Informativo bimestral da Congregação.

4

Click here to load reader

description

Edição 32: Janeiro/Fevereiro de 2013

Transcript of Informativo bimestral da Congregação.

Page 1: Informativo bimestral da Congregação.

A

EtErnidadE

A palavra Eternidade sempre me desper-tou curiosidade e, ao mesmo tempo, dificuldade. Vivo totalmente aferrado e limitado ao tempo; até a minha trans-

ferência para a glória eterna já esta determinada. Vivo em horas, dias, semanas, meses, anos e séculos. Conheço o on-tem, o hoje e o amanhã. Como entender algo sem tudo isso? Eternidade, dizem os estudiosos, é duração que não tem co-meço porque sempre foi e não tem fim porque sempre será.

Outros afirmam o seguinte: é o não-tempo, o sempre agora, um relógio sem ponteiros. Certo professor tentou explicar aos seus alunos o que é Eternidade, explicando: “Um pássaro, a cada cem anos, vem afiar o seu bico numa montanha de diamantes. Quando esta montanha estiver gasta, terá passado um minuto da Eternidade.” Não aceito esta explicação, pois fala em tempo – minuto – tornando assim possível, depois de centilhões de trilhões de anos, ter fim a Eternidade.

Eternidade é algo para ser aceito pela fé, e não para ser entendido pela nossa limitada e finita razão humana. Exis-tem sinônimos: duradouro, infindável, perdurável, perenal, perpétuo, mas tudo podemos resumir na palavra sempre.

Nosso Deus é eterno e quando fala de sua eternidade, afirma: “Eu Sou” (Ex 3.14) Sempre foi é e sempre será. Elo-him, nome que aparece muito no Antigo Testamento, signi-fica o Eterno. Pois o Deus Eterno nos oferece a Eternidade, isto é: Viver sempre, nunca mais sofrer nem morrer. “Deus nos salvou e nos chamou para ser o seu povo não por causa

do que temos feito, mas porque ele quis e por causa de sua graça. Ele nos deu esta graça por meio de Jesus Cristo, an-tes do princípio dos tempos. Mas agora ela nos foi revelada por meio do glorioso aparecimento de Cristo Jesus, o nosso Salvador, pois ele acabou com o poder da morte e, por meio do Evangelho, revelou a vida eterna.” (2 Tm 1.9,10) E Jesus confirma: “Eu sou o pão vivo que desceu de céu, se alguém comer desse pão, viverá para sempre.” (Jo 6.51)

Certo professor da Lei perguntou a Jesus: “O que devo fazer para conseguir a vida eterna?” Interpelado por Jesus, ele mesmo responde: “Ame o Senhor seu Deus com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a inteligência. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.” (Lc 10.25ss) A resposta está correta, mas por nós próprios e com nossas boas intenções prejudicadas pelo pecado, precisamos do perdão de Deus, e assim recebere-mos por sua graça e misericórdia a eternidade.

O Eterno não nos castiga como merecemos nem paga de acordo com os nossos pecados e maldades. “Assim como o céu está muito acima da terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem.” (Sl 103.10,11) “Aqueles a quem o Deus Eterno salvar, voltarão para casa, voltarão cantando para Jerusalém ( o céu) e ali viverão felizes para sempre.” (Is 35.10)

Agora vivemos amparados em Jesus. Depois viveremos na paz eterna com Elohim.

Guido Rubem GoeRl | Pastor emérito da IELB

Ano 7Jan-Fev/2013

nº 32

Page 2: Informativo bimestral da Congregação.

2 Nossa Família Jan-Fev/2013

Cultos nas quintasEm 2013, os cultos realizados nas quintas-feiras à noite (20h) permanecem durante o ano. Originalmente, o horá-rio alternativo surgiu como opção para os membros que, durante os meses de janeiro e fevereiro, costumam viajar nos finais de semana. Mas neste ano, o culto das quintas será realizado também nos outros meses, possibilitando mais este horário para os membros e visitantes da CELSP. Participe!

Como primeiro passo na conquista de um melhor conforto térmico na CELSP, o templo da congregação recebe um novo te-lhado. A obra deve estar concluída no início de março.

novidades 2013

Sábado LegalATeNÇÃo turminha da Escola Dominical

Este ano teremos um horário especial para reunir a galerinha da Escola Dominical. Será sempre no primei-ro sábado de cada mês, das 14h30 às 16h30, na igreja. Vamos ter teatro de histórias bíblicas, brincadeiras, músicas, jogos e muito mais. Contamos com todas as crianças da CELSP.

Os pastores e os professores da ED pedem aos pais e avós que tragam seus filhos e netos para esse momen-to de aprendizado e confraternização tão importantes para alimentar a fé dos pequeninos.

Jesus disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18.20)

oPÇÃoCultos todas as quintas,às 20h.

PRimeiRA VeZCrianças participam do Sábado Legal

Coordenadores de bairrosO grupo de líderes, que têm como objetivo representar

a congregação no local onde moram, iniciou suas atividades em janeiro e fevereiro deste ano. Os coordenadores levaram o calendário da CELSP e um devocionário (Cinco Minutos com Jesus ou Castelo Forte) às famílias que fazem parte da congregação.

Caberá a estes líderes: 1) manter tais famílias informadas sobre eventos, assembleias e decisões da CELSP; 2) auxiliar os pastores na busca por pessoas impossibilitadas de participar dos cultos; 3) perceber as necessidades das famílias, comunican-do à congregação, e ainda; 4) auxiliar na atualização dos dados cadastrais dos membros.

CoNFoRToObras no telhado encerram em março

Reforma no telhado

Page 3: Informativo bimestral da Congregação.

Nossa Família Jan-Fev/2013 3

ínicio das atividadesdEpartamEntosMISSãO SUrDOSNos sábados, às 15h, reunião do grupo da Missão, e às 18h, culto especial em LIBrAS (Língua Brasileira de Sinais).

SErVASEm 2013, as reuniões das servas ocorrem na primeira quarta-feira de cada mês, às 14h30, e no terceiro sábado de cada mês, às 15h.

JUVENTUDEO grupo de jovens reúne-se aos sábados, às 20h.

ESCOLA DOMINICALOcorre durante os cultos de sábados e domingos. Em 2013, contamos também com a presença das crianças no Sábado Legal, no primeiro sábado de cada mês, às 14h30.

DIACONIAFamílias atendidas na Diaconia Social têm encontro no segundo sábado de cada mês, às 14h.

COrALEnsaios do coral, este ano, estão agendados para quarta-feira à noite, às 20h.

HErDEIrOSBanda conduz o louvor nos cultos das onze horas, que acontecem no primeiro domingo de cada mês.

INSTrUçãO DE CONFIrMANDOSA partir de março, confirmandos recebem instrução aos sábados, às 10h.

TErCEIrA IDADEEncontros do grupo acontecem na segunda e na quarta quinta-feira de cada mês, às 14h.

AGENDE-SE28/03 – Ceia Pascal (20h)13/03 e 27/03 – Estudos Bíblicos (19h)

20/04 – Encontro de casais (20h)21/04 – Assembleia CELSP (após o culto)

10/04 e 24/04 – Estudos Bíblicos (19h)

Encontros de casais

Neste ano se-rão retomados os encontros de casais na CELSP, porém, com um formato um pouco

diferenciado dos anteriores. Os pastores informam que a ideia é convidar pales-trantes que tragam informações úteis e pertinentes à vida dos casais cristãos.

TRaz quE Eu asso Os tradicionais almoços após o culto

das 11h, no primeiro domingo de cada mês, também devem ser retomados em 2013. As exceções são os domingos que já possuem outro almoço organizado em virtude de algum evento da congregação ou de algum departamento específico _ como nos meses de abril (almoço dos 90 anos da UJSP e 91º aniversário da CELSP), de setembro (almoço do 86º aniversário do departamento de Servas) e de dezembro (almoço do 29º aniversá-rio do templo da CELSP).

Participe desses momentos de união e convívio entre os irmãos na fé!

Lembrem-se: no Traz que eu asso, cada membro traz um pedaço de carne e salada e deixa para o assador antes do cul-to das 11h. Após o culto, o que foi trazido é compartilhado entre os participantes.

Eleições da nova diretoriaDia 21 de abril ocorre, em assembleia, a eleição da nova diretoria da CELSP. Até o final do mês de março, os membros da congregação podem deixar a sua suges-tão de nomes para presidente, vice-pre-sidente, tesoureiro, secretário, Conselho Fiscal e conselheiros na caixa localizada no final do templo. A participação de todos os membros é fundamental!

CASAiSEncontros retornam em2013

Page 4: Informativo bimestral da Congregação.

ACONTECEU NA CELSP

Nossa Família Jan-Fev/2013

Dois programas marcaram o Natal de 2012 na CELSP. No dia 18 de dezembro, um teatro e o show do artista Carlos Ma-grão atingiram o objetivo de atrair a aten-ção do público, dos arredores da congre-gação, para a mensagem do nascimento do Salvador Jesus. Já no dia 24 de dezembro ocorreu o tradicional programa de Natal dentro da igreja.

Programa de Natal externoTeatroNa terça-feira, do dia 18 de dezembro,

a peça teatral Uma Noite no Museu lem-brou a verdadeira mensagem do Natal _ o nascimento do Salvador Jesus _ , tendo como “pano de fundo” uma história fic-tícia, passada num museu. A peça teve autoria e direção do professor da Escola Dominical, Clóvis Hoffmann, que durante algumas noites, ensaiou um animado gru-po de jovens da congregação.

Carlos magrãoCom o foco missionário de atrair visi-

tantes vizinhos da CELSP, a congregação contratou o show do cantor Carlos Ma-grão. A apresentação do artista, intitulada Vamos Falar com Deus, foi realizada

logo após o teatro da congregação. Pode-se dizer que objetivo de levar o

Evangelho _ a boa notícia da salvação _ aos moradores da vizinhança da CELSP foi atingido, visto que cerca de 400 pesso-as estiveram presentes e assistiram as duas apresentações. Isso revela a importância da programação de Natal externa, que poderia contar com um maior número de membros envolvidos em sua realização. Desta forma, aprimorando este momento missionário.

Programa de Natal internoNa noite do dia 24 de dezembro,

cerca de 150 membros e visitantes vie-ram ao templo da CELSP para relem-brar o amor de Deus revelado na vinda ao mundo de Seu filho.

O nascimento de Cristo foi lembrado na apresentação da Escola Dominical e do Coral da congregação.

Natal 2012

Flora Bay Wagner - 07/01Plácita Traudy Leyser - 16/01Carlos Roberto de Borba - 15/01

HeRdeiRoS No CoNGReSSÃo dA JelbA Banda Herdeiros apresentou-se no 43º Congresso Nacional da JELB (Juventude

Evangélica Luterana do Brasil) no dia 18/01. Foi uma visita rápida em Sumaré-SP, onde estavam cerca de 1200 jovens luteranos de todo o Brasil.

A apresentação dos Herdeiros foi marcante para a banda e para os jovens presentes. De acordo com os “gu-ris”, foi emocionante ver os jovens do congressão louvando o Salvaldor Jesus através das músicas dos cds “Caminhos” e também “13.13”. Novos projetos dos Herdeiros estarão sur-gindo neste ano.

NASCimeNTo em CeNANa sequência de fotos: o público presente na apresentação externa, o cantor Carlos Magrão, apresentações teatrais e da Escola Dominical