INFORMAÇÕES ADICIONAIS MAN DIRECTIVAS DE ESTRUTURAS … · 2018. 12. 17. · Sim Sim Alteração...

9
INFORMAÇÕES ADICIONAIS MAN DIRECTIVAS DE ESTRUTURAS TRUCK

Transcript of INFORMAÇÕES ADICIONAIS MAN DIRECTIVAS DE ESTRUTURAS … · 2018. 12. 17. · Sim Sim Alteração...

  • INFORMAÇÕES ADICIONAIS MAN DIRECTIVAS DE ESTRUTURAS TRUCK

  • Esta informação adicional é publicada de forma diferente dos ciclos de actualização regulares, se houver alterações importantes nas directivas. Com a próxima atualização, os capítulos aqui em questão serão transferidos para os livretos principais.

    CONTEÚDO

    III. Chassis

    5.5 Depósitos de combustível

    8.4 Consumíveis adicionais

  • MAN Directivas de Estrutura TGL/TGM/TGS/TGX

    III. Chassis

    Desde que esteja disponível espaço suficiente, é possível deslocar os depósitos de combustível e montar depósitos de combustível adicionais. Com volumes maiores, a carga sobre os eixos deve ser o mais uniforme possível (consulte o capítulo III - Chassis, subcapítulo 2.2.7 - Diferença da carga sobre os eixos).

    Se o formato do depósito for alterado, o sensor de nível de enchimento do depósito deve ser substituído e, em determinadas situações, o veículo deve ser parametrizado novamente por uma oficina de serviço MAN.

    Para este efeito, deve ser consultada a seguinte tabela:

    Formato

    do depósito

    ANTIGO

    Formato

    do depósito

    NOVO

    Substituir sensor

    do depósito?

    Parametrização

    necessáriaObservação:

    Sim Sim Alteração do diâmetro

    Sim Sim Alteração do diâmetro

    Sim NãoAlteração do nível de

    enchimento

    Sim NãoAlteração do nível de

    enchimento

    Sim NãoAlteração do nível de

    enchimento

    Sim NãoAlteração do nível de

    enchimento

    Nein NãoSem alteração do nível de

    enchimento

  • MAN Directivas de Estrutura TGL/TGM/TGS/TGX

    III. Chassis

    Para depósitos de combustível com formatos especiais, deve entrar em contacto com o respetivo fabricante.

    Se forem montados depósitos de combustível diferentes ou adicionais após o fornecimento pela fábrica do fabricante, devem ser respeitadas as seguintes prescrições legais:

    - De acordo com a diretiva 2014/94/EU, artigo 7 Informações destinadas aos utilizadores, devem ser---------disponibilizadas informações sobre o combustível que deve ser utilizado no veículo ao utilizador. Os---------rótulos devem ser aplicados em conformidade com a norma EN 16942:2016-12 Combustíveis ----------------------Identificação da compatibilidade com veículos – Representação gráfica para informação dos ------------------------consumidores. Devem ser colocados ao lado de todos os bocais de enchimento de combustível de---------veículos motorizados. Para além da fixação no veículo, as informações também devem ser disponibilizadas---------nos manuais dos veículos e nos concessionários. É possível consultar informações sobre os respetivos---------combustíveis permitidos nas instruções de operação.- Se o volume total do depósito aumentar, o volume adicional do depósito é sujeito a um imposto sobre---------produtos petrolíferos/imposto sobre a energia do país de importação, no momento da passagem da---------fronteira.---------Isso aplica-se também a alterações efetuadas antes de o proprietário do veículo ter recebido a matrícula---------(por exemplo, no fabricante de carroçarias), como também a alterações posteriores à matrícula do veículo.---------Os clientes devem ser informados sobre este facto.---------Apenas combustível transportado nos chamados "depósitos principais" (e combustível transportado em---------depósitos de reserva até um volume total de 20 litros) está isento de imposto. Os depósitos principais são---------os depósitos de combustível equipados de série no veículo, por oposição a depósitos de combustível---------montados posteriormente, por exemplo, pelo fabricante de carroçarias ou por oficinas.- De acordo com a diretiva ADR, não deve ser excedido o volume total máximo permitido de 1500 l.- Em caso de alterações, as diretivas específicas do país devem ser respeitadas.- Regulamento UN/ECE n.º 34 relativo a depósitos de combustível

    A descrição do procedimento para o primeiro abastecimento em sistemas de depósitos duplos ou múltiplos pode ser consultada nas respetivas instruções de operação do veículo em vigor ou da Informação de assistência (SI 545200).

    Instruções para utilização na indústria mineira:

    Em veículos com depósitos de combustível em alumínio utilizados na extração ou no transporte de carvão, podem ocorrer danos de corrosão.

    A corrosão galvânica ocorre entre os elementos alumínio e carbono.

    A MAN recomenda a seleção de depósitos em aço durante a configuração de veículos utilizados na indústria do carvão. Se não estiverem disponíveis depósitos em aço no tamanho pretendido, o sistema do depósito deve ser verificado regularmente. Outra possibilidade é a pintura adequada do depósito de combustível; não obstante, é recomendada uma inspeção regular.

  • MAN Directivas de Estrutura TGL/TGM/TGS/TGX

    III. Chassis

    8.4 Consumíveis adicionais

    Geralmente, é possível ligar consumíveis adicionais. Aquando da montagem posterior de consumidores eléctricos, há que ter em conta o seguinte:

    • Não existem fusíveis livres no sistema eléctrico central para uso do fabricante da carroçaria. Os fusíveis ----------• Não ligar a circuitos do sistema eléctrico existentes.• Não ligar mais consumíveis a fusíveis já ocupados.• Cada circuito eléctrico instalado deve ter as dimensões adequadas e os seus próprios fusíveis--------- dimensionamento do fusível deve assegurar a protecção da cablagem e não do sistema a ela ligado.• Ao montar porta-fusíveis adicionais, certifique-se de que usa os que possuem o grau de proteção IP54 e o--------- nível de proteção contra incêndios UL94 V0. Porta-fusíveis abertos em baixo (figura XX) e fusíveis em anel---------(figura XY) não são permitidos. Nas figura XZ encontra-se representado um porta-fusíveis com o número de ----------referência MAN 83.25441-0661. Este satisfaz as condições supramencionadas, podendo ser utilizado. Em ----------caso de inobservância e de danos daí decorrentes, o fabricante de superstruturas assume toda a ------- ----------responsabilidade.

    • Deve estar sempre garantido que não há feedback. Ao seleccionar as dimensões do diâmetro do cabo,dever-se-á ter em conta a queda de tensão e o aquecimento do mesmo. Devem ser evitadas diâmetrosinferiores a 0,75 mm2

    responsável pelo dimensionamento.• Os cabos negativo e positivo estão sujeitos ao mesmo diâmetro mínimo.• As tomadas de corrente para aparelhos de 12 V só devem ser realizadas através de um transformador

    de tensão.• Não é permitida a tomada de uma só bateria, porque estados de carga desiguais levarão à sobrecarga e

    plataforma elevatória electro-hidráulica) ou condições climáticas extremas, partimos do princípio que são usadas baterias de maior capacidade.

    Caso o fabricante da carroçaria monte baterias de maior capacidade, deverá ajustar o diâmetro dos cabos da bateria à nova tomada de corrente.

    Figura XX: Porta-fusíveis abertos em baixo

  • III. Chassis

    MAN Directivas de Estrutura TGL/TGM/TGS/TGX

    Caso o fabricante da carroçaria monte baterias de maior capacidade, deverá ajustar o diâmetro dos cabos da bateria à nova tomada de corrente.

    No caso da ligação directa de consumidores ao terminal 15 (cavilha 94 do sistema eléctrico central, ver Figura 130-III) poderão surgir, devido a uma condução de retorno da corrente para o sistema de bordo, entradas nas memórias de erro dos módulos de comando. Assim, deve-se ligar os consumidores de acordo com a descrição que se segue.

    Montar sempre um relé que é activado através do terminal 15 (cavilha 94). A carga tem de ser ligada através de um fusível no terminal 30 (cavilhas 90-1, 90-2 e 91, traseira do sistema eléctrico) (ver Figura 136-III). A carga máxima não deve ultrapassar os 10 A.O binário de aperto (M

    a) de 5,5 Nm ± 10% deve ser respeitado.

    No caso de uma carga máxima de 10 A, ligar através de um fusível directamente ao terminal 30 (cavilhas 90-1, 90-2 e 91, ver Figura 136-III parte traseira do sistema eléctrico central).No caso de uma carga >10 A, ligar através de um fusível directamente às baterias.O binário de aperto (M

    a) de 5,5 Nm ± 10% deve ser respeitado.

    Não ligar às baterias, mas sim aos pontos de terra no interior (ver Figura 137-III, traseira do sistema eléctrico central) e fora (chumaceira traseira direita do motor) da cabine.O binário de aperto (M

    a) de 9 Nm + / - 0,9 Nm tem de ser respeitado (ponto de terra X1644 atrás do sistema

    eléctrico central).

    Figura XY: Fusível em anel

    Figura XZ: Porta-fusíveis autorizado

  • T_200_000001_0001_G

    1 2

    4 35

    MAN Directivas de Estrutura TGL/TGM/TGS/TGX

    III. Chassis

    para o sistema eléctrico central. Os danos resultantes de alterações são da responsabilidade do executor da alteração..

    1) Terminal 31 (não é permitido conectar directamente a terra a esta posição.)2) De série, não está aqui ligado qualquer cabo. As cavilhas podem ser retiradas da ponte

    (N.° de artigo MAN: 81.259 080 59) na cavilha 94, como cavilha de ligação adicional para o terminal 153) Terminal 304) Terminal 155) Terminal 31 (não é permitido conectar directamente a terra a esta posição.)

  • T_200_000003_0001_G

    MAN Directivas de Estrutura TGL/TGM/TGS/TGX

    III. Chassis

  • 1

    4 3

    2

    T_200_000002_0001_Z

    MAN Directivas de Estrutura TGS/TGX

    III. Chassis

    1) Fusíveis segundo a corrente nominal do consumível permitido2) Nesta ligação, ligar apenas a alimentação de tensão do terminal 15 para consumidores que também

    podem estar montados de série (excepção: comando de relés de consumíveis adicionais)3) Consumíveis adicionais (corrente nominal máxima 10 A)4) Relé para alimentação de tensão do terminal 15 de consumíveis adicionais (p. ex., 81.25902-0473)

    A100 Sistema eléctrico central F354 Fusível principal terminal 30 F355 Fusível principal terminal 30 F400 Fusível bloqueio do volante F522 Fusível cabo 30000 F523 Fusível cabo 30000 G100 Bateria 1 G101 Bateria 2 G102 Gerador K171 Relé terminal 15 M100 Ignição Q101 Bloqueio da ignição X1 00 Ligação à terra motor X1 364 Ponte entre cavilhas de ligação 90-1 e 90-2 do sistema eléctrico central X1 365 Ponte entre cavilhas de ligação 90-2 e 91 do sistema eléctrico central X1 539 X1 557 Tomada de ligação ponto de separação cabine X1 642 Ponto de terra na cabine atrás do instrumento combinadoX1 644 Ponto de terra na cabine ao lado do sistema eléctrico centralX1 913 Ponte para cabo 30076 na conduta de cabos do motor

    Esta informação adicional é publicada de forma diferente dos ciclos de actualização regulares, se houver alterações importantes nas directivas. Com a próxima atualização, os capítulos aqui em questão serão transferidos para os livretos principais.ConteÚdoIII. Chassis5.5 Depósitos de combustível8.4 Consumíveis adicionaisIII_8.4_tglmsx_e2018_v2.0_pt.pdfLeere Seite