Informativo CSA

16
INFORMATIVO DO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO - SÃO PAULO ANO 16 • Nº 46 • DEZEMBRO/2012 Somos todos uma só família família PROGRAME-SE 2013 17/01 a 8/02 Venda de material escolar e uniformes 28/01 a 01/02 Reuniões pedagógicas 31/01 Reuniões com Pais e Professores do EI ao 2º ano EF 01/02 Reuniões com Pais e Professores do 3º ao 6º ano do EF e 1ª série do EM 04/02 Início do ano letivo: EI ao EM INFORMATIVO Somos todos uma só

description

Informativo - Dezembro/2012

Transcript of Informativo CSA

Page 1: Informativo CSA

INFORMATIVO DO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO - SÃO PAULO ANO 16 • Nº 46 • DEZEMBRO/2012

Somos todos uma só famíliafamília

PROGRAME-SE

201317/01 a 8/02 Venda de material escolar e uniformes

28/01 a 01/02 Reuniões pedagógicas

31/01 Reuniões com Pais e Professores do EI ao 2º ano EF

01/02 Reuniões com Pais e Professoresdo 3º ao 6º ano do EF e 1ª série do EM

04/02 Início do ano letivo: EI ao EM

I N F O R M A T I V OSomos todos uma só

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:19 Page 1

Page 2: Informativo CSA

Projeto Educativo do ColégioSanto Agostinho nos diz:“Como Colégio confessional

católico partimos de uma visão

que concebe o ser humano

como pessoa”.Acredito que a tarefa concreta de

uma escola católica consiste naformação integral da pessoa humana,numa perspectiva cristã. As Escolas nãodeveriam ser chamadas de instituiçõesde Ensino e sim de Aprendizagem, poismais importante que o Ensino é aAprendizagem.

A pessoa humana que, livremente,constrói o seu destino transcendente,tem na graça do Pai, no convíviosolidário com a comunidade e noprocesso educacional, os alicerces desua vida. A graça é um dom gratuito doamor de Deus; a solidariedade dacomunidade é fruto da consciênciacoletiva das pessoas que a compõem; oprocesso educacional é produtodeliberado da ação humana.

O Concilio Vaticano II, nos fala dapresença da Igreja no campo escolarque se manifesta de modo particularpor meio da escola católica. É verdadeque ela busca, não menos que asdemais escolas, fins culturais e aformação humana dos jovens. Épróprio dela, todavia, criar umambiente de comunidade escolaranimado pelo espírito evangélico deliberdade e de caridade.

“Nada é tão duro e ferro que não se

possa vencer com o fogo do amor.”

(Santo Agostinho)

Pe. Abelardo Benito RicaDiretor Geral

ED

ITO

RIA

L

Informativo do Colégio Santo Agostinho - São PauloCirculação Interna - Distribuição Gratuita

Coordenação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . PATRÍCIA GUIMARÃES

Revisão . . . . . . . . . . . . . . . . . . PROFESSORA MÔNICA BORGES MURBACH

Criação e Arte . . . . . . . . . . . . . ALLUCCI & ASSOCIADOS COMUNICAÇÕES

Impressão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . GRÁFICA OGRA

Fotos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . STUDIO CR E COLABORADORES DO CSA

COLÉGIO SANTO AGOSTINHO - São Paulo

Praça Santo Agostinho, 79 - Liberdade

Estação Vergueiro do Metrô

CEP 01533-070 - São Paulo/SP

Fone: (11) 3388.2588 - Fax: (11) 3388.2578

www.csa.osa.org.br

Nossos alunos começaram este ano de 2012 participando devárias Olimpíadas de Conhecimento – prática comum noColégio Santo Agostinho. Obtivemos sucesso em muitas

modalidades e faturamos medalhas de ouro, prata, bronze e mençõeshonrosas com certificados de participação.

Agradecemos aos alunos que participaram das Olimpíadas e con-tinuamos nosso trabalho de estímulo e incentivo na busca de conhe -cimento, sabedoria e ciência, através dos estudos que, com certeza,trarão novos resultados diante dos futuros desafios.

De maneira geral, a Olimpíada, muito mais que uma competição, éuma maneira de despertar a curiosidade científica nos jovens. Assim, aOBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a MOBFOG– Olimpíada Brasileira de Foguetes, a OBF – Olimpíada Brasileira de

A PERFORMANCE DO COLÉGIO SANNAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE

Professor David e os alunos participantes das Olimpíadas 2012

Info SA DEZ 12:Layout 1 05/12/12 15:41 Page 2

Page 3: Informativo CSA

D E S TA Q U E

3

SEMPRE INOVANDO E MELHORANDOO Colégio Santo Agostinho, todos os anos investe em infraestrutu-

ra para oferecer, da melhor forma possível, seus serviços educacionais.Por saber que essas realizações nem sempre chegam ao conheci-

mento de todos, decidimos compartilhá-las com nossa comunidade.Em 2012 tivemos:• Instalação de 07 lousas digitais e projetores para as classes do

Ensino Médio, o que torna as aulas mais dinâmicas por meio datecnologia da educação.

• Instalação de 07 aparelhos de ar condicionado para as salas doEnsino Médio, garantindo a temperatura adequada para utiliza-ção das lousas digitais.

• Adoção de Material pedagógico digital – livros (Ensino Médio).

• Reforma total dos laboratórios de Química, Física e Biologia(texto do site).

• Substituição dos computadores do laboratório de Informática 1,dinamizando sua utilização.

• Reuniões de estudo na área de matemática, oferecendo for-mação contínua aos docentes.

• Apoio prioritário na área de Tecnologia da Educação visandoacompanhar as necessidades do mundo tecnológico.

• Up grade do sistema de câmeras de vigilância (de 16 para 32 eano que vem tem mais...).

• Instalação de terminal de consultas para alunos na Biblioteca,proporcionando a independência na procura dos títulos.

• Aquisição de duas caixas coletoras de livros para a Biblioteca(drop-box book) a fim de facilitar a devolução dos livros peloaluno.

• Inauguração do novo site com visual mais moderno e maior fa -ci lidade de navegação.

• Aumento de velocidade de banda para utilização da internetem todos os ambientes.

• Aplicação parcial de poliuretano na cobertura das quadras paraconter vazamento, que será concluída até o final do ano.

• Conclusão e aperfeiçoamento das ferramentas do Sistema deGestão da Qualidade, nos auxiliando no aprimoramento noatendimento.

• Conexão Wi-Fi para acesso à Internet na Biblioteca, inicial-mente para os alunos do Ensino Médio, que já possuem mate-rial didático adequado.

• Instalação de armários no corredor do Integral para auxiliar naguarda dos materiais e facilitar a locomoção dos alunos.

• Incorporação dos serviços do ambulatório, anteriormente ter-ceirizados, permitindo um acompanhamento sistemático dosmesmos.

• Restrição no acesso para o corredor de Cursos Opcionais emhorários não utilizados, mantendo a ordem e evitando acidentes.

Ricardo Eiiti AgifuDireção Administrativa

GIO SANTO AGOSTINHO-SPIRAS DE 2012

Física, a OPF-ITA – Olimpíada Paulista de Física, OBF-IFGW-Unicamp – Olimpíada de Física da Unicamp,atuam como uma espécie de recurso pedagógico dealto nível, um instrumento que, muito mais do quepremiar os melhores estudantes, atinge o louvávelobjetivo de cativar o interesse pela ciência entre osjovens. Pretende-se, através de provas bastante interes-santes, confeccionadas com cautelosa elaboração, nãoafastar o estudante pela falta de conhecimento ne ces -sário, mas reter a sua atenção e lhe despertar a imagi-nação e o interesse científico. Sem dúvida o eventoserve também para revelar talentos precoces. Pro mo -ver a Física, a Astronomia e a Astronáutica associadas àinterdisciplinaridade – com a Matemática, a Quí mica, aBiologia, a Geografia, a História e a Filosofia – significa,de maneira geral: conhecer, estudar, estimular o inte -resse pelas ciências, tecnologias atuais e seus proces-sos de ensino–aprendizagem, que são metas paralelas,as quais também ganham muito com as Olim píadas.

Não existe nada tão importante

como o saber e o conhecimento

As mais novas medalhas conquistadas foram rece -bi das no mês de outubro, com os resultados da XVOBA 2012 – Olimpíada Brasileira de Astronomia e As -tro náutica e a VI MOBFOG 2012, entregues para osme lhores alunos colocados na Classificação Geral Bra -si leira. Nosso Colégio ficou com 15 medalhas conquis -ta das pelos alunos através da OBA, sendo 1 de OURO, 8de PRATA e 6 de BRONZE; e mais 29 medalhas deBRON ZE conquistadas através da MOBFOG.

Mais uma vez parabenizamos a todos os alunosque participaram da XV OBA-2012 pelo desempenhoapresentado, pois não foi nada fácil, considerando obom nível de cobrança das provas e a grande concor-rência (foram 8.968 escolas participantes, totalizando785.191 alunos).

No momento, aguardamos os resultados das pro -vas da 2ª fase da Olimpíada Paulista de Física (do ITA,em São José dos Campos - SP).

Confiando em Deus, ansiosos, acreditamos nopotencial, na criatividade e desempenho de nossosalunos.

Prof. David Orlando Silva

Info SA DEZ 12:Layout 1 05/12/12 14:18 Page 3

Page 4: Informativo CSA

Em outubro, além do Dia da Criança,festejamos o Dia do Educador. A Associação

de Pais e Mestres ofereceu a todos umlanche (pastel e refrigerante), momento

agradável de união em que se sobressaiu aamizade, e no qual educadores, alunos epais desfrutaram da companhia entre si.

A relação educador – aluno unificou-se aindamais, dando significado maior ao evento.

A.P.M.

4

D E S TA Q U E I N T E G R A Ç Ã O

HOMENAGEM AODIA DA CRIANÇA E AO EDUCADOR

“...Pedacinhos de afeto e ilusão... pouquinho deamizade... pontinha de paixão... pitadinha de saudade... sor-riso limpo de criança”. Segundo o músico e compositorToquinho, essa é a receita de felicidade estampada na letra desua música com mesmo nome.

Quem sabe dizer qual é a receita de felicidade? Ao parar epensar um pouco nos vêm à cabeça muitas coisas, simples ounão, que nos fazem felizes, como tomar sorvete com um ami go,fazer um passeio com a família, ouvir histórias dos nossos avós,comer as comidinhas deliciosas da vovó ...

Em busca da resposta para essa pergunta, os alunos daEducação Infantil e dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental 1,realizaram, durante o segundo semestre de 2012, o projeto“Receita de Felicidade”, cujo tema principal foi a família, enfati-zando o fortalecimento das relações humanas que permearamtodas as atividades realizadas. As práticas pedagógicas para otrabalho envolveram as disciplinas de Língua Portuguesa, Artee Educação Musical.

Com a colaboração das famílias, o projeto foi iniciado emjulho, mês de férias e de revirar o baú de onde saíram fotos dosfamiliares da época em que eram crianças, receitas famosasescritas à mão pelo(a) melhor cozinheiro(a) da família e his tó -rias bonitas, emocionantes e engraçadas, que se tornaram ines - quecíveis, escritas por uma pessoa especial.

Com alguns materiais em mãos, demos continuidade ao tra-balho com o projeto elaborado pelo grupo Música em Família,que transformou dias normais de aula em momentos comgostinhos especiais. E assim foram os nossos dias: recheados deamor, com cobertura de beijos e gargalhadas para terminar.

Nas classes do Infantil 1 e 2, o projeto iniciou-se com a his -tória “A galinha xadrez”. “Que barulho é esse? Será que é o es -trondo de trovão? Será que é a bomba de São João? Ou a fúria deum leão”...Não é nada disso... é o entusiasmo dos alunos que fo -

Receita de

felicidade!

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:19 Page 4

Page 5: Informativo CSA

ram à cozinha experimental fazer um delicioso bolo de milho, opreferido da galinha xadrez (personagem principal da história).

Já os alunos do Infantil 3, fizeram a maior “bagunça na co zi -nha”, como sugere a música trabalhada nas aulas de EducaçãoMu sical, com a professora Elisa. As tutoras Chefs fizeram umshow de delícias, rodeadas de grandes gourmets, curiosos eco milões, que se deliciaram com os espetinhos feitos das frutaspreferidas de cada um. Não sobrou nem uma frutinha paracontar história!

Os alunos do Infantil 4 foram convidados a realizar umareceita especial e incentivados a comentar sobre a história desuas famílias, sobre a história de seus nomes e sobrenomes, so -bre momentos em família.

“E num dia de sol pra ser feliz pra chuchu...“ um piqueniquedo Infantil 3, com direito a sentar embaixo de uma árvore, toa -lha, comidinhas e muita diversão. E num lugar aconchegante aoar livre, o Infantil 4 organizou-se em roda para saber o que cadaum gosta de fazer com a família num cenário ensolarado. No 2°ano, os alunos trouxeram fotos pessoais para mostrar que umdia de sol é sempre muito bom quando estamos em família.

“...saiu da tv pro sofá, aqui é o lugar pra gente sonhar”... Numcli ma descontraído, os alunos do 1°ano assistiram a algumas ce -nas do filme “Ratatouille” que mostravam a importância da re -ceita na hora de cozinhar e preparar um prato. Após assistirem aofilme, os alunos já sabiam que o melhor estava chegando, elescor reram para a cozinha com a barriguinha roncando e pre -pararam um “Bolo Formigueiro”, seguindo na receita as quanti-dades de cada ingrediente e o modo de fazer. Ficou uma delicia!

Para formar um álbum pessoal de recordações, em que tra-balhos manuais e relatos foram registrados, os alunos do 2° anoutilizaram o gênero textual RECEITA – trabalhado como textoinstrucional. Utilizaram o conhecimento que já tinham so bre oassunto e construíram a Receita de Felicidade, des cre vendosentimentos.

“Como é que a maçã pode ser do amor, será que ela nasceassim? Vermelha como a flor parece que a cor tem um sabor”.Com o objetivo de estabelecer relações entre cores e sensações,os alunos do 2°ano seguiram as instruções para fazer a massa emodelar maçã do amor. Escreveram a receita tradicional dafamília, respeitando a estrutura desse tipo de texto, e dese -nharam membros da família que têm significado especial paracada um.

O sol se despede deixando a tarde cor de laranja... Apagam-se as luzes, abrem-se as cortinas e... ação! O show musical dogrupo Música em Família começou. Alunos vestidos de chefs,com chapéus e aventais devidamente customizados, colabo-radores do CSA e toda a família reunida, participaram de umamanhã especial... Ah, só não vale contar o final pra não estra-gar... é festa, pode entrar! Naquele momento, ao jogar o anzol,os alunos pescaram um dia de alegria junto à família.

E assim cada um criou a sua receita de felicidade. Basta veras coisas como são. Todos descobriram que a receita de felici-da de é fazer da vida uma canção.

Afinal, qual é a sua receita de felicidade? Crie a sua tambéme seja FELIZ!

Tutora Juliana Marins

5

I N T E G R A Ç Ã O

e!

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:20 Page 5

Page 6: Informativo CSA

6

D E S TA Q U E

Chegamos! Finalmente chegamos àtão esperada terceira série do Ensino Mé -dio. Um misto de felicidade e agonia, rea -lização e incerteza, vontade de apro vei tarao máximo cada momento e sau da de,saudade antecipada de tudo o que, em al -guns meses, estaremos deixando paratrás. É muito difícil se despedir da escola edos amigos; é difícil deixar pra trás a roti-na, a convivência diária; mais difícil aindaé iniciar uma nova fase de dúvidas e in -certezas, porém tudo isso se torna umpouco mais fácil quando nos lembra mosque durante todos esses anos aprende -mos a acreditar em nós mesmos e a nãoter medo de errar. Tivemos a oportu ni -dade que poucos possuem de estarmos,de fato, preparados para o ano que vem epara o resto de nossas vidas. É um ci cloque se encerra, e com ele levaremos asmelhores memórias e as melhores ami -zades, coisas que o tempo não consegueapagar.

Cada turma possui suas particulari-dades e conosco não é diferente, forma -mos um grupo diversificado, com muitosque vieram desde pequenos e outros queforam chegando para complementar deuma maneira que se fizesse uma uniãoincrível. União... Sim, essa é a palavra quenos marcou nessa caminhada! Formamosuma unidade não só entre nós, mas comtodos aqueles que participaram de nossodia-a-dia e é por isso que não podemosdeixar passar mais uma oportunidade deagradecê-los.

Principalmente aos professores, que

tiveram um papel importantíssimo na for-mação de nossa visão de mundo, que nosauxiliaram por tantos anos, orientando eacompanhando nossa evolução diária,sem pre tomando todo o cuidado parares pei tar o tempo de cada um, repreen -den do quando necessário e nunca negan-do um ombro amigo. Além de toda a pa -ciência com nossas falhas e a esperança eexpectativa em nosso sucesso, o que, emmuitos momentos, pode ter soado co mocobrança, mas não passava de uma ten -tativa de estímulo para nos mostrar quenão devemos nunca desistir de nossossonhos e que devemos, acima de tudo,acreditar em nosso potencial.

A nossos queridos monitores que nos“vigiaram” com tanto carinho ao longodesses anos e que muitas vezes tiveramque nos dar broncas, agradecemos, poisnos ensinaram que nem tudo é comoqueremos e que a regras nada mais fazemdo que nos beneficiar e nos ensinar. Aosfaxineiros, porteiros, colaboradores e fun-cionários que, com atitudes silenciosas,conseguiram nos proporcionar conforto,segurança e criar uma atmosfera propíciapara que todo esse trabalho pudesse fluir.

Agradecemos também à direção, àcoordenação, à administração do Colégioe à APM, pois graças a esses departamen-tos foi possível estudar em uma escola deverdade, isto é, um ambiente saudável ealegre, no qual tudo é feito pensando nobenefício dos alunos.

Por fim, gostaríamos de agradecerespecialmente ao nosso Coordenador Pe -da gógico, Reinaldo, por ter sido nossoparc eiro durante todo o Ensino Médio epor ter feito sempre tudo o que estava aoseu alcance para atender às nossas neces-sidades, sem nunca hesitar.

Aos nossos amigos, não cabe dizeradeus e sim, um “até logo”, pois isso não éuma despedida, trata-se de uma outraetapa a ser trilhada juntos, só basta que -rer! Portanto, ATÉ LOGO!

Encerramos aqui uma de nossasmuitas despedidas, na certeza de que,mes mo distantes, sempre carregaremosum pouquinho de cada pessoa que nosmarcou dentro de nós, e nunca deixare-mos para trás tudo o que esta escola nosensinou. Afinal, aqui aprendemos que épossível educar com amor!

Comissão de formatura

A Maratona Intelectual é sucesso há mais de três décadasno Colégio Santo Agostinho, motivando o educando a man-ter-se informado a respeito dos acontecimentos mundiais,bem como ao estudo contínuo das disciplinas escolares. Étambém um momento de lazer, pois seu caráter lúdico deabordagem, com questões objetivas, torna os conteúdos di -vertidos.

As questões são cuidadosamente elaboradas pelos edu-cadores, de forma que cada segmento tenha sua respectiva

capacidade de resposta respeitada, de acordo com as dife r en - tes faixas etárias. Seja com questões sobre cinema, música,política ou matemática, os alunos atuam de forma vibrante,orgulhando-se de sua equipe a cada quesito respondido cor-retamente. A disputa entre as turmas é animada e amistosa.

Diversão, cultura, bom humor, amizade e carinho, são osingredientes para tantos anos de sucesso. Vida longa àMaratona!

Profª Lilian Luchesi Tsonis

M A R A T O N A I N T E L E C T U A L

FORMATURA

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:20 Page 6

Page 7: Informativo CSA

Atendendo à missão do CSA “Educar pessoas com amor eexcelência, da Educação Infantil ao Ensino Médio”, realizou-sea atividade Vivência e Conhecimento em Ciências.

As propostas apresentadas levaram nossos alunos a recons -truir conceitos por meio da vivência do método científico,demonstrando competências e habilidades relativas à obser-vação, levantamento de hipóteses, experimentações, elabo-ração de conclusões e possibilidades para resoluções de pro -blemas.

O evento possibilitou aos visitantes a observação de dife -rentes graus de complexidade deum mesmo tema e a evoluçãodos alunos ao longo da EducaçãoBásica.

Os alunos do Infantil 1 e 2expe rimentaram a existência doar em movimento por meio doexperimento com o secador decabelo, e um dos fenômenosclimáticos que ocorrem naatmosfera e é de vital importânciapara nós – a chuva (1).

No projeto “Chuá, chuá, parao fundo do mar!” os alunos do Infantil 3 levaram os mascotesTato, o caranguejo, e Juju, a lagosta, para passarem uns dias emcasa e registrarem todos os acontecimentos em um diário (2).

Os alunos do Infantil 4 realizaram o experimento da purifi-cação da água, processo esse, que foi observado durante a roti-na das aulas e também no laboratório de química, com o pro-fessor Mário (3 e 4).

O 1º ano explorou oincrível mundo da Físicaao promover experimen-tos sobre a flutuação dosnavios, trabalhando con-ceitos básicos como a densidade dosobjetos e, principalmente, da água. Esse grupo tam-bém trabalhou o conceito de Ecologia – a decom-posição dos materiais e a responsabilidade dos seres

vivos nesta importante tarefa - transformando o materialdecomposto em verdadeiras obras de arte, inspiradas nas téc-nicas utilizadas pela artista plástica Christina Oiticica (5).

Para que o públi-co pudesse ter anoção de viscosida -de, os alunos do 2ºano diluíram tintaem água, tornando-a mais ou menos vis-cosa e explicandoque isso dependeda dilui ção em água.Pintu ras foram ex -

pos tas para exemplificar como a vis-cosidade está presente na Arte. A den-sidade dos líquidos foi explicada pormeio do experimento, no qual foipossível visualizar a posição que dife -rentes líquidos ocupam em ummesmo recipiente, conforme a densi-dade de cada um. Para complementara explicação, os alunos relacionaramo tema à poluição dos mares por der-rame de óleo (6 e 7).

7

C I Ê N C I A S

SÁBADO VIVÊNCIA E CONHECIMENTO

1

3

4

5

6 7

2

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:20 Page 7

Page 8: Informativo CSA

8

C I Ê N C I A S

O 3º ano escolheu o tema das transformações por ser umassunto instigante para qualquer faixa etária e proporcionarum olhar científico para os fatos do cotidiano. As coisas setransformam e, no olhar infantil, parece uma grande mágica.Saber o porquê, descobrir como se faz, é uma vivência signi-ficativa e motivadora. Os alunos fizeram experimentos comchocolate, percebendo a ação do calor e comprovando asmudanças de estado inicial e final em sua modelagem (8).

A fabricação do carvão vegetal (diferente do carvão mine -ral) e a origem dos óleos vegetais foi tema do 4º ano. Os visi-tantes foram convidados a participar dos experimentos, car-bonizando a madeira (produção do carvão) e macerandosementes de gergelim (extração do óleo vegetal) (9).

A construção de um molde, demons trando aos alunos co moé produzido um fós sil verdadeiro na na tureza, foi uma das ati -vidades propostas pelo livro “A Evolução da Vida na Terra”, traba -lhado pelo 6º ano. Os alunos também construíram o globo ter-restre e nele colocaram suas camadas internas, finalizando osestudos sobre o planeta Terra. Outro tema dessa série foi a água– potabilidade – com a realização do experimento de filtração,seguindo o procedimento dos filtros de uma estação de trata-mento de água (12).

O tema da Sustentabilidade foi abordado pelos alunos do 7ºano com a confecção de jogos que proporcionaram ummomento único de interação com os visitantes. Tambémrealizaram experimentos fitoterápicos relacionados ao ReinoVegetal, com pesquisa e produção em laboratório de: xampu debabosa, xampu de alecrim e pomada de arnica e cânfora. Assim,adquiriram importan tes informa ções sobre a uti lização dos ve - getais nos me dicamentos e seus princípios ativos (13).

As impressões digitaisdos convidados foram exami -nadas e suas característicasdesvendadas pelos alunosdo 5º ano, que também reali -za ram experimentos com cir-cuitos elétricos, demonstran-do aos visitantes como reco -nhecer problemas elétricosque podem ocorrer em nos-sas casas (10 e 11).

8

9

10 11

12

13

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:20 Page 8

Page 9: Informativo CSA

Nos laboratórios, cada série do Ensino Médio ficouresponsável por uma área de conhecimento. A 3ª sériedesenvolveu experimentos na área de eletroquímica etermoquímica, montando pilhas, realizando eletrólise eeletrodeposição, e demonstrando como determinar,experimentalmente, a energia dos alimentos. A 2ª sérietra balhou com seres vivos, seus reinos e características,em Biologia. Em Física, os alunos da 1ª série realizaramexperimentos com lançamentos, demonstrando, den-tro da área da mecânica, transformações de energia e de -terminação da aceleração da gravidade (16, 17 e 18).

O sábado foi marcado pela empolgação dos edu-candos em apresentar seus projetos aos visitantes, deforma a desenvolverem também sua eloquência,oratória e comunicação. Momentos como esse sãoimportantes para o desenvolvimento científico dosalunos, pois ao realizarem os experimentos formulamhipóteses e constroem conceitos que não serão esque-cidos, visto que foram vivenciados.

Profª Fabíola Cristina A. de Albuquerque

Abordando conhecimentos mate -má ticos, o 8º ano inovou e apresentouo produto final do projeto desenvolvidoa partir da leitura do livro “O códigopolinômio”: a criação e elaboração deum jogo envolvendo as propriedadesdo ente algébrico (14).

Os alunos do 9º ano apresentaramsuas criações: jogos didáticos envolven-do a Tabela Periódica - dos tradicionaisjogos de tabuleiro aos inusitados jogoscom vulcões e corredores de bolinhasde gude (15).

9

C I Ê N C I A S

14

15

16

17

18

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:20 Page 9

Page 10: Informativo CSA

O foco atual da Educação Física é o estudo do movimentohumano, suas intenções e expressões observadas nas mais sim -ples necessidades de nossa rotina.

Nas aulas, em atividades específicas, focamos o movimentoem sua dimensão cultural, observado em jogos, desporto,dança, expressão e outros. Qualquer gesto é sustentado porum sentido, significado e intenção e é nesse contexto que dire-cionamos a ação para uma expressão, seja ela cognitiva, afetivaou motora. Todas desenvolvidas em um ambiente em que acrian ça é motivada a pensar e a planejar sua movimentação.

A forma lúdica também é utilizada, por meio da imaginaçãoe da criatividade. Essa ferramenta nos permite notar momen-tos de alegria e descontração, ajudando o fortalecimento dasrelações interpessoais, noções de respeito e importância dasregras. Com as brincadeiras podemos nos colocar em situa -ções de sucesso, perda, aceitação, cooperação e auxílio, asquais contribuem para a construção de valores.

Em parceria com outras disciplinas, foram desenvolvidosnas aulas da Educação Infantil, conceitos matemáticos comovolume, quantidade, distância e proporções, por meio de jogos,brincadeiras, Parlendas e Rodas Cantadas (1). No Projeto Olim -píada, foram vivenciadas as modalidades esportivas praticadasantigamente, que fizeram parte da história olímpica, comoCabo de Guerra e Arremesso de Pedra, praticados com mate -riais adaptados. (2 e 3). O 5º ano participou de uma Oficina deCriação de Jogos. Partindo do acervo de co nhe ci mento dosjogos recreativos praticados nas aulas anteriores, as regrasforam modificadas e os jogos aplicados para os alunos de outrasturmas (4).

Os alunos do Ensino Fundamental trabalharam com o Kit deJogos Cooperativos, jogos que motivam a participação, a parce-ria e a cooperação. Vestiram “big” camisetas e calções emduplas, subiram em escadas feitas de corda com nós para exerci-tar o equilíbrio (5), participaram da corrida de saco em grupo,usaram óculos que bloqueiam a visão... Enfim, realizaram ativi-

10

MOVIMENTO

EDUCAÇÃO FÍSICA NO CSA

1

3

2

4

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:20 Page 10

Page 11: Informativo CSA

11

dades em que uns necessitam dos outros, despertando a con -fian ça mútua e trabalhando com a diversidade (6).

No Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, os alunos tive -ram a oportunidade de vivenciar a modalidade de FutebolAme ricano, proporcionando a criação de estratégias próprias,além de despertar o espírito de equipe.

O Ensino Médio trabalhou o tema “Princípios do Trei na -mento Esportivo”, receberam orientações contínuas sobrehábitos alimentares saudáveis, cálculo de IMC e conhecimentodas pirâmides alimentares (7). Foram três encontros ofereci-dos por profissionais do curso de Nutrição da UNIP. Parti ci pa -ram também da Oficina de Rugby com membros da Federação.

Com o objetivo de integrar diferentessegmentos, os alu nos da 2ª série do En si -no Médio desenvolveram o “Projeto Cria -ção de Jogos, Teatro e Brincadeiras comSucata”. As produções foram vivenciadasna Semana da Criança: Teatro Infantil“Coração Fe do rento” (8), brincadeirasaplicadas aos alu nos da Educação Infantilcom sucata (9) e jogo “Bola na To ca” (10).

A Educação Física é considerada,ho je, um meio educativo privilegiadona medida em que abrange a pessoa nasua to ta lidade.

Profa Eliete Fátima Saccoman

MOVIMENTO

10

6

5

7

8

9

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:20 Page 11

Page 12: Informativo CSA

PA S T O R A L

12

esde o nosso últimoin formativo, a Pastoral

rea lizou diversas atividades,iniciando com a Missa do diados pais ocorrida em 11 deagosto.

O Grupo de Jovens do CSAiniciou um trabalho social aca - dêmico, uma vez ao mês, jun -to ao Centro da Criança e Ado -les cente da Obra Social Pe.Ma riano (CCA). A atividadecon siste em oferecer aos jo -vens atendidos na obra socialo acesso a teorias pedagógicasque a escola pública não ofe -rece.

No dia de Santo Agostinhoa Pastoral mobilizou os alunosnum momento de oração es pe cialmente prepara-do para o dia de nosso pa trono. Uma imagem deSanto Agostinho percorreu todas as turmas doColégio, desde a Educação Infantil até o EnsinoMédio.

Também o dia do professor foi marcado poruma celebração com a participação de toda aescola. Na ocasião tivemos a oportunidade derezar por todo o corpo docente e colaboradoresdo CSA.

Uma das atividades realizadas pelo grupo decatequese durante este ano, foi a visita à exposição“Esplendores do Vaticano”. A exposição consisteem 200 obras de arte de importância histórica ereligiosa, incluindo pinturas, esculturas, relicários,mapas e objetos litúrgicos, que em sua maiorianunca deixaram o Vaticano.

Por fim, no dia 27 de outubro, 27 alunos do 5ºano do Colégio receberam pela primeira vez a Eu -ca ristia, numa missa solene e emocionante presidi-da por Frei Caio Márcio, Diretor Pastoral, e con -celebrada por Frei Abelardo e Frei Inocêncio,Diretor Geral e Vigário paroquial respectivamente.

Por este ano é só! Ainda teremos a celebraçãode formatura do EM e a missa em ação de graçaspelo término do 9º ano do EF. Mas esses serãoassuntos para o próximo informativo. Até lá!

Equipe da Pastoral

D

SERVIÇO REAL, PROFÉTICO E SACERDOTAL Primeira EucaristiaPrimeira Eucaristia

Esplendores do VaticanoEsplendores do Vaticano

Dia do Professor

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:20 Page 12

Page 13: Informativo CSA

DECIFRANDO ...

13

P E R Í O D O I N T E G R A L

Neste segundo semestre, trabalhamos com os alunos doPeríodo Integral o projeto Decifrando....

Toda criança se fascina quando está à frente de um enigma,por isso escolhemos desvendar alguns mistérios propostosdurante uma grande caçada ao tesouro por diferentes lugaresdo nosso planeta. Para isso, contamos com a história deLeo, personagem do livro“Pintou Sujeira! Uma fantásticaviagem pelo mundo”, de BetoJunqueira.

Convidamos os alunos a pas -searem por diferentes continen -tes, conhecendo e explorando asriquezas de cada país descoberto,ao decifrar os enigmas propostos.

Nosso propósito era levá-los adescobrir uma série de tesourosque estão escondidos em algumas“travessuras” simples, como sujar as mãos detinta, a roupa de terra ou chocolate, e queeles se permitissem explorar diferentesmateriais a fim de ajudar Leo a descobrir overdadeiro segredo do baú.

Será que eles conseguirão terminar atempo essa viagem ao redor do mundo eainda encontrar a chave certa?

Vejam algumas das atividades que viven-ciamos no intuito de desvendar os mistériosem cada um dos lugares visitados, acompa -nhados de Leo e seu fiel escudeiro, o CapitãoTrombada.

Profas Karina, Myriam, Camila e Luisa

Pintura com suco de uva.

Exploração com diferentes materiais – sagu de uva

Culinária - Tabule

Culinária - Brigadeiro

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:20 Page 13

Page 14: Informativo CSA

vitória e da derrota e para ressaltar que o mais importante ésempre competir, porém o esforço e a dedicação são deextrema importância para que o objetivo almejado fique cadavez mais próximo.

Os alunos de Xadrez se destacaram pela dedicação eempenho nas aulas, bem como nos torneios realizados nodecorrer do ano. Participaram de 13 eventos em escolas eclubes de São Paulo, e o Colégio foi destaque com muitasmedalhas de ouro, prata e bronze, em torneios individuais epor equipe. O ano de 2012 foi abrilhantado por grandes even-tos, como a Olimpíada de Xadrez (realizada a cada dois anos eque também coincidiu com as Olimpíadas Mundiais deLondres) em Istambul, na Turquia. O professor Pelikian pôdedemonstrar aos alunos como é a preparação de um atleta dealto rendimento, ao analisar partidas de uma das enxadristasintegrante da equipe olímpica brasileira ,Juliana Terao, e tecerum paralelo com as Olimpíadas de Londres.

Ainda dentro do projeto olimpíadas, os alunos doBadminton realizaram um trabalho de pesquisa sobre oesporte e a cultura de outros povos e nações, além da realiza-ção do II Encontro de Badminton do Colégio Santo Agostinho,que destacou muitos alunos do nosso colégio. Outro destaqueficou por conta do professor Zito, que no mês de Setembrosagrou-se campeão na categoria Simples Masculina Veteranos,e Vice Campeão em Duplas Masculino Máster no “II TorneioInternacional de Badminton – Sênior, Veteranos e Máster”.

Os Jogos Olímpicos reúnem atletas que são exemplo dededicação, foco e habilidade. Eles exibem essas característicasem seus esportes, mas também levam essa postura para forado pódio. Com eles, podemos aprender muito sobre perseve -rança e superação. Essas lições são para nós referências de pos-tura pessoal.

O Colégio Santo Agostinho – SP, participou intensamentedas Olimpíadas 2012. Além da participação do Coordenadordos Cursos Opcionais, Diego Micelli, na preparação física daSeleção Brasileira de Basquete, realizou-se o “ProjetoOlimpíadas”, em que os alunos vivenciaram, durante as aulasdos Cursos Opcionais, algumas das 29 modalidades esportivasdos jogos de Londres, através de jogos propriamente ditos,jogos pré desportivos adaptados e atividades de estudo epesquisa sobre as modalidades e preparação dos atletas.

As alunas do curso de Ginástica Rítmica tiveram a oportu-nidade de acompanhar as competições da modalidade erealizaram pesquisas referentes ao desenvolvimento das atle-tas na competição. Da mesma maneira, as alunas do curso deStreet e Jazz Dance fizeram a pesquisa dos movimentos usadosem diferentes esportes, tornando-os parte das coreografias doespetáculo de final de ano que abordará o tema “Olimpíadas”.

As alunas do Ballet Clássico vivenciaram, através de umaavaliação simbólica de determinados exercícios, as premiaçõesouro, prata e bronze. Essa simbologia, utilizada nasOlimpíadas, foi aproveitada para trabalhar a administração da

14

C U R S O S O P C I O N A I S

OLIMPÍADAS

Info SA DEZ 12:Layout 1 05/12/12 15:25 Page 14

Page 15: Informativo CSA

15

O R I E N TA Ç Ã O D E E S T U D O S

Pesquisas mostram que a criança que lê e tem contato

com a literatura desde cedo é beneficiada em diversos sen-

tidos. Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC)

e outros órgãos ligados à educação, a leitura: desenvolve o

repertório, desperta o senso crítico, amplia o conheci-

mento geral, aumenta o vocabulário, estimula a criativi-

dade, emociona e facilita a escrita, ou seja, modifica a vida

do leitor. Quem lê desde cedo está muito mais preparado

para os estudos, para o trabalho e, consequentemente,

para a vida.

Na Orientação de Estudos fazemos da leitura um

hábito. Os alunos leem todos os dias, seja seus livros

didáticos, os livros da Caixa de Leitura ou os indicados para

a leitura do trimestre em Língua Portuguesa. A sala de

leitura é um ambiente confortável, propício para a com-

preensão e ampliação da imaginação. Nessa sala, os alunos

podem comentar e compartilhar com os colegas suas

impressões a respeito da história lida, estimulando uns aos

outros.

Faz parte da rotina da OE desenvolver atividades rela-

cionadas às leituras realizadas: roda de conversa,

preenchimento de fichas de leitura, produção de cartazes,

entre outras.

A ida à Biblioteca também é frequente e, além da opor-

tunidade de exercitar a postura adequada ao ambiente,

estimula a leitura, a pesquisa e o aprofundamento dos

estudos. Profas Carla Bruno, Virgínia Madi e Vivian Neves

A LEITURA NAORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

Nossos alunos participaram também de olimpíadas esco-lares, sempre demonstrando muita dedicação e superação acada partida, fato este que se repetiu na nossa tão esperada XOlisanto (Olimpíada do Colégio Santo Agostinho - SP), para osalunos da Ed. Infantil ao Ensino Médio. Esse evento contoucom a participação de muitos colégios de São Paulo, com boasclassificações.

O Coral infantil não participou de jogos desportivos,porém esteve consonante aos ideais olímpicos de paz entre ospovos e termina o ano entoando músicas natalinas, cantando osonho de Papai Noel, símbolo de desvelo, e relembrando onascimento de Jesus em apresentações no Shopping Center 3e no Metrô.

E para finalizar este ano olímpico em grande estilo, foi apre-sentado o Espetáculo de Ginástica e Dança “OLIMPÍADAS”que, com a brilhante participação das alunas de Ballet Clássico,Ginástica Rítmica, Jazz e Street, partilhou a história dessesJogos tão fascinantes e concluiu o projeto desenvolvido ao lon -go do ano pelos Cursos Opcionais, unindo a grandeza e magni-tude do Esporte e da Arte.

Todas essas atividades tiveram como objetivo a formaçãodos alunos para o exercício da cidadania, apoiado na nossa pro-posta de Educação Integral, juntamente com os benefícios doesporte que desenvolve a cooperação, o autocontrole, a união,a superação de obstáculos e a persistência diante da derrota.

Prof. Gilberto Fornari

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:20 Page 15

Page 16: Informativo CSA

SERÁ QUE FAZEMOSO MELHOR USO DA

Já parou para pensar o quanto fala no decorrer doseu dia? Faço essa pergunta, porque a palavra, aomesmo tempo em que ajuda a clarificar algumas coisas,por vezes, encobre outras. Li em um artigo que os anti-gos diziam que a palavra é um fármaco: dependendo dadose, pode ser remédio ou pode ser veneno. Levandoem consideração tal citação, convido-os a refletir: oquanto proferimos palavras que, realmente, encami -nhem o outro a uma informação proveitosa ou a um de -terminado conhecimento?

Também pronunciamos palavras com o propósitode ajudar alguém em uma situação delicada, um mo -mento de tristeza, e isso traz um acalento/conforto, poisnós, pessoas, não vivemos apenas da racionalidade, dapalavra dita como sentença lógica e formal, mas tam-bém de emoções, de sentimentos. Existem aquelaspalavras que distraem, provocam risos, trazem lem-branças, e o nosso maior desafio é encontrar a justa me -dida, a dose exata, a palavra adequada para cada ocasião.

Muitas de nossas falas causam distração ou, até, con-fusão, fato esse que nos coloca na superficialidade, nãopermitindo aprofundar o conhecimento, seja das pes-soas, seja dos acontecimentos. No máximo, tais palavrasconseguem afugentar a sensação de solidão ou aneste-siar a dor que, em muitas ocasiões, o silêncio provoca.

Conversando com alguns filósofos tomei conheci-mento de que Platão foi um dos primeiros a expor a

ambiguidade da palavra, do discurso. Ele expõe emseus diálogos, que uma das maneiras de fazer bom usoda palavra é não separá-la da justiça, pois aquela, senão estiver acompanhada desta, torna-se instrumentode uso daqueles cuja intenção é a de manipular a opi -nião dos outros em favor de benefícios pessoais. Sem ajustiça, ou seja, sem a medida adequada, a palavra po -de ser usada para difamar inocentes e, até mesmoincriminá-los levando-os à morte, como se deu com ofilósofo Sócrates. Se não há critério, se não há princí-pios, pode-se dizer tudo a respeito do que se desejar,não tendo a preocupação da veracidade daquelaspalavras proferidas.

Pensando que vivemos em sociedade, não pode -mos colocar de lado o bem comum, aquilo que terávalor para todos. Reflitamos a respeito do uso que faze-mos da palavra, o quanto a usamos para promoveruma transformação ou para acrescentar algo de bomnas pessoas. É preciso buscar um critério, até porquenós – família e escola – somos educadores, e, seja emcasa ou no ambiente escolar, a nossa principal função éa de educar pessoas nas suas diferentes dimensões.Para que possamos ampliar os benefícios da educação,quem sabe antes de ser dita, a palavra possa ser pensa-da, pesada e purificada...

Raquel C. S. BohnstedtDireção Pedagógica

PALAVRA?

Info SA DEZ 12:Layout 1 04/12/12 10:20 Page 16