Informática educativa

31
Informática Educativa Jéssica de Luna Juliana de Freitas Rafael Lima

Transcript of Informática educativa

Page 1: Informática educativa

Informática EducativaJéssica de Luna

Juliana de FreitasRafael Lima

Page 2: Informática educativa

Informações sobre o colégio:

Nome: Colégio Graham BellLocalização: MaracanãEnsino Médio e Técnico em Informática, Eletrônica e Telecomunicações.Site do Colégio:http://www.colegiogbell.com.br/Salas de Informática: 3(Uma estava em manutenção quando fizemos a visita ao colégio)

Page 3: Informática educativa

Fotos das salas de informática:

Page 4: Informática educativa

Fotos das salas de Informática

Page 5: Informática educativa

Fotos das salas de informática

Page 6: Informática educativa

Sala de informática(Em manutenção)

Page 7: Informática educativa

Conversa com a Coordenadora Pedagógica

Page 8: Informática educativa

Sobre a escola e os computadores

● Trabalha no colégio há 8 anos.● O colégio tem 3 laboratórios de informática,

que são utilizados amplamente por todas as disciplinas.Como temos poucas turmas (3 de manhã e 4 a tarde), quase todas as aulas são nos laboratórios, as salas regulares quase não são utilizadas.

● Nas salas regulares é comum os alunos trazerem notebooks e netbooks e utilizarem na sala.

Page 9: Informática educativa

Sobre treinamento dos professores

● Primeiro ponto é não ter medo. Saber que o equipamento "não vai morder". Entender que para causar algum dano, teria que fazer algo muito horrível com o equipamento.

● Saber que estamos todos aprendendo juntos

● Temos reuniões pedagógicas quinzenais que acontecem no laboratório. Os professores usam um blog para construir e discutir juntos as orientações do que deve ser feito com os alunos.

Page 10: Informática educativa

Sobre comunicação

● Nós utilizamos uma rede social aberta. Professores, alunos e pais que quiserem podem participar. Ali eles podem se comunicar e desenvolver trabalhos juntos.

● De uns 2 anos para cá com a febre do Facebook, professores e alunos começaram a se comunicar com frequência. Os alunos lembram dos trabalhos uns dos outros, tiram dúvidas com os professores

Page 11: Informática educativa

Sobre comunicação.

● Alguns pais também se comunicam com a gente, as vezes para uma coisa mais formal (Saber nota, pegar boletim, etc), mas tem pais que querem conversar , saber sobre o filho, usam o facebook também.

● Quando a gente vê os alunos usando a rede social usando aqueles "tratamentos delicados", a gente entra pra educar, pra falar "Menino, será que isso foi adequado?

Page 12: Informática educativa

Controle do uso.

● Antigamente o professor falava: "Cala a boca, senta pra cá, não pode fazer isso". E a gente burlava com papelzinho, passando bilhetinho... agora você não usa mais bilhetinho, usa o celular, o SMS, o computador...

● Nosso princípio é não proibir. Não se educa com proibição, mas sim com esclarecimento, com informação, com consciência. Quanto mais se diz não, mais o outro vai querer burlar.

Page 13: Informática educativa

Controle do uso.

● Na sala, o professor está usando o computador para fazer uma simulação, uma pesquisa, uma demonstração... quando acaba a aula, faltam 5, 10min pro fim do tempo, ele deixa o aluno usar livremente.

● Claro que tem hora que tem que falar pro aluno no meio da aula "sai disso ai e presta atenção". Tem professor que já entra na rede social durante a aula e vê se o aluno está utilizando a rede para a aula ou não.

Page 14: Informática educativa

Controle do uso.

● Tem a coisa do MP3 Player também. Tem aula que o aluno tem que tirar o fone e não tem que discutir. Mas se o professor passou uma tarefa, tá fazendo sozinho, por que não pode ouvir? É um não pelo não. Aqui não tem não definitivo, tem não com motivo pelo não.

● A resposta tem sido boa, e como o aluno não tem o que burlar, não tem problema com ele.É trabalhoso, mas ser professor é trabalhoso. Querer educar com consciência é trabalhoso.

Page 15: Informática educativa

Conversa com a Professora de História

Page 16: Informática educativa

Existe projeto de informática educativa na escola?

A escola vê o computador como um instrumento essencial no processo de aprendizado dos alunos, não apenas porque potencializa o aprendizado, mas também porque faz parte da realidade dos alunos. O computador mudou a forma dos alunos aprenderem e se relacionarem. Inclusive a escola utiliza uma rede social, chamada Peabirus, onde alunos e professores se relacionam e constroem atividades juntos.

Page 17: Informática educativa

Como esta escola utiliza informática enquanto comunicação aluno x aluno pela internet?

Os alunos se organizam através de grupos de redes sociais, dessa forma fazem trabalhos juntos e avisam uns aos outros sobre datas importantes da escola, provas, etc. Também em sala de aula, quando existe atividade em grupo, é comum que utilizem chats para conversar entre si ao mesmo tempo que conversam comigo para produzirem o trabalho. É uma forma de comunicação mais organizada e permite que todos consigam trabalhar sem atrapalhar uns aos outros.

Page 18: Informática educativa

O computador é utilizado para construção ou transformação de conhecimento? Como?

Creio que as duas coisas. Com o computador você constrói o conhecimento em conjunto com outras pessoas, e o transforma através da plena quantidade de informações disponíveis na rede.

Page 19: Informática educativa

Há quanto tempo você utiliza informática em suas aulas?

Desde que comecei a lecionar, há quatro anos. Comecei a lecionar nessa escola e sempre tive a liberdade de utilizar informática.

Page 20: Informática educativa

Além da informática, você utiliza algum outro material impresso em aula? E as provas, também são informatizadas ou em papel?

Em alguns casos são utilizados materiais impressos, mas que normalmente tambem estão disponíveis em formato digital. Existem avaliações feitas de forma mais "tradicional", com papel e caneta, mas boa parte das avaliações são feitas utilizando o computador.

Page 21: Informática educativa

A informática é utilizada em todas as aulas? Se não, é permitido usar a Internet via celular/tablet/notebook em aula?

São poucas as aulas em que a informática não é utilizada. Quando não, é permitido usar celular, tablet ou notebook em aula sim. Os alunos tem acesso a internet através de uma conexão sem fio disponível na escola.

Page 22: Informática educativa

Como é feito o controle do uso abusivo de redes sociais em sala?

Não existe proibição do uso de redes sociais. O que se faz é conscientizar o aluno de que no tempo da aula, existe um trabalho a ser feito, e que ele deve priorizar esse trabalho para que possa ser cumprido dentro do prazo. No início alguns alunos tem um pouco de dificuldade de lidar com essa liberdade, mas com o tempo todos acabam aprendendo a organizar seu próprio tempo.

Page 23: Informática educativa

Relatos de alunos

Page 24: Informática educativa

● "Nos usamos bastante os computadores na escola, é uma ferramenta poderosa de aprendizagem e as pessoas tem que aproveitar isso mais."

● "A gente usa o computador muito para fazer trabalhos, usa muitos recursos que o computador possibilita para gente. Fazemos também muita pesquisa na web"

● "Aqui a gente pode usar Tablets, Notebooks... mas a gente usa mais as salas de informática mesmo."

Page 25: Informática educativa

● "Alguns alunos fazem o trabalho sério no computador, outros ficam no facebook, sites de relacionamento.. ai atrapalha um pouco."

● "A gente usa o facebook pra fazer trabalho, a gente tem um grupo da nossa turma. Facilita muito, porque a gente pode se comunicar com todos da turma, em tempo real"

● "Os professores que mais usam o laboratório de informática são os de História , Física e Biologia"

Page 26: Informática educativa

● "A aula de física é normalmente muito abstrata, mas quando adapta com a informática fica mais fácil de entender. O professor de física usa simuladores, como o PHET e o Algodoo, fica bem mais fácil de entender, por exemplo, o sistema solar. Fica mais fácil de compreender o mundo.

Page 27: Informática educativa

● "Todo colégio que eu estudei a internet era bloqueada, tinha senha. Aqui sendo livre, a gente aprende a ter responsabilidade do que ver e como utilizar. O professor de sociologia, por exemplo, sempre nos faz pesquisar as palavras que a gente não conhece."

● "Aqui eu aprendi a dividir meu tempo, organizar o tempo para saber a hora de trabalhar e a hora do lazer na internet."

Page 28: Informática educativa

● "A professora de inglês criou um grupo no facebook para a gente poder compartilhar coisas da matéria. O professor de programação mandou a gente criar um diário na rede social Peabirus, onde a gente compartilha nossos aprendizados. Isso ajuda muito, porque fica além do caderno, e posso ver os dos colegas também"

Page 29: Informática educativa

● "Teve dois dias que a gente não ia ter aula, ai a escola fez uma gincana online e os alunos se dividiram em grupos entre todas as turmas, mas a gente tinha que trabalhar cada um em casa, em conjunto com o amigo, para ir postando as tarefas na rede social dentro do prazo"

Page 30: Informática educativa

● "Eu acho que tem algumas matérias que dá pra ter aula pela internet, mesmo sem estar com seu professor ao lado, dá pra entender sem dificuldade"

● "A internet e o computador ajuda muito, mas tem certas matérias que eu prefiro anotar as coisas no caderno... matemática por exemplo"

Page 31: Informática educativa

Links relacionados:

Rede Social Peabirus:http://www.redepeabirus.com.br/

Blog dos professores do colégio:http://infowebedu.blogspot.com.br/