INFORMATIVO 2020

24
INFORMATIVO 2020.2 INFORMATIVO 2020.2

Transcript of INFORMATIVO 2020

INFORMATIVO 2020.2

INFORMATIVO 2020.2

Prezados Pais, alunos e educadores.

A pandemia de COVID-19 trouxe para nós algumas reflexões extremamente importantes sobre as questões da Saúde mental.

Todos, algum dia, passamos por dias difíceis, emoções agradáveis e desagradáveis. É natural sentirmos raiva, tristeza, amor, alegria, medo, esperança, calma etc. e é relevante entendermos que os sentimentos, bons ou ruins, também são importantes para o nosso desenvolvimento e amadurecimento emocional. Quando reprimimos ou negamos um sentimento, ele pode ficar mais forte. Quando aceitamos, acolhemos, olhamos e paramos de lutar contra o sentir, ele se dissolve com maior facilidade.

Tais sentimentos não duram para sempre e é importante podermos contar com o apoio de alguém, seja este apoio um amigo ou alguém da família. Não precisamos passar por nada disso sozinhos. É importante falar da dor, da angústia, das tristezas para sermos acolhidos e deixar a vergonha de lado.

Por outro lado, devemos fazer um outro exercício: prestar atenção aos sentimentos do outro. Ao nosso lado ou distante de nós, pessoas podem estar passando por problemas que nem imaginamos e, saber ouvir o outro nestes momentos é muito gratificante para quem fala e para quem escuta. Vamos ficar atentos as nossas atitudes com o próximo. Às vezes alguns comentários podem impactar de diversas formas a vida delas, então vamos ter cuidado com o que falamos. Precisamos criar espaços de escuta e acolhimento para o próximo, nos colocar à disposição quando observar que um amigo, ou familiar estão com discurso diferente, negativo e constante. As pessoas dão sinais que não estão bem, mas é importante que estejamos abertos a escuta.

Criarmos fatores de proteção para a nossa saúde mental, é essencial, como: suporte familiar, laços sociais, conexão com o próximo, cuidar das suas relações sociais, amigos, ter grupos de apoio, estar conectado com a sua espiritualidade e criar laços sociais. Precisamos procurar um sentido em nossas ações, sentir que pertencemos a algum lugar para que a vida tenha sentido. Somos seres biopsicossociais e espirituais (independente de crenças religiosas).

Escute, acolha, ajude e se for necessário, se o fardo for muito pesado para você, busque a ajuda de um profissional. Fazendo isso, já iremos colaborar e ser solidários com o outro e com nós mesmos.

Se você não está se sentindo bem, saiba que falar é sempre a melhor opção! Converse com seus amigos ou familiares e procure um profissional para te ajudar a enfrentar o problema.

Um grande abraço com muito carinho e gratidão a todos! Estejam em paz!

Roxane Guedes

Psicóloga Escolar do Colégio Plínio Leite

Agosto: MÊS DO AMOR, AFETO E AMIZADE em exercício da Solidariedade

O Projeto permanente Dia do Amor, Afeto e Amizade tem por objetivo principal, fazer uma reflexão conjunta sobre afetividade, princípios éticos, relações sociais, pessoais e interpessoais, visando reacender os valores e sentimentos que temos dentro de nós e com o próximo. Ele acontece anualmente em nossa escola e é continuamente vivido em nossas ações cotidianas e sociais.

Principalmente este ano de 2020, em que vivenciamos uma nova realidade de convivência social e familiar, causada pela pandemia do corona vírus (Covid-19), a equipe pedagógica e diretiva do Colégio Plínio Leite fez uso do tema e da data para incentivar e promover junto aos alunos e familiares, iniciativas de solidariedade.

“Este ano ampliamos o alcance do projeto, associando às Ações sociais inerentes ao nosso DNA. Criamos o “Amor, Afeto e Amizade, em exercício da Solidariedade”. Este projeto, visa conscientizar os educandos para o exercício da cidadania, da empatia, da gratidão e do importante papel que cada um de nós na sociedade. Ele possibilita deixar para trás pré-conceitos e ideologias estabelecidas, para sair da zona de conforto em que vivemos e beneficiar o outro através do exercício do amor ao próximo, de proporcionar melhor qualidade de vida a comunidade, o que consecutivamente, desperta no aluno a formação cidadã em sintonia com os princípios de solidariedade humana” relata a Diretora Pedagógica Patrícia Abreu.

Os alunos do EF1 fizeram uma AÇÃO SOCIAL À DISTÂNCIA. Criaram banners para pacientes e profissionais de saúde que estão à frente do combate ao COVID-19 e a equipe foi entregar no Hospital público Getulinho, Hospital Municipal Carlos Tortelly e no Hospital particular Icaraí, todos em Niterói. Olhem o resultado!

O resultado, foi uma grande demonstração de carinho das instituições! Confira!

HOSPITAL GETULINHO

HOSPITAL MUNICIPAL CARLOS TORTELLY

HOSPITAL ICARAÍ

Os alunos do EF2 fizeram um vídeo a partir do trabalho de debate e reflexão na disciplina de Língua Portuguesa com a música – Paciência, do Lenini - resultado do trabalho desenvolvido pelos professores Marcia Porto (6o. ano), Vlademir Monje (7o. 8o. e 9o.) e Leandro Mendes, de Inglês/Arte que participou com voz e violão.

O Ensino Médio também criou um vídeo (postado em nossas mídias) que foi organizado e editado pelos alunos pelas turmas da 1a. 2a. e 3a. Series do Ensino Médio - proposto a partir do trabalho de debate e reflexão nas disciplinas de Língua Portuguesa/Redação/Literatura, realizado com a Professora Valéria. No Ensino Médio a letra trabalhada foi a da composição TREM BALA.

“Os alunos das 3 turmas fizeram um vídeo, recitando e cantado TREM BALA”, conta a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Rosely Gomes.

As professoras de Língua estrangeira Mariana Di Mango (Inglês) e Ana Cristina Cabral (Espanhol) também trabalharam a música nessas versões da língua.

A 3ª. série do Ensino Médio - como desdobramento do trabalho de debate e reflexão da composição – fez um vídeo, recitando e cantado TREM BALA em Espanhol.

Motivados pela WORLD MASK WEEK (SEMANA MUNDIAL DE MÁSCARAS) que aconteceu de 7 a 14/8, nós do COLEGIO PLINIO LEITE criamos em nossa comunidade, um movimento de apoio a importância do uso da máscara para impedir a propagação da COVID-19.

Alunos, famílias, professores e funcionários tiraram suas fotos usando a máscara e compartilharam conosco, criando esse belo e consciente mosaico. O Colégio Plinio Leite na luta pela preservação da vida e solidário a #WorldMaskWeek

Nossa aluna ALICE OLIVEIRA PAULA DO CARMO 7o. Ano fez parte da campanha!

Acima, aluna do EM e sua família

WORLD MAKS WEEK

ENTREVISTA COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE: Conversando sobre Informação Profissional e Pandemia

Ainda como um desdobramento de nossa SEMANA DE PROFISSÕES 2020 (ver na íntegra no http://www.colegioplinioleite.com.br/educacao/informacao-profissional-online/) recebemos em nossas salas no GoToMeeting, 3 profissionais de saúde para conversar com os nossos alunos sobre sua profissão e para dar um breve depoimento de como está sendo conviver com a pandemia tão de perto.

Convidamos a enfermeira Aline Rodrigues, o médico Fernando Sá Freire e a médica veterinária Patrícia Castanheira para um bate papo com as nossas turmas do Ensino Médio e foi um sucesso!

Os alunos deram o seu depoimento em nosso chat, demonstrando a importância do diálogo atual e de trazer a realidade para perto de nossos adolescentes!

Vocês foram incríveis! Sarah Coelho

Dá vontade de ser tudo!

Mariana Viegas

Foi sensacional, obrigada!

Julia Miranda Com esse encontro eu me

apaixonei ainda mais por cada profissão. Parabéns por

serem esses ótimos exemplos e parabéns a direção e

coordenação da escola por nos proporcionar esse

encontro. Ana Carolina Vidal.

LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS Vamos conversar sobre LIBRAS?

No dia 8 de dezembro recebemos nas nossas salas virtuais, para CONVERSAR com os alunos a respeito da LIBRAS (sigla da Língua Brasileira de Sinais), a nossa ex-aluna Cintia Palmeira Cruz, pedagoga pela UFF e professora na modalidade normal de Libras, com capacitação e aperfeiçoamento em Braile.

Além de explicar para os alunos tudo sobre a língua, a Cíntia fez uma oficina, ensinando algumas palavras para eles.

Por ser considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de Abril de 2002, consideramos muito importante que os nossos alunos conheçam um pouco mais sobre ela e que possam ter acesso a temas que incluem e esclarecem.

Sendo uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais, a Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, é considerada uma ferramenta importante de inclusão social.

Bem-vindos ao 6º. Ano!

No dia 27 e 29 de outubro, os alunos do 5o. ano tiveram a primeira experiência de estar chegando ao 6o. ano.

Tiveram aulas com os professores Leandro Carrari, de História e Hemersom, de Matemática.

A aula de História, recheada de imagens históricas e charges, abordou o tema da abolição da escravidão como um processo histórico e fruto de diversos atores sociais, levando o aluno a compreender os limites da abolição após a Lei Áurea. Na aula de matemática, foi ampliado e trabalhado alguns conceitos de frações de forma lúdica e interativa. Os alunos ADORARAM!

Em mais uma ação para preparar e tornar mais tênue a passagem dos alunos do 5o. ano do EF1 para o EF2, no dia 10 de novembro a psicóloga Roxane Guedes conversou com os alunos sobre as transformações físicas e emocionais com a chegada da puberdade. Com olhinhos e ouvidos atentos, perguntas e muita interação, os alunos participaram retiraram as suas dúvidas com a psicóloga.

Nossa escola pensando na passagem dos alunos para o Ensino Fundamental 2 com CUIDADO, RESPONSABILIDADE e COMPROMETIMENTO.

A SEMANA LITERÁRIA 2020 aconteceu de 19 a 23 de outubro e foi oferecida aos 3 segmentos da escola. Confira tudo o que aconteceu em cada segmento!

Ensino Fundamental I Contação de Histórias História: Lá em cima daquele morro, de Sônia Travassos* Público-Alvo: 1º e 2º Mediadora: Professora Erika Armond História: O Pomo de Ouro e o Cavalo de Tróia, de Sônia Travassos Público-Alvo: 3º, 4º e 5º Mediadora: Professora Michelle Monteiro Quiz Poetas e Escritores da Literatura Espanhola : A Turma da Mafalda Público-Alvo: 1º ao 3º Mediadora: Professora Neyva

Pablo Neruda Público-Alvo: 4º e 5º Mediadora: Professora Neyva A história através da Música: A Sopa de Pedra de Bia Bedran Público-Alvo: 1º e 2º Mediador: Professor Anderson

O Pescador, o Anel e o Rei de Bia Bedran Público-Alvo: 3º, 4º e 5º Mediadora: Professor Anderson.

Oficinas de Arte com os livros extraclasses. Público-alvo: 1º ano: Oficina de dedoches do Conto Patinho Feio – adaptação de Marcelo Coelho; 2º ano: Oficina de Criação de Personagens Folclóricos com Material Reciclável, 3º ano: Apresentação com dedoches de Fábulas com material reciclável. 4º ano: Oficina de Criação de Personagens dos Contos Africanos com Material Reciclável. 5º ano: Oficina de Criação de Personagens dos Contos Africanos com Material Reciclável. Professora: Juliana Frickmann - Durante as aulas de Arte. Local: Salas de aula no GOTOMEETING Hora: Horário de Aulas de Arte

SEMANA LITERÁRIA

Foi um prazer estar com vocês ontem! Gostei muito e espero que os alunos também!

Beijos no coração de vocês!

Lúcia Fidalgo, que é Professora Assistente - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ensino Fundamental II

Breve história sobre a Cultura Paquistanesa – Mendes e Carrari

Depoimento da escritora Lúcia Fidalgo

� Quiz literário em Espanhol Público alvo: Alunos do 6º. Ano do Ensino Fundamental Professores: Graziela e Mediador Robson Freire - Santillana � Encontro com a poetisa Andréa Rezende: Conversa: Minha trajetória no universo da poesia. Público-Alvo: Alunos do 6º., 8º. E 9º. Anos Mediador Professor Leandro Carrari

Encontro com a poetiza Andréa Rezende - Carrari

Ensino Médio

� Encontro com a poetisa Andréa Rezende: Conversa: Minha trajetória no universo da poesia. Público-Alvo: Alunos da 1ª. e 2ª. Séries do Ensino Médio Mediador Professor Leandro Carrari

� Reflexão sobre o livro Memórias de um Sargento de Milícias e o Academicismo: qual era o intuito real do movimento?

Público-Alvo: Alunos da 2ª. série do Ensino Médio Mediador: Professor Leandro Mendes

� Sociologia e Literatura: uma reflexão necessária. Público-alvo: Alunos do Ensino Médio Mediador: Professor José Maurício

O projeto “Jogos Pedagógicos: Jogando e Filosofando” nasce de uma necessidade de trabalharmos remotamente, algumas propostas e objetivos da disciplina JOGOS PEDAGÓGICOS, que faz parte do nosso Projeto Político Pedagógico para EF1 e EF2.

“O nosso objetivo nesse momento foi trabalhar com os alunos de forma lúdica, vivenciando e estimulando o

raciocínio lógico, a reflexão e a criatividade, auxiliando-os no processo de construção do conhecimento de mundo e de regras para o melhor convívio na sociedade”, explica a professora Regina Silva, que ministra a disciplina.

O desenvolvimento dessa proposta conseguiu, mesmo remotamente, potencializar essas capacidades dos alunos, fazendo com que o jogo e as atividades fossem vistos não apenas como divertimento ou brincadeira para liberar energia, mas também como uma proposta de favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo e a interação e o respeito pelo próximo. Olha a sala de aula cheinha!

JOGOS PEDAGÓGICOS: Jogando e filosofando

E as crianças do 1º. Ano estão lendo e escrevendo! Este ano, vivemos uma alegria diferente junto a turma do 1º. Ano. Isso porque foi um ano muito diferente para os pequenos alunos que, além de trabalhar remotamente, tiveram a difícil tarefa de aprender a LER E ESCREVER remotamente. E para a professora Ivonete, o desafio de alfabetizar seus alunos remotamente. Cada aluno com suas características, personalidades e especificidades. Cada aluno em um diferente ambiente, família, contexto. Mas, nos unimos, nos juntamos à distância e ao final deu tudo certo. No dia 12 de dezembro nos reunimos na sala virtual e comemoramos juntos essa conquista. O resultado foi uma linda festa, com participação e produção dos alunos, um livro escrito por eles, surpresas, música, e no final uma linda história com a convidada Lú Belém! Agradecemos a confiança dos pais e em 2021 tem mais. O momento é de comemorar esse feito: que é de todos nós – colégio – alunos – família. SEJAM BEM-VINDOS ao 2º. Ano!

FESTA DO LIVRO Alf@betização: conectados por um mundo melhor

LEITURA

PRODUÇÃO TEXTUAL

RACIOCÍNIO LÓGICO

DISCIPLINAS DE VIDA

PRODUÇÃO TEXTUAL

HORTA

E MUITO MAIS!

OFICINA DE OBSERVAÇÂO DE CÉLULAS

LEITURA DE CONTA DE LUZ

VIVÊNCIAS no EF1 Laboratório de Ciências

Pelo professor Pedro Marques

CULTURA DE BACTÉRIAS

PROCESSO DE FERMENTAÇÃO

“O projeto de extensão da UERJ oferece nos próprios laboratórios da universidade uma série de oficinas presenciais de observação de diferentes tipos celulares e micro-organismos para alunos do ensino básico. Em um cenário pandêmico, essas visitas ficaram suspensas. Porém, o projeto dispõe de redes sociais, nas quais estão relatadas as oficinas que já foram realizadas. Dessa forma, de modo virtual, foi feito um tour virtual por essas oficinas durantes o Plínio Leite à Distância, proporcionado aos alunos a experiência de um laboratório de ciências pelo GoToMeeting”, explica o Professor Pedro Marques.

DIA PLINIOLEITENSE Apresentação do Projeto Final

O DIA PLINIOLEITENSE este ano adaptado para Apresentação do Projeto Final por turma, teve um visual e abordagem diferentes. Aconteceu remotamente, em nossas salas de aula virtuais, mas não deixou de trazer todo o brilho de nossos alunos e do trabalho desenvolvido por eles sob a tutoria de nossos professores.

O PLINIOLEITENSE é um evento que reúne a caminhada pedagógica dos alunos nas diferentes disciplinas trabalhados ao longo do ano letivo e em dia específico, apresentamos os trabalhos das equipes e alunos, compartilhando-o com a comunidade escolar.

Abordando diferentes temas transversais e conteúdos das disciplinas pedagógicas, os alunos e equipe deram um show de conhecimento.

Olhem o resultado!

1º. Ano do Ensino Fundamental

2º Ano do Ensino Fundamental

3º Ano do Ensino Fundamental

4º Ano do Ensino Fundamental

5º Ano do Ensino Fundamental

6º Ano do Ensino Fundamental

7º Ano do Ensino Fundamental

8º Ano do Ensino Fundamental

9º Ano do Ensino Fundamental

Ensino Médio

PLÍNIO LEITE MUSICAL Nossa equipe é um sucesso!

O

O

O DIA PLINIOLEITENSE este ano adaptado para Apresentação do Projeto Final por turma, teve um visual e abordagem diferentes. Aconteceu remotamente, em nossas salas de aula virtuais, mas não

deixou de trazer todo o brilho

O DIA PLINIOLEITENSE este ano adaptado para Apresentação do Projeto Final por turma, teve um visual e abordagem diferentes. Aconteceu remotamente, em nossas salas de aula virtuais, mas não deixou de trazer todo o brilho de nossos alunos e do trabalho desenvolvido por eles sob a tutoria de nossos professores.

Festa de Integração dos alunos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio: professores e funcionários cantam para os alunos REMOTAMENTE, é claro!

“Valores para construir, talentos para revelar”

Durante a quarentena, um período em que passamos mais tempo em casa, é natural que