Informática

7
Windows – Sistema Operacional Windows é um sistema operacional de ambiente gráfico, que controla todas as tarefas feitas em um computador, gerando informações que incluem texto, imagens, planilhas de cálculos, bancos de dados, filmes, músicas, sons e etc. O Windows é iniciado a partir do momento em que o computador é ligado. Se alguma placa ou periférico do computador ou até mesmo o próprio Windows estiverem com defeito, não será possível trabalhar com o mesmo – para estes casos é recomendado solicitar o serviço de um “técnico especializado”. Uma das características fundamentais do Windows é a multitarefa, ou seja, permite que se trabalhe com várias atividades ao mesmo tempo. Por exemplo: enquanto sua impressora estiver imprimindo um texto com muitas páginas, você poderia está fazendo um a pesquisa ou baixando coisas da internet e ainda está ouvindo suas músicas favoritas. Tudo isso ao mesmo tempo – porém , a medida que várias tarefas estão sendo executadas o computador vai perdendo desempenho de velocidade, podendo até mesmo travar e perder a maioria das coisas que você estava fazendo. Ligando o Computador e Iniciando o Windows Ao ligar o computador, aparecerá na tela do monitor algumas informações relacionadas á placa mãe, memórias e discos instalados nele. Chamamos estas informações de BIOS, que já vem gravadas de fábrica em um tipo específico de memória, chamada de ROM. Durante este processo não pressione nenhuma tecla e aguarde alguns segundos. Logo após a inicialização, um cenário com diversos ícones (imagens) serão exibidos, os quais poderão ser acessados através do ponteiro do mouse.

description

informática

Transcript of Informática

Page 1: Informática

Windows – Sistema Operacional

Windows é um sistema operacional de ambiente gráfico, que controla todas as tarefas feitas em um computador, gerando informações que incluem texto, imagens, planilhas de cálculos, bancos de dados, filmes, músicas, sons e etc. O Windows é iniciado a partir do momento em que o computador é ligado. Se alguma placa ou periférico do computador ou até mesmo o próprio Windows estiverem com defeito, não será possível trabalhar com o mesmo – para estes casos é recomendado solicitar o serviço de um “técnico especializado”.

Uma das características fundamentais do Windows é a multitarefa, ou seja, permite que se trabalhe com várias atividades ao mesmo tempo. Por exemplo: enquanto sua impressora estiver imprimindo um texto com muitas páginas, você poderia está fazendo um a pesquisa ou baixando coisas da internet e ainda está ouvindo suas músicas favoritas. Tudo isso ao mesmo tempo – porém , a medida que várias tarefas estão sendo executadas o computador vai perdendo desempenho de velocidade, podendo até mesmo travar e perder a maioria das coisas que você estava fazendo.

Ligando o Computador e Iniciando o Windows

Ao ligar o computador, aparecerá na tela do monitor algumas informações relacionadas á placa mãe, memórias e discos instalados nele. Chamamos estas informações de BIOS, que já vem gravadas de fábrica em um tipo específico de memória, chamada de ROM. Durante este processo não pressione nenhuma tecla e aguarde alguns segundos. Logo após a inicialização, um cenário com diversos ícones (imagens) serão exibidos, os quais poderão ser acessados através do ponteiro do mouse.

Ícone: Na informática, o ícone é uma pequena imagem gráfica criada para representar um programa (software) ou aplicativo, um atalho para um arquivo específico, uma pasta ou na maioria das vezes, indicar em qual programa o arquivo foi feito ou pode ser aberto.

Alguns exemplos de ícones: Calculadora, Pasta, Arquivo do Word, Arquivo Excel,

Área de Trabalho

Também conhecida como Desktop, refere-se a tela principal do Windows. Ela consiste em um ambiente gráfico, onde o usuário possa abrir janelas de programas e executar tarefas sobre elas. Na parte inferior, podemos encontrar a Barra de Tarefas com o “botão

Page 2: Informática

iniciar (canto esquerdo) – no qual disponibiliza a lista dos programas, arquivos e pastas armazenados no computador. Você pode personalizar a área de trabalho com fotos, atalhos dos seus programas favoritos, relógios, calendário, etc.

Computador - Permite visualizar, abrir, apagar, copiar, enfim manipular todos os arquivos e pastas que estão gravados em disquetes, discos rígidos, cd’s, pendrives ou em qualquer outros dispositivos de armazenamento. Para executar o programa computador, bem como os demais itens da Área de Trabalho, basta clicar duas vezes sobre eles.

Lixeira – Funciona para armazenar arquivos ou pastas excluídos e que poderão ser recuperados em caso de arrependimento. Tais arquivos/pastas permanecem na lixeira até que você decida excluí-los permanentemente do computador. O ícone da lixeira muda de vazio para cheio para informar que a mesma possui itens dentro dela.

Rede - Utilizado para visualizar arquivos em outros computadores conectados ao seu, por meio de cabos ou sistemas wireless. Esta conexão dar-se o nome de redes de computadores. Se não houver uma rede, este item não tem função alguma.

Barra de Tarefas

Normalmente está localizada na parte inferior da área de trabalho. A barra de tarefas, possui o botão iniciar (responsável pelo acesso da maioria dos programas), alguns atalhos (programas que são usados com freqüência, por exemplo: navegadores, MSN, Media player, etc) a Área de Notificação: (exibe as horas/datas, os ícones (volume do som, antivírus, etc).

Page 3: Informática

Mouse - É um periférico de entrada que, historicamente, se juntou com o teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas de interface gráfica. O mouse é identificado na tela do computador como uma seta, mas existem opções no sistema operacional e ema alguns softwares que permitem a personalização da seta do mouse (Ex: nos sites da internet, a seta do mouse será uma mãozinha quando posicionada em alguns textos e imagens). O mouse disponibiliza normalmente de 05(cinco) tipos de operações: movimento, clique, duplo clique, arrastar, soltar e deslizar a barra de rolagem. O mouse por padrão possui pelo menos dois botões, o esquerdo usando para selecionar, clicar(acionar) nos ícones e comandos, arrastar objetos e etc., e o direito realiza funções secundárias como por exemplo: listar as possíveis correções para as palavras digitadas erradas

no programa Word.

Page 4: Informática

Teclado

O teclado insere as informações no computador e essas por sua vez, são exibidas na tela. Este periférico possui um microprocessador associado a tecla por meios de circuitos. O próprio teclado sabe qual a tecla que foi pressionada gerando um código (código de varredura) e encaminhando-o à Bios para o reconhecimento.

                 Figura 3 - Modelo de Teclado Americano

      Teclas de função - teclas que contêm funções que variam de programa a programa. Somente a tecla F1 tem a mesma função para todos eles. F1 é usada para obter ajuda, ou seja, aciona o ajuda ou Help do programa. Quando precisar de ajuda, basta pressioná-la. Normalmente, as teclas de função são posicionadas acima das teclas alfanúmericas e ao lado da tecla ESC . São teclas de função: F1, F2, F3, F4, F5, F6, F7, F8, F9, F10, F11, F12.

      Tecla ESC - significa escapar - utilize esta tecla quando precisar sair de uma tarefa ou cancelar uma ação. Exemplo: Você abriu um menu e percebeu que não era a tarefa que desejava fazer, para cancelar a ação, basta pressionar a teclaESC.

      Teclado Alfanumérico - teclado que possui teclas na mesma posição que uma máquina de escrever utiliza conhecidas como teclas alfanuméricas. Estas teclas estão localizados do lado esquerdo do teclado.

      Tecla Tab - tecla usada para tabulação de parágrafo.                                                                                                                                                        

      Tecla CapsLock - usada para fixar letras maiúsculas ou minúsculas. Um indicador (led) no lado direito do teclado chamado CAPSLOCK quando ativado indica que a tecla está fixada em letra maiúscula, caso contrário, as letras estaram fixadas em minúsculas. Para ativar e desativar em letras maiúsculas e vice-versa, pressione a tecla CapsLock.                                                                                                                                                                                                      Tecla Shift - tecla usada para digitar caracteres de 2ª função. Exemplos: quando uma letra está fixada letra minúscula, a 2ª função dela é a letra maiúscula. Por isso, quando digito o meu nome "Debora" e desejo fixar uma letra maiúscula (D), não é necessário usar CapsLock, basta usar o Shift juntamente com a letra D e continuar digitando o nome. Shift também é usada para acentuações,

Page 5: Informática

sinais de pontuação, ou seja, todos os símbolos de uma tecla com duas funções, a função superior é sempre usada com Shift.

     Tecla CTRL (control) - tecla de controle sempre usada em conjunto com outra tecla. Por exemplo: no programa WORD digitamos o texto no formato padrão, se desejarmos alterar a fonte (tipo de letra) do texto, teremos que selecionar o texto para realizar a mudança de letra, basta pressionar CTRL + T para selecioná-lo.

      Tecla ALT (alternada) - tecla alternada é similar a tecla CTRL. Com esta tecla pode-se abrir o menu de um programa através do teclado. Exemplo: no programa que você está usando agora, contém um menu chamado Arquivo, para abrí-lo através do teclado, basta pressionar ALT + A (letra sublinhada).

                                                                                                                                                                    Tecla ALT GR - tecla usada para digitar caracteres de 3º função, mas somente em alguns modelos de teclado ela existe.

      Tecla Barra - obter um espaço em branco entre caracteres.

      Tecla BackSpace - retrocesso. Serve para apagar um caracter à esquerda do cursor. Em alguns teclados é representada por uma seta indicada para esquerda.                                                                                                                                                                 Tecla Enter - serve para mudar de linha ao terminar a digitação de um parágrafo ou, ainda, incluir uma linha em branco quando a linha não conter nenhuma palavra. Duas teclas Enter são encontradas no teclado, uma posicionada no teclado alfanumérico e outra no teclado numérico.

      Tecla Insert - quando ativa, insere caracteres no texto. Caso contrário, sobrepõe caracteres no texto.

      Tecla Delete - usada para apagar caracteres à direita do cursor.