Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

14

description

Primeira edição da revista dedicada às tendências do mercado da construção e arquitetura, com entrevistas, novidades e muito mais.

Transcript of Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

Page 1: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014
Page 2: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

FEICON BATIMAT 20 ANOS: MAIS MOdErNA E dINâMICA.Duas décadas nos separam do projeto original de uma feira que reunisse a cadeia produtiva da construção, num firme propósito de negócios e evolução técnica. E aí está a FEICON BATIMAT! Atual, porém fiel aos ideais que guiaram a sua criação, conduzida sob um modelo muito mais flexível e dinâmico, que ganha novos contornos a cada edição. A Feira, com novo horário para a visitação, repercute sinais emitidos pelos mercados local e internacional – ressaltada na exposição dos diversos países - no que se refere à inovação, qualidade, economia, aplicações inusitadas de materiais e processos, sustentabilidade, certificações, design, entre outros.

E porque não citar o principal ganho advindo desse pensar mais estratégico do evento: a maior interatividade. Esta revista digital - que levará a você, todos os meses, informações e tendências da Feira e do setor - atesta esse compromisso.

Uma vontade própria traduzida na Feira em ações para ampliar seus horizontes e fidelizar parceiros, como a entidade nacional dos arquitetos, a AsBEA, na realização de seminários e montagem de estande, que contemplará o público com a última palavra em recursos digitais na prática da construção. A área reservada ao workshop do expositor, que busca ir além do apelo comercial, aprofundando conhecimento sobre produtos e materiais; a Loja Modelo da ANAMACO, que mostrará o passo a passo daqueles que desejam empreender no segmento do varejo de material de construção. Some a isso a participação da associação latino-americana de compósitos (Almaco), que traz a inovadora utilização dessa matéria-prima; a Casa de Cerâmica (Sindicercon). Capítulo especial reservado ao conhecimento, a Conferência FEICON BATIMAT relaciona temas atuais que colaboram na formação técnica, administrativa e comercial de profissionais da área.

Estrela entre os estandes e pronta a falar a mesma língua da inovação proposta pela FEICON BATIMAT será a Casa dos Portugueses, iniciativa inédita no evento que integra 25 diferentes fabricantes de Portugal. Outra boa nova são as duas visitas técnicas programadas, uma ao Allianz Parque (Arena do Palmeiras) e outra ao empreendimento residencial Jardim das Perdizes, ambos na capital paulista.

Em apenas algumas semanas, nos encontramos na FEICON BATIMAT 2014!

Liliane Bortoluci Diretora do portfólio de construção civil da Reed Exhibitions Alcantara Machado

- redação: Cecília Fazzini [email protected]

- Projeto Editorial e revisão: Reed Exhibitions Alcantara Machado Gerência de Comunicação Antonio Alves - (11) 3060-5019 [email protected] Monise Hernandez - (11) 3060-4947 [email protected] Andressa Bezerra - (11) 3060-4747 [email protected]

- Projeto Gráfico: Mahy Comunicação www.mahy.com.br [email protected]

ExpEdiEntE

pALAVRA dA diREtORiA

CONSTRUÇÃOTENDÊNCIAS

&

Page 3: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

Construção & tendências - 3

FEICON BATIMAT NOrdESTE - 2ª Edição

Local: Centro de Convenções de PernambucoOlinda - Pernambuco - Brasil

data: de 22 a 24 de outubro de 2014

Horário: de 4ª a 6ª feira, das 16 às 22 hs

Setores: Automação e Segurança Eletrônica; Decoração; Elétrica e Iluminação; Hidráulica; Máquinas, Ferramentas e Equipamentos; Metais e Louças Sanitárias; Produtos para Cozinhas e Banheiros; Revestimentos; Tintas, Solventes, Vernizes e Acessórios.

Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, reforma, Paisagismo e decoração Local: Expo Center Norte, São Paulo - SP – Brasildata: 26 a 28 de agosto de 2014Horário: de 3ª a 5ª feira – das 11 às 20 hs e Conferência das 9 às 18 hs

Setores: Aquecimento e Refrigeração do Ambiente; Arquitetura Sustentável; Automação e Segurança; Bancos e Seguradoras; Cadeados, Fechaduras e Acessórios; Concreto e Pré-fabricados; Decoração e Paisagismo; Eficiência Energética; Elétrica e Iluminação; Elevadores; Energia Renovável; Impermeabilização, Produtos e Serviços; Limpeza Verde; Máquinas, Ferramentas e Equipamentos para Construção; Metais e Louças Sanitárias; Móveis e Materiais de Escritório; Operação e Manutenção; Produtos de Segurança; Produtos de Vidro; Produtos e Serviços Facility Management; Qualidade Ambiental Interna; Revestimentos; Serviços Profissionais, Projetos e Consultoria; Sistemas Acústicos; Telhado, Teto e Cobertura; Tintas, Solventes, Vernizes e Acessórios; Tubos, Conexões, Válvulas e Bombas; Uso Racional da Água.

EVEntOs dO pORtfóLiO dE COnstRuçãO CiViL

18 - 22Março/2014ANHEMBI - SPterça a sexta das 11h às 20hsábado das 9h às 17h

A MAIOR REDE DE INOVAÇÕES DA CONSTRUÇÃO CIVIL COMEÇA AQUI.

Apoio Institucional: Organização e Promoção:

www.facebook.com/feiconbatimat w w w . f e i c o n . c o m . b rFaça já seu credenciamento online.

INSPIRE INOVAÇÕES, MULTIPLIQUE TENDÊNCIAS. Visite a FEICON BATIMAT e conecte-se diretamente às últimas novidades do setor.

Em sua 20ª edição, a FEICON BATIMAT, maior e mais conceituado salão da construção da América Latina, traz várias referências para você. São mais de mil grandes marcas, em 5 dias de exposição, apresentando os últimos lançamentos para os seus projetos.

E ainda: conferência com os principais profissionais sobre importantes temas do mercado. Um ambiente ideal para fazer ótimos negócios e networking.

Patrocinador:

RAM035-14 - Feicon SP Anuncio de Visitacao QR 21x28.pdf 1 1/16/14 12:32 PM

Conferência FEICON BATIMAT Local: Auditório do Holiday Inn Parque Anhembi

data: de 18 a 21 de março de 2014

Horário: de 3ª a 5ª feira, das 9h às 18h

FEICON BATIMAT - 20º Salão Internacional da Construção Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo – SP - Brasil

data: De 18 a 22 de março de 2014

Horário: de 3ª a 6ª feira – das 11 às 20 hs - Sábado – das 9 às 17 hs

Setores: Aquecimento e Refrigeração do Ambiente; Área Externa e Lazer; Automação e Segurança; Elétrica e Iluminação; Fechaduras, Ferragens e Cadeados; Fundação e Estrutura; Hidráulica; Máquinas, Ferramentas e Equipamentos para Construção; Porta, Janela e Acessórios; Produtos para Cozinha e Banheiros; Revestimentos; Teto e Cobertura; Serviços Profissionais e TI; Sistemas Construtivos; Tintas, Vernizes e Acessórios.

Page 4: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

sEu pRóxiMO EVEntO

Contagem regressiva

18 - 22 marÇo | 2014

85 mil m2Área de exposição de 130 mil

Presença de

altamente qualificados

visitantes/compradores + de 1.000 marcas

Exposição de

nacionais e internacionais

de programas de conferência, totalizando5 opções mais de 50 palestras

A edição de 2014 da FEICON BATIMAT - 20º Salão Internacional da Construção - tem tudo para marcar a história do setor.

Anhembi - SP | Terça a sexta das 11h às 20h | Sábado das 9h às 17h20

4 - Construção & tendências

Page 5: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

Inscreva-se! A grade completa e todas as informações estão em

www.feicon.com.br

Premium Club - Seleto grupo de visitantes altamente qualificados, indicados por expositores e pelas próprias empresas interessadas. A organização da FEICON BATIMAT aproxima as partes e oferece vantagens exclusivas ao grupo.

Loja Modelo (da Anamaco) - A associação que reúne as revendas de materiais de construção do país montará o estande piloto de uma loja/escola para transmitir noções de como investir e gerir um estabelecimento comercial no mercado da construção civil.

Workshop do Expositor - Em uma área própria e pré-agendada, o expositor poderá fazer apresentações teóricas de seus produtos, em slots de 50 minutos. É a oportunidade que cada marca tem de agregar conteúdo à sua exposição. Agende pelo e-mail: [email protected], com Yeda Monteiro.

CONFIrA ESSAS NOvIdAdES:

CONFERÊNCIA FEICON BATIMAT

Realizada simultaneamente à feira – a Conferência FEICON BATIMAT insere o evento no patamar dos grandes encontros mundiais do setor pela relevância dos temas debatidos.

Credenciamento de Estudantes - Para manter o foco na geração de negócios, objetivo de todos os participantes de um evento, a FEICON BATIMAT reestruturou a visitação de estudantes em três importantes normas.

• Estudantes podem visitar a exposição por meio de grupos organizados (mínimo de 15 pessoas) pela instituição de ensino e monitorados por um coordenador do curso relacionado aos temas do evento: Arquitetura, Engenharia, Design de Interiores, Administração e Economia.

• As vagas são limitadas para visitação de estudantes.

• O credenciamento de estudantes é exclusivo para as escolas técnicas ou faculdades do setor mediante comprovação da disciplina relacionada ao evento.

Construção & tendências - 5

Page 6: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

EntREVistA

FABRICANTES DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO ESPERAM CRESCER 4,5% ESTE ANOExpectativa se baseia na concretização de projetos imobiliários, obras de infraestrutura em portos e aeroportos e conclusão de plantas relacionadas à realização da Copa do Mundo no país. Nesta entrevista, Walter Cover, presidente da ABrAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, destaca a importância da FEICON BATIMAT para o setor e o espaço da Feira como propagador de inovação, sustentabilidade e de itens que agregam bem estar às edificações.

6 - Construção & tendências

Page 7: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

Walter Cover - A globalização é a algum tempo um fenômeno irreversível, com ganhos para toda a cadeia. Como sempre há produtores internacionais que agregam tecnologia, inovação e novos conceitos. Esses são muito bem-vindos na FEICON. É preciso, porém, evitar a todo o custo a internacionalização, em particular as iniciativas de mercado por parte de empresas meramente oportunistas, empresas que aqui vêm apenas nos bons momentos do mercado, sem compromisso efetivo com a conformidade técnica e sustentável ou mesmo com a qualidade dos materiais e assistência técnica ao consumidor.

Para o setor, quais os reflexos concretos da busca para tornar a construção civil no país mais sustentável e economicamente mais viável? Na prática, qual a ressonância dessa meta na estratégia das empresas atualmente?Walter Cover - É uma busca constante, com avanços nem sempre na velocidade que todos nós gostaríamos. Para avançar é preciso cuidar ao mesmo tempo da eficiência ou viabilidade econômica, da qualidade da inovação e da sustentabilidade. A indústria tem sido muito bem sucedida na obtenção de qualidade, tecnologia e sustentabilidade. Sistemas construtivos e novos materiais são importantes na obtenção de maior eficiência e sustentabilidade das construções. A eficiência está diretamente relacionada à produtividade, que vem apresentando um crescimento ainda muito lento, conforme já comentado aqui.

A profissionalização da mão de obra da construção vem sendo abraçada pela ABrAMAT, numa demonstração de corresponsabilidade do setor com o desenvolvimento nacional. Quais os profissionais mais em falta hoje neste mercado?Walter Cover - Alguns setores têm sido alvo de iniciativas importantes, no sentido de identificar e disponibilizar informações sobre profissionais qualificados, como pintores (ABRAFATI), aplicadores de revestimentos cerâmicos (ANFACER), eletricistas (PRÓCOBRE), entre outros. As construtoras têm ampliado esforços para treinar profissionais e expandir a parceria com o SENAI nesse sentido, mas há muito a fazer. Recentemente, a ABRAMAT se juntou à ANAMACO, num esforço conjunto para desenvolver um projeto de qualificação dos trabalhadores da construção. A questão é tão complexa que, para aprimorar significativamente essa força de trabalho, será necessário empreender um esforço integrado do varejo, da indústria da construção civil e do governo.

A propósito, como se comportaram as contratações de trabalhadores na indústria de material de construção em 2013 e quais as estimativas para o novo exercício?Walter Cover - A indústria terminou o ano passado praticamente com o mesmo número de trabalhadores com que havia encerrado 2012, o que é compatível com o comportamento da produção e das vendas em 2013. Porém, o turnover da mão de obra continua alto e, com isso, o esforço de treinamento e capacitação é aumentado. Em 2014, esperamos alguma evolução nas contratações, principalmente se for confirmada nossa previsão de crescimento.

Como o setor inicia o ano de 2014 em relação à demanda e perspectiva de crescimento? Qual o balanço de 2013 em números?Walter Cover - Em 2013, o faturamento real (deflacionado) da indústria foi de 3%. O faturamento nominal evoluiu 8,5%. Em 2014, descontada a inflação, a indústria deve crescer 4,5%. O índice maior, para este ano, tem como base a expectativa de desempenho melhor nos segmentos imobiliário e de infraestrutura. No imobiliário, teremos o inicio das obras de novos empreendimentos lançados e vendidos em 2013 e, na infraestrutura, presenciaremos uma aceleração das obras na área logística, em particular portos e aeroportos. Também teremos um ano eleitoral, onde normalmente há maior atividade na construção, além da conclusão das obras relacionadas à Copa do Mundo.

Os empresários da indústria de material de construção mantêm-se na intenção de investir no médio prazo? Qual o percentual de players do setor que planejam fazer novos aportes de recursos?Walter Cover - Há otimismo no setor para investimentos, a despeito do aumento dos juros da economia. Essa disposição pode ser identificada pelo resultado da pesquisa de dezembro de 2013, quando 74% dos empresários da indústria responderam ter planos de investimentos para 2014. É importante notar que 2013, apesar de ter registrado crescimento abaixo das expectativas iniciais da indústria, representou um ano de recorde de vendas, com faturamento de R$ 137,5 bilhões.

A indústria do segmento busca, junto à esfera do governo, a continuidade das desonerações, ou seja, pleiteia, sobretudo, menos impostos. A quantas anda esse pleito e em que medida uma carga fiscal mais suportável pode refletir em redução nos custos da cadeia? Qual o impacto dessas desonerações no consumo final?Walter Cover - Estamos confiantes que a desoneração do IPI irá se consolidar e que teremos surpresas positivas na Substituição Tributária no Estado de São Paulo, principalmente no que se refere à simplificação dessa metodologia de cobrança do ICMS. Há anos, a ABRAMAT vem pleiteando não só uma redução significativa do número de MVAs - Margens de Valor Agregado, como também uma redução do percentual desse encargo estadual. Nos últimos anos, quando tivemos grande parte dos materiais desonerados de IPI, observamos que a majoração nos preços dos materiais foi inferior ao crescimento da economia brasileira. E, ainda, houve aumento da arrecadação tributária. Dessa forma, temos um círculo virtuoso onde ganham o consumidor, a indústria e o governo.

Que outras saídas o sr. vislumbra para estimular redução de custos e, consequentemente, o consumo de material de construção?Walter Cover - O mais importante é obter aumento da produtividade, não só do trabalhador industrial

como, principalmente, do trabalhador da construção. A ABRAMAT busca trabalhar, em conjunto com outras entidades, em particular com a ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, com o objetivo de desenvolver projetos de qualificação da mão de obra da construção. É preciso manter o conceito básico de que aumentos reais de salários são legitimados quando atrelados a um correspondente aumento da produtividade. Isso é importante não só para a indústria como para o trabalhador, que terá melhores oportunidades de emprego e menores riscos de desemprego. Além disso, não podemos baixar a guarda na luta pela desoneração e pelo incremento da logística, a fim de baratear o custo do produto ao consumidor. Não menos importante é a queda dos juros e a manutenção das políticas públicas voltadas para renda, emprego e crédito. O incremento do Construcard, da Caixa Econômica Federal, tem sido fator importante de crescimento da demanda por materiais de construção pelas famílias.

O varejo representa 50% da demanda. Na fatia restante, como têm se comportado os mercados de projetos imobiliários e o de infraestrutura? Walter Cover - O segmento imobiliário (condomínios, galpões industriais, prédios comerciais etc ) representam 28% e o segmento de infraestrutura 22% das vendas da indústria. Esses setores tiveram um desempenho muito fraco nos últimos 2 anos. Há uma perspectiva mais favorável para este ano, porque no imobiliário houve crescimento das obras lançadas e vendidas em 2013, que serão executadas no atual exercício. Além disso, os leilões da infraestrutura foram acelerados nos últimos meses, cenário que deve permanecer durante 2014 e, consequentemente, gerar novas obras.

A FEICON BATIMAT chega à sua 20ª edição este ano e prenuncia um novo perfil de mercado com novas tecnologias, tendências em materiais e processos inusitados. Qual a sua expectativa para o evento deste ano e qual, a seu ver, deverá ser a tônica buscada pelos expositores?Walter Cover - A FEICON BATIMAT é, sem dúvida, o evento de maior importância para a indústria, consumidores, arquitetos, construtoras e lojistas. Esperamos ver muita inovação, principalmente aquela voltada para facilitar a vida do usuário e com apelo de sustentabilidade. O ano de 2014 será o primeiro com vigência formal da norma de desempenho das edificações habitacionais, que estimulará a oferta de novas soluções em materiais e sistemas construtivos, que visam garantir maior qualidade, segurança das construções e, consequentemente, o bem estar das famílias.

Outra forte característica do evento deste ano é a internacionalização com expositores de diversos países interessados em apresentar ao mercado brasileiro suas novidades. Como o sr. classifica essa visão mais globalizada da feira?

Temos um círculo virtuoso: ganham consumidor, indústria e governo

FEICON BATIMAT 2014 será vitrine de maior qualidade, segurança e conforto para atender novas normas

Construção & tendências - 7

Page 8: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

8 - Construção & tendências

Aproximação com o visitante em workshop exclusivo e exposição mais detalhada sobre os produtos;

Busca de novos conhecimentos na Conferência FEICON, que abordará temas atuais e de interesse do setor, além da troca de experiência com especialistas e prospects;

Visitas técnicas externas ao Allianz Parque (Arena Palmeiras) ou ao conjunto arquitetônico Jardim das Perdizes (vagas limitadas);

Estandes mais interativos de empresas e entidades do setor;

Horário ampliado para a visitação na edição deste ano.

MARKEtinG dA fEiRA

INTERATIVIDADE ALÉM DO ESTANDE

Para o eXPositor MAIOR ExPOSIÇÃO DA MARCA

Intensificar sua presença na FEICON BATIMAT gera resultados e relacionamento.

As possibilidades de exposição de produtos e marcas não se limitam ao estande. Consulte sobre patrocínio, seminários, concorrências ou premiações, vinculados ao site do evento, como alternativas para reforçar e direcionar as atividades de vendas e marketing da sua empresa. Faça contatos, gere conteúdo e crie comunidades com o poder de transformar seus negócios.

Planejador de visita é o mapa do evento onde estão registradas todas as atrações. A ferramenta oferece diversos formatos de publicidade para potencializar e diferenciar o expositor frente aos seus concorrentes. Para dar maior destaque à marca, adquira um pacote de Showroom Virtual (Pacote Básico, Pacote Destaque e Super Destaque) onde é possível ter, além dos dados básicos da empresa, fotos, vídeos e releases, entre outras funcionalidades. Toda a interação dos visitantes no Planejador de Visitas pode gerar contatos comerciais para o expositor. É uma excelente oportunidade para mensurar o público e entender o que ele procura no evento.

E S F O R Ç O = R E S U LTA D O S

Page 9: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

Construção & tendências - 9

Na FEICON BATIMAT o expositor terá

motivos de sobra para dividir o seu tempo

entre a presença no estande da empresa

e as diversas atividades oferecidas no

evento. Mais participativa e dinâmica,

a Feira amplia a sua característica de

vitrine de novidades e oportunidades

para engrenar ainda mais negócios e

fidelizar parceiros comerciais.

Encontrar o fornecedor certo numa feira focada em negócios, tendências e produtos inovadores e de alta performance. A FEICON BATIMAT é o evento mais completo do setor e rota obrigatória para quem quer estar à frente em decisões estratégicas. Referências técnicas, conteúdo e desenvolvimento de materiais, produtos e processos de última geração é o que espera pelo visitante nesta 20ª edição da FEICON BATIMAT.

Pólo de novidades e negócios, a FEICON BATIMAT é um circuito concorrido. Por isso, as inscrições no evento e nas palestras da Conferência, as reservas de visitas técnicas guiadas, viagens e hospedagens precisam ser feitas com a máxima antecedência.

O pagamento para participar das palestras e seminários da Conferência FEICON BATIMAT tem desconto para grupos e pode ser parcelado em até 3 vezes no cartão. A participação de duas pessoas da mesma empresa já garante este desconto e, além disso, todos os pagantes ganham um voucher de 15% de desconto para participar da Conferência da Expo Arquitetura Sustentável.

Para o visitante

ATENÇÃO! A Feira está com novo horário para a visitação:De 3ª a 6ª – das 11h às 20h. | Sábado – das 9h às 17h.

PROgRAMA DE NEgóCIOS

Visitantes e expositores contam com um canal inovador para facilitar a participação na feira: o aplicativo mobile FEICON BATIMAT.

Para os expositores, o destaque fica por conta da variedade de pacotes de publicidade que podem colocar seu produto na mão do cliente, aumentando as chances de negócios durante os dias do evento.

Para quem visita, baixar o aplicativo é ter uma visão rápida de todos os 85 mil metros quadrados da exposição. A ferramenta traz a planta total do evento, lista de expositores e grade de conferências. Com splash screen moderno, links imediatos, menu de navegação amigável, listagem em ordem alfabética ou em destaque, o recurso traz até localizador para identificar o carro no estacionamento.

FEICON BATIMAT

Page 10: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

10 - Construção & tendências

ENCONTRO DAS REVENDAS DE TINTAS

No dia 19 de março, às 17 horas, na sala de workshop do expositor, a Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas e a Reed Exhibitions promovem um encontro com revendedores (home centers e varejistas de materiais de construção). O objetivo é apresentar os caminhos que serão trilhados pelas tintas no futuro, no que se refere à qualidade e sustentabilidade, avaliando as exigências do consumidor e os impactos no mercado.

diCAs & nOtAs

Parceria e holofotes sobre a inovação. Assim é a presença da AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, na próxima edição da FEICON BATIMAT. O presidente da entidade, Eduardo Nardelli, antecipa sobre o que será discutido no Seminário, promovido pela associação no dia 20 de março, das 9h às 18h, simultaneamente à Feira e que versará sobre Tecnologia Digital como apoio à produção contemporânea de Arquitetura.

Tônica principal – Arquitetura e Tecnologia. Vamos apresentar um amplo cenário do estado da arte das tecnologias aplicadas à arquitetura e urbanismo e do quanto elas estão afetando os paradigmas de concepção e desenvolvimento dos projetos nessa área.

Importância do fórum da Feicon Batimat para o setor que a Asbea representa Este fórum é da maior importância pois oferece a possibilidade de atualização profissional e debate de novas ideias, entre todos os parceiros que constituem a nossa cadeia de produção.

Principal contribuição para o público alvo das palestrasEntendemos que a principal contribuição para o nosso público alvo é justamente a possibilidade de apresentarmos experiências internacionais de aplicação avançada das novas tecnologias, em comparação com aquilo que conseguimos avançar em nosso país.

Dicas para o expositor e/ou visitante da Feicon Batimat otimizar a participação no evento Além do seminário teremos um estande na feira, onde vamos oferecer workshop sobre prototipagem rápida e fabricação digital. Nossa sugestão é que os expositores e/ou visitantes dediquem um dia a mais para, além de assistir ao fórum, participarem também dos workshops. Temos certeza de que ficarão bastante satisfeitos com o que vão encontrar.

A diretoria da FEICON BATIMAT – 20º Salão Internacional da Construção (de 18 a 22 de março de 2014 – Pavilhão de Exposições do Anhembi) foi conferir de perto as novidades e tendências da Batimat, no período de 4 a 8 de novembro passado, no espaço de exposições Paris Nord Villepinte, na capital francesa. Organizada e promovida pela Reed Exhibitions, “a feira serviu de inspiração para ações inéditas a serem realizadas na versão brasileira este ano”, conforme Liliane Bortoluci, diretora do evento no país. No Brasil, além da FEICON BATIMAT realizada em SP, o grupo também tem, desde 2013, a versão regional do evento. Realizada em Recife-PE, a FEICON BATIMAT NORDESTE é a proposta do maior grupo de eventos do mundo de gerar negócios de acordo com a característica economia de cada mercado.

CENáRIO DO VAREjO MUNDIAL

Depois do levantamento sobre os 250 maiores varejistas de diversos segmentos no mundo, um conjunto que detém faturamento de US$ 4,3 trilhões (base ano fiscal de 2012), a consultoria inglesa Delloite destaca mudanças no consumo, alterações que resultam de tecnologias convergentes, com reflexo sobre a ponta da indústria. Sobre o capítulo Brasil, a pesquisa aponta que o país conta com diversos atributos a seu favor, como boa demografia, provável aumento de produção de energia, crescimento no interesse de empresas estrangeiras no setor manufatureiro e aumento na exportação de serviços. Fatores que, segundo o estudo, amenizam pontos negativos como menor crescimento interno e inflação. (Fonte: site Anamaco)

VISITA à BATIMAT – PARIS

ASBEA: NOVAS TECNOLOgIAS EM ARqUITETURA E URBANISMO

Page 11: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

Construção & tendências - 11

MERCAdO dE tRABALHO

Brasil precisa formar 1,1 mi trabalhadores para atender a indústria no biênio 2014-2015 - Os dados são da CNI – Confederação Nacional da Indústria. O estudo ainda revela que o setor que abrigará a maior parte das vagas é o da construção civil. A demanda de novos postos nessa área deve ficar em 107.430 contratações, o que significa cerca de 10% do volume total. De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, 80% das vagas são para profissionais de qualificação básica, 14% de nível técnico e 6% de nível superior.

Novos postos em 2014 - O Ministério do Trabalho já sinalizou. Conforme as estimativas oficiais, este ano serão criadas 1,5 milhão de novas vagas. O balanço de 2013 dá conta de que o mercado formal gerou 1,1 milhão de empregos, superior em 2,82% se comparado a 2012.

Construção civil evolui - Os dados são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em termos setoriais, houve crescimento nos oito setores da economia no ano passado, destaque para o segmento Serviços. A Construção Civil gerou 107.024 novos postos (aumento de 3,44%).

Custo por atividade - O Índice Nacional de Custo da Construção-Mercado (INCC-M), de janeiro de 2014, por sua vez, aponta variação nas diversas atividades relacionadas à construção civil:

• Ajudante Especializado - de 0,24% para 1,01%;

• Servente - de 0,21% para 1,13%;

• Pedreiro - de 0,20% para 0,95%;

• Carpinteiro - de 0,22% para 1,01%;

• Engenheiro - de 0,14% para 1,10%.

dezembro atípico - De acordo com o Índice Nacional da Construção Civil (do Sinapi - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), calculado pelo IBGE em parceria com a CAIXA, em dezembro de 2013, a mão de obra no setor evoluiu 1,28%. Esse percentual corresponde a um crescimento atípico para o último mês do ano de 1,20 ponto percentual em comparação ao mês anterior, novembro (que havia registrado 0,08%).

SETOR DA CONSTRUÇÃO ABRIgA 10% DAS OPORTUNIDADES DE EMPREgO DA INDúSTRIA NACIONAL.

O MERCADO DE TRABALhO NA VOz DA INDúSTRIA

Sua vaga aqui! A partir da próxima edição, as empresas que expõem em algum dos eventos do portfólio da construção civil 2014 da Reed Alcantara poderão divulgar suas vagas aqui na revista. O anúncio não terá custos.

Envie os dados para [email protected] e coloque no título do e-mail “Vaga em Construção”.

Page 12: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

12 - Construção & tendências

O QuE VEM pOR Aí?

PRODUTOS INTELIgENTES E SUSTENTáVEISgERAM SOLUÇÕES MAIS PRáTICAS PARA CONSTRUIR

Lançamentos imprimem a marca da FEICON BATIMAT – 20º Salão Internacional da Construção: tecnologia de ponta otimiza uso de material e tempo na construção

UMA CASA PORTUgUESA

Cerca de 25 empresas de Portugal ligadas à construção civil desembarcam na FEICON BATIMAT para apresentar o conceito próprio de edificação na Casa dos Portugueses. A atração, que simula um espaço habitacional de 300 m2, promete atrair a atenção dos visitantes da Feira. “Buscávamos um evento com tradição no setor, que registrasse visitação expressiva de público qualificado, como a FEICON”, observa Bruno Moreira, organizador do projeto que revela o interesse crescente dos empresários portugueses no mercado brasileiro.

MBM CONCENTRA AÇÃO EM PRODUTOS DE MANUTENÇÃO

Entre os itens que a MBM preparou para a FEICON BATIMAT está o removedor de tintas e pichação. Com tecnologia francesa, o novo produto remove pichação ou resquícios de tinta em pedras, madeiras, metais, concreto, pisos, monumentos, placas, cerâmicas, vidros e lonas. Em superfícies metálicas pintadas, vidros e plásticos a remoção é imediata e não mancha como os solventes comuns. Outro produto de ponta é o multi polidor e protetor que limpa, revitaliza e protege espelhos, vidros, metais, torneiras e pedras polidas.

Page 13: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

Construção & tendências - 13

PRODUTOS INTELIgENTES E SUSTENTáVEISgERAM SOLUÇÕES MAIS PRáTICAS PARA CONSTRUIR

MERAx LANÇA MARTELOS DEMOLIDORES

Pronta a manter sua participação no mercado da construção, a Merax vê oportunidade para expandir seus negócios na FEICON BATIMAT. O destaque são os quatro novos modelos de martelos demolidores, mas o expositor ainda apresenta outros produtos: as perfuratrizes, indicadas para concreto armado, pisos industriais, mármore, pedra e tijolos, e a cortadora de parede utilizada no preparo de superfícies para instalações de tubulações elétricas, hidráulicas e aquecimento.

METAL LIghT APRESENTA gôNDOLAS PARA PDVs

Soluções práticas e modernas que atendem às necessidades dos pontos-de-venda são as opções da Metal Light na FEICON BATIMAT. As gôndolas da fabricante primam pela resistência, design e acabamento com processo de nanotecnologia na pintura das peças.

WORkER AMPLIA LINhA DE EPIs

Equipamentos de segurança individual figuram como um dos pontos fortes da Worker na FEICON BATIMAT. A empresa, que participa do evento pelo 6º ano consecutivo, oferecerá de 30 a 40 itens diferentes. Entre eles constam caixas de ferramentas, serras copos diamantadas e ferramentas manuais. O conjunto de EPIs ganha padronização e será mostrado ao visitante da Feira em novas versões como máscaras respiratórias com 1 ou 2 filtros, voltadas à proteção contra riscos químicos, como amônia, pesticidas, vapores orgânicos, gases ácidos e o combinado de vapores orgânicos e gases ácidos.

CECAFI DESTACA PRODUTO qUE AgREgA EM PRATICIDADE

Focada na tipologia HD e nos formatos grandes (53X53 e 32X57), a Carmelo Fior (Cecafi) escolheu a FEICON BATIMAT para expor ao mercado 40 novos produtos, além de mais de 200 referências atuais. São novidades que vão desde tipologias para ambientes externos quanto interiores inspirados nos temas madeira e mármores, que associam nobreza à praticidade da limpeza e manutenção.

UNISOL ATESTA TRADIÇÃO EM AqUECEDORES SOLARES

Há mais de 18 anos no segmento de aquecedores solares, a catarinense Unisol confirma sua tradição durante a FEICON BATIMAT com espaço especial para o coletor solar a vácuo, que absorve o calor do sol e transfere para a água dentro dos tubos. Entre as vantagens, o produto é resistente a impactos, congelamento, corrosividade da água e ainda apresenta rendimento e eficácia superior aos coletores comuns.

CITEL APRESENTA SOFTWARE DE gESTÃO PARA LOjAS

Um sistema que integra toda a empresa, proporcionando total controle das rotinas de logística, entregas futuras, compras sob demanda e encomendas, televendas ativas e passivas, venda de produtos agregados e promoções programáveis. É nesse nicho de produto que a Citel concentra seus negócios durante a FEICON BATIMAT.

CRIS METAL: AVANÇO NO DESIgN DE MóVEIS PARA BANhEIRO

Um novo conjunto de gabinete com espelho e sistema inovador para abertura de portas foi preparado pela Cris-Metal Móveis para Banheiro para ser apresentado na FEICON BATIMAT. Certa de que a Feira, pelo seu porte e longevidade, atrai olhares de todo o mundo, a empresa busca consolidar presença no mercado e atrair as atenções do público para a sua linha de produtos durante o evento.

REVESTIMENTO CERâMICO INSPIRADO NO FUTEBOL

A Incefra - Indústria de Revestimentos Cerâmicos – participa da FEICON BATIMAT com uma linha de produtos associada à imagem do craque brasileiro Neymar. A campanha promocional do fabricante também prevê reverter recursos para o Instituto Neymar Jr, em construção na cidade de Praia Grande, litoral sul de São Paulo, destinada a atender 2.300 crianças, entre 7 e 14 anos. Os mais de 50 modelos cerâmicos da Incefra são de uso múltiplo, para atender a variados conceitos arquitetônicos.

Page 14: Informativo Construção & Tendências #01 | Fev.2014

14 - Construção & tendências

Quer expor na FeICon BaTIMaT?

• Para o evento em São Paulo: - Tuca Castro – Coordenadora de Vendas [email protected] – (11) 3060-4918

• Para o evento no Nordeste: - Vanessa Gonçalves – Coordenadora de Vendas [email protected] – (11) 3060-4887

• Conheça a Expo Arquitetura Sustentável: - Thiago Pavani – Comercial [email protected] – (11) 3060- 4892

Já garantiu o espaço e tem dÚvidas sobre a exposição? - Atendimento ao Cliente [email protected] – (11) 3060-4717

INVISTA EM MÍDIA DIGITAL E AUMENTE SEU RESULTADO: - András Szarukán – Gerente de E-business [email protected] – (11) 3060- 4722

Tem inTeresse em paTrocínio e merchandising? - Camila Adinolfi – Patrocínio [email protected] – (11) 3060-4856

Conheça as oportunidades de marketing para alavanCar sua partiCipação: - Thaís Faccin – Gerente de Planejamento de Marketing [email protected] – (11) 3060-4965

ComuniCação na imprensa. um benefíCio sem Custos extras para os expositores. envie suas informações para:

• FEICON BATIMAT SP e Expo Arquitetura Sustentável - 2PRÓ Comunicação [email protected] - (11) 3030-9463 / 9464

• FEICON BATIMAT NORDESTE - Agência de Textos: Suely Temporal – [email protected] – (71) 8749-3270 Hetth Carvalho – [email protected] – (71) 9918-9638

fALE COM A REEd ALCAntARA

A REED ExhIBITIONS ALCANTARA MAChADO CONTA COM TRêS EVENTOS DIRECIONADOS AO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. VEjA ABAIxO OS CONTATOS IDEAIS PARA O SEU PERFIL DE NEgóCIO:

A Reed Exhibitions Alcantara Machado atua no Brasil através dos seus escritórios em São Paulo, Recife, Ribeirão Preto e Piracicaba. Com um portfólio de cerca de 60 marcas, em todo o território nacional, o grupo traz para o Brasil as melhores práticas em exposição de eventos, com a experiência de quem é líder mundial neste mercado. Participar de um evento organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado é estar numa vitrine de relacionamento que recebe, anualmente, somente no Brasil, cerca de 1 milhão de compradores. Além do Brasil, a Reed Exhibitions atua em 42 países. São mais de 500 eventos distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.

Acesse o portfólio completo em www.reedalcantara.com.br

REED ExhIBITIONS ALCANTARA MAChADO: SUA MARCA NUMA PLATAFORMA INTERNACIONAL DE NEgóCIOS

PERFIL