1

Total Geral 2.875 2.918 2.981 3.012 3.025 3.033 3.033

Page 29: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

29

Quantitativo de Locais de Votação por UF

UF 2002 2004 2006 2008 2010 2012 2014

AC 525 542 547 615 702 665 692

AL 730 817 822 868 891 970 973

AM 1.209 1.378 1.359 1.419 1.440 1.457 1.485

AP 208 226 249 274 288 301 310

BA 8.939 9.480 9.551 9.853 9.897 10.047 10.106

CE 7.075 7.267 7.236 7.404 7.374 7.363 7.256

DF 360 489 476 523 553 569 598

ES 1.566 1.636 1.568 1.634 1.670 1.690 1.689

GO 2.553 2.555 2.519 2.525 2.475 2.485 2.499

MA 4.361 4.798 4.773 5.198 5.267 5.565 5.609

MG 9.906 10.034 9.962 10.254 10.404 10.429 10.317

MS 973 962 961 1.000 983 995 998

MT 1.460 1.490 1.533 1.571 1.560 1.540 1.499

PA 4.102 4.456 4.583 4.851 4.911 5.067 5.130

PB 2.509 2.011 1.799 1.775 1.779 1.779 1.797

PE 2.976 3.024 3.089 3.187 3.219 3.236 3.284

PI 3.023 3.221 3.322 3.471 3.549 3.586 3.622

PR 5.735 5.734 5.741 5.777 5.721 5.529 5.394

RJ 5.084 5.154 5.012 4.994 5.019 5.035 5.049

RN 1.463 1.474 1.521 1.561 1.570 1.586 1.621

RO 523 537 545 588 613 658 650

RR 274 333 321 290 294 308 332

RS 9.207 9.176 9.133 9.104 9.036 8.964 8.787

SC 4.059 4.097 4.040 4.050 3.994 3.962 3.894

SE 809 915 966 1.021 1.032 1.085 1.111

SP 7.389 9.375 8.538 9.111 9.777 10.065 10.261

TO 837 851 871 889 920 932 910

Total Brasil 87.855 92.032 91.037 93.807 94.938 95.868 95.873

Total Exterior 239 180 207 227 242 248 273

Total Geral 88.094 92.212 91.244 94.034 95.180 96.116 96.146

Informação extraída do cadastro eleitoral em 11.8.2014.

Page 30: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

30

Quantitativo de Seções Eleitorais por UF

UF 2002 2004 2006 2008 2010 2012 2014

AC 1.083 1.216 1.273 1.403 1.589 1.690 1.804

AL 4.619 5.003 5.238 5.526 5.754 6.293 6.362

AM 4.146 4.896 5.345 5.791 6.187 6.637 6.963

AP 748 887 1.005 1.121 1.235 1.344 1.509

BA 25.543 29.824 30.654 31.757 32.335 33.314 33.878

CE 15.977 19.136 19.582 20.414 21.055 21.946 22.378

DF 3.555 3.783 4.465 4.728 5.309 5.488 6.663

ES 6.282 6.981 7.203 7.558 7.797 8.048 8.276

GO 10.107 11.525 11.965 12.457 12.858 13.718 14.165

MA 11.067 13.378 13.898 14.922 15.393 16.243 17.333

MG 38.087 41.418 42.557 44.307 45.851 47.184 47.966

MS 4.153 4.592 4.839 5.078 5.269 5.573 5.739

MT 5.388 6.128 6.500 6.798 7.059 7.324 7.553

PA 11.180 13.431 14.013 14.939 15.629 16.539 17.078

PB 7.659 8.625 8.936 9.200 9.270 9.586 9.979

PE 15.723 16.991 17.550 18.253 18.717 19.449 20.083

PI 6.332 7.449 7.687 8.056 8.298 8.609 8.848

PR 21.778 23.075 23.578 24.029 24.557 25.378 25.875

RJ 26.924 28.870 30.413 31.557 32.516 33.427 34.270

RN 5.758 6.300 6.456 6.731 6.899 7.143 7.443

RO 2.568 3.212 3.346 3.497 3.651 3.954 4.106

RR 588 847 920 894 948 1.033 1.157

RS 23.515 24.368 24.864 25.658 26.231 26.749 27.037

SC 11.920 13.602 13.948 14.467 14.854 14.974 15.130

SE 3.450 3.984 4.201 4.409 4.532 4.925 5.006

SP 49.422 60.579 67.011 73.254 81.521 86.472 90.026

TO 2.613 3.009 3.117 3.304 3.434 3.639 3.843

Total Brasil 320.185 363.109 380.564 400.108 418.748 436.679 450.470

Total Exterior 273 330 381 480 621 764 1.031

Total Geral 320.458 363.439 380.945 400.588 419.369 437.443 451.501

Informação extraída do cadastro eleitoral em 11.8.2014. Não considera a agregação de seções, as seções eleitorais de

voto em trânsito e as mesas receptoras de justifi cativas.

Page 31: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

31

Quantitativo de Candidatos e Vagas por Eleição e Cargo

Eleição Cargo Candidatos VagasCandidatos por

Vaga

2002

Deputado estadual/distrital 11.975 1.059 11,31

Deputado federal 4.298 513 8,38

Senador 319 54 5,91

Governador 202 27 7,48

Presidente 6 1 6

2006

Deputado estadual/distrital 12.136 1.059 11,46

Deputado federal 4.956 513 9,66

Senador 202 27 7,48

Governador 196 27 7,26

Presidente 7 1 7

2010

Deputado estadual/distrital 15.266 1.059 14,42

Deputado federal 6.015 513 11,73

Senador 272 54 5,04

Governador 169 27 6,26

Presidente 9 1 9

2014

Deputado estadual/distrital 15.861 1.059 14,98

Deputado federal 6.178 513 12,04

Senador 172 27 6,37

Governador 166 27 6,15

Presidente 11 1 11,00

Page 32: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

32

Quantitativo de Candidatos por Sexo e Cargo

Cargo Masculino Feminino Total

Presidente8 3 11

72,73% 27,27% 100,00%

Governador146 20 166

87,95% 12,05% 100,00%

Senador138 34 172

80,23% 19,77% 100,00%

Deputado Federal4.382 1.796 6.178

70,93% 29,07% 100,00%

Deputado Estadual/Distrital11.244 4.617 15.861

70,89% 29,11% 100,00%

Total15.918 6.470 22.388

71,10% 28,90% 100,00%

Page 33: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

33

Quantitativo de Candidatos por Escolaridade e Cargo

Escolaridade Deputado

Estadual/

Distrital

Deputado

Federal

Senador Governador Presidente Total

Lê e Escreve 155 52 1 0 0 208

Ensino Fundamental

Incompleto

563 163 1 0 0 727

Ensino Fundamental Completo 1.259 354 3 0 0 1616

Ensino Médio Incompleto 517 162 0 1 0 680

Ensino Médio Completo 4.925 1.629 15 20 1 6590

Superior Incompleto 1.469 685 19 13 1 2187

Superior Completo 6.973 3.133 133 132 9 10380

Total 15.861 6.178 172 166 11 22.388

Page 34: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

34

Quantitativo de Candidatos por Cargo e Cor/Raça

Cargo Cor/ Raça

Amarela Branca Indígena Parda Preta Total

Deputado Estadual/

Distrital

69 8.509 53 5.816 1.414 15.861

0,44% 53,65% 0,33% 36,67% 8,91% 100,00%

Deputado Federal 36 3.655 23 1.865 599 6.178

0,23% 23,04% 0,15% 11,76% 3,78% 100,00%

Senador 119 3 36 14 172

0,00% 0,75% 0,02% 0,23% 0,09% 100,00%

Governador 1 114 36 15 166

0,01% 0,72% 0,00% 0,23% 0,09% 100,00%

Presidente 10 1 11

0,00% 0,06% 0,00% 0,00% 0,01% 100,00%

Total 106 12.407 79 7.753 2.043 22.388

0,67% 78,22% 0,50% 48,88% 12,88% 100,00%

Page 35: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

35

UF

Apt

os

Tota

lizad

os

Com

pare

cim

ento

Abs

ten

ções

Voto

s Vá

lidos

Bra

nco

sN

ulo

s

Tota

lTo

tal

% 1

Tota

l%

2To

tal

% 2

Tota

l%

2To

tal

% 2

AC 4

70.5

45

363

.570

77

,27%

106

.975

22

,73%

345

.821

95

,12%

3.8

18

1,10

% 1

3.93

1 3,

83%

AL 2

.033

.483

1

.583

.844

77

,89%

449

.639

22

,11%

1.3

94.0

79

88,0

2% 5

7.82

1 4,

15%

131

.944

8,

33%

AM 2

.028

.122

1

.621

.948

79

,97%

406

.174

20

,03%

1.5

25.1

74

94,0

3% 2

1.31

2 1,

40%

75.

462

4,65

%

AP 4

20.3

31

357

.792

85

,12%

62.

539

14,8

8% 3

40.7

40

95,2

3% 3

.630

1,

07%

13.

422

3,75

%

BA 9

.544

.368

7

.486

.735

78

,44%

2.0

57.6

33

21,5

6% 6

.687

.901

89

,33%

221

.801

3,

32%

577

.033

7,

71%

CE 5

.878

.066

4

.699

.435

79

,95%

1.1

78.6

31

20,0

5% 4

.198

.511

89

,34%

140

.365

3,

34%

360

.559

7,

67%

DF 1

.833

.942

1

.550

.765

84

,56%

283

.177

15

,44%

1.4

57.0

59

93,9

6% 3

3.67

4 2,

31%

60.

032

3,87

%

ES 2

.521

.991

2

.083

.045

82

,60%

438

.946

17

,40%

1.9

25.8

91

92,4

6% 6

2.56

9 3,

25%

94.

585

4,54

%

GO 4

.058

.912

3

.329

.636

82

,03%

729

.276

17

,97%

3.0

82.7

93

92,5

9% 8

4.85

8 2,

75%

161

.985

4,

86%

MA

4.3

20.7

48

3.2

85.1

00

76,0

3% 1

.035

.648

23

,97%

2.9

43.7

79

89,6

1% 6

7.82

7 2,

30%

273

.494

8,

33%

MG

14.

513.

934

11.

838.

442

81,5

7% 2

.675

.492

18

,43%

10.

785.

588

91,1

1% 4

18.4

68

3,88

% 6

34.3

86

5,36

%

MS

1.7

00.9

12

1.3

92.4

64

81,8

7% 3

08.4

48

18,1

3% 1

.301

.849

93

,49%

26.

786

2,06

% 6

3.82

9 4,

58%

MT

2.0

94.0

32

1.6

55.2

12

79,0

4% 4

38.8

20

20,9

6% 1

.536

.593

92

,83%

32.

728

2,13

% 8

5.89

1 5,

19%

PA 4

.763

.435

3

.754

.672

78

,82%

1.0

08.7

63

21,1

8% 3

.546

.584

94

,46%

66.

727

1,88

% 1

41.3

61

3,76

%

PB 2

.738

.313

2

.232

.261

81

,52%

506

.052

18

,48%

1.9

37.9

86

86,8

2% 8

0.52

8 4,

16%

213

.747

9,

58%

PE 6

.256

.213

5

.041

.936

80

,59%

1.2

14.2

77

19,4

1% 4

.451

.932

88

,30%

204

.176

4,

59%

385

.828

7,

65%

PI 2

.261

.862

1

.813

.324

80

,17%

448

.538

19

,83%

1.6

22.0

41

89,4

5% 3

6.38

0 2,

24%

154

.903

8,

54%

PR 7

.597

.999

6

.347

.623

83

,54%

1.2

50.3

76

16,4

6% 5

.935

.001

93

,50%

163

.486

2,

75%

249

.136

3,

92%

RJ 1

1.58

4.08

3 9

.572

.486

82

,63%

2.0

11.5

97

17,3

7% 8

.545

.075

89

,27%

368

.193

4,

31%

659

.218

6,

89%

RN 2

.245

.115

1

.877

.681

83

,63%

367

.434

16

,37%

1.6

35.1

63

87,0

8% 7

5.55

2 4,

62%

166

.966

8,

89%

RO 1

.078

.348

8

46.3

51

78,4

9% 2

31.9

97

21,5

1% 7

89.6

64

93,3

0% 1

6.53

3 2,

09%

40.

154

4,74

%

RR 2

71.5

96

233

.616

86

,02%

37.

980

13,9

8% 2

22.6

21

95,2

9% 2

.725

1,

22%

8.2

70

3,54

%

Det

alhe

s d

a A

pur

ação

– E

leiç

ões

2010

– 1

º Tu

rno

– Pr

esid

ente

Page 36: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

36

UF

Apt

os

Tota

lizad

os

Com

pare

cim

ento

Abs

ten

ções

Voto

s Vá

lidos

Bra

nco

sN

ulo

s

Tota

lTo

tal

% 1

Tota

l%

2To

tal

% 2

Tota

l%

2To

tal

% 2

RS 8

.107

.550

6

.902

.902

85

,14%

1.2

04.6

48

14,8

6% 6

.405

.761

92

,80%

266

.304

4,

16%

230

.837

3,

34%

SC 4

.536

.718

3

.900

.064

85

,97%

636

.654

14

,03%

3.6

23.1

29

92,9

0% 1

10.6

05

3,05

% 1

66.3

30

4,26

%

SE 1

.425

.334

1

.184

.869

83

,13%

240

.465

16

,87%

1.0

63.2

54

89,7

4% 4

3.05

4 4,

05%

78.

561

6,63

%

SP 3

0.28

9.72

3 2

5.31

0.26

7 83

,56%

4.9

79.4

56

16,4

4% 2

3.42

6.29

9 92

,56%

856

.433

3,

66%

1.0

27.5

35

4,06

%

TO 9

47.9

06

772

.644

81

,51%

175

.262

18

,49%

710

.864

92

,00%

9.9

51

1,40

% 5

1.82

9 6,

71%

VT 8

0.41

9 6

6.08

6 82

,18%

14.

333

17,8

2% 6

4.69

8 97

,90%

443

0,

68%

945

1,

43%

ZZ 2

00.0

43

88.

977

44,4

8% 1

11.0

66

55,5

2% 8

4.30

3 94

,75%

2.5

93

3,08

% 2

.081

2,

34%

Tota

l 1

35.8

04.0

43

111.

193.

747

81,8

8% 2

4.61

0.29

6 18

,12%

101

.590

.153

91

,36%

3.4

79.3

40

3,42

% 6

.124

.254

5,

51%

1 Em

rela

ção

ao to

tal d

e ap

tos t

otal

izad

os.

2 Em

rela

ção

ao c

ompa

reci

men

to.

Font

e: P

ágin

a de

est

atís

ticas

de

resu

ltado

s das

Ele

içõe

s 201

0 –

Con

sulta

em

17.

8.20

14.

Det

alhe

s d

a A

pur

ação

– E

leiç

ões

2010

– 1

º Tu

rno

– Pr

esid

ente

(con

tinu

ação

)

Page 37: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

37

Det

alhe

s d

a A

pur

ação

– E

leiç

ões

2010

– 2

º Tu

rno

– Pr

esid

ente

UF

Apt

os

Tota

lizad

os

Com

pare

cim

ento

Abs

ten

ções

Voto

s Vá

lidos

Bra

nco

sN

ulo

s

Tota

lTo

tal

% 1

Tota

l%

2To

tal

% 2

Tota

l%

2To

tal

% 2

AC 4

70.2

00

335

.883

71

,43%

134

.317

28

,57%

319

.735

95

,19%

3.5

63

1,11

% 1

2.58

5 3,

75%

AL 2

.033

.518

1

.496

.646

73

,60%

536

.872

26

,40%

1.3

74.6

04

91,8

5% 3

2.12

0 2,

34%

89.

922

6,01

%

AM 2

.028

.239

1

.484

.513

73

,19%

543

.726

26

,81%

1.4

16.9

40

95,4

5% 3

0.36

9 2,

14%

37.

204

2,51

%

AP 4

20.3

49

338

.553

80

,54%

81.

796

19,4

6% 3

17.0

04

93,6

3% 4

.443

1,

40%

17.

106

5,05

%

BA 9

.544

.691

7

.175

.205

75

,17%

2.3

69.4

86

24,8

3% 6

.685

.663

93

,18%

146

.826

2,

20%

342

.716

4,

78%

CE 5

.878

.192

4

.519

.588

76

,89%

1.3

58.6

04

23,1

1% 4

.251

.299

94

,06%

91.

042

2,14

% 1

77.2

47

3,92

%

DF 1

.834

.135

1

.479

.989

80

,69%

354

.146

19

,31%

1.3

41.9

73

90,6

7% 4

5.82

1 3,

41%

92.

195

6,23

%

ES 2

.522

.072

1

.994

.327

79

,07%

527

.745

20

,93%

1.8

79.4

69

94,2

4% 5

2.57

3 2,

80%

62.

285

3,12

%

GO 4

.059

.028

3

.158

.104

77

,80%

900

.924

22

,20%

2.9

36.5

46

92,9

8% 6

1.59

5 2,

10%

159

.963

5,

07%

MA

4.3

20.6

05

3.0

45.0

73

70,4

8% 1

.275

.532

29

,52%

2.9

00.5

95

95,2

6% 4

1.11

4 1,

42%

103

.364

3,

39%

MG

14.

514.

385

11.

469.

141

79,0

2% 3

.045

.244

20

,98%

10.

642.

419

92,7

9% 2

97.0

28

2,79

% 5

29.4

22

4,62

%

MS

1.7

00.9

79

1.2

90.4

33

75,8

6% 4

10.5

46

24,1

4% 1

.237

.588

95

,90%

19.

080

1,54

% 3

3.76

5 2,

62%

MT

2.0

94.1

05

1.5

48.4

59

73,9

4% 5

45.6

46

26,0

6% 1

.492

.652

96

,40%

20.

082

1,35

% 3

5.72

5 2,

31%

PA 4

.763

.571

3

.487

.580

73

,21%

1.2

75.9

91

26,7

9% 3

.367

.597

96

,56%

40.

412

1,20

% 7

9.57

1 2,

28%

PB 2

.738

.389

2

.217

.140

80

,97%

521

.249

19

,03%

1.9

97.3

10

90,0

8% 5

3.44

7 2,

68%

166

.383

7,

50%

PE 6

.256

.384

4

.882

.441

78

,04%

1.3

73.9

43

21,9

6% 4

.571

.188

93

,63%

133

.692

2,

92%

177

.561

3,

64%

PI 2

.261

.931

1

.744

.686

77

,13%

517

.245

22

,87%

1.5

89.4

72

91,1

0% 2

6.64

5 1,

68%

128

.569

7,

37%

PR 7

.598

.134

6

.106

.683

80

,37%

1.4

91.4

51

19,6

3% 5

.819

.302

95

,29%

112

.620

1,

94%

174

.761

2,

86%

RJ 1

1.58

4.43

5 9

.148

.177

78

,97%

2.4

36.2

58

21,0

3% 8

.157

.968

89

,18%

313

.497

3,

84%

676

.712

7,

40%

RN 2

.245

.174

1

.761

.265

78

,45%

483

.909

21

,55%

1.6

45.4

98

93,4

3% 4

0.63

9 2,

47%

75.

128

4,27

%

RO 1

.078

.402

8

01.9

52

74,3

6% 2

76.4

50

25,6

4% 7

32.8

73

91,3

9% 1

2.99

7 1,

77%

56.

082

6,99

%

Page 38: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

38

UF

Apt

os

Tota

lizad

os

Com

pare

cim

ento

Abs

ten

ções

Voto

s Vá

lidos

Bra

nco

sN

ulo

s

Tota

lTo

tal

% 1

Tota

l%

2To

tal

% 2

Tota

l%

2To

tal

% 2

RR 2

71.6

03

221

.679

81

,62%

49.

924

18,3

8% 2

13.1

76

96,1

6% 2

.507

1,

18%

5.9

96

2,70

%

RS 8

.107

.785

6

.671

.600

82

,29%

1.4

36.1

85

17,7

1% 6

.354

.968

95

,25%

148

.409

2,

34%

168

.223

2,

52%

SC 4

.536

.829

3

.770

.583

83

,11%

766

.246

16

,89%

3.5

86.3

61

95,1

1% 6

7.25

2 1,

88%

116

.970

3,

10%

SE 1

.425

.359

1

.130

.391

79

,31%

294

.968

20

,69%

1.0

62.1

42

93,9

6% 2

3.78

7 2,

24%

44.

462

3,93

%

SP 3

0.29

0.44

3 2

4.48

8.82

9 80

,85%

5.8

01.6

14

19,1

5% 2

2.77

0.93

0 92

,98%

618

.538

2,

72%

1.0

99.3

61

4,49

%

TO 9

47.9

28

696

.563

73

,48%

251

.365

26

,52%

664

.585

95

,41%

9.4

55

1,42

% 2

2.52

3 3,

23%

VT 7

6.45

8 5

5.14

0 72

,12%

21.

318

27,8

8% 5

3.03

5 96

,18%

731

1,

38%

1.3

74

2,49

%

ZZ 2

00.0

43

85.

591

42,7

9% 1

14.4

52

57,2

1% 8

1.02

5 94

,67%

2.3

13

2,85

% 2

.253

2,

63%

Tota

l 1

35.8

03.3

66

106

.606

.214

78

,50%

29.

197.

152

21,5

0% 9

9.46

3.91

7 93

,30%

2.4

52.5

97

2,47

%4.

689.

428

4,40

%

1 Em

rela

ção

ao to

tal d

e ap

tos t

otal

izad

os.

2 Em

rela

ção

ao c

ompa

reci

men

to.

Font

e: P

ágin

a de

est

atís

ticas

de

resu

ltado

s das

Ele

içõe

s 201

0 –

Con

sulta

em

17.

8.20

14.

Det

alhe

s d

a A

pur

ação

– E

leiç

ões

2010

– 2

º Tu

rno

– Pr

esid

ente

(con

tinu

ação

)

Page 39: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

39

Quantitativo de Mesários Convocados/Voluntários por UFUF 2010 2014

Voluntários Convocados Total % Voluntários Voluntários Convocados Total % Voluntários

AC 522 7.365 7.887 6,62% 3.281 3.983 7.264 45,17%

AL 1.993 22.412 24.405 8,17% 7.549 36.039 43.588 17,32%

AM 1.385 14.761 16.146 8,58% 12.247 15.745 27.992 43,75%

AP 392 4.627 5.019 7,81% 5.940 2.598 8.538 69,57%

BA 16.209 127.421 143.630 11,29% 30.790 58.520 89.310 34,48%

CE 36.162 75.361 111.523 32,43% 145.144 6.878 152.022 95,48%

DF 17.749 24.274 42.023 42,24% 27.631 9.085 36.716 75,26%

ES 2.850 33.400 36.250 7,86% 21.668 12.010 33.678 64,34%

GO 18.988 48.916 67.904 27,96% 42.599 52.197 94.796 44,94%

MA 4.108 58.884 62.992 6,52% 11.904 16.464 28.368 41,96%

MG 108.000 180.950 288.950 37,38% 257.897 77.382 335.279 76,92%

MS 2.000 21.079 23.079 8,67% 34.934 10.519 45.453 76,86%

MT * 27.300 27.300 * 10.790 14.557 25.347 42,57%

PA 6.817 55.906 62.723 10,87% 17.485 12.785 30.270 57,76%

PB 200 44.022 44.222 0,45% 38.063 19.350 57.413 66,30%

PE 7.961 90.859 98.820 8,06% 33.498 51.203 84.701 39,55%

PI 4.931 26.205 31.136 15,84% 10.252 9.381 19.633 52,22%

PR 6.305 111.013 117.318 5,37% 64.513 77.439 141.952 45,45%

RJ 34.218 120.985 155.203 22,05% 68.210 147.283 215.493 31,65%

RN 3.139 28.497 31.636 9,92% 22.167 15.909 38.076 58,22%

RO 3.960 13.259 17.219 23,00% 12.299 7.472 19.771 62,21%

RR 522 2.932 3.454 15,11% 4.358 1.851 6.209 70,19%

RS 74.498 107.853 182.351 40,85% 90.442 78.024 168.466 53,69%

SC 25.127 56.500 81.627 30,78% 29.200 21.771 50.971 57,29%

SE 2.767 21.058 23.825 11,61% 11.712 11.051 22.763 51,45%

SP 20.536 438.569 459.105 4,47% 338.739 297.228 635.967 53,26%

TO 3.384 14.259 17.643 19,18% 8.733 4.219 12.952 67,43%

Total 404.723 1.778.667 2.183.390 18,54% 1.362.045 1.070.943 2.432.988 55,98%

* Quantitativo não informado.

Fonte: 2010 – SGP/TSE;

2014 – Consulta ao cadastro eleitoral, dados passíveis de alterações.

Page 40: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

40

Força Federal – Localidades

O Tribunal Superior Eleitoral, aprovando pedido apresentado pelos tri-bunais regionais eleitorais, solicita ao Ministério da Defesa a atuação das Forças Armadas para a garantia do livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

Código Eleitoral, art. 23, XIV, e Resolução-TSE nº 21.843/2004.

UF 2010 2012 2014

AC - - -

AL 21 7 -

AM 31 35 -

AP 2 2 -

BA - - -

CE - - -

DF - - -

ES - - -

GO - - -

MA 12 32 10

MG - - -

MS - - -

MT - - -

PA 188 75 56

PB 7 3 -

PE - - -

PI 79 86 66

PR - - -

RJ - 8 -

RN - 119 37

RO 20 - -

RR - - -

RS - - -

SC - - -

SE - 25 -

SP - - -

TO 19 9 3

Total 379 401 172

Page 41: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

41

Apoio Logístico – Localidades

As Forças Armadas auxiliam a Justiça Eleitoral, por ocasião das eleições, no transporte de materiais e pessoas nas localidades consideradas de difícil acesso.

UF 2008 2010 2012 2014

AC 32 40 40 42

AL - - - -

AM - - - 6

AP 9 3 5 5

BA - - - -

CE - - - -

DF - - - -

ES - - - -

GO 11 - - -

MA 9 15 - -

MG - - - -

MS 4 11 4 4

MT - - - -

PA 10 15 - -

PB - - - -

PE 1 1 - -

PI - - - -

PR - - - -

RJ 1 - - -

RN - - - -

RO 2 3 - -

RR 44 28 27 6

RS 10 8 - -

SC 1 1 - -

SE 1 - - -

SP - - - -

TO - 3 - -

Total 135 128 76 63

Page 42: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

42

Quantitativo de Urnas EletrônicasPleito Quantitativo de Urnas

2002 406.547

2004 402.728

2005* 368.040

2006 432.630

2008 474.693

2010** 483.025

2012** 505.000

2014 532.705

* Referendo.

** Estimativa SESPE/CLOGI/STI/TSE.

0

100.000

200.000

300.000

400.000

500.000

600.000

2002 2004 2005* 2006 2008 2010** 2012** 2014

Quantitativo de Urnas

Page 43: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

43

Sistema Breve descrição

ADH – Ajuste de Data e Hora É responsável por atualizar a data e hora da urna.

ATUE – AutotesteÉ responsável por executar testes para validar o funcionamento das

urnas antes do dia da eleição.

CAND – Sistema de Candidaturas Registra e acompanha os pedidos de registro de candidaturas.

CANDex – Sistema de Candidaturas – Módulo

externo

Permite o cadastramento de pedidos de registro de partidos,

coligações e candidatos.

CFE – Confi gurador de eleiçõesPermite o cadastramento do processo eleitoral, dos pleitos, das

eleições e das informações relevantes à eleição.

Dia-E Permite o registro das ocorrências detectadas no dia da eleição.

DivCANDPermite a divulgação dos dados de registro de candidaturas dos

candidatos.

Divulga – Sistema de Divulgação Divulga o resultado da eleição à medida que é totalizado.

DivulgaCANDDivulga, na Internet, os dados dos candidatos que tiveram seus

registros requeridos perante os regionais e o TSE.

ELO

Integra todos os aplicativos relacionados ao cadastro eleitoral,

como o alistamento eleitoral, a revisão de eleitorado, a coleta de

biometria dos eleitores, o registro da perda e da suspensão de

direitos políticos, a fi liação partidária, a agregação de seções, a

habilitação do eleitor para o voto em trânsito, entre outros.

FBR – Flash Backup RestoreÉ responsável pela verifi cação da integridade, da cópia e da restau-

ração de fl ashes cards.

GAP – Gerenciador de AplicativosÉ responsável por coordenar e gerenciar a execução correta e na

ordem prevista dos software de urna.

Gedai-UE – Gerenciador de Dados, Aplicativos e

Interface da Urna Eletrônica

Fornece às equipes dos cartórios eleitorais ou dos TREs o suporte de

software necessário à carga das urnas eletrônicas, gerenciando, em

especial, as mídias das urnas (fl ashes de carga, de votação e memó-

ria de resultado) e o recebimento e envio das correspondências.

HE – Horário EleitoralDistribui o tempo entre os partidos e as coligações para o horário da

propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

HotplugUE É responsável pela identifi cação e a associação de portas USB aos

seus respectivos dispositivos.

HSF – Hot Swap FlashFornece o serviço de leitura e escrita de dados em mídias compact

fl ash.

Init

Fornece os serviços de baixo nível, bem como os que requerem um

maior grau de segurança (superusuário), aos demais aplicativos da

urna eletrônica.

LibConversorLog – Biblioteca de conversão

de log

É uma biblioteca responsável por traduzir um arquivo binário de log

da urna eletrônica (EU) em eventos textuais. Produto utilizado pela

Seção de Processamento de Eleições I (Sepel 1) para fornecimento

de informações para construção do Business Inteligence (BI) de urna

pela Seção de Administração de Dados (Sead).

Sistemas Eleitorais

Page 44: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

44

Sistema Breve descrição

LIBSGVFÉ uma biblioteca responsável pela interface entre aplicativos e

biblioteca de assinatura digital, atualmente fornecida pelo CEPESC.

LogDÉ responsável por gerenciar o registro de eventos dos softwares de

urna.

Visualizador de log Exibe o log de urnas eletrônicas em máquinas desktop.

MSD – Master Secure DeviceÉ responsável pela comunicação segura entre o hardware de segu-

rança e as aplicações nas urnas eletrônicas de 2009 e posteriores.

Odin – Sistema de Autenticação e Autorização

da Justiça Eleitoral

É um software desenvolvido com a fi nalidade de integrar e geren-

ciar a autenticação e a autorização dos sistemas da Justiça Eleitoral.

PesqEle Cadastra as intenções de pesquisas eleitorais.

Preparação

Prepara os dados para o sistema de gerenciamento, possibilitando

a totalização de resultados, além de permitir o monitoramento das

tabelas de correspondência da urna eletrônica.

RED – Recuperador de Dados É responsável por extrair os arquivos de resultado da urna.

SA – Sistema de Apuração

Permite a apuração de cédulas convencionais com a utilização da

urna, e também de regerar mídias de resultado, a partir de um

boletim de urna.

SAVD – Software de Autenticação e Verifi caçãoAtende solicitações de verifi cação ou autenticação de assinaturas

requisitadas pelos outros aplicativos de urna.

SAVP Sorteio – Sistema de Apoio à Votação

Paralela (Sorteio)

SAVP Votação – Sistema de Apoio à Votação

Paralela (Votação)

Auxiliam nos procedimentos para a realização da votação paralela,

que é a reprodução de uma votação em urna a qual seria utilizada

na eleição, no mesmo dia e horário, com dados ofi ciais, com cédulas

previamente preenchidas. As ações são fi scalizadas e gravadas,

com o objetivo de verifi car os resultados apurados. O SAVP Sorteio

auxilia no sorteio das seções que serão auditadas na cerimônia

de votação paralela, enquanto o SAVP Votação simula os votos

realizados nas seções (urnas) sorteadas para a votação paralela

para posterior comparação com o boletim de urna.

SCaue - Software de Certifi cação e Autenticação

da UE

Permite inserção e autenticação dos certifi cados de segurança nas

urnas com hardware de segurança (UEs 2009 e posteriores).

SCK – Secure Ciphered KeyboardPermite comunicação entre aplicações e o terminal do eleitor nas

urnas eletrônicas 2009 e posteriores.

SCUE – Software de Carga da Urna EletrônicaPrepara e instala o sistema operacional, software e dados de eleição

nas urnas.

Sico – Sistema de Informações de Contas

Eleitorais

Permite o cadastramento do julgamento das contas eleitorais dos

candidatos e dos partidos.

Gerenciamento Totaliza o resultado das eleições e gerencia esse processo.

TransportadorLê e transmite as memórias de resultado gravadas pela urna no dia

da eleição para a totalização.

Sistemas Eleitorais (continuação)

Page 45: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

45

Sistema Breve descrição

SJE – Sistema de Justifi cativa EleitoralÉ responsável por coletar os títulos de eleitores que estavam

ausentes do domicílio eleitoral no dia da eleição.

SMT – Secure Micro TerminalPermite comunicação entre aplicações e o terminal do mesário nas

urnas eletrônicas de 2009 e posteriores.

SPCE I – Sistema de Prestação de Contas –

Fase I

Permite o cadastramento das prestações de contas de candidatos,

partidos e comitês fi nanceiros.

SPCE Web – Sistema de Prestação de Contas

(Portal)

Recepciona e julga o registro dos comitês fi nanceiros dos partidos e

a prestação de contas de candidatos, partidos e comitês; possibilita

o cadastramento voluntário de doações/fornecimento de serviços

para candidatos durante a campanha; possibilita o cadastramento

de eventos para fi scalização; permite consulta às prestações

de contas entregues e ao CNPJ atribuído; permite a análise das

prestações entregues.

SRCF – Sistema de Registro de Comitês

Financeiros

Registra o comitê fi nanceiro dos partidos políticos.

STE – Sistema de Testes ExaustivosPermite exercitar os componentes da urna, diagnosticando

possíveis defeitos.

VAD – Verifi cador de Assinatura DigitalVerifi ca a autenticidade dos programas de auditoria desenvolvidos

pelas instituições (partidos, OAB, MPE).

VAP – Verifi cador de Autenticação de

Programas

Verifi ca a autenticidade dos programas instalados nos microcompu-

tadores da Justiça Eleitoral.

Vota – Software de Votação Permite coletar e totalizar os votos de uma seção eleitoral.

Simulador de VotaçãoÉ disponibilizado na Internet para simular uma votação na urna

eletrônica. Utilizado para treinamento de eleitores.

VPP – Verifi cador Pré e Pós-Eleição

Permite auditoria em urnas; ele imprime os hashes dos arquivos da

fl ashes, permite simular a votação para fi ns de auditoria, visualiza

as informações de cada candidato, visualiza o log, imprime boletim

de urna, boletim de justifi cativa e registro digital do voto.

VVFoto – Visualizador e Verifi cador de Fotosapresenta e permite a validação das informações de candidatos na

urna antes do dia da eleição.

RecArquivosRecepciona os arquivos de urna transmitidos pelo transportador e

grava os dados para totalização.

InfoArquivosProvê dados ao transportador para acompanhamento da transmis-

são de arquivos.

DivWebDivulga o resultado da eleição à medida que é totalizado por meio

da Web.

BU na Web Divulga o resultado individual de cada seção eleitoral.

Monitor de fi las Monitora e gerencia o RecArquivos.

Simulador de Eleições Gera dados de urna simulados para testes da totalização.

Sistemas Eleitorais (continuação)

Page 46: INFORMAÇÕES ELEIÇÕES 2014 - Tribunal Superior Eleitoral · do título eleitoral ou por outros procedimentos previstos em lei. 3. Rede de comunicação de dados ... O Repositório

Informações e Dados Estatísticos sobre as Eleições 2014

46

Sistema Breve descrição

WebArqUrnaDisponibiliza para download os arquivos de urna recebidos pelo

RecArquivos.

TransportadorDivGera e transmite os arquivos de resultados para alimentar a

divulgação.

SIS – Subsistema de Instalação e Segurança

Provê segurança na instalação e na utilização dos sistemas eleito-

rais, permitindo o devido acesso, a fi m de garantir a integridade, a

disponibilidade e a confi abilidade da informação.

Candidaturas – MobilePermite ao usuário consultar os dados de candidatos e assinalar

seus favoritos.

Onde votar ou justifi car – MobilePermite ao eleitor verifi car os locais de votação ou de justifi cativa

eleitoral.

Apuração 2014 – MobilePermite ao usuário consultar os resultados das eleições durante a

totalização dos votos.

Sistemas Eleitorais (continuação)