INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP...

12
OUTUBRO DE 2016 - EDIÇÃO 151 | www.cdlsinop.com.br INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP-MT CARTA 9912327225/2013/DR/MT CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP CORREIOS

Transcript of INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP...

Page 1: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação

OUTUBRO DE 2016 - EDIÇÃO 151 | w w w . c d l s i n o p . c o m . b rINFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP-MTCARTA

9912327225/2013/DR/MTCÂMARA DE DIRIGENTES

LOJISTAS DE SINOP

CORREIOS

Page 2: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação

Este mês inicio agradecendo a cada colaborador, diretor e lojista que esteve participando da CDL Sinop e das

atividades que desenvolvemos nos últimos seis meses, enquanto estive a frente da CDL como presidente em exercício, por causa da licença do nosso presidente eleito.

Foram meses intensos, tivemos a reinauguração do nosso Centro de Eventos, tivemos a ampliação dos projetos sociais que apoiamos, tivemos ações desenvolvidas em parceria com as entidades de Sinop como: Reforma do Aeroporto e sabatina com os candidatos, ações juntamente com o Sicoob, Banco do Brasil, TV Centro América, Unemat, Unic, Procon, Secretaria de Transito e Refeccs. Tivemos treinamentos e qualificações realizadas com FCDL, SPC e CNDL como a Convenção Nacional do Comércio. Tivemos a Mostra Iluminar de Arquitetura e Decoração e tivemos diversas demandas debatidas junto ao governo do estado na busca de resolução de problemas trazidos pelos lojistas, em especial questões que envolvem a cobrança do ICMS e do decreto 380, sem falar da organização no nosso Mérito Lojista e das palestras que teremos agora em outubro e depois em novembro.

Foi muito trabalho desenvolvido e, tenho que confessar, mesmo acompanhando a diretoria da CDL como vice presidente desde o dia 01 de janeiro de 2015 o ritmo dos trabalhos

quando se assume a cadeira de presidente realmente se intensifica e exige atenção redobrada por isso agradeço a todos que colaboraram neste período, em especial a equipe de colaboradores da CDL Sinop pela dedicação neste período.

Agora em outubro, passando as eleições municipais, nosso presidente retorna ao posto e eu volto a vice presidência para continuar nossos trabalhos até o dia 31 de dezembro quando se encerra nosso mandato.

Encerrado esse momento parabenizo todos os lojistas que participarão de nossa grande festa do Mérito Lojista no dia 08 de outubro. Será uma linda festa, com diferenciais preparados para surpreender e encantar a todos, demos o nosso máximo para este evento e esperamos que todos aproveitem.

Em especial gostaria de parabenizar os patrocinadores desta festa que acreditam na CDL e neste evento:

Shopping Sinop, Sicoob, Eletronop, Inviolável, Sinop Tintas, Hotel Ucayali, Zarrô e Ferrero.

Um excelente mês de Outubro a todos e mais uma vez obrigado pelo apoio!

Márcio KreibichPresidente em Exercício - CDL SinopA Força do comércio, a força de Sinop!

Palavra do presidente

Presidente emExercícioMARCIO KREIBICH

Diretor TesoureiroEDMUNDO COSTA M. NETO

Vice Diretor TesoureiroFELIX RINALDO ARANDA

Diretor AdministrativoMARCO ANTONIO ALVES

Vice Diretor AdministrativoALISSON ZANINI

Diretor SecretárioGILMAR OTONI CALDEIRA

Vice Diretor SecretárioNELGINEY WENDELL DENARDI

Diretores ConselheirosALESSANDRO CHIMITIELIS REGINA PARISANTONIO RODRIGUES FILHOCEZAR GENTIL ZANCOOLAVIO REINEHR

Conselho FiscalMARCELO MONTIEL DA SILVANORIVAL CURADOCARMO ROQUE SCHMATZLEONILSON TORRESROBERTO NAGATARUBEN DEMARTINI

EXPEDIENTE

Jornalista ResponsávelDANIELA MELHORANÇADRT 698/98/MT

Fotos ArquivoCDL SINOP

Direção de ArteEriton C. de OliveiraCRIARTE PROPAGANDA

Tiragem1500 EXEMPLARES

IMPRESSÃONETGRAF

CONTATO66 [email protected]

Os artigos assinados são de total responsabilidadedo autor.

MARCIO KREIBICHPresidente em Exercício da CDL Sinop

Page 3: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação

3Outubro 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação ficou a cargo do Governo do Estado do Programa de Recuperação de Créditos do Estado de Mato Grosso (Refis-MT). O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, destacou que a aprovação poderá resultar em mais R$ 150 milhões aos cofres do Estado ainda neste ano. Mas, mais importante do que a arrecadação estadual é a chance dos empresários de se

regularizarem.

“O refinanciamento é uma oportunidade que o Estado oferece para os empresários com dívidas tributárias regularizarem a situação. Temos buscado meios de garantir o crescimento econômico de Mato Grosso. Uma empresa sem dívidas tributárias tem muito mais chance de ofertar novos empregos e ampliar suas atividades. Isso é o que queremos para nosso Estado”, destacou o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco que foi um dos defensores do projeto

O projeto aprovado por unanimidade prevê a regularização de créditos tributários, constituídos, ou não, inscritos, ou não, em dívida ativa e ajuizados, ou não. Antes da aprovação final, a Mensagem 54/2016, que trata do Refis-MT foi apreciada em Comissões da AL/MT e discutida com o setor produtivo do estado, os lojistas estavam representados pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso.

Dividas do FUNEDS

Em cumprimento a duas decisões judiciais, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) iniciou a cobrança da diferença de débitos de contribuintes que foram beneficiados com reduções de impostos e parcelamentos de dívidas tributárias através do Funeds. O Pleno do Tribunal de Justiça considerou inconstitucional o Fundo Estadual de Desenvolvimento Social de Mato Grosso (Funeds), que concedeu reduções de até 55% no valor do imposto, além de desconto de até 100% nas multas e nos juros, para débitos gerados até 31 de dezembro de 2012 e todas as negociações passadas foram anuladas.

Essa cobrança inesperada deixou os empresários inseguros e preocupados diante de uma divida enorme e que já era considerada passada. Mas o Refis resolveu parte do problema retirando os juros e multas que estavam sendo cobrados e possibilitando o parcelamento da conta.

“Ficou acertado que quem não concordar e não resolver administrativamente o débito que está no conta corrente poderá contesta-lo e a secretaria terá obrigação de julgar a impugnação dentro do prazo estabelecido no decreto de adesão para que o empresário não perca este prazo e possa aderir ao Refis”, explica o advogado e diretor da FCDL/MT Otacílio Peron.

Assim a FCDL/MT alerta o empresário que antes dele decidir sobre a adesão ao Programa de Recuperação de Créditos de Mato Grosso (Refis) faça já a consulta aos débitos gerados com a declaração de inconstitucionalidade da Lei do Fundo Estadual de Desenvolvimento Social de Mato Grosso (Funeds) cadastrados pela Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) no Sistema de Conta Corrente Geral da sua empresa. Verifique se concorda com o que foi registrado, caso não esteja de acordo é preciso fazer uma contestação (administrativa) destes débitos. O prazo para contestar é até dia 20 de outubro. A Sefaz irá considerar válido para adesão ao Refis os débitos que estiverem registrados no Conta Corrente, pois reconhecerá que foram aceitos.

A contestação pode ser feita diretamente pelo site da Secretaria de Fazenda: www.sefaz.mt.gov.br - por meio do Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (Processo Eletrônico), disponível para acesso mediante seleção do serviço identificado por e-process.

Benefícios do Refis

Os contribuintes que possuem débitos gerados até o final de 2012 e que optarem pelo pagamento à vista ou em até 24 meses, terão descontos de 100% sobre os juros e multas. Para parcelamentos em 36 e 48 meses, os descontos vão de 80% a 95%.

Já os contribuintes que possuem débitos gerados no período de 1º de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2015, poderão optar pelo pagamento à vista ou em cinco opções de parcelamento, sendo 12, 24, 36, 48 ou 60 meses. Para os que optarem pelo pagamento à vista, o desconto sobre os juros e multas será de 75%. Para as opções de parcelamento, os abatimentos variam de 10% a 75%.

Os prazos de pagamentos são estabelecidos conforme o mês em que o acordo for realizado. Sendo assim, o pagamento à vista deverá ser realizado até o último dia útil e, em casos de parcelamento, a primeira parcela deverá ser paga no prazo de até 10 dias, contados da data da celebração do acordo. As demais parcelas deverão ser sucessivas.

“Esta é uma lei importantíssima para quem quer regularizar sua situação, e atenção esse deve ser o último Refis do estado porque a reforma tributária está acontecendo e aí não será mais permitido isso. Mas lembramos que não é obrigado a aderir, quem achar que o não deve pagar porque o Tribunal de Justiça não poderia dar efeito retroativo ao que você já pagou pode entrar na justiça, mas essas ações contra o TJ devem acontecer individualmente ou junto a Fecomércio que é uma representante sindical”, finalizou o advogado Peron.

Refis-MT tira juros e multa da dívida do FUNEDS

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

Page 4: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação

4 Outubro 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

As eleições deste ano serão no próximo dia 02 de outubro, domingo, e em Sinop 88.342 eleitores irão às urnas para

escolher os vereadores da cidade e o prefeito. Três candidatos disputam a prefeitura: Rosana Martinelli, que tem como vice Gilson de Oliveira; Roberto Dorner que tem como vice Fernando Assunção e Dalton Martini que tem como vice Joselito Backes.

A diretoria da CDL Sinop, ciente de que a entidade é apartidária, mas não é apolítica, abriu as portas aos três candidatos para ouvir suas propostas e dar sugestões. Alguns temas específicos foram conversados com os candidatos. São eles:

• Estacionamento Rotativo no Centro de Sinop;• Plano Diretor da Cidade;• Vigilância Sanitária (Fiscalização);• Camelos e Ambulantes; • Segurança nos bairros e no centro;• Abertura do comercio em datas especiais;• Geração de emprego e renda;• Diálogo com a sociedade organizada.

Após ouvir as propostas sobre estes assuntos o presidente ainda fez um pedido aos candidatos, que ouçam a entidade na escolha do Secretário de Indústria e Comércio de Sinop, pasta ligada diretamente a CDL e ao desenvolvimento da cidade.

“A política faz parte de nosso cotidiano, é fundamental nas lutas e é nosso dever conhecer as propostas de cada um e fazer nossos pedidos, foram reuniões muito produtivas, em que todos saíram satisfeitos com a postura dos candidatos, já que todos se comprometeram em trabalhar ombreados com as entidades e mantendo as portas abertas do gabinete”, disse o presidente da CDL Márcio Kreibich que ainda completou, “Lembramos os empresários, seus colaboradores e suas famílias que votem conscientemente, analisando bem os candidatos e suas propostas, para mais tarde podermos cobrar tudo o que foi prometido”.

CDL ouve proposta e faz sugestões a candidatos a prefeito de Sinop

Page 5: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação

5Outubro 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

01 • Dia do Vendedor,Dia Nacional do Vereador02 • Eleições Municipais04 • Dia da Natureza, Dia do Poeta05 • Dia Mundial dos Animais11 • Dia do Deficiente Físico, 12 • Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dia da Criança 13 • Dia do Fisioterapeuta 14 • Dia Nacional da Pecuária15 • Dia do Professor16 • Inicio do Horário de Verão, Dia Mundial da Alimentação, Dia da Ciência e Tecnologia17 • Dia do Eletricista18 • Dia do Médico, Dia do Pintor23 • Dia do Aviador24 • Dia das Nações Unidas – ONU25 • Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher, Dia da Democracia, Dia do Dentista Brasileiro, Dia do Sapateiro28 • Dia do Funcionário Público29 • Dia Nacional do Livro30 • Dia do Comerciário, Dia da Decoração31 • Dia das Bruxas - Halloween

Duas vacas conversando. Uma vira para outra e fala: Muuuuuu A outra espantada responde: Nossa você tirou as palavras da minha boca.

Outubro

DATASCOMEMORATIVAS

D S T Q Q S S

A REFECCS – Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop, associação sem fins lucrativos realiza neste ano de 2016 a Campanha Outubro Rosa juntamente com o Novembro Azul onde serão realizadas ações para alertar a população sobre a prevenção

do câncer de mama e próstata.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop é parceira da Refeccs e apoia totalmente estas campanhas de conscientização e prevenção câncer de mama e próstata. Assim convidamos todos os lojistas a vestirem a camiseta desta luta, uniformizando seus colaboradores e adesivando suas vitrines e carros. As camiseta e adesivos de vitrine e carros podem ser adquiridos na própria REFECCS. Tanto as camisetas como os adesivos podem ser retiradas na própria Refeccs. Informações pelo telefone (66) 3015 1799.

“Devemos iniciar a conscientização primeiro das pessoas do nosso convívio e depois para os demais”, pede a Presidente da Refeccs. “Campanhas educativas são importantíssimas porque é o diagnóstico precoce que salva vidas e infelizmente ainda tem muitas pessoas que não se preocupam em buscar a prevenção, é isso que queremos mudar”, disse o presidente da CDL Marcio Kreibich.

Outubro rosa é um movimento mundialmente conhecido que simboliza a luta contra o câncer de mama. Atualmente acontece em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Segunda causa de morte no mundo, atrás apenas de problemas cardiovasculares, o câncer atinge uma proporção cada vez maior de pessoas em todo planeta.

CDLAlegria

CDL CONVIDA: Participe da Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul!

““A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop é

parceira da Refeccs e apoia totalmente estas

campanhas

Page 6: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação

6 Outubro 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

O dia das crianças é uma ótima oportunidade do empresário iniciar o último trimestre do ano com o pé direito e para isso basta ele usar de criatividade para realizar boas promoções,

com produtos diferenciados e formas de pagamento atrativas. Seguindo a tendência nacional a expectativa é de aumento no movimento do comercio, mas como o ano é de incertezas econômicas não há muita expectativa de que as vendas aumentem com relação ao ano anterior, a aposta gira em torno de apenas 5%.

À zero hora do dia 16 de outubro, terceiro domingo do mês, tem início o horário brasileiro de verão 2016/2017. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas unidades federativas

das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

Adotado pelo país pela 41ª vez, o horário de verão se estenderá até o dia 19 de fevereiro de 2017, quando os relógios deverão voltar a ser ajustados em uma hora a menos.

Como durante o verão o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação aumenta, a estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir a demanda principalmente no período de pico, entre as 18h e as 21h, ou seja, quando mais pessoas, empresas e indústrias estão utilizando a energia elétrica.

“Sinop é uma cidade diferenciada, aqui ainda vemos os clientes reagindo bem as datas comemorativas e o dia das crianças é uma data que motiva não só pais, mas também avós, padrinhos e tios a gastarem no comercio, mas temos que ser realistas por isso nossa expectativa é que as vendas se igualem as do ano passado, mas em algumas empresas ainda poderemos ver leves aumentos”, avalia o presidente da CDL Marcio Kreibich.

O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados. No Brasil, a data surgiu por força de lei. Foi criado em 1924, a partir de uma proposta do deputado Galdino do Valle Filho, e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, que governou

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), quando a demanda de energia elétrica diminui, as empresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor porque as linhas de transmissão ficam menos sobrecarregadas. Para as hidrelétricas, a água conservada nos reservatórios pode ser importante no caso de uma estiagem futura. Para os consumidores em geral, o combustível ou o carvão mineral que não precisou ser usado nas termelétricas evita ajustes tarifários.

No ano passado a economia gerada pelo adiantar dos ponteiros foi de R$ 162 milhões. Além disso, o ONS também afirmou em nota que, caso não houvesse horário de verão, R$7,7 bilhões teriam que ter sido investidos para suprir o atendimento da demanda elétrica no período.

o Brasil entre 1922 e 1926. Por quase quatro décadas, entretanto, a data passou meio desapercebida, como tantas outras comemorações propostas pelo Legislativo. A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção “Semana do Bebê Robusto”, aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de “Semana da Criança”.

Comerciantes apostam no Dia das Crianças

Horário de Verão começa em 16 de outubro

Page 7: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação

7Outubro 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

O último trimestre do ano é marcado por muitas vendas e justamente por isso a Câmara de Dirigentes

Lojistas de Sinop ajuda o empresário a se preparar oferecendo a oportunidade dele qualificar a equipe com um treinamento divertido, rápido, eficaz e, o mais interessante, com um excelente custo benefício.

“Trouxemos o Espetáculo A Loja em dois anos anteriores e o resultado foi muito bom por isso quando vimos uma terceira edição deste treinamento não pensamos duas vezes. Tenho certeza de que todos que participarem vão aproveitar muito, além de dar boas risadas”, convidou o presidente da CDL Sinop Marcio Kreibich. O espetáculo e treinamento A Loja III fez sua estreia acompanhando a demanda dos espetáculos Loja I e Loja II.

Desde então já foi apresentado em mais de 100 cidades. “A Loja III”, mais uma nova opção para capacitar de forma inovadora os segmentos do serviço, comércio e varejo desta vez com foco na fidelização de clientes.

Ele aborda a importância de se manter um excelente relacionamento com clientes internos e externos. Com o mercado cada vez mais competitivo, concorrência cada vez mais agressiva, produtos e serviços cada vez mais parecidos, o diferencial sem dúvida é o ATENDIMENTO.

Um atendente com simpatia, simplicidade, alegria e atitude com certeza irá fidelizar os seus clientes. Atendimento significa criar uma relação de confiança e harmonia na qual o cliente se sinta apoiado e acolhido para a resolução das suas necessidades.

Clientes agressivos, morosos, indecisos e arrogantes são alguns dos tipos representados no espetáculo.

Mostramos uma abordagem mais específica e direta. Representamos como conscientizar o profissional dos impactos gerados por um bom ou mau atendimento ao cliente, bem como da importância do constante aperfeiçoamento pessoal nos aspectos técnico e social.

De uma forma divertida, irreverente e dinâmica, os atores transmitem ao espectador, um treinamento descontraído e prazeroso, levando o aprendizado através da encenação.

TRAGA SUA EQUIPE E COMPROVE A EFICACIA DESTE GRANDE SUCESSO QUE ESTÁ DE VOLTA A SINOP.

Preços especiais para filiados a CDL e para grupos.

CAPA

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

Page 8: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação

8 Outubro 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

ANIVERSARIANTES OUTUBRO 2016

COLCCIOLIVEIRA AUTO CENTERPALOMA VEICULOSSOMAR ORGANIZAÇÃO CONTABILINVEST BEIRA RIO DROGARIA UNIAOAGRO BOIIMOBILIARIA MATO GROSSOAGUALINDA PISCINASMORAR BEM IMOBILIARIAO BOTICARIOBATERIAS E AUTO ELETRICA SATURNOSILLMA DISTRIBUIDORAVERGALHAOSANDRINDROGARIA SEMPRE MAISUNICLINICADROGARIA CENTRAL IICONTALDI CONTABILIDADEATMTTIC TAC EDUCACIONALELETROTECNICA PAGLIARIDESCAR AUTO ELETRICA E BATERIASARGA PRATIK ARGAMASSAGRUPO SINAICONQUISTA VEICULOSJ. TESTA PRESTADORA DE SERVICOS IIITRANSTERRA MINERAÇÃO CAMIANSKI ESTRUTURAS METALICASPETROGAS CURSOSEVO NETWORKSKALCE LEVEMARIA SILENE MORETTISABOR DA FRUTAPASSARELLEESCOLA DE CABELEIREIROS WSWDIVISA PNEUSTUCHE DECORPUKY MAT PARA CONSTRUÇÃODROGARIA CENTRALCASA DO CONSTRUTOR EQUIPVIZZIONMP MADEIRASAGRO SEED´S AGRICOLAAQUARELA BRASILUNIVERSO AUTO PECASD’ LUMAR COSMETICSHIDROSOLVIDROSINBOA COMUNICACAODALLAS MECANICA AGRICOLASPADÃO ODONTOLOGIAAQUARELA BRASILAUTOMOTO

ELSON JAIR DE LIMAOLIVEIRA RODRIGUS DA CRUZ

PALOMA CAMPOS DE OLIVEIRA FARESDOMINGOS JORGE MARTINIS

FRANCIELE BIRCHES CANOADEMIR IDALGO SERRALHEIRO

ALEX SANDRO FASBINDERCLEVERSON LEANDRO GRECO

FRANCISMARA ROCESSKIMAURICIO SOARES DOS SANTOS

PRISCILA SYTRISKI SANTOSSILVANA DA SILVA

SILVANIO MACHADO DA SILVAFERNANDO PERETI PORSEL

FLAVIA VALLEZZI CAVITHIOLIMARINA GRANDO

RENATO MINORU HARAILDON DE ASSIS

MARLENE GOMES DA COSTANEUDI MAZIERO

ANA PAULA LIMA MARTINSANTONIO JOSE PAGLIARI

IVETE APARECIDA DE SOUZA DESTEFANIVANESSA PAES

AMANDA C DE ANDRADE OLIVEIRAANDERSON ROBERTO DORN

JANDIR TESTAJERRY LUCAS LEITZKE

NILCE DA SILVA CAMIANSKITIAGO DE OLIVEIRA DELANI

DEUMIRA CAMOZZATOJANE MARI DAVID

MARIA SILENE MORETTIROBERTO CARLOS VENDRUSCO

CLEIDEMAR RAMALHO DA SILVA KYNASTELINETTY ALVES BRITO

PAULO ROBERTO DORRSAMARONY DAL´AGNOL

FRANKLIN HARTMANN SCHMTZELVIS DONIZETE CANDIDO

GIGLIANE NARDUCIJUCERLEI BASSEGO

PERI FLORESROBSON KLEBER GATTO

DAVID BORGES SEVERINOHALISSON CESAR MOREIRA

LUIZ CARLOS ALVEZ MACHADODELCIR ANTONIO DO NASCIMENTO

LEILA GOLÇALVES DE MORAESPEDRO JOÃO ZAHRAN TURQUETO

ROBERTO RINALDI DALLASTRAMELLISSA HIDALGO CAPELASSI

ERICO FERNANDO DE O MARTINSFRANCISCO DA SILVA VILHENA

01/OUT01/OUT01/OUT02/OUT02/OUT03/OUT03/OUT03/OUT03/OUT03/OUT03/OUT03/OUT03/OUT04/OUT04/OUT04/OUT04/OUT05/OUT05/OUT05/OUT06/OUT06/OUT06/OUT06/OUT07/OUT07/OUT07/OUT07/OUT07/OUT07/OUT08/OUT08/OUT08/OUT08/OUT09/OUT09/OUT09/OUT09/OUT10/OUT11/OUT11/OUT11/OUT11/OUT11/OUT12/OUT12/OUT12/OUT13/OUT13/OUT13/OUT13/OUT14/OUT15/OUT15/OUT

15/OUT15/OUT15/OUT15/OUT16/OUT16/OUT17/OUT17/OUT17/OUT18/OUT18/OUT20/OUT20/OUT21/OUT21/OUT21/OUT21/OUT21/OUT21/OUT22/OUT22/OUT22/OUT22/OUT23/OUT23/OUT23/OUT23/OUT23/OUT24/OUT24/OUT24/OUT25/OUT25/OUT25/OUT25/OUT26/OUT26/OUT26/OUT26/OUT26/OUT26/OUT27/OUT27/OUT27/OUT27/OUT28/OUT28/OUT28/OUT28/OUT29/OUT30/OUT30/OUT31/OUT31/OUT

JOÃO BATISTA FERREIRA DE MELLOJOÃO ZEFERINO LERNER

ROGERIO APARECIDO DE LUCIASILVAN EDEMUNDO KLEIN

PRISCILA TATIANY CAROLO AGUILEIRAROSITA OTILHA SINGER

IRACI FIRMINO DA ROCHAPAULO DA PALMA CRUZ

WILIAN DE OLIVEIRAMARILU QUEVEDO

PAULA R GUIMARAES DE OLIVEIRACATARINA VIEIRA DIAS

MARCELO ROSA DIASDANIEL FRANCISCO CANDIDO

FERNANDA C VERZUTTI DA SILVAGIAN MARCOS DE ALMEIDA

IRENILDA FLORENCIO DA SILVA E SILVALAUDELINO DE ARAUJO FILHO

LUIZ HERALDO MEDEIROS DE CARVALHOCARLA A MARENGO BRUSTOLON

KESEDE MARTINS DA SILVA RODRIGUESLUIZ CARLOS MIRANDA

ROBERTO DOS SANTOS DE JESUSANDRE SCHASE PAZINATO

INES E. N. RODRIGUESLILIAN CRISTINE FINGER B. PILETTI

LORHANA LOUISE GOMES PERUSSOMAURICIO JEFFERSON BANDO

CIONARA ZANOTO DAS NEVES NORTEEMERSON ALVES TEIXEIRA

FRANCISCO IRANI DE ALENCARELVANIR THIESEN

FRANCIELI GERVASIO MONDADOREMARCELO MORAES DOS SANTOS

VALDECIR RINEN DA SILVADILVO RUFATTO

GUIDO JOSE WALKERILMAR TOMAZINE

IVANIA TEREBINTO GASPARMARCIO BORTOLOTOVALDIR JAIR DA SILVA

ANA CLAUDIA POLONIATOGISELI C ROLLY MARQUES SANT ANA

MARCO ANTONIO FRABETISCHEILA DAIANE DE OLIVEIRA ME

ANDREIA ANGILIENE VAZ DO AMARALBEATRIZ APPEL KIRSCH

MARCIA KOBELNIKPAULO R GOMES DO NASCIMENTO

CLAUDINEI ALVES DA ROCHALUIZ MIHAY BERTOLETI SANTOS

PERI JOSE DOS REISELVIO MENEGUZZI JUNIOR

LUCINEIA BONIFACIO DE ARAUJO

ENERMATTRATOR NORTE PECAS E ROLAMENTOSSO EMBREAGENSMADEIREIRA KLEINFARMAJULIACENTROGASROCHA COMERCIO DE MADEIRASPAULINHO MOTOSD’ CARMO ENXOVAISFRUTILLY KIDSFAGUIVEL CENTRO AUTOMOTIVOCATARINA CABELEIREIRAMARCELO MAQUINASLOJAS MARANATAMANFLEX AUTO PECAS DROGARIA PRIMAVERASA CRIATIVACOMERCIAL TRES-AL.E PORTAS E JANELASMINERACAO BRUSTOLONESTRELA DA MANHA DISMAFEMEC TRUK MECANICAMOVEIS GAZIN LOJA 20 - CENTROOLIVEIRA AUTO CENTERFRANCIS GASMERCADO FORTALEZAPARTHENON CONSTRUTORATEC MACCATATAU VEICULOSCOLEGIO JEAN PIAGETMARIA BONITA MODASGOLDEN JOALHERIASEMENTES SERTÃOARMAQ COMPRESSORES E BOMBASINVIOLAVEL MONITORAMENTOCASA DO MARCENEIRO SPAGUIA SEGURANÇALIQUIDO SINOPML. LINGERIEIMPORCATEPOTENZIALLE CONSULTORIA BEAU CORPSMERCADO CAMPOS NOVOSOLIVEIRA MOTOSPADARIA GENTE FELIZZICO MADEIRASLAÇOS & FITAS MODA FEMININAIMPLANTARELOJAS BRASILEIRASCHOSENEXTENSA MOVEISSOLONORTEEXTINTORES SINOP

O período proibitivo de pesca na bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins, em Mato Grosso, terá início no dia 1º de outubro de 2016 e vai até o dia 31

de janeiro de 2017. As datas constam de resolução do Conselho Estadual de Pesca publicada no Diário Oficial do estado que circulou dia 6 de agosto.

Durante o período fica permitida a pesca de subsistência praticada por populações ribeirinhas, mas apenas para garantir a alimentação familiar, ou seja, sem fins comerciais. A cota diária é de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador.

A decisão de antecipar o início do período de defeso de novembro para outubro atende a uma notificação recomendatória do Ministério Público do Estado, que pediu ainda a ampliação do prazo do período de defeso de quatro para seis meses, o que não ocorreu.

Piracema será de 1º de outubro a 31 de janeiro

Page 9: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação

9Outubro 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

opCDLSinop

55ª Convenção Nacional do Comércio na Bahia

De 1º a 4 de setembro, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizou a Convenção que teve grande participação de Sinop com a presença do Presidente Marcio Kreibich, os diretores Edmundo da Costa Marcques Neto, Norival Campos Curado, Ruben Demartini, Nelgilney Denardi, Elis Regina Paris, Gilmar Otoni Caldeira, Antônio Rodrigues, Cezar Zanco e as colaboradoras Vanusa Ires e Daniela Melhorança.

CDL ApoiaRefeccsDesfile do aniversário da cidade

Refeccs recebe cheque da Feijoada – CDL testemunhou a entrega do cheque do evento que também recebeu o apoio da entidade

CDL prestigiou o desfile que contou com a participação dos projetos sociais que a entidade patrocina: Luz do Amanhã, Bombeiros do Futuro e Agente Mirim Escolar.

I Mostra Iluminar de Arquitetura e Decoração

Entidades com Governador

Entidades aproveitaram a visita do governador a Sinop para discutir várias demandas entre elas a situação das dividas do FUNEDS

Entidades com Candidatos

Entidades se uniram para sabatinar os candidatos a prefeito conhecendo as propostas de cada coligação

Page 10: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação

10 Outubro 2016

O L

ojist

a |

CDL

- Sin

op

Inflação cai e ânimos dos empresários melhora

Já o custo da Cesta Básica em Sinop, onde são avaliados menos produtos, apresentou leve alta em relação ao mês anterior, passando a custar R$ 414,70 no mercado local, o que representa uma alta de 0,27%. Este resultado mantém o custo médio da Cesta Básica estável e próximo da média histórica.

O levantamento de informações para o ICE ocorreu entre os dias 01 e 10 do mês de setembro de 2016, tendo como referência os últimos 30 dias de atividade econômica com a amostra de 198 empresas. No mês de setembro, todos os indicadores apresentaram ligeiras quedas, com o Índice de Confiança Empresarial caindo para 112 pontos, abaixo dos 114 pontos observados no mês anterior. “Esse resultado configura uma relativa estabilidade nas expectativas, e mantém uma perspectiva positiva que vem sendo observada na confiança dos empresários locais. Assim, reforça-se o argumento de que persistem algumas incertezas em relação às condições econômicas, e as expectativas dos empresários parecem aguardar por melhoras nos próximos meses”, explica o economista Udilmar Carlos Zabot.Neste mês de agosto, tanto a avaliação da situação atual (IAE) quanto a expectativa futura (IEE) apresentaram quedas em relação ao mês anterior. O IAE, que afere o desempenho atual da economia, apresentou queda de 2,91%, e o IEE, que mede a expectativa para os próximos três meses, queda de 1,75%.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avalia a dinâmica das expectativas dos consumidores. Em setembro, o ICC apresentou forte alta de 10,68%, passando para 74,11 pontos. Com este resultado, o indicador retoma o nível do início da série, ficando 5,40% acima do observado em abril de 2016. Considerando os indicadores que compõe o ICC, houve melhora nas expectativas em relação à inflação, à renda pessoal, situação financeira, endividamento e em relação às compras de bens de maior valor, e piora nas expectativas em relação ao desemprego.

Já o Índice de Intenção de Consumo (IIC) avalia a propensão a consumir das pessoas em relação à alguns segmentos de consumo. Em agosto, o IIC apresentou forte alta de 36,32%, passando para 75,97 pontos. Considerando os indicadores que compõe o IIC, houve melhora nas intenções de compra de produtos de todos os segmentos acompanhados.

Na pesquisa mensal da CDL e do CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS do Departamento de Economia da UNEMAT verificou-se que em agosto de 2016,

a taxa de inflação medida pelo IPC Sinop desacelerou, e ficou em 0,29%, a menor taxa de inflação no ano. Com esse resultado, a inflação acumulada em Sinop no ano é de 4,65%, e nos últimos 12 meses de 7,82%. Comparativamente à economia brasileira, a taxa de inflação local foi menor este mês, dado que o IPCA, divulgado pelo IBGE para o mesmo período, foi de 0,44%, com acumulado de 5,42% no ano e de 8,97% nos últimos 12 meses.Este mês, o grupo Alimentação & Bebidas se manteve estável, com uma ligeira queda nos preços médios, favorecendo a desaceleração da inflação local. A pressão de alta ficou a cargo dos grupos Despesas Pessoais, Educação, Saúde & Cuidados Pessoais e Habitação.

Cesta Básica

Índice de Confiança Empresarial

Índice de Confiança do Consumidor

Page 11: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação

COnvênios

Mais Benefícios para associados CDL Sinop

MICROLINSESTE CONVÊNIO PROPORCIONA AO ASSOCIADO DA ENTIDADE E SEUS FUNCIONÁRIOS, DESCONTOS NA

MENSALIDADE. FONE: (66) 3531-3051

COLÉGIO OBJETIVO ALBERT SABINPREVÊ DESCONTOS DE 25% NAS MENSALIDADES PARA OS FUNCIONÁRIOS E PROPRIETÁRIOS DAS

EMPRESAS ASSOCIADAS À CDL. FONE: (66) 3532-2236

FASIPE – FACULDADE DE SINOPESTE CONVÊNIO PROPORCIONA AO ASSOCIADO DA ENTIDADE E SEUS FUNCIONÁRIOS DESCONTOS NA

MENSALIDADE. FONE: (66) 3517-1320

LABORATÓRIO QUALITÉESTE CONVÊNIO PROPORCIONA AO ASSOCIADO

DA ENTIDADE E SEUS FUNCIONÁRIOS DESCONTOS DE 30%.

FONE: (66) 9620-5555 | (66) 3531-6065

Laboratório

Análises Clínicas

LABORATÓRIO BIOCLÍNICODESCONTOS DE ATÉ 30% EM TODOS OS EXAMES!

INFORMAÇÕES PELO FONE: (66) 3531-1763

FAÇA WEB SITES/MPXO CONVÊNIO PREVÊ PARA O ASSOCIADO DESCONTOS

NA CRIAÇÃO SE SITES SENDO: 25% PARA SITES INSTITUCIONAIS, 15% PARA SITES COMERCIAIS E 15% PARA SITES COM VENDAS ON–LINE E AINDA

A FACILIDADE NO PAGAMENTO QUE PODE SER FEITO EM ATÉ 5 VEZES.

ODONTOLOGIA BOTURADESCONTOS DE 25% A 30% NOS PROCEDIMENTOS

NAS ÁREAS DE ORTODONTIA (APARELHOS FIXOS E MÓVEIS); DENTÍSTICA (RESTAURAÇÃO);

ESTÉTICA; PREVENÇÃO; CLAREAMENTO; PRÓTESES; IMPLANTES; ENDODONTIA (CANAL).

FONE: (66) 3531-7063

Ortodontia

CRO-MT 105

FACULDADE - UNICCONVÊNIO PROPORCIONA AOS FILIADOS E SEUS COLABORADORES DESCONTOS DE ATÉ 20% NAS

MENSALIDADES. FONE: (66) 3211-2005 E 3211-7377

ÓTICAS MATO GROSSODESCONTOS DE ATÉ 15% NAS COMPRAS A VISTA E 7% A PRAZO COM PARCELAMENTO EM ATÉ 6X, EXCETO PARA SERVIÇOS E PRODUTOS DA MARCA

MONTBLANC. FONE (66) 3531-2988

ENSINO A DISTÂNCIA UNICESUMARCONVÊNIO PREVÊ A CONCESSÃO DE DESCONTOS DE 10% PARA OS FUNCIONÁRIOS E PROPRIETÁRIOS DAS EMPRESAS ASSOCIADAS À CDL NOS CURSOS

DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. EM SINOP O POSTO DO CESUMAR É NO COLÉGIO

ALTERNATIVO. FONE: (66) 3520-3300

PLANO DE SAÚDE UNIMEDTABELAS DIFERENCIADAS COM VALORES MENORES! MAIORES INFORMAÇÕES PELO FONE: (66) 3511-7000

Norte doMato Grosso

MSD ESCOLA DE PROFISSÕESSÃO 45% DE DESCONTO NAS MENSALIDADES DE

TABELA. ENTRE EM CONTATO COM OS PROFISSIONAIS DA MSD E SAIBA QUAIS SÃO OS CURSOS OFERECIDOS

PELO FONE: (66) 3531-0355

AGITARE ACADEMIASPROPORCIONA AO ASSOCIADO E SEUS

COLABORADORES DESCONTOS DE 33,7% NAS MENSALIDADES. FONE: (66) 3532-6724

PLANO DE SAÚDE SULAMÉRICAATRAVÉS DA CURADO SEGUROS A CDL OFERECE O PLANO DE SAÚDE COM PREÇOS DIFERENCIADOS AOS FILIADOS.

FONE: (66) 3531-1180

COOPERATIVA DE CRÉDITO SICOOBLINHAS DE CRÉDITO DIFERENCIADAS PARA ASSOCIADOS À CDL. FONE: (66) 3511-6200

SÓ RETOQUES CHAPEAÇÃO(ESPECIALIZADA EM CARROS BATIDOS,

RECUPERAÇÃO DE PARA-CHOQUE, RECUPERAÇÃO DE FARÓIS, PEQUENOS E MÉDIOS RETOQUES, PINTURA

EM GERAL E POLIMENTOS) CONVENIO 15% EM QUALQUER DESTES SERVIÇOS. FONE: (66) 9966-0850

CDLSinop

Page 12: INFORMATIVO DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SINOP …cdlsinop.com.br/fotos_downloads/2378.pdf · Outubro 16 3 ojista CDL Sinop A Assembleia Legislativa aprovou e a regulamentação