Informativo da Fundação Uniselva | julho/agosto 2014.

8
www.fundacaouniselva.org.br Endade de apoio e desenvolvimento da UFMT. Cuiabá|MT nº 17 Julho e Agosto de 2014 Uniselva foca no Planejamento Estratégico e autoavalia as avidades desenvolvidas Curso forma 120 professores da área rural de MT Núcleo de Língua Inglesa da UFMT aplica teste de nivelamento O diretor geral da Uniselva, Cristiano Maciel, abriu os trabalhos do 7º Workshop do Programa de Gestão da Qualidade da entidade, destacando a importância de discutir os processos internos de trabalho da Fundação nas suas mais diversas áreas, entre elas, ad- ministração financeira, projetos e prestação de contas. Realizado no dia 22 de agosto, em Cuiabá, o encontro reuniu os colaboradores da Uniselva para apresentarem o cumprimen- to dos Planos de Ação durante o segundo trimestre de 2014, com foco no Planejamento Estratégico, e autoavaliarem o desempenho das atividades desenvolvidas. Página 3 Cento e vinte professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em salas anexas, que são unidades distribuídas em comunidades da zona rural mais distan- tes e vinculadas à escolas sedes de municí- pios da baixada cuiabana, foram formados pelo curso de Aperfeiçoamento da Educa- ção de Jovens e Adultos do Campo. A so- lenidade que marcou a conclusão do curso foi realizada no dia 30 de agosto, na UFMT, em Cuiabá. Página 5 Profª Suely Mendes (primeira, à direita) e seus alunos da Escola Estadual Nagib Saad, da comunidade Agrovila das Palmeiras, em Stº Antônio de Leverger (MT), apresentam trabalho desenvolvido durante o curso. O Núcleo aplica também testes de proficiência. Na região Centro-Oeste, cinco instituições, entre elas, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), estão credenciadas como Núcleos de Língua Inglesa (NucLi’s) e Centros Aplicadores do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF). Esse programa foi cria- do pelo governo federal para incentivar o aprendizado da língua inglesa dos estudan- tes universitários brasileiros e propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do país, a partir de três ações prin- cipais: oferta de cursos a distância, cursos presenciais de língua inglesa e aplicação de testes de proficiência. Página 7 Os Planos de Ação da Uniselva para o segundo trimestre de 2014 foram avaliados no 7º Workshop realizado em Cuiabá.

description

Este boletim é uma publicação da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (Uniselva). Com circulação bimestral o Informativo tem a finalidade de divulgar as principais realizações da Fundação, propiciando transparência às suas ações e servindo como um instrumento de prestação de contas de seus serviços a UFMT, à sociedade organizada e aos seus parceiros e colaboradores. Além disso, é um canal de comunicação entre a entidade e a comunidade universitária, o que aproxima a Uniselva de seu público.

Transcript of Informativo da Fundação Uniselva | julho/agosto 2014.

  • www.fundacaouniselva.org.br

    Entidade de apoio e desenvolvimento da UFMT. Cuiab|MT n 17 Julho e Agosto de 2014

    Uniselva foca no Planejamento Estratgico e autoavalia as atividades desenvolvidas

    Curso forma 120 professores da rea

    rural de MT

    Ncleo de Lngua Inglesa da UFMT aplica teste de nivelamento

    O diretor geral da Uniselva, Cristiano Maciel, abriu os trabalhos do 7 Workshop do Programa de Gesto da Qualidade da entidade, destacando a importncia de discutir os processos internos de trabalho da Fundao nas suas mais diversas reas, entre elas, ad-ministrao financeira, projetos e prestao de contas. Realizado no dia 22 de agosto, em Cuiab, o encontro reuniu os colaboradores da Uniselva para apresentarem o cumprimen-to dos Planos de Ao durante o segundo trimestre de 2014, com foco no Planejamento Estratgico, e autoavaliarem o desempenho das atividades desenvolvidas. Pgina 3

    Cento e vinte professores que atuam na Educao de Jovens e Adultos (EJA) em salas anexas, que so unidades distribudas em comunidades da zona rural mais distan-tes e vinculadas escolas sedes de munic-pios da baixada cuiabana, foram formados pelo curso de Aperfeioamento da Educa-o de Jovens e Adultos do Campo. A so-lenidade que marcou a concluso do curso foi realizada no dia 30 de agosto, na UFMT, em Cuiab. Pgina 5

    Prof Suely Mendes (primeira, direita) e seus alunos da Escola Estadual Nagib Saad, da comunidade Agrovila das Palmeiras, em St Antnio de

    Leverger (MT), apresentam trabalho desenvolvido durante o curso.

    O Ncleo aplica tambm testes de proficincia.

    Na regio Centro-Oeste, cinco instituies, entre elas, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), esto credenciadas como Ncleos de Lngua Inglesa (NucLis) e Centros Aplicadores do Programa Ingls sem Fronteiras (IsF). Esse programa foi cria-do pelo governo federal para incentivar o aprendizado da lngua inglesa dos estudan-tes universitrios brasileiros e propiciar uma mudana abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do pas, a partir de trs aes prin-cipais: oferta de cursos a distncia, cursos presenciais de lngua inglesa e aplicao de testes de proficincia. Pgina 7

    Os Planos de Ao da Uniselva para o segundo trimestre de 2014 foram avaliados no 7 Workshop realizado em Cuiab.

  • www.fundacaouniselva.org.br

    2

    www.fundacaouniselva.org.br

    2

    Em busca da

    Qualidade

    Editorial Entrevista

    A cada reunio de trabalho realizada, a Fundao Uniselva afere, com satisfao, o cumprimento das etapas do programa Gesto da Qualidade da entidade, implantado no incio de 2013. No workshop de 22 de agosto ltimo, o stimo deles, foi possvel ver os indicadores de produtividade de cada setor da Fundao, a partir da apresentao dos Planos de Ao fei-ta pelos seus responsveis, contendo objetivos, metas, prazos, matriz de responsabilidade, ati-vidades a serem desenvolvidas, ou j em execu-o, entre outros itens de trabalho.

    O objetivo da Uniselva implantar uma Gesto da Qualidade voltada para resultados, tendo como focos a satisfao dos clientes e colaboradores, a excelncia operacional, o es-tabelecimento de indicadores de negcios e o fortalecimento da imagem da instituio. Na presente edio do Informativo Uniselva, o leitor pode conferir as informaes sobre esse programa da Fundao, bem como acompa-nhar as atribuies de cada setor da entidade.

    Alm dessa ao institucional, o Infor-mativo destaca a solenidade que marcou a for-matura de 120 professores que atuam na Educa-o de Jovens e Adultos (EJA) em salas anexas, ou seja, nas unidades distribudas em comuni-dades da zona rural mais distantes e vinculadas escolas sedes de municpios da baixada cuia-bana. Educadores de Acorizal, Jangada, Santo Antnio do Leverger, Baro de Melgao, Poco-n, Chapada dos Guimares e Nossa Senhora do Livramento foram contemplados pelo curso, viabilizado por meio de um projeto de extenso executado pelo Instituto de Educao da UFMT e gerido pela Fundao Uniselva, com recursos da Secretaria de Educao Continuada, Alfabe-tizao, Diversidade e Incluso (Secadi) do Mi-nistrio da Educao.

    Ainda no campo da educao, esta edio informa sobre os Ncleos de Ln-gua Inglesa (NucLis) e Centros Aplicadores do Programa Ingls sem Fronteiras (IsF) pre-sentes em 43 universidades federais do pas, entre elas, a Universidade Federal de Mato Grosso. O Programa foi criado pelo governo federal para incentivar o aprendizado da ln-gua inglesa dos estudantes universitrios bra-sileiros e propiciar uma mudana abrangente e estruturante no ensino de idiomas estran-geiros nas universidades do Pas. No campus da UFMT, em Cuiab, o Ncleo localiza-se no Instituto de Linguagens (IL).

    Com relao ao apoio que a Fundao Uniselva oferece aos diversos rgos e unidades da UFMT, registra-se a publicao do catlogo da mostra Percurso [Magia Propiciatria] comemo-rativo dos 40 anos do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso. A publicao foi organizada pela crtica de arte Aline Figueiredo, curadora da coletiva, e lista os perfis dos 35 artistas mato-grossenses e de ou-tros pontos do pas que vivem no estado.

    Boa Leitura!

    Pr- Reitoria de Planejamento destaca obras de infraestrutura da UFMT em parceria com a Uniselva

    A Pr-Reitoria de Planejamento (PRO-PLAN) da Universidade Federal de Mato Gros-so a unidade responsvel pela coordenao geral do processo de planejamento institucio-nal, a partir da Reitoria, nos nveis estratgicos, intermedirios e operacionais. A PROPLAN coordena as aes da instituio relacionadas elaborao da proposta oramentria e dis-tribuio dos recursos de custeio s unidades acadmicas e administrativas.

    Compete ainda Pr-Reitoria assesso-rar as unidades acadmicas e administrativas no controle e execuo dos convnios e con-tratos firmados com a UFMT; elaborar proje-tos e promover a realizao e fiscalizao de obras, reformas e servios de engenharia e manter de forma organizada as informaes e dados relativos s reas acadmicas e admi-nistrativas para informaes da comunidade interna e externa.

    Elisabeth Aparecida Furtado de Mendon-a, professora da Faculdade de Agronomia, Medi-cina Veterinria e Zootecnia (Famevz) da Universi-dade, assumiu a PROPLAN em outubro de 2008. Ela doutora em Agronomia, pela Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (Unesp). Na entrevista a seguir, ela comenta as relaes ins-titucionais com a Fundao Uniselva:

    Uniselva: Como est a parceria en-tre a PROPLAN e a Uniselva?

    Prof Elisabeth: A parceira tem sido muito produtiva, propositiva e de suma im-portncia para otimizar a execuo de proje-tos, cuja ao finalstica o financiamento de pesquisas, por meio da viabilizao da aquisi-o de materiais e equipamentos nacionais e importados para a UFMT. Alm da execuo de obras e servios que permitem aos profes-sores concorrer em editais nacionais com a in-tervenincia, cooperao ou convnios, cujo resultado tem permitido o desenvolvimento, de forma mais consubstanciada dos nossos programas de ps-graduao.

    Uniselva: Com relao aos recursos da Finep, como se d o gerenciamento por parte da Fundao?

    Prof Elisabeth: A UFMT tem concorri-do nacionalmente editais pblicos especficos, cuja finalidade o desenvolvimento das pesqui-sas em cincia e tecnologia. Estes recursos, em sua maioria, so originrios da FINEP e geren-ciados pela nossa Fundao. Eles so aplicados na melhoria da infraestrutura da Universidade, como obras laboratoriais e aquisio de mate-riais e equipamentos diretamente relacionados

    s atividades de pesquisa cientfica e tecnolgi-ca, visto que, sem o gerenciamento da Unisel-va, seria impossvel a execuo em tempo hbil.

    Uniselva: Esses recursos so captados por meio de chamadas pblicas e convnios?

    Prof Elisabeth: Sim, em sua maioria por meio de editais pblicos, raramente pri-vados, onde os proponentes concorrem ins-titucionalmente e, se contemplados, origina um acordo, convenio, cooperao.

    Uniselva: Nessa rea da infraestru-tura, quais so as obras em andamento nos campi da UFMT?

    Prof Elisabeth: H diversas obras em andamento em todos os campi da UFMT, po-demos destacar em Cuiab:

    -A construo do Centro de Apoio Pesqui-sa e Ps-graduao das Humanidades (CAPP-HUMANITAS), junto ao Instituto de Cincias Humanas e Sociais (ICHS), com 1.131,60m2.

    -Ampliao do espao fsico do Laborat-rio de Estruturas e Materiais, da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET), onde ser implantado o laboratrio de reci-clagem de materiais e desenvolvimento de compsitos e painis.

    -Construo do Centro de Investigao Cientfica em Sade, com 701,45m2 de rea.

    -E a reforma do Laboratrio de Biotecnologia e Reproduo Animal da Faculdade de Agrono-mia, Medicina Vetrinria e Zootecnia (Famevz).

    Em Rondonpolis:-A construo do Ncleo de Pesquisa em

    Produo e Conservao no Cerrado (Nupec), com 802m2.

    E no campus Araguaia:-A construo do Ncleo de Pesquisa em

    Pesca com laboratrios de anlise da gua, ecologia, aqutica, bioinformtica, tanques e aqurios, no Pontal do Araguaia.

    -E as obras do Centro de Pesquisa Multi-u-surio do Araguaia com laboratrios de pes-quisa de bioensaios, processamentos qumi-cos, preparo de amostras, central analtica e geoprocessamento, em Barra do Garas.

    Uniselva: Quais benefcios tais cons-trues trazem para a qualidade do ensino, da extenso e da pesquisa?

    Prof Elisabeth: A ampliao da es-trutura de pesquisa e ps-graduao amplia o acesso dos estudantes da graduao a labora-trios com tecnologias mais avanadas, permi-tindo, assim, melhor acesso ao mercado de tra-balho aps a concluso do curso, seja ele de graduao ou de ps-graduao, entre outros.

    Pr-Reitora de Planejamento da UFMT, Elisabeth Aparecida

    Furtado de Mendona

  • www.fundacaouniselva.org.br

    3

    Institucional

    Planos de Ao das reas da Fundao so compartilhados no 7 Workshop

    reas de Trabalho da Uniselva

    Este o momento para discutirmos a Fundao, foi assim que o diretor geral da Uniselva, Cristiano Maciel, deu incio ao 7 Workshop do Programa de Gesto da Qua-lidade da entidade. Realizado no dia 22 de agosto, em Cuiab, o encontro reuniu os co-laboradores da Fundao para apresentarem o cumprimento dos Planos de Ao durante o segundo trimestre de 2014, com foco no Pla-nejamento Estratgico, e autoavaliarem o de-sempenho das atividades desenvolvidas.

    A superintendente da Fundao, San-dra Maria Coelho Martins, presente no evento, destacou os novos tempos vividos na entida-de e ressaltou a importncia do envolvimento de todos nos trabalhos e aes desenvolvidos pela Uniselva. Ela disse que a Fundao passa por uma fase de melhorias das instalaes fsi-cas da entidade e de ampliao e qualificao de seu quadro de pessoal, providncias neces-srias para garantir um suporte eficiente s ativi-dades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da sociedade.

    Cristiano Maciel explicou que os Planos de Ao esto baseados numa srie de reunies e capacitaes anteriores da entidade, ocasies nas quais cada setor da Fundao Uniselva foi estimulado a refletir sobre as principais ques-tes que afetavam seus processos de trabalho e a estabelecer prioridades para o alinhamento de padres de trabalho.

    Os principais objetivos, metas, prazos, matriz de responsabilidade, atividades a serem desenvolvidas, ou j em execuo foram reuni-

    Realizao de paga-mentos, cobranas e toda a gesto financeira advinda da execuo de projetos e demais procedimen-tos relativos a todos os recolhimentos exigidos por lei, entre outras atribuies.

    Elaborao de relatrios de controles mensais da movimentao dos projetos para suporte gesto administra-tiva e financeira da entidade e tomada de decises, entre outras atividades.

    Realizao de proce-dimentos licitatrios conforme cada caso.

    Aquisio de bens e servios, alm de recebimento, confe-rncia e classificao das solicitaes de compras advindas da execuo de projetos ou demandas internas, entre outros servios.

    Manuteno do site e interface com a comunidade interna e externa, entre outros servios.

    Elaborao, controle e encaminhamento das prestaes de contas aos rgos financiadores, entre outras aes.

    Setor que, entre outras funes, encarregado de recepcionar clientes, do protocolo interno e do atendimento ao pblico, entre outros servios.

    Prof Sandra Martins comentou, no evento, as recentes melhorias na estrutura fsica e de servios da Uniselva.

    dos nos Planos de Ao e apresentados no 7 Workshop, conforme reas e identificao dos responsveis tc-nicos pela execuo. A partir desses planos possvel ter a viso dos indicadores de produtividade de cada setor.

    Tambm integrou a programao a pri-meira autoavaliao dos colaboradores da Uni-selva, com o objetivo de oferecer a todos a opor-tunidade de refletir sobre os pontos fortes e fracos de sua atuao, da instituio em que tra-balha, identificar o que precisa ser melhorado e possibilitar direo geral conhecer o que cada colaborador pensa, identificando problemas, propondo solues, aprimorando as rotinas de trabalho, desenvolvendo capacitaes e, por fim, o aprimoramento dos mtodos de gesto.

    A autoavaliao foi composta por sete itens: competncia tcnica; relacionamento interpessoal; organizao pessoal; compro-metimento com o trabalho e a empresa; ava-liao do trabalho em equipe; eu e a equipe de trabalho e eu e a Fundao Uniselva.

    O Programa que norteia esses en-contros tem por objetivo implantar, na en-tidade, a Gesto de Qualidade voltada para resultados, tendo como focos a satisfao dos clientes e colaboradores, a excelncia operacional, o estabelecimento de indica-dores de negcios e o fortalecimento da imagem da instituio.

    Para atingir esses objetivos foram adotados quatro projetos principais: mode-lagem de processos internos, avaliao do desempenho das atividades, redefinio dos sistemas computacionais para apoio aos pro-cessos de gesto e a busca da certificao, conforme explica Maciel.

    A expectativa que at o final de 2015 a Fundao Uniselva esteja preparada para desenvolver as etapas subsequentes certi-ficao da qualidade. Se no todos os pro-cessos da Fundao, buscaremos quais, entre eles, podero ser certificados, pontuou o di-retor geral. Muito h que se caminhar, a cada workshop se consolida a vontade e o empe-nho de cada colaborador em somar esforos para que essa meta se torne uma realidade, ainda que a mdio e longo prazo, tendo em vista a melhoria cont-nua da qualidade dos produtos e servios oferecidos, com foco principal nos clientes.

    Assessoria na ela-borao de projetos, incluindo planeja-mento oramentrio, conforme itens exigidos pela legisla-o vigente e agentes financiadores, entre outros servios. SecretariaRecursos Humanos

    ContabilidadeAdministrao Financeira e Importao

    Ncleo de Processamento de Dados

    Licitao

    Prestao de Contas

    Projetos

    Compras

    Cuida da admisso, controle de documen-tao, da folha de pagamento e outros servios relacionados aos colaboradores contratados por proje-tos e pela entidade.

  • www.fundacaouniselva.org.br

    4

    Seminrio

    SemiEdu 2014Educao e seus modos de ler-escrever em meio vida

    Entre os dias 23 e 26 de novembro, o campus da Universidade Federal de Mato Gros-so (UFMT), em Cuiab, ser palco do Seminrio de Educao 2014 (SemiEdu). Criado h 22 anos, o evento faz parte das atividades acadmico-cientficas do Programa de Ps-graduao em Educao (PPGE), da Universidade. Neste ano de 2014, esperada, no campus da capital, a cir-culao de aproximadamente 2,5 mil pessoas durante os quatro dias de evento.

    A programao composta por pa-lestras, oficinas, mesas-redondas, minicursos e conferncias, como a do secretrio de Edu-cao Superior do Ministrio da Educao, Paulo Speller, marcada para o dia 25 de no-vembro, a partir das 8h. H ainda Grupos de Trabalhos (GTs) sobre as mais variadas pro-postas, como Cultura, Linguagem do Corpo e Educao; Educao no Campo; Educao e Comunicao; Formao de Professores; Mo-vimentos Sociais e Educao; Polticas Educa-cionais da Educao Bsica.

    A cada ano, um grupo de pesquisa vin-culado ao PPGE fica a cargo da organizao do seminrio. Este ano, os Grupos de Pesquisa Es-tudos de Filosofia e Formao (EFF) e Trabalho e Educao (GEPTE), sob liderana dos professo-res Silas Borges Monteiro e Edson Caetano, res-pectivamente, so responsveis por organizar o SemiEdu 2014, com apoio da Fundao Unisel-va, tendo como tema Educao e seus modos de ler-escrever em meio vida.Projeto Escrileituras

    Em especial, nesta edio, o SemiEdu tambm marca o encerramento do projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio vida, no qual foi baseado a temtica que norteia o evento. O projeto teve durao de quatro anos e teve como foco produzir, em nvel de mestrado e doutorado, estudos relacionados ao conceito de aprendizagem, letramento e escrileitura. Tambm objetivou investigar as relaes entre modalidades de

    Artigo relata ao do TCE-MT de aproximao com a sociedade

    pensar e modalidades do aprender, assim como constituir espaos de pesquisa e de interveno nos modos de ler e de escrever, contribuindo na formao de recursos huma-nos em educao.

    O Escrileituras integra o Observa-trio da Educao, programa de fomento ao desenvolvimento de estudos e pesquisas em educao, sob a gesto conjunta da Coorde-nao de Aperfeioamento de Pessoal de N-vel Superior (Capes) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP).

    Coordenado pela professora da Uni-versidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Sandra Mara Corazza, o projeto tem ncleos estabelecidos nas Universidades Fe-deral de Pelotas (UFPel), Estadual do Oeste do Paran (Unioeste) e UFMT, sob coordenao do professor Silas, que, por sua vez, o coor-denador geral do SemiEdu 2014.

    Em paralelo ao Seminrio sero realiza-dos o I Colquio Internacional Escrileituras em Educao e o II Colquio Nacional Pensamento da Diferena, que so eventos relativos ao Es-crileituras, explica o coordenador geral.

    Iniciativas de capacitao e pesquisa esto entre as aes do Termo de Cooperao e Intercmbio Educacional, Tcnico, Cientfico e Cultural firmado en-tre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), sob gesto da Fundao Uniselva.

    Nesse sentido, o artigo cientfico eGov Website Evolution Study Facing Strategic Planning (Estudo Evolu-tivo do website do TCE-MT face ao Planejamento Estrat-gico, em traduo livre) estava entre os selecionados para apresentao na 15th Annual International Conference on Digital Government Research (dg.o 2014).

    De autoria da assessora da Secretaria de Tec-nologia da Informao do Tribunal, Natalina Namie

    Hirata, e do professor do Instituto de Computao (IC), da UFMT, Cristiano Maciel, o trabalho relata a experin-cia do rgo fiscalizador quando, a partir do realinha-mento do seu planejamento estratgico, em 2005, per-cebeu a necessidade de instituir mecanismos, por meio do uso das tecnologias web, que colaborassem para o cumprimento de sua misso de fiscalizar e orientar os gestores pblicos, por meio de uma aproximao maior com a sociedade.

    Tendo como tema Inovaes Abertas e Desen-volvimento Sustentvel em Governo: Experincias ao re-dor do Mundo, a conferncia foi realizada em junho, na cidade de Aguascalientes, no Mxico. O evento foi or-ganizado pela Digital Government Society, organizao

    SemiEdu 2014

    04 dias de evento;

    So esperados 2,5 mil participantes;

    24 Grupos de Trabalhos (GTs);

    Aproximadamente 240 traba-lhos selecionados;

    Mais palestras, oficinas, mesas-redondas, conferncias, minicur-sos e outras atividades. Comisso Organizadora do SemiEdu 2014 em reunio de planejamen-to do evento, no campus de Cuiab.

    FOTO

    : Divu

    lga

    o/Se

    miEd

    u 201

    4

    multidisciplinar norte-americana formada por uma comunidade de estudiosos e gestores interessados no desenvolvimento e nos impactos do governo digital.

    Aps essa apresentao, o artigo est publi-cado na ACM Digital Library Proceedings (dl.acm.org) (link direto p/ o trabalho: goo.gl/iNzwbc), biblioteca digital da Association for Computing Machinery, maior sociedade cientfica e educacional dedicada compu-tao. Para saber mais sobre a conferncia acesse: dg-society.org/conference/2014

  • www.fundacaouniselva.org.br

    5

    O curso foi dirigido aos educadores de Acorizal, Jangada, Santo Antnio do Leverger, Baro de Melgao, Pocon, Chapada dos Guimares e Nossa Senhora do Livramento.

    Da esq. p/ dir., prof. da Unemat, Leonir Boff, coord. do Comfor-UFMT, Edna Hardoim, coord. do curso, Marlene Gonalves, dir. do IE, Silas Monteiro, tcnica da rea de projetos da Uniselva Janana das Neves, e

    Frank de Souza, coord. da Gerncia de Educao do Campo da Seduc-MT.

    www.fundacaouniselva.org.br

    Curso qualifica 120 professores que atuam na educao de Jovens e Adultos do Campo

    Com uma manh reservada pa-lestras, discusses, trocas de experin-cias, apresentaes culturais e socializa-o foi encerrado, no dia 30 de agosto, no campus da UFMT em Cuiab, o curso de Aperfeioamento da Educao de Jo-vens e Adultos do Campo. Foram forma-dos 120 professores que atuam na Edu-cao de Jovens e Adultos (EJA) em salas anexas, ou seja, em unidades distribudas em comunidades da zona rural vincula-das escolas sedes de municpios da bai-xada cuiabana.

    O projeto de extenso que via-bilizou a formao foi executado pelo Instituto de Educao da Universidade, gerido pela Fundao Uniselva, utilizan-do recursos da Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversida-de e Incluso (Secadi) do Ministrio da Educao. Coordenado pela professora Marlene Gonalves, o curso faz parte das aes do Comit Institucional de Forma-o Inicial e Continuada de Profissionais do Magistrio da Educao Bsica (Com-for) da UFMT.

    Para a coordenadora do Comfor-UFMT, professora Edna Lopes Hardoim, a iniciativa permite que a universidade realize sua misso de possibilitar dilo-gos e avanos em torno do conhecimen-to. Os professores podem continuar co-locando suas necessidades de formao continuada. Cada vez mais queremos oferecer cursos de qualidade e melhor infraestrutura, disse.

    Representando a Uniselva, na oca-sio, a tcnica da rea de projetos Jana-na Queiroz das Neves aproveitou para parabenizar a todos e lembrar que a Fundao foi criada por professores e existe para apoiar projetos como esse e de outros tipos.

    Formao

    Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Mdio

    O Curso

    Outra ao do Comfor-UFMT foi realizada durante o ms de julho. O I Encontro dos Formadores Regionais do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Mdio de Mato Gros-so serviu para estimular a formao continuada dos pro-fessores e coordenadores pedaggicos que atuam no ensi-no mdio da rede estadual de ensino. Nesse caso, o projeto que possibilitou a formao tambm gerido pela Funda-o Uniselva, mas com recursos da Secretaria de Educao Bsica (SEB) do MEC e coordenao das professoras Luciane Gomes e Dbora Mansilla.

    O evento reuniu e capacitou professores dos 32

    Centros de Formao e Atualizao de Professores (Ce-frapro) do Estado, responsveis pela formao e acom-panhamento dos trabalhos dos orientadores de estudos nas escolas. Docentes da UFMT, dos campi de Cuiab e Rondonpolis, trabalharam com esses professores do Cefapro temas como a organizao e gesto democr-tica da escola; o ensino mdio e formao humana inte-gral; o jovem como sujeito do ensino mdio; o currculo do ensino mdio, seus sujeitos e o desafio da formao humana integral; reas de conhecimento e integrao curricular e avaliao no ensino mdio.

    A parceria com a Uniselva foi excelente. Conseguimos

    tudo que precisvamos com organizao

    Professora Marlene Gonalves, Coordenadora do Curso de Aperfeioamento da Educao de Jovens e Adultos do Campo.

    A ementa do curso enviada pelo MEC, trabalhamos com a legislao, o plano poltico pedaggico e a avaliao da Edu-cao de Jovens e Adultos, explicou a coordenadora Marlene Gon-alves. Realizado entre os meses de janeiro e junho deste ano, o curso foi dirigido aos educadores dos municpios de Acorizal, Jan-gada, Santo Antnio do Leverger, Baro de Melgao, Pocon, Cha-pada dos Guimares e Nossa Senhora do Livramento.

    A qualificao foi ofertada na modalidade presen-cial, aos sbados, quando formadores da Secretaria de Estado de Educao (Seduc-MT) e da UFMT iam at as quatro cidades-polo (Acorizal, Chapada dos Guimares, Pocon, Santo Ant-nio do Leverger) para se reunirem com os professores, soman-do uma carga horria total de 60 horas, acrescidas de mais 20 horas destinadas atividades das comunidades.

    No encerramento do curso, houve um espao para apresentao de trabalhos produzidos pelos educadores do campo durante a formao. A proposta foi possibilitar a troca de experin-cias e sugestes para o fortalecimento da EJA no campo.

    Professora da Escola Estadual Nagib Saad, localiza-da na comunidade Agrovila das Palmeiras, em Santo Antnio de Leverger, Suely Mendes trabalha na EJA e no Ensino M-dio Integrado Educao Profissionalizante. Ela e seus alunos apresentaram o trabalho Calculando as Reaes em nossas Vivncias, que teve como objetivo levar contedos da sala de aula para a realidade vivida na comunidade.

    Suely relata que o curso trouxe inmeras contribui-es e propiciou aplicar os conhecimentos aprendidos no coti-diano dos alunos, que, na sua maioria, j possui alguma profisso.

    Foto

    / Coo

    rden

    ao

    do Pr

    ojeto

    Profissionais da UFMT e da Seduc-MT em reunio de planejamento do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Mdio no estado.

    5

  • www.fundacaouniselva.org.br

    6

    Noventa e seis pginas de pura arte e cultura, com traos plsti-cos de forte personalidade, integram o catlogo da mostra Percurso [Ma-gia Propiciatria] que comemorou os 40 anos do Museu de Arte e de Cultu-ra Popular (MACP) da Universidade Fe-deral de Mato Grosso (UFMT). A publi-cao, apoiada pela Fundao Uniselva e impressa pela editora Entrelinhas, foi organizada pela crtica de arte Aline Fi-gueiredo, curadora da coletiva, e lista os perfis dos 35 artistas mato-grossenses e de outros pontos do pas, que vivem no

    Estado, e compem a mostra.

    6

    Eventos

    Seminrio debate cultura digitale transformaes socioculturais

    Capacitar os professores para usarem as tecnologias digitais e o potencial que es-sas ferramentas oferecem para a relao pro-fessor-aluno e o processo de ensino-apren-dizagem. Esse foi um dos desafios colocados pela palestrante Martha Gabriel para escolas, universidades e unidades de ensino em geral, durante o seminrio temtico Cultura Digital e Transformaes Socioculturais.

    O evento foi realizado nos dias 26 e 27 de agosto pelo Programa de Ps-graduao em Educao (PPGE) da UFMT, por meio da linha de pesquisa Organizao Escolar, For-mao e Prticas Pedaggicas, apoiado pela

    www.fundacaouniselva.org.br

    A palestrante Martha Gabriel foi uma das convidadas do evento.

    Fundao Uniselva, no campus da capital. O objetivo do seminrio , sobretu-

    do, aprofundar determinadas temticas tra-balhadas no grupo de pesquisa Laboratrio de Estudos sobre Tecnologia da Informao e Comunicao na Educao, o LTece, e tam-bm mostrar e discutir o que vm sendo feito no grupo, explica a professora Ktia Morosov Alonso, lder do Laboratrio.

    Outra palestra proferida foi a do dou-tor em Cincia da Literatura e docente da UFMT, Vincius Carvalho, sobre Artes e Estti-cas Digitais. Oficinas e sesses tcnicas com-pletaram a programao.

    Ao longo desta trajetria, muitos artistas que se tornaram refe-rncia no circuito artstico nacional e internacional comearam suas trajet-rias pelo museu. Esse percurso, a bus-ca criativa do artista, foi o norte desta mostra, ressalta Aline.

    Para o responsvel pela Pr-Reitoria de Cultura, Extenso e Vivncia, a qual o MACP est vinculado, Fabrcio Carvalho, o museu, alm de fomentar a produo artstica, confere acessibilida-de a todos que querem desfrutar de boas opes culturais, como o Ateli Livre, o Coral UFMT e o Cineclube Coxipons.

    Percurso ficou aberta ao p-blico entre os meses de junho e agosto e atraiu um nmero expressivo de visitan-tes, principalmente durante o perodo de realizao dos jogos da Copa do Mundo em Cuiab. Para atender esse pblico, o catlogo foi editado em portugus com verses em ingls e espanhol.

    Sobre a composio da mostra, a curadora Aline Figueiredo conta que ao elencar os 35 integrantes desta cole-tiva, foi levado em considerao a quali-dade plstica e a capacidade de ultrapas-sagem do particular para o geral, do local para o universal.

    Martha Gabriel j proferiu mais de 50 pa-lestras no exterior, sendo premiada trs vezes como melhor palestrante em con-gressos nos Estados Unidos. Ela est ainda entre os cem professores mais especiali-

    zados em tecnologia em todo mundo, segundo o site Online Universities,

    e foi listada como uma dos 50 profissionais mais inovadores

    do mundo digital brasileiro pela revista ProXXIma.

    Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT celebra 40 anos

    Museu ConvidaO projeto Museu Convida, de-

    senvolvido pela Procev, trar, mensalmen-te, para o espao expositivo do MACP uma atrao artstica, seja msica, performan-ces teatrais ou literrias. Em setembro, o projeto apresenta a exposio do renoma-do artista mato-grossense Nilson Pimen-ta, alm do quinteto de metais da Orques-tra Sinfnica da UFMT, no dia 23.

    Foto

    : Luz

    o Reis

  • www.fundacaouniselva.org.br

    7

    Ncleo de Lngua Inglesa oferece cursos presenciais, palestras e testes gratuitos

    Atualmente, 43 universidades fede-rais esto credenciadas como Ncleos de Ln-gua Inglesa (NucLis) e Centros Aplicadores do Programa Ingls sem Fronteiras (IsF). Na regio Centro-Oeste so cinco instituies, entre elas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

    O IsF foi criado pelo governo federal para incentivar o aprendizado da lngua inglesa dos es-tudantes universitrios brasileiros e propiciar uma mudana abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do pas. O programa desenvolve trs aes principais para alcanar tal objetivo: oferta de cursos a distncia, cursos presenciais de lngua inglesa e aplicao de testes de proficincia.

    Localizado no Instituto de Linguagens (IL), campus Cuiab, o NucLi da UFMT coor-denado pelo professor Vincius Carvalho Perei-ra e oferece acompanhamento para os alunos do curso My English Online (MEO); cursos pre-senciais de ingls; e aplicao de teste de nive-lamento em lngua inglesa, por meio do TOEFL ITP, entre outras atividades gratuitas.

    Fruto do trabalho conjunto entre o Mi-nistrio da Educao (MEC), Secretaria de Edu-

    O setor de projetos da Uniselva, com o qual tenho interagido mais no momento, tem sido bastante

    solcito tanto na parte burocrtica quanto na parte instrucional no

    sentido de mostrar caminhos para o gerenciamento dos recursos

    Vincius Carvalho Pereira, coordenador do Ncleo de Lngua Inglesa (NucLi) da UFMT.

    cao Superior (SESu) e Coordenao de Aper-feioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes), o IsF proporcionar ainda a moderniza-o dos laboratrios de lnguas do IL, por meio de um convnio firmado entre a UFMT, a Uni-selva e a SESu, que disponibilizar os recursos.Aplicao TOEFL ITP

    At o dia 29 de novembro, em todos os campi da UFMT, sero realizadas aplica-es gratuitas do TOEFL ITP (test of english as a foreign language / integral transformati-ve practice teste de ingls como lngua es-trangeira / prtica transformadora integral), teste de nivelamento aceito pela maioria das universidades parceiras do Programa Cincia sem Fronteiras, e de outros programas gover-namentais de intercmbio, como compro-vante de proficincia em lngua inglesa.

    Podem se inscrever para o teste todos os estudantes de graduao e ps-graduao da UFMT, e tambm os servidores da institui-o, sejam eles professores ou tcnicos, inde-pendentemente da rea de conhecimento. As aplicaes sero feitas conforme calend-rio da UFMT. Os interessados devem acessar o

    site isfaluno.mec.gov.br e clicar na aba Inscri-o Centros Aplicadores para conferir as da-tas disponveis e efetivar a inscrio.

    Quando o candidato se inscrever ir selecionar o seu campi e visualizar quais da-tas e salas esto com vagas abertas, explica o coordenador do NucLi-UMT, Vnicius Carva-lho. No primeiro semestre deste ano, cerca de 3 mil testes foram aplicados em Cuiab, Ron-donpolis, Sinop e Barra do Garas. A expec-tativa agora, segundo o coordenador, supe-rar esse nmero. O IsF espera aplicar ao longo de 2014 mais de 100 mil testes em todo pas. Em 2013, foram aplicados 35.835 testes TOEFL ITP nas universidades federais credenciadas.

    O TOEFL tem diferentes objetivos, en-tre eles, fazer um mapeamento da proficincia em ingls e ter uma amostra significativa de todas as universidades para ver, por exemplo, qual instituio precisa de que tipo de atendi-mento e, a partir disso, traar melhores polticas pblicas de ensino de ingls, destaca o coor-denador do NucLi-UMT. Quem faz o TOEFL ITP recebe a verso online do resultado em at 30 dias e, em 45 dias, a verso impressa.

    Outra iniciativa do Ncleo de Lngua Inglesa a oferta de cursos presencias de ingls no campus da UFMT em Cuiab. Em setembro, sero abertas 540 va-gas para graduandos e ps-graduandos da universida-de e as inscries tambm so feitas pelo site isfaluno.mec.gov.br, clicando na aba Inscrio Ncleos de Ln-guas, entre os dias 02 e 15 prximos. O incio das aulas est previsto para o dia 22 do mesmo ms.

    Como requisito para inscrio, o aluno deve ser matriculado e ativo no MEO. Conforme a mes-tranda em Estudos de Linguagem (MeEL) e professo-ra de uma das turmas, Jssica Venega, h uma rela-o direta entre o nvel do aluno no curso online e o

    PalestrasTodas as segundas e teras-feiras dos meses de setembro e ou-tubro, norte-americanos com experincia de ensino, vindos de diferentes regies dos EUA, faro palestras no Instituto de Lin-guagens. O ciclo de palestras amplia a presena de dois English Teaching Assistant (ETA), norte-americanos que auxiliam no en-sino de ingls na UFMT e ficaro em Cuiab at o final do ano como parte da expanso do programa Capes-Fulbright, ao de intercmbio educacional e cultural com os EUA.

    Programa Ingls sem Fronteiras (IsF)Criado para atender as demandas do Programa Cincia sem Fron-teiras, que busca promover a consolidao, expanso e internacio-nalizao da cincia e tecnologia, da inovao e da competitividade brasileira por meio do intercmbio e da mobilidade internacional, e de outros programas de intercmbio governamentais.

    Idioma

    No primeiro semestre deste ano, a UFMT aplicou mais de trs mil testes TOEFL ITP em Cuiab, Rondonpolis, Sinop e Barra do Garas.

    Foto

    : Sec

    ri-UF

    MT

    www.fundacaouniselva.org.br

    7

    nvel do curso presencial. Os professores dos cursos presenciais so alunos de graduao em Letras - ha-bilitao em Lngua Portuguesa/Inglesa, ou tcnicos da UFMT formados nessa rea.

    O estudante do primeiro ano de Engenharia Civil da UFMT Joo Vitor Silva no havia feito cursos de ingls anteriormente e comeou a frequentar o Ncleo com o objetivo de fazer intercmbio no ter-ceiro ou quarto ano de faculdade. Ele j fez o curso presencial de conversao, agora cursa gramtica, e faz uma avaliao positiva do curso. Alm de apren-der um novo idioma podemos, principalmente, co-nhecer novas pessoas e culturas, disse.

    Cursos Presenciais sero em setembro

  • www.fundacaouniselva.org.br

    8

    Expediente

    Fundao Uniselva entidade de apoio e desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso | UFMT. Periodicidade bimestral Distribuio dirigida e gratuita. Diretor Geral: Professor Cristiano Maciel Superintendente: Professora Sandra Maria Coelho MartinsEndereo: Av. Fernando Corra da Costa, 2367, campus de Cuiab, bloco da Grfica, Boa Esperana, Cuiab-MT CEP 78060-900Tel.: (65) 3661-3900 Fax: (65) 3628-1220 E-mail: [email protected] Site: www.fundacaouniselva.org.br

    Jornalista Responsvel: Snia Zaramella Registro DRT/DF 1.210 Reportagem: Maicon Milhen Fotografia: Maicon Milhen, Arquivo Uniselva Projeto Grfico e Editorao: Daniel Couto Valle ([email protected]).

    Agenda

    At 15/09/2014 Inscries abertas para o I Frum Centro-Oeste da Abordagem Centrada na Pessoa, realiza-do pelo Departamento de Psicologia da UFMT, campus Cuiab. O evento terico-vivencial intensivo ser realizado em Chapada dos Guimares, entre os dias 8 e 12 de outubro, com objetivo de fo-mentar a troca de experincias tericas e prticas, com foco no crescimento pessoal e profissional de seus participantes pro-fissionais e alunos de Psicologia e de outras reas interessa-dos na Psicologia Humanista/ abordagem centrada na pessoa (ACP). O comit organizador do Frum presidido pela pro-fessora Ana Rafaela Pcora.

    23 a 24/09/2014 Acontece em Cuiab o seminrio Cenrio Energtico de Mato Grosso e Perspectivas Futuras. Organizado pelo Ncleo Interdisciplinar de Estudos em Pla-nejamento Energtico (Niepe), o evento ser realizado no au-ditrio da Faculdade de Economia da UFMT. A iniciativa reuni-r palestrantes de diversas instituies, tendo como objetivo reinserir as questes ligadas energia nos debates governa-mentais pr-desenvolvimento sustentvel do Estado.

    www.fundacaouniselva.org.br

    8

    At 30/09/2014 Inscries abertas para o 1 Workfish - Produo e Qualidade do Pescado na Re-gio Centro-Oeste, promovido pelo Ncleo de Estudo em Pescado (Nepes-UFMT) e direcionado cadeia produtiva do pescado em Mato Grosso. O evento contar com diversas pa-lestras, que abordaro a piscicultura, a industrializao do pescado e sua comercializao, alm de minicursos sobre Agregao de Valor a produtos pesqueiros e Criao co-mercial de peixes: fundamentos, sistemas de produo, ins-talaes, e manejo. O Workfish ser realizado no Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), no campus da UFMT em Cuiab, entre os dias 05 e 07 de novembro. Outras infor-maes: www.workfish.com.br

    At 30/09/2014 Inscries abertas para o curso de extenso Tcnicas em Oratria 2014, ofertado pela Faculdade de Direito (FD) da UFMT. Sero abordadas as carac-tersticas de um bom orador, como se portar numa entrevis-ta, o uso do microfone, como desenvolver ideias num discur-so, gestos e expresses faciais, os cuidados com a aparncia, como adquirir equilbrio na apresentao, entre outros tpi-cos. As aulas sero ministradas somente aos sbados, entre os dias 4 de outubro e 6 de dezembro, no bloco da ps-gra-duao da Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis (FAeCC), campus Cuiab. Cada turma ter no mximo 40 alu-nos, sendo uma no perodo matutino (8h s 12h) e outra no perodo vespertino (14h s 18h), com carga horria total de 50 horas. Outras informaes: (65) 3615-8548 / 9988-9541

    30/09 a 03/10/2014 Realizao do Congres-so de Pesquisa em Educao 2014 (CONPeduc), no an-fiteatro da UFMT, em Rondonpolis. Em sua quinta edio, o evento ter como tema Polticas Educacionais: dilogos ne-cessrios, cujo propsito suscitar reflexes e discusses em torno de trs eixos interligados: polticas de currculo, de ges-to e de formao docente. O Congresso destinado aos estu-dantes de graduao e ps-graduao das reas de educao e afins, docentes e pesquisadores de universidades pblicas e privadas, professores da Educao Bsica das redes pblica e

    Confira atividades e eventosacadmicos apoiados pela Uniselva

    privada, bem como educadores de instituies scio-educati-vas e comunitrias. Realizado pelo Programa de Ps-Gradua-o em Educao (PPGEdu) e Instituto de Cincias Humanas e Sociais (ICHS), o CONPeduc 2014 contar com conferncias, mesas redondas, comunicaes orais e psteres. Outras infor-maes: (66) 3410-4035 / [email protected]

    13 a 18/10/2014 Realizao da IX Sema-na Acadmica de Medicina Veterinria (Semavet) da UFMT, em Cuiab. Apoiado pela Fundao Uniselva, o evento abordar temas de interesse na rea distribudos em pales-tras e mini-cursos. A Semavet organizada pelo Centro Aca-dmico de Medicina Veterinria (Cavet), em parceria com os Departamentos de Cincias Bsicas e Produo Animal e de Clnica Mdica Veterinria da Faculdade de Agronomia, Me-dicina Veterinria e Zootecnia (Famevz). Outras informaes: http://goo.gl/jpO7Rj / (65) 3615-8651 / [email protected] / [email protected]