Informativo Circulando Arassussa - Ano 6 - Nº 116

10
Ano 6 - nº 116 - Araçuaí, 1º a 31 de maio de 2.013. CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG Chapada do Lagoão Aconteceu - 02/05 - Roda de conversa com Carlos André, Engenheiro Agrônomo, para discussão do plano de manejo sustentável para a Chapada do Lagoão. A ação contou com a participação de Luciana Aguiar e a equipe do Caminho das águas. As sugestões serão usadas para a reedição do Projeto Caminho das Águas. ( fase 3) - 06/05 - Oficina de Permacultura, na Comunidade Tesouras de Cima, com a participação de 17 (dezessete) pessoas. Além de aprender um pouco mais sobre os conceitos de permacultura, realizamos atividades como: construção de mandalas, produção de mudas frutíferas e plantio de mudas na beira do açude. Encerramos a ação com doações de mudas do cerrado para serem plantadas na Chapada. - 08/05 - Construção de mandalas na casa de Lucas, na comunidade Tesouras. A partir da oficina de permacultura, juntamente com sua família, Lucas construiu a mandala e um buraco de lixo, com o intuito de ter um quintal bem cuidado para a produção de alimentos. - 10/05 - Doação de 20 (vinte) mudas de espécies do cerrado - pequi, cagaita, araticum, entre outras, para o Sr. Antônio, da comunidade Santa Rita de Cássia. As mudas serão plantadas em um espaço de recuperação e continuidade das espécies. Acontece - 15/05 - Georreferenciamento das nascentes e tecnologias disseminadas nas comunidades em torno da APA, Chapada do Lagoão, com o objetivo de pontuar os locais em que as ações são desenvolvidas. Em breve, esse material estará disponível para que outras pessoas possam ter acesso e conheçam mais sobre o trabalho realizado na região. - Revezamento de alguns moradores da comunidade Tesouras, para cuidar das mudas produzidas no viveiro comunitário. Os moradores mantêm as mudas molhadas para que a produção possa atender à demanda dos plantios nos quintais das famílias. Acontecerá - 17/05 - Cercamento das nascentes na propriedade de Marcos e Nen Otoni, na comunidade Calhauzinho das Neves. Nove famílias que usam a água para o consumo, ajudarão a proteger as nascentes do pisoteio dos animais. Núcleo Alfredo Graça Aconteceu - 03/05 - Roda de viola na praça, com a participação de 175 (cento e setenta e cinco pessoas). No encontro, as famílias apresentaram danças e músicas da cultura local. Foram momentos de valorização dos Pontos Luminosos e envolvimento comunitário. - 07/05 - Oficina comunitária na casa de Dona Conceição, com preparo de uma receita de biscoito e suco alternativo de casca de chuchu com limão. 1

description

Informativo Circulando Arassussa - Ano 6 - Nº 116

Transcript of Informativo Circulando Arassussa - Ano 6 - Nº 116

Ano 6 - nº 116 - Araçuaí, 1º a 31 de maio de 2.013.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

Chapada do Lagoão Aconteceu - 02/05 - Roda de conversa com Carlos André, Engenheiro Agrônomo, para discussão do plano de manejo sustentável para a Chapada do Lagoão. A ação contou com a participação de Luciana Aguiar e a equipe do Caminho das águas. As sugestões serão usadas para a reedição do Projeto Caminho das Águas. ( fase 3) - 06/05 - Oficina de Permacultura, na Comunidade Tesouras de Cima, com a participação de 17 (dezessete) pessoas. Além de aprender um pouco mais sobre os conceitos de permacultura, realizamos atividades como: construção de mandalas, produção de mudas frutíferas e plantio de mudas na beira do açude. Encerramos a ação com doações de mudas do cerrado para serem plantadas na Chapada.

- 08/05 - Construção de mandalas na casa de Lucas, na comunidade Tesouras. A partir da oficina de permacultura, juntamente com sua família, Lucas construiu a mandala e um buraco de lixo, com o intuito de ter um quintal bem cuidado para a produção de alimentos.

- 10/05 - Doação de 20 (vinte) mudas de espécies do cerrado - pequi, cagaita, araticum, entre outras, para o Sr. Antônio, da comunidade Santa Rita de Cássia. As mudas serão plantadas em um espaço de recuperação e continuidade das espécies. Acontece - 15/05 - Georreferenciamento das nascentes e tecnologias disseminadas nas comunidades em torno da APA, Chapada do Lagoão, com o objetivo de pontuar os locais em que as ações são desenvolvidas. Em breve, esse material estará disponível para que outras pessoas possam ter acesso e conheçam mais sobre o trabalho realizado na região. - Revezamento de alguns moradores da comunidade Tesouras, para cuidar das mudas produzidas no viveiro comunitário. Os moradores mantêm as mudas molhadas para que a produção possa atender à demanda dos plantios nos quintais das famílias. Acontecerá - 17/05 - Cercamento das nascentes na propriedade de Marcos e Nen Otoni, na comunidade Calhauzinho das Neves. Nove famílias que usam a água para o consumo, ajudarão a proteger as nascentes do pisoteio dos animais. Núcleo Alfredo Graça Aconteceu - 03/05 - Roda de viola na praça, com a participação de 175 (cento e setenta e cinco pessoas). No encontro, as famílias apresentaram danças e músicas da cultura local. Foram momentos de valorização dos Pontos Luminosos e envolvimento comunitário. - 07/05 - Oficina comunitária na casa de Dona Conceição, com preparo de uma receita de biscoito e suco alternativo de casca de chuchu com limão.

1

15 (quinze) pessoas participaram da atividade. Esse é um espaço de aprendizagem continuada, que permite a troca de conhecimento entre as famílias.

- 09/05 - Atividades com 20 (vinte) crianças da Escola Municipal Brincando e Aprendendo. Foram realizadas brincadeiras, roda de contação de história, produção de mudas e preparo de receitas alternativas. O objetivo das atividades foi trabalhar o compromisso ambiental, reforçando os cuidados com o meio ambiente.

Acontece - 15/05 - Intercâmbio entre os grupos de Mães Cuidadoras nas comunidades, com realização de oficinas, proporcionando troca de experiências e a formação continuada. - Coleta de materiais reciclados na comunidade, para produção de arranjos de garrafa PET que serão comercializados na Barraca Arassussa.

Acontecerá - 21/05 e 22/05 - Mutirão de Limpeza no Rio Gravatá, com a participação da comunidade. EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí Aconteceu - 29/04 - Roda de conversa com alunos do 1° ano do Curso Técnico em Agropecuária. O Objetivo do encontro foi divulgar o Projeto Araçuaí Sustentável e a importância da parceria com a escola. Os alunos são multiplicadores de nosso trabalho e contribuem constantemente para a transformação social da região. - 30/04 - Reunião na Escola Joaquim Viana, para o planejamento das atividades que acontecerão em parceria com o CPCD e os alunos da EFA. Além das práticas de permacultura, o Bornal de Jogos é um instrumento de trabalho para fortalecer o aprendizado das crianças. A ideia é criar uma escola modelo no município, repleta de práticas sustentáveis que possam ser multiplicadas em outros lugares. Educadores do CPCD, o Secretário de Educação, a Diretora da escola e representantes da EFA de Araçuaí participaram da reunião. - 03/05 - Reunião na EFA. Estiveram presentes o Sr. Marco Antônio, Coordenador da EFA, o Secretário de Educação de Araçuaí e a Equipe Caminho das Águas. Na oportunidade, foram traçadas novas metas e um planejamento em comum das instituições em prol do desenvolvimento das comunidades rurais e formação continuada dos alunos.

2

- 05/05 - Planejamento das ações conjuntas na escola, com a participação do Monitor Marco Antônio e o Secretario de Educação, Sr. Roviere. Durante o encontro, foi elaborado um planejamento baseado na Pedagogia da Alternância - as ações acontecem dentro da escola e comunidades onde os alunos moram. Acontece - 15/05 - Ampliação das mandalas em torno do PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. O plantio de mudas frutíferas também foi feito integrando a qualidade do solo e aumentando o número de espécies frutíferas. Neste espaço, a produção de hortaliças é bem diversificada, garantindo melhoria na alimentação dos alunos.

Acontecerá - 18/05 - Visita dos pais e alunos da Escola Municipal Joaquim Viana ao Córrego da Velha e à EFA. O objetivo da visita é conhecer as tecnologias utilizadas na EFA e implantá-las na escola em parceria com a comunidade, CPCD, Prefeitura e alunos da EFA. - 23 a 24/05 - Oficina de técnicas de permacultura para 15 (quinze) alunos da turma do 1° ano da EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí. A oficina será ministrada pelo permacultor Celso, do CPCD, e Educadores do Caminho das Águas. - 27 a 28/05 - Oficina de permacultura na Escola Joaquim Viana, ministrada por Celso e pelos alunos da EFA. Participarão da oficina alunos da Escola do Córrego da Velha e alguns pais, que contribuem com os plantios e outras ações dentro da escola.

- 29/05 - Visita dos alunos do 1º ano da EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí - à comunidade Chapada do Lagoão, com a participação dos representantes da APA e alunos da Escola São Vicente, da comunidade Malhada Preta. Durante o encontro, conheceremos a história e conquistas já alcançadas, além de propor novos desafios para a preservação da Chapada e todo potencial existente na área. Núcleo Cruzinhas Aconteceu - 06/05 - Oficina de arranjos de garrafa PET, realizada na casa de Áurea, Mãe Cuidadora da comunidade Palmital. A oficina foi coordenada por Cleusa e Deise, Mães Cuidadoras do Núcleo Alfredo Graça. Durante a atividade foram produzidos 14 (catorze) arranjos, com a proposta de estimular a reciclagem, ensinando para o grupo uma atividade capaz de gerar renda às famílias.

- 08/05 - Coleta de sementes crioulas, com as famílias das comunidades. O objetivo da coleta é fortalecer a agricultura familiar, melhorando o aumento da produção. Foram coletados 20 (vinte) quilos de sementes, entre goiaba, urucu, feijão, café, caju, amendoim, pequi, maracujá, coentro, mostarda e outras. - 10/05 - Oficina de assadeiras - formas feitas de lata, na casa de Maria Moraes, utilizando latas de tintas doadas por moradores da comunidade Mucambo. Dessa forma, mostramos às pessoas a

3

importância da reciclagem como forma de reduzir o lixo. 12 (doze) assadeiras foram produzidas e distribuídas entre os participantes. - 13/05 - Oficina comunitária na comunidade Gangorrinhas, com a produção de xarope de ervas, bolo de abóbora e sabão caseiro. As receitas experimentadas são alternativas e visam ao reaproveitamento dos recursos da própria comunidade. Durante a atividade, os participantes realizaram uma roda de cantoria, resgatando versos e cantigas da cultura local. Acontece - 15/05 - Oficina de reciclagem na casa de Nenas, na comunidade Pequi, com a produção de carrinhos utilizando sobras de madeiras e caixas de papelão. 20 (vinte) crianças participaram da ação. O objetivo da atividade é estimular a criatividade e incentivar as crianças a construírem seus brinquedos. Acontecerá - 17/05 - Caminhada ecológica, com a participação de 25 (vinte e cinco) crianças, na comunidade Palmital. Desejamos reflorestar toda a área, criando mais espaços reflorestados. Ao todo, foram plantadas 30 (trinta) mudas nativas. - 21/05 - Oficina de reciclagem para confecção de arranjos de garrafa PET, na casa de Maurina, com a participação da comunidade. - 24/05 - Roda de viola, na casa de Edinei, na comunidade Gangorrinha. Núcleo Olinto Ramalho Aconteceu - 02/05 - Atividades do Bornal de Jogos Ambientais, com 20 (vinte) crianças do 2º, 3º e 4° anos da Escola Municipal São Roque. Na oportunidade, discutimos sobre as contribuições das crianças na preservação ambiental, para termos uma comunidade bem cuidada.

“Os Jogos Ambientais foram muito interessantes! Pude perceber o que é ecologicamente correto para fazer em minha casa, melhorando o meio ambiente.”

Graciela Câmera, 08 anos

Escola Municipal São Roque

Acontece - 15 e 16/05 - Oficina de artesanato com fibra da bananeira, no Núcleo Alfredo Graça. A oficina, ministrada pelas Mães Cuidadoras Maria de Fátima e Maria de Lourdes, propõe o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis no lugar. Essa atividade resgata as potencialidades das comunidades, mostrando que é possível criar peças decorativas sem precisar ter custos. Acontecerá - 17/05 - Folia da Água, na comunidade Banco do Setúbal, com a participação de Josino Medina, Educador do CPCD. CAMINHO DAS ÁGUA - em foco Acontece - Produção de 400 (quatrocentas) mudas frutíferas de acerola, limão, pinha, jenipapo, laranja e graviola, no viveiro de mudas nas casas de Fatinha, em São João do Setúbal, e de Lina, na Vargem João Alves. - Doação de 300 (trezentas) mudas frutíferas ao Programa “Uma Criança; Uma Vida”.

4

- Aos sábados, na área coberta do Mercado Municipal de Araçuaí, a Barraca Arassussa, com a proposta de expor os trabalhos realizados pelo CPCD na cidade de Araçuaí e comunidades rurais. Na barraca, as pessoas encontram uma variedade de produtos naturais, possibilitando uma alimentação mais saudável.

SEMENTINHA - ARAÇUAÍ|MG Comunidade Engenheiro Schnoor Aconteceu - 02/05 - Clube do Vídeo, na casa, Mãe Cuidadora Virlene. Apresentação do filme “Animais Unidos, Jamais Serão Vencidos”. A história mostra como o homem está maltratando a natureza. A partir do filme, realizamos um rico debate sobre a importância de cuidar bem do meio ambiente. “Me sinto feliz e confiante em deixar minha a filha no projeto, pois todos os dias ela aprende algo novo. Está cada vez mais desinibida.”

Célia - mãe de Laisla.

- 08/05 - Atividades com os alunos da professora Alexandra, do Projeto Tempo Integral da Escola José dos Santos Neiva. A ação aconteceu no campo de futebol. Foram realizadas dinâmicas e brincadeiras, proporcionando maior interação entre os grupos. - 10/05 - Visita à casa de Dona Bibiana Domingos da Rocha, 76 anos, para uma pesquisa sobre brincadeiras e músicas do seu tempo de criança. A proposta é visitar alguns Mestres, valorizando os Pontos Luminosos da comunidade. Além das brincadeiras, descobrimos o rico potencial de artesanato produzido por Dona Bibiana. Assim, a partir da visita, combinamos a realização de uma oficina de reciclagem. Acontece - 15/05 - Pesquisa de músicas e brincadeiras com os Mestres da comunidade. Acontecerá - 28/05 - Oficina de brinquedos reciclados, com o objetivo de produzir brinquedos com materiais coletados pelas crianças.

5

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG Aconteceu - 03/05 - Ficou pronto o biodigestor para produção de biogás a partir dos dejetos de porcos. Já foi dada a partida para seu funcionamento e, em breve, poderemos eliminar o gasto com a compra de gás.

- 04/05 - Produção de mudas de nim e graviola.

- 06/05 - Limpeza do tanque de criação de peixes. Foi retirado o excesso de plantas aquáticas para melhorar a circulação de oxigênio para os peixes.

- 07/05 - Plantio na área da floresta de alimentos - SAF. O objetivo é diversificar o cultivo e melhorar o fornecimento de alimento aos projetos Ser Criança e Ação Social.

- 09/05 - Preparo de uma área para cultivo de mandioca. A qualidade desse tipo de manejo se atribui à boa adaptação do solo. - 10/05 - Doação de 150 (cento e cinquenta) mudas de espécies de cerrado - pequi, mangaba, cagaita, entre outras - à EFA. Essas mudas serão plantadas no Lagoão, com a ajuda dos estudantes e Sr. Antônio, morador da comunidade Santa Rita de Cássia. Acontece - 15/05 - Renovação nos canteiros mandala com novos plantios de alface, cenoura e beterraba. A equipe do Síitio está animada com a boa germinação do último plantio realizado. Acontecerá - 20/05 - Multiplicação de um enxame de abelha. Esse procedimento permite aumentar o apiário a partir dos enxames que já estão formados.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu - 18/04 - Gincana com as crianças sobre sementes e mudas frutíferas no Ser Criança. Durante a semana, todos os grupos mobilizados realizaram as provas, além de recolher e conhecer melhor a importância de participar desse processo. Os participantes pesquisaram as vitaminas e categorias de frutas e verduras. Foram arrecadadas 170 (cento e sessenta) mudas frutíferas.

6

- 24/04 - A TV Araçuaí está exibindo uma série sobre o Projeto Arassussa. Durante um mês, a cada final de semana, um projeto do Arasempre chegará às casas das famílias. A apresentação do Ser Criança teve grande repercussão dentro da comunidade. - 26/04 - O jornalista André Gravatá acompanhou o trabalho do Projeto Arassussa. Ele realiza uma pesquisa sobre as 10 (dez) melhores experiências de educação. “Estou voltando hoje para São Paulo. A viagem foi realmente incrível! Estou bastante inspirado, como se tivesse passado por um curso intensivo de expansão de horizontes.

André Gravatá, Jornalista

- 03/05 - As rodas de sexta-feira estão cada vez mais alegres e criativas. Cantorias, brincadeiras e apresentações musicais e teatrais das crianças e Educadores deixam o momento ainda mais especial. Acontece - Ensaio e gravação do novo CD do Coral Meninos de Araçuaí, na cidade de Barbacena. As crianças aproveitam a oportunidade para se divertir nos ensaios e conhecer vários lugares em Barbacena.

- Desde a saída do Coral Meninos de Araçuaí, os adolescentes monitores contribuem bastante com atividades dinâmicas no Clubinho da Matéria. Logo que o horário das atividades matutinas se encerra, as crianças esperam chegar o momento de ir à escola. Acontecerá - 23/05 - Oficina alternativa de xarope, pomada cicatrizante, detergente e sabão em barra, com os pais e Educadores. - Nas segundas-feiras, quando possível, dois adolescentes participarão da coleta de verduras e frutas no Sítio Maravilha. Dessa forma, as crianças se interagem com os funcionários do sítio e aprendem técnicas de plantio. 24/05 - Apresentação na roda grande, com o grupo Estrelinhas e Josino Medina. As crianças, juntamente com a Educadora Jane, se apresentam cantando e tocando a violinha e os flautins. 25/05 - Encontro de Educadores para Avaliação e Planejamento do trabalho.

7

COOPERATIVA DEDO DE GENTE - FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG - Aconteceu - Catalogação de 293 (duzentos e noventa e três) livros na Biblioteca, de vários gêneros literários - conto, crônicas, romances. Oito exemplares já foram emprestados para os jovens. Nesse espaço, acontecem leituras, mediações, pesquisas e grupos de estudos, sempre com o intuito de realizar uma troca de aprendizagem. - Mais uma vez, a equipe da Serralheria ousou em suas criações. Seis novas peças foram feitas, dentre elas a baiana de sucata de veiculo; a fruteira banana; o jarro flor castiçal; as molduras para espelho; o mini lavradori e a mulher do Vale (mini). Aqui, os jovens brincam com a sucata e desenvolvem sua criatividade.

- A equipe da Marcenaria surpreende-nos com o amadurecimento dos jovens. Hoje, eles são mais responsáveis e trabalham com iniciativa. O resultado disso é a criação de novas peças, como bandejas, mesas com detalhes de azulejos e estantes com detalhes de ferro. - Para fortalecer o objetivo da Cooperativa, foi construído um MDI - Maneiras Diferentes e Inovadoras - com a proposta de estimular a autoestima e o protagonismo dos jovens.

Acontece - Diariamente, acontecem visitas da comunidade à fabriqueta. Isso aumenta a demanda de encomendas e pedidos de clientes de Araçuaí, Curvelo, entre outras cidades do Brasil. Assim, comprovamos o crescimento da credibilidade e confiança das pessoas para com o trabalho desenvolvido.

- FABRIQUETA COMERCIAL - - Participação da Dedo de Gente, na 14ª Feira de Artesanato do Vale de Jequitinhonha - UFMG, Campus Pampulha, em Belo Horizonte. - 17/05 - A Dedo de Gente irá expor seus produtos no Sarau de Poesia, realizado pelo SESI - SENAI de Araçuaí.

- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu - Oficina áudio visual, coordenada por Jenus Colares, para aperfeiçoamento da técnica de plano de filmagem e cinegrafia, para os jovens aprendizes. O objetivo é proporcionar mais conhecimento aos jovens, aumentando o nível técnico de cada um deles. - Filmagem para produção de vídeos de tecnologias do Projeto Caminho das Águas. Esses vídeos servirão para apresentar detalhadamente as técnicas de permacultura. - Filmagem e edição do documentário Caminho das Águas. O grupo tem como desafio fazer um vídeo que mostre os resultados e os impactos do projeto na vida das pessoas e da comunidade. Acontece - Entrega do vídeo tecnologia do Projeto Caminho das Águas. Acontecerá - Gravação de spot para o Projeto Arassussa.

8

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG - Aconteceu - Organização do “Livreto de Receitas” do Arassussa. O grupo discutiu sobre a escolha de cores, fontes, melhor aplicação de desenhos e fotos. Esse livreto é uma forma de disseminar o conhecimento de receitas sustentáveis adquirido pelos projetos. - Criação de ilustrações para animações, juntamente com o Cinema Meninos de Araçuaí. As ilustrações representam algumas tecnologias de permacultura que são utilizadas pelo projeto. - A equipe do Softwares é responsável pela postagem, promoção e criação de artes da Dedo de Gente nas redes sociais. Essa ação gera um ótimo retorno na área de divulgação dos produtos e serviços desenvolvidos pelos jovens. Acontece - Criação das artes para o “Livreto de Receitas”. - Grupos de estudos de Joomla, com o intuito de aperfeiçoar as técnicas dos novos jovens para que possam auxiliar nas demandas da fabriqueta de Softwares. Acontecerá - Grupos de estudos de Corel Draw, para aperfeiçoar as técnicas na área de designer gráfico. - Diagramação do “Livreto de Receitas”. Serão aplicadas todas as artes e textos. - Atualização e modificação do site da Cooperativa Dedo de Gente. Surgiu a necessidade de ter uma nova área no site para falar sobre os serviços do Softwares e Cinema. A equipe estuda como aplicar essas informações de forma dinâmica e clara.

DEDO DE GENTE - em foco - Entrada de novos jovens na Cooperativa. Atualmente, 52 (cinquenta e dois) jovens atuam nas fabriquetas de Artesanato, Softwares e Cinema, em Araçuaí. - Reunião da Dedo de Gente, em Curvelo. Participação de toda a equipe - Coordenação Pedagógica, Administrativo e Técnico - das três cidades, Araçuaí, Curvelo e Raposos. O intuito é fortalecer e alinhar o trabalho, além da troca de experiências. - Reunião com os pais dos jovens que foram selecionados para participar das fabriquetas da Dedo de Gente, em 2013. O objetivo é que os pais conheçam e saibam o que é a Dedo de Gente, conversando sobre a nossa proposta/objetivo do trabalho, fortalecendo a parceria com a família. Este informativo contou com a contribuição de Hélia Viviane Neiva, Luciana J. Prates, Regina Poluceno, Ana Paula Aparecida Silva, João Paulo, Edilúcia B. Luiz, Gislane Sena, Flávia Mota, Doralice Barbosa Mota, Simone Cecília M. da Mata e Diana Ribeiro.

9

10