Informativo ASU - Agosto 20012

20
ASU - 1 Prova pedestre e caminhada ASU 45 anos Esporte Correr é perfeito para quem trabalha muito Saúde Agosto de 2012 - Ano VII Convites disponíveis a partir de 3 de setembro na ASU Festa do Dia das CrianCas s BRINQUEDOS JOGOS GINCANAS PINTURAS GULOSEIMAS no Clube de Campo da ASU de Outubro Dia 12 Pratos rápidos e saborosos Culinária Ganhadores da Promoção Tanque Cheio e Vale Compras + Confira Sexta-feira, a partir das 9h, Amigo para sempre O nosso até breve, ao grande e inesquecível amigo Danilo. Tudo Grátis

description

Informativo ASU - Agosto 20012

Transcript of Informativo ASU - Agosto 20012

Page 1: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 1

Provapedestree caminhadaASU 45 anos

Esporte

Correr é perfeitopara quem trabalha muito

Saúde

Agosto de 2012 - Ano VII

ASU - 1

Convites disponíveis a partir de

3 de setembro na ASU

Festa do

Dia das CrianCas

s

BRINQUEDOS JOGOS GINCANAS PINTURAS GULOSEIMAS

no Clube de Campo da ASU

de OutubroDia12 tata d do

Dia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia dasDia das

Pratos rápidose saborosos

Culinária

Ganhadores da Promoção Tanque Cheio e Vale Compras+

Confi ra

Sexta-feira, a partir das 9h,

Amigo para sempreO nosso até breve, ao grande e inesquecível amigo Danilo.

Tudo Grátis

Page 2: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 2

Page 3: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 3

As propagandas e promoções veiculadas neste infor-mativo são de inteira responsabilidade de seus anun-ciantes. Os textos e matérias veiculadas não refl etem necessariamente a opinião do Informativo e são de inteira responsabilidade de seus idealizadores.A verba destinada à confecção do Informativo ASU é obtida através de encartes e anúncios comercializados.

Caixa postal 593 - CEP 18618-000Distrito de Rubião Júnior - Botucatu/SP

Fone/fax: (14) 3811-6168 - Site: www.asu.com.brE-mail: [email protected]

Tiragem: 3300 exemplaresRedação: Neilson Cassimiro da SilvaDiagramação: Neto - Departamento Comercial da ASU

Veículo de divulgação da Associação dos Servidores da Unesp

Expediente

ANUNCIE3811-6168

Palavra do PresidenteDever Cumprido

EsporteAtletismo - Corrida ASU 45 anos

SaúdePernas pra que te quero

PromoçõesTanque cheio e Vales compras

DespedidasAmigo para sempre

CulináriaReceitas que vão dar água na boca

Meio ambienteSacolas plásticas - Use com moderação

ÍNDICE

4

5

6

8

12

15

16

Page 4: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 4

MEIO AMBIENTE

As sacolas plásticas de supermercado são práticas...Mas sujam os oceanos e o solo, matam os animais e entopem bueiros.

USE COM MODERAÇÃO

Pesquisa Ibope feita em São Paulo em 2009 consta-tou que 100% dos entrevistados reutilizam as sacolas de supermercado para colocar lixo. Melhor seria usar sacos vendidos para esse fim, de tamanho maior. Para acomodar 50 litros de lixo você precisaria de dezenas de sacolas,enquanto pode colocar todo esse volume num saco só. Outra vantagem dos sacos de lixo de cor preta: eles são feitos de material reciclado (mas nem todos; por isso, leia a embalagem).

Além de demorarem uma eter-nidade para se decompor (400 anos), as sacolas matam, por ano, 1 milhão de animais marinhos em todo o planeta. Eles morrem ao engolir o plástico.

No período de um ano, são con-sumidas até 1 trilhão de sacolas plásticas no mundo. Só no Brasil, são 33 milhões por dia ou 12 bi-lhões por ano.

Sim, a sacolinha pode ser recicla-da e virar plástico para brinque-dos, material de construção ou outras sacolas. Lave cada uma e separe para despachá-las na coleta seletiva.

Mesmo as sacolas que vêm com a indicação de serem oxibiodegradáveis – o que significa que elas contém um aditivo capaz de desintegrá-la em cerca de dois anos – não são 100% confiáveis. Há engenheiros e químicos que defendem que elas são, na verdade, mais nocivas para o meio ambiente do que as de plástico convencional.

Isso porque liberariam metais pesados no solo como manganês e níquel, que causam maios poluição.

E AS OXIBIODEGRADÁVEIS?

SACO SIM, SACOLA NÃO

POR QUE ELAS SÃO VILÃS

O TAMANHO DO ESTRAGO

CONSCIENTIZE E RECICLE

Page 5: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 5

É com satisfação que me dirijo aos associados para comunicar que neste

mês de setembro encerro o meu mandato como Presidente da ASU. Posso dizer que foram 2 anos de trabalho e conquistas para engrandecimento desta As-sociação. Administrar os recursos fi nanceiros provenientes dos associados representa grande res-ponsabilidade, tanto em virtude das implicações jurídicas como do respeito àqueles que depo-sitaram em nós a sua confi ança para liderar a Associação. Nesse período, conseguimos atender diversos anseios dos sócios, mas, em alguns momentos, isso infe-lizmente não foi possível, tendo em vista nossa constante preocu-pação em atender estritamente aquilo que rege nosso Estatuto.

Exercendo a Presidência da ASU, pude perceber ainda mais a valiosa colaboração dos mem-bros de nossa Diretoria, presen-tes de maneira maciça em todos os momentos em que precisamos tomar decisões importantes com relação a eventos ou assembléias que viessem a tratar de assuntos que defi niriam novos rumos à nossa Associação. As decisões

foram sempre tomadas com responsabilidade e somente com a aprovação de todos. Obriga-do, senhores, pela inestimável colaboração.

Não poderia também deixar de agradecer à Leninha Trom-baco e à Ines Bruder, nossas coordenadoras do Departamen-to de Aposentados (DAP), pela brilhante administração que tiveram em prol dos queridos associados aposentados, vários dos quais alavancaram a ASU e escreveram seus nomes nos fundamentos desta entidade.

Sou ainda extremamente grato aos meus dois grandes ami-gos Djalma Bovolenta e Vitor Celestino, que compreenderam muitas vezes a minha ausên-cia por motivos profi ssionais, conduzindo a ASU de forma tranquila, reservando-me o direi-to de sempre tomar as decisões maiores, de minha responsabili-dade como Presidente.

Também reservo um agrade-cimento a todos os conveniados, parceiros do comércio local e regional, pela confi ança em nós depositada, pois entenderam que, caminhando juntos, todos ganham.

E, por fi m, minha profunda gratidão ao corpo de funcioná-rios da Associação dos Servi-

dores da UNESP, uma equipe maravilhosa de profi ssonais de grande competência e responsa-bilidade. São indubitavelmente o alicerce da nossa Associação. Os Presidentes e os membros da Diretoria passam, mas eles são os elos que ligam cada capítulo da história da ASU, para que, com o passar do tempo, fi que-mos cada vez mais fortes.

Obrigado a todos que compartilharam comigo desses 2 anos de minha vida, que serão guardados em minha memória para sempre, e que Deus ilumine também o caminho de meus sucessores.

Um abraço!

PALAVRA DO PRESIDENTE

DevercumpridoUm balanço de dois anos de mandato à frente da Associação dos Servidores da Unesp

Marcos Araújo de Matos

ASU - 5

dores da UNESP, uma equipe maravilhosa de profi ssonais de grande competência e responsa-bilidade. São indubitavelmente o alicerce da nossa Associação. Os Presidentes e os membros da Diretoria passam, mas eles são os elos que ligam cada capítulo da história da ASU, para que, com o passar do tempo, fi que-mos cada vez mais fortes.

Obrigado a todos que compartilharam comigo desses 2 anos de minha vida, que serão guardados em minha memória para sempre, e que Deus ilumine também o caminho de meus sucessores.

Um abraço!

Marcos Araújo é ser-vidor do Instituto de Biociências da Unesp e esta à frente da ASU no biênio 2010-2012 .

Page 6: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 6

Esporte

esportesProva Pedestre e Caminhada da ASU

Em comemoração ao 45º aniver-sário de existência da Associação dos Servidores da Unesp (ASU), a Diretoria da ASU, através de seu Departamento de Esportes, realizará duas atividades que hoje estão entre as que mais crescem no país e no mundo.

A corrida e a caminhada são as práticas esportivas mais democráticas que existem atualmente, procuradas como um meio para melhora da qualidade de vida. Destacam-se por não necessitarem de grandes investi-mentos para a prática e por possi-bilitarem que pessoas de todos os sexos e de diferentes idades possam realizá-las.

Nos últimos quatro anos, o núme-ro de praticantes desse esporte prati-camente dobrou, sendo os principais motivos para esse sucesso: a não necessidade de depender de terceiros para praticá-las, a possibilidade de exercê-las em quase todos os lugares, a não dependência de muitos equi-pamentos, a melhoria da saúde e da estética, a diminuição do estresse, a melhoria da disposição física e mental, a representação de um ótimo desafio pessoal para muitos, a disci-plina imposta de maneira natural ao dia-a-dia do atleta e a facilidade com que gera novos relacionamentos. E tudo isso ainda se soma ao benefício da melhora da auto-estima.

Por isso, o investimento das

empresas e instituições neste esporte tem crescido considera-velmente. A ASU, com o apoio de importantes parceiros, também fará parte desse cenário, pro-porcionando aos associa-dos e demais participantes um momento de lazer, saúde e desafio, em busca de uma melhor qualida-de de vida.

Inscrições e regulamento:www.incentivoesporte.com.brTaxas:- sócios da ASU: gratuitas, em uma de nos-sas sedes. Informações: (14) 3112-5110.- público em geral: R$20,00 (boleto impres-so pelo site, no ato da inscrição).

Data: 26/08/2012Local e largada: campus da Unesp em Rubião Júnior, em frente à quadra de esportes, às 9h.Distância: 6km de corrida e 3km de caminhada.

Page 7: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 7

Jiu-jitsu na áreaesporte

Realizada em Barueri, no ginásio José Correa, sob a organização da FPJJ (Fede-ração Paulista de Jiu-Jitsu),

a equipe Gracie Miquinho JJ - Itatinga participou da 3ª etapa do Circuito FPJJ de Jiu-Jitsu, competição aberta para atletas de todo mundo. Na bagagem da volta, a equipe trouxe 32 medalhas, sendo 11 de ouro, 15 de prata e 6 de bronze, ficando em 2º lugar na classificação geral por equipes do estado de São Paulo e fechando o Circuito Paulista em 1º lugar no Estado.

As conquistas da equipe motivam ainda mais os alunos para a prática desse esporte. Os treinamentos de jiu-jitsu e MMA são intensos e os treinamentos diários geram a expectativa de vitórias ainda maiores.

Os ótimos resultados sempre são a somatória de boas doses de dedicação e disciplina. É impossível descrever esse histórico de conquistas com uma só pessoa ou da noite para o dia. Trata-se de um trabalho de longos anos por parte de profissionais capacitados.

Nosso centro de treinamento em Ita-tinga e nossas filiais sempre nos represen-tam de maneira honrosa, representados pelo líder Lourival dos Santos (Gracie Miquinho Itatinga) e pelos instrutores Roque Geremias (faixa preta), João Mechian (faixa marrom), Willian Doane Cesar (faixa marrom) e Paulo César Alves Cruz (faixa roxa), como destaque na capital, e fortalecendo o nome da cidade de Itatinga, que hoje é muito respeitada quando se fala de jiu-jitsu.

III ETAPA DO CIRCUITO PAULISTA CRIANÇAS E GRADUADOS 2012

Lourival dos Santos

Page 8: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 8

Saúde

PERNAS PRA QUE TE QUEROCORRER É O ESPORTE PERFEITO PARA QUEM TRABALHA MUITO

A corrida é a atividade física mais conveniente para quem trabalha. Você pode correr em qualquer lugar; basta ter tênis, roupa apro-priada e um relógio. Você não depende de ninguém para praticar. Por isso, fica fácil de encaixar no dia a dia de qualquer profissional.

Assim como em outras atividades ae-róbicas, a resposta cardiovascular na corrida é fantástica. Quem tem pro-blema com a balança vai queimar o excesso de peso mais rapidamente. O corredor percebe, em poucos meses de prática, uma melhora do fôlego e uma maior disposição para realizar ou-tras atividades, inclusive no trabalho. Dorme melhor e se alimenta de forma mais saudável também. Sem falar que, durante a corrida, o corpo produz uma série de substâncias, como a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sen-sação de bem-estar. Aquele problemão que não saía da cabeça parece muito

Para começar qualquer atividade físi-ca, não adianta exagerar na dedicação. Sair do zero para seis dias de treino só vai causar frustração. Com a de-cepção, a tendência é a pessoa voltar à estaca zero. Se conseguir fazer três dias da semana, já está ótimo. Com essa freqüência o corredor nota as re-ações positivas do corpo em poucas semanas.

menor no final do treino. Enquanto você corre, dá para organizar as idéias e achar soluções que muitas vezes pa-reciam não existir diante de um com-putador, por exemplo.

Os principais benefícios da corrida.

Como fazer para encaixar a corrida na vida de quem só pensa em trabalho?

Page 9: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 9

Espaço do Associado

Botucatuense “Tocou” em Missa para a Família da Mornaquia Brasileira no Rio de Janeiro

No dia 2 de julho, um domingo, o or-ganista botucatuen-se Felipe Bernardo

- mestre de capela do Pateo Collegio em São Paulo ( www.pateocollegio.com.br) - tocou, à convite da Pró Monarquia Bra-sileira, em uma missa de ação de graças pelo 74º aniversário de D. Luiz de Orleans e Bragança, na Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro. O organista também participou do II Festival de Inverno do Rio de Janeiro, realizado no Colégio Santa Marcelina, com uma apresentação de uma orquestra na Igreja da Candelária.

Também no final de julho, Felipe coordenou as atividades musicais da FIUC - Assembléia Geral da Federação Internacio-nal das Universidades Católicas. A abertura ocorreu em São Bernardo do Campo, na FEI- Faculdade de Engenharia Indus-trial -SP, com missa presidida por Sua Eminência, o Cardeal Zenon Grocholewski, prefeito da Congregação para a Educação Católica. O encerramento foi na

Capela Beato José de Anchieta - Pateo do Collégio, com missa presidada pelo Cardeal de São Paulo D. Odilo Scherer.No dia 18 de agosto, às 20h, Felipe apresentará um recital na Capela do Colégio Santa Marcelina, na rua Cardoso de Almeida, 540 - Bairro Perdizes, em São Paulo, apresentando música de câmara com órgão, violino e canto.

Felipe, ex-aluno do Colégio Santa Marcelina de Botucatu, é formado em piano popular na FASM – Faculdade de Música Santa Marcelina em São Paulo. Foi o primeiro aluno de teclado do saudoso André Sanfoneiro.

Felipe Bernardo é filho do sócio da ASU Aluisio (Seção de Contabilidade da Administração Geral do Campus), e de Selma (Coordenadora da Escola Espe-cial Nair Peres Sartori-PMB), e irmão de Tobias (estudante de direito da ITE Bauru).

Da esq. para dir.: Dona Maria Gabriela, Dom Rafael, os príncipes Dom Antônio de Orleans, Dom Bertrand de Orleans e Bragança e Felipe Bernardo

Felipe Bernardo é formado em piano popular pela FASM - Faculdade de Música Santa Marcelina de São Paulo

Page 10: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 10

Espaço do Associado

ALEGRIA DO VOVÔ E DA VOVÓALEGRIA DO VOVÔ E DA VOVÓ

Esta é a princesinha Evelyn Travesoli,

que completou 6 aninhos no dia 6 de

junho. Ela é neta do Sr. Laudemir Trave-

soli, do Departamento de Contabilida-

de da AG. Parabéns, Evelyn!!!

A pequena ao lado se chama Lorena, é fi lha de

Tatiana, funcionária do Hospital Cantídio de

Moura Campos, e neta de Helena Paci (UTI Ne-

onatal - HC). Lorena completa 6 meses neste

mês de agosto.

Vejam só que meninas lindas! São as fi lhas de Nagma C. dos Santos (enfermeira da Pediatria) e do paizão Renato. Fernanda, à esq., completou 11 anos no dia 23 de junho e Vitória colheu sua 7ª primavera no dia 25 de junho. A elas os nossos parabéns e votos de muita saúde e felicidade!

Quer que seu fi lho, neto ou so-brinho apareça aqui no Informa-tivo da ASU? Então encaminhe uma foto para [email protected], com todos os dados que deseja publicar, e veja seus baixinhos brilharem neste espaço!

Page 11: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 11

Notícias do Campus

FESTA JUNINA DA FAMESPMuita festa, alegria e comidas típicas no “Arraiá da FAMESP”

Marina Cirne

Fotos: Marina Cirne e Daniela Giacóia

Vem aí a 1ª CIPA do HCFMB.Fiquem atentos: abertura do Edital

em agosto.SESMT - Tel. 3811-6155 - Ramal 6155

Durante toda a tarde do dia 29 de junho foi realizada a 10ª edição da já tradicional festa junina na

sede da Fundação, resultando em uma alegre confraternização entre todos os funcionários Famesp do complexo HC/FMB/Famesp.

A festa começou às 13h, com a participação inclusive dos familiares, e todos puderam desfrutar omidas e bebidas típicas destsa época do ano, como cachorro-quente, churros, pipoca, algodão doce, doces juninos e amen-doim. Para as crianças, duas camas elásticas garantiram a brincadeira. Uma dupla sertaneja animou a todos durante a festa, cantando músicas típicas e atendendo a pedidos do público.

Às 17h30 começou a quadrilha, composta pelos funcionários e seus familiares. Os noivos “casaram” em frente à capela da Famesp e a funcionária Daniella Giacóia comandou a quadrilha com muita animação.

Page 12: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 12

Nossa promoção está “com gás total” e está fazendo novos ganhadores! São sorteios de R$ 100,00 em combustível todo mês! Participe e concorra você também!Regulamento e postos participantes no site: www.asu.com.br

1 2 3

54

Notícias do Campus

Foi realizado, no último dia 18/06, pelo Sr. Car-los Antonio Winckler, Diretor Técnico de Divisão da Administração Geral, o ato de posse da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Administração Geral do Campus de Botucatu. To-maram posse o Presidente, Hélio Antonio da Silva, como representante do empregador, e na secretaria, Alessandra Carolina Guerra Palombarini. Como Vice-Presidente, Oswaldo Claro de Oliveira, e como suplente, José Garcia Filho, ambos representantes dos empregados.

O novo Presidente da CIPA, o Sr. Hélio, agrade-ceu a Diretoria do GAC pela sua indicação e res-saltou a importância da Comissão na prevenção de acidentes: “Que a Administração Geral continue no caminho da excelência, além de garantir esforços para aumentar a segurança e diminuir riscos desne-cessários no ambiente de trabalho dos funcionários”.

CIPA da Administração GeralMembros tomam posse

Da esq. para dir.: Oswaldo Claro, Hélio Antonio da Silva, José Garcia Filho e Alessandra Carolina.

(01) Israel MinghiniSC. TEC. ENF. OFT. OTORRINO

(02) Sandra Cristina StelzerST. TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

(03) Francisco Elenilson SilvaSC. CABINE OP. DE MAQUINAS

(04) Luiz Alberto da SilvaAPOSENTADO DA F.M.

(05) Lúcia de Fátima ListoniAPOSENTADA DA F.C.A.

Page 13: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 13ASU - 13

Todos ganharam um vale-compras no valor de R$150,00 cada.Confi ra os últimos ganhadores da promoção.

1 - Marisol C. Viaro Sc. Conservação e manutenção

2 - Nelson Spago Aposentado da F.M.V.Z.

3 - Eduardo Santos da Silva Aposentado da F.M.

Promoção ASU VALE COMPRAS

Promoções

4 - Marcio A. Consorte Diretoria Tec. Adm do I.B.

5 - Neide A. Teixeira Medicina

6 - Benedita B. de Oliveira Aposentada da F.M.

7 - Lourival B. Soler Aposentado da A.G.

8 - Laura E. M. de Souza Medicina

9 - Maria Ap. B. Carmello Aposentada da F.M.

1 2

3

4 5

6

78

9

Page 14: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 14

1 – Instale o PC num lugar onde ele esteja sem-pre à vista.Evite colocar o PC no quarto das crianças, porque isto lhes permitirá ocultar suas ati-vidades na Internet. Pre� ra um lugar cen-tral, como uma sala ou um quarto onde você possa entrar a qualquer momento.2 – Tenha um antivírus atualizado.Nenhum computador está livre de um ata-que de pragas informáticas e, por isto, um bom antivírus é indispensável. Você pode optar por bons antivírus, como o Avast, o Kaspersky ou o Avira, por exemplo.3 – Controle o que seus fi lhos fazem na Internet.Vá até http://fss.live.com, que abrirá o site Family Safety (Proteção para a fa-mília), do Windows Live. Clique no botão Iniciar e, a seguir, digite seus da-dos da conta Windows Live ID (como o correio Hotmail). Escolha a primeira opção e siga as instruções para avançar. Se você não tiver um Windows Live Id pode criar um clicando neste link. Você deverá baixar um programa que lhe per-mitirá, entre outras coisas, � ltrar sites que você não quer que seu � lho acesse, bem como monitorar suas atividades em chats, blogs e correio eletrônico. Por sua vez, as crianças terão acesso ao conteúdo dos sites de acordo com as características do per� l que você determina. Além disso, você poderá estar a par desta informação a partir de qualquer PC que esteja conectado à Internet.4 – Mantenha longe os sites nocivos.Com um programa gratuito como o K9 você poderá � ltrar a informação que entra no PC por meio das 60 categorias nas quais tem conteúdo classi� cado. Acesse o ende-reço www.k9webprotection.com e, à direita, clique no botão “Download K9 today”. Isso o levará a uma página na qual você deverá criar uma conta para poder baixar o progra-ma e para que, posteriormente, lhe enviem, por e-mail, uma chave para habilitar a apli-cação. O K9 é atualizado o tempo todo, li-mitando o acesso a sites proibidos.

5 – Ensine-lhes a cultura de Internet.As crianças devem saber como proteger seus dados pessoais, os da sua família e dos amigos. Ensine-lhes precauções como usar senhas seguras, não compartilhar com estra-nhos chaves ou dados pessoais (por exemplo, idade, sexo, gostos, rotinas, nome do colégio, endereço da casa etc.), nunca enviar fotos ou vídeos a desconhecidos e utilizar termos adequados em salas de bate-papo.6 – Evite que seus fi lhos preencham formulários na Internet.Os delinqüentes informáticos podem criar formulários para que crianças desprevenidas

preencham com seus dados. Se seus � lhos quiserem preencher qualquer formulário, explique que é melhor que peçam a ajuda de um adulto, para veri� car a qualidade do site. Explique claramente o porquê desta providência.7 – Limite o tempo de uso do computador.No sistema operacional Windows Vista, por exemplo, você poderá determinar as horas do dia nas quais os seus � lhos podem usar o computador e bloquear o restante. No Painel de Controle, selecione “Contas de usuário” e clique em “Con� gurar Controle dos Pais”. Será solicitada uma senha de administrador, escolha uma e escreva-a. Depois, clique na conta para a qual deseja estabelecer limites de tempo. Em “Controle dos Pais” clique

em Ativado e depois em “Limites de tem-po”. Escolha então as horas nas quais você permitirá o uso do computador. Em outros sistemas operacionais, os procedimentos são semelhantes. Se tiver dúvidas, peça a ajuda de um técnico.8 – Crie padrões para o uso da rede.Estabeleça com seus � lhos um acordo para o uso da Internet, o qual � xe direitos e deveres que eles deverão cumprir. No acordo, inclua orientações sobre os locais aos quais eles têm acesso, o que podem fazer neles, quan-to tempo estarão conectados, o que fazer se acontecer algo que os incomode e como se comportar de forma ética e responsável em locais dos quais podem participar.9 – Supervisione as atividades dos seus fi lhos na rede.É bom fazer sempre uma revisão dos si-tes que ele visitou e as conversas que teve em programas de mensagem instantânea. Para ver os locais visitados, no navegador da Internet consulte a opção Histórico, que mostra uma listagem das páginas visitadas nas últimas semanas (isto se não tiverem sido apagadas pelo usuário). Para que as conversas do Messenger � quem armazena-das, no programa vá ao menu Ferramentas e Opções. Na aba Mensagens, sobre o títu-lo “Histórico de mensagens”, ative a caixa

de opção “Manter um histórico de minhas conversas automaticamente”.10 – Navegue com seus fi lhos.Navegando juntamente com seus � lhos, você poderá lhes mostrar os conteúdos que são apropriados de acordo com sua idade e como eles podem tirar proveito deles, seja para trabalhos escolares, para conhecimen-to próprio ou simplesmente para brincar. E, sobretudo, explique que a Internet é a exten-são da rua onde eles moram para que, dife-rente de muitos usuários atuais, eles se com-portem de maneira educada e respeitosa.

Sugestões para proteger as crianças na Internet10

3 – Controle o que seus fi lhos fazem na Internet.

opção e siga as instruções para avançar.

que você não quer que seu � lho acesse,

formulários para que crianças desprevenidas acontecer algo que os incomode e como se

Fonte: www.vocesabia.net

Dicas

Page 15: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 15

Amigo para sempre

A Diretoria e funcio-nários da ASU fi ca-ram profundamente entristecidos com

a perda de um de seus colabo-radores no último dia 28/06. Danilo, que veio para ajudar na implantação do cartão ASU Online no ano de 2005, faleceu precocemente. O jovem cheio de sonhos deixou muitas saudades aos seus amigos e familiares. Muito bem educado, excelente profi ssional e querido por todos, sempre tinha um sorriso para oferecer aos amigos e associados que encontrava.

Em sua curta passagem por este mundo, deixou-nos muitos ensinamentos, principalmente durante o difícil tempo durante o qual lutou contra sua enfermi-

dade. Apesar do quadro delicado de saúde em que se encontrava, Danilo era exemplo de serenida-de e vontade de seguir adiante, dando-nos esperança de sua vitória, mas não foi assim...

Ao “Fio” (como era carinho-samente por chamado por nós), toda a nossa gratidão pelo tempo em que nos brindou com sua presença, ganhando um espaço que será sempre reservado em nossos corações. Que os braços do Pai o estejam envolvendo.

À Diretoria, funcionários e associados da ASU pedimos que orem e fortaleçam os pais, Sr. Enos e Sra. Cristina, seus irmãos e sua namorada Evelin neste tempo difícil. Que Deus conforte vossos corações.

Danilo Gomes da Silva trabalhou na ASU por 7 anos e fi cará em nossa memória e em nossos corações eternamente.

AMIZADEAmigos verdadeiros são para sempre porque...não importa a distância,no coração estarão sempre perto.Não importam as diferenças,no coração sempre terão um ponto de acordo.Não importam as brigas, no coração sempre haverá lugar para o perdão. Não importam circunstâncias,sempre haverá um ombro para recostar, mãos para ajudar, olhos para enxergar e chorar de alegria e dor,bocas para expressar as verdades e sorrir.Amigos verdadeiros são para sempre, porquequando dois corações se unem, formando um só,DEUS se manifesta ali, através do amor e o amor é mais forte que a morte, é benigno, paciente, tudo sofre, crê, supera, não se ufana, nem se ensoberbece, apenas... Ama!Certamente permanece para sempre.Obrigado, Danilo, por sua amizade.

Amigo para sempre

THEREZINHA DE J. Z. ROMANHOLI SILVIA HELENA BATISTA

Infelizmente não conseguimos foto do

Sr. Jão Leite

JOÃO LEITE SILVA

Sócia aposentada da Administração Geral do Campus

Sócia aposentada da Faculdade de Medicina

Sócio aposentado da Faculdade de Medicina

Despedidas

Page 16: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 16

Culinária

Torta de Bauru ao Forno

Doce de DoisBrigadeiros

Culinária

Tempo: 30 minutos Rende: 12 porções

Ingredientes - Massa· 4 ovos inteiros· 1/3 de xícara de queijo ralado· 1 xícara de leite· 1 xícara de óleo· 1 xícara de farinha de trigo· 1 colher(sopa) de fermento em pó· sal a gosto

Recheio· 150 g de mussarela picada· 150 g de presunto picado· 3 tomates picados· 1 cebola picada· 1 lata de milho· 1 lata de ervilha· Orégano

Bata a massa no liquidificador. Acrescente o fermento em pó por úl-timo.Unte uma assadeira com manteiga e farinha de trigo, espalhe meta-de da massa e leve para assar em forno pré aquecido, retire a massa pré assada e acrescente o recheio misturado acrescentando o restan-te da massa por cima.Polvilhe queijo ralado e orégano, asse por 30 min. em forno médio.

Super rápida e fácil de fazer

Ingredientes · 2 latas de leite condensado· 2 colheres de sopa de maisena· 2 latas de leite ( use a lata de leite condensado para medir)

· 1 lata de creme de leite gelado sem soro· 200 gr chocolate meio amargo picado· 200 gr chocolate branco picado· 50 gr chocolate granulado

Em uma panela coloque o leite condensado, maisena dissolvida no leite e leve ao fogo baixo, mexendo ate engrossar. tire do fogo e misture o creme de leite. divida em duas vasilhas. com creme ainda quente, misture o chocolate meio amargo em uma panela e o cho-colate branco na outra, mexendo ate derreter. despeje o creme de chocolate amargo num refratário, leve a geladeira por 10 min., cubra com o creme de chocolate branco e polvilhe chocolate granulado e sirva em seguida.

Modo de preparo

Modo de preparo

Tempo: 30 minutosRende: 8 porções

Page 17: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 17

EXCURSÃO PARA APARECIDA DO NORTEDia 15 de setembro

R$80,00em 2x até 19/08

Reservas na ASU Vagas Limitadas

Page 18: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 18

Curiosidade

Há 236 anos, em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos se tor-nou independente. Os americanos mal sabiam que em 1836, nasceria no restaurante Del Monico´s, em Nova Iorque, uma segunda eta-pa da dependência dessa nação, o hambúrguer que ganhou, pela pri-meira vez, estatuto de iguaria e pas-sou a constar no cardápio – entre duas fatias de pão, já em formato de sanduíche.

Vício que se espalharia mundo afora e teria a patente de sua cria-ção disputada pelos tártaros que iniciaram o hábito de moer carne dura e crua para facilitar o consu-mo durante as invasões bárbaras, os hambúrgueres, da cidade alemã de Hamburgo, que passaram a co-zinhar essa carne apresentada pelos bárbaros e a chamá-la de “hamburg steak”.

Esse bife de carne moída de fácil digestão cruzou o oceano durante a colonização e durante a revolução industrial do país e já como recheio de pão, se tornou um verdadeiro símbolo norte americano.

Mas foi somente em 1921 que surgiu a primeira cadeia de lan-chonetes do país, chamada White Castle. Os hambúrgueres vendidos lá eram cozidos no vapor e cheios de cebola.

É dessa época que nasceram as chapas e os modelos de lanchonete com puçás mesas, atendentes que dão conta de tudo e os drive-ins impulsionaram as vendas, os pedi-dos por telefones e as entregas de patins.

Apesar de alguns americanos te-rem vendido pães recheados com hambúrgueres e queijo na década de 1920. Louis Ballast, dono da

lanchonete Humpty Dumpty, em Denver, no estado do Colorado, re-gistrou a patente do cheesburguer em 1935.

Nessa época, já eram acompa-nhados de Coca-Cola, que sozinha rende outra história.

NO BRASIL - O McDonald´s é a maior rede de fast food do mundo e a campeã de vendas de hambúr-gueres, mas não foi por ela que a iguaria chegou ao Brasil.

O hambúrguer chegou à mesa brasileira por meio de Robert Falkenburg, campeão de tênis em Wimbledon, que abriu em 19552, no Rio de Janeiro a primeira lan-chonete Bob´s, e que seguia os padrões americanos. Também fo-ram introduzidos o milk shake e o sundae.

Esta lanchonete passou a fazer parte da crônica social do Rio e do Brasil, sendo freqüentada por cele-bridades da época, como o compo-sitor Heitor Villa-Lobos.

E, com música para os ouvidos, a febre do McDonald´s se intensi-fi cou nos anos 80 com o jingle do Big Mac: “Dois hambúrgueres, al-face, queijo molho especial, cebola e picles num pão com gergelim”.

Hoje, hambúrguer é tanto recei-ta gourmet, quanto iguaria de car-rinho de rua.

VELHINHOS - E, para quem acha que os sanduíches que sabo-reamos hoje nos shoppings centers são novidades, estão pouco infor-mados.

O Whopper, o sanduiche mais vendido dos restaurantes Burguer King, segunda maior rede do gê-nero, saiu da grelha pela primeira vez em 1937, em um restaurante de Miami, tornando-se ícone ao longo

dos anos e conquistan-do gerações de fãs em 81 países ai redor do mundo. Assim como todos os hambúrgue-res da casa, é grelhado no fogo, como churrasco, por isso seu sabor é único.

Atualmente está no cardá-pio o Furioso, uma versão ligeira-mente mais apimentada do Who-pper, como três ingredientes diferenciados: cebolas cro-cantes e levemente api-mentadas, molho furioso e lascas de jalapeño – pi-menta mexicana valori-zada por sua ardência moderada.

Outra coisa bem antiga é vender ham-búrguer a preço baixo. Quando foi lançado nos EUA custava ape-nas cinco centavos de dólares.

Criada em 2009, a cam-panha “Pequenos Preços” do McDonald´s é uma das mais bem sucedidas da rede.

“Nosso objetivo com esta pla-taforma é inovar ampliando a percepção dos nossos clientes quanto à variedade e pre-ços acessíveis que oferecemos e atrair cada vez mais pessoas”, diz Roberto Gnypek, diretor de planejamento de marketing da empresa que adminis-tra McDonald´s na Amé-rica Latina.

Apesar de ter sido concebido na Europa e ter nascido de carne crua, o hamburguer ganhou patentes na terra do Tio Sam e, como a Coca-Cola, é marca registrada do país no mundo todo.

Patrimônioamericano

Luly Zonta

no fogo, como churrasco, por isso seu sabor é único.

diferenciados: cebolas cro-cantes e levemente api-mentadas, molho furioso e lascas de jalapeño – pi-menta mexicana valori-zada por sua ardência

Outra coisa bem antiga é vender ham-búrguer a preço baixo. Quando foi lançado nos EUA custava ape-nas cinco centavos de

Criada em 2009, a cam-panha “Pequenos Preços” do

“Nosso objetivo com esta pla-taforma é inovar ampliando a percepção dos nossos clientes quanto à

empresa que adminis-tra McDonald´s na Amé-

Fonte: www.redebomdia.com.br

Page 19: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 19

Page 20: Informativo ASU - Agosto 20012

ASU - 20