Informativo 04 2010

2
O respeito à religião em sua diversidade é a preocupação do grupo Gibbor de teatro pantomima (modalidade de teatro mudo, feito nas praças, através de gestos e músicas). Sem proselitismo ou tendência catequizadora, o Grupo quer mostrar a sua arte como veículo de transformação social. A contribuição do trabalho do grupo para a sociedade é visível, por exemplo, em peças teatrais que alertam para os malefícios no uso do álcool, das drogas, etc. Uma forma de manifestação cultural que pode ficar fora da grande mídia mas não é menos importante. Seguimos assim nosso caminho tentando ajudar na desmistificação de crenças propondo a prática da alteridade que é: mostrar o homem social que interage e interdepende de outros indivíduos. O Gibbor é um grupo de teatro que faz uso da mímica que “é uma arte, assim como a dança, a pintura, a escultura ou a música.” Sendo esta quando utilizada para contar uma história, ou descrever uma cena, no teatro ganha o nome de “pantomíma” que “é a aplicação da mímica, como o balé é a aplicação da dança.” Sem fugir a essa característica, o Gibbor busca da mesma maneira criar representações de sua própria vivência. E dessa forma faz sua crítica não verbal ao ambiente que o cerca, nesse caso, o segmento cristão em sua multiplicidade de manifestações. Um rico canteiro de tipos e caricaturas, visto que uma das marcas principais da categoria dos protestantes denominados evangélicos é a quantidade de igrejas com ideias e liturgias diferentes. Assim a trupe busca não apenas se transformar, mas causar essa autotransformação nos seus espectadores. Com uma mensagem de entendimento entre as diferenças, de respeito mútuo, de conviver com os contrários sem no entanto omitir em praça pública suas crenças e valores. *O Poder Transformador da Arte! Informativo - Edição 004/2010 www.teatrogibbor.com Site: www.teatrogibbor.com Orkut: Facebook: facebook.com/teatrogibbor teatro gibbor Gibbor na Web 16 anos Fazendo da arte um meio de transformação social! Colégios Praças Igrejas Ruas Festas Shows Seminários Empresas *Texto adaptado do TCC «Teatro Gibbor - O poder transformador da arte» do Jornalista Schlögl

description

Informativo do Grupo de Teatro Gibbor de Pantomima.

Transcript of Informativo 04 2010

Page 1: Informativo 04   2010

O respeito à religião em suadiversidade é a preocupação do grupoGibbor de tea t ro pan tomima(modalidade de teatro mudo, feito naspraças, através de gestos e músicas).

Sem proselitismo ou tendênciacatequizadora, o Grupo quer mostrar as u a a r t e c o m o v e í c u l o d etransformação social. A contribuiçãodo trabalho do grupo para a sociedade évisível, por exemplo, em peças teatraisque alertam para os malefícios no usodo álcool, das drogas, etc.

Uma forma de manifestaçãocultural que pode ficarfora da grande mídiamas não é menosimportante. Seguimosassim nosso caminhotentando ajudar nadesmistificação decrenças propondo aprática da alteridadeque é: mostrar o homem social queinterage e interdepende de outrosindivíduos.

O Gibbor é um grupo de teatro quefaz uso da mímica que “é uma arte,assim como a dança, a pintura, aescultura ou a música.” Sendo esta

quando utilizada para contar umahistória, ou descrever uma cena, noteatro ganha o nome de “pantomíma”que “é a aplicação da mímica, como obalé é a aplicação da dança.”

Sem fugir a essa característica, oGibbor busca da mesma maneira criarrepresentações de sua própria vivência.E dessa forma faz sua crítica não verbalao ambiente que o cerca, nesse caso, os e g m e n t o c r i s t ã o e m s u amultiplicidade de manifestações. Umrico canteiro de tipos e caricaturas,visto que uma das marcas principais da

c a t e g o r i a d o sp r o t e s t a n t e sd e n o m i n a d o sevangél icos é aquantidade de igrejascom ideias e liturgiasdiferentes.

Assim a trupebusca não apenas se

transformar, mas causar essaa u t o t r a n s f o r m a ç ã o n o s s e u sespectadores. Com uma mensagem deentendimento entre as diferenças, derespeito mútuo, de conviver com oscontrários sem no entanto omitir empraça pública suas crenças e valores.

*O Poder Transformador da Arte!

Informativo - Edição 004/2010

www.teatrogibbor.com

Site: www.teatrogibbor.com

Orkut:

Facebook: facebook.com/teatrogibbor

teatro gibbor

Gibbor na Web 16 anosFazendo da arte um

meio de transformação social!

Colégios

Praças

IgrejasRuas

Festas Shows

Seminários

Empresas

*Texto adaptado do TCC «Teatro Gibbor - O poder transformador da arte» do Jornalista Schlögl

Page 2: Informativo 04   2010

Família - O bem mais valiosoVivemos num tempo difícil em que

a violência cresce de uma formadesproporcional ao que estamospreparados para aceitar. O consumo dedrogas atinge um número cada vezmaior de jovens, independente de suasclasses sociais.

Casamentos cada dia maisbanalizados pela falta de honra,fidelidade, ou até mesmo disposição emlutar pelo bem mais valiosoque nos foi confiado: AFamília.

Uma sociedade em caosé reflexo de uma famíliadestruída. Pois, se os valoresnão são levados a sério emcasa e se não há respeitoalgum por essa instituição asociedade sofrerá.

Se os filhos não tem seucaráter moldado enquantoestão aptos a aprender, nãoconseguiremos ensiná-losposteriormente.

Para se fazer um vaso de barro, nãoesperamos que o barro endureça. Casocontrário, precisará ser quebrado emoído até virar pó e só assimtransformado em um vaso novo.

Não precisamos passar por um

processo tão doloroso para mudarnossos conceitos sobre família. Poroutro lado talvez, muitos de nós jápassamos por esse processo doloroso.Mas, agora é hora de recomeçar.

Não podemos deixar que erros nosimpossibilitem de tentar de novo.Porque essa é a oportunidade de dizer,ainda estou aqui, posso tentar mais umavez. Aos casados, honrem o parceiro

que escolheram porque agorasão uma família e devem lutarpor ela. Pais ou mães,conversem com seus filhos.Gastem o tempo que fornecessário com eles antes queos percam para as drogas epara o fracasso. Aos filhos,respeitem e honrem seus pais.Mesmo que muitas vezes elesnão tenham razão, pois essasações frente a uma atitudeautoritária de seus paisc a u s a r ã o u m a r e a ç ã o

favorável.E por fim, tenhamos o hábito de

conversar com Deus. Pois d'Ele provémum amor que liberta, transforma,restaura, salva as nossas vidas e nos fazviver a PAZ EM MEIO A GUERRA.Acredite!

Telefone: 47 3348-2707

[email protected]

Gráfica & Comunicação Visual

JORNALISTA RESPONSÁVEL: Schlögl

DIRETOR:

EDIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Adalmir e Schlögl

REDAÇÃO: Adalmir e Schlögl

FOTOS: Acervo do teatro Gibbor

COLABORADORES: Karla Eli

AGRADECIMENTOS: Maurílio Moraes e Patrick P. Dauer

IMPRESSO NA MEGA IMPRESSÕES: (47) 3348-2707

Cristiano Arceno (Tano)

www.teatrogibbor.com www.teatrogibbor.com

Contatos com o Gibbor

msn: [email protected]: 3246-4187 / 9954-1520

Sede: rua Alice dos Santos Bittencourt , 56 - Itajaí - SC(47)

Conheça este local

Sede do grupo:

Ensaios:

Trupe atual:

O grupo se reúne na rua Alicedos Santos Bittencourt, n.° 56, nobairro São Vicente em Itajaí - SC

É lá que um grupo de amigos seencontra todas as terças e quintasàs 20 horas para treinar e se divertiraprimorando a amizade e orespeito.

Atuações:

Ficha técnica:Apoio:

Artes circenses, palestras,oficinas. Teatro para crianças,jovens e adultos.