Informacoes Sobre Pneus

download Informacoes Sobre Pneus

of 14

  • date post

    07-Jul-2018
  • Category

    Documents

  • view

    221
  • download

    1

Embed Size (px)

Transcript of Informacoes Sobre Pneus

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    1/14

    INFORMAÇÃO TÉCNICA DE PNEUS

    Como saber a idade do pneu? ua! " o ano de #abri$a%&o do meu pneu? Como !er oDOT?

    Para saber a idade o data de fabricação do seu pneu

    você tem que ler o código DOT que vem estampadono seu pneu. DOT = Department of Transportation,informa que o pneu est conforme os regulamentosDOT dos !stados "nidos. O código começa com asletras DOT seguido por duas letras o n#mero querepresenta a fbrica onde foi produ$ido. Depois atrês ou quatro n#meros dependendo de quando foiprodu$ido%

    Pneus produ$idos depois do ano &''' tem um DOT de quatro n#meros, os primeiros doisn#meros são a semana (lembre)se que * +& semanas em um ano em que foi produ$idoe os #ltimos dois são o ano.

    E'emp!o( DOT A) *++*

    -' a semana -' do ano.'- o ano &''-.

    Pneus antes do ano &''' so tem / d0gito para o ano.

    E'emp!o( DOT A) ,-.

    /1 a semana /1 do ano.2 o ano de /332

    O /ue " Tread? onde #i$a o 0read do pneu?

    O tread do pneu a parte de fora do pneu que se desgasta com o tempo. 4ada modelo emarca de pneu têm um estilo diferente de tread dependendo no propósito do pneu. 5bai6o* uma foto do tread de um pneu para carro de passeio.

    Como saber se meu pneu " sim"0ri$o ou assim"0ri$o?

    Para saber saber se o pneu possui desen*osimtrico ou assimtrico, fcil, basta criar umalin*a imaginria no meio da banda de rodagem, seo pneu for simtrico o desen*o ser igual nos doislados da lin*a imaginria, por sua ve$, se odesen*o não for igual, o pneu ser assimtrico.

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    2/14

    Como saber aonde #oi produ1ido o meu pneu? Pa2s de #abri$a%&o?!m todos os pneus preciso constar o pa0s onde foi produ$ido. 7os pneus importados,normalmente os dados estão em inglês. "m pneu fabricado no 8apão% 9ade in 8apan, sefoi fabricado na 4oria o :ul% 9ade in :out* ;orea.

    Como !er a medida de um pneu? 5 medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste de largura/-

    /+ a largura do pneu.' significa que a altura da parede do pneu e '? da largura, então a altura seria /&&.+/- o [email protected] do pneu, neste caso /- polegadas.> significa que o pneu radial

    O /ue " o n3mero do Tread4ear?

    !ste n#mero pode variar de A' a '', quanto maior o n#mero, mais o pneu ir render. Por e6emplo, um pneu TreadBear 1'' deveria render duas ve$es mais que um pneu comTreadBear &''. !ste n#mero indica quanto seu pneu dura em pistas de testes dogoverno. 8 que ao dirigir sua velocidade não estvel, e o tipo de pista difere com aspistas do governo, esse n#mero não ser e6ato. 9as você pode ter certe$a que quanto

    maior o n#mero do TreadBear o mais vai render o pneu.

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    3/14

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    4/14

    Como !er medidas $om 7)8 na medida? O /ue si5ni#i$a o 7)8 na medida do pneu? É

    em po!e5adas?:im, estas medidas estão em polegadas.

    E'emp!o(-/6/'.+>/+

    -/ o [email protected] total do pneu,/'.+ a largura do tread do pneu,>/+ o [email protected] da roda.

    ua! " a 9e!o$idade m:'ima do meu pneu? Como saber a 9e!o$idade m:'ima domeu pneu? Como !er as !e0ras de 9e!o$idade no meu pneu?

    Para encontrar a velocidade m6ima quevocê pode dirigir com seu pneu veGa a tabelade códigos abai6o. Hocê encontrar umadestas letras estampada no seu pneu depoisda medida. !6emplo% :P :port 9a66 /''I Ie a letra que designa a velocidade do pneu,neste caso I representam -'' Jm

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    5/14

    ua! " o peso m:'imo /ue posso por no meu pneu? ;ndi$e de peso por pneu?

    Como !er 2ndi$e de peso?

    Para saber o peso m6imo que você pode por noseu pneu veGa a tabela de códigos em bai6o. Hocê

    encontrar um destes n#meros estampados no seupneu depois da medida.

    E'emp!o( S ,,> o n#meroque designa o peso m6imo por pneu, neste caso//& representa //&'Jg. Sis0ema au0om:0i$o de2ndi$e de peso.

    [email protected]  1.120 

      325  ,   615  ,,*   1.150 

    +   335  >   630  ,,-   1.180 

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    6/14

    ,   345  *   650  ,,B   1.215 

    >   355  -   670  ,,   1.250 

    *   365  B   690  ,,   1.285 

    -   375    710  ,,.   1.320 

    B   387    730  ,,   1.360 

      400  .   750  ,>+   1.400 

      412    775  ,>,   1.450 

    .   425  ,++   800  ,>>   1.500 

      437  ,+,   825  ,>*   1.550 

    .+   450  ,+>   850  ,>-   1.600 

    .,   462  ,+*   875  ,>B   1.650 

    Como saber se o pneu 9em $om !e0ras bran$as ou parede bran$a? Es0ou no si0e do

    #abri$an0e $omo sei se a medida do pneu /ue /uero 0em !e0ras bran$as?7a lista de medidas do fabricante vai aparecer as pró6imas letras, veGa o que cada umsignifica%

    Pneu $om e0ras 6ran$asOG( Outlined K*ite LettersRG( >aised K*ite LettersROG( >aised Outlined K*ite LettesORG( Outline >aised K*ite LettersGO( Outlined K*ite Letters

    Pneus $om e0ras Pre0asR6( >aised ElacJ LettersO6( Outlined ElacJ Letters6( ElacJ Letters

    Pneu $om Parede 6ran$aGSG( K*ite :ide Kall

    Pneu $om Parede Pre0a6SG( ElacJ :ide Kall

    uais ma0"rias primas s&o u0i!i1adas em um pneu?) Eorrac*a 7atural, ou poliisopreno a base utili$ada nos pneus tornando elastMmero) !stireno)butadieno co)pol0mero (:E> uma borrac*a sinttica que muitas ve$essubstitu0da por borrac*a natural, em parte baseado no comparativo dos custos dematrias)primas.

    ) Polibutadieno usado em combinação com outras borrac*as devido a suaspropriedades de por acumular bai6o calor.

    ) Eorrac*a alobutNl utili$ado para o revestimento interior dos pneus tubeless devido

    sua bai6a permeabilidade de ar. Os *alogneos fornecem um v0nculo com a carcaça quesão essencialmente compostos de borrac*a natural. Eromobutilo superior ao clorobutilo,mas mais caro.

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    7/14

    ) 4arbon ElacJ constitui uma percentagem elevada dos compostos da borrac*a. Fsto dreforço e resistência abrasão.

    ) :0lica, utili$ada em conGunto com 4arbon ElacJ em pneus alta performance como umreforço de acumulação de bai6a calor.

    ) !n6ofre Gunta as molculas da borrac*a no processo de vulcani$ação.

    ) 5ccelerators são compostos [email protected] comple6os que acelerem a vulcani$ação.

    ) 5tivadores assistem a vulcani$ação. O principal deles o ó6ido de $inco.

    ) Os antio6idantes e flancos anti$onantes evitam rac*aduras devido ação da lu$ solar edo o$Mnio.

    ) Tecido de tê6til reforça a carcaça do pneu

    uan0os anos duram um pneu? Durabi!idade do pneu? ua! e a 9ida de um pneu?!sta uma pergunta muito dif0cil de responder por que depende de muitas variveis comoa marca, modelo, medida, especialmente a condição da pista e o terreno. 5s pistas noErasil não são muito boas levando aos pneus durarem menos que em pa0ses como!stados "nidos e pa0ses da !uropa.

    uan0os anos de 5aran0ia 0Hm um pneu?O tempo de garantia de um pneu depende muito da marca, modelo e medida. Para saber quanto tempo de garantia têm o pneu espec0fico que você est comprando por favor verifique na loGa em que você estiver comprando. 7o entanto, a garantia depende muitode caso a caso.

    ua! s&o os maiores peri5os a um pneu? Si0ua%es a e9i0ar? Prob!emas $omuns aum pneu? A0" /ue pon0o " se5uro usar um pneu?

    SubJin#!a%&o:ub)inflação fa$ que um pneu se desgaste mais na parte de fora do tread, dei6ando area central do tread muito menos desgastado.

    E'$esso de In#!a%&o!6cesso de inflação no pneu resulta na rea central do tread sendo forçado em contato

    com a estrada causando desgaste rpido no centro e ombros do tread.Os Erros de A!inKamen0o"m e6emplo t0pico do desgaste provocado por o erro de alin*amento na roda da frente um desgaste progressivo a partir de um lado. O desgaste pode ser sentido por passar amão em cima do tread da roda.

    Fim de Lida"m pneu atingiu o final da vida depois de c*egar ao padrão m0nimo legal de profundidadede /,A mil0metros. O pneu ainda pode ser usado mais não e seguro us)lo.

    Tra9a5em de Emer5Hn$ia"ma manobra de travagem de emergência pode causar que os pneus se desgastemrapidamente atravs do revestimento causando a perda de ar de dentro do pneu.

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    8/14

    Peda%osObGetos afiados podem causar danos considerveis tornando um pneu avariado e podecausar que e6plodão em velocidades mais rpidas.

    Danos de Impa$0o !sse dano causado por um impacto para o flanco. O boGo ou ovoindica a locali$ação do dano.

    O /ue si5ni#i$a TT?TT significa Tube TNpe, que indica que o pneu usa uma [email protected] de ar por dentro do pneu.7ormalmente quando um pneu TT as palavras Tube TNpe vem estampado no pneu.oGe em dia * poucos pneus sendo produ$idos com a tecnologia TT G que umatecnologia antiga que a sido substitu0da com ou TL.

    O /ue si5ni#i$a T?TL significa Tubeless, que significa que o pneu não usa uma [email protected] de ar por dentro.Quando o pneu do tipo TL as palavras Tubeless vem estampado no pneu.

    O /ue si5ni#i$a as !e0ras P T ST T na medida do pneu?!stas letras no pneu são parte do código internacional de classificação do pneu mas sãoopcionais então nem sempre aparecer estampado no pneu.

    P( Fndica que e para carro de passeio (Passenger 4ar.T( Fndica que e para camioneta (Lig*t TrucJ.ST( Fndica que e para Trailer especial (:pecial Trailer.T( Fndica que e para uso temporrio, pneu de emergência.

    É $omum meu pneu #a1er baru!Ko? Por /ue meu pneu #a1 baru!Ko?:im. O barul*o causado pelo seu pneu depende muito da pista e do desen*o da banda derodagem. 4ada desen*o de pneu fa$ uma quantidade de barul*o diferente.

    É $omum meu pneu 9ibrar? Por /ue meu pneu 9ibra?7ão. :e seu pneu vibrar pode ser que não est calibrado corretamente e dever ser levadoa um [email protected] especiali$ado para tê)los calibrado.

    É impor0an0e a!inKar meu pneu? Por /ue a!inKar meu pneu?Pneus desequilibrados causam vibraçRes no pneu e podem causar que os pneus sedesgastem mais rpido e que ten*am uma vida mais curta. Tambm pode causar danos asuspensão do ve0culo. C importante que os pneus seGam alin*ado quando primeiro

    montado na roda do carro o quando *aver um reparo o trocou de roda no carro.

    Como en$on0rar a press&o de ar do pneu Ca!ibra5em?

    CAI6RA

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    9/14

    aro, verifique qual aro seu carro tem para não colocar a pressão errada, veGa a foto decomo pode ser e6ibido a pressão do carro.

     5lgumas etiquetas de calibragem at especificam a marca e modelo de pneu que veiooriginal no ve0culo. Fmportante informar que você não precisa manter a mesma marca emodelo que veio original, no entanto ideal manter a mesma medida, 0ndice de peso evelocidade (e6. &'+< ++ >/A 3/H.

    4asa não for claro, vamos analisar a calibragem especificada.

    &./< -'

    &./ a calibragem em E5>, sistema mais comum na !uropa. -' em P:F (sistemapredominante no Erasil qual equivale a &./.

    três principais sistemas de especificar a calibragem, P:F, E5> e JP5. :egue emordem de mais comum.

    P:F ) Pound Per :quare Fnc* (Fnglês

    E5> ) (Fnglês

    JPa ) Pascal (:F U :istema Fnternacional

    P:F a unidade mais comum em ve0culos e maquinas que calibram o pneus G que umaunidade mais fcil. !6emplo, maioria dos ve0culos usam -' psi nos pneus. :e isso fosseespecificado em E5> seria &,/ ou em JPa seria &'. 5credito que -' psi mais fcil.

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    10/14

    4aso o manual do seu veiculo veio especificado em JPa ou E5> e você precisa converter para P:F

    Como saber se meu pneu " dire$iona!? : uma dire%&o espe$2#i$a para mon0ar meupneu na roda?Depende do tread do pneu. HeGa os tipos de tread. Pneus com tread assimtrico não tem

    um direção espec0fica então podem ser montados apontando para qualquer direção.Pneus simtricos e unidirecionais só podem ser montados apontando para uma direção Gque o Geito que o tread foi desen*ado para mel*or performance. 5bai6o * uma foto deum pneu direcional.

    Como saber se meu pneu " dire$iona!? : uma dire%&o espe$2#i$a para mon0ar meupneu na roda?

    Depende do tread do pneu. HeGa os tipos detread. Pneus com tread assimtrico não temum direção espec0fica então podem ser montados apontando para qualquer direção.Pneus simtricos e unidirecionais só podemser montados apontando para uma direção Gque o Geito que o tread foi desen*ado paramel*or performance. 5bai6o * uma foto deum pneu direcional.

    Pneus que só podem ser usados em um direção normalmente vem com uma flec*aestampada no pneu com a direção em que tem que rodar.

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    11/14

    Por /ue um pneu !iso " peri5oso?

    Pneus lisos têm menos tread e um menor canal por onde gua e ar podem passar enquanto o pneu est girando. :em o tread, o pneu torna)se mais perigoso em diasc*uvosos ou quando a pista estiver mol*ada e o motorista estiver em alta velocidade,ocorrer que o pneu não ir conseguir dispersar tão rapidamente a gua embai6o dopneu. Quando isso acontece ele ir parar de ter contato f0sico com a pista, escorregandona gua (em um caso como esse, diminua sua velocidade gradualmente e 7VO freie ocarro.

    Como saber se es0: na Kora de 0ro$ar meu pneu? ue 0es0e posso #a1er para 9er semeu pneu es0: mui0o !iso?Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos pneus G vêm com um indicador devida, agora, se o usurio ir prestar atenção ou não, outra *istória. HeGa a imagemabai6o para entender a e6pliacação. 5 maioria dos penus *oGe vêm com uma barin*a bemno centro, quando o tread do pneu c*egar ao mesmo n0vel que a barra, *ora de trocar seu pneu. !sta barra indica quando seu pneu pra de ser seguro.

    Pon0o amare!o no pneu? O /ue si5ni#i$a o pon0o amare!o no pneu? Mar$a de peso?Pelo incr0vel que pareça pneus não são fabricados perfeitamente. 7ormalmente vocêencontra um ponto amarelo no seu pneu, este e o ponto mais fino no pneu (rea commenos peso. Fsto e importante quando montando o pneu na roda.

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    12/14

    Pon0o 9erme!Ko no pneu? O /uesi5ni#i$a o pon0o 9erme!Ko no pneu?Mar$a de uni#ormidade?

    4omo e6plicado anteriormente, pneusnão são fabricados perfeitamente por isso bem provvel que você encontrar um ponto vermel*o no seu pneu. !ste o ponto mais alto no seu pneu. Fsto especialmente importante quandomontando o pneu na roda.

     

    É 9erdade /ue pneus sQ 0Hm !e0ras bran$as em um !ado do pneu?

    :im, pneus que têm letras brancas só as possuem de um lado (parede, assim, dando apossibilidade de escol*a ao usurio em não usar as letras brancas se ele não quiser. 8que e6istem pessoas que acreditam que letras brancas não dão uma aparência muitoprofissional, elas têm a opção de troc)lo de lado, algo que não custar muito para fa$er em qualquer borrac*aria.

    Por /ue K: pH!os no meu pneu no9o? Is0o " de#ei0o de #:bri$a?Os pêlos não são sinal de defeito mas a prova de um pneu novo. 5lguns pneus fabricadossaem com estes pêlos do molde mas muitas marcas raspam os pêlos antes de vender opneu ao cliente. !ste pêlo causado por o e6cesso de borrac*a que escorre do moldequando o pneu fabricado.

     

    Como saber se meu pneu #oi $er0i#i$ado pe!o Ime0ro? ua! " a es0ampa do Ime0ro nopneu?Para saber se seu pneu foi aprovado pelo Fmetro (Fnstituto 7acional de 9etrologia,7ormali$ação e Qualidade Fndustrial procure um logo parecido ao da foto. Do lado dologo da Fmetro * um código espec0fico a cada empresa de pneu. Todo pneu vendido noErasil tem que ter a estampa do Fmetro, se não tiver, o pneu não foi aprovado para uso no

    Erasil.

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    13/14

     

    Como saber se meu pneu " 0ube!ess n&o usa $mara da ar?Quase todos os pneus *oGe em dia são tubeless (não usam [email protected] da ar mas se vocêquer ter certe$a procure a palavra STubeless estampada no seu pneu, veGa a foto abai6opara saber o que procurar.

     

    O /ue si5ni#i$a o $Qdi5o /ue $ome%a $om E ou e no pneu? Como saber se meupneu #oi $er0i#i$ado para o mer$ado Europeu?

     

  • 8/19/2019 Informacoes Sobre Pneus

    14/14

    Desde de /33 todos os pneus usados na !uropa têm que ter o código !)marJ. :e nocódigo aparecer um e em min#sculo, significa que o pneu foi certificado para comparecer com as dimensRes, performance e marcação requerido pelo Directive 3&

     

    Fon0e% BBB.pneusfacil.com.br